O Bahia segue sem conseguir apresentar um bom futebol e com dificuldade de obter resultados positivos no Campeonato Brasileiro. Jogando na Arena Pantanal neste sábado (8), o Tricolor de Aço ficou no empate de 1 a 1 com o Cuiabá. O time da casa saiu na frente, com o centroavante Deyverson, marcando de pênalti,aos 17 minutos do primeiro tempo.
O Bahia foi completamente dominado no primeiro tempo. Conseguiu melhorar na segunda etapa, quando chegou ao empate. O jogador Ryan cruzou a bola na área e, sem querer, o defensor Empereur, do Cuiabá, cabeceou contra o gol de Walter. O goleiro nada pôde fazer.
Com o empate, o Bahia chegou aos 13 pontos e corre risco de entrar na zona de rebaixamento neste domingo (8). O Goiás tem 12 pontos e, caso vença o Santos, na Vila Belmiro, assumirá a vaga do Tricolor. A partida em Santos será às 11 da manhã.
O Bahia volta agora as atenções para a partida contra o Grêmio pelas quartas de final da Copa do Brasil, na quarta-feira (12), em Porto Alegre. O jogo de ida, na Arena Fonte Nova, em Salvador, terminou em 1 a 1. Por isso, quem vencer ficará com a vaga. Em caso de novo empate, a vaga será decidida nas penalidades. A partida está marcada começar às 19h, na Arena do Grêmio.
No final de 2021, o Governo da Bahia inaugurou o Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, na área do antigo Hospital Geral Luiz Viana Filho, na Conquista, em Ilhéus. Segundo o plano original, caberia à Prefeitura de Ilhéus administrar o novo equipamento, mas a ideia não foi à frente.
Desde sua abertura, a unidade é administrada pela Fundação Estatal Saúde da Família (Fesf-SUS). Nos dezoito meses em atividade, foram mais de 4.800 partos, 6.487 internações (sendo 353 de recém-nascidos que precisaram da UTI), 160 mil atendimentos e 204 visitas guiadas, segundo balanço da assessoria da instituição.
Nesta entrevista ao PIMENTA, a enfermeira Domilene Borges, que assumiu a direção-geral do Materno-Infantil em dezembro de 2022, fala sobre o desempenho do Hospital nos serviços prestados desde a inauguração; comenta iniciativas adotadas após a abertura da unidade; aborda desafios da gestão; e antecipa projetos que serão implementados nos próximos meses, com direito à ampliação do rol de cirurgias. Leia.
PIMENTA – O Hospital Materno-Infantil acaba de completar um ano e meio. Qual avaliação a senhora faz do trabalho desenvolvido até aqui?
DOMILENE BORGES – O Hospital nasceu para atender vinte municípios, oito da microrregião de saúde de Ilhéus e doze de Valença. Seguimos numa crescente de atendimentos e de demandas. Hoje, o Materno já é referência para toda a macrorregião sul da Bahia, englobando as regiões de Itabuna e Jequié, além de extremo-sul e sudoeste.
Se a gente pudesse dar nota objetiva ao desempenho da unidade, de zero a dez, qual seria?
A gente não pode falar nota dez, porque sempre existe alguma pendência. Somos uma unidade de média e alta complexidade, mas, para alguns serviços, ainda precisamos de referência em Salvador. Às vezes, acionamos a regulação para transferir a criança. Por isso, não falo que o Materno merece nota dez. Mas, dentro do que o Hospital pode ofertar e pela forma da assistência prestada aqui, eu dou dez, tranquilamente.
_____
Estamos adequando a unidade para acolher os povos originários.
_____
Quais serviços o Hospital oferece desde a abertura e quais foram implementados depois?
Desde a abertura, a obstetrícia e a pediatria de média e alta complexidade, com a UTI Neonatal e a UTI Pediátrica. Atendemos do nascimento aos 15 anos. Temos propostas perto da concretização, como a ortopedia pediátrica; o tratamento da fenda palatina, que é o lábio leporino; e a parte de cirurgia pediátrica, demanda enorme da região. Buscamos credenciamento da Sesab para as ligaduras eletivas. O Hospital já faz laqueadura, mas só quando o procedimento é associado à cesariana e a gestante manifesta interesse. Com a mudança da legislação, a gente passou a ter mulheres procurando a unidade em busca desse serviço. Também estamos adequando a unidade para acolher os povos originários.
Como vai funcionar o projeto das doulas comunitárias?
A doula é uma figura muito forte para as mulheres na gestação e no parto. A ideia é ofertar esse serviço para todas as mulheres. O que a gente tem hoje? Há mulheres que podem pagar às doulas e são acompanhadas. A gente propõe que elas trabalhem voluntariamente no Hospital e possam dar atenção a todas as mulheres que venham parir aqui no Materno.
Hospitais públicos costumam ser sobrecarregados por demandas que deveriam ser atendidas nos postos de saúde ou em unidade de pronto-atendimento. Como a direção do Materno-Infantil lida com essa realidade?
Quando a criança chega na unidade, é acolhida e passa por uma triagem, que determina o grau de risco. Crianças com o perfil verde ou azul [de risco], que deveriam ser atendidas em unidades básicas de saúde ou de pronto-atendimento, são avaliadas duas vezes. Confirmado o perfil verde ou azul, encaminhamos à UPA, porta de entrada do município. Se não for [caso para unidade básica], a criança é atendida aqui. Tivemos reunião com o município e formatamos um fluxo para que essas pessoas não fiquem soltas na rede nem sem atendimento. Hoje, temos um ambiente mais tranquilo na entrada do Hospital.
_____
Ser mulher conta bastante, por conhecer os pontos mais sensíveis, as necessidades que as mulheres têm na gravidez e no parto.
_____
O que significa ser mulher no comando de uma instituição que se relaciona de modo específico com as mulheres e num momento da vida em que costumam estar mais sensíveis e, às vezes, vulneráveis?
Ser mulher conta bastante, por conhecer os pontos mais sensíveis, as necessidades que as mulheres têm na gravidez e no parto. Não que um homem não possa assumir uma unidade materno-infantil, claro que pode, mas a mulher vai ter esse olhar mais sensível e direcionado às necessidades do público feminino. A gente consegue pegar detalhes – coisas pequenas, mas necessárias para a mulher nesse momento – e trazer resposta em forma de serviço.
Como é a relação do Hospital com a comunidade?
Não consigo visualizar o Hospital só dentro do Hospital. A gente precisa do trabalho extramuro, estar presente na comunidade e mostrar o que oferecemos à população. Muitas pessoas não sabem o que o Materno-Infantil oferece. Trabalhamos com o Ministério Público, Defensoria Pública, Câmara de Vereadores. Recebemos secretários municipais da região para que eles conheçam o equipamento para o qual encaminham seus pacientes e como eles devem fazer isso. Trabalhamos com associações de moradores para irmos aos bairros. Ouvindo a população, obtemos retorno da qualidade do atendimento, sabemos quais são as demandas e vemos em que o Materno pode ajudar. Começamos a fazer essa escuta em Ilhéus. A intenção é levar aos vinte municípios da área de referência.
Quais são as demandas mais recorrentes que o Hospital ainda não atende?
Cirurgias pediátricas, de fimose e de hérnia e a parte de ortopedia pediátrica, uma fragilidade do SUS em Ilhéus. Escutamos isso em todos os lugares. Acredito que, dentro de 30 a 60 dias, a gente já comece a ofertar alguns desses serviços.
_____
Aparecerão novas demandas, mas a gente precisará avaliar. Não adianta ampliar muito e não ter como acolher a população.
_____
O que a gestão do Hospital tem como objetivo para o próximo ano?
A gente espera que o serviço de ortopedia e as cirurgias já estejam disponíveis para toda a região. Queremos implantar as cirurgias na parte de otorrino e a parte de laqueadura. São projetos que a gente quer implantar ainda neste ano, mas que, a partir do próximo ano, estarão rodando melhor. Aparecerão novas demandas, mas a gente precisará avaliar. Não adianta ampliar muito e não ter como acolher a população. A gente precisa continuar ofertando nosso serviço com a qualidade de hoje. Não quero macas nos corredores e crianças do lado de fora esperando atendimento. Temos o cuidado de planejar a ampliação do serviço dentro da capacidade de oferta.
Como vai o diálogo da instituição com a comunidade LGBTIAPN+?
A gente está começando a conversar para ver como o Hospital pode se inserir nesse universo e ajudar nas demandas por saúde, principalmente da população trans. Realizamos um seminário para nossos trabalhadores, para que eles consigam entender a necessidade de estarmos preparados para acolher esse público.
O time de base do Itabuna é o único representante do sul da Bahia nas oitavas de final da Copa 2 de Julho de Futebol Sub-15. A equipe terá um adversário muito difícil na disputa de mata-mata, neste sábado (8). O Azulino enfrentará a Seleção Brasileira a partir das 10h30min, no Estádio de Pituaçu, em Salvador.
A equipe Sub-15 do Itabuna se classificou para as oitavas de final da Copa 2 de Julho com a segunda melhor campanha na fase de Grupos, iniciada no Dia da Independência da Bahia, no domingo passado. O time do sul da Bahia conseguiu sete pontos no Grupo B. O Flamengo (RJ) foi o primeiro colocado, com 12 pontos e 100% de aproveitamento.
Com uma das principais divisões de base do país, o Rubro-Negro carioca aplicou a maior goleada da competição, ao derrotar, por 13 a 0 a Seleção de Mata de São João, que terminou na última posição.
Representando o estado, além do Itabuna, estão as seleções de Cachoeira, Xique-Xique,Lauro de Freitas; Camaçariense, Astro, Bahia, Vitória e Jacuipense.As outras equipes que seguem na disputa pelo título são Atlético (MG), Botafogo, Flamengo, Fortaleza, Palmeiras, ABC e Seleção Brasileira.
Com partidas no Estádio de Pituaçu, em Salvador; CT Cidade Tricolor, em Dias D’Ávila, CT Praia do Forte, em Mata de São João, e no Estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana, as equipes brigam pelas oito vagas para as quartas, que acontecem no domingo (9).
Com a entrada franca em todos os jogos da Copa 2 de Julho, as semifinais acontecem na terça-feira (11) e a grande final será no dia 13 de julho no Estádio de Pituaçu, em Salvador. A competição é organizada pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). Veja como serão os confrontos:
9h Botafogo-RJ x Astro – Estádio de Pituaçu
9h ABC-RN x Bahia – CT Cidade Tricolor
10h Seleção de Xique-Xique x Vitória – Estádio Joia da Princesa
10h30min Seleção Brasileira x Itabuna – Estádio de Pituaçu
10h30min Atlético-MG x Seleção de Cachoeira – CT Cidade Tricolor
10h30min Flamengo-RJ x Fortaleza-CE – CT Praia do Forte
14h Camaçariense x Seleção de Lauro de Freitas – Estádio de Pituaçu
15h30min Palmeiras-SP x Jacuipense – Estádio de Pituaçu
A Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufsb) está com inscrições abertas para o Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Biodiversidade (PPGSAB) – Mestrado Acadêmico. São ofertadas 20 vagas e as inscrições estão sendo realizadas até o dia 6 de agosto.
De acordo com a Ufsb, a seleção do mestrado constará de três etapas: exame de suficiência em língua inglesa (classificatória), Análise do pré-projeto de pesquisa aderente às áreas do PPGSAB e arguição do candidato (classificatória) e Análise de Currículo Lattes (classificatória).
As aulas serão ministradas no campus Paulo Freire, em Teixeira de Freitas, no extremo-sul da Bahia. As dúvidas podem ser sanadas por meio do e-mail selecao.ppgsab@ufsb.edu.br. Acesse aqui para a inscrição.
A presidente da ONG Bicharada, Marcela Andrade, explicou ao PIMENTA a situação do pit bull Lion, que atacou uma cadelinha na Avenida Beira-Rio, em Itabuna, e acabou espancado por transeuntes. A intervenção salvou a cadelinha, mas causou ferimentos graves em Lion, que foi recolhido pela ONG. “No desespero, as pessoas bateram muito nele, que está com dor no ouvido e a cabeça inchada”, conta a voluntária.
O animal foi levado a uma clínica veterinária, por iniciativa da Bicharada, disse Marcela. A informação contraria nota divulgada pela Diretoria de Controle de Zoonoses. O órgão, que é vinculado à Diretoria de Vigilância Sanitária de Itabuna, comunicou à imprensa que foi responsável por recolher o pit bull e levá-lo a um canil. “Eles não foram resgatar nem acolheram o animal. Ele está sob os nossos cuidados, não tem nada a ver com o Zoonoses”, reiterou a voluntária do movimento de proteção animal.
Marcela Andrade afirma que, ontem (6), não conseguiu contatar a direção da Vigilância Sanitária. Também pediu ajuda ao Grupamento Ostensivo de Proteção Ambiental da Guarda Civil, mas, segundo ela, a resposta da unidade especializada foi negativa. “Disseram que não iriam recolher, porque o Zoonose não podia receber”.
A presidente da ONG acrescenta que, hoje (7), quando manteve contato com a Vigilância, ouviu que o serviço de Controle de Zoonoses até poderia recolher e abrigar o cachorro, desde que a própria Marcela, que não tem vínculo com a administração municipal, assumisse a responsabilidade sobre o que viesse a acontecer com o animal. “Não tem cabimento. A Prefeitura acolher e eu assumir a responsabilidade de um animal que não estaria sob meus cuidados”, conclui.
A voluntária lamentou que o Centro de Controle de Zoonoses esteja fechado desde o ano passado, devido às más condições de sua sede. A paralisação total do serviço, segundo ela, não tem precedente em Itabuna. O espaço está aberto, caso a Diretoria de Vigilância Sanitária queira se manifestar.
ABANDONO E ACOLHIMENTO
Marcela Andrade conhece uma versão sobre o abandono de Lion. Ela soube que o animal era bem cuidado e vivia sob a guarda de uma moradora da Beira-Rio, centro de Itabuna. No entanto, a tutora, uma idosa, foi acometida por doença degenerativa, deixou a casa onde morava e, hoje, vive num abrigo. O cachorro ficou para trás.
Pelo porte, na avaliação da voluntária, Lion deveria pesar de 35 a 40 quilos, mas está com apenas 20 quilos. Ele passou por exames e continua internado em uma clínica veterinária. Nesse momento, o abrigo da ONG Bicharada está superlotado. “Tem animal no banheiro”, relata Marcela. Para abrir uma vaga e abrigar o cão quando ele deixar a clínica, outra voluntária da ONG vai receber em sua casa uma cadelinha recém-parida.
Confira, abaixo, imagens de Lion na Pet Clínica.
Durou um mês a passagem do vereador Alzimário Belmonte, Professor Gurita, pela Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer de Ilhéus. Ele assumiu a Pasta no final de maio e saiu no dia 30 de junho. Ao PIMENTA, o parlamentar explicou que a possibilidade de ficar pouco tempo no cargo foi antecipada ao prefeito Mário Alexandre, Marão, de quem é correligionário no PSD.
– Quando o prefeito me convidou a assumir a Pasta, conversei com ele que faria uma experiência de trinta dias. Se, nesses 30 dias, eu percebesse que daria para fazer o que já fiz no passado pelo esporte, para poder colocar o esporte de Ilhéus em destaque na Bahia, eu ficaria e fui [para a Secretaria] – disse o vereador por telefone.
Gurita conta que, na rotina do Governo, percebeu que não seria possível se desconectar totalmente das demandas ao vereador, mesmo licenciado. “Acabei ficando dividido entre o esporte e a minha agenda da Câmara”. Segundo ele, essa divisão o incomodou, pois identificou que a Secretaria precisa de alguém capaz de se dedicar exclusivamente ao cargo. “Conversei com o prefeito e pedi exoneração, dizendo que preferia retornar à Câmara, porque minha pauta lá é muito ampla e forte”.
Então, o motivo da saída não foi nenhum problema com as condições de trabalho na Secretaria? “Não, zero. Para ser sincero, recebi condições importantes para trabalhar. Fizemos a etapa do Circuito Baiano de Judô, com a Federação Baiana de Judô; e o Festival Ilhéus, 50 anos de Surf, com a Associação Ilheense de Surf. Em trinta dias, consegui fazer essas duas grandes atividades. Então, foram me dadas as condições. Sair foi opção minha, porque estava dividido entre a agenda da Câmara, mesmo licenciado, e o esporte, sem dedicação exclusiva. Foi apenas isso”, reafirmou Gurita.
Com a volta do titular ao cargo, Luiz Carlos Escuta deixa a Câmara e retorna à primeira suplência do PSD.
Uma adolescente de 14 anos foi morta a tiros em Guaratinga, no extremo-sul da Bahia, na noite desta quinta-feira (6). Ela foi identificada como Hyara Flor Santos Alves.
De acordo com a Polícia Civil, uma pistola calibre 380, dois carregadores e munições foram apreendidos no local do crime e encaminhados à perícia. O caso é investigado como feminicídio pela Delegacia de Guaratinga.
Ainda conforme a Polícia, diligências e oitivas serão feitas para esclarecer a motivação do crime, que já tem indícios de autoria. O nome do suspeito não foi divulgado. Informações do G1.
O corpo de Leandro Evangelista de Freitas está sendo velado na Funerária SAF Itabuna e será sepultado no Cemitério Campo Santo, nesta sexta-feira (7), às 15h30min. O empresário de 31 anos foi vítima de uma endocardite bacteriana (infecção no coração) e faleceu ontem (6), em um hospital de Salvador.
O corretor de imóveis Nilton Borges disse ao PIMENTA que a morte de Leandro, que era diretor-executivo da SS Freitas Construtora, além de um drama para a família, deixa uma lacuna na construção civil do sul da Bahia. “Era um empresário dedicado, esforçado, que vai fazer muita falta, sua partida foi muito precoce”.
Ele recorda que, em outubro de 2018, quando era delegado do Conselho Regional de Corretores de Imóveis, entregou a carteira de corretor a Leandro, que se habilitou para reforçar a equipe de vendas da SS Freitas. “Ele já era o braço direito da empresa”.
Segundo Nilton, que esteve no velório do jovem empresário, o clima era de profunda consternação. “A dor de um pai e uma mãe enterrando um filho não é fácil , vai durar muito tempo ainda”.
O mau uso da rede de esgotamento sanitário tem sido uma dor de cabeça ainda maior, nos últimos tempos, para a área técnica da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa). Segundo o gerente de Saneamento da Empresa, Tauan Sampaio, o mau uso da rede causa constantes obstruções de tubulação e extravasamento de dejetos, tornando o ambiente insalubre.
De acordo com o responsável pela área de esgoto da Emasa, existem casos recorrentes de obstrução pela falta de conscientização de parte dos moradores da cidade. “É preciso que as pessoas se conscientizem sobre o correto uso das redes coletoras de esgoto”, afirmou.
“É muito comum a causa de o entupimento da rede ser provocada por material indevido lançado na tubulação do esgoto, a exemplo de buchas e pano de prato, fraldas, absolventes e até restos de material de construção”, revela Tauan Sampaio.
Ainda segundo Sampaio, nos condomínios residenciais do Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) existe outro agravante: construções irregulares. “Nos [conjuntos] habitacionais do programa federal existem moradores que constróem puxadinhos em cima das caixas de passagem dos prédios. Isto termina por dificultar trabalhos preventivos e de reparação da rede de esgoto”, adverte.
As acomodações dos ativos políticos no sul da Bahia devem retirar o ex-vereador Alisson Mendonça do comando da 13ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), braço do Detran em Ilhéus. A saída é iminente, segundo apuração do PIMENTA.
Questionado a respeito, o ex-presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus respondeu com humor resignado. “Não se briga com o Diário Oficial”, escreveu ao site, em mensagem de texto, pontuando a frase com emojis de gargalhada.
Alisson foi indicado ao cargo pelo deputado estadual e líder do Governo Jerônimo Rodrigues na Assembleia Legislativa, Rosemberg Pinto (PT). Com o resultado das eleições 2022, em que a primeira-dama de Ilhéus, Soane Galvão (PSB), elegeu-se deputada estadual com a maior votação no município, caberia à deputada indicar o substituto numa eventual exoneração do ex-vereador.
Segundo a mesma lógica, por ter sido o deputado da base eleito com maior votação em Itabuna, Rosemberg se ocuparia da indicação para a 5ª Ciretran, hoje coordenada por Gilson Nascimento.
Termina nesta sexta-feira (7) o período de inscrição para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao segundo semestre de 2023. Os interessados têm até às 23h59 (horário de Brasília) para efetuar a inscrição por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. 
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), para esta edição do Fies, estão sendo ofertadas 77.867 vagas em 1.265 instituições privadas. O candidato pode consultar as vagas no momento da inscrição – o sistema apresenta as ofertas de vagas por estado, município e instituição de ensino superior.
CRITÉRIOS
Pode se inscrever para o processo seletivo do Fies o candidato que, cumulativamente, atenda às seguintes condições:
– tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010, com nota válida até o momento anterior à abertura das inscrições para o Fies 2023;
– tenha obtido média aritmética das notas nas cinco provas do Enem igual ou superior a 450 pontos e nota na prova de redação superior a zero;
– não tenha participado do Enem na condição de treineiro – candidato que não concluiu o ensino médio e participa do exame para fins de autoavaliação;
– possua renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.
No momento da inscrição, o candidato deve informar o CPF; um endereço de e-mail pessoal válido; os nomes dos membros do grupo familiar, com o número de CPF dos membros com idade igual ou superior a 14 anos, as respectivas datas de nascimento e, se for o caso, a renda bruta mensal de cada componente do grupo familiar.
RESULTADO
O ministério deve divulgar a ordem de classificação e pré-seleção no próximo dia 11, em chamada única. O cronograma completo do Fies pode ser acessado aqui.
A Polícia Federal em Ilhéus deflagrou a Operação Trapaça, na manhã desta sexta-feira (7), em residências de secretários municipais de Ilhéus, Palácio Paranaguá e empresas. São cumpridos sete mandados de busca e apreensão em endereços em Ilhéus e também em Itabuna, conforme as primeiras informações. Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal.
Além das residências de secretários municipais, a Federal ainda cumpriu mandado na Divisão de Tributos da Prefeitura, que funciona no Palácio Paranaguá, no Centro Histórico de Ilhéus. A Polícia Federal informou que a operação investiga desvios de mais de R$ 1,2 milhão oriundos de recursos para o combate ao Covid-19 no município sul-baiano.
O contrato foi assinado com uma empresa sem capacidade técnica e apresentou superfaturamento de 82%, de acordo com a corporação, baseando-se em dados apontados pela Controladoria-Geral da União (CGU).
Num comunicado enviado há pouco, a PF cita que os investigados responderão pelos crimes de estelionato, fraude à licitação, falsidade ideológica, corrupção passiva, falsidade ideológica e associação criminosa. Atualizado às 8h02min.
Atualização às 8h48min – Dos nomes do governo do prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD), dois são os alvos da Polícia Federal, segundo checagem do Blog do Gusmão. São eles os secretários Bento Lima (Gestão) e Fábio Júnior (Turismo).
A Unex promoveu o curso Basic Life Support (BLS) de manobras de ressuscitação em situações críticas nos dias 4 e 5, no campus Saúde, em Itabuna. A capacitação, totalmente gratuita, foi ministrada pelo professor Rodrigo de Jesus, instrutor certificado pela American Heart Association/Berkeley.
Participaram estudantes e profissionais de diversas áreas de saúde como Farmácia, Biomedicina, Odontologia, Medicina e Enfermagem. O treinamento BLS aborda manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) em casos de parada cardiorrespiratória ou respiratória e visa manter os sinais vitais da vítima até a chegada do atendimento especializado.
De acordo com o instrutor, o treinamento pode ser feito por qualquer pessoa, capacitando-o para reconhecer a ocorrência de uma parada cardiorrespiratória e atuar nas manobras de reanimação. “É muito importante toda a sociedade estar preparada para fazer esse tipo de atendimento. Pessoas treinadas garantem salvar maior número de vidas”, explicou Rodrigo de Jesus.
Julia Barbosa, estudante do 3° semestre da área de Saúde na Universidade Estadual De Santa Cruz (Uesc), participou do curso e se disse impressionada com a estrutura do campus e equipamentos de alta tecnologia. “Estou impressionada com o local, muito bem preparado, e com todo o conhecimento passado. A dinâmica adotada pelo professor Rodrigo de Jesus nos passa bastante segurança para o caso de haver a necessidade de aplicar tudo o que aprendemos em uma situação real. Saio daqui pronta para prestar primeiros socorros em qualquer situação”, avaliou a estudante, que pretende cursar Medicina como segunda graduação.
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) vai leiloar 412 novos lotes de veículos conservados e sucatas aproveitáveis. Os lotes estão disponíveis nos municípios de Itabuna, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas, Irecê e Santo Antônio de Jesus. O fechamento dos lotes será no dia 24 deste mês.
Em Itabuna, entre os veículos estão uma motocicleta Honda/CG Titan KSE, no lote 03, com lance inicial de R$ 650,00; e o lote 04, que inclui um Ford Fiesta, com lance mínimo de R$ 1.600. Os lotes estarão disponíveis na BR-101, Km 502, s/n, bairro São Lourenço, ao lado da Bravo Caminhões.
Em Senhor do Bonfim, o destaque é o lote 0017, veículo de marca e modelo Honda/xre 300, ano 2011, conservado, com lance inicial de R$ 1.150,00. Já em Santo Antônio de Jesus, lote 0025, veículoI de marca e modelo Pajero Sport, ano 2006, conservado, com lance inicial R$ 6 mil.
MAIS OPÇÕES
Em Irecê, lote 0003, está a motocicleta Honda/CG 125 Titan, ano 2003, conservada, com lance inicial de R$ 600,00. Só podem participar do leilão de sucatas aproveitáveis pessoas jurídicas credenciadas no ramo de desmonte de veículos. Dúvidas sobre o leilão podem ser tiradas pelo telefone (71) 3116-2300.
A presidente da Comissão de Leilão do Detran-BA, Júlia Sanches, explica que as dívidas dos veículos são dos antigos donos. “O veículo de leilão é entregue ao arrematante livre e desembaraçado. O arrematante é responsável, somente, pela taxa de licenciamento do exercício da aquisição e o valor proporcional do IPVA a partir da data do arremate”. Acesse aqui e aqui.
De acordo com o Detran, a Comissão de Leilão prestará informações complementares, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone (71) 3116-2300, bem como a Leiloeira Oficial Kátia Cerqueira da Silva Casaes, pelos números (75) 99855-9113 (Whatsapp) e (75) 99930-1979 (Whatsapp).
A Escola Municipal de Trânsito (EMTRAN) de Itabuna abre, nesta sexta-feira (7), as inscrições ao processo seletivo para candidatos de baixa renda obter a CNH Social nas categorias A ou B. Os interessados têm até às 23h59min do dia 10 de julho.
Para concorrer, os candidatos precisam ter idade mínima de 18 anos na data de inscrição, comprovar renda per capta de dois salários-mínimos, saber ler e escrever e apresentar comprovante de domicílio em seu nome próprio, dos pais ou cônjuge, certidão de quitação eleitoral e Título de Eleitor da Itabuna, RG, CPF, Carteira de Trabalho e Previdência Social e certidão de antecedentes criminais.
O candidato casado deve apresentar comprovante de união estável ou certidão de casamento. Não deve ser habilitado em nenhuma categoria. As etapas da seleção estão divididas em inscrição, seleção, entrevista, recursal e convocação.
De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Settan), o Programa CNH Social visa contribuir para a inserção da população itabunense de baixa renda no mercado de trabalho, por meio da primeira concessão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), nas categorias A ou B, aumentando a empregabilidade e a renda, bem como adequando-a ao mercado de trabalho.
SORTEIO DE VAGAS
O titular da Settran, Thales Silva, destaca que a segunda etapa do Processo Seletivo Simplificado se dará com o sorteio das vagas no dia 13 de julho, na sede da Secretaria. No dia seguinte (14/07) está prevista a publicação do resultado com a relação dos selecionados.
Após a divulgação, os candidatos terão do dia 21 a 27 de julho para efetivar a terceira etapa, que consiste na realização de entrevista e entrega da documentação exigida no edital (fotocópias acompanhadas dos originais). Mais detalhes do edital podem ser consultados no Diário Oficial do Município, edição eletrônica de 20 de junho, no site oficial da Prefeitura www.itabuna.ba.gov.br.





























