RUI COSTA LIDERA DISPUTA AO SENADO FEDERAL, REVELA REAL TIME BIG DATA

ITABUNA RESTRINGE AULAS PRESENCIAIS A 13 ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL

ILHÉUS: CORPO DE HOMEM É JOGADO DE CARRO NO MEIO DA RUA

CHOCOLATES FINOS DA BAHIA CACAU CHEGAM AO SHOPPING JEQUITIBÁ

CAIXA LIBERA PAGAMENTO DO PIS A TRABALHADORES NASCIDOS EM MAIO; CONFIRA CALENDÁRIO

TRIBUNAL ANULA BUSCA E APREENSÃO NA CASA DE CIRO GOMES

FALTA DE REMÉDIOS DE ALTO CUSTO PREJUDICA 12 MIL BAIANOS, SEGUNDO A SESAB

COMERCIANTES DO SHOPPING POPULAR DE ILHÉUS DEVEM ATUALIZAR CADASTRO

LULA DIZ QUE É CONTRA PRIVATIZAÇÃO DA ELETROBRAS E CRITICA REFORMA TRABALHISTA

Marão é reeleito prefeito de Ilhéus com mais de 40% dos votos || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Mário Alexandre, Marão (PSD), acaba de ser reeleito prefeito de Ilhéus, com 43,24% dos votos válidos. O médico bateu nas urnas o empresário Valderico Junior (DEM), que obteve 23,50% dos votos. Na terceira colocação, ficou o ex-vice-prefeito Cacá Colchões (PP), com 16,05%.

Confira a votação dos demais candidatos:

Professor Reinaldo (PTB) – 7,03%
João Barros (PRTB) – 3,41%
Cosme Araújo (PDT) – 3,40%
Bernardete Souza (PSOL) – 2,84%
Roberto Barbosa (Solidariedade) – 0,53%

Prefeito de Itajuípe tem contas rejeitadas
Tempo de leitura: < 1 minuto

O ex-jogador de futebol Marcone Amaral conseguiu um segundo mandato e vai administrar Itajuípe por mais quatro anos. Com 95,45% das urnas apuradas, o atual prefeito (PSD) tem 6.851 votos contra 4.968 de Si Dantas (PP).

Neste momento, Marcone Amaral tem 56,63% e não pode mais ser alcançado pela adversária, que está pontuando 41,07%. O ex-prefeito Paulo Martinho concorreu sub-judice (dependendo de decisão judicial) e obteve apenas 278 votos.

Ró de Beto consegue reeleição em Itapitanga
Tempo de leitura: < 1 minuto

José Roberto, mas conhecido como Ró de Beto (PSB), foi reeleito, neste domingo (15), prefeito de Itapitanga. Ró de Beto conseguiu 2.872 (59,52%) do total de votos.

O atual prefeito de Itapitanga derrotou Hiberlon Guimarães, que foi a opção para 1.921 (39,81%) moradores do município do sul da Bahia. Itapitanga registrou uma abstenção de 25,58%, 0,83% votos brancos e 4,04% votos nulos.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O ex-deputado estadual Augusto Castro (PSD) venceu a disputa pela Prefeitura de Itabuna. Os números finais da disputa pelo comando do Centro Administrativo Firmino Alves ainda serão divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que concentrou a divulgação dos números. Sabe-se, até aqui, que a diferença para o segundo colocado foi por ampla margem.

O empresário de 50 anos, nascido em Ibicaraí, chega à Prefeitura de Itabuna após dois mandatos como deputado estadual, no período de 2011 a 2019. Entre o mandato na Alba e a vitória deste domingo (15), superou mais de 40 dias internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Calixto Midlej Filho, vítima da covid-19.

Já nas urnas, superou nomes conhecidos e fortes da política local, dentre eles o prefeito e candidato à reeleição, Fernando Gomes (PTC), Capitão Azevedo (PL) e Geraldo Simões (PT). Mais que nomes tidos como novos na política local, Augusto conseguiu melhor encarnar a mudança desejada pelo eleitorado itabunense, superando Dr. Mangabeira (PDT) e a vereadora Charliane Sousa (MDB).

À frente da Prefeitura de Itabuna, terá grandes desafios, como a reorganização da saúde e da educação, investimentos em infraestrutura e urbanismo e elevar a qualidade dos serviços públicos prestados ao itabunense.

Rodrigo Andrade é o novo prefeito de Aurelino Leal
Tempo de leitura: < 1 minuto

Rodrigo Andrade (PP) confirmou o favoritismo em Aurelino Leal. Ele aparecia na frente do concorrente nas pesquisas de intenções de votos. Com 88,46% das urnas apuradas, Andrade está com 3.911 votos contra 2.670 de Dhones Almeida (PT).

Neste momento, Rodrigo Andrade tem 59,43% dos votos válidos contra 40,57%. A diferença é de 1.241 votos. Um total de 6.989 pessoas votaram nas eleições municipais em Aurelino Leal. Por isso, é possível afirmar que Andrade está eleito.

Ferlú vence Katiana de Agenor (à direita)
Tempo de leitura: < 1 minuto

Numa disputa muito apertada, Ferlú (PSD) derrotou a atual prefeita Katiana de Agenor (PP). A diferença entre os dois foi de pouco mais de dois pontos percentuais. Ferlú ficou com 48,82% contra 46,68% da adversária.

Ferlú teve a preferência de 2.420 eleitores contra os 2.314 de Katiana de Agenor. A diferença foi de apenas 106 votos. Os dois candidatos pertencem a grupos políticos que comandam o município de Arataca há anos.

Marão é o mais votado com 24,01% das seções apuradas até agora
Tempo de leitura: < 1 minuto

Com 24,01% das urnas apuradas, o prefeito e candidato à reeleição de Ilhéus, Mário Alexandre, o Marão (PSD), atingiu 41,75% dos votos válidos. É perseguido pelo candidato do DEM, Valderico Junior, com 23,85%. O terceiro colocado é Cacá Colchões (PP), com 16,54%, seguido por Professor Reinaldo (PTB), com 7,21%.

Milton é reeleito em Almadina
Tempo de leitura: < 1 minuto

O atual prefeito de Almadina, Milton Cerqueira (Podemos) foi reeleito neste domingo (15). Com 100% das seções apuradas, ele obteve 2.250 (59,24%) votos contra 1.514 votos de Ademir Gomes (PP). A primeira gestão de Cerqueira foi marcada pelo pagamento de salário em dia e algumas obras em bairros periféricos. Atualizado às 20h12min.

Beda derrota vence em Ubaitaba
Tempo de leitura: < 1 minuto

Com 75% das seções totalizadas em Ubaitaba, já possível afirmar que o ex-prefeito Bêda (MDB) retornará ao comando da administração municipal. Neste momento, ele tem 5.010 votos (63,15%) contra 2.499 (31,50%) da atual prefeita Suka Carneiro (PSB).

Suka Carneiro até começou bem a gestão, mas nos últimos dois anos passou a atrasar salários e não honrar compromissos com fornecedores. É muito provável que isso tenha pesado na decisão do eleitor de Ubaitaba.

Por enquanto, Augusto vai confirmando pesquisa da Gasparetto, com mais de 30% dos votos válidos
Tempo de leitura: < 1 minuto

A primeira parcial da apuração oficial dos votos para prefeito de Itabuna traz Augusto Castro (PSD) com 31,22% dos votos válidos. Ele é seguido por Fernando Gomes (PTC) com 19,98%.

Na sequência, vêm Dr. Mangabeira (PDT), com 15,78%, Capitão Azevedo (PL), com 13,66%, Dr. Isaac (Avante), com 7,79%, e Geraldo Simões (PT), com 5,57%.

Ainda há Charliane Sousa (MDB), com 3,01%, Edmilton Carneiro (PSDB), com 1,61%, Professor Max (PSOL) tem 0,96%, Alfredo Melo (PV) obteve 0,31% dos votos e Pedro Eliodório (UP), 0,14%.

Há grande lentidão na totalização dos votos por parte do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Até agora foram totalizados apenas 3,02% dos votos.

Cova e Boulos devem disputar segundo turno em São Paulo
Tempo de leitura: < 1 minuto

Pesquisa de boca de urna para a Prefeitura de São Paulo aponta para realização de segundo turno entre o candidato à reeleição, Bruno Covas (PSDB), e o ex-candidato a presidente da República pelo PSOL, Guilherme Boulos.

Covas tem 33% dos votos válidos contra 25% de Boulos. Márcio França (PSB) alcançou 13%, enquanto Celso Russomano (Republicanos), que chegou a liderar a pesquisa durante toda a pré-campanha e início da campanha eleitoral, atingiu 8%.

Arthur do Val Mamãe Falei (Patriota) e Jilmar Tatto (PT) atingiram 8% cada um. Na sequência, vêm Joice Hasselmann (PSL), com 2%, Andrea Matarazzo (PSD), com 1%, mesmo percentual obtido por Levy Fidelix (PRTB) e Marina Helou (REDE).

Fernando tem registro de candidatura indeferido também pelo TRE-BA
Tempo de leitura: 2 minutos

O prefeito Fernando Gomes teve o pedido de registro de candidatura indeferido, também, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) em decisão do desembargador Freddy Pitta Lima, relator do caso em segunda instância. A decisão é da noite deste sábado (14). O desembargador manteve decisão de primeira instância pelo não registro da candidatura do prefeito e candidato à reeleição.

Na sua decisão monocrática, Freddy Pitta Lima observou a existência de todos os requisitos para “declaração de inelegibilidade, a exemplo da rejeição de contas relativas ao exercício do cargo ou função pública, por irregularidade insanável que caracterize ato doloso de improbidade administrativa; decisão irrecorrível proferida pelo órgão competente; e ausência de provimento suspensivo ou anulatório emanado do Poder Judiciário”.

“Nego provimento ao Recurso manejado por Fernando Gomes Oliveira, dou provimento parcial aos recursos da Coligação Deixa o Homem Trabalhar, apenas para deferir seu pedido de assistência simples, e provimento ao recurso do Ministério Público, bem assim da Coligação Itabuna Tem Jeito, para manter a sentença hostilizada, que julgou procedente a Ação de Impugnação de Registro de Candidatura e indeferiu o pedido de registro de candidatura de Fernando Gomes de Oliveira, para concorrer ao cargo de Prefeito no Município de Itabuna, no pleito de 2020”, decidiu o desembargador e relator do caso.

Com essa decisão, Fernando ainda pode concorrer, mas os votos não serão computados até que o caso seja analisado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.

“TAPETÃO”

O prefeito Fernando Gomes se pronunciou quanto à decisão do TRE baiano e, de início, acusou que adversários querem tirá-lo das eleições recorrendo ao “tapetão”. “Continua a perseguição contra Fernando Gomes. Eles não têm voto para vencer a eleição. Partem para a Justiça. O desembargador que deu essa posição, só que a decisão tem que ir para o TRE (Pleno do TRE), onde sete pessoas vão votarem”, disse Fernando.

Ainda disse que os adversários querem derrotá-lo recorrendo à via judicial. “Eles querem ganhar a eleição na base do tapetão. Se quer ganhar eleição, é no voto. A vez passada foi a mesma coisa. Quando chegou no TRE, tomaram de 6 a 1. Já entramos com agravo”, ironizou.