MOTOCICLISTA MORRE EM ACIDENTE NO SUL DA BAHIA

ILHÉUS: SEBRAE OFERECE 600 VAGAS EM CAPACITAÇÃO PARA EMPREENDEDORES

SUSPEITO DE SEQUESTRO É PRESO EM MARAÚ

MULHER É MORTA A TIROS DENTRO DE CASA NO SUL DA BAHIA; EX-COMPANHEIRO É SUSPEITO DO CRIME

QUIOSQUE NO CENTRO DE ITABUNA É USADO COMO MIJÓDROMO EM PLENA LUZ DO DIA

DONO DE POUSADA DE LUXO NA BAHIA É ENCONTRADO MORTO UM ANO APÓS PRISÃO

CIRURGIAS BARIÁTRICAS PELO SUS SÃO RETOMADAS EM ITABUNA

CHEGADA A ILHÉUS TEM CONGESTIONAMENTO DE 4 KM NESTE SÁBADO

PSB AINDA NÃO FOI CHAMADO A DISCUTIR SUBSTITUIÇÃO DE WAGNER POR OTTO, DIZ BEBETO

Tempo de leitura: < 1 minuto

Nas últimas 24 horas, a Bahia registrou 958 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,2%) e 1.346 recuperados (+0,4%). Dos 384.903 casos confirmados desde o início da pandemia, 368.575 já são considerados recuperados, 8.226 encontram-se ativos.

Todos os 417 municípios baianos tiveram casos confirmados da doença, com maior proporção em Salvador (25,09%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes continuam sendo Ibirataia (9.103,97), Itabuna (6.805,55), Madre de Deus (6.774,76), Aiquara (6.747,64) e Almadina (6.698,39).

boletim epidemiológico contabiliza ainda 784.671 casos descartados e 96.418 em investigação até as 17 horas deste domingo (22). Na Bahia, 30.730 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

ÓBITOS

O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 21 óbitos. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 8.102, representando uma letalidade de 2,10%. Dentre os óbitos, 56,26% ocorreram no sexo masculino e 43,74% no sexo feminino.

Diretoria do clube ilheense vai prestar contas do balanço financeiro de 2020
Tempo de leitura: < 1 minuto

Tigre sofreu gol, mas despachou o Barcelona || Foto José Nazal

Num duelo caseiro, o Colo Colo goleou o Barcelona, por 4 a 1, e está na final da Série B do Campeonato Baiano de Futebol. A partida foi disputada neste domingo (22), no Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus. A goleada garantiu a vaga ao Tigre pelo saldo de gols, já que empatava em número de pontos com o ADJ, de Jequié. Ambos fizeram 10 pontos.

Nas finais, o Tigre Ilheense enfrentará o Unirb, de Alagoinhas, time de melhor campanha na fase de classificação da Divisão de Acesso. O Unirb venceu o Teixeira de Freitas (Portela) por WO, já que o adversário nem foi a campo neste domingo.

As datas e horários dos jogos das finais da Divisão de Acesso serão definidos pela Federação Bahiana de Futebol (FBF) nesta segunda (23), durante reunião da entidade com os clubes finalistas e a TVE, transmissora dos jogos da Série B.

Projeção da loja de materiais de construção da Buriti no Jequitibá
Tempo de leitura: 2 minutos

O grupo Buriti acaba de anunciar a abertura da primeira loja do segmento de construção em um shopping do Nordeste brasileiro. O novo empreendimento faz parte do plano de expansão das Lojas Buriti e tem inauguração prevista para março de 2021, conforme comunicado feito há pouco. Será a quarta unidade do grupo que, há cinco dias, inaugurou empreendimento em Itacaré.

O contrato foi assinado pelos sócios das Lojas Buriti e pelo diretor do Shopping Jequitibá, Manoel Chaves Neto. “Estamos muito felizes com essa nova parceria e acreditamos muito nesse projeto inovador e arrojado da Buriti em montar uma loja ampla e com conforto no Shopping. Tenho certeza que irá gerar bons negócios para a região, onde o cliente será atendido com toda a comodidade e segurança que o Shopping Jequitibá proporciona”, disse Neto.

De acordo com o presidente da Buriti, Luiz Ribeiro, o novo empreendimento possui um conceito moderno e marca a história da empresa ao disponibilizar seus produtos de materiais para construção no Shopping Center que é referência no Estado da Bahia.

– A Buriti sempre investiu na inovação, melhoria dos processos e fortalecimento da gestão. Nesse momento, a empresa dá um passo ainda maior ao abrir uma loja do segmento no Shopping Jequitibá. O nosso agradecimento ao Shopping por acreditar em nosso projeto – disse Luiz.

Diretores da Buriti e do Shopping Jequitibá exibem contrato assinado

Segundo o dirigente do grupo, toda a operação da loja será pensada na experiência de compra, focando na exposição, conforto, praticidade e agilidade da entrega em até 24h, além de criar uma experiência onde digital e físico se completam.

A loja terá à disposição toda a linha de materiais para construção e as melhores marcas, a exemplo da Deca, Astra, G-Light, Tintas Iquine, Fame, Suvinil, Incopisos, Stam, Tramontina, Fortlev, Quartzolit, Elizabeth e Lorenzetti, além de outros fornecedores e um showroom exclusivo da Portobello.

Agências do INSS estarão fechadas || Foto Marcello Casal Jr.
Tempo de leitura: < 1 minuto

Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não serão atendidos nas agências do órgão nesta segunda-feira (23). As unidades estarão fechadas por causa do ponto facultativo do dia do servidor público, que foi transferido de 28 de outubro para 23 de novembro.

A transferência do ponto facultativo foi autorizada por portaria publicada em edição extra do Diário Oficial da União em 27 de outubro, véspera do dia do servidor público. O governo justificou que a mudança de data foi necessária para manter os atendimentos agendados, evitando remarcações e transtornos para os beneficiários.

Outros órgãos, como a Receita Federal haviam suspendido o expediente em 30 de outubro e atenderão normalmente nesta segunda-feira. O INSS, no entanto, optou por fazer o ponto facultativo no fim de novembro para desafogar o atendimento nas agências, que cuidam de pedidos e de processos acumulados durante a pandemia de covid-19.

Com o fechamento das agências, os cidadãos podem buscar informações, pedir benefícios e agendar serviços sempre pelo aplicativo Meu INSS. Também é possível resolver dúvidas pelo telefone 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. Da Agência Brasil.

PRF apreende 15 quilos cocaína
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na tarde de sábado (21), em Guanambi, um veículo que transportava 15 quilos de cocaína. A PRF estima que a droga renderia mais de meio milhão de reais para os bandidos. A cocaína era transportada por um homem, que foi preso em flagrante.

A apreensão ocorreu por volta das 16h, no quilômetro 233 da BR-030, em Guanambi, quando a equipe da PRF abordou um veículo I/Citroen C4 Pall, cinza, conduzido pelo homem de 41 anos.

Durante a abordagem, o motorista apresentou diversas informações desencontradas, o que aumentou suspeita dos policiais. A droga estava escondida dentro do tanque de combustível, dividida em 28 tabletes, dentro de bexigas plásticas. O preso, com a droga e o veículo, foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Guanambi.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O número de pacientes internados em estado grave em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nos hospitais de Jequié, no sudoeste da Bahia, cresceu 10% nas últimas 24 horas, segundo boletim da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A ocupação de leitos subiu de 62,07%, ontem, para 72,41% neste sábado (21).

Hoje, são 21 pacientes internados em leitos de UTI para adultos. Desse total, 10 são moradores de Jequié e os demais (11 internados) são de outros municípios. De acordo com a SMS, Jequié contabiliza 163 óbitos em decorrência do novo coronavírus.

O município do sudoeste baiano tem 11.875 casos suspeitos notificados da Covid-19, sendo que 6.491 casos confirmados. Destes, 6.186 estão curados da doença. Existem ainda 142 casos ativos (pessoas doentes), 79 pessoas aguardando resultado de exames e 311 em quarentena.

Criança é estuprada e morta na Bahia
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma criança de 3 anos foi estuprada e assassinada no bairro de Brotas, em Salvador, na sexta-feira (20). A mãe da menina foi presa em flagrante por abandono de incapaz, com resultado em morte. A mulher confessou que a filha era agredida com frequência pelo companheiro, segundo a Polícia Civil.

O homem é procurado pela polícia. O crime ocorreu por volta de 14h15min, na casa onde a criança morava com a mãe e com o padrasto.

Ainda de acordo com a Polícia Civil, o homem, que é padrasto da criança, fugiu logo após o crime. Ele ainda não foi localizado. A mãe da criança foi levada para a 1ª Delegacia de Homicídios (DH/Atlântico). Além dela, outros familiares e testemunhas foram ouvidos na ocasião. Do G1.

Nascida em Ubatã, faxineira ganhou R$ 100 mil|| Fotos TV Globo
Tempo de leitura: 2 minutos

Nascida em Ubatã, no sul da Bahia, e órfã de mãe aos 2 anos e 11 meses de idade, a faxineira Janaí Caló, de 52 anos, participou do programa Quem Quer Ser Um Milionário?. Estudante de Ciências Sociais e bolsista na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC), em Belo Horizonte, ela faturou R$ 100 mil no quadro do Caldeirão do Huck, da  TV Globo, que foi ao ar neste sábado (21).

Janaí Caló relatou uma história de superação. Foi espancada pelo pai, um trabalhador rural alcoólatra, até fugir de casa. Ela iniciou os estudos em um colégio da rede estadual em Ubatã, mas não chegou a concluir o ensino fundamental no município do sul da Bahia, onde também trabalhou na agricultura para ajudar o pai.

O programa foi ao ar neste sábado (21).

Na luta pela sobrevivência, com 15 anos Janaí chegou a morar em um colégio interno em Pernambuco, onde ficou uma semana na clandestinidade. Como não tinha dinheiro para pagar as mensalidades,  foi levada para a casa de um professor, onde morou por um ano e meio. Lá teria sofrido abusos, mas ninguém acreditava nela.

Ficou como interna em outro colégio na Bahia, de onde saiu quando tinha 20 anos. Cursou magistério, mas nunca conseguiu lecionar. Acabou virando empregada doméstica. Ela atualmente mora em Belo Horizonte, onde faz faculdade e trabalha como faxineira.

Janaí Caló relatou que a mãe morreu de tanto apanhar do pai e sempre gostou de estudar. Daqui a poucos meses, ela concluirá o curso superior. Apesar das adversidades, conseguiu que os três filhos entrassem para universidade. Dois estão formados e a filha mais nova, de 19 anos, está cursando Geografia. Ela chegou ao programa com R$ 20 que pegou emprestado da jovem.

Ao ser questionada se realmente gostaria de parar, Janaí Caló  respondeu: “Eu cheguei com 20 reais e vou sair com 100 mil e mais 20. Eu vou arriscar? Estou muito feliz, realizada, não vou arriscar. Porque ninguém ganha R$ 100 mil em poucas horas”.

Médica Alba Mesquita mais uma vítima da Covid-19
Tempo de leitura: < 1 minuto

Mais um profissional de saúde do sul da Bahia entrou para lista de mortos por complicações causadas pelo novo coronavírus. Desta vez, a vítima foi a médica Alba Santos Mesquita, de 58 anos, que faleceu na madrugada deste sábado (21), em Ilhéus.

Internada desde o dia 21 de outubro numa Unidade de Terapia Intensiva do Hospital de Ilhéus, a médica atuava no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Pronto Atendimento (PA) da Zona Sul, Programa Saúde da Família (PSF) e na Clínica de Assistência Renal (CAR) no município do sul da Bahia.

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, divulgou nota lamentando o falecimento da médica. A nota diz que “neste momento de dor e tristeza, Mário Alexandre presta as sinceras condolências aos familiares e amigos por esta inestimável perda, rogando a Deus que na sua infinita misericórdia conforte a todos”.

A médica deixa um grande legado pelo trabalho desenvolvido no serviço público e pelos ensinamentos diários de respeito e amor ao próximo. Alba tinha três filhos: Paulo, Flora e Daniel.

Devido à pandemia, não haverá velório. O sepultamento acontece na manhã deste sábado (21), no Cemitério da Vitória, no Alto Teresópolis, em Ilhéus. Esse não foi o primeiro óbito de médico em Ilhéus. A primeira vítima do novo coronavírus foi o médico Gilmar Calazans Lima, de 55 anos. Ele faleceu em abril.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Coordenação da Defesa Civil emitiu alerta de mais chuvas intensas nas próximas horas deste sábado (21) em Itabuna. Segundo o órgão, choveu o equivalente a 28 milímetros em apenas uma hora e são esperados mais 79 milímetros em apenas 6 horas.

“Com o alto volume de chuva, a Defesa Civil alerta que muitas localidades podem ficar com áreas propícias para deslizamentos de terras em decorrência do solo encharcado de água”, informa.

A Defesa Civil de Itabuna orienta a população para que mantenha o estado de alerta para possíveis alagamentos e deslizamentos de terras em áreas vulneráveis e que informe toda e qualquer situação que coloque em risco famílias e imóveis. Para os casos de acidentes ou identificação de risco, importante entrar em contato pelo número (73) 98124 5647.

Bahia é goleado pelo Bragantino||Foto Diego Reis/AGIF
Tempo de leitura: < 1 minuto

Em duelo que abriu a 22ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, na noite de sexta-feira (20), o Bragantino humilhou o Bahia por 4 a 0. Com a goleada, o time de São Paulo saiu da zona de rebaixamento, ficando agora na 10ª colocação, com 26 pontos. Já o Tricolor de Aço é o nono, com 28 somados.

Com um primeiro tempo impecável, o Bragantino foi para o intervalo vencendo por 3 a 0. O primeiro gol foi logo aos três minutos, quando Claudinho pegou sobra e bateu rasteiro para abrir o placar.

Depois, aos 10, Luan Cândido bateu falta direto para o gol. Douglas fez a defesa. A bola ainda bateu na trave e voltou para Claudinho, que pegou de primeira e fez o segundo dele e do jogo.

Dez minutos mais tarde, aos 20, Ytalo recebeu passe açucarado de Raul e, sem goleiro, só teve o trabalho de empurrar para as redes e fazer o terceiro. O Bragantino ainda marcou o quarto gol no segundo tempo, com Helinho

O próximo confronto do Bahia pelo Campeonato Brasileiro será no sábado (28), contra o São Paulo. Antes, na terça-feira (24), em Salvador, o tricolor baiano enfrenta o Unión Santa Fe, pela Copa Sul-Americana.

O homem ainda tentou fugir da PRF
Tempo de leitura: < 1 minuto

Policiais rodoviários federais flagraram um homem, de 81 anos, com um revólver 38 e cinco munições. A ocorrência foi registrada no KM 524 da BR-101, em Buerarema.

O idoso dirigia um Fiat Uno e tentou fugir da abordagem dos patrulheiros entrando numa estrada vicinal. A equipe perseguiu e conseguiu que o motorista realizasse manobra de retorno. Durante a fuga, os policiais visualizaram o momento em que o idoso jogou uma sacola pela janela.

Ao verificar o material, os policiais encontraram o revólver e as munições. Questionado, ele afirmou que não possuía porte legal de arma. O idoso foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Buerarema. Atualizado às 11h42min.

Previsão de muita chuva em Ilhéus e Itabuna neste final de semana
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais informam que a previsão é de chuvas intensas e volumosas, com risco de temporais a qualquer hora no litoral da Bahia. Em Ilhéus pode chover até 100 milímetros até a próxima segunda-feira (23).

De acordo com a previsão, há condições de chuva intensa e volumosa, com raios e rajadas de vento também em municípios como Itabuna, Camacan, Itacaré, Santa Luzia, Coaraci e Itajuípe. A probabilidade de chuva é de 90% neste sábado (21) nessas localidades.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Um curso que trata sobre Liderança e Gestão de Pessoas acaba de ser lançado pela UNIGRAD e pela Faculdade Sudoeste (Fasu-Unigrad). Segundo a coordenadora da instituição, a psicóloga Carolina Loureiro, o curso é um MBA que foca em aspectos comportamentais na gestão de pessoas nas organizações após a pandemia do coronavírus.

“Todo esse processo que irá completar um ano de isolamento e afastamento social, tem afetado sobremaneira os indivíduos nas suas relações interpessoais e também as organizações sociais”, observa Carolina. Novas competências serão necessárias para os gestores e líderes de grupos.

A coordenadora da Unigrad em Itabuna, Carolina Loureiro, diz que o curso vai trabalhar as chamadas “soft skills”, que são as habilidades sócio-comportamentais do profissional. Estão associadas às suas habilidades mentais e a capacidade de lidar com emoções. “As soft skills são as competências humanas que associadas as técnicas profissionais chamadas de hard skills, buscam o êxito organizacional”, observa.

O curso será oferecido na modalidade online com aulas realizadas em tempo real via plataforma de webconferência, com módulos mensais e terá duração de 12 meses. Ao final do curso o concluinte será certificado de acordo com o MEC com o título de especialista. “Pessoas de qualquer cidade do país poderão fazer o curso, existe uma oferta promocional de Black friday, mas tem vagas limitadas, para se inscrever deve acessar o site https://mbalider.unigrad.com.br/

Órgão da Sesab não recomenda viajar para Porto Seguro e outros 31 municípios baianos
Tempo de leitura: < 1 minuto

Com 3.526 casos de novo coronavírus e 66 mortes causadas pela doença, a Prefeitura de Porto Seguro, no extremo-sul da Bahia, publicou decreto que autoriza festas de réveillon em bares, clubes, casas de shows e arenas. Os hotéis, pousadas, barracas de praia e restaurantes também podem realizar seus eventos.

Os estabelecimentos devem funcionar com, no máximo, 60% da capacidade, segundo informou a Secretaria de Turismo de Porto Seguro. De acordo com o decreto, o distanciamento de um metro e meio e uso de máscara devem ser respeitados em todos eventos da virada de ano.

Mas o prefeito eleito de Porto Seguro, Jânio Natal (PL) informou que, por volta de uma hora da manhã do dia primeiro, deve assinar um decreto liberando geral. Ele disse que tomará posse, possivelmente, a zero hora e um minuto, e que em seguida autorizará que todos os estabelecimentos promovam festas sem a necessidade de respeitarem tantas regras.

A liberação geral para a realização de festas da virada tem apoio dos comerciantes locais, que apostam no faturamento alto para reduzir os prejuízos financeiros acumulados desde o início da pandemia do novo coronavírus. O prefeito eleito também já sinalizou que vai flexibilizar as regras restritivas para atrair mais turistas para Porto Seguro no verão.