Após aprovação da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o governador Rui Costa (PT) sancionou ontem (12) a lei que institui o Programa Mais Estudo no âmbito das escolas da rede estadual de ensino. O texto será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (13).
“Com muita alegria, sancionei hoje a lei que vai garantir monitores estudantis em todas as salas de aula da rede estadual de ensino. É um ato histórico para a educação da Bahia. Quero agradecer aos deputados e deputadas que ontem aprovaram nosso projeto na Assembleia Legislativa. Juntos, somos capazes de transformar a vida de milhares de estudantes e de suas famílias por meio da educação. Por isso que a educação continuará sendo prioridade em minha gestão”, afirmou Rui.
O Mais Estudo tem o objetivo de estimular a participação dos estudantes em ações de auxílio e reforço de aprendizagem, especialmente nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
Como parte do programa, cada turma terá dois monitores, que serão selecionados dentre os estudantes do Ensino Médio, da Educação Profissional e do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, a partir das notas obtidas no ano anterior ou no trimestre anterior ao da etapa de seleção. As atividades de monitoria ocorrerão no turno em que o estudante não estiver em atividade escolar.
A bolsa de monitoria, no valor de R$ 100, será paga por período correspondente aos meses do ano letivo em cada edição do programa. O bom desempenho escolar e a frequência regular são os critérios obrigatórios para a concessão da bolsa aos monitores.
Em 2019, na fase piloto do Mais Estudo, a Secretaria da Educação do Estado ofertou 10 mil vagas para os estudantes para ajudar os colegas com notas abaixo da média nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, com direito a bolsas.
O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, Marão (PSD), emitiu hoje (13) nota de pesar pelo falecimento da técnica de enfermagem Marineide da Silva Moraes, que era servidora da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).
Marineide tinha 54 anos e lutava contra a Covid-19. Internada num leito de terapia intensiva do Hospital Vida Memorial, faleceu na noite desta sexta-feira (12).
A técnica de enfermagem trabalhava na Unidade Básica de Saúde Joaquim Sampaio, localizada na Avenida Princesa Isabel, onde desempenhava a função de auxiliar de farmácia. Morava na mesma avenida.
Liderança da Princesa Isabel, o ex-vereador Juarez Barbosa (PSB) também manifestou pesar em publicação numa rede social.
A Secretaria de Saúde (Sesau) de Ilhéus informou ontem (12) que vai iniciar na próxima terça-feira (16) a aplicação da segunda dose da Coronavac, vacina contra a Covid-19, em indígenas e trabalhadores da linha de frente no combate da pandemia. O lote com 6.017 doses do imunizante chegou nessa sexta-feira ao município.
A previsão da Sesau é de que os idosos com mais de 80 anos – já vacinados com a primeira dose – comecem a receber a segunda aplicação a partir do dia 22 de fevereiro, com intervalo de 28 dias entre a primeira e a segunda vacinação.
Os idosos acamados e assistidos pelo programa Melhor em Casa, que já receberam a primeira dose, serão atendidos em suas residências. Os indígenas serão vacinados nas aldeias onde vivem.
Familiares de idosos acamados, que desejem cadastrá-los para vacinação quando houver disponibilidade de mais vacinas, podem informar o endereço e demais dados diretamente aos agentes comunitários, nos postos de saúde ou na sala da Rede de Frio, que fica no Centro de Atendimento Especializado III (CAE III), antigo Sesp.
A Mega-Sena vai sortear o prêmio de R$ 11 milhões do concurso 2.344 a partir das 20 horas deste sábado (13), no Espaço Loterias Caixa, no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo.
As apostas seguem até as 19h nas lotéricas de todo o país, pelo portal Loterias Caixa e pelo app Loterias Caixa, disponível para usuários das plataformas iOS e Android.
Por causa pandemia de Covid-19, o acesso do público ao Espaço Loterias Caixa será restrito. O sorteio poderá ser assistido pela televisão e pelas redes sociais das Loterias Caixa no perfil @LoteriasCAIXAOficial no Facebook e canal Caixa no YouTube.
O prefeito de Uruçuca, Moacyr Leite Júnior (DEM), se reuniu nesta quinta-feira (11), em Brasília, com a coordenadora-geral da Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares de Federativos do Ministério do Turismo, Ana Paula Duarte Santos, para tratar das emendas viabilizadas pelo Deputado Federal Paulo Azi (DEM) para serem aplicadas em Serra Grande.
O prefeito discutiu com a assessora e com a equipe da área técnica a aprovação de algumas ruas na parte alta do distrito e outras no bairro Sargi.
Moacyr agradeceu mais uma vez ao parlamentar pela dedicação e compromisso com o município de Uruçuca. “Reunião muito proveitosa e o projeto será aprovado com certeza. Mais um benefício do deputado Paulo Azi para nosso município.”, finalizou.
A Secretaria da Segurança e Ordem Pública de Itabuna lançou ontem (12) a Operação Morfeu, que tem o objetivo de fazer valer a legislação ambiental contra a poluição sonora e garantir o cumprimento das medidas de prevenção à Covid-19. O ato aconteceu no Centro Administrativo do município. O prefeito Augusto Castro (PSD), que estava em Salvador, participou por meio de chamada de vídeo.
Augusto declarou que a Prefeitura responde diretamente aos inúmeros pedidos para que ações eficientes de combate à poluição sonora sejam realizadas em benefício da maioria da população. “A Operação Morfeu, portanto, é a resposta mais exata para assegurar o sossego e a tranquilidade, graças ao apoio de todos os envolvidos”, argumentou.
A operação vai reunir guardas municipais e fiscais de vigilância sanitária, além de policiais civis e militares. As equipes vão percorrer o Centro e os bairros da cidade em ações educativas.
“Som alto atrai gente e prejudica a saúde e a tranquilidade das pessoas”, disse Mariana Alcântara, secretária municipal da Segurança e Ordem Pública, acrescentando que os agentes só vão adotar medidas repressivas em último caso, quando esgotados os esforços de conscientização social.
Para o vice-prefeito Enderson Guinho (Cidadania), que presidiu o lançamento, a Operação Morfeu é uma resposta importante contra o aumento de casos de Covid-19, que já matou 386 moradores de Itabuna. “As pessoas, infelizmente, estão perdendo o medo. Temos tido cobranças para tomar providências e vamos construir coletivamente essa ação, sobretudo com o apoio da população”, assinalou.
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nomeou ontem (12) o deputado federal João Roma (Republicanos-BA) para o comando do Ministério da Cidadania, pasta responsável pelas políticas sociais do Governo Federal, a exemplo do programa Bolsa Família.
João foi chefe de gabinete do ex-prefeito ACM Neto (DEM) na Prefeitura de Salvador, entre 2013 e 2018, quando foi eleito para a Câmara dos Deputados pelo Republicanos, partido ligado ao Bispo Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus.
ACM Neto disse que a nomeação o surpreendeu por causa dos seus laços políticos com o deputado, que licencia-se do cargo na Câmara para assumir o ministério. “A decisão me surpreende porque desconsidera a relação política e a amizade pessoal que construímos ao longo de toda a vida”, escreveu o presidente nacional do DEM, em nota oficial emitida nessa sexta-feira.
O democrata enfatizou que a presença de João Roma no primeiro escalão de Bolsonaro não vai impedi-lo de avaliar o governo federal com senso crítico. “Se a intenção do Palácio do Planalto é me intimidar, limitar a expressão das minhas opiniões ou reduzir as minhas críticas, serviu antes para reforçar a minha certeza de que me manter distante do governo federal é o caminho certo a ser trilhado, pelo bem do Brasil”, concluiu.
A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Satre) está com inscrições abertas em processo seletivo para a contratação de trabalhadores para obra do VLT do Subúrbio, em Salvador. O cadastramento poderá ser feito até o dia 28 deste mês, exclusivamente pela internet, por meio de formulários.
As oportunidades são para profissionais como pedreiro, carpinteiro, eletricista, montador de andaime, operador de empilhadeira, servente de obra e operador de guindaste. De acordo com a Setre, serão ofertadas 2.250 vagas, sendo que metade para preenchimento neste ano. Os demais selecionados serão convocados durante o andamento da obra.
O Governo do Estado informou que o novo modal terá capacidade de transportar 172 mil usuários por dia, de Ilha de São João, em Simões Filho, passando por todo o subúrbio, até o Comércio, integrando a estação do metrô Acesso Norte. Cerca de 600 mil moradores da região vão ser beneficiados diretamente. O VLT será construído numa parceria do Estado com a empresa Skyrail Bahia. Faça aqui a sua inscrição.
O Hospital Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro, referência em atendimentos para oito municípios do extremo sul da Bahia, está superlotado. Segundo a diretoria da unidade médica, os leitos da unidade de emergência estão ocupados e alguns pacientes estão internados em corredores.
De acordo com o comunicado feito pela direção médica do hospital, dos 29 pacientes internados na unidade geral, nove estão em corredores, cinco em ventilação mecânica, seis em PAF, oito em trauma e um na ala Covid-19. Os 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) estão ocupados.
No comunicado, a diretoria do hospital pediu para que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Central de Regulação do Transporte evitem levar pacientes com menos gravidades para a unidade.
Em nota, a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) informou que tenta resolver o problema, que é uma situação pontual e sazonal, dada a situação da alta temporada já que Porto Seguro é uma cidade turística, que recebe muitos visitantes nos meses de janeiro e fevereiro.
Nesta sexta-feira, conforme boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, 82% dos leitos exclusivos de UTI para pacientes positivados para Covid-19 estão ocupados. Do G1.
Um acidente envolvendo três veículos deixou, pelo menos, cinco pessoas feridas, na tarde desta sexta-feira (12), na BR-415, perto do Entroncamento de Itapé. Os primeiros socorros às vítimas foram prestados por populares. Depois, três pessoas foram levadas para hospitais em Itabuna e ainda não se sabe o estado de saúde delas.
Outras duas vítimas do acidente receberam atendimento ainda no local e foram liberadas. Testemunhas contaram ao PIMENTA que o acidente ocorreu porque um dos motoristas tentou fazer uma ultrapassagem que não foi concluída. Dois veículos saíram da pista e foram para em matagal. O terceiro ficou no acostamento.

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Og Fernandes, relator das ações penais e dos inquéritos derivados da Operação Faroeste, determinou a suspensão do processo administrativo referente ao pedido de concessão de aposentadoria voluntária da desembargadora Ilona Márcia Reis.
A suspensão vale até o julgamento final da ação penal a que ela e outras três pessoas respondem no STJ por formação de quadrilha. Por causa das graves acusações, a desembargadora está afastada das funções no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).
A decisão do ministro atendeu a pedido do Ministério Público Federal (MPF). A desembargadora protocolou o requerimento administrativo, ainda pendente de apreciação, em 13 de janeiro deste ano. Ela está afastada cautelarmente do cargo desde 7 de dezembro de 2020, pelo prazo inicial de um ano.
Ao analisar o pedido do MPF, o ministro relator explicou que o afastamento do cargo se fundamentou na necessidade de resguardar a ordem pública e garantir a aplicação da lei penal, “em especial o específico efeito da condenação concernente à perda do cargo.
O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o Governo Federal se empenha para que o auxílio emergencial, interrompido em dezembro de 2020, seja restabelecido “o mais rápido possível”. O Posto Ipiranga, apelido dado ao ministro pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), não confirmou data para a volta do socorro financeiro.
Paulo Guedes falou sobre assunto na tarde desta sexta (12), após reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG). Segundo Rodrigo, o objetivo do Congresso Nacional é viabilizar a volta do auxílio em março, com duração até junho, a princípio.
O valor do auxílio de 2021, que foi de R$ 600 em 2020, ainda não está definido. Na quarta-feira (10), Bolsonaro disse que estuda a possibilidade de pagar três parcelas de R$ 200 na próxima versão da ajuda financeira aos desempregados e trabalhadores informais.
Começa nesta sexta-feira (12), às 20 horas, o projeto Colóquios Tupy Or Not Tupy – 99 anos da Semana de Arte Moderna, do Coletivo Flisba. As atividades vão ser online, com transmissão no Instagram do grupo (@flisba). O evento vai continuar nas noites de sábado (13) e domingo (14), sempre no mesmo horário.
O tema de hoje será Modernismo – desvios e preconceitos, com mediação da professora Luh Oliveira. O convidado é o professor Ramayana Vargens, referência dos estudos literários no país.
Para Ramayana, “a Semana de Arte Moderna merece uma análise que destaque não apenas sua contribuição estética renovadora. Faz-se oportuno examinar suas influências na formação dos padrões ideológicos que nortearam a política cultural no país”.
Confira a programação completa na página do Flisba.
Os vereadores de Ilhéus anunciaram hoje (12) a redução dos seus vencimentos mensais em 19%. Ao invés de R$ 12 mil, passarão a receber por volta de R$ 10 mil. A medida também alcança os salários dos funcionários em cargos comissionados.
De acordo com a Câmara de Ilhéus, o duodécimo de 2021, fatia dos recursos municipais que a Casa recebe, sofrerá diminuição de R$ 695 mil comparado com o do ano passado. Além disso, o número de parlamentares cresceu de 19 para 21. Os dois fatores motivaram a decisão anunciada nesta sexta.
Ainda segundo a Câmara, caso a despesa não fosse reduzida, o Poder Legislativo infringiria o limite legal de 70% dos recursos do duodécimo que podem ser empregados para bancar os custos do funcionalismo e dos agentes políticos.
A medida vai gerar economia anual de R$ 2,1 milhões, conforme previsão da Casa do Povo.
O prefeito Augusto Castro (PSD) anunciou hoje (12) que o sistema municipal de transporte coletivo voltará a funcionar na próxima quarta-feira (17). “Itabuna vai viver uma nova era no transporte público. Este é um compromisso do nosso governo com o usuário do sistema e com a cidade”, destacou.
Itabuna ficou 11 meses sem transporte coletivo por conta da pandemia do novo coronavírus. O retorno dos ônibus às ruas está sendo viabilizado depois da assinatura de um contrato emergencial pelo prefeito. “Não dava para a cidade ficar quase um ano sem transporte público. Crise no comércio, as pessoas sem acesso ao transporte público, tudo isso criava uma imagem bastante negativa”, avaliou.
A Prefeitura manteve o preço da passagem em R$ 3,70.
VALE-TRANSPORTE DE TRABALHADORES
A Atlântico Transportes, nova concessionária do serviço público, vai disponibilizar um site, na próxima semana, para que as empresas localizadas no município encaminhem as informações necessárias para a compra do vale-transporte dos seus empregados.
























