Do Canal ESPN
Morreu nesta quarta-feira, aos 60 anos, a maior personalidade do esporte da Argentina e um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos, Diego Armando Maradona Franco.
O craque não resistiu a uma parada cardiorrespiratória sofrida em sua casa neste 25 de novembro. Várias ambulâncias foram ao local para tentar reanimá-lo, mas não foi possível.
O ex-jogador deixa órfãos oito filhos, além de um país inteiro e uma legião de fãs espalhados por todo o planeta, apaixonados pelo gênio controverso de um dos esportistas mais talentosos e autodestrutivos a competir em alto nível na História.
Dalma, 33, e Giannina, 31, são frutos de seu casamento com Claudia Villafañe, com quem ele viveu uma relação intermitente entre 1989 e 2003.
Na Itália, vivem Diego Júnior, 34, filho de Cristina Sinagra, concebido na época em que ele jogou pelo Napoli, e Jana Maradona, 24, de Valeria Sabalain.
Recentemente, ele teve Diego Fernando, atualmente com 7 anos, com Verónica Ojeda. Segundo a Justiça Cubana, Maradona tem ainda outros três filhos na ilha centro-americana, que ele morreu sem reconhecer.
Ídolo dos argentinos, dos torcedores de Boca Juniors e Napoli e de amantes de futebol em geral, Maradona despertou adoração a ponto de ter uma igreja fundada em seu nome em seu país.
A Igreja Maradoniana La Mano de Dios, em Rosário, tem entre seus mandamentos “declarar amor incondicional a Diego e ao futebol”.
D10s (Deus, em Espanhol, grafado com numerais que formam um 10), aliás, era um de seus muitos apelidos.
Seu talento exuberante fez surgir por todo mundo gerações de garotos batizados como Diego em sua homenagem, que hoje têm entre 30 e 40 anos.
Entre eles, está o autor deste obituário.
Maradona liderou a Argentina na conquista da Copa do Mundo de 1986, no México, sobre a Alemanha Ocidental. Disputou também as copas de 1982, na Espanha; 1990, na Itália; e 1994, nos EUA, onde foi flagrado no antidoping pelo uso de efedrina, um estimulante.
Investigadores da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas em Rodovias (Decarga) em Feira de Santana prenderam quatro homens com uma carga de 22 toneladas de charque avaliada em R$ 500 mil. A carga foi roubada no município de Correntina.
Em Valença, a polícia prendeu dois assaltantes ontem (24), após ter chegado a um comerciante de cestas básicas com parte da carga roubada, este também detido. Já no sábado (21), em Ubaitaba, um homem foi preso no momento em que iria realizar a entrega de 150 caixas com 30 quilos de carne cada em um mercado da cidade.
O material roubado e o veículo que fazia o transporte da carne no momento do assalto foram recuperados e entregues à transportadora. O titular da Decarga/Feira, delegado Gustavo Coutinho, vai solicitar à Justiça a prisão preventiva dos dois homens envolvidos diretamente no assalto.
Durante nova visita ao Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, a consultora Adriana de Carvalho Dias, da CGQ – Consultoria e Gestão da Qualidade, destacou avanços para Acreditação Hospitalar da unidade. Para a consultora, duas questões devem ser ressaltadas nesse processo, a restruturação do Núcleo Interno de Regulação (NIR) e a instalação do escritório da Qualidade.
De acordo com Adriana Dias, foi auditado o Almoxarifado e uma nova visita foi feita ao NIR, constatando as mudanças no setor e seu perfil de funcionamento. “Como resultados da reestruturação do Núcleo Interno de Regulação é que agora a gente vai ter indicadores, monitorando de forma efetiva a gestão de leitos e de alta hospitalar do paciente. Então, essa nova reestruturação do núcleo vai fortalecer ainda mais os processos relacionados a transferência interna e externa da instituição”, comentou.
Outro ponto importante citado pela consultora da CGQ foi a instalação do Escritório da Qualidade no HRCC para acompanhamento do processo de Acreditação Hospitalar. “Hoje, temos na composição desse escritório uma enfermeira e uma administradora, duas profissionais diferenciadas com muito conhecimento e expertise, inclusive no manual da ONA (Organização Nacional de Acreditação). Então, isso vai agregar bastante os processos também, facilitar a comunicação entre as áreas e o escritório da qualidade”, avaliou.
Adriana Dias ainda relatou que sua visita, realizada no período de 16 a 20 de novembro na unidade, foi bastante produtiva. “Conseguimos fazer duas reuniões, uma com o corpo clínico, onde nós estamos verificando o perfil epidemiológico da unidade junto com a prevalência e a gravidade, dessa forma criaremos protocolos assistenciais que vão ser monitorados. Percebemos essa interação e acordamos que todos os meses essas reuniões iriam acontecer, onde passamos todas as informações relacionadas a protocolo e indicadores de resultado”, disse.
A consultora ainda destacou a apresentação, por todos os gestores, dos acordos de serviços, segunda ferramenta de trabalhado, com todas as tratativas que são dadas através dos mapas de processos. “Todas as equipes do hospital já estão descrevendo seus Procedimentos Operacional Padrões (POPs) e Procedimentos Sistêmicos (PSs), onde envolvem duas ou mais áreas, essas rotinas estão sendo descritas para poder melhorar o os processos no HRCC”, concluiu.
O Shopping Jequitibá decidiu fazer Black Friday com duração de quatro dias. Segundo a direção do empreendimento, o que se busca é permitir que os clientes possam aproveitar os descontos oferecidos pelas lojas com mais comodidade e evitar aglomerações em tempos de pandemia.
A promoção do período de Black Friday do Jequitibá começará nesta quinta (26) e vai até domingo (29), no horário normal de funcionamento, de quinta à sábado das 10h às 22h. No último dia, domingo, será das 14h às 20h.
A exemplo do que acontece desde que o shopping foi reaberto, os lojistas estão sendo orientados sobre a quantidade de clientes que podem ser atendidos simultaneamente – o que varia de acordo com o tamanho da loja – e a necessidade de higienização permanente dos produtos.
As lojas participantes e as promoções podem ser conferidas nas redes sociais do shopping e no APP do Jequitibá, disponível para o sistema Android e Apple.
De acordo com a superintendente do Shopping Jequitibá, Vera Guimarães, desde a reabertura do empreendimento, a recuperação nas vendas tem sido crescente e com a Black Friday a expectativa é de que se tenha um aumento de mais de 20% nas vendas em relação ao ano anterior. “Essa data é importante para o setor varejista e nós estamos confiantes”, ressalta.
PROTOCOLOS DE SEGURANÇA
As medidas adotadas pelo Shopping Jequitibá visam garantir a segurança dos clientes, parceiros e colaboradores, atendendo as normas determinadas pela Organização Mundial de Saúde. Entre os protocolos adotados estão a aferição de temperatura dos clientes, uso obrigatório de máscaras para clientes, lojistas e funcionários e sinalização para o distanciamento social.
As medidas também preveem a instalação de totens e dispensers com álcool gel 70% em pontos de fácil alcance e ampliação dos procedimentos de desinfecção de superfícies frequentemente tocadas pelas mãos.
Um casal acusado estuprar as próprias filhas foi preso por equipes da 12ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), de Itaberaba, nesta terça-feira (24). A denúncia do crime ocorreu após os autores serem descoberto por vizinhos, no bairro do Lobato, no Subúrbio Ferroviário de Salvador.
O homem, preso no bairro da Cascalheira e a mulher no Jardim das Palmeiras, em Itaberaba, estavam com mandados de prisão preventiva em aberto, desde a época do crime, ocorrido em 2019. Eles faziam vídeos dos abusos cometidos contra as filhas.
De acordo com o coordenador da 12ª Coorpin em Itaberaba, delegado Geraldo Adolfo, o homem utilizava um nome falso. “Ele foi localizado em uma pedreira, na zona rural. Diante das provas apresentadas, terminou confessando seu verdadeiro nome. A companheira foi localizada em uma região próxima e ambos tiveram os mandados cumpridos”, detalhou. A dupla está à disposição do Poder Judiciário.
O secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, se reuniu nesta terça-feira (24), em São Paulo, com dirigentes do Hospital Israelita Albert Einstein, para apresentar a modelagem da Parceria Público-Privada (PPP) que será lançada pelo governo baiano ainda este ano, a fim de gerir e ampliar o Hospital Metropolitano, em Lauro de Freitas.
O Hospital terá 265 leitos, sendo 70 de UTI e a sua gestão licitada na Bolsa de Valores. Segundo Vilas-Boas o objetivo é “atrair hospitais de excelência para sua gestão”.
De acordo com o secretário, a relação da Secretaria da Saúde da Bahia com o Einstein vêm sendo construída ao longo dos dois últimos anos. “O hospital paulista tem prestado consultoria na área de gestão hospitalar a fim de aumentar a eficiência da rede estadual”, afirma Vilas-Boas.
O Einstein é uma das cinco entidades de excelência que integram o Programa de Desenvolvimento de Apoio Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), responsável por projetos em parceria com o Ministério da Saúde e demais entes federados em prol de fortalecer e aprimorar o Sistema Único de Saúde (SUS). O programa é fundamentado na expertise dos hospitais de excelência e atua nas áreas de capacitação, incorporação de tecnologia, pesquisa e gestão em serviços de saúde.
Além do perfil assistencial e da modelagem econômico-financeira da PPP do Hospital Metropolitano, foram apresentados os investimentos já realizados e os que deverão ser empreendidos após a concessão. O encontro contou com a participação do CEO do Hospital, Henrique Sutton Neves, da diretora de Consultoria, Anarita Buffé, e do diretor-superintendente do Instituto Israelita de Responsabilidade Social, Guilherme Schetinno.Leia Mais
Juntos, os dois municípios mais populosos do sul da Bahia acumulam 21.686 infectados pelo novo coronavírus e 341 casos ativos. De acordo com os dados oficiais, Itabuna registra 14.118 casos da doença desde o início da pandemia. Em Ilhéus, são 7.568 pessoas contaminadas pelo vírus, conforme boletim epidemiológico divulgado na noite desta terça-feira (24).
Do total de casos ativos, 96 são em Ilhéus e 245 em Itabuna, que contabiliza 341 mortes. No vizinho município, são 260 óbitos causados pelo vírus. Entre as vítimas, estão os médicos Gilmar Calazans Lima, de 55 anos, e Alba Santos Mesquita, 58 anos. A médica faleceu na madrugada do último sábado (21), em um hospital particular em Ilhéus.
Em Itabuna, são 30 pacientes internados, sendo 15 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e a outra metade em enfermaria. Em Ilhéus, são 37 pacientes em leitos de UTI. O município registrava, até a noite desta terça, 7.175 recuperados do novo coronavírus. Em Itabuna, são 13.532 curados da doença, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
O 25 de novembro é dedicado à celebração do Dia Nacional do Doador de sangue. Assim como ocorre em todo o Brasil desde o início da pandemia do novo coronavírus, os hospitais do sul da Bahia vêm sofrendo com a falta de doadores. Para mudar este quadro, uma campanha de captação foi lançada em Itabuna.
As ações com objetivo de sensibilizar a população estão sendo coordenadas pelo Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. A doação pode ser agendada pelo telefone (73) 3214-9126. São atendidas seis pessoas por hora na unidade instalada no anexo do Hospital Calixto Midlej Filho, na rua Antônio Muniz, no bairro Pontalzinho. O Banco de Sangue funciona das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira, e das 7h ao meio-dia aos sábados.
Para tornar-se um doador, a pessoa precisa ter entre 16 e 69 anos, pesar, no mínimo 50 quilos e estar bem de saúde. Menores de 18 anos precisam de autorização de um responsável. Nesta quarta-feira (25), como forma de agradecimento, o Banco de Sangue de Itabuna distribuirá brindes aos doadores que comparecerem à unidade.
Nos últimos dias, o banco vem enfrentando mais um período crítico, com baixo estoque de sangue. Na semana passada, por exemplo, a queda de doação foi em torno de 70%, segundo o coordenador de captação do Banco de Sangue da SCMI, Adelson Bispo.
O receio é que essa redução se mantenha nos próximos meses. A quantidade de voluntários, observa Adelson, caiu drasticamente em março, mas registrou uma melhora significativa a partir do julho, passando de 450 para 800 bolsas mensais. Mesmo com essa melhora, o Banco de Sangue não alcançou o estoque de 1.200 bolsas, volume necessário para o abastecimento dos hospitais de Itabuna e de outros municípios da região.
Segundo Adelson, tradicionalmente, o número de doadores cai a partir de dezembro. “Essa redução ocorre por causa das férias escolares e das faculdades e porque muitos doadores viajam nesse período. Neste ano, o estoque já estava baixo por causa das medidas adotadas para evitar a disseminação do novo coronanvírus. Pedimos às pessoas que não deixem de comparecer ao Banco de Sangue de Itabuna e que continuem fazendo esse ato de amor ao próximo”, apela.
Estudantes matriculados em cursos técnicos e de graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) têm o próxima sexta-feira (27) se inscrever para processo seletivo da bolsas de monitoria remunerada. São 70 vagas distribuídas entre 13 campi no interior do estado.
Para se inscrever, os interessados devem ficar atentos às redes sociais e à página de cada unidade, pois serão publicados, pela comissão responsável de cada campi, editais específicos a fim de selecionar estudantes para a monitoria.
Para participar, os interessados devem estar regularmente matriculados em algum curso da instituição, podendo optar por mais de um componente curricular no momento da inscrição para monitoria, porém, só será permitido o exercício em uma disciplina, à escolha do selecionado. Acesse aqui o edital.
MUNICÍPIOS
As 70 vagas disponíveis estão distribuídas entre os campi: Alagoinhas (3), Bom Jesus da Lapa (6), Catu (7), Governador Mangabeira (5), Guanambi (7), Itaberaba (3), Itapetinga (3), Santa Inês (7), Senhor do Bonfim (7), Serrinha (5) Teixeira de Freitas (6), Uruçuca (6) e Valença (5).
Augusto Castro (PSD) disse hoje (24), por meio de sua assessoria, que deverá anunciar os nomes do seu secretariado somente em meados de dezembro, após a diplomação dele e do seu vice-prefeito, Enderson Guinho (Cidadania). Afirmou ter encerrado o período de descanso com a família após a campanha, classificada por ele como “extenuante”.
Hoje, segundo a assessoria do prefeito eleito, Augusto cumpre agenda em Salvador, visitando secretarias do Governo do Estado e fazendo contatos políticos, pois “deseja estabelecer” bom relacionamento “com o governador Rui Costa (PT), secretários estaduais e dirigentes de fundações e autarquias”.
Ainda sobre as especulações do primeiro escalão, o prefeito disse estar tranquilo e compreender a ansiedade pelos nomes do primeiro escalão do seu futuro governo. “Há momento certo para tudo. Nosso compromisso é mudar a gestão pública. Fazer o melhor para as pessoas”, finalizou.
TRANSIÇÃO E GOVERNO
Nesta semana, Augusto anunciou a sua equipe de transição de governo. Nela, estão nomes cotados para compor o seu secretariado. Dentre os nomes, Enderson Guinho e Júnior Brandão já foram nomes antecipados por Augusto como secretários do seu futuro governo em entrevista à Interativa FM. Guinho deve ocupar a Pasta de Esporte e Júnior a de Educação.
Moacyr diz ao comando do DEM que está à disposição para a disputa na UPB
O prefeito reeleito de Uruçuca, Moacyr Leite Júnior, disse que está colocando o seu nome à disposição do seu partido, o DEM, para a disputa da presidência União dos Municípios da Bahia (UPB). A declaração foi feita um dia depois de obter vitória no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA).
Moacyr Leite Júnior obteve mais de 50% dos votos válidos na disputa em Uruçuca no último dia 15. Nesta segunda (23), obteve outra vitória, desta vez no TRE-BA, por 6×1, que reconheceu o direito do prefeito de ser diplomado e assumir o município por mais quatro anos.
Quanto à disputa pelo comando da UPB, Moacyr afirmou que entende que os recursos financeiros dos municípios associados devem retornar em benefícios. “A UPB precisa voltar às suas atividades fim e não apenas ser acomodação político partidária”, afirmou. No último governo, Moacyr foi presidente da Associação dos Municípios do Sul, Extremo-Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc).
Paulo Dapé, de 62 anos, ex-prefeito de Eunápolis, no extremo-sul da Bahia, foi internado em um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid-19 depois de apresentar piora no quadro de saúde, informou o Radar64. Marido da prefeita eleita, Cordélia Torres (DEM), de 46 anos, Dapé testou positivo para o novo coronavírus e foi internado no último domingo (22).
Cordélia Torres apresentou sintomas leves da Covid-19 e está em isolamento social, mas passa bem. Eunápolis registra 3.197 casos confirmados da doença, sendo que 3.040 pessoas estão curadas.
Há 92 casos ativos (pessoas doentes), 19 internados e 65 óbitos, segundo informou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Ontem, 75% dos leitos de UTI exclusivos para Covid-19 estavam ocupados. O município conta com 20 unidades para pacientes em estado grave.
Itabuna registrava ocupação de 100% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para vítimas da covid-19 ao final da manhã de ontem (23). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), dez dos 23 leitos ficaram vagos.
As vagas foram abertas com a melhora do quadro de saúde de oito dos 23 pacientes internados em UTI Covid-19. Estes pacientes foram transferidos para leitos clínicos.
Outros dois pacientes não resistiram à doença e faleceram. O quadro de ocupação de leitos hoje somente deverá ser atualizado no início da noite pela SMS.
Obras do Porto Sul começaram em setembro deste ano
O governador Rui Costa visitará o canteiro de obras do Porto Sul, em Aritaguá, Ilhéus, nesta quarta-feira (25), às 10h. O porto offshore está sendo construído na zona norte de Ilhéus. A primeira fase das obras inclui construção de vias, instalação de sinalização, pontes, implantação de redes elétrica e de água, entre outros, viabilizando a etapa seguinte de construção e desenvolvimento da estrutura do empreendimento.
O novo terminal portuário, que vai ampliar o corredor logístico do estado, é tocado pelo Governo da Bahia e da Bahia Mineração (Bamin), que será representada pelo presidente-diretor da empresa, Eduardo Ledsham. Também estarão presentes o presidente-diretor da Eurasian Resources Group (ERG), controladora da Bamin, Benedikt Sobotka, e o diretor nas Américas da ERG, Erik Gaustad.
O investimento total nas obras do Porto Sul é de R$ 2,5 bilhões. Esta fase vai criar 400 empregos diretos no pico da implantação, com a expectativa de geração de outros 1,2 mil empregos indiretos.
Dois internos fugiram do Presídio Ariston Cardoso, em Ilhéus, ontem (23). Eliandro Silva Neves, de 36 anos, e Felipe Mendes da Silva, 24, conseguiram fugir da cela por um buraco cavado por eles, informa o Blog do Gusmão.
Depois de abrir o buraco, eles pularam a cerca de proteção com o auxílio de lençóis emendados, a popular “tereza”. Mais três encarcerados tentaram fugir, mas foram impedidos por agentes penitenciários e policiais militares. A dupla estava no módulo 2, ala B.























