DORIA E MORO SINALIZAM DESISTÊNCIA DA CORRIDA PRESIDENCIAL

MÉDICOS PERITOS ADEREM À GREVE DOS SERVIDORES DO INSS NA BAHIA

JAILSON NASCIMENTO LAMENTA QUEBRA DE ACORDOS ELEITORAIS E DEIXA O PSB

AUGUSTO NOMEIA DELEGADO PARA A SECRETARIA DA SEGURANÇA E ORDEM PÚBLICA

EMPRESAS ABREM 163 VAGAS EM ITABUNA, ILHÉUS E VALENÇA NESTA QUINTA-FEIRA (31); CONFIRA

ESTADO E PREFEITURA VÃO DEFINIR SITUAÇÃO DE CONVÊNIO COM HOSPITAL ILHEENSE, DIZ ANDRÉ CEZÁRIO

ILHÉUS: MOTOCICLISTA É LANÇADO EM CIMA DE CARRO APÓS COLISÃO NA BA-001

MARIANA ALCÂNTARA DEIXA SECRETARIA DO GOVERNO AUGUSTO CASTRO

BAHIA: RUI COSTA ANUNCIA GERALDO JR. VICE DE JERÔNIMO RODRIGUES

Justiça mantém prisões de esquema no judiciário baiano|| Foto Gil Ferreira/ CNJ
Tempo de leitura: 3 minutos

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou, na noite de sábado (2), a desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Lígia Maria Ramos Cunha, os filhos dele, Arthur e Rui Barata, além de outros três advogados. O grupo deve responder por organização criminosa. A denúncia é a sexta apresentada ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) desde a deflagração da Operação Faroeste, em 2019.

A frente de investigação apura crimes como a participação de magistrados para beneficiar interessados em decisões como as que permitiram a regularização indevida de terras na região oeste do estado. Em contrapartida, os agentes públicos recebiam propinas milionárias.

No caso específico, detalhado na petição enviada ao relator do caso no STJ, o ministro Og Fernandes, os envolvidos são acusados de receber R$ 950 mil em vantagens indevidas em um esquema que incluiu decisões da desembargadora Lígia Cunha em quatro processos. Em três deles, a magistrada, que está presa preventivamente desde o dia 14 de dezembro, era a relatora.

Na denúncia, a subprocuradora-geral da República Lindôra Maria Araújo detalha a participação de cada um dos integrantes do esquema com base em provas obtidas durante as investigações preliminares. Parte dessas provas teve como ponto de partida informações e documentos entregues por Júlio César Cavalcanti Ferreira, que firmou acordo de colaboração premiada com o MPF.

Júlio Cesar contou aos investigadores como funcionava o esquema que, conforme relatou, teve início em agosto de 2015, com a promoção de Lígia Ramos para o cargo de desembargadora. A atuação criminosa do grupo persistiu até dezembro de 2020, mesmo com as sucessivas fases da Operação Faroeste. A denúncia menciona provas de que a magistrada atuou para obstruir as investigações, determinando, por exemplo, que uma assessora destruísse provas dos crimes. Além da desembargadora, dos filhos e de Júlio César, foram denunciados Diego Freitas Ribeiro e Sérgio Celso Nunes Santos.

PETIÇÃO

De acordo com a petição, quando atuava como assessor no TJ-BA, Júlio César foi procurado por Diego para que fizesse a prospecção de casos que poderiam ser negociados pelo grupo. Pelo trabalho, o então servidor recebia, em 2016, entre R$ 5 mil e R$10 mil. “Posteriormente, percebendo a lucratividade da missão, sua extensa rede de contatos no segundo grau de jurisdição e anseio de ficar rico, como seus comparsas, Júlio César coloca, no ano de 2018, sua própria banca de advocacia, ganhando, a partir de então, percentual sobre o valor da propina pactuada”, destaca um dos trechos do documento.

Leia Mais

Brincadeiras ajudam a evitar a depressão|| Foto José Cruz
Tempo de leitura: 4 minutos

Dores de cabeça, de estômago e alteração no apetite e no sono são alguns sinais de alerta da depressão infantil. Os pais também devem ficar atentos a dificuldade de atenção, angústia, agressividade, isolamento e cansaço.

Segundo especialistas, o isolamento social enfrentado neste período de pandemia do novo coronavírus pode agravar a ansiedade e depressão nas crianças, já que a maioria das tarefas estão restritas ou até mesmo proibidas.

A psicanalista Elizandra Souza destaca que nesta realidade de pandemia, as crianças tiveram que se adaptar ao novo, “tentando entender também o comportamento de todos dentro de casa, pois esta mudança não se restringe unicamente a elas, já que os pais também tiveram que se reinventar”.

TÉDIO E ROTINA

Passados nove meses do início da pandemia, anunciada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 11 de março, nada mais é novidade. A psicanalista ressalta que, no início, “ficar em casa, não ir à escola parecia algo bom”. “O novo virou tédio! As crianças acabam ficando entediadas pela falta do que fazer e é aí que podem começar a surgir os problemas”, destaca.

Leia Mais

Vitória e Operário empatam em Salvador
Tempo de leitura: < 1 minuto

Em um jogo que começou com dois gols rápidos, Vitória e Operário-PR empataram em 1 a 1 no Manoel Barradas, em Salvador, na noite deste deste domingo (3), pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. O rubro-negro baiano está na 15º colocação, com 37 pontos, a dois a zona de rebaixamento.

O primeiro tempo começou agitado em Salvador. Logo aos dois minutos, Vico bateu falta com perfeição no canto direito e abriu o placar para o Vitória.  O Operário empatou aos seis, também na jogada aérea: Marcelo cobrou falta e Ricardo Bueno testou para o gol – a bola ainda tocou na trave antes de entrar.

Depois do início frenético, os times ficaram mais cautelosos e evitaram se arriscar muito. A finalização de maior perigo até o fim da etapa inicial foi de Thiago Lopes, do Leão, que tirou tinta do poste em remate da entrada da área aos 22.

VITÓRIA FINALIZOU MAIS

Na etapa final, o Vitória teve domínio das ações e finalizou mais, mas os chutes não foram muito perigosos. A chegada de maior perigo do Leão aconteceu aos seis minutos, quando Léo Ceará cobrou falta forte no meio do gol e o goleiro do Operário espalmou.

O time do Paraná, por outro lado, pouco chutou, mas assustou aos dez, em chute de longe de Douglas Coutinho que explodiu no travessão. Com os goleiros sem trabalharem muito, nenhuma das equipes balançou a rede novamente.

Tempo de leitura: 2 minutos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um pedido de importação excepcional de vacinas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A aprovação ocorreu no último dia 31, mesmo dia que o pedido de importação foi protocolado pela Fiocruz.

A importação engloba dois milhões de doses da vacina Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca. A Fiocruz é a responsável por produzir a vacina desenvolvida pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford aqui no Brasil.

As doses importadas foram fabricadas pelo Serum Institute of India PVT, que é uma das empresas participantes do Covaxx Facility, o programa de aceleração e alocação global de recursos contra o novo coronavírus co-liderada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Como se trata de uma importação de vacina que ainda não foi aprovada no país, a entrada no país deve seguir algumas condições, estabelecidas pela Anvisa.

Leia Mais

Incêndio atinge Vigilância Epidemiológica
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um incêndio atingiu o Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Itabuna, na Avenida Manoel Chaves, no bairro São Caetano, na tarde de domingo (3). A ação rápida do 4º Grupamento de Bombeiros, acionado por funcionários, evitou danos materiais graves. Não houve feridos.

O incidente teria sido causado por vazamento na mangueira conectada ao botijão de gás liquefeito de petróleo (GLP), no instante em que os funcionários do Departamento teriam acionado o fogão por volta do meio-dia e meia. Os funcionários estão bem. Ninguém se queimou ou se feriu.

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, agradece aos soldados do 4º GBM pela pronta ação, ao tempo em que informa à população que na segunda-feira (4), pretende restabelecer o fluxo de informações sobre a Covid-19, com a emissão de Boletins diários. No momento recomenda às pessoas evitar aglomeração, uso de máscaras e de álcool gel a 70%.

Especialistas alertam para perigo na época de pandemia
Tempo de leitura: 3 minutos

A sobrecarga de trabalho e o esgotamento devido a essa sobrecarga, que pode desencadear a Síndrome de Burnout, estão chamando a atenção de médicos. Eles indicam a necessidade de maior atenção para os sintomas durante o período de tensão e fadiga provocado pela pandemia de covid-19, que trouxe a necessidade de manter o isolamento social pelo máximo de tempo possível.

Burnout é um transtorno psíquico de caráter depressivo, com sintomas parecidos com os do estresse, da ansiedade e da síndrome do pânico, mas no qual o especialista percebe a associação com a vida profissional da pessoa.

A síndrome, que foi incluída na Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2019, em uma lista que entrará em vigor em 2022, se não tratada pode evoluir para doenças físicas, como doença coronariana, hipertensão, problemas gastrointestinais, depressão profunda e alcoolismo.

Uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que analisou o impacto da pandemia e do isolamento social na saúde mental de trabalhadores essenciais, mostrou que sintomas de ansiedade e depressão afetam 47,3% desses trabalhadores durante a pandemia, no Brasil e na Espanha.

Mais da metade dos trabalhadores (e 27,4% do total de entrevistados) sofre de ansiedade e depressão ao mesmo tempo. Além disso, 44,3% têm abusado de bebidas alcoólicas; 42,9% sofreram mudanças nos hábitos de sono; e 30,9% foram diagnosticados ou se tratou de doenças mentais no ano anterior. Leia mais.

Leia Mais

Servidores públicos são suspeitos de fraude em Ibicaraí
Tempo de leitura: < 1 minuto

Pelo menos dois servidores públicos no sul da Bahia estão entre 1.600 suspeitos de se candidatar ao cargo de vereador, nas últimas eleições municipais, apenas para conseguirem licença. Eles não obtiveram nem os próprios votos e podem ter concorrido para gozar de descanso remunerado durante o período eleitoral, segundo o UOL.

De acordo com o Portal UOL, os dois funcionários municipais em Ibicaraí que podem ter recorrido à esperteza são a professora Sandy de Jesus Silveira Matos, de 42 anos, e o agente administrativo Fabrício Oliveira Costa, de 43 anos. Eles concorreram pelo PSDB e receberam pelo menos R$ 1 mil por mês da prefeitura enquanto estiveram licenciados de seus cargos.

Segundo a reportagem, a professora Sandy também foi candidata a vereadora em 2012 e 2016. Na primeira vez, ela estava no antigo PMDB (hoje MDB), investiu R$ 20 na campanha e obteve um único voto. Quatro anos depois, a professora candidatou-se pelo PTN e não gastou um único centavo. Ela obteve dois votos.

NÃO RETORNARAM O CONTATO

Fabrício Oliveira é outro que acumula candidaturas fracassadas nas urnas, usando nomes distintos. Em 2012, na tentativa pelo PTC, “Fabrício” teve o pedido indeferido. Em 2016, “Bricete” saiu pelo PPS e conseguiu um voto. Na última eleição Fabrício foi “Fabricete”.

O UOL tentou contato com Sandy e Fabrício, via PSDB e Prefeitura de Ibicaraí. O partido informou que avisaria aos servidores sobre a reportagem a respeito de suas candidaturas e que os dois entrariam em contato, se assim desejassem. Não entraram. O PIMENTA também tem espaço aberto para as explicações dos dois servidores. Leia a reportagem completa no UOL.

Vitória recebe o Operário neste domingo em Salvador
Tempo de leitura: < 1 minuto

Tentando se manter na Série B do Campeonato Brasileiro, o Vitória joga contra o Operário pela 32ª rodada. A partida será às 18h15min, no Estádio do Barradão, em Salvador, e o time baiano precisa de uma vitória para afastar, provisoriamente, a ameaça da Série C.

O Vitória tem 36 pontos, uma mais que o Náutico, que abre a zona de rebaixamento. O time pernambucano enfrenta o Confiança, em Sergipe, na segunda-feira (4), às 20h. Já o Operário, adversário do Vitória neste domingo, está na 12ª colocação, com 41 pontos.

Jovem foi morto neste sábado em Ilhéus
Tempo de leitura: < 1 minuto

A polícia tenta identificar os homens que assassinaram um jovem, no final da tarde deste sábado (2), em um bar, no Banco da Vitória, em Ilhéus. A vítima Caio Santos da Costa, de 20 anos, foi morta com vários tiros por volta das 17h30min.

Morador do Banco da Vitória, Caio foi atingido com, pelo menos, três tiros. Ele estaria armado com um revólver. Ainda não há informações se o rapaz era envolvido com facções criminosas. Esse foi o primeiro assassinato registrado em Ilhéus neste ano.

A vacinação contra a Covid-19 já começou no Chile
Tempo de leitura: < 1 minuto

Mais de 40 países já começaram a vacinação da população contra a Covid-19. O Reino Unido foi o primeiro país a usar a vacina da Pfizer/BioNTech, seguido de Estados Unidos, Canadá, Arábia Saudita, Israel e os 27 países da União Europeia. Na América do Sul, países como Argentina e Chile já começaram a imunizar seus habitantes contra a doença.

Em todo o mundo, mais de 12 milhões de doses já foram aplicadas: a China já administrou mais de 4,5 milhões de doses, seguida pelos EUA, com 4,2 milhões. Embora lidera a quantidade de pessoas imunizadas, muita gente no Brasil acredita que os chineses não estão usando a sua própria vacina. São as fakes influenciado uma parcela dos brasaleiros.

A Rússia usa a vacina Sputnik V, do Instituto Gamaleya, para imunização em massa. O governo disse que mais de 200 mil pessoas foram vacinadas. A China usa doses das candidatas da Sinovac e Sinopharm (as duas são fabricadas no país). Com informações do G1.

Em desvantagem, Bahia enfrenta o Vasco no Rio
Tempo de leitura: < 1 minuto

Bahia e Vasco fazem uma temporada muito ruim com suas equipes principais, mas estão bem na categoria sub-20. Os garotos dos dois times decidem, na noite deste domingo (3), o título da Copa do Brasil de 20 na categoria. A grande decisão será no Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro.

O Vasco joga pelo empate para conquistar o título inédito. O time de São Januário tem a vantagem porque venceu a partida de ida, no Estádio de Pituaçu, em Salvador, por 2 a 1, na semana passada. Neste domingo, a bola rola às 19h e o confronto tem transmissão ao vivo da Band e do SporTV.

Vasco e Bahia buscam um título inédito na Copa do Brasil Sub-20. O São Paulo é o maior campeão da competição, com três conquistas (2015, 2016 e 2018). Atlético-MG, Vitória, Santos, Palmeiras e Internacional são os outros campeões do torneio, iniciado em 2012.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Bahia registrou, nas últimas 24 horas, 602 casos de novo coronavírus. Com isso, subiu para 495.286 o número de casos confirmados de Covid-19 desde o início da pandemia. Desse total, 481.009 são considerados recuperados, 5.090 encontram-se ativos.

Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (22,49%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Ibirataia (10.344,83), Muniz Ferreira (8.447,86), Conceição do Coité (8.433,42), Jucuruçu (8.152,53), Pintadas (8.019,55).

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 885.886 casos descartados e 122.565 em investigação. Na Bahia, 36.761 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui.

O boletim epidemiológico de hoje traz 28 óbitos que ocorreram na Bahia em diferentes datas. O número total de óbitos por Covid-19 no estado desde o início da pandemia é de 9.187, representando uma letalidade de 1,85%.

Papa diz que o mundo precisa de vacina para o coração
Tempo de leitura: 2 minutos

O Papa Francisco disse que 2021 será “um bom ano” se as pessoas cuidarem umas das outras e salientou que, além de uma vacina contra o coronavírus, o mundo precisa de uma “vacina para o coração”.

“Não é bom conhecer muitas pessoas e muitas coisas se não tomarmos conta delas. Este ano, enquanto esperamos pela recuperação e novos tratamentos, não negligenciemos os cuidados. Porque, além da vacina para o corpo, precisamos da vacina para o coração, que é o cuidado. Será um bom ano se cuidarmos dos outros”, afirmou.

As palavras do Papa foram lidas, ontem, numa homilia pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, durante a Missa de Ano Novo, dedicada à “solenidade de Maria Santíssima Mãe de Deus”, que foi celebrada hoje no Vaticano.

DOR IMPEDIU PAPA DE CELEBRAR MISSA

O Papa Francisco foi impedido de presidir a esta missa e também às vésperas de 31 de dezembro de 2020, por causa de uma dor ciática, segundo o porta-voz da Santa Sé, Matteo Bruni.

Jorge Bergoglio deixou, no entanto, a homilia escrita para que o Cardeal Parolin pudesse ler as suas palavras aos poucos participantes e meios de comunicação social que puderam estar na Basílica de São Pedro, no Vaticano, devido às medidas preventivas para evitar a propagação do coronavírus.

O Papa enfatizou três palavras – bênção, nascimento e encontro – , e salientou o papel da Virgem Maria, neste dia em que a Igreja Católica também celebra o 54.º Dia Mundial da Paz, este ano sob o lema “A cultura do cuidado como caminho para a paz”.

“Não estamos no mundo para morrer, mas para gerar vida”, disse o Papa, acrescentando: “O primeiro passo para dar vida ao que nos rodeia é amá-la dentro de nós próprios.

Leia Mais

Chef de cozinha morreu eletrocutado em Trancoso
Tempo de leitura: < 1 minuto

O chef de cozinha Robson Santos da Silva, de 31 anos, foi sepultado neste sábado (2), no distrito de Trancoso, em Porto Seguro, no extremo sul da Bahia. Ele morreu eletrocutado, na cozinha do restaurante da Pousada El Gordo, onde trabalhava, em Trancoso, na noite de sexta-feira.

Uma máquina de gelo teria provocado uma descarga elétrica. Robson Santos chegou a ser levado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Trancoso, mas não resistiu. O chef trabalhava no estabelecimento há 10 anos. A polícia investiga o que causou o acidente.

De acordo com a polícia, o chef de cozinha recebeu a descarga elétrica e, logo depois, houve uma explosão e um princípio de incêndio na cozinha do estabelecimento. Outros funcionários da pousada também teriam sido atingidos, mas estariam fora de perigo.

Morador de Itabuna está desaparecido desde quarta-feira (30).
Tempo de leitura: < 1 minuto

Raimundo Tadeu Silva, de 63 anos, morador de Itabuna, está desaparecido desde o última quarta-feira (30), após sair de casa com destino ao município Ipiaú,  também no sul da Bahia. O homem  estava sendo esperado naquela cidade ajudaria um irmão dele em um serviço.

O último contato Raimundo Tadeu com os familiares ocorreu por volta das 15 daquele dia. “Ele entrou em contato com o irmão dele informando que o ônibus estava cheio e teve uma confusão. Logo após isso perdemos o contato, o celular está fora de área. Já registramos queixa, já fomos em todos hospitais da região e nenhum sinal”, relata um dos familiares.

Os familiares informam que Raimundo Tadeu sofre com o vício da bebida alcóolica. Quem tiver informações sobre o paradeiro dele pode entrar em contato com a família pelos telefones/whatsapp: (73)98802-1682/ (73) 98866-7432 ou (22) 98852-3220. As informações são do Giro Ipiaú.