A presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade, comemorou a aprovação, no Reino Unido, da vacina desenvolvida pela farmacêutica Astrazeneca e Universidade de Oxford. Devido a um acordo de transferência de tecnologia, a Fiocruz vai produzir o imunizante no Brasil e prevê concluir o envio de documentos sobre a vacina para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) até 15 de janeiro.
“Estamos todos com a esperança reanimada, digamos assim, com a notícia do registro da vacina da Astrazeneca, que será, no Brasil, uma vacina Astrazeneca/Oxford/Fiocruz”, disse Nísia Trindade.
“É um dia histórico, porque é mais um elemento de esperança diante de uma situação de tanto sofrimento. Uma esperança que vem da ciência e de uma visão de saúde pública, porque essa vacina é não só eficaz, não é só de alta qualidade, mas também é uma vacina adequada para países de população do tamanho do nosso país, com as suas diferenças regionais e sociais. É uma vacina adequada para o nosso Sistema Único de Saúde”, acrescentou.
A Fiocruz prevê produzir 100 milhões de doses da vacina a partir de ingrediente farmacêutico ativo (IFA) importado no primeiro semestre do ano que vem. No segundo semestre, mais 110 milhões de doses devem ser produzidas inteiramente no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), vinculado à fundação.
A produção deve começar antes mesmo da concessão do registro da vacina no Brasil, para que já haja doses disponíveis quando a aplicação for liberada. Documentos referentes ao desenvolvimento da vacina já vem sendo analisados em bloco pela Anvisa desde outubro, e o último bloco de informações deve ser enviado à agência no mês que vem. Em seguida, a Fiocruz espera entregar o primeiro 1 milhão de doses ao Ministério da Saúde antes de 8 de fevereiro.
Dois suspeitos de fazer parte de uma organização criminosa morreram em um confronto com equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Cacaueira e da 61ª (CIPM/Ubaitaba), no sul sul da Bahia, na manhã desta quarta-feira (30). Naturais de Gongogi e Ipiaú, os acusados eram conhecidos como Diego e Júnior. O confronto ocorreu no bairro Relíquia, em Ubatã.
A polícia informou que com o criminosos foram encontrados uma pistola calibre 380, uma espingarda calibre 12, 70 buchas e um tablete de maconha, uma quantidade de cocaína, duas balanças, oito cartuchos, um carregador e R$ 165. A dupla atingida durante confronto chegou a ser encaminhada para o Hospital Municipal de Ubatã, mas não resistiu aos ferimentos.
“Eles pertenciam a uma organização criminosa e disputavam ponto de tráfico. Também recebemos informações de que estavam ameaçando moradores na localidade”, relatou o subcomandante da Cipe Cacaueira, capitão Antônio Carlos dos Santos Silva Júnior.
O uso de redinhas de flanela nas incubadoras da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal tem sido fundamental para o desenvolvimento motor e sensorial, estabilização da respiração, ganho de peso mais rápido e melhoria no sistema neurológico dos prematuros no Hospital Manoel Novaes. Os bebês passam algumas horas do dia nas redes da unidade.
A diretora técnica do HMN, Fabiane Chávez, explica que o uso das redes contribui para que os bebês prematuros respondam mais rápido ao tratamento. “Gera a sensação de mais conforto. Muitos se sentem como se estivessem na barriga da mãe. A rede também evita a lesão por pressão. O processo contribui ainda para melhorar o desenvolvimento cerebral”, explica a médica pediatra.
A médica pediatra reforça que as redinhas simulam um ambiente mais próximo do encontrado dentro do útero materno. “Como são estimulados a se movimentarem, os bebês conseguem melhorar, por exemplo, o funcionamento dos pulmões. As redes contribuem para a estabilização da frequência de batimentos cardíacos”.
CRIANÇAS MAIS CALMAS
A fisioterapeuta Virgínia Madalena afirma que, como as crianças ficam mais calmas, choram menos, acabam ganhando peso mais rápido. “É impressionante como ocorre a evolução já nos primeiros dias em que recorremos ao uso das redinhas. A técnica ajuda acelerar a alta médica das nossas crianças”, conta.
Mas nem todos os bebês prematuros podem fazer uso da redinha de flanela. A fisioterapeuta Mirelle Antunes esclarece que, para ser colocada na rede, a criança precisa apresentar estabilidade no quadro respiratório e esteja respirando sozinho. “É um processo que gera muitos benefícios para os bebês, mas que exige uma mobilização e participação de toda a equipe da nossa UTI. Esse processo de humanização implantado pelo hospital tem gerado excelentes resultados” conclui.
A água deve ficar sempre disponível, mas a alimentação deve ser retirada horas antes da queima de fogos, para que não haja complicações como torção gástrica e vômitos.

É importante que os animais estejam identificados, se possível com coleiras com o nome e telefone do proprietário, para que, no caso de fuga, ele seja identificado e devolvido aos proprietários;
Se o proprietário for sair e precisar deixar o animal sozinho, é muito importante que o animal fique dentro da casa, em um compartimento com o cheiro do dono, um lugar onde ele possa se esconder, com as janelas e portas fechadas, luz ligada e, se possível, deixar alguns brinquedos e objetos que os animais gostem. É importante retirar objetos que possam ser derrubados no ambiente em que ele ficará, principalmente os objetos cortantes e de vidro;
Caso o dono fique em casa, ele pode também ficar próximo do animal e tentar chamar a atenção pra algo que seja bom ao animal, como um petisco ou brinquedo que goste, é importante que não se demonstre medo para o animal. O proprietário também pode fazer o que foi dito no caso de o animal ficar sozinho em casa;
A água deve ficar sempre disponível, mas a alimentação deve ser retirada horas antes da queima de fogos, para que não haja complicações como torção gástrica e vômitos;
Não deixar o animal preso em coleiras, pois dependendo da reação do animal, ele pode se machucar ou até mesmo se enforcar.
A técnica da amarração em tecido, muito difundida atualmente, pode funcionar, pois faz com que o animal se sinta abraçado. Mas é necessário executar a amarração com cautela, sempre com um pano macio e maleável, que o animal consiga se movimentar sem problemas.
É importante não deixar nenhuma ponta do pano pendurada para que não tenha a possibilidade de alguém ou o próprio animal pisar ou se prender em algo. Há vários tutoriais e cartazes na Internet que explicam como a amarração é feita, por onde deve passar e tudo mais. Lembrando que a técnica pode ajudar a amenizar o medo do animal, mas não vai fazer desaparecer esse medo.
Hannah Thame é médica veterinária e mestre em Ciência Animal com ênfase em Sanidade Animal pela Uesc e diretora do Centro de Especialidades Veterinárias em Vitória da Conquista.
O prefeito de Canavieiras, Clóvis Almeida, publicou decreto proibindo a entrada, neste final de ano, de veículos de transporte de turistas que não tenham comprovantes de permanência na cidade do sul da Bahia. A Secretaria de Saúde do Município informou que a medida visa evitar a disseminação do novo coronavírus.
De acordo com Decreto 196/2020 publicado, na edição de terça-feira (29) do Diário Oficial do Município, só poderão entrar na cidade os turistas que apresentarem comprovantes de reservas em hotéis, pousadas ou casas alugadas. As vans, ônibus, lotação e carros de passeio com turistas não terão acesso permitido para passar o dia nas praias.
Canavieiras tem 1.120 casos confirmados de novo coronavírus, com 32 mortes confirmadas e quatro sendo investigadas. Há ainda 127 ativos, 11 pessoas internadas, 21 esperando o resultado de exame e 961 curados.
O 8° Batalhão da Polícia Militar encerrou mais um evento irregular, em Trancoso, distrito de Porto Seguro, na Bahia. A festa acontecia em um imóvel de luxo, na noite desta terça-feira (29), com a participação de cerca de 700 pessoas.
De acordo com informações, o imóvel pertence à cantora Elba Ramalho, que diz ter alugado a casa e não saber que lá seria promovido evento. No último sábado (26), outra aglomeração foi finalizada, também em uma casa de alto padrão, na mesma localidade.
Dessa vez, uma denúncia anônima levou as guarnições até o local. O evento, que segundo apuração inicial teve ingresso comercializado através de redes sociais, foi encerrado e o público dispersado.
O responsável pela festa ilegal foi identificado e será apresentado na Delegacia Territorial (DT) de Porto Seguro.
O número de casos de novo coronavírus disparou em Itabuna. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nas últimas 24 horas, os testes de 126 pessoas deram postivo para a Covid-19. O número total de infectados no município do sul da Bahia passou de 16.106, na segunda-feira (28), para 16.232 na terça-feira. Desde o início da pandemia, são 361 óbitos causados pela doença.
Itabuna tem 36 pacientes internados, sendo que 23 em estado mais grave, em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Outros 13 estão em leitos clínicos (enfermaria), conforme boletim epidemiológico da SMS. Na noite de ontem, o município tinha disponível seis leitos de UTI e 13 clínicos. O número de casos ativos da Covid-19 no município passou de 819, na segunda, para 910 ontem.
O prefeito eleito de Itabuna, Augusto Castro, anuncia oficialmente nesta quinta-feira (31), às 9h30min, no Teatro Candinha Doria, no Loteamento Nossa Senhora das Graças, o quadro de secretários municipais e de dirigentes de autarquias, fundações e da Emasa para a sua gestão, que se inicia dia 1º de janeiro de 2021.
Por medidas de restrição sanitária por conta do Covid-19, o acesso à coletiva e ao microfone serão restritos. Por isso, a assessoria do prefeito eleito pediu aos jornalistas, radialistas e blogueiros que, ao confirmar presença, antecipasse sua pergunta até o meio-dia desta quarta-feira, colocando: nome do veículo/repórter/jornalista. A medida soou estranha a vários profissionais de imprensa, já que a coletiva será acompanhada no próprio teatro pelos repórteres.
Para facilitar a cobertura e o acompanhamento por qualquer cidadão, a coletiva de imprensa será transmitida ao vivo pelo canal do youtube e pelas redes sociais do prefeito Augusto Castro.
A vacinação contra a covid-19 pode começar no dia 20 de janeiro, segundo o Ministério da Saúde. Se não for possível, em um cenário “médio”, a imunização poderia ter início entre esta data e 10 de fevereiro. Em um cenário menos favorável, a vacinação no Brasil poderá ocorrer a partir de 10 de fevereiro.
A projeção foi apresentada pelo secretário executivo da pasta, Élcio Franco, em entrevista coletiva, na terça-feira (29) na sede do órgão, em Brasília. Franco destacou que o melhor cenário depende de uma conjunção de aspectos, especialmente dos laboratórios com vacinas em desenvolvimento cumprirem os requisitos de registro, seja emergencial ou definitivo.
“Isso [a vacinação no dia 20 de janeiro] vai depender de uma série de fatores, inclusive de logística, e dos laboratórios estarem em dia com o seu processo de submissão contínua e do processo de registro com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Não depende de nós, depende do laboratório cumprir com a sua parte”, declarou.
Países como Estados Unidos, Reino Unido e nações da União Europeia já iniciaram planos de imunização contra a covid-19. Na América do Sul, a Argentina começou a aplicar um imunizante contra a doença em públicos prioritários.
Uma das opções cogitadas pelo Ministério da Saúde para a imunização da população brasileira é a vacina desenvolvida pela Pfizer – já autorizada nos Estados Unidos e na Europa. Mas até agora a empresa não deu entrada no pedido de autorização emergencial.
REUNIÃO COM ANVISA
Na segunda-feira, a farmacêutica divulgou nota na qual afirmou que participou de reunião com a Anvisa no dia 14 de dezembro para “esclarecer dúvidas sobre o processo de submissão para uso emergencial” e que a solicitação não ocorreu até agora porque as “condições estabelecidas pela agência requerem análises específica para o Brasil, o que leva mais tempo de preparação.”
Itabuna perdeu, nesta terça-feira (29), uma das educadoras mais respeitadas e admiradas no sul da Bahia. A professora Agenilda Palmeira, chamada carinhosamente de Tia Agenilda, estava entubada no Centro de Terapia Intensiva do Hospital Calixto Midlej Filho, onde foi internada na semana passada com quadro de pneumonia (pulmão direito) e atelectasia (colapso no órgão esquerdo).
O falecimento da educadora Agenilda Palmeira foi confirmado, nas redes sociais, pela filha dela, Nil Palmeira. “Hoje, 29 de dezembro de 2020, foi o dia que DEUS escolheu para levar para si, nossa amada Mãe, Avó, Irmã, Amiga, Tia Agenilda Palmeira e serva valorosa do Senhor Jesus!”, relatou.
“Somos gratos a Deus por todos os anos que desfrutamos do seu amor, carinho, sabedoria, ensinamentos e pelo lindo legado que deixou”, disse a filha Nil. O culto memorial será às 10h no SAF, no Centro Comercial, e terá transmissão pelo canal da Igreja Batista Teosópolis, no YouTube.
ENORME CORAÇÃO
A professora Agenilda Palmeira não era conhecida só pelo conhecimento que transmitiu, durante muitos anos, para estudantes que acabaram ingressando em universidades em diferentes regiões do país e para centenas de aprovados em concursos públicos, mas também pela generosidade. Era dona de um enorme coração.
Era proprietária de um cursinho, no bairro Santo Antônio, por onde passaram pessoas que se tornaram juízes, advogados, pesquisadores, professores, jornalistas, dentre tantos outros profissionais. Muitos, de famílias pobres, não desembolsaram um único centavo pelas aulas.
A Prefeitura de Uruçuca intensificou as ações de conscientização sobre a importância da segurança e prevenção da Covid-19. Com a chegada do verão, é necessários que os cuidados sejam redobrados e a fiscalização seja mais forte.
Em todo o Brasil é possível se observar que muita gente está se descuidando e levando a vida como se a Covid-19 não existisse mais. Com isso, a situação está se agravando novamente.
Mas em Uruçuca a campanha do “se puder ficar em casa, fique” prossegue, mas, para quem curtir uma praia, a Prefeitura emitiu uma série de recomendações, através de cards, placas e vídeos institucionais orientando como manter o distanciamento entre as mesas em bares e restaurantes, usar álcool gel e lavar frequentemente as mãos, usar máscara e evitar aglomerações.
Segundo o prefeito Moacyr Leite Júnior, não adianta fortalecer o turismo sem se preocupar com a saúde das pessoas. “Continuaremos firmes com o nosso propósito de fazer de tudo para conter um novo avanço dessa doença que já tirou a vida de muitos dos nossos munícipes, contamos com a colaboração de todos.”, disse o prefeito.”
O comandante de um navio, que chegou ao sul da Bahia no último dia 23, testou positivo para o novo coronavírus. A embarcação partiu da Rússia, foi carregada no Brasil, e seguiria para Portugal. O homem apresenta sintomas leves da doença. Ele e outras 18 pessoas estão cumprindo isolamento, no interior da embarcação, em alto mar.
Os tripulantes do navio não tiveram os nomes divulgados pela Vigilância Epidemiológica de Ilhéus. A embarcação está carregada com uma carga de eucalipto, que teria sido vendida pela empresa brasileira Norflor Empreendimentos Agrícolas, que tem sede em Montes Claros (MG). O comprador foi uma fábrica portuguesa.
A desembargadora Cinthya Maria Pina Resende, do Tribunal de Justiça da Bahia, suspendeu a eficácia da decisão do juiz plantonista da Comarca de Porto Seguro, Rogério Barbosa, que autorizou da realização de eventos festivos de fim de ano no município do extremo-sul do estado. A desembargadora atendeu a um pedido da Procuradoria Geral do Estado.
“O perigo da demora de uma decisão judicial é latente, considerando o notório volume de eventos programados e as notícias veiculadas nos meios de comunicação nacional e na rede mundial de computadores, da circulação de pessoas e desembarque de passageiros ao Município de Porto Seguro” observa a magistrada, acrescentando os riscos do perigo da aceleração do processo de contaminação da Covid-19.
Ainda de acordo com a desembargadora, a decisão contestada pela PGE, subjuga a decisão emanada do Tribunal de Justiça da Bahia, detentor da atribuição para conhecer e julgar demandas envolvendo municípios do Estado e o Estado da Bahia, na medida em que determina, por decisão judicial, o suprimento da autorização municipal para realização de eventos.
A desembargadora determina a comunicação acerca da necessidade de efetivo Policial Militar para tornar viável a realização dos eventos pelos quais o Tribunal fundamentadamente deliberou pela proibição, em clara burla a usurpação de competência constitucional do TJ-BA, a quem compete apreciar tal matéria.
Para a Procuradoria Geral do Estado, a liberação de tais eventos pelo juiz plantonista da Comarca de Porto Seguro configura usurpação de competência do TJ-BA, “considerando que qualquer medida impositiva do cumprimento de um dever ao município de Porto Seguro só pode ser outorgada pelo TJ-BA, juiz natural nos termos da Constituição do Estado da Bahia para processar demandas entre o Estado da Bahia e seus Municípios”.
A Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA) publicou, nesta terça-feira (29), edital para seleção de estagiários de nível superior com formação em Direito. O processo visa preencher 51 vagas abertas e para constituir cadastro reserva em diversas cidades do estado.
Com a supervisão da Escola Superior da Defensoria (ESDEP), a seleção será executada pela Associação Instituto Consultec de Educação e Pesquisas. As inscrições pela internet, no site nwww.aietec.com.br, podem ser feitas até o dia 24 de janeiro de 2021.
Para participar do exame, os e as candidatas devem estar matriculados regularmente em curso de graduação de Direito cursando do quinto ao nono semestre, além de não desempenharem exercício de cargo público acumulado com estágio acadêmico no âmbito da administração pública e não terem registro de antecedentes criminais com mudança do estado penal. Faça aqui a sua inscrição. Consulte o edital em leia mais.
Nas últimas 24 horas, foram registrados 3.206 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,7%) e 3.134 recuperados (+0,7%) no estado, segundo a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab).
Dos 487.691 casos confirmados desde o início da pandemia, 472.868 já são considerados recuperados. O total de casos ativos (pessoas doentes) subiu, hoje (29), para 5.751 encontram-se ativos.
Os casos confirmados ocorreram em todos os municípios baianos, com maior proporção em Salvador (22,59%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Ibirataia (10.272,99), Muniz Ferreira (8.407,44), Conceição do Coité (8.291,30), Pintadas (8.000,38) e Jucuruçu (7.900,50).
O boletim epidemiológico contabiliza ainda 879.989 casos descartados e 122.973 em investigação até as 17 horas desta terça-feira (29). Na Bahia, 36.346 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.
ÓBITOS
O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 31 óbitos. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 9.072, representando uma letalidade de 1,86%. Dentre os óbitos, 56,58% ocorreram no sexo masculino e 43,42% no sexo feminino























