Itabuna registrou, nas últimas 24 horas, mais 168 casos de novo coronavírus. Em 48 horas, os exames de 291 pessoas deram positivo para a Covid-19, segundo boletim divulgado na noite desta terça-feira (5) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). No acumulado desde o início da pandemia, Itabuna registra o total de 16.656 casos da doença.
O número de casos ativos de novo coronavírus segue aumentando nos últimos dias, passou de 714, ontem, para 828 nesta terça-feira. Itabuna tem 42 pacientes positivados internados, sendo 24 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Outros 18 estão em leitos clínicos (enfermaria).
De acordo com SMS, nas últimas 48 horas foram confirmados sete mortes causadas pela Covid-19, sendo cinco no boletim epidemiológico de ontem e outras duas no de hoje. Do total de 16.488 casos confirmados, há 15.460 curados da doença.
O município Abaíra, na região da Chapada Diamantina, completou sete anos sem registros de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs). O último crime contra a vida na localidade ocorreu no dia 4 de janeiro de 2014.
O número significativo de 2.555 dias sem CVLIs – homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte e latrocínio – é resultado das ações preventivas das polícias Militar e Civil (29ª Companhia Independente da Polícia Militar e 13ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior).
Dentre as principais atividades estão as rondas, conforme explicou o comandante de Policiamento da Região Integrada de Segurança Pública (Risp) Chapada, coronel PM Valter Araújo. “Além da área urbana, as nossas patrulhas também acontecem nos povoados em ambientes rurais. É por meio delas que localizamos armas, drogas e outros materiais ilícitos. Dessa forma, consequentemente, junto com a Polícia Civil, conseguimos preservar vidas”, explicou o oficial.
O titular da 13ª Coorpin, delegado Marcus Alessandro de Araújo, lembrou que, além da parceria que com a Polícia Militar tem a participação da população. “Que esses números positivos permaneçam por muito tempo e que, aos poucos, eles possam ser refletidos em outras cidades do estado”.
Inscritos na versão impressa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 já podem conferir os horários e os locais de prova. As informações podem ser acessados na Página do Participante. Até a s 10h30min desta terça-feira (5), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) registrou mais de 500 mil acessos aos cartões.
As provas do Enem 2020 serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 (versão impressa) e em 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 (versão digital). O Cartão de Confirmação de Inscrição dos participantes da versão digital estará disponível em 15 de janeiro.
O documento contém o número de inscrição de cada participante e, apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda que o inscrito o leve nos dias de aplicação. O cartão também registra que o participante deve contar com determinado atendimento especializado, assim como tratamento pelo nome social, caso essas solicitações tenham sido feitas e aprovadas.
A Bahia se aproximou dos 500 mil casos confirmados de covid-19 desde o início da pandemia. Nesta terça (5), o número de infectados chegou a exatos 499.900, informou a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). Destes, 485.976 já estão recuperados.
Somente nas últimas 24 horas, foram registrados 3.077 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,6%) e 2.701 recuperados (+0,6%). O total de pessoas em isolamento ou internadas (casos ativos) chega a 4.648.
Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (22,46%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Ibirataia (10.357,89), Muniz Ferreira (8.582,59), Conceição do Coité (8.471,45), Jucuruçu (8.152,53) e Pintadas (8.067,45).
O boletim epidemiológico contabiliza ainda 888.816 casos descartados e 123.006 em investigação até as 17 horas desta terça. Na Bahia, 37.044 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.
ÓBITOS
O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 30 óbitos. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 9.276, representando uma letalidade de 1,86%. Dentre os óbitos, 56,46% ocorreram no sexo masculino e 43,54% no sexo feminino.
A suspensão no atendimento nas maternidades Santa Helena, em Ilhéus, e Ester Gomes (Mãe Pobre), em Itabuna, provocou superlotação do Hospital Manoel Novaes (HMN), segundo a Santa Casa de Misericórdia. De 28 de dezembro a esta terça-feira (5), a procura por atendimento cresceu quase 300% no Novaes, segundo nota da instituição.
Já a procura diária pelos serviços cresceu 37,5% depois que unidades hospitalares em Itabuna e Ilhéus anunciaram a suspensão de serviços de pediatria e obstetrícia, segundo a Santa Casa. “Nesse período, o HMN acumula aumento de 66,85% nos atendimentos, boa parte de pacientes de baixo risco, que normalmente são atendidas em unidades de saúde definidas como porta de entrada. Essa sobrecarga no hospital pode deixar sem os serviços os pacientes de médio e alto riscos, para os quais a unidade é contratada”, informa a Santa Casa em nota.
Segundo a diretora técnica do Novaes, a médica Fabiane Chávez, o hospital teve de improvisar novos leitos para atender a demanda. “Desde o finalzinho do ano passado que estamos trabalhando muito acima da nossa capacidade. Além dos municípios pactuados com Itabuna, tivemos de absolver a demanda de toda a microrregião de Ilhéus”, afirmou.
De acordo com Fabiane, foi necessário reorganizar as equipes. “Mas tem sido muito difícil atender tanta gente. Há um desgaste muito grande. Espero que os gestores resolvam logo esses problemas da Maternidade Ester Gomes, em Itabuna, e da Maternidade Santa Helena, em Ilhéus”, afirma.
SITUAÇÃO PREOCUPANTE
Fabiane Chávez alerta que, por ser referência em diversos serviços no sul da Bahia, o Manoel Novaes normalmente já é muito procurado, mas hoje está habilitado somente para médio e alto risco. “No entanto, nos últimos dias tivemos que ocupar a maioria dos nossos leitos com risco habitual (partos de pacientes sem risco)”.
A diretoria técnica destaca que, embora a demanda tenha triplicado nos últimos dias, nenhum paciente ficou sem ser atendido. “Mas espero que esses serviços sejam restabelecidos definitivamente”.
A médica observa ainda que o Hospital Manoel Novaes está entre as unidades saúde do interior do Brasil que têm conseguido manter equipes completas. “Em todo o país, temos um déficit muito grande de profissionais que atuam na pediatria e obstetrícia. Mas, como a nossa Santa Casa tem honrado os seus contratos, ainda contamos com esses profissionais”, relatou.
Desaparecido desde o último domingo (3), o empresário Igor Carvalho, do espaço de eventos Melão e Melancia, foi encontrado morto no final da manhã desta terça (5) em Castelo Novo, distrito de Ilhéus.
A polícia investiga as circunstâncias da morte de Igor e a principal suspeita é de crime passional. O homicídio teria sido cometido por um ex-namorado de uma mulher com quem Igor se relacionou.
O corpo de Igor foi reconhecido por familiares. Segundo informações da Delegacia de Homicídios, Igor teria sido morto por dois homens, que chegaram à região da Fazenda 3 Irmãs, em Castelo Novo, em um GM Onix. Na sequência, os criminosos efetuaram quatro disparos contra a vítima. Tiros atingiram a cabeça da vítima e um veículo próximo ao corpo.
Decreto publicado na última edição do Diário Oficial do Município, na noite de ontem (4), prorroga medidas restritivas de combate ao novo coronavírus (Covid-19) em Ilhéus. As medidas foram adotadas após avaliação do Gabinete de Crise sobre o cenário epidemiológico da cidade, considerando os dados divulgados diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).
Conforme o documento, ficam suspensas até amanhã (6) “a realização de shows, festas, públicas ou privadas, e similares, independentemente do número de participantes; as atividades relacionadas a feiras, circos e parques de diversões, inclusive, equipamentos de diversão como pula-pulas e afins e a disponibilização de música ao vivo em estabelecimentos comerciais, bares, restaurantes, clubes, hotéis e afins”.
O governo diz que a medida busca frear a transmissão da doença na cidade. Os estabelecimentos que descumprirem quaisquer das medidas restritivas ficarão sujeitos às penalidades previstas no decreto.
Morreu nesta terça-feira (5), aos 90 anos, Cícero Pinto, pai do secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas. Cícero deixa a esposa, filhos e netos. A causa da morte não foi divulgada.
Vilas-Boas postou uma homenagem ao pai em uma rede social, destacando uma vida íntegra de um pai, avô, tio e sogro dedicado. Cícero foi advogado, poeta, escritor e membro da Academia de Letras e Artes do Salvador.
“A vida é feita de ciclos. Hoje meu pai, Cícero, cumpriu o seu. Foram 90 anos de uma vida exemplar. De família humilde, dedicou-se aos estudos, ao trabalho e à família. Foi amado por minha mãe que esteve ao seu lado até hoje. Com a saúde debilitada, resistiu a entregar-se para não deixar a sua Dilce só. Quis Deus que ela hoje, com a memória claudicante, já não venha a sofrer tanto com a sua partida. Para seus filhos e netos, genros e noras, deixa o exemplo de homem íntegro, probo, culto, gentil e cortês. Advogado, poeta e escritor, membro da Academia de Letras e Artes de Salvador. Pai, avô, tio e sogro. Estará sempre nas nossas memórias”, escreveu o secretário de Saúde. Informações do G1-BA.
Apontado como integrante de uma milícia no Rio de Janeiro, um criminoso morreu em confronto com policiais militares em Aurelino Leal, no sul da Bahia, na manhã desta terça-feira (5). O nome do homem não foi divulgado. Uma pistola de fabricação alemã, carregador e munições foram apreendidos com o criminoso por equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Cacaueira e da 61ª CIPM.
Os militares faziam patrulhamento preventivo contra furto de cacau, na zona rural de Aurelino Leal, quando avistaram um homem caminhando. O indivíduo, quando percebeu a presença dos policiais, mudou bruscamente de direção e começou a correr. Os PMs fizeram o cerco e na tentativa de abordagem foram atacados com disparos de arma de fogo.
O homem armado, ainda invadiu uma casa abandonada, mas acabou ferido. Ele foi socorrido para uma unidade de saúde, mas não resistiu. Com ele foram apreendidos uma pistola de fabricação alemã calibre 9mm, um carregador e munições.
O Banco do Brasil anunciou a venda de 1.404 imóveis com descontos que podem chegar a 70%. A oferta abrange casas e apartamentos com valores que variam de R$ 15 mil a R$ 21,7 milhões.
A Região Nordeste é a que concentra maior número de imóveis à venda, com 590 unidades e descontos de até 65%. Em seguida está a Centro-Oeste: 349 imóveis e descontos de até 70%.
O banco informou que, em 2020, vendeu 770 imóveis decorrentes de créditos concedidos a inadimplentes. Destes, 684 foram por meio da plataforma Seu Imóvel BB. As outras vendas foram feitas por meio de leilão online ou por venda direta.
“Para dar segurança ao comprador, o BB garante o pagamento de todas as despesas vinculadas ao imóvel até a transferência da propriedade ao comprador, como impostos, taxas de energia, água e gás e condomínio”, informou, por meio de nota, o banco. Para acessar o site do Banco do Brasil com as ofertas de imóveis, clique aqui.
A vacinação é um bem coletivo que pertence a humanidade. Ela pode ser até vendida em prateleiras, mas os governos do mundo não podem negá-la às gerações atuais e as futuras gratuitamente.
Efson Lima || efsonlima@gmail.com
O Brasil tem um histórico polêmico quando o assunto é vacinação. Talvez, o mais marcante seja a Revolta da Vacina, em 1904, no Rio de Janeiro, quando a vacinação foi proposta de forma obrigatória pelo médico-sanitarista Osvaldo Cruz em favor da modernização do Rio de Janeiro, que era a capital do país. Somente agora diante dos embates para a vacinação massiva em face do coronavírus que o tema é relembrado. E quem diria, uma parte considerável da população mesmo diante do risco de morte e das sequelas da COVID-19 teme em tomar a vacina.
A experiência humana com a vacina é datada do século XVIII, foi o médico inglês Edward Jenner que adotou a técnica da vacina para prevenir a contaminação por varíola. A varíola é considerada a primeira doença infecciosa que teve sua erradicação alcançada por meio da vacinação em massa.
Quiçá, seja justificável, na virada do século XIX para o XX, o receio sobre a vacinação, afinal, o debate sobre cientificismo e a própria afirmação da ciência eram perenes e as dúvidas sobre a produção de vacinas e fármacos eram elevadas. Mas em pleno século XXI, depois de uma longa trajetória das vacinas e os protocolos clínicos, a “explicação” para tamanha resistência esteja pautada na polarização em torno de uma ideologia fundada na pequenez humana. As explicações podem ser várias para a recusa em tomar a vacina, mas nenhuma delas encontra no plano da moralidade justificativa plausível para torcer contra o sucesso das vacinas e muito menos que as autoridades não assegurem com eficiência o acesso ao serviço de humanização e que a vacina não esteja gratuita ao povo. É dever do gestor público e das pessoas públicas sinalizarem a favor da vacinação.
O acesso à vacina deve ser pleno, que seja rápido para que possa respeitar os grupos prioritários e os indivíduos que queiram tomar a vacinar possa fazer em um prazo razoável. O governo federal não pode com base na estrutura e na operacionalização do maior programa nacional de humanização público do mundo desdenhar e apostar nos mais de 25 mil postos de vacinação e na experiência do SUS, corremos risco de grave agitação social.
Estamos diante do maior desafio de nosso tempo. A sociedade conseguiu deter duas guerras mundiais, acalmou as potências com suas ogivas nucleares e convive com os dissabores da crise imobiliária-financeira de 2008, mas não temos certeza se as sequelas física, psíquica e financeira de uma geração que enfrenta a pandemia de COVID-19 será amenizada. A vacinação é um bem coletivo que pertence a humanidade. Ela pode ser até vendida em prateleiras, mas os governos do mundo não podem negá-la às gerações atuais e as futuras gratuitamente.
Efson Lima é doutor em Direito (UFBA), especialista Gestão em Saúde (Fiocruz), professor universitário e advogado.
O Terminal Pesqueiro de Ilhéus atingiu em 2020 a marca de 300 mil toneladas de pescado desembarcados, número 12% maior que no ano passado, segundo a Bahia Pesca, autarquia do governo baiano ligada à Secretaria Estadual de Agricultura.
– O interesse pelo terminal ocorre por conta de sua localização estratégica e pelos descontos oferecidos aos pescadores, a exemplo de gelo com abatimento de 25% em comparação ao valor oferecido no mercado – explica o presidente da Bahia Pesca, Marcelo Oliveira.
“Devido ao trabalho de apoio ao pescador desenvolvido no terminal, Ilhéus se tornou referência no Brasil. Hoje recebemos embarcações de diferentes estados, que veem no Terminal um ótimo lugar para descarregar seu pescado antes de voltar ao seu porto de origem”, explica o gestor.
O espaço conta ainda com outros serviços, como venda de combustível para embarcações, unidade de beneficiamento de pescado, soprador de gelo (equipamento que coloca o gelo diretamente na embarcação, sem necessidade de esforço físico dos pescadores), estrutura de peixaria, caminhão frigorífico e um píer que comporta cerca de 15 embarcações simultaneamente.
Dados divulgados há pouco pela Secretaria Municipal de Saúde mostram crescimento no número de infectados pelo novo coronavírus em Itabuna. A quantidade total de casos de Covid-19 saltou de 16.365, ontem, para 16.488 nesta segunda-feira (4). Isso significa que Itabuna confirmou, nas últimas 24 horas, mais 123 infectados pelo vírus.
O boletim epidemiológico desta segunda mostra também crescimento de óbitos no município do sul da Bahia. Foram confirmadas cinco mortes nas últimas 24 horas. Com isso, o número total de pessoas que não resistiram à doença subiu de 361 para 366.
Itabuna tem 37 pacientes internados, sendo que 20 em estado mais grave, em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Outras 17 pessoas estão internadas em leitos clínicos (enfermaria).Existem ainda 714 casos ativos (pessoas doentes) e 15.408 curados.
Em meio a uma nova onda de lockdowns em países europeus e a instabilidade política nos Estados Unidos, o dólar começou 2021 com forte alta, aproximando-se dos R$ 5,30 em alguns momentos do dia. A bolsa de valores, que operou em alta durante a manhã, não sustentou os ganhos e fechou em baixa.
O dólar comercial encerrou esta segunda-feira (4) vendido a R$ 5,268, com alta de R$ 0,079 (+1,53%). Num dia de fortes oscilações, a cotação chegou a cair para R$ 5,12 por volta das 9h15min, mas disparou durante a tarde. Na máxima do dia, por volta das 16h50, chegou a R$ 5,28.
A volatilidade também foi sentida no mercado de ações. O índice Ibovespa, da B3, fechou o dia aos 118.858 pontos, com recuo de 0,13%. Pela manhã, o indicador chegou a bater recorde e superar os 120 mil pontos, mas não conseguiu manter o ritmo, influenciado pelo cenário internacional.
RITMO LENTO DE VACINAÇÃO
O aumento global de casos de covid-19 e o ritmo lento de vacinação em alguns países alimentaram o clima de pessimismo. Hoje, o Reino Unido decretou lockdown total no país até meados de fevereiro para conter a disseminação da variante do novo coronavírus mais contagiosa que as anteriores.
O clima político nos Estados Unidos, com a realização do segundo turno para as eleições do Senado na Geórgia, também influenciou os mercados. Os três principais índices que compõem o mercado em Wall Street afastaram-se dos recordes recentes e fecharam em forte queda. O Dow Jones (das empresas industriais) caiu 1,27%, o S&P 500 (das 500 maiores empresas) perdeu 1,49%, e o Nasdaq (das empresas de tecnologia) recuou 1,48%. Da Agência Brasil.
O novo prefeito de Itabuna, Augusto Castro, prometeu esforços em ações de combate à fome no município. O compromisso foi firmado depois de o novo gestor participar de missa em Ação de Graças, nesta segunda (4), primeiro dia útil do governo municipal. O prefeito diz que o flagelo da fome voltou com a pandemia do novo coronavírus.
– Vamos firmes visando atender as pessoas que mais necessitam. Com a pandemia, há pessoas passando fome, daí que a assistência social vai atuar para diminuir esta situação – disse ele. As ações de combate à fome deverão ser detalhadas nos próximos dias.
Celebrada pelo bispo diocesano Carlos Alberto Santos, a missa foi o primeiro compromisso da agenda oficial de Augusto nesta segunda, após a qual ele se reuniu com todo o secretariado por cerca de meia hora e visitou pastas do governo instaladas no Centro Administrativo Firmino Alves, sede da prefeitura.
O novo prefeito disse que as ações do seu governo chegarão a toda a comunidade. “Conversamos com toda a cidade na campanha política e reafirmo a disposição de transformar Itabuna cidade dos nossos sonhos. Por isso, são grandes os desejos e a responsabilidade que temos”, afirmou.
























