Ana Paula é acusada de encerrar mandato sem pagar salário dos professores
As comemorações de final de ano não foram tão alegres para parte dos servidores da Prefeitura de Barro Preto no interior da Bahia. O motivo da insatisfação se deve à falta de pagamento de salário por parte da Prefeita Ana Paula Simões (MDB), que terminou o seu mandato e não honrou com o pagamento de diversos servidores, em especial dos profissionais da educação. De acordo com o Sindicato do Magistério Municipal Público de Barro Preto (SIMPUBAP-BA), a mesma situação ocorreu em 2012, quando o esposo dela, Adriano Clementino, havia concluído mandato de prefeito.
Conforme a Direção do SIMPUBAP, a falta de pagamento dos servidores da educação não se justifica, “uma vez que, de acordo com os demonstrativos de repasses de verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB), no mês de dezembro de 2020”, o município recebeu do Governo Federal R$ 801.756,37 só para educação. “Não é justo que os servidores públicos sejam penalizados pelas ingerências administrativas dos seus gestores. A prefeita que era conhecida como a ‘mãe do povo’ termina seu mandato deixando dezenas de pais e mães de família sem salário”, afirma Edlara Libarino, dirigente sindical.
Ainda de acordo com a diretoria do Sindicato, o novo prefeito, Juraci Dias, “Juraci da Saúde” (PP), informou que ficou um saldo de apenas R$ 396,00 na conta vinculada à educação, valor insuficiente para quitar o débito do município com os diversos professores que ficaram sem receber o salário de dezembro.
Não há ainda um posicionamento concreto de quando o pagamento será efetuado, mas a direção sindical já estuda a possibilidade de recorrer ao Ministério Público e ao Poder Judiciário para assegurar o recebimento do salário. “É revoltante termos que pedir na justiça um direito que é nosso, cuja verba vem carimbada do Governo Federal para nos pagar. Entretanto, caso não consigamos uma solução administrativa, a via judicial será a única medida que nos resta”, finaliza a também representante sindical Ana Marques.
A empresa farmacêutica Pfizer revelou, na noite de ontem (7), que fez três propostas ao governo brasileiro para aquisição das vacinas contra o coronavírus a serem entregues a partir de dezembro de 2020, mas afirma que todas foram recusadas, informa o Metro1. Segundo a nota da companhia, a primeira oferta para a venda dos imunizantes foi realizada em agosto de 2020.
“Vale reforçar que a Pfizer encaminhou três propostas para o governo brasileiro, para uma possível aquisição de 70 milhões de doses de sua vacina, sendo que a primeira proposta foi encaminhada pela companhia em 15 de agosto de 2020 e considerava um quantitativo para entrega a partir de dezembro de 2020”, comunicou.
A Pfizer diz que não pode revelar mais informações, por conta de um acordo de confidencialidade assinado com o governo no dia 31 de julho do ano passado. A empresa, porém, afirmou que os termos da proposta direcionada ao Brasil são os mesmos de outros países, inclusive de alguns que já estão vacinando com a vacina elaborada pelo laboratório.
“Países como Estados Unidos, Japão, Israel, Canadá, Reino Unido, Austrália, México, Equador, Chile, Costa Rica, Colômbia e Panamá, assim como a União Europeia e outros países, garantiram um quantitativo de doses para dar início à imunização de suas populações, por meio de acordo que engloba as mesmas cláusulas apresentadas ao Brasil”, revela o comunicado.
A vacina da Pfizer ainda aguarda o registro definitivo junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A inadimplência caiu em dezembro, apesar de os consumidores estarem mais endividados, revelou a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) de dezembro, o total de famílias com dívidas ou contas em atraso caiu de 25,7% em novembro para 25,2% em dezembro.
Essa foi a quarta redução seguida do indicador. Em relação a dezembro de 2019, a proporção de consumidores inadimplentes cresceu 0,7 ponto percentual.
A parcela das famílias que declararam não ter condições de quitar o atraso, permanecendo inadimplentes, caiu de 11,5% em novembro para 11,2% em dezembro. No mesmo mês de 2019, o indicador estava em 10%.
MAIS DÍVIDAS
Depois de três meses seguidos de redução, o número de brasileiros com dívidas voltou a subir em dezembro. Segundo a Peic, 66,3% dos consumidores estavam endividados no mês passado, alta de 0,3 ponto percentual com relação a novembro. No comparativo anual, o indicador registrou aumento de 0,7 ponto percentual.
Em relação aos tipos de dívida, a proporção de brasileiros que utilizam o cartão de crédito aumentou de 77,8% em novembro para 79,4% das famílias em dezembro. Essa foi a maior taxa desde janeiro de 2020. O cartão manteve-se como a principal modalidade de endividamento. A participação do cheque especial também subiu, de 5,3% para 5,5%.
RECOMENDAÇÕES
Na avaliação da CNC, a alta do endividamento reflete a recuperação do crédito, estimulado pelos juros baixos e por estímulos concedidos durante a pandemia de covid-19. A entidade, no entanto, aconselha que os bancos alonguem os prazos de pagamento das dívidas para reduzir o risco de inadimplência no sistema financeiro. Isso porque grande parte do crédito ofertado durante a pandemia foi concedido com carência nas parcelas e deve começar a vencer no início deste ano.
A CNC também recomenda que as famílias prestem mais atenção ao orçamento doméstico após o fim do auxílio emergencial. Para a entidade, o crédito pode voltar a funcionar como ferramenta de recomposição da renda, à medida que a recuperação do emprego enfrenta incertezas.
O Ministério da Saúde anunciou, nesta quinta-feira (7), assinatura de contrato com o Instituto Butantan para adquirir até 100 milhões de doses da vacina Coronavac contra a Covid-19 para este ano. O imunizante é produzido pelo Instituto em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.
O contrato envolve a compra inicial de 46 milhões de unidades, prevendo a possibilidade de renovação com a aquisição de outras 54 milhões de doses posteriormente. Esse modelo foi adotado pela pasta pela falta de orçamento para comercializar a integralidade das 100 milhões de doses. Hoje o Instituto Butantan anunciou que a eficácia da vacina é de 78%.
A perspectiva do Ministério da Saúde é que sejam disponibilizadas em 2021 até 354 milhões de doses. Este total deve ser formado por dois milhões de doses importadas da Astrazeneca da Índia e 10,4 milhões produzidas pela Fiocruz até mês de julho.
Além de 110 milhões fabricadas no Brasil pela Fiocruz a partir de agosto, 42,5 milhões do mecanismo Covax Facility (provavelmente da Astrazeneca) e as 100 milhões da Coronavac oriundas do contrato com o Instituto Butantan.
PREÇOS
A Coronavac custará cerca de US$ 10 por dose, demandando duas doses para cada pessoa a ser vacinada. Já a da Astrazeneca tem preço de US$ 3,75 por dose. Desta última, o ministro Eduardo Pazuello afirmou que seria aplicada apenas uma dose.
O ministro Eduardo Pazuello atualizou os três cenários de início da vacinação anunciados anteriormente. No melhor caso, o processo começaria em 20 de janeiro se os laboratórios conseguirem autorização em caráter emergencial juntamente à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).Com informações da Agência Brasil.
A polícia ainda tenta identificar os bandidos que invadiram um imóvel e assassinaram casal, no bairro Portelinha, em Camacan, no sul da Bahia, na madrugada de quarta-feira (6). As vítimas foram identificadas como Welton Santos de Oliveira, de 24 anos, e Bruna Santos de Jesus, de 19 anos.
Welton e Bruna foram mortos, a tiros, enquanto dormiam em um dos quartos da casa onde moravam. A suspeita é que as execuções tenham sido praticadas por um grupo criminoso conhecido “Bonde do Alicante”. Uma criança de três anos que dormia na cama com os pais foi poupada.
O casal foi atingido por disparo feito de curta distância, sendo atingidos principalmente na cabeça. A polícia investiga ainda se as vítimas tinham alguma ligação com tráfico de drogas e outros crimes. Com informações do Jornal o Tempo.
A Bahia registrou 2.980 novos casos de covid-19 no período das 17h de ontem (6) até igual horário desta quinta (7), segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), quando 2.431 pessoas foram consideradas recuperadas da doença.
Hoje, o estado tem 505.918 casos confirmados de covid-19 desde o início da pandemia, dos quais 490.725 estão recuperados (não têm mais sintomas da doença nem o vírus) e 5.860 estão em isolamento ou internados, os chamados casos ativos.
Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (22,45%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (10.442,79), Muniz Ferreira (8.609,54), Conceição do Coité (8.517,98), Jucuruçu (8.152,53) e Pintadas (8.096,20).
O boletim epidemiológico contabiliza ainda 895.305 casos descartados e 123.275 em investigação até as 17 horas desta quinta. Na Bahia, 37.300 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.
ÓBITOS
O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 29 óbitos nesta quinta. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 9.333, representando uma letalidade de 1,84%. Dentre os óbitos, 56,49% ocorreram no sexo masculino e 43,51% no sexo feminino.
Com mais de 20 anos atuando nas áreas de música, projetos socioculturais e gestão, agora o maestro Antônio Melo investe também na oferta do serviço de mentoria. Mais do que uma simples consultoria, o profissional disponibiliza sua expertise para auxiliar a implementação, supervisão e acompanhamento técnico de projetos musicais, sociais e socioeducativos. “O principal objetivo é solucionar demandas de forma ampla, humana e sistêmica, potencializando ideias, através de soluções técnicas e criativas”, informa.
A mentoria de projetos do maestro Antônio Melo tem como público-alvo organizações da sociedade civil (OSCs), empresas, poder público, sistema judiciário e instituições dos setores social e artístico-cultural. Ele ainda pode atender escolas e profissionais das áreas de serviço social, educação e música. Entre os diversos serviços prestados pela mentoria estão: Assessoria na montagem de planejamento estratégico para as OSCs; parecer, supervisão e avaliação técnica; elaboração de Projeto Político-Pedagógico (PPP) para ensino de música e formatação, conteúdo e metodologia para cursos de canto, escolas de música, nas modalidades presenciais e digitais.
Pós-graduado em Ensino Musical, licenciado em Música, regente de coral e arranjador, assistente social e contador, o maestro Antônio Melo se propõe a acompanhar projetos em todas as etapas, do planejamento, desenvolvimento até a conclusão. Segundo o profissional, o serviço de mentoria dispõe de assessoria online e presenciais, dependendo do modelo contratado e necessidades do cliente. Interessados podem entrar em contato pelo e-mail antoniomelo.ios@gmail.com ou pelos telefones (73) 9 8877-7999 (WhatsApp) e (73) 9 9107-7999.
O governador Rui Costa afirmou, nesta quinta-feira (7), que a previsão é iniciar a vacinação contra o novo coronavírus na Bahia dentro de um prazo máximo de 30 dias. Ele não citou qual vacina, mas será a CoronoVac, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, ou Sputnik, imunizante russo.
“Já estamos preparados. Conseguimos fazer a aquisição das seringas e dos refrigeradores. Só estamos esperando a liberação da vacina para iniciar a imunização”, afirmou Rui, destacando que a prioridade serão os profissionais das áreas de saúde e da segurança, além dos mais vulneráveis, como os idosos. O governador fez o anúncio no município baiano de Presidente Tancredo Neves, onde entregou obras.
Em dezembro, o Governo do Estado comprou 19,8 milhões de seringas e agulhas. Ainda como parte do processo de preparação para vacinação, já foi concluída a licitação para compra de até 100 ultrarrefrigeradores capazes de armazenar vacinas a temperaturas inferiores a -70°C.
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) realiza o primeiro leilão de carros e motos deste ano, além de lotes de sucatas para recondicionamento ou reciclagem. A visitação pública acontece em Teixeira de Freitas e Senhor do Bonfim, entre os dias 13 e 19 deste mês. Já o fechamento do leilão ocorre no dia 20 de janeiro, a partir das 9h.
O evento acontecerá na modalidade site www.hastaleiloes.com.br, onde é possível conhecer o edital e dar lances. Os veículos em situação regular têm lances a partir de R$ 200, sucatas aproveitáveis a partir de R$ 100 e as sucatas para reciclagem serão ofertadas por peso.
Empresas interessadas em adquirir sucatas devem possuir o certificado de Registro para o Exercício da Atividade de Desmonte de Veículos Automotores, Comércio de Peças Usadas ou Reciclagem de sucatas, emitido após o credenciamento junto ao Detran-BA.
Para solicitar este credenciamento, é preciso apresentar a documentação exigida no edital no setor de Protocolo do Detran-BA, ou no posto de atendimento do seu município, direcionado à Comissão da Central de Credenciamento (CCC) e preencher um requerimento específico.
Uma mulher vai comandar a Guarda Civil Municipal (GCM) de Itabuna pela primeira vez na história da corporação. Por meio da Portaria nº 9.434, o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), designou a guarda-civil municipal Roseane Santos Silva comandante da GCM, que é subordinada à Secretaria da Segurança e Ordem Pública. Para subcomandante, pela Portaria nº 9.437, foi nomeado Inácio Pereira do Nascimento.
A nova comandante tem 12 anos de atuação na GCM, onde ingressou por meio de concurso público, é bacharela em Serviço Social, casada e tem uma filha. Dentre os projetos que deseja estão a ampliação do Setor de Atendimento Psicossocial para o acompanhamento aos guardas-civis municipais e demais servidores da unidade, terapia e melhoria das condições de trabalho.
Roseane disse pretender fortalecer a Ronda Maria da Penha, incluindo entre suas atividades a realização de palestras nas escolas para a prevenção da violência contra a mulher entre crianças e adolescentes.
Na formação profissional, a comandante disse que vai buscar efetivar a lei que regulamentou a atividade dos guardas-civis municipais e lutar pela criação do Regulamento Interno da GCM.
Na questão operacional, a comandante Roseane Silva vai reforçar as ações de Patrulha do Som e a fiscalização de feiras livres da cidade, patrimônio público. Criada pela Lei nº 1.448 de 3 de maio de 1989, com efetivo inicial previsto em 250 prepostos, a Guarda Civil Municipal de Itabuna sucedeu à Polícia Administrativa. Atualmente, tem efetivo de 208 homens e 47 mulheres que se dedicam à proteção do patrimônio público e cooperam com a Polícia Militar e Polícia Civil da Bahia nos esforços para a segurança pública.
EXEMPLO
Para a secretária de Segurança e Ordem Pública, Mariana Alcântara Teixeira, com a nomeação da comandante, o prefeito Augusto Castro dá exemplo de que a mudança consagrada nas urnas ano passado começa para valer. “Fiquei feliz de o prefeito ter aceitado nossa indicação para o cargo. Abrem-se mais oportunidades para que as mulheres demonstrem seu profissionalismo e capacidade e contribuam com as transformações que a população deseja”, afirma.
Doação de sangue deve ser feita em nome de Letícia Cruz Ferreira
Uma família do município de Sítio do Mato, na região de Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia, está fazendo campanha de doação de sangue para seguir com o tratamento médico da filha em Itabuna. Fabiano Ferreira conta que, como a família não conhece ninguém no sul da Bahia, está enfrentando dificuldade para conseguir voluntários para a doação e que a criança precisa de, pelo menos, cinco bolsas diárias de sangue.
O volume é maior porque, segundo Fabiano, a menina de 2 anos e 9 meses não precisa somente sangue, mas também de plaquetas para seguir com o tratamento da leucemia mieloide aguda, doença que causa sintomas como fadiga, palidez, hematomas, sangramentos e febre e infecção.
A criança está internada em um leito da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Manoel Novaes. Chegou ao sul da Bahia depois de passar pelo município de Guanambi. Quem tiver como ajudar, a doação pode ser feita no Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, que funciona no prédio anexo ao Hospital Calixto Midlej Filho, no Pontalzinho, de segunda a sexta-feira, das 7 às 17h, e aos sábados das 7h ao meio-dia. A doação deve ser em nome de Letícia Cruz Ferreira.
A Prefeitura de Ilhéus publicou o Decreto 010/21 que libera a realização de eventos não festivos para até 200 pessoas em Ilhéus, desde que respeitadas as orientações e cumpridos os protocolos de segurança sanitária de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19).
Conforme o texto, estão autorizados eventos desportivos, religiosos, cerimônias de casamento, feiras, circos, eventos científicos, solenidades de formatura, passeatas e afins, bem como aulas em academias de dança e ginástica, respeitado o limite de pessoas disposto no decreto.
O mesmo decreto mantém suspensão, por prazo indeterminado, para shows, festas, públicas ou privadas, paredões de som e afins, independentemente do número de participantes. As novas medidas restritivas foram adotadas após avaliação do Gabinete de Crise sobre o cenário epidemiológico da cidade, considerando os dados divulgados diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e o Decreto Estadual nº 20.165, de 4 de janeiro de 2021.
O cantor paraibano Genival Lacerda teve a morte confirmada na manhã desta quinta-feira(7), após mais de um mês internado em um hospital de Recife em decorrência da Covid-19.
O falecimento do veterano, de 89 anos, foi anunciado pelo filho do artista, Genival Lacerda Filho, em suas redes sociais. “Painho faleceu”, escreveu em seu perfil no Instagram.
Genival estava internado desde o dia 30 de novembro na UTI do Hospital Unimed 1, em Recife. Desde a sua entrada na unidade, o artista foi alvo de fake news sobre sua morte. Na última terça-feira (5), a família do cantor fez um apelo nas redes sociais pedindo doação de sangue. Genival se encontrava em estado crítico.
“Diariamente recebo o boletim médico e semanalmente me reúno com a equipe médica sob a direção do Dr. Bruno Granjeiro. Lidar com essa situação está sendo muito difícil, a preocupação e a angústia são constantes”, contou João Lacerda em entrevista à Quem.
Apesar do estado grave de Genival, o filho do artista acreditava em uma recuperação e chegou a revelar os planos do pai para 2021, como o lançamento do DVD Show Minha Estrada, gravado em 2019, em Recife. Do Bahia.ba
Nenhum apostador acertou as seis dezenas do sorteio da Mega-Sena, nesta quarta-feira (6), no Espaço Loterias Caixa, em São Paulo.
Os números sorteados no concurso 2.332 foram 12, 33, 35, 36, 44, 52. O prêmio estimado para o próximo sorteio, no sábado (9), é de R$ 8 milhões.
A quina teve 32 ganhadores, com prêmio individual de R$ 49.795,46. Foram 2.688 apostas ganhadoras da quadra e o prêmio para cada uma é R$ 846,86.
As apostas na Mega-Sena podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio em lotéricas ou pela internet. A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 4,50.
Por causa da pandemia do coronavírus, as atividades em homenagem a São Sebastião serão simbólicas neste ano de 2021, em Ilhéus. Em virtude da relevância, da importância sociocultural e tradição, a Associação dos Machadeiros de Olivença vai homenagear o padroeiro de Ilhéus simbolicamente, com limitação do número de pessoas, exigência e rigor em respeito às medidas preventivas contra a Covid-19.
A programação inclui as missas do tríduo ao padroeiro de Ilhéus, às 19h, na Paróquia Nossa Senhora da Escada, em Olivença, com distanciamento social, limite de ocupação, uso de máscaras de proteção e álcool em gel. O tríduo começou nesta quarta-feira (6) e prossegue até sexta-feira (8), dia da caminhada dos mascarados em lamentação e respeito às vítimas da Covid-19.
EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA
No sábado, uma exposição fotográfica da Puxada do Mastro será realizada na Praça Cláudio Magalhães, às 17h, com hasteamento das bandeiras às 17h30min e, missa na Paróquia Nossa Senhora da Escada, às 19h. O acendimento do fogo simbólico, esse ano, homenageará os profissionais de saúde e de outras áreas, que atuam na linha de frente no combate ao coronavírus, e aos pacientes que lutam contra a Covid-19.
A programação do domingo (10) começa cedo, às 5h, com a alvorada e fogos; às 9h, benção aos Machadeiros e, às 10h, acontece a escolha do Mastro de São Sebastião de forma simbólica para 2022.























