O Programa Universidade para Todos (Prouni) destinará 162.022 vagas para o primeiro semestre, sendo 76.855 bolsas integrais e 85.167 parciais. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), para a Bahia são 9.922 bolsas. O período de inscrições é de 12 a 15 de janeiro.
São Paulo (41.337), Minas Gerais (18.246), Paraná (14.667) e Rio Grande do Sul (10.525) são os estados com maior quantidade de vagas. O estado da Bahia tem a quarta maior quantidade de oportunidades.
Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa.
O candidato também precisa ter realizado a edição mais recente do Enem e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média das notas. Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na redação.
Apenas para o processo seletivo do Prouni do 1º semestre de 2021 serão usadas, excepcionalmente, as notas do Enem de 2019, já que o resultado do Enem de 2020 será publicado em data posterior ao processo seletivo. Veja mais detalhes em leia mais.
A Mega-Sena sorteia prêmio estimado em R $ 8 milhões, nesse sábado (9), para quem acertar as seis dezenas do concurso 2.333. O sorteio será realizado a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço Loterias Caixa, no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo. As apostas podem ser feitas até as 19h de hoje nas lotéricas e pela internet www.loteriasonline.caixa.gov.br .
Caso apenas um ganhador leve o prêmio da Mega-Sena e, aplique todo o valor na poupança, receberá no primeiro mês R $ 9,2 mil. Se o vencedor escolhido por investir no mercado de entregas, poderá comprar uma frota de 600 motocicletas, investindo R $ 13,3 mil em cada. O valor de uma aposta simples da Mega, com seis números, é de R$ 4,50.
Se, por um lado, muita gente não vê a hora de transitar com liberdade; por outro, um parcela se sente cada vez mais coagida a se expor a um realidade que considera perigosa.
Carolina Loureiro
A Síndrome da Cabana não é considerada uma doença. Trata-se de um fenômeno natural do nosso corpo que está relacionado a mudanças bruscas na rotina ou no comportamento. Tal síndrome surge quando a pessoa precisa se adaptar a uma nova realidade de forma rápida e, geralmente, sem que ela tenha total controle da situação. Ou seja, o indivíduo se vê em uma circunstância na qual é obrigado a sair da sua “zona de conforto” de maneira abrupta, adequando-se a um contexto diferente e, muitas vezes, incerto.
Essa transformação causa alterações significativas nas emoções e no modo de agir. Entretanto, a Síndrome da Cabana não pode ser confundida com problemas como depressão, ansiedade e consumo de álcool ou outras substâncias afins. Por tal razão, sempre que você sentir uma alteração intensa no seu comportamento ou no de pessoas próximas, a recomendação é buscar o suporte de um profissional da saúde.
Apenas uma avaliação neuropsicológica poderá identificar se você está vivenciando a Síndrome da Cabana ou se existem outras patologias e diagnósticos associados à sua situação.
Que sintomas estão relacionados à Síndrome da Cabana?
Alguns especialistas da área de saúde relacionam a Síndrome da Cabana com a Síndrome do Pânico. A diferença fundamental é que, na segunda, o indivíduo só se sente seguro isolado, enquanto que, na primeira, é o isolamento que leva a pessoa a ficar angustiada.
Entre os principais sintomas de quem está com Síndrome da Cabana, alguns chamam mais atenção. A seguir, destacamos os principais relatos vinculados ao problema:
Sentimento de angústia;
Perda ou ganho de apetite;
Inquietação;
Falta de motivação;
Irritabilidade;
Dificuldade de concentração;
Dificuldade para dormir ou excesso de sono;
Desconfiança das pessoas;
Tristeza persistente;
Taquicardia;
Sudorese;
Tontura; e
Falta de ar.
Vale destacar que muitos desses sintomas podem indicar outros problemas relacionados à saúde mental. Por isso, é fundamental reconhecer o que você está sentindo e o quanto tais sentimentos estão afetando a sua vida
Qual é a relação entre a síndrome da cabana e a pandemia?
A pandemia da Covid-19 pegou todas as pessoas de surpresa. Muito embora circulassem notícias pelo mundo, ninguém imaginou que a situação chegaria a tal ponto. O isolamento social foi imposto em vários países, e o Brasil foi um deles. Pessoas tiveram de mudar a sua rotina de um dia para o outro, deixando os escritórios e se isolando em suas residências, envoltos de incertezas sobre o que aconteceria a seguir.
Nesse cenário, a Síndrome da Cabana se manifestará quando a pessoa, mesmo sem uma ameaça próxima ou imediata, já não se sentir segura fora de casa. Ainda protegida ela tem dificuldade de voltar à rotina. Uma angústia e um medo paralisante a impedirão de manter o seu dia a dia, o que intensifica o problema.
Como procurar ajuda?
Se você identificar que os desafios estão sendo complicados demais e simples atividades estão mais difíceis de superar no seu cotidiano, então é hora de buscar a ajuda de um psicólogo.
Além de fazer um diagnóstico adequado, os profissional vai acompanhar a sua evolução, mostrando como lidar com sentimentos e pensamentos que o paralisam.
O momento é delicado para todas as pessoas, e os efeitos da pandemia ainda devem ser sentidos por um longo período de tempo. Precisamos nos adaptar à realidade que nos foi imposta e estabelecer formas de conviver com a situação.
Como você pôde ver, junto à pandemia vieram muitos desafios, inclusive a Síndrome da Cabana. Esse é um problema que pode atingir qualquer pessoa, mas é possível de ser tratado. Se você tiver sentimentos paralisantes ou dificuldade de lidar com este momento, busque o apoio de um profissional. Lembre-se de que você não está sozinho
Enquanto as cidades se planejam para uma reabertura gradual de suas atividades, tentando conciliar a retomada da economia com a segurança da população, parte das pessoas que têm vivido meses confinadas em casa se vê agora invadida pelo temor de voltar ao convívio social. Tomadas por uma sensação de vulnerabilidade, para elas o novo normal não é só um conjunto de medidas de prevenção, mas uma realidade cheia de ameaças e, consequentemente, uma grande preocupação sobre como seguir em frente com suas vidas.
Se, por um lado, muita gente não vê a hora de transitar com liberdade; por outro, um parcela se sente cada vez mais coagida a se expor a um realidade que considera perigosa.
A saída do confinamento está anexada a contínuos informes sobre a expansão do contágio e do número de mortos e constantes informes sobre uma segunda e até mesmo de uma terceira onda. Resumindo, o chamado novo normal está nascendo em meio a uma confusão de expectativas de mudanças e inseguranças coletivas. Toda a vivência determinada pela pandemia é muito estressante, e essa saída é um item a mais na pauta desse estresse.
No contexto atual, o medo da contaminação também se agrega à necessidade de viver em uma realidade profissional e econômica, que entrou em um período de acentuada mudança.
Nem todas as pessoas se adequam a um uso massivo de insumos cibernéticos, muitas pessoas estão profundamente machucadas pelo confinamento, muitas relações sofreram pesados estremecimentos pela mesma razão, muitos foram economicamente afetados. Esses aspectos desafiadores não são superáveis por decreto, precisam de um ambiente mais tranquilo e seguro que garanta à todos nós um tempo de recomposição, restauração e recuperação.
O mal-estar causado pela retomada das atividades tem até colocado em evidência o termo ‘Síndrome da Cabana’, utilizado desde o início do século passado, com origem nos Estados Unidos, para falar da angústia e receio diante da ideia de sair às ruas após ficar isolado. Criado para explicar um problema que acometia trabalhadores que passavam longos períodos em cabanas, esperando o inverno passar.
Profissionais de saúde preferem não generalizar e nem transformar essa expectativa em uma doença, apesar de reconhecerem que a sensação aflige hoje grande parte da população.
É natural sentir ansiedade. Foi uma mudança brusca, precisou de todo um período para as pessoas se adaptarem ao papel do isolado. A gente sofreu com isso, mas não teve como fugir. Agora a dificuldade é inversa. Como dar conta de fazer as coisas que nos esperam? O medo é natural. Ele nos protege. Quem tenta negar isso acaba sendo negligente com a própria segurança. Afinal, vamos ter que nos reinserir, dar conta, correr atrás do prejuízo. Nossa tendência é sempre se acomodar na segurança. É inevitável sentir isso, mas o que vai nos ajudar nessa hora é não dar apenas um sentido negativo para esse medo, mas sim, entender que ele não é uma doença, mas que faz parte de um processo de transição. Lembrar que com qualquer mudança a gente também pode aprender e crescer.
Caroline Loureiro é psicóloga.
Com uma passagem marcante pela comarca de Itabuna, no sul da Bahia, a juíza Antônia Marina Aparecida de Paula Faleiros, de 60 anos, ainda se lembra da esperança que sentiu quando um banco privado chegou a sua cidade natal, Serra Azul de Minas, a cerca de 300 km de Belo Horizonte.
Ela conta que tinha 17 anos, era uma menina da roça, havia acabado de concluir o ensino médio e foi concorrer a uma vaga de emprego. “Fiz uma prova e sei que tinha ido bem, era ótima aluna”, conta. “Mas foi traumático, nem em último lugar fiquei”.
A magistrada contou que muito tempo depois, soube que a prova sequer foi corrigida. “Eu não pertencia àquele mundo privilegiado nem da aparência e nem da nascença”, conta Antônia, há 18 anos como juíza na Bahia. Atualmente, ela é titular uma vara na comarca de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador.
EXCLUSÃO MARCANTE
Foi a exclusão marcante “pela cara de pobre” na disputa pelo emprego que a levou a sair da cidade em busca de mais oportunidades. Em Belo Horizonte, morou na rua por meses e foi empregada doméstica por cinco anos. “De onde eu venho, levo uma lição de disciplina, coragem, determinação, de não desistir. É ilusão achar que todos estão no mesmo patamar de concorrência aos postos de poder. Meritocracia é uma ilusão em diferentes níveis do discurso.
Sem qualquer romantização de sua história, ela conta que o percurso da doméstica que chegou ao alto cargo do Judiciário foi uma longa caminhada, passo a passo, que começou quando, aos 22 anos, concorreu ao primeiro concurso público para ser oficial de Justiça, que exigia apenas o ensino médio. “Foi o mais marcante, porque me tirou da rua e me deu o mínimo para sobreviver.
Como juíza criminal, ela sabe que nem sempre oferece a providência que o condenado quer; seu trabalho é impor penalidades. “Mas sempre olhando para o ser humano além do delito.” A situação rotineira de hoje a remete ao ofício do passado, quando foi empregada doméstica. “Havia uma patroa que fazia questão de manter uma enorme distância de mim”, conta. “E isso, justamente, na época em que eu passava a noite na rua, no ponto de ônibus.”
Antônia chegou a pedir para morar no quartinho dos fundos da casa da empregadora, mas o que ouviu, foi que “negrinha dentro de casa é tentação pra marido e filho”. “A negrinha, no caso, era eu”, diz a magistrada, ciente de que o preconceito de raça e e classe se perpetua nos corredores da Justiça. Leia mais no UOL.
Em 2011, Marina Faleiros concedeu entrevista ao PIMENTA na qual narra a sua incrível história de vida. A íntegra da entrevista pode ser conferida abaixo. A entrevista teve repercussão nacional. Os mais de 200 comentários se perderam com a mudança de empresa de hospedagem do site. Mas fica o incrível exemplo da juíza, mineira de origem, que é exemplo para todos nós.
Itabuna registrou, nas últimas 24 horas, mais 101 casos de novo coronavírus. Nesta semana foram 557 pessoas que testaram positivo para a doença. O número total de infectados pela Covid-19 é de 16.922, segundo boletim epidemiológico divulgado há pouco pela Secretaria Municipal de Saúde.
Itabuna tem 26 pacientes em estado grave internado em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). No início da noite só havia dois leitos disponíveis. Há 18 pacientes internados em enfermaria (leitos clínicos). Nesse tipo de acomodações, só havia oito leitos disponíveis. O município também contabiliza 763 casos ativos (pessoas ainda com vírus ativo) e 15.971 pessoas curadas.
A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) abriu inscrições para seleção no Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais. São 36 vagas numerárias e seis vagas supranumerárias, divididas igualmente entre os campi de Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas, exclusivamente pela internet, até o dia 17 deste mês. No edital, é possível visualizar as linhas de pesquisa, bem como o docente responsável por cada uma delas e seu campus de atuação. Acesse aqui para se inscrever.
O processo seletivo para ingresso no Programa constará de duas etapas, sendo que a primeira etapa, de caráter classificatório e eliminatório, com avaliação da Carta de Intenção de Pesquisa.
A segunda etapa, de caráter eliminatório e classificatório, com entrevista, que inclui defesa da Carta de Intenção de Pesquisa-Intervenção entregue pelo candidato. O resultado final do processo seletivo e as matrículas terão início dia 12 de fevereiro.
O prefeito do Município de Uruçuca, Moacyr Leite Júnior, e a primeira-dama, Neirilande Ferreira Dias (Neire Leite), testaram positivo para covid-19 nesta sexta-feira (8). A informação foi confirmada pela assessoria do prefeito no início desta noite.
Ainda segundo a assessoria, prefeito e primeira-dama estão com leves sintomas e encontram-se isolados em casa. O prefeito vai despachar de forma virtual normalmente até que seja liberado pela Vigilância Epidemiológica.
O Vitória enfrenta, neste sábado (9), no Estádio Independência, em Minas Gerais, o América pela 33ª rodada da série B do Campeonato Brasil. Com 37 pontos, o rubro-negro precisa vencer o time mineiro para se distanciar um pouco da zona de rebaixamento. A partida será às 19h.
O Vitória tem dois pontos a mais que o Náutico, que abre a zona de rebaixamento e, daqui a pouco, às 19h15min, no Estádio dos Aflitos, em Pernambuco. O América lidera a competição, com 63 pontos, e está praticamente com vaga garantida para a primeira divisão do Campeonato Brasileiro.
A Bahia registrou 2.777 casos do novo coronavírus nas últimas 24 horas e 2.339 recuperados da doença, segundo informou, há pouco, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). No período, foram registrados 31 novos óbitos causados pela covid-19.
Desde o início da pandemia, 508.695 casos foram confirmados no estado, dos quais 493.064 já são considerados recuperados e 6.267 encontram-se ativos (infectados em isolamento ou internados).
Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (22,44%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Ibirataia (10.462,38), Muniz Ferreira (8.609,54), Conceição do Coité (8.520,99), Jucuruçu (8.152,53) e Pintadas (8.096,20).
O boletim epidemiológico contabiliza ainda 898.105 casos descartados e 123.632 em investigação até as 17 horas desta sexta-feira (8). Na Bahia, 37.422 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.
ÓBITOS
Nas últimas 24 horas, o estado contabilizou 31 novos óbitos. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 9.364, representando uma letalidade de 1,84%. Dentre os óbitos, 56,48% ocorreram no sexo masculino e 43,52% no sexo feminino.
O prefeito reeleito de Ilhéus, Mário Alexandre, Marão (PSD), decidiu adiar a reforma administrativa. Conforme comunicado emitido nesta tarde, o projeto de reforma será enviado à Câmara de Vereadores somente após o período de recesso legislativo. Ele decidiu manter o secretariado do primeiro mandato. A mexida somente ocorrerá no final de fevereiro ou início de março.
Neste intervalo, segundo informou, será encaminhada para aprovação da Câmara de Vereadores a proposta de reforma administrativa referente à gestão do ano de 2021. “Vamos avaliar a necessidade de melhoria em cada pasta e faremos os ajustes necessários para manter equilibrada a estrutura da administração, garantindo o bom funcionamento da máquina pública e atendendo a contento as principais demandas da população”, enfatizou o prefeito.
O Sindicato dos Servidores e Servidoras Municipais de Itabuna (Sindserv) emitiu nota em que cobra da nova gestão municipal o pagamento de salários atrasados referentes a dezembro. Segundo a entidade, parcela de servidores da ADEI, da Sesttran, Guarda Municipal, Iluminação, Oficina, serviços gerais (que trabalham na Saúde, mas recebem pela Administração) e Assistência Social está sem receber salário de dezembro.
“Durante a semana, a direção do Sindserv (Sindicato dos Servidores e Servidoras Municipais de Itabuna) procurou o novo secretário de Gestão e Inovação, José Alberto, e o próprio prefeito, para cobrar o pagamento dos salários, deixados por Fernando Gomes”.
O Sindicato enfatiza que chegou-se ao quinto dia útil do mês, prazo final para quitação de salário de dezembro. “Se o gestor anterior não deixou “restos a pagar” não é problema dos servidores públicos, que são funcionários do município de Itabuna”, mas dos gestores. Ainda em nota, a direção do Sindserv cobra “sensibilidade da nova gestão”.
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou o primeiro caso de reinfecção por SARS-CoV-2. A confirmação ocorreu por meio de sequenciamento genético. Segundo informou a Sesab, foi observada, na sequência genética do vírus presente no segundo episódio, a mutação E484K, que é uma mutação identificada originalmente na África do Sul. A paciente, uma mulher de 45 anos residente em Salvador, contraiu a Covid-19 duas vezes em um intervalo acima de 90 dias, conforme laudos emitidos pelo Hospital São Rafael em maio e outubro de 2020.
Em 22 de dezembro de 2020, o Hospital São Rafael comunicou oficialmente a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) sobre o caso suspeito de reinfecção. A partir das análises das amostras sequenciadas pelo Núcleo de Vigilância Genômica em tempo real do SARS-CoV-2 no Brasil, do qual o Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia faz parte, foram obtidas as seguintes conclusões:
1. As duas amostras agrupam-se em dois lados distintos e pertencem a duas sublinhagens diferentes: B.1.1.33 a amostra da primeira coleta e B.1.1.248 a amostra da segunda coleta;
2. Apresentam um perfil de mutações diferentes;
3. A identificação na amostra referente a segunda coleta (caso de reinfecção) da mutação encontrada na nova variante da África do Sul na proteína Spike localizada no RDB (E484K).
Para além do sequenciamento genético foram realizados outros exames, a exemplo da quantificação de anticorpos anti-SARS-CoV-2, coletados em momentos distintos do caso em questão.
SUSPEITA DE REINFECÇÃO
Outros 118 casos suspeitos de reinfecção estão sendo investigados no estado da Bahia em pacientes com faixas etárias de 5 a mais de 80 anos. Deste total, há 82 notificações para o sexo feminino e 36 para o sexo masculino.
Se pretende investir em imóveis mas não sabe por onde começar e quer entender mais sobre o assunto, está no lugar certo, entenda um pouco mais sobre o universo imobiliário.
O universo imobiliário não é nenhum monstro de sete cabeças e basta um pouco de pesquisa sobre o assunto para conseguir dar início à um novo rumo a sua carreira no mercado imobiliário onde o objetivo é obter lucro isso não é nenhum segredo e há vários formas de obter esse lucro com investimento, como por exemplo: Colocar o imóvel para locação mensal, por temporada e revenda, com várias faixas de preço que se pode escolher de acordo com o imóvel que deseja investir.
Você pode se especializar em apenas um perfil como um investimento direto comprando uma casa em Lauro de Freitas e realizando a revenda depois de dar um up ou investir em fundos imobiliários, além de poder aumentar sua fonte de lucro diversificando onde faz seu investimento. Os benefícios são bem vantajosos mas nada se ganha sem esforço e dedicação não é mesmo!? E foi pensando em lhe ajudar nesse processo que fizemos uma lista com tópicos para você que deseja investir em imóveis.
O que é necessário para começar a investir?
Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário ter uma grande quantia de dinheiro para começar a investir, é possível começar esse processo por meio de consórcio, uma boa opção para quem não tem muito para começar, é dar início ao processo com aquisições de terrenos ou casas na planta, que são mais viáveis pelo valor ser mais baixo.
O crucial é que você mantenha os pés no chão e pense racionalmente, em hipótese alguma tome uma decisão importante sem antes pensar muito, não deixe ser guiado por suas emoções pois pode acarretar em um impulso de investimento que lhe cause dores de cabeça futuramente. É claro que de começo pode ser difícil achar lugares bons para se investir mas com o tempo você pegará o jeito.
Pesquise muito sobre o mercado imobiliário.
Quanto mais você estudar sobre o mercado imobiliário mais capaz de identificar boas oportunidades será! Pesquise sobre as áreas que estão sendo mais valorizadas, acompanhe as oscilações de valores dentro do mercado da região que deseja investir e faça o acompanhamento de perto na queda e aumento nos valores dos aluguéis e vendas do tipo de imóvel que deseja trabalhar. Trabalhar com investimento possui seus riscos e pode acontecer de você acabar se deparando com alguns problemas e dificuldades no começo, mas é normal, não se apavore, se for possível entre em contato com profissionais que estão atuando à mais tempo no mercado para lhe auxiliar.
Como obter uma maior porcentagem de lucro?
Vamos supor que você deseja comprar apartamento em Lauro de Freitas para poder investir! Para que você possa ter uma maior porcentagem de lucro é muito simples em teoria, você basicamente após realizar a aquisição do seu novo apartamento faça uma análise detalhada sobre o que pode ser melhorado nele, faça um planejamento financeiro e invista, dê um up no visual dele levando em consideração seu objetivo final, vai vender ou alugar? É importante que decisão isso antes, isso ajudará a ter um melhor visão sobre o que será feito nele.
A aparência final e a qualidade importam muito então capriche no investimento, quanto mais dinheiro for aplicado mais lucro terá com o resultado final.
Como fazer a divulgação do imóvel?
Esse passo é um dos mais fáceis por incrível que pareça. Entre em contato com alguma imobiliária de sua confiança, onde você confie nos profissionais para que eles lhe dêem um auxílio nessa parte. Além de você ter ajuda, terá muito mais visualizações no seu imóvel já que muitas das imobiliárias já tem certo reconhecimento e um portal que é focado no nicho imobiliário.
É claro que você pode divulgar por conta própria em suas redes sociais ou de boca, mas com a ajuda de profissionais que trabalham com isso diariamente e a mais tempo se torna mais fácil, além dos profissionais já realizaram um filtro de clientes, onde o perfil de cada um é estudado para que você não seja prejudicado pela falta de pagamento ou algo do tipo.
E depois de ter feito muita pesquisa, ter traçado um planejamento financeiro e decidido como quer trabalhar e divulgar o seu imóvel, coloque a mão na massa e se arrisque no mercado imobiliário, afinal nada será concretizado se não tirar seus planos do papel! O importante é investir e recolher os frutos do seu esforço, tudo que é feito com dedicação, quando se recebe o retorno a sensação se torna incrivelmente satisfatória.
E aí, curtiu o artigo, conseguiu ter um maior entendimento sobre investimento em imóveis? Então compartilhe em suas redes sociais com seus amigos que tem interesse pelo assunto!!!
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu hoje (8) o pedido de autorização temporária de uso emergencial, em caráter experimental, da vacina CoronaVac. A solicitação foi feita pelo Instituto Butantan, que conduz os estudos da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela empresa Sinovac no Brasil.
De acordo com a agência reguladora, a triagem dos documentos presentes na solicitação e da proposta de uso emergencial que o laboratório pretende fazer já foi iniciada. A meta da Anvisa é fazer a análise do uso emergencial em até dez dias, descontando eventual tempo que o processo possa ficar pendente de informações, a serem apresentadas pelo laboratório.
“As primeiras 24 horas serão utilizadas para fazer uma triagem do processo e checar se os documentos necessários estão disponíveis. Se houver informação importante faltando, a Anvisa pode solicitar as informações adicionais ao laboratório. O prazo de dez dias não considera o tempo do processo em status de exigência técnica”, informou a agência.
ANÁLISE
Para fazer a avaliação, a Anvisa vai utilizar as informações apresentadas junto com o pedido e também os dados já analisado por meio da Submissão Contínua. A análise do pedido de uso emergencial é feita por uma equipe multidisciplinar e envolve especialistas das áreas de registro, monitoramento e inspeção.
Segundo a Anvisa, a equipe responsável pela análise vem atuando de forma integrada, com as ações otimizadas e acompanhadas pela comissão que envolve três diretorias da agência.
Ontem (7), o Ministério da Saúde anunciou a assinatura de contrato com o Instituto Butantan para adquirir até 100 milhões de doses da vacina CoronaVac para este ano.Leia Mais
Para atualizar comerciantes e empresários de Itabuna sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI) promoverá, no dia 28 de janeiro, às 18h, o Workshop online e gratuito “Como Micro e Pequenas Empresas podem se adequar à LGPD?”. O evento facilitará a compreensão dos impactos dessa nova lei ao seu negócio e como fazer os ajustes necessários para estarem em conformidade com a legislação.
A Lei Geral de Proteção de Dados, que entrou em vigor em setembro do ano passado, busca dar ao titular do dado o poder de decidir quando e para quem suas informações, como nome e telefone, serão transferidas ou acessadas, quais os dados que estão em poder da empresa, o que a empresa faz com eles etc. A adequação à LGPD é uma forma de reduzir riscos financeiros, pois já é possível sofrer com ações judiciais por desrespeito às suas normas.
O evento será transmitido pela plataforma da Zoom e contará com a participação da advogada e mestre em Direito Gabriela Curi, a advogada, consultora e auditora em SGC Ludimila Vieira e a administradora de empresas e consultora em Finanças, Governança e Compliance Milena Gavazza. Os interessados em participar, poderão enviar o nome completo com o número de telefone para o e-mail da ACI – aceitabuna@gmail.com























