O contrato definitivo para a construção da Ponte Salvador-Itaparica foi assinado, na manhã desta quinta-feira (12), pelo Governo da Bahia e pelo consórcio chinês vencedor da licitação. A previsão é de que o equipamento entre em operação em cinco anos.
As empresas China Communications Construction Company (CCCC Ltd), CCCC South America Regional Company (CCCCSA) e China Railway 20 Bureau Group Corporation (CR20) terão um ano para desenvolver o projeto e obter as licenças e outros quatro para executar a obra. Com 12,4 quilômetros de extensão, o equipamento terá investimento de R$5,4 bilhões e aporte do Estado de R$1,5 bilhão, via parceria público-privada, segundo divulgado pelo governo baiano.
Durante a cerimônia, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, o governador Rui Costa destacou a importância da construção do equipamento. “É o maior investimento, em alguns anos, de um grupo chinês no Brasil. Com muito orgulho chegamos a este momento de assinar o contrato com grupo de um país que muito investe em pesquisa e tecnologia. Nossa engenharia vai colocar em prática novas formas tecnológicas de construção de ponte que nunca foram utilizadas antes na engenharia brasileira”, afirmou o governador Rui Costa.
Porta-voz do consórcio chinês, o empresário Lin Li reforça a expertise das empresas que ficarão responsáveis pela obra. “As acionistas do consórcio são as maiores empresas do mundo no segmento de construção e infraestrutura e temos confiança que temos experiência suficiente para executar bem uma obra como a Ponte Salvador-Itaparica”, enfatizou.
VETOR DE DESENVOLVIMENTO
O secretário do Desenvolvimento do Estado, João Leão, ressalta o poder de aproximação do equipamento, principalmente quando se trata de municípios situados ao Sul baiano. “Para se ter uma ideia, o município de Belmonte ficará 283 quilômetros mais perto da capital. Esta ponte é um marco no desenvolvimento da Bahia”, celebrou.
Quando concluída, a Ponte Salvador-Itaparica será a maior ponte sobre lâmina d’água da América Latina e contará com duas pistas, cada uma delas com duas faixas e acostamento, e ainda com um trecho estaiado de 860 metros. A previsão é que sejam gerados aproximadamente oito mil empregos durante a construção do equipamento.Leia Mais
Enoc é denunciado por compra de votos
O prefeito de Camamu e candidato à reeleição, Enoc Silva (PP), foi alvo de denúncia de crime eleitoral. A Coligação Confiança e Trabalho, do candidato Luizinho (Republicanos), acusa Enoc de distribuir cestas básicas e oferecer ajuda financeira às vésperas da eleição.
Num dos casos que agitam a disputa, o prefeito Enoc é suspeito de comprar voto de uma eleitora por meio de ajuda financeira de R$ 400,00 no período eleitoral. As negociações do prefeito com a eleitora envolveu uma servidora municipal da confiança de Enoc. Ela ocupa cargo de agente administrativo no Município.
Conversas com áudio entre o prefeito e a servidora com a eleitora foram gravadas. Cópia do depósito e extrato com o valor depositado foram anexados ao processo. Pólvora pura. Enoc não foi localizado para comentar a ação de investigação judicial.
Pesquisa traz intenções de voto a prefeito em Itabuna || Fotomontagem DiárioBahia
Feita no período de 6 a 9 de novembro, pesquisa Dataqualy traz Augusto Castro (PSD) na liderança da corrida sucessória em Itabuna, com 32,5% das intenções de votos no cenário estimulado. O levantamento entrevistou 400 eleitores e mostra empate técnico, na margem de erro, entre o prefeito Fernando Gomes (PTC), Dr. Mangabeira (PDT), Capitão Azevedo (PL), Geraldo Simões (PT) e Dr. Isaac (Avante).
Fernando Gomes (PTC) – 15,03%
Dr. Mangabeira (PDT) – 13,02%
Capitão Azevedo (PL) – 9,03%
Geraldo Simões (PT) – 6,5%
Dr. Isaac (Avante) – 6,3%.
Num outro pelotão, porém empatados com Azevedo, Geraldo e Dr. Isaac, aparecem Charliane Sousa (MDB), com 3,3%; Professor Max (PSOL), com 1%; Edmilton Carneiro (PSDB), com 0,8%; Alfredo Melo (PV), com 0,3%.
O instituto não explicou porque o nome de Pedro Eliodório não consta do resultado final da pesquisa. O percentual de brancos e nulos atinge 7,3% e o de indecisos chega a 4,5%.
A pesquisa sobre a sucessão em Itabuna foi contratada por uma empresa de Salvador, a Alves Quatro Assessoria de Comunicação, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o código BA-01535/2020. A margem de erro é de 4,9 pontos percentuais (devido ao baixo numero de entrevistados) e o intervalo de confiança chega a 95%.
Os candidatos a prefeito de Canavieiras Almir Melo Júnior e a vice-prefeito Irmão Nílton Nascimento, pela Coligação Um Novo Elo, promoveram na noite desta quarta-feira (11), uma live para debater os serviços de saúde do município. Como convidados, participaram os médicos Juarez Ramos e Dácio Rolemberg, além da enfermeira Elma Valiense, que “dissecaram” as ações de saúde da atual gestão.
O candidato a prefeito diz que, na live, ficou evidenciada que todas as ações prometidas deixaram de ser executadas pelo gestor, em prejuízo do atendimento da saúde da população, que continua desassistida. Ao traçarem uma “tomografia” da saúde em Canavieiras, os profissionais da saúde e os dois candidatos chegaram à conclusão da necessidade de uma reestruturação de todo o sistema de atendimento.
Respondendo a pergunta feitas por internautas, os médicos Juarez Ramos e Dácio Rolemberg condenaram a falta de profissionais da saúde para o atendimento dos pacientes e a priorização do transporte de pacientes em ambulâncias para Ilhéus e Itabuna. Essa ação, segundo eles, traz muitos transtornos aos pacientes, que muitas vezes não suportam esses deslocamentos.
Destacou o candidato a prefeito Almir Melo Júnior, que o plano de governo da Coligação Um Novo Elo tem como prioridade a contratação de médicos para a saúde da família e de várias especialidades. “Vamos convidar todos os médicos que residem em Canavieiras para retornarem ao atendimento no sistema de saúde local, bem como especialistas de outras cidades, com o compromisso de pontualidade”, ressaltou Almir Melo Júnior.
O objetivo é transformar o atendimento à saúde em serviços de excelência, aliando tecnologia, responsabilidade e humanização. Para isso, será implantado o projeto “Saúde na Sua Mão”, por meio de um aplicativo para a marcar consultas e exames, no qual o paciente ainda poderá avaliar o atendimento recebido. Todo o procedimento poderá ser feito através de smartphones ou totens nas unidades de saúde, eliminando as filas.
O reordenamento da rede de atenção básica também foi considerada uma medida a ser tomada com brevidade, com o objetivo de maximizar o atendimento, evitando que os pacientes procurem o hospital. Outro projeto apresentado, o Bate Coração, poderá evitar perdas humanas com o pronto atendimento no Hospital Régis Pacheco e transferência – se necessário – para o serviço especializado em Itabuna.
DENÚNCIAS
O candidato a vice-prefeito Irmão Nílton Nascimento disse que o descaso com a saúde em Canavieiras pelo atual gestor foi objeto de várias denúncias e discussões na Câmara de Vereadores. “Mesmo com todas as recomendações, indicações e pedidos de providências enviadas ao executivo, não foi feita nenhuma ação para beneficiar o atendimento à saúde dos canavieirenses.
O crédito do auxílio emergencial foi liberado hoje (12) para 3,6 milhões de brasileiros nascidos em julho. O pagamento chegou a R$ 1,4 bilhão e faz parte do ciclo 4.
Desse total, 662,6 mil receberão R$ 434,9 milhões referentes às parcelas do auxílio emergencial. Os demais, 2,9 milhões, serão contemplados com a segunda parcela do auxílio emergencial residual, em um montante de R$ 956,4 milhões.
Os valores podem ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem para pagamento de boletos, compras na internet e pelas maquininhas em mais de 1 milhão de estabelecimentos comerciais.
O benefício criado em abril pelo Governo Federal foi estendido até 31 de dezembro por meio da Medida Provisória (MP) nº 1000. O Auxílio Emergencial Extensão será pago em até quatro parcelas de R$ 300 cada e, no caso das mães chefes de família monoparental, o valor é de R$ 600.
Segundo a Caixa, não há necessidade de novo requerimento para receber a extensão do auxílio. Somente aqueles que já foram beneficiados e, a partir de agora, se enquadram nos novos requisitos estabelecidos na MP, terão direito a continuar recebendo o benefício.
Saques e transferências para quem recebe o crédito nesta quinta-feira serão liberados a partir do dia 26 de novembro.
A lista elaborada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) traz dezenas de nomes de candidatos a vereador e uma candidata a vice-prefeita em municípios do sul da Bahia que, embora tenham declarado patrimônio superior a R$ 300 mil, solicitam parcelas do auxílio emergencial. Há casos em que o beneficiário tem patrimônio superior a R$ 1,7 milhão.
A lista do TCU traz três candidatos a vereador em Itabuna que possuem patrimônio entre R$ 350 mil e R$ 406 mil. Em Ilhéus, são oito políticos concorrendo às eleições neste ano que têm bens avaliados em até R$ 890 mil e que solicitaram o auxílio emergencial. Entre eles está uma candidata vice-prefeita, com patrimônio de R$ 359 mil. Ela teria solicitado o benefício via aplicativo da Caixa Econômica Federal.
Em Maraú, são seis candidatos a vereador na lista dos que não deveriam ter solicitado o auxílio. Um deles tem bens avaliados em R$ 1, 77 milhão. Os outros cinco possuem bens avaliados entre R$ 325 mil e R$ 939 mil. Uma candidata estava cadastrada em programas sociais do governo e os demais solicitaram o benefício pelo aplicativo Caixa Tem, segundo o Tribunal de Contas.
A lista traz ainda candidatos a vereador de Aurelino Leal (1), Buerarema (3), Camacan (2), Canavieiras (2), Dário Meira (2), Floresta Azul(1), Gandu (1), Gongogi (3), Ibicaraí (6), Ibirapitanga (1), Ibirataia (4), Ipiaú (1), Itagibá (1), Ubatã (1), Una (1).
Em Buerarema, uma candidata com patrimônio de R$ 1,458 milhão está na lista dos que solicitaram o auxílio emergencial. Em Canavieiras, outra candidata ao legislativo municipal, com patrimônio de R$ 1,459 milhão, também teria solicitado o benefício, conforme com o TCU. Acesse aqui a lista completa aqui.
O Tribunal de Contas da União (TCU) liberou, com recomendações, o processo de concessão da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), entre os municípios de Ilhéus e Caetité. A execução da obra se dará por meio de contrato com a iniciativa privada.
A expectativa é publicar o edital ainda este ano para que a licitação ocorra no 1º trimestre de 2021. Estão previstos R$ 3,3 bilhões em investimentos privados e 65 mil empregos diretos, indiretos e efeito-renda (quando um emprego é gerado a partir da transformação da renda dos trabalhadores e empresários em consumo).
As obras da FIOL, a cargo da Valec, estão divididas em dois segmentos: FIOL 1, entre ilhéus e Caetité, e FIOL 2, no trecho de Caetité a Barreiras. O trecho 1, que será concedido, possui 537 km de extensão e deve consolidar um corredor de escoamento de minério para o sul do estado da Bahia (Caetité e Tanhaçu).
PORTO SUL
A Ferrovia também vai facilitar o transporte de grãos do oeste baiano, conectando-se a um importante complexo portuário a ser construído em Ilhéus, o Porto Sul. Os estudos preveem uma carga transportada de 18,4 milhões de toneladas nos primeiros anos de operação, podendo chegar a 33,8 milhões de toneladas em 2054.
De acordo com a minuta do edital, o prazo da subconcessão será de 35 anos. A remuneração da subconcessionária se dará pelo recebimento da tarifa de transporte, da tarifa de direito de passagem, da tarifa de tráfego mútuo, das receitas decorrentes das operações acessórias e da exploração de projetos associados.
A rede de Lojas Buriti vai inaugurar, na próxima terça (17), a primeira loja fora dos dois principais municípios do sul da Bahia. A maior loja de materiais de construção de Itacaré será inaugurada na Rua Nova, às 9h30min da próxima terça.
A área total da loja é de 350 metros quadrados, com 240 metros quadrados de área para atendimento ao cliente (showroom), com destaque para a instalação de equipamentos de acessibilidade e segurança. Segundo o empresário Luiz Ribeiro, a nova loja possui conceito moderno com exposição de produtos que permite conforto e comodidade ao consumidor. “Fizemos um grande investimento para oferecer à população de Itacaré uma grande loja que vai atender ao ritmo de crescimento do município e das cidades vizinhas”, afirma Luiz.
MIX DE PRODUTOS
A nova loja Buriti terá à disposição 100% do mix do grupo, com os mesmos preços que são praticados em Itabuna e Ilhéus. As Lojas Buriti têm o serviço exclusivo de entrega grátis. As mercadorias chegam à casa do cliente de forma rápida e segura, mesmo residindo em outra cidade. A entrega é feita em toda a região, numa distância de até 100 quilômetros de suas unidades.
Venda de material de construção teve aumento superior a 30%
As vendas no comércio varejista baiano cresceram 7,1% em setembro de 2020, na comparação com igual mês do ano anterior. Na análise sazonal, o comércio varejista na Bahia registrou taxa positiva de 0,8% frente a agosto. Devido à influencia da pandemia do Coronavírus, no acumulado do ano a taxa foi negativa em 6,2%.
Os dados, divulgados nesta quarta-feira (11), foram apurados pela Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – realizada em âmbito nacional – e analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento.
“Este resultado evidencia que o setor vem se recuperando, apresentando taxa positiva pelo segundo mês consecutivo na comparação anual, sendo a maior desde dezembro de 2019, e quinto na análise sazonal”, disse o secretário estadual de Planejamento, Walter Pinheiro, que ainda apontou a geração de 16.923 postos de trabalho com carteira assinada em setembro, o melhor resultado do ano e o maior saldo em setembro da última década na Bahia.
Por atividade, em setembro de 2020, os dados do comércio varejista do estado baiano, quando comparados aos de setembro de 2019, revelam que quatro dos oito segmentos que compõem o indicador do volume de vendas registraram comportamento positivo: Móveis e eletrodomésticos (51,3%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (17,9%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (8,1%) e Combustíveis e lubrificantes (5,7%).
MATERIAL DE CONSTRUÇÃO
O comércio varejista ampliado, que inclui o varejo e mais as atividades de Veículos, motos, partes e peças e de Material de construção apresentou crescimento de 3,9% nas vendas, em relação à igual mês do ano anterior. No acumulado dos últimos 12 meses, a variação foi negativa em 5,9%.
Em relação a Material de construção, as vendas no mês de setembro foram positivas em 30,2%, na comparação com o mesmo mês de 2019. Já o segmento Veículos, motos, partes e peças registrou queda de 13,9% nas vendas em setembro de 2020, em relação à igual mês do ano anterior.
Prossegue até esta terça-feira (12), na BR-101, na Unidade Operacional da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Itabuna, no sul da Bahia, a Campanha Nacional de Redução de Acidentes e Roubo de Cargas. As ações são promovidas em todo o país pela PRF em parceria com o Sest/Senat.
A ação busca levar informações aos motoristas, além de circuito de saúde com abordagens nas especialidades de odontologia, fisioterapia, nutrição, psicologia e orientações de autoproteção e prevenção da Covid-19.
Durante as ações, motoristas de veículos de carga são convidados a participar de uma oficina, com informações sobre condições e dicas de segurança com a temática roubo de cargas.
As oficinas também contam com circuito de saúde, nas especialidades de odontologia e fisioterapia, além do de testes-rápido de hepatite B, C, sífilis e HIV, realizado pela Equipe do Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (Cerpat). Os motoristas são orientados pelas equipes sobre autoproteção e prevenção da covid-19.
Itabuna está entre os municípios de maior incidência da covid-19
Hoje (11), subiu para 6.404 o número total de pacientes em isolamento ou internados por causa da covid-19 na Bahia, conforme a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). Nas últimas 24 horas, foram registrados 1.728 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,5%) e 1.413 recuperados (+0,4%).
Dos 367.669 casos confirmados desde o início da pandemia, 353.406 já estão recuperados. Todos os 417 municípios baianos registraram casos da doença. Segundo a Sesab, 25,58% dos casos até a tarde desta quarta ocorreram em Salvador.
Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes permanecem sendo Ibirataia (8.973,35), Itabuna (6.677,52), Almadina (6.661,79), Aiquara (6.567,70) e Madre de Deus (6.566,16).
O boletim epidemiológico contabiliza ainda 757.126 casos descartados e 87.751 em investigação até as 17 horas desta quarta-feira (10/11). Na Bahia, 29.723 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.
ÓBITOS
O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 21 óbitos. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 7.859, representando uma letalidade de 2,14%. Dentre os óbitos, 56,06% ocorreram no sexo masculino e 43,94% no sexo feminino.
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) voltou atrás da resolução administrativa nº 38, expedida ontem (10), que proibia qualquer ato presencial dos candidatos, e liberou carreatas com a adoção dos protocolos sanitários já recomendados e máximo de 60 carros no evento.
A informação foi confirmada ao Metro1 pelo próprio órgão eleitoral. Também se permitiu a distribuição de material gráfico nos comitês ou diretamente nas residências de eleitores.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou hoje (11) a retomada do estudo clínico da vacina CoronaVac, uma das que estão em fase de testes no país, conduzidos pelo Instituto Butantan. A agência disse ter recebido do Butantan novas informações sobre o “evento adverso grave” (EAG) que levou a Anvisa a suspender os estudos na última segunda-feira (9).
“Após avaliar os novos dados apresentados pelo patrocinador depois da suspensão do estudo, a Anvisa entende que tem subsídios suficientes para permitir a retomada da vacinação e segue acompanhando a investigação do desfecho do caso para que seja definida a possível relação de causalidade entre o EAG inesperado e a vacina”, informou a agência por meio de nota.
No comunicado, a Anvisa voltou a defender a medida adotada na segunda-feira, que levou em consideração os dados que eram de conhecimento da agência até aquela data e que foram encaminhados ao órgão pelo Instituto Butantan.
Segundo a agência, a decisão se baseou em procedimentos previstos nos protocolos de Boas Práticas Clínicas para este tipo de pesquisa e teve como premissa o “princípio da precaução”, quando conhecimento científico não é capaz de afastar a possibilidade de dano.
Ao justificar a suspensão dos testes, a Anvisa disse que faltavam informações detalhadas sobre a gravidade e as causas do evento, assim como o parecer com o posicionamento do Comitê Independente de Monitoramento de Segurança (Data and Safety Monitoring Board, na sigla em inglês) e o boletim de ocorrência relacionado à provável motivação do EAG e que recebeu ontem (10) esses dados do Butantan.
EAG
Ontem, diferentes veículos de comunicação noticiaram que o evento adverso grave foi um óbito, por suicídio, não tendo ligação com a vacina. No entanto, em coletiva de imprensa ontem, o presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres disse que a agência não havia recebido essa informação por canais oficiais.
“Diante do evento adverso grave, o comitê independente tem que atuar. Então a informação tem que vir daquele canal, os demais canais por mais que tenham informações relevantes, eles não são o comitê independente”, disse.
A Anvisa disse também que, em respeito à privacidade e integridade dos voluntários de pesquisa, não está divulgando a natureza do EAG.
BUTANTAN
Após o anúncio da retomada dos estudos, o Butantan divulgou nota sobre o assunto. “Isso vem ao encontro com o que temos afirmado que essa é uma das vacinas mais seguras que está em desenvolvimento nesse momento. A Anvisa compreendeu nossos argumentos. O óbito referido não tem relação com a vacina e, portanto, o estudo pode ser retomado”, diz o comunicado.
O instituto diz ainda que espera dar o andamento ao processo o mais rapidamente possível. “Sabemos que um dia com vacina faz diferença. Nós precisamos dessa vacina o quanto antes e por isso a nossa urgência na finalização desse estudo. Então agradeço à nossa Anvisa pela compreensão e pela rapidez com que foi autorizada a retomada dos estudos clínicos”.
Ontem, em uma coletiva de imprensa sobre o assunto, em São Paulo, o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou que o evento foi reportado detalhadamente à Anvisa no último dia 6 e classificou a decisão da Anvisa como precoce.Leia Mais
Uma festa de Réveillon com público estimado em 600 pessoas está no centro de protestos dos moradores do povoado de Santo André, em Santa Cruz Cabrália, no sul da Bahia.
Nas margens do rio João de Tiba, o povoado tem cerca de 800 moradores e 13 km de praias e fica dentro uma área de proteção ambiental. Ganhou notoriedade em 2014 ao abrigar o Centro de Treinamento da Alemanha durante a Copa do Mundo de futebol.
A principal preocupação da comunidade é que uma festa deste porte desencadeie um surto do novo coronavírus —até segunda-feira (9), o povoado registrou apenas cinco casos de Covid-19, todos eles sem sintomas graves.
A festa, batizada de Réveillon da Vila, começou a ser a anunciada em setembro. A programação prevê seis dias de atividades, entre 27 de dezembro de 02 de janeiro, com a participação de artistas de música pop e eletrônica.
Os eventos devem acontecer no Beach Club da Vila, uma espécie de bar boutique em área de 4.000 m2 montada em frente à praia. O passaporte para os seis dias de programação está sendo vendido por R$ 1.600.
A expectativa é receber um público de 600 pessoas por dia, número que vai de encontro ao decreto do governo da Bahia, que autoriza a realização de eventos para no máximo 200 pessoas.
Um dos produtores do evento, Marcelo Campos, afirma que a concretização da meta de público de 600 pessoas dependerá da autorização das autoridades. E diz que a festa tem condições de ser realizada mesmo com um limite de público de 200 pessoas por dia.
“Vamos seguir todas as recomendações e protocolos. A gente não fará nada fora do determinado pelos órgãos competentes”, afirma o produtor.
A organização ainda informou que se compromete a realizar testes de Covid-19 em todo o público das festas e que disponibilizará assistência médica com acompanhamento da vigilância sanitária local.
O jornal Folha de São Paulo apurou que a secretaria de Saúde da Bahia não deve flexibilizar neste ano o limite de público para eventos no estado, que deve permanecer em no máximo 200 pessoas. A Prefeitura informou que qualquer evento no município deverá respeitar decreto estadual. Confira a íntegra.
A Igreja Batista Teosópolis de Itabuna, por meio do Ministério da Ação Social, está arrecadando donativos para as vÍtimas das chuvas que atingiram a região na última semana. O objetivo é arrecadar kits de higiene pessoal, lençóis, colchões, móveis e outros materiais de necessidade básica.
De acordo com Gilson Pinheiro, do Ministério da Ação Social da Teosópolis, pelo menos 160 famílias estão desabrigadas. “Elas perderam seus móveis, suas casas, tudo isso devido ao alagamento que a cidade sofreu. Estamos passando por um momento delicado na nossa cidade”, diz o comunicado dirigido aos membros da igreja e a comunidade.
A ação de solidariedade da Igreja Batista Teosópolis envolve os fiéis e também a sociedade. As doações podem ser feitas na igreja, localizada na Avenida Félix Mendonça, 75, no bairro Conceição. A pessoa também pode entrar em contato pelo telefone 73-3212-3012 que uma equipe irá buscar o donativo.

























