As inscrições do processo seletivo para bolsas de estudo integrais oferecidas pelas Escolas do Serviço Social da Indústria (SESI Bahia) foram prorrogadas até o dia 22 de novembro. O prazo seria encerrado neste domingo, dia 15. As bolsas são destinadas a estudantes do 1º ano do Ensino Médio para o ano letivo de 2021. O principal critério para concorrer a uma das bolsas é ter renda familiar de até dois salários mínimos. Os candidatos deverão se submeter a uma prova online que será realizada no dia 06 de dezembro.
No total são oferecidas 475 bolsas em escolas de ensino médio da Rede Sesi de Educação da capital e no interior do estado. Em Salvador, são 240 bolsas de estudo distribuídas em duas escolas. Também há oportunidades nos municípios de Feira de Santana (80), Barreiras (35), Luís Eduardo Magalhães (40), Ilhéus/Itabuna (35), Vitória da Conquista (25) e Juazeiro (20).
Para os estudantes de Salvador e Feira de Santana as vagas serão para o Novo Ensino Médio, no itinerário de educação profissional em parceria do Sesi com o Senai.
INSCRIÇÕES PELA INTERNET
As inscrições para o processo seletivo são gratuitas. O edital com todas as informações está disponível nos sites da Escola Sesi (www.escolasesiba.com.br) e do Instituto Universal de Desenvolvimento Social (www.iuds.org.br), empresa contratada para realizar a seleção.
Em 2021, a Rede Sesi Bahia de Educação amplia a sua atuação e passa a contar com dez escolas em todo o estado, com a inauguração da unidade de Juazeiro, na região norte. Com mais de 50 anos de atuação na Bahia, a Rede Sesi de Educação tem um projeto educacional diferenciado, focado na inovação e no protagonismo juvenil. As metodologias de ensino são voltadas para o desenvolvimento de habilidades e competências para a vida social e para o mundo do trabalho.
Carolina Loureiro fala de vantagens da hipnose clínica em tratamento de pacientes
A hipnose clínica pode ser útil para tratar pacientes que apresentam diversos tipos de distúrbios como fobias, medos, depressão, ansiedade, síndrome do pânico e vícios, afirma a especialista em avaliação psicóloga e neuropsicológica Carolina Loureiro. Na lista, a profissional certificada em hipnose clínica também enumera transtornos alimentares, ansiedade, insônia e problemas sexuais como impotência, ejaculação precoce e diminuição da libido, além de doenças psicossomáticas e casos de dores.
Carolina Loureiro explica que, no campo da psicoterapia, a hipnose tem várias formas de uso. Dentre elas, estão a hipnoanálise, a escrita automática, a regressão de idade, a indução de sonhos, as sugestões pós hipnóticas, as entrevistas sobre hipnose, a dessensibilização sistemática, a hipnose associada ao psicodrama, as técnicas de projeção do futuro entre outras.
Segundo o psicóloga Carolina Loureiro, quando o paciente está hipnotizado, torna-se altamente sugestionável. “E é exatamente por estar nesse estado especial de consciência que se consegue trabalhar no nível inconsciente da mente, descobrindo traumas de infância, fazendo regressões de idade e possibilitando que ele se lembre de problemas e emoções que foram reprimidos por algum motivo”.
O prefeito Dr. Almeida preferiu participar de uma live própria a participar de debate e responder a questionamentos da população, de profissionais de comunicação e dos adversários no debate promovido pela Costa Sul FM na noite desta quinta (12). Apenas Almir Melo Júnior (MDB) e Edmar Luz (PP) foram ao debate. Dr. Almeida, que busca a reeleição, repetiu comportamento da eleição passada, quando faltou ao debate.
No debate, Almir Melo Júnior (MDB) falou dos seus compromissos caso assuma a Prefeitura de Canavieiras, a exemplo da recuperação econômica e financeira do município, com ações nas áreas do turismo, agropecuária, pesca profissional e esportiva e fortalecimento do comércio. Uma das questões suscitadas no debate foi o fortalecimento do turismo na praia da Costa, com incentivos para que possa funcionar à noite.
Almir Melo Júnior lembrou que é o autor do projeto de urbanização da orla de Canavieiras, e lamentou que o atual gestor tenha paralisado a execução da obra, apesar dos recursos continuarem disponíveis na Caixa Econômica Federal. Outro tema que Almir Melo Júnior discorreu com segurança foi o incentivo ao turismo e à pesca esportiva e profissional, com ações que compreendem a dragagem do canal da barra da Atalaia, permitindo o acesso de embarcações maiores em qualquer maré. A obra já foi solicitada ao Governo Federal, por meio do Ministério da Pesca e se encontra em estudos de viabilidade técnica e econômica.Leia Mais
Os maiores eventos vão acontecer em Caraíva, Arraial d’Ajuda e Trancoso. A estimativa dos secretários de turismo e saúde é de que pelo menos 30 eventos com mais de 1 mil pessoas ocorram na cidade na noite da virada. A condição é de que eles não promovam aglomeração e que utilizem 60% da capacidade dos espaços. Como as festas serão realizadas em grandes terrenos, que têm mais de 8 mil m², os gestores acreditam que o distanciamento de 1,5 m será respeitado.
“Autorizamos o pessoal a abrir a venda dos ingressos e hoje a prefeitura assinou um decreto regulamentando os protocolos. Eles vão poder fazer as festas”, disse o secretário de turismo de Porto Seguro, Paulo Magalhães. Segundo ele, as normas sanitárias são fruto de uma discussão em conjunto com os realizadores dos eventos.
“Entramos em uma discussão para estabelecer a quantidade de pessoas por espaço. Então fizemos o cálculo de 1,5 m² por pessoa e em cima disso existe uma redução de 60% da capacidade. Se você pegar uma casa de 10 mil m² e aplicar um percentual de 60%, vai caber até 4 mil pessoas”, explicou Magalhães.
PORTO MAIS SEGURO
As barracas de praia, hotéis, meios de hospedagem, bares, restaurantes e clubes também estão autorizados a fazer as próprias comemorações para o réveillon, desde que já tenham o selo do programa Porto Mais Seguro. Os eventos específicos da festa ainda precisarão de um alvará específico da vigilância sanitária do município para que possam acontecer. Todos os serviços terceirizados, como de alimentação e bebidas, que normalmente existem nos grandes festivais, também devem cumprir o protocolo de higiene.
De acordo com o secretário de saúde de Porto Seguro, Kerry Ruas, a decisão da prefeitura em permitir que essas festas de final de ano aconteçam corrobora com a diminuição do número de casos e óbitos pela covid-19 na cidade.
“Estamos na fase seis do processo de reabertura, temos poucos casos novos e poucos óbitos, o que permitiu seguir para essa etapa dos eventos. Essa decisão está de acordo com o cenário epidemiológico e com as normas técnicas para manter a segurança do ambiente das pessoas que vão frequentar”, afirmou Ruas. As informações são do Correio24h.
Um homem de 75 anos e uma mulher de 54 foram presos após o idoso ser flagrado por policiais militares se masturbando na frente de uma criança de 10 anos, em Jussari, no sul da Bahia. Segundo a PM, os dois se identificaram como avós da criança. O homem chegou a oferecer R$ 5 mil para não ser preso.
Apesar do casal afirmar ser avós da criança, a delegacia da cidade informou, na tarde desta quinta-feira (12), que as investigações apontam que a dupla não tem nenhum grau de parentesco com a vítima.
O flagrante ocorreu dentro de uma casa, na Rua Tosta Filho, que fica no centro da cidade, por volta de 22h de segunda-feira (9), após agentes da 62ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) serem acionados pelo Conselho Tutelar para atender a uma denúncia de que uma criança estaria sendo vítima de pedofilia.
ESTAVA SE MASTURBANDO
Os agentes foram ao local quando viram o homem se masturbando, deitado no sofá da sala, enquanto a criança de 10 anos estava com a blusa suspensa, sentada em frente ao idoso. Já a mulher foi vista no local, presenciando a situação.
Após flagrar a cena, os policiais entraram na casa e anunciaram a prisão dos dois. Ainda de acordo com a PM, durante o caminho para a delegacia de Itabuna o homem ofereceu R$ 4 mil para ser solto. Os policiais não aceitaram a quantia e o idoso aumentou o valor para R$ 5 mil.
O casal foi atuado em flagrante por praticar ato libidinoso na presença de menor. O homem vai responder por corrupção ativa, por ter oferecido dinheiro aos PMs para ser liberado. Não há informações para onde a criança foi levada. Com informações do G1.
O número de casos do novo coronavírus em Itabuna subiu de 13.868, ontem, para 13.883, nesta quinta-feira (12). Além disso, o município do sul da Bahia acumula 337 mortes em decorrência da doença, segundo dados divulgados há pouco pela Secretaria Municipal de Saúde.
Hoje, Itabuna tem 17 pacientes internados em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 11 em enfermaria e um unidade semi-intensiva. Há 254 casos ativos (pessoas ainda doentes) e 13.292 curados da doença.
Pelo menos 11 candidatos a vereador em Porto Seguro, no extremo-sul da Bahia, aparecem na lista do Tribunal de Contas da União (TCU) entre as pessoas suspeitas de receber indevidamente o auxílio emergencial. Desse total, três têm patrimônio milionário. No topo da lista está Niraldo Xavier Nascimento, que possui bens avaliados em mais de R$ 4,5 milhões (R$ 4.564.00).
De acordo com o TCU, Niraldo Xavier teve o auxílio emergencial no valor de R$ 600,00 solicitado por meio do aplicativo Caixa Tem. Os outros dois milionários candidatos a vereador que tiveram auxílio emergencial solicitado são Agileu da Costa Rebouças e Maria da Pena Rocha, com bens avaliados em R$ 1.552.500 e 1.450.000, respectivamente.
Outros oito candidatos a vereador em Porto Seguro com patrimônio superior a R$ 300 mil são Reginaldo de Jesus Medeiros (R$ 314 mil), Juarez Batista Soares (R$ 333 mil), Arenildes de Oliveira Santos (R$ 376 mil), Domingos Santos Alves (R$ 380 mil), Lucimara das Virgens Silva (R$ 400 mil), Cláudia Lima Santos (R$ 515 mil), Telma Cristina Pamponet (R$ 567 mil) e Edmundo de Jesus Bento (R$ 604 mil).
A lista do Tribunal de Contas da União contém os candidatos que declaram patrimônio igual ou superior a R$ 300 mil e receberam alguma parcela do auxílio emergencial até julho. Segundo o TCU, os candidatos que solicitaram o benefício apresentam renda incompatível com o programa para socorrer as famílias em dificuldades financeiras por causa da pandemia do novo coronavírus.
O Brasil deve alcançar a produção de 268,9 milhões de toneladas de grãos da safra 2020/2021. O montante corresponde a 11,9 milhões de toneladas ou 4,6 % a mais do que a temporada de 2019/2020. Em relação ao volume estimado no mês passado, houve aumento de 269 mil toneladas. Com este resultado, o país caminha para bater novo recorde.
A nova estimativa considera a recuperação da produtividade das culturas da soja e do milho primeira safra. Ambas foram prejudicadas pela estiagem em 2019 em algumas regiões. Apesar do atraso das chuvas neste ano, os produtores aceleraram o ritmo o plantio alcança 55% da área estimada, contra 56% no mesmo período da safra passada
O milho primeira estava em 54%, contra 42% há um ano. O plantio do arroz também estava adiantado, com 67% até o dia 6, bem superior aos 53% da safra anterior.
ÁREA PLANTADA
Outro fator que contribui para o recorde é o aumento na área plantada. Este ano, a previsão é de que sejam cultivados 67,1 milhões de hectares, 1,8% a mais que na safra passada. Isso faz com que a área plantada também seja recorde.
A produção de soja deve alcançar 135 milhões de toneladas, confirmando o país como o maior produtor mundial da oleaginosa. A área de cultivo está estimada em 38,2 milhões de hectares. A safra total de milho também deverá ser a maior da história, com produção estimada em 104,9 milhões de toneladas, colhidas em 18,4 milhões de hectares (área total).
Médica Zina Macedo faleceu nesta quinta, aos 77 anos
A medicina baiana perdeu uma das suas mais famosas pediatras. Na tarde desta quinta (12), faleceu a médica Zina Barbosa Oliveira Macedo, aos 77 anos, vítima do novo coronavírus (Covid-19). Ela estava internada desde o dia 28 de outubro na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Calixto Midlej Filho, da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna.
A médica atuou por muitos anos no antigo Ipepi, hoje Centro Médico Pediátrico de Itabuna (Cemepi). Pelo seu trabalho, esteve entre os 97 médicos baianos homenageados pelo Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) em 2018 por completar 50 anos de exercício ininterrupto da profissão.
Zina Macedo deixa o esposo e também médico João Otávio Macedo e os filhos João Otávio Filho, Márcio e Marlos Macedo. Ainda não foram divulgados informações sobre o sepultamento da médica, que terá procedimento restrito devido à infecção pela covid-19.
HOMENAGENS
Nas redes sociais, amigos e ex-pacientes lamentaram a perda de uma das mais reconhecidas pediatras em atuação em Itabuna. Políticos também prestaram homenagem à profissional, dentre os quais o ex-deputado estadual e candidato a prefeito de Itabuna Augusto Castro (PSD). “A Doutora Zina Macedo prestou inestimáveis serviços às famílias grapiúna com excelência profissional, carinho e acolhimento”, disse Augusto.
O prefeiturável chegou a militar na política no mesmo partido que Zina, o PSDB. Na sucessão municipal de 2008, Zina foi companheira de chapa do ex-bancário e jornalista Adervan Oliveira na corrida à Prefeitura de Itabuna, ambos pelo PSDB, partido ao qual está filiado o médico e ex-vereador João Otávio Macedo.
Nas últimas 24 horas, a Bahia registrou 1.590 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,4%) e 1.407 recuperados (+0,4%). Desde o início da pandemia até as 177h desta quinta (12), o estado confirmou 369.259 casos da doença, 354.813 já são considerados recuperados e 6.564 encontram-se ativos.
Os casos confirmados da doença na Bahia ocorreram nos 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (25,54%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (8.979,89), Itabuna (6.692,05), Madre de Deus (6.689,42), Almadina (6.661,79), Aiquara (6.567,70).
O boletim epidemiológico contabiliza ainda 760.605 casos descartados e 87.993 em investigação até as 17 horas desta quinta-feira (12/11). Na Bahia, 29.836 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.
ÓBITOS
O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 23 óbitos. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 7.882, representando uma letalidade de 2,13%. Dentre os óbitos, 56,10% ocorreram no sexo masculino e 43,90% no sexo feminino.
O Banco de Leite Humano do Hospital Manoel Novaes, que atende a mais de 120 municípios baianos, está operando com a capacidade mínima, segundo a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. A instituição apela às mães que estejam amamentando façam doação ao banco de leite. Hoje, a unidade funciona com pouco mais de 20% do estoque. O mínimo necessário é estoque de, pelo menos, 70 litros.
O Banco de Leite do Manoel Novaes é responsável pela coleta, processamento e distribuição do leite destinado aos bebês prematuros internados ou com patologias que não podem receber o produto diretamente das mães. A unidade tem a missão de assegurar o alimento diário para uma média de 45 bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI-Neo).
Segundo a coordenadora do Banco de Leite, a enfermeira Bianca Baleeiro, o processo para tornar-se doadora é muito simples. Basta a pessoa se dirigir à unidade com carteira de identidade e exames pré-natal (sorologia). Quem preferir, pode cadastrar-se sem precisar sair de casa, via telefone. “É tudo muito rápido, sem burocracia. Se não tiver condições de se deslocar, o Corpo de Bombeiros, que é o nosso parceiro, vai até a casa da doadora fazer a coleta”, relata Baleeiro.
O leite é um alimento essencial nos primeiros meses de vida dos bebês. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é que até os seis meses de idade as crianças sejam alimentadas com leite materno. O Banco de Leite funciona no anexo do Hospital Manoel Novaes e o telefone é o (73) 3214-4346.
Conselheiros do TCM mantiveram multa contra Cláudia Oliveira
Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA) negaram provimento a recurso da prefeita de Porto Seguro, Cláudia Silva Santos Oliveira, e mantiveram a multa no valor de R$6 mil imputada à gestora em razão da realização de concorrência pública irregular para contratação de empresa visando a prestação de serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário, em regime de concessão. O contrato proposto, orçado em valor superior a R$238 milhões, teria vigência por 30 anos.
O relator do recurso, conselheiro José Alfredo Rocha Dias, afirmou que a prefeita não demonstrou ter havido erro ou engano no acórdão questionado, nada acrescentando que pudesse justificar ou embasar qualquer alteração na decisão tomada quando da análise do processo. A decisão foi proferida na sessão desta quinta-feira (12), realizada por meio eletrônico.
A denúncia – julgada parcialmente procedente – foi apresentada pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), que contestou a legalidade do edital do certame, em razão da inobservada de Lei Complementar Estadual que institui “Microrregiões de Saneamento Básico no Estado da Bahia”. Também se manifestou contra pela inexistência tanto do Plano Municipal de Saneamento Básico quanto do Estudo de Viabilidade Técnica e Econômico-Financeira (EVTE) prévios ao chamamento público. E, por fim, questionou a ausência de previsão no edital de indenização à Embasa pelos investimentos feitos e que não foram amortizados pela arrecadação tarifária ao longo dos últimos anos.Leia Mais
O itabunense Sandry Roberto, do Santos Futebol Clube, faz parte do grupo de jogadores e membros da comissão técnica que testaram positivo para Covid 19. Os outros jogadores que testaram positivo foram Jobson, Alex, Jean Mota, Vladimir, Diego Pituca e Alison.
Além dos jogadores, seis membros da comissão técnica, entre eles os auxiliares Cuquinha e Eudes Pedro, tiveram resultado positivo. No total, são 19 casos, sendo 10 atletas – João Paulo, Madson e Lucas Veríssimo entraram de quarentena na segunda. O técnico Cuca também foi contaminado.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Bahia manteve nesta manhã desta quinta (12), por unanimidade, a condenação imposta pelo Juiz da 29ª Zona Eleitoral, Alex Vinícius, ao candidato Mardson Silva (PSD) por ligitância de má-fé. O candidato havia ingressado com ação de impugnação contra a prefeita Gicélia de Santana, que disputa a reeleição, somente com o intuito de confundir a cabeça do eleitor.
Segundo o desembargador Roberto Maynard Frank, a impugnação proposta teve como fundamento certidões já presentes nos autos, conforme constatado pelo magistrado ao proferir a sentença. Ainda segundo o magistrado, “impugnar uma candidatura baseada em ausência de documentos sobre os quais sequer se tem notícia da existência de fato que possam resultar no impedimento da candidatura e que ainda nem tinha sido dada oportunidade de regularização à candidata revela sim uma atuação temerária”.
Por litigância de má-fé, o Mardson Silva acabou condenado, também em segunda instância, a pagar multa de 10 salários mínimos, o que, em valores de hoje, representa R$ 10.450,00. O candidato não poderá mais recorrer da decisão.
























