A vereadora Wilmaci Oliveira (PCdoB) apresentou pedidos de providência ao Executivo para que envie projeto de lei instituindo o Plano de Cargos e Carreira do funcionalismo público municipal. Na sua justificativa, Wilma lembra que o Plano de Carreira no serviço público encontra-se na Constituição Federal.
– É direito do servidor e obrigação do administrador público. Porém, o Plano não pode existir somente para o cumprimento da lei, mas um instrumento de valorização do servidor e, consequentemente, garantindo melhores serviços para a população – disse.
Outro pedido de providência apresentado pela vereadora dispõe sobre a regulamentação do antigo PMAQ, que hoje chama-se Programa Previne Brasil, considerado um pagamento por desempenho aos servidores da Saúde. A parlamentar explicou que estes recursos devem ser utilizados para a melhoria no atendimento aos usuários do SUS e uma parte é destinada para pagamento direto aos funcionários da Saúde, como forma de remuneração adicional.
Acaba hoje (12) o prazo para o trabalhador que teve a nova rodada do auxílio emergencial negada contestar a decisão. Os pedidos devem ser feitos no Portal de Consultas da Dataprev , que fornece a relação de quem teve o benefício liberado em 2021.
A contestação, no entanto, não pode ser feita por qualquer beneficiário. Só pode pedir a reativação do benefício quem recebia o auxílio emergencial de R$ 600 ou a extensão de R$ 300 em dezembro do ano passado. O prazo para novos pedidos de benefícios acabou em 3 de julho do ano passado e não foi reaberto para a nova rodada.
O pedido de contestação pode ser feito após o trabalhador fazer a consulta no site da Dataprev, estatal que cadastra os dados dos beneficiários, e constatar que teve o benefício cancelado. Caso o resultado dê “inelegível”, a própria página oferecerá a opção de “contestar”, bastando o trabalhador clicar no botão correspondente.
O sistema aceitará somente pedidos considerados passíveis de contestação, que permitem a atualização das bases de dados da Dataprev, como data de nascimento errada, CPF não identificado e informações incorretas sobre vínculos empregatícios e recebimento de outros benefícios sociais e trabalhistas. O prazo de contestação começou no dia 2 e seguirá por dez dias corridos, até esta segunda-feira.
REAVALIAÇÃO
O Ministério da Cidadania também esclarece que, mesmo após o recebimento da primeira parcela, o auxílio emergencial pode ser cancelado. O governo fará um pente fino constante para verificar eventuais inconsistências ou irregularidades no pagamento do benefício.
Caso o pagamento seja cancelado, o beneficiário também poderá contestar a decisão no site da Dataprev. Também é possível reverter o cancelamento por meio de decisão judicial ou de processamentos de ofício realizados pelo Ministério da Cidadania.
Uma operação das polícias Militar e Rodoviária Federal resultou na prisão de dois suspeitos de ataques contra agências bancárias na Bahia, neste domingo (11). Um adolescente que estava com dupla foi apreendido. Com os criminosos foram apreendidos explosivos, fuzil, submetralhadora, pistolas, espingarda, revólver, coletes balísticos e farta munição.
O flagrante ocorreu, no Km 749 da BR-101, na cidade de Itabela, no extremo sul da Bahia. Equipes da PM (7a CIPM, por meio do seu Pelotão de Emprego Tático Operacional e da Cipe Mata Atlântica, Cipe Cacaueira e 8 BPM/ Porto Seguro) e da PRF aumentaram o patrulhamento ostensivo, após denúncia anônima sobre possível ataque naquela região.

Um carro modelo Civic, com três ocupantes, foi localizado, esboçou fuga, mas acabou interceptado. Dentro do veículo os policiais encontraram explosivos, espoletas e cordel, materiais usados em explosões de bancos, um fuzil calibre 5,56, uma submetralhadora.
Os policiais também apreenderam três pistolas calibres 9mm e 380, um revólver calibre 38, uma espingarda calibre 12, cerca de 500 munições e cinco coletes balísticos. O trio (dois adultos e um adolescente) foi apresentado na Delegacia Territorial (DT) de Eunápolis.
O Governo da Bahia prorrogou mais uma vez o toque de recolher, a proibição das aulas presenciais e a suspensão de eventos em todo o estado. As medidas, que venceriam nesta segunda-feira (12), passam a valer até 19 de abril. A prorrogação foi publicada na versão on-line do Diário Oficial deste domingo (11).
De acordo com a determinação, também fica vedada a venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por delivery, no período das 18h do dia 16 até as 5h de 19 de abril. Das 20h às 5h, em toda a Bahia, segue restrita a locomoção de pessoas, sendo vedados a qualquer pessoa a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas.
Segue proibida ainda, em todo o território baiano, a prática de quaisquer atividades esportivas coletivas amadoras até 19 de abril, sendo permitidas as práticas individuais, desde que não gerem aglomerações. Continua autorizado o funcionamento de academias e estabelecimentos voltados para a realização de atividades físicas, desde que limitada a ocupação ao máximo de 50% da capacidade do local, observados os protocolos sanitários estabelecidos.
TRANSPORTE
A circulação dos meios de transporte metropolitanos deverá ser suspensa das 20h30min às 5h, até 19 de abril. A circulação dos ferry boats também será suspensa das 20h30min às 5h do dia 12 a 16 de abril, ficando vedado o funcionamento nos dias 17 e 18 de abril.
A circulação das lanchinhas fica proibida das 20h30min às 5h, até 19 de abril, limitada a ocupação ao máximo de 50% da capacidade da embarcação nos dias 17 e 18 de abril.
AULAS PRESENCIAIS E EVENTOS
Continuam suspensas, até 19 de abril, as aulas presenciais nas unidades de ensino, públicas e particulares, ressalvados os estágios curriculares obrigatórios dos cursos da área de saúde.
Permanecem proibidos também os eventos e as atividades, independentemente do número de participantes, ainda que previamente autorizados, que envolvam aglomeração de pessoas, como eventos desportivos coletivos e amadores, cerimônias de casamento, eventos recreativos em logradouros públicos ou privados, circos, eventos científicos, solenidades de formatura, passeatas e afins, bem como aulas em academias de dança e ginástica.
A visita representa alvíssaras de que em um breve período nenhum dos alunos do ABC da Noite estará fora da sala de aula. Quem garante é o professor Caboclo Alencar.

Nunca, em tempo algum neste Brasil, uma visita foi tão comemorada pelos boêmios do Beco do Fuxico e adjacências. Entrando o mês de abril, justamente no dia 1º, em que se costuma a contar mentiras, uma verdade merece ser contada em alto e bom tom: o Caboclo Alencar, nos seus 90 anos, deu as caras no Beco do Fuxico, o endereço do mais conceituado boteco de Itabuna.
Sem alarde ou notícias enviadas aos colunistas sociais que emolduram e abrilhantam nossa imprensa, a visita do Caboclo Alencar teve a simples finalidade de realizar uma vistoria nas instalações do majestoso ABC da Noite, fechado desde que apareceu a pandemia. No chamado grupo de risco, o Caboclo preferiu encerrar as atividades – temporariamente – no seu estabelecimento.
Como faz parte do costume do Caboclo, nesses quase 59 anos de atividades do ABC da Noite, a simplicidade é a marca registrada deste boteco que se transformou numa instituição itabunense. E esse mérito pode ser creditado às divinas batidas que são manipuladas na linha de produção, onde são associadas frutas e raízes às cachaças e vodcas, transformando-as no néctar dos deuses, e aos seus clientes.
Pois é, mas como com a pandemia da Covid-19 ninguém brinca, o Caboclo Alencar resolveu fechar o boteco por algum tempo e se refugiar em casa, longe dos vírus indiscretos que atacam a qualquer hora do dia ou da noite. Mas como os clientes – alunos, melhor dizendo – não se conformavam sem as aulas diárias, enriquecidas com as batidas de limão, maracujá, gengibre, pitanga, o Caboclo resolveu trabalhar em casa.
Mas foi logo avisando que não queria nenhum “piseiro” em casa e que os pedidos seriam feitos pela internet, através do e-mail ou pelo telefone – fixo e celular –, com hora marcada para retirá-lo. Aos poucos, via whatsapp, as batidas do ABC da Noite eram exibidas nas redes sociais como se fossem troféus arduamente conquistados em campeonatos internacionais, como a copa do mundo.
Mas como diz o ditado que gato escaldado tem medo de água fria, o Caboclo Alencar resolveu sair da toca – o recesso do lar – para dar uma olhadinha no prédio sede do ABC da Noite, uma simples vistoria de rotina. Sem alardes, saiu pela manhã com o intuito de fazer umas compras e aproveitou para dar uma passadinha no Beco do Fuxico e vistoriar se estava tudo em ordem.
E tinha razão o Caboclo, pois assim que o prédio do ABC da Noite ganhou status de tombado pelo patrimônio histórico como patrimônio material imaterial de Itabuna, com direito a discursos e muita bebedeira, aconteceu o impossível. No fim de semana, um inimigo – ou melhor, um amigo do alheio – subiu pela parede de frente, arrombou o telhado do prédio e surrupiou os R$ 300,00 deixados na gaveta.
É bom que fique registrado que o tal larápio não tocou nos poucos litros de batidas acondicionados no freezer, talvez por desconhecer a riqueza do conteúdo engarrafado, que foi disputado pelos clientes. Do alto de sua sabedoria, o Caboclo Alencar analisou o malfazejo em entrevistas para os programas policiais como sendo arte de um reles vagabundo chegado ao uso de crack e cachaça vagabunda.
Como dizem que um raio não costuma cair duas vezes no mesmo lugar, o interior do ABC da Noite se encontrava intacto, sem sofrer qualquer invasão dos larápios, que preferiram arrombar lojas vizinhas, aquelas que comercializam aparelhos eletrônicos, celulares e joias. Após uma rápida conferida no estoque, os litros de cachaça de Itarantim e de vodca estavam intactos, sem qualquer violação.
Se desta vez não houve prejuízo material, o Caboclo Alencar não contava com a quantidade de espiões de prontidão para fotografar sua chegada triunfal ao Beco do Fuxico. Tudo coordenado por Alex Alves (Português) que, de celular em punho, registrou todos os passos do Caboclo, e ainda por cima ligou para outros alunos do ABC da Noite anunciando que as aulas teriam sido iniciadas.
Mais do que de repente, pelo menos uma dúzia de alunos repetentes se postaram em frente ao ABC da Noite à espera que as portas se abrissem e pudessem se deliciar com as festejadas batidas. Nem mesmo nas ausências furtivas do Caboclo, quando ainda apreciava e fazia uso de uma boa cachaça e cerveja, ou de suas viagens de férias pelo Brasil afora, seus alunos foram acometidos de tanta carência etílica.
Mas, para o desespero da distinta clientela, a esperada festa durou apenas poucos minutos. Após o Caboclo Alencar fechar a porta com os cadeados e deixar os clientes com água na boca, anunciou que seria por pouco tempo. A visita representa alvíssaras de que em um breve período nenhum dos alunos do ABC da Noite estará fora da sala de aula. Quem garante é o professor Caboclo Alencar.
Walmir Rosário é radialista, jornalista e advogado.
A Secretaria de Saúde de Itabuna inicia, nesta segunda-feira (12), a Campanha Contra o Influenza (vírus da gripe). Ao todo serão três fases para a imunização da população, mas, por recomendação do Ministério da Saúde, neste ano não haverá Dia D.
A coordenadora de Imunização do município, Camila Brito, explica que a primeira fase será de 12 de abril a 10 de maio. Excepcionalmente, neste ano, as Unidades de Saúde, que serão abastecidas já na segunda-feira, vacinarão apenas crianças e gestantes por causa do andamento da Campanha da Covid-19. Os demais grupos prioritários vão ser imunizados por outras opções que serão informadas oportunamente pela Coordenação de Imunização.
A vacina Influenza protegerá contra H1N1 e gripe comum, podendo ser administrada junto com qualquer outro imunizante, exceto com a vacina contra a Covid-19, que precisa obedecer um intervalo de 14 dias entre elas.
A vacinação contra a Influenza permitirá, ao longo de 2021, prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença em grupos mais vulneráveis, óbitos e suas consequências sobre os serviços de saúde. Principalmente nos altos índices de ocupação dos leitos de UTI, além de minimizar a carga da doença, reduzindo os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19.
É necessário que o paciente se vacine anualmente pelo fato de a vacina sofrer alteração em sua composição devido às mutações do vírus da gripe (Influenza) e a circulação no ambiente. Por isso, a vacinação deve ser feita todos os anos.
A 2º fase da campanha, que vai até 8 de junho, imunizará idosos acima de 60 anos e professores. Essa fase da vacinação começa dia 11 de maio. Já a 3º fase, de 9 de junho a 9 de julho, será destinada a pessoas vítimas de comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e jovens em medidas socioeducativas.
Definidos os últimos classificados para as quartas de final da Copa do Nordeste. Bahia, Sampaio Corrêa-MA, Vitória, Altos-PI e CSA-AL ficaram com as vagas restantes do mata-mata após última rodada da primeira fase. Essas equipes se unem a Ceará, CRB-AL e Fortaleza, que já entraram em campo classificados.
O Bahia garantiu vagas para as quartas de final com uma virada em cima do ABC, em Salvador, no sábado (10). Os gols do Tricolor foram marcados por Gilberto e Oscar Ruiz, enquanto Maycon Douglas descontou. Com o resultado, o Bahia encerrou a primeira fase no segundo lugar do Grupo A, com 13 pontos. Seu adversário nas quartas de final será o CRB. A decisão da vaga para a próxima fase será em jogo único, em Salvador.
O outro representante baiano na próxima fase da Copa do Nordeste é o Vitória. Jogando no Rio Grande do Norte, o Rubro-Negro empatou com o 4 de Julho em 1 a 1. O time da casa saiu na frente com o atacante Dudu Beberibe, mas o Leão baiano igualou o placar com Ygor Catatau.
O resultado deixou o Vitória na segunda posição do Grupo B, com 13 pontos. O Rubro-Negro baiano vai encarar o Altos-PI nas quartas de final. A decisão da vaga para a próxima fase da Copa do Nordeste será em jogo único, em Salvador.
Os casos de covid-19 nas faixas etárias de 30 a 39 anos de idade, de 40 a 49 anos, e de 50 a 59 anos aumentaram 1.218,33%, 1.217,95% e 1.144,94%, respectivamente, entre as semanas epidemiológicas 1 (3 a 9 de janeiro de 2021) e a 12 (21 a 27 de março), segundo o novo boletim covid-19 elaborado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
De acordo com o boletim, além da manutenção do rejuvenescimento da pandemia no Brasil, a comparação entre as semanas epidemiológicas 1 e 12 sinalizou um aumento global da doença de 701,58%.
Os pesquisadores do Observatório Covid-19 Fiocruz verificaram que a faixa etária de 20 a 29 anos, que durante a Semana Epidemiológica (SE) 10, teve aumento inferior ao aumento global (256%), após uma atualização dos dados, passou a apresentar crescimento de 876% naquela semana (7 a 13 de março). Agora, na análise mais recente (SE 12), o crescimento foi de 740,80%, também maior do que a média global (701,58%).
Para os óbitos, a comparação entre as semanas epidemiológicas 1 e 12 mostrou um crescimento global de 468,57%. As faixas etárias que mantiveram crescimento superior ao global foram de 20 a 29 anos (872,73%); de 30 a 39 (813,95%); de 40 a 49 (880,72%); de 50 a 59 (877,46%); e de 60 a 69 anos (566,46%).
REGIÕES CRÍTICAS
O boletim mostra que as maiores taxas de incidência de covid-19 ocorreram em Rondônia, Amapá, Tocantins, Espírito Santo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Distrito Federal. As taxas de mortalidade mais elevadas foram verificadas em Rondônia, Tocantins, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal.
Segundo os pesquisadores, esse padrão coloca as regiões Sul e Centro-Oeste como críticas para as próximas semanas, o que pode ser agravado pela saturação do sistema de saúde nesses estados e no Distrito Federal.
Quanto à imunização, os pesquisadores observam que o Brasil ainda está distante dos índices necessários para que o país tenha “uma situação de maior controle” da doença. As primeiras doses das vacinas foram disponibilizadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), até o período em análise, para 13% da população acima de 18 anos e a segunda dose para 3,68%.
Como exemplo de controle contra o avanço da pandemia no Brasil, a análise traz como exemplo as medidas de bloqueio adotadas em Fortaleza, na região metropolitana de Salvador e no município de Araraquara (SP). Os impactos positivos desse tipo de medidas quando foram adotadas em países como Itália e Espanha também são citados no documento. Da Agência Brasil.
Os consumidores cadastrados na campanha Nota Premiada Bahia têm até 31 de maio para concorrer a quantia de R$ 1 milhão que será sorteada em 30 junho. Quem ainda não fez o cadastro ainda pode se inscrever no site www.notapremiadabahia.ba.gov.br.
Além do prêmio especial de junho, a Nota Premiada Bahia continua sorteando prêmios regulares que contemplam, todo mês, 90 participantes com R$ 10 mil cada e um com R$ 100 mil.
Os sorteios mensais consideram os bilhetes referentes a notas de compras feitas no mês anterior. Os nomes dos ganhadores são publicados no site da campanha e nas redes sociais: Instagram @notapremiadabahia e @sefazbahia, Facebook @sefaz.govba e Twitter @sefazba.
A Nota Premiada conta atualmente com mais de 592 mil participantes inscritos no site. Desde fevereiro de 2018, os sorteios da campanha já premiaram ao todo 1.405 pessoas, das quais 892 moram na capital, 512 no interior e uma fora do estado. Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas em www.notapremiadabahia.ba.gov.br.
SOLIDARIEDADE
Uma característica importante da campanha é o viés social. No momento do cadastro, os participantes escolhem até duas instituições filantrópicas vinculadas ao programa Sua Nota é um Show de Solidariedade, uma da área de saúde e outra da social, para compartilhar suas notas fiscais.
A cada quatro meses, as notas compartilhadas transformam-se em repasses de R$ 3 milhões distribuídos entre as entidades ativas no programa, que são hoje 533. Desde 2018, a campanha já destinou R$ 37,8 milhões para estas entidades.
O secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório, destaca que todos ganham com a campanha. “Quem participa pode ser contemplado com a sorte e sempre estará apoiando os milhares de beneficiários das filantrópicas associadas ao Sua Nota é um Show de Solidariedade, além de colaborar com a cobrança da emissão das notas fiscais pelos estabelecimentos comerciais”.
A Polícia Civil prendeu nesta sexta-feira (9) um homem por tráfico de drogas e posse ilegal de munições para armas, no bairro Alto dos Canecos, em Itabuna.
De acordo com a 6ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), os investigadores apreenderam 44 gramas de cocaína, 90 gramas de maconha, três balanças de precisão, um cartucho calibre 40, outro calibre 32, três carregadores de pistola, quatro celulares e R$ 203, além de um carro Peugeot 307 e uma motocicleta CG Fan.
O delegado André Aragão Lima, coordenador da 6ª Coorpin há cinco anos, explicou que a operação desta sexta reflete o trabalho contínuo de combate ao tráfico de drogas e aos homicídios. “A gente vem remando muito contra a violência. Já tivemos índices muito altos, especialmente em relação a homicídios. De cerca de dois anos para cá, conseguimos colocar as coisas nos eixos nesse combate às facções criminosas que atuam em Itabuna e na região Sul inteira. Os comandantes do tráfico cometem tanto homicídios quanto roubos, e por isso nós trabalhamos diariamente para combatê-los. A maioria destes traficantes já está presa, outros estão fora do estado. Em relação aos que estão na cidade, temos feito muitas operações como esta para prendê-los”, declarou.
A ação teve o apoio do canil da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe/Cacaueira), que ajudou nas buscas em uma área de matagal próxima ao imóvel. A polícia não divulgou o nome do suspeito preso.
O presidente nacional do DEM e ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, reafirmou na manhã deste sábado (10) que o partido não seguirá a polarização do debate político no Brasil, numa referência velada ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Por outro lado, enfatizou que este não é o momento correto para a discussão dos projetos eleitorais do próximo ano.
“Não vamos nos conformar com polarizações. Existem caminhos diferentes e alternativos nesse país. Mas não vamos antecipar o que pode ou vai acontecer ano que vem, pois o momento é de enfrentarmos a pandemia”, afirmou o democrata, durante convenção virtual do partido.
No ato, Neto lançou o Democratas Diversidade. Liderado pelo jovem militante baiano Bruno Alves, o grupo permanente vai debater e elaborar políticas públicas de inclusão social de públicos marginalizados por preconceitos históricos.
“Combater o preconceito e defender a inclusão são compromissos inafastáveis do Democratas. Não aceitamos que as pessoas sofram preconceito por causa de sua orientação sexual, religiosa, cor de pele ou qualquer outro. Por isso, estamos criando este grupo permanente que será referendado pela comissão nacional do partido por unanimidade”, disse ACM Neto.
Os diretores Edson Bastos e Henrique Filho misturaram ficção e realidade para contar a história do Santa Paula, prédio erguido no Centro de Ipiaú. A construção do edifício de nove andares começou em 1979, parou quatro anos depois e nunca terminou.
Lançado nesta sexta-feira (9) no Youtube da produtora dos dois cineastas, a Voo Audiovisual, o filme Ícone encena a implosão do prédio inacabado. O roteiro foi inspirado por crônica homônima do poeta e cronista Vitor Hugo Martins, publicada em 2015 no livro Cronicália.
Na narrativa iconoclasta, o prédio representa o projeto de modernização urbana da cidade, concebido no ocaso da época de ouro da lavoura cacaueira. A escolha do nome original do edifício – Maison Valle dos Rios, substituído informalmente pelo da Construtora Santa Paula – também é símbolo desse período de opulência.
O filme traz depoimentos de proprietários de alguns dos apartamentos do edifício e de moradores da cidade, a exemplo de Alex Muniz, José Américo Castro, José Vieira, Marcos Galdino e Zito Lacerda.
O elenco e a equipe por trás das câmeras reúnem os atores Navi Santos, Celson Rommel e Carlos Betão, os músicos Ayam Ubráis Barco e Ismera Rock e os produtores José Ararepi Jr. e Laísa Eça.
O curta-metragem de 20 minutos vai ficar disponível na internet até a próxima sexta-feira (16). Assista abaixo.
O filme também ganhou versão acessível com interpretação de Libras, descrições auditivas e closep caption.
A produção tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.
O empresário e músico José Carlos Silva Santos, Carlinhos, faleceu na manhã deste sábado (10), aos 63 anos, por complicações do novo coronavírus ( covid-19). Ex-contrabaixista da Banda Phase, Carlinhos estava internado há cerca de vinte dias no Hospital São José, em Ilhéus, após ser diagnosticado e ter o quadro de saúde agravado pela covid-19.
Carlinhos foi contrabaixista da Banda Phase numa das épocas de ouro da música em Itabuna, décadas de 80 e 90, e depois começou a atuar como representante de vendas. Foi morar nos Estados Unidos com a irmã Rosângela e retornou ao país, quando passou a atuar como empresário na área da construção civil.
Irmão do radialista Jorge Eduardo e do também músico Hermano Silva, Carlinhos faleceu por volta das 7h30min deste sábado, em Ilhéus, para onde foi transferido quando o quadro de saúde se agravou. Músicos, familiares e amigos foram despertados neste sábado com a triste notícia.
O corpo de Carlinhos será velado no Pax Paulo Preto, na Rua Antônio Muniz, no Pontalzinho, mas restrito aos familiares devido aos protocolos sanitários da covid-19. O enterro está marcado para as 15h30min deste sábado (10). Carlinhos deixa esposa, Mira, e os filhos Cynthia e Carlos Antônio.
Do Blog do Gusmão.
O Comitê Popular Solidário de Ilhéus será relançado na próxima sexta-feira (16) com uma campanha de arrecadação de alimentos, via drive-thru, no Centro da cidade, em local a ser definido. A ação de retomada dos trabalhos sociais realizados pelo Comitê é de suma importância neste momento de pandemia em que muitas famílias estão precisando do sustento e não têm o mínimo de subsídio para se manter.
O Comitê Popular Solidário de Ilhéus precisa de voluntários para participação nessa campanha. Os interessados deverão se cadastrar neste link de inscrição. Após o drive-thru a campanha terá continuidade em outros locais, tendo como pontos fixos de coleta a partir da segunda-feira (19) os sindicatos e estabelecimentos comerciais parceiros.
Para esta ação o Comitê também vai precisar de parcerias com empresa de internet, mídias digitais, rádios e TVs. Na semana seguinte à volta das atividades do Comitê, haverá uma live cultural solidária. Empresas que tiverem interesse em apoiar podem entrar em contato com Pablo Brandão (73) 9.8878-8136, Shi Mário (73) 9.9986-1851, Tiago Pascoal (73) 9.91825971, Rodrigo Cardoso (73) 9.940-7726, Cris (73) 9.9101-3748 ou Uallessong Nascimento (73) 9.8211-7963. Para cadastro online de voluntários e doadores, entrar em contato com Cris (73) 9.9101-3748.
Não sou rico, meus familiares e amigos também não dispõem de grandes recursos. Porém, em sua maioria, tem algo, em comum, o gosto pela leitura, gosto esse que o inominável quer nos tirar..
Cláudio Rodrigues
Membro da bancada do Partido Comunista e eleito para a Assembleia Constituinte de 1946, o então deputado baiano Jorge Amado, eleito por São Paulo, foi autor da Emenda 2.850, aprovada naquele ano e 42 anos depois ratificada e ampliada na Constituição Cidadã de 1988. A Emenda do parlamentar e escritor grapiúna proibia a União, Estados, Distrito Federal e Municípios de criar impostos sobre livros.
Eis que o desgoverno de extrema-direita de Jair Bolsonaro em seu projeto de reforma fiscal prevê taxação sobre a aquisição de livros em 12%, com o argumento pífio de que “pobre não lê”, somente os ricos. O mesmo desgoverno que não tributa bancos, grandes fortunas e zera alíquotas para importação de armas quer dificultar o acesso aos livros, inclusive os didáticos.
O escritor Monteiro Lobato disse que um país se faz de homens e livros. Já o atual mandatário brasileiro acredita que uma arma tem mais valor que o exemplar de um livro. Não sou rico, meus familiares e amigos também não dispõem de grandes recursos. Porém, em sua maioria, tem algo, em comum, o gosto pela leitura, gosto esse que o inominável quer nos tirar.
Como pode um presidente que já assumiu que a única “obra” que leu, se é que leu, foi Verdade Sufocada, autobiografia do torturador Brilhante Ustra, e que nem bula de cloroquina, que ele receita a 3×4 para combater a Covid-19, chegou a ler. Quer dificultar o acesso dos brasileiros aos livros? Coisa que nem mesmo os militares – com seu regime de pouco mais de duas décadas de exceção – foram capazes de fazer.
Com o intuito de bajular o chefe, o “Posto Ipiranga”, cada vez com menos combustível, Paulo Guedes e os burocratas da Receita Federal criaram um argumento desprezível para dificultar que os brasileiros obtenção conhecimento e cultura literária.
Como disse Nelson Cavaquinho e Elson Soares, na letra da canção Juízo Final, “quero ter olhos pra ver a maldade desaparecer…”. Cabe aos escritores, editores, deputados, senadores e – principalmente – ao povo se unir para barrar essa proposta que extrapola o absurdo. O legado do amado Jorge irá prevalecer.
Cláudio Rodrigues é consultor.























