O ex-secretário de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente de Jequié Carlos André dos Santos e o ex-diretor de Meio Ambiente Cauan Peixoto Sampaio foram denunciados, em três ações civis, pelo Ministério Público Estadual (MP-BA). Os dois são acusados de improbidade administrativa.
De acordo com o promotor de Justiça Rafael Matias, os então agentes públicos, no período de 2013 a 2017, dispensaram licenciamentos de forma irregular e emitiram autorizações ambientais ilícitas para instalação de empreendimentos imobiliários e postos de combustíveis em áreas de proteção ambiental (APA) e permanente (APP).
Em duas ações ajuizadas nesta quinta-feira (26) e ontem (25), Carlos dos Santos e Cauan Sampaio são acusados de autorizar ilegalmente supressão de vegetação em APP em favor do empreendimento chamado Loteamento Mundo Verde, e de emitirem irregularmente dispensa de licença e autorização ambiental em benefício do Residencial Moradas do Valle, instalado em uma APA, onde a lei veda esse tipo de empreendimento.
Os dois também são alvo de uma terceira ação, ajuizada em julho deste ano, na qual são acusados de emitirem licenças ambientais fraudulentas para instalação de “diversos postos de combustíveis pela cidade de Jequié”. Segundo a ação, foram emitidas 33 licenças ambientais simplificadas para instalação de postos em desconformidade com a legislação ambiental.
Operação conjunta das polícias Rodoviária Federal (PRF) e Civil, na manhã desta quinta-feira (26), resultou na apreensão de 203 quilos de maconha no bairro João Soares, em Itabuna. A droga em tablete estava em quatro caixas de papelão escondidas no interior de um veículo Fiat Siena, estacionado numa rua do bairro. A polícia informou que monitorava o motorista do carro desde a noite de ontem (25).
A polícia recebeu informações de que a droga era transportada para Itabuna e tentou prender o motorista do carro na entrada da cidade, mas ele conseguiu escapar. Com já possuía os dados do veículo, os policiais conseguiram chegar ao endereço do seu proprietário. Parte da droga foi encontrada no banco traseiro e o restante no porta-malas.
De acordo com a Polícia Civil, a maconha foi transportada de Salvador e seria distribuída no sul da Bahia. O motorista, que não teve o nome divulgado, conseguiu fugir, segundo o delegado regional da Polícia Civil, André Aragão. A companheira do fugitivo foi conduzida para o Complexo Policial de Itabuna e liberada em seguida já que, segundo o delegado regional, ela não possui ligações com o tráfico de drogas.
Com a finalização dos serviços de sinalização horizontal e vertical, a Secretaria Estadual de Infraestrutura, concluiu as obras de requalificação dos 7,2 quilômetros do semianel rodoviário de Itabuna, que recebeu uma nova pavimentação asfáltica. A obra teve investimento de R$ 7 milhões do governo baiano. O recapeamento asfáltico é o primeiro desde que o semianel foi inaugurado, na década de 90.
O semianel rodoviário interliga as BRs 101 e BR 415, no trecho Ilhéus-Itabuna, e também atende moradores de bairros populosos de Itabuna, a exemplo da Califórnia, Nova Califórnia e Fátima, além de grandes conjuntos habitacionais do Minha Casa Minha Vida – Jardim América e Pedro Fontes I e II.
Ilhéus, Itacaré e Canavieiras, acessíveis através do semianel rodoviário, estão entre os principais destinos procurados pelos turistas durante o verão. “Essa é uma região em crescimento e, além da ponte do Pontal, que entregamos em julho, e os acessos às praias de Itacaré, estamos realizando a duplicação da BA-001, do Hotel Opaba ao entroncamento da BR-251, e, em breve teremos o Porto Sul concluído. Essas obras que vão ampliar o corredor logístico do estado”, ressalta o secretário de Infraestrutura do estado, Marcus Cavalcanti.
Túlio e os cortes de picanha maturada afanados em supermercado
Um homem de 35 anos foi preso, na quarta (25), em Eunápolis, no extremo-sul baiano, ao furtar três peças de picanha em um supermercado. O furto ocorreu na Avenida Santos Dumont.
Segundo relata o Radar64, Túlio Fernandes dos Santos, tentava levar o produto para casa quando acabou preso. Ainda durante a abordagem, descobriu-se que o telefone celular era roubado.
À Polícia, Túlio disse que reside em Porto Seguro e tinha ido visitar a namorada no município vizinho. E pretendia fazer um churrasco na casa da amada. A Guarda Municipal “melou” os planos de Túlio.
Os rodoviários da Viação São Miguel, a única que estava operando em Itabuna, cruzaram os braços nesta quinta-feira (26) para cobrar o pagamento do tíquete-alimentação. Os funcionários estão, neste momento, na garagem da São Miguel, no Loteamento Nossa Senhora das Graças, e só devem retornar ao trabalho após recebimento do tíquete.
A empresa deveria pagar o benefício até o último dia 20. Os rodoviários concederam mais prazo à empresa, vencido ontem (25), mas o valor não foi depositado. “Demos mais prazo para não dizer que somos inflexíveis, mas o acordo para o tíquete não foi cumprido”, disse ao PIMENTA o presidente do Sindicato dos Rodoviários de Itabuna, Arlensen Nascimento.
O sindicalista lembra que, pelo acordo com os rodoviários, a São Miguel pagaria o tíquete no dia 20 passado e o salário do período emergencial até o 5º dia útil de dezembro. “Estamos rodando a 18 dias sem o tíquete, sem nenhum recebimento”, observou Arlensen.
Aos rodoviários, a direção da São Miguel informou que iria até a Secretaria Municipal da Fazenda para tentar receber o pagamento de parte do valor do contrato emergencial do transporte coletivo e quitar o tíquete dos trabalhadores. Os trabalhadores só retornam após o pagamento.
CIDADE SEM ÔNIBUS
A São Miguel voltou a circular há quase 20 dias após acordo com a Prefeitura para operar o transporte emergencial. Itabuna ficou mais de oito meses sem ônibus. Com o sistema emergencial, a São Miguel voltou a operar com 10 e depois 30 ônibus. A Sorriso da Bahia alegou falta de condições operacionais e permanece sem circular.
A expectativa de vida ao nascer no Brasil em 2019 era de 76,6 anos, segundo dados da Tábua da Mortalidade, divulgados hoje (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A estimativa é 0,3 ano superior à de 2018, divulgada na pesquisa do ano passado (76,3 anos).
A Tábua da Mortalidade é divulgada anualmente pelo IBGE e usa como referência dados de 1º de julho do ano anterior.
O dado, que é uma média da expectativa de vida dos dois sexos, foi publicado na edição de hoje (26) do Diário Oficial da União. A divisão do dado, por sexo, será feita às 10h pelo IBGE.
Náutico e Vitória fizeram a última partida da 23ª rodada da Série B na noite desta quarta-feira (25). Em um duelo de equipes que brigam para fugir da parte de baixo da tabela, pernambucanos e baianos não conseguiram sair do 0 a 0.
No primeiro tempo, o jogo foi muito truncado e teve poucas chances de gols. O Vitória, aos 11 minutos, até ameaçou o gol do Náutico. Faltou muito pouco para centroavante Léo Ceará alcançar o cruzamento de Rafael Carioca. A melhor oportunidade do Timbu veio em chute de fora da área de Ruy. Só que o goleiro Ronaldo não teve problemas para defender.
Os últimos quarenta e cinco minutos foram um pouco mais agitados e com o predomínio dos donos da casa. Aos 13, Erick teve boa chance, com um chute em curva de fora da área. A bola passou raspando a trave direita do gol de Ronaldo. Aos 21, Hereda pegou um rebote e soltou uma bomba e Ronaldo precisou trabalhar mais uma vez.
Aos 29, novamente entrou em ação a dupla Erick, pelo Náutico, e Ronaldo, pelo Vitória. O atacante chutou de esquerda de longe e o goleiro evitou novamente o gol dos pernambucanos. Aos 42, foi a vez de o Vitória criar a melhor chance. Com muito perigo, Mateusinho chutou forte e a bola passou perto da trave.Leia Mais
O provedor da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI), Francisco Valdece Ferreira, segue entubado em um leito da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Calixto Midlej Filho. No início do mês, ele foi diagnosticado com o novo coronavírus.
Nesta quarta-feira (25), a Assessoria de Comunicação da SCMI divulgou boletim médico sobre o estado de saúde de Francisco Valdece, informando que o quadro de saúde dele é estável. De acordo com a nota, o provedor teve melhora na função renal.
A nota informava ainda que Valdece está internado na unidade de “cuidados intensivos”, com uso ventilação de mecânica e sob os cuidados da equipe multidisciplinar, sem previsão de alta hospitalar.
Na comissão de transição, há muito trabalho e orçamento apertado para 2021. A equipe vem se surpreendendo com o que tem encontrado.
Andreyver Lima
A ansiedade toma conta do meio político em Itabuna, seja pelas especulações em torno do secretariado do novo governo, seja pela disputa da Mesa da Câmara.
Para os novos vereadores, o sentimento de ‘mudança’ também chegou no legislativo e apostam no Pastor Francisco (Republicanos), vereador reeleito e nome do grupo à presidência da Mesa Diretora, conforme afirmou o novo eleito Sivaldo Reis (PL), em entrevista ao Jornal Interativa News.
Aos fatos, Pr. Francisco nega ter afirmado candidatura.
Do outro lado, tem o nome do atual presidente, Ricardo Xavier (Cidadania), que conta com apoio não oficial do prefeito eleito Augusto Castro (PSD) e vem ganhando força nos bastidores, além de ter apoio do vice-prefeito eleito Guinho (Cidadania).
Na comissão de transição, há muito trabalho e orçamento apertado para 2021. A equipe vem se surpreendendo com o que tem encontrado.
Mas a ansiedade do itabunense pode ser explicada, já que desde o fim das eleições a cidade não vê o atual prefeito.
Andreyver Lima é comentarista político no Interativa News 93,7FM e editor do site sejailimitado.com.br.
Subiu de 6.546 para 6.574 o número de casos de novo coronavírus em Jequié, no sudoeste da Bahia. Hoje, são 28 infectados a mais que ontem, conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A quantidade de casos ativos (pessoas que estão doentes) saltou de 157, ontem, para 181 nesta quarta-feira (25).
Dos infectados, 164 não resistiram à doença, 373 pessoas estão em quarentena e 6.226 curadas. Até o início da noite desta quarta-feira (25), Jequié tinha oito pacientes internados em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para adultos e 62 pessoas estão aguardando o resultado do exame.
Hoje, o município tem uma taxa de 62,06% de ocupação dos leitos nos hospitais Geral Prado Valadares e São Vicente, que têm unidades destinados aos pacientes em estado grave. São 18 pacientes internados em leitos de UTI, sendo que 10 moradores de Jequié.
Professores do ensino médio podem participar, na próxima sexta-feira (27), da palestra on-line “Como ter uma programação mental e potencializar a oratória em sala de aula”. A palestra será ministrada pelo jornalista e instrutor de Oratória Jefferson Beltrão. Para participar, basta se inscrever gratuitamente. Veja abaixo como se inscrever.
O evento faz parte do projeto Encontro Com Mestres, promovido pela Rede UniFTC. Por meio de eventos gratuitos, a faculdade vai movimentar conhecimento junto aos professores de ensino médio da Bahia e de Pernambuco.
“É um movimento louvável este de sair do universo da academia e chegar mais perto da comunidade”, celebra Jefferson, que é pós-graduado pela Rede UniFTC e também foi professor da casa no curso de Jornalismo. Faça a sua inscrição aqui.
De acordo com Jefferson Beltrão, todos somos oradores natos e podemos otimizar nossa comunicação investindo em três pilares principais: a comunicação não verbal, o conteúdo da fala e a nossa comunicação interna que é a programação mental.
“Muitas vezes, inconscientemente, a programação mental que a gente tem não é favorável ao exercício da oratória. É muito comum a gente observar que as pessoas têm dificuldades para se expressar em público e encantar esse público porque já tem um diálogo interno que não está ajudando”, explica Beltrão, que também é especialista em Programação Neurolinguística.
O prefeito reeleito de Uruçuca, Moacyr Leite Júnior (DEM), “preocupado com os altos índices da Covid-19, divulgados na imprensa, em toda a região, com impactos no Brasil e especificamente na Bahia”, determinou a proibição de eventos públicos e privados que provoquem aglomeração.
Segundo Moacyr, além do aumento dos casos confirmados, na região, leitos dos hospitais do sul da Bahia estão com altas taxas de ocupação. “Temos que continuar agindo de forma coerente e responsável, estamos tratando de vidas humanas”, justificou.
O boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mostra aumento na quantidade de casos ativos do novo coronavírus em Itabuna. O número de pessoas doentes (internadas ou se recuperando em domicílio) passou de 245, ontem, para 260 nesta quarta-feira (25). São 15 casos a mais nas últimas horas.
Itabuna registra 14.135 infectados desde o início da pandemia, em março, sendo que 13.534 estão recuperados da doença. O município acumula 341 mortes em decorrência do novo coronavírus. Hoje, 19 pacientes estão internados em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e outros 10 em enfermaria.
A Bahia superou os 373, mil recuperados da covid-19 nesta quarta (25) dos 390,9 mil infectados pela doença, mas o que preocupa é o número crescente de casos ativos, que chegou, oficialmente, a 8.815 hoje, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).
Somente nesta quarta, foram 3.123 novos casos de covid-19, número superior ao de pessoas consideradas recuperadas hoje, 2.455. Dos 390.909 casos confirmados desde o início da pandemia, 373.929 já são considerados recuperados.
Os casos confirmados na Bahia ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (24,98%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes são Ibirataia (9.175,81), Aiquara (6.882,59), Itabuna (6.829,00), Madre de Deus (6.817,43), Almadina (6.734,99).
O boletim epidemiológico contabiliza ainda 790.624 casos descartados e 100.821 em investigação até as 17 horas desta quarta-feira (25). Na Bahia, 31.112 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.
ÓBITOS
O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 22 óbitos. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 8.165, representando uma letalidade de 2,09%. Dentre os óbitos, 56,36% ocorreram no sexo masculino e 43,64% no sexo feminino.
As obras iniciais do Porto Sul devem gerar até 1,6 mil empregos diretos e indiretos quando atingir o pico, de acordo com estimativas do governo baiano e da Bahia Mineração (Bamin). Nesta quarta (25), o governador Rui Costa e o presidente da Bamin, Eduardo Ledsham, visitaram o canteiro de obras do complexo portuário que deverá escoar a produção de grãos e minérios produzidos na Bahia e região Centro-Oeste do país.
A previsão é de que as obras desta fase, tocadas pela Bamin, sejam concluídas até abril de 2022. Elas, conforme o governo, representam o sistema viário interno e a ligação com a Ferrovia Oeste-Leste (Fiol). O cronograma das duas obras deverá ser executado em sincronia.
– Hoje é um marco para o início das obras. A ponte será a primeira edificação desse projeto e, a partir daqui, teremos todo o sistema viário que vai conectar o Porto Sul às diversas rodovias que dão acesso a essa região (BAs 262 e 001) – disse o governador Rui Costa.
O governador disse que esteve com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, para acompanhar o processo de leilão de licitação para a conclusão da Fiol. Segundo Rui, faltam 25% das obras a serem concluídas no trecho Ilhéus-Caetité. “Essa licitação trará sentido a esse grande projeto, materializando um sonho não só da região sul mas de todo o oeste e de todo o interior da Bahia. Significa a integração do estado, que trará mais oportunidades de emprego e renda para os baianos”.
O terminal portuário permitirá a ampliação do corredor logístico na Bahia, viabilizando também a atração de novos negócios para a região. O Porto Sul é um investimento realizado pelo Governo do Estado e pela Bahia Mineração (Bamin), que conta com recursos de R$ 2,5 bilhões.
Bamin e Estado garantem que o empreendimento já possui todas as licenças ambientais necessárias. “Essa primeira fase da obra, que vai durar 22 meses, vai suportar todo o crescimento desse complexo portuário, que vai ter capacidade para operar até 40 milhões de toneladas, por ano, não só de minérios, mas também de fertilizantes, grãos e outras cargas. Esse volume, com certeza, vai alavancar o desenvolvimento do estado”, disse o presidente da Bamin, Eduardo Ledsham.
Para Marcus Cavalcanti, secretário estadual de Infraestrutura, a obra trará crescimento para o estado. “Além disso, a obra vai gerar crescimento para o Centro-Oeste do Brasil, que terá um corredor de exportação bastante competitivo e moderno. A Fiol termina no Porto Sul. Então, é por aqui que serão escoadas as cargas transportadas pela ferrovia”, explicou.

























