A professora Airam Farias Rocha, de 50 anos, faleceu em um acidente automobilístico, nesta quinta-feira (6), na BA-001, no trecho Ilhéus-Itacaré. Docente da Rede de Ensino de Uruçuca, ela trabalhava em Serra Grande, distrito litorâneo do município do sul da Bahia.
Airam viajava com o namorado, que dirigia o carro, e a filha dela em direção a Ilhéus. Segundo informações, o companheiro da professora perdeu o controle do veículo ao desviar de um carro que trafegava no sentido contrário e, numa ultrapassagem perigosa, invadiu a contramão. O automóvel da família saiu da pista e bateu em uma lixeira.
O namorado e a filha de Airam, identificados como Ricardo Cassiano e kiara, foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levados para o Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus. A morte da professora foi constatada ainda no local.
A senhora Ana Rita Leite da Silveira, de 76 anos, necessita de doação de sangue para ser submetida a uma endoscopia, no Hospital São José, em Ilhéus. A transfusão é necessária devido às pré-condições clínicas da paciente, segundo a família. Já o exame integra os esforços da equipe médica para fechar diagnóstico de seu quadro de saúde. Hoje (6), ela deu entrada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Bancos de sangue de todo o País enfrentam escassez de doações. Não é diferente em Ilhéus. Quem puder e quiser ajudar Ana Rita deve se dirigir à unidade do Hemoba, localizada na Ladeira do Café (Rua Manoel Paiva), 226, próximo ao Instituto Nossa Senhora da Piedade. O serviço funciona de segunda a sexta, das 7h às 17h, e sábado, das 7h às 11h.
Segundo a família da paciente, não há restrição de tipo sanguíneo. No ato, é importante informar o nome da beneficiária.
REQUISITOS
Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos (desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos); pesar ao menos 50 quilos; e estar alimentado(a). Também é recomendável que a pessoa esteja descansada e tenha dormido seis horas na noite anterior, no mínimo. Para mais informações, ligue (73) 3234-5574.
O empresário Leo Freitas faleceu nesta quinta-feira (6), aos 31 anos, em um hospital de Salvador. Diretor-executivo da SS Freitas Construtora, com atuação em Itabuna e Maraú, ele foi vítima de uma endocardite bacteriana, infecção no coração provocada por bactéria.
Após um mal-estar, Leo recebeu os primeiros cuidados médicos no Hospital Calixto Midlej Filho, em Itabuna, antes de ser transferido para o hospital onde faleceu, na capital baiana. Ainda não há informações sobre o velório e o sepultamento.
O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), disse que recebeu a notícia da morte do empresário com surpresa e consternação. “Neste momento de dor, pedimos a Deus, o Santo e Misericordioso, que receba sua alma em luz e conforte seus familiares”, diz trecho da nota divulgada pelo mandatário.
O vereador Jerbson Moraes continua empenhado na tentativa de viabilizar candidatura a prefeito de Ilhéus pelo PSD. Nessa missão, tem o apoio do deputado federal Paulo Magalhães, mas enfrenta resistência silenciosa do prefeito Mário Alexandre, que preside a legenda no município. A prioridade é mesmo disputar o Governo Municipal pelo PSD, mas Jerbson revela que recebeu convite de filiação a outros partidos.
O PIMENTA questionou ao parlamentar se o MDB seria opção numa eventual saída no ninho social-democrata, alternativa ventilada em informação de bastidores. A resposta de Jerbson veio sem menção ao partido liderado na Bahia pelos irmãos Geddel e Lúcio Vieira Lima.
– Temos convite de alguns partidos da base do Governo [do Estado] e de fora da base. Mas, ouvindo orientação do deputado Paulo Magalhães, ele acredita que não é hora de sair do PSD. Ele acredita que existe uma possibilidade de ser viabilizada a pré-candidatura pelo PSD – declarou.
EXEMPLO PETISTA
Para Jerbson, a falta de consenso em torno de seu nome no PSD é algo normal na vida partidária. Ele citou o exemplo do PT de Ilhéus, que tem dois pré-candidatos a prefeito, enquanto a direção do partido fala abertamente sobre um terceiro nome no radar. “Às vezes, as pessoas transformam algo que é natural em algo como se não fosse natural”.
Caso o PSD apresente um nome mais viável, continua Jerbson, não faria sentido tentar impor sua candidatura ao grupo. “Candidatura não se impõe, candidatura se conquista”. O mesmo pressuposto deve valer em sua defesa, segundo o vereador. “Se não houver a possibilidade [de ser o candidato do PSD], pela imposição de um [outro] nome, aí também nós não vamos aceitar. A gente pode, nesse momento [hipotético], escolher outro partido”.
Instado a falar da relação com o prefeito Mário Alexandre, Jerbson relembrou a disputa pela presidência da Câmara de Vereadores, vencida por Abraão Santos, de quem é aliado. “Os fatos estão aí. O prefeito se colocou contrário à permanência de Abraão na presidência”.
APOIO TOTAL
Também ouvido pelo site, o presidente da Câmara, Abraão Santos (PDT), afirmou que permanecerá ao lado de Jerbson na construção da candidatura a prefeito. “Meu apoio é 100%. Aprendi a entender a figura do Jerbson Moraes, que está preparado pra ser prefeito de Ilhéus. Por tudo que vem para a cidade de investimento, a gente precisa de uma pessoa que tenha conhecimento. Ele já foi secretário [municipal] em várias oportunidades, vereador, presidente da Câmara. Vejo ele como nome fortíssimo para representar nosso município”.
Morreu na manhã desta quinta-feira (6) o ator e dramaturgo José Celso Martinez Corrêa, conhecido como Zé Celso. Ele tinha 87 anos e estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital das Clínicas, na capital paulista, desde terça-feira (4) após um incêndio ter atingido o apartamento em que morava. O fundador do Teatro Oficina teve 53% do corpo queimado, além de inalar fumaça.
Em suas redes sociais o Teatro Oficina Uzyna Uzona confirmou a morte de Zé Celso com a citação “Tudo é tempo e contra-tempo! E o tempo é eterno. Eu sou uma forma vitoriosa do tempo” e dizendo que “nossa fênix acaba de partir para a morada do sol”. Ainda não há informações sobre o velório.

Uma dúvida que aflige a poucos é se a contribuição da Ceplac, mesmo com os poucos cientistas que restam, não poderia acrescentar mais benefícios à atividade? Já imobilizada, como está, apenas gasta os recursos escassos da sociedade.
Walmir Rosário
Ultimamente temos lido boas notícias para a cacauicultura brasileira, uma esperança para o sul da Bahia. Entre elas a elevação do preço do cacau no mercado internacional, consequentemente, mais dinheiro no bolso do cacauicultor, embora o preço do dólar em relação ao real tenha sofrido leve queda. Mas os senhores podem ficar sossegados que não tratarei de economia, pois não possuo conhecimento suficiente para tal.
O que pretendo é deixar bem evidenciada a mudança ocorrida no sul da Bahia – a região cacaueira –, em que uma notícia alvissareira em anos passados, sequer é tratada na mídia como simples informação. Caso o cidadão que não faça parte da cadeia produtiva do cacau não busque os veículos de comunicação especializados na matéria, a notícia continuará desconhecida. E olha que o cacau já foi nosso principal produto econômico.
Atualmente, o cacau sequer aparece nas discussões presentes na sociedade, após a Ceplac ser internada na UTI, sem direito a boletim médico com informações sobre sua enfermidade e qual a reação ao tratamento. Ao que parece, entrou em estado vegetativo e não teve os aparelhos que a mantém nesse estado desligados por interesses outros desconhecidos do grande público.
É triste, porém real, que a instituição responsável pelo soerguimento da economia de uma imensa região receba o tratamento há muito dispensado. Uma antiga locução a designaria com absoluta realidade: “morrendo à míngua”. O que foi criado para ser um amplo hospital para a atividade cacaueira, num exemplo chulo, se transformou numa enfermaria na qual vemos, a cada dia, morrer os técnicos responsáveis pela sua sobrevivência.
Pecados foram cometidos e não há como escondê-los, o que não justificaria condenar a instituição a arder eternamente no fogo do inferno, com meu pedido de perdão a tamanha e estapafúrdia comparação. Se a instituição não mais se justifica, que seja extinta de uma vez e repasse suas obrigações e o que resta do pessoal a outras empresas estatais, inclusive suas instalações, abandonadas em dezenas de cidades, muitas delas ocupadas pela marginalidade.
Impossível acreditar que a Ceplac não soube se adequar aos novos tempos. Conversa fiada. Basta uma olhada nos seus antigos projetos e programas para constatar as propostas de mudanças, calcadas na diversificação das atividades econômicas regionais. O incentivo às cooperativas, à verticalização da cacauicultura com a produção do chocolate “caseiro”, isso após o melhoramento genético e o uso de práticas agrícolas adequadas.
E todas as iniciativas visaram consolidar o agrobusiness regional por meio da exploração vertical dos imóveis rurais com gestão empresarial, incentivando a produção, com qualidade e baixo custo, para competir num mercado cada vez mais globalizado. Também demonstrou que o importante não era produzir muito, e sim produzir dentro de padrões adequados e compatíveis como o tipo de atividade.
Antes e depois do nefasto ataque da vassoura de bruxa nos cacauais do sul da Bahia a Ceplac trabalhava com afinco para abrir a mentalidade do cacauicultor, muitos dos quais se conscientizaram para a necessidade de evoluir. Os que entenderam passaram a mudar os métodos de produção, salvando suas galinhas dos ovos de ouro, com investimentos dentro das possibilidades individuais.
Outros, entretanto, sucumbiram, por motivos diversos cuja avaliação não cabe nesse escrito. A produção de cacau fino é hoje uma afortunada realidade, cujos preços são de fazer inveja, com ganhos muito acima dos publicados do cacau comum – dito superior – nas bolsas de Londres e Nova Iorque. Prêmios e honrarias são concedidos a nossos cacauicultores que embarcaram nesse nicho e navegam em mar de almirante.
Aos poucos, e a olhos vistos, conseguimos enxergar uma mudança benéfica no comportamento regional dos que acreditaram na cacauicultura como um excelente ramo de atividade. Aprenderam que precisam conviver amigavelmente com os fatores da natureza, especialmente os climáticos, para conseguir os resultados pretendidos na cultura, driblando ou se antecipando aos vários fatores adversos.
Pela experiência adquirida nos ensinamentos da Ceplac de outras instituições, os novos cacauicultores continuam enfrentando as adversidades climáticas, os baixos preços no mercado internacional, a infestação da vassoura de bruxa, os índices de endividamento, até mesmo a má vontade do mercado em importar cacau africano de qualidade duvidosa. Muitos ainda continuam nessa dependência, seja por imobilismo ou descrédito no que faz.
Os cacauicultores que passaram a ver o seu produto como chocolate, e não como simples commodity, estão bombando num mercado crescente, cujos consumidores estão ávidos pelas boas novidades. Uma dúvida que aflige a poucos é se a contribuição da Ceplac, mesmo com os poucos cientistas que restam, não poderia acrescentar mais benefícios à atividade? Já imobilizada, como está, apenas gasta os recursos escassos da sociedade.
Walmir Rosário é radialista, jornalista e advogado.
Com destaque para assistente social e gerente de restaurante, as unidades do SineBahia nos municípios de Jequié, no sudoeste, e Porto Seguro, no extremo-sul, trazem oferta de 83 vagas de emprego nesta quinta-feira (6).
De acordo com o SineBahia, são 63 vagas em Jequié, principalmente na área industrial, e 20 em Porto Seguro, a maioria para a área de hotelaria. Os interessados têm até as 15h30min para se cadastrar no serviço estadual de qualificação e recrutamento para o mercado de trabalho.
Para o cadastro, são necessários carteiras de Trabalho e de Identidade, CPF e comprovantes de escolaridade e de residência. A unidade de Jequié está situada na Avenida Octávio Mangabeira, no Mandacaru, e a de Porto Seguro funciona no Shopping Central Park, na Passarela do Descobrimento, Centro. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas.
Nesta quarta-feira, as contas das secretarias municipais de Saúde e da Educação de Itabuna foram aprovadas, com ressalvas, pelos conselheiros da 2ª Câmara de julgamentos do Tribunal de Contas dos Municípios. Essas contas são referentes ao exercício de 2021, de responsabilidade da secretária Lívia Mendes e da ex-secretária Janaína Alves de Araújo.
De acordo com o TCM, secretária de Saúde de Itabuna teve, em 2021, um orçamento de R$ 204.620.107,82 e despesas de R$ 260.983.162,07, o que resultou em um déficit de execução de R$ 56.363.054,25.
O acompanhamento técnico registrou, como ressalvas, a ausência de inserção, ou inserção incorreta ou incompleta de dados da gestão no Sistema Integrado de Gestão e Auditoria do TCM, o cometimento de falhas e irregularidades na execução orçamentário-financeira e em procedimentos licitatórios e a realização de despesas com “Saúde 15%” em desvio de finalidade.
EDUCAÇÃO
O orçamento da então secretária de Educação, Janaína Alves, alcançou o montante de R$ 94.667.964,29 e despesa de R$ 111.265.433,32, o que representou déficit orçamentário de execução de R$ 16.597.468,03.
O relatório técnico também indicou, como irregularidades, a ocorrência de casos de ausência de inserção, inserção incorreta ou incompleta de dados no sistema SIGA e despesas com Educação “Fundeb 70%” e “Fundeb 30%” em desvio de finalidade.
O TCM informou que o conselheiro Fernando Vita, relator dos pareceres, não imputou multa às gestoras pela pouca relevância das ressalvas contidas nos votos. Janaína Alves e Lívia Mendes podem solicitar a reconsideração das contas e aprovação delas sem ressalvas.
A Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS) de Itabuna abre, na segunda-feira (10), as inscrições para nove cursos ofertados na Escola Profissionalizante Maria de Lourdes Monteiro, na rua São Vicente de Paulo, no centro da cidade. Serão ofertadas 750 vagas. O candidato pode se inscrever das 8h30min às 19h até o dia 18.
As vagas são destinadas para jovens que tenham o ensino fundamental completo e desejam se capacitar nos cursos de Corte e Costura, Artesanato, Bordado, Pintura, Arte Culinária, Cabeleireiro, Crochê, Informática e Manicure. A SEMPS adiantou que neste semestre não será ofertado o Curso de Estética.
As senhas serão distribuídas a partir das 8h. Mas atenção: no primeiro dia, segunda-feira, serão feitas somente as inscrições para os cursos de Corte, Costura e Artesanato. Na terça-feira, será a vez de quem busca uma vaga nos cursos de Bordado e Pintura.
Na quarta-feira (12), quem deve se dirigir à unidade são os candidatos a uma vaga no Curso de Cabeleireiro. Na quinta, será feita a inscrição dos candidatos às vagas de Manicure e Crochê. Na sexta-feira (14), deve dirigir à Escola Profissionalizante os candidatos ao Curso de Arte e Culinária. No dia 18, as inscrições serão para o Curso de Informática.
No ato da matrícula é necessário apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, Título de Eleitor, comprovante de residência e número do NIS. Além disso, é necessário ter idade mínima de 16 anos e ser morador de Itabuna. As aulas começam no dia 24 deste mês.
Os jornalistas Oziel Aragão, Andreyver Lima e Lavínia Sizínio retornarão ao rádio, a partir do dia 28, aniversário de 113 anos de Itabuna, com o Conexão Morena. O programa será apresentado pelo trio na Morena FM, de segunda a sexta-feira, das 6h às 8h.
O trio é reconhecido pela forma ágil de comunicação no FM desde a passagem de sucesso pela Interativa FM no período de 2019 a 2021, no mesmo horário. Oziel conversou com o PIMENTA, por telefone, e falou da proposta de programa diário, agora na Morena:
“Seguiremos com a proposta de sempre, de fazer jornalismo imparcial, com apuração dos fatos, ouvindo todos os lados, com foco na política. As eleições estão chegando”, completa Oziel, observando que o trio é formado por especialistas em Política (Andreyver Lima) e Esportes (Lavínia Sizínio).
O profissional diz que está sendo uma honra participar do projeto da Morena FM. “Na infância, eu brincava de rádio e imitava os profissionais da Morena”, revelou Oziel. Agora, voltará aos microfones depois de cerca de um ano. O retorno foi precedido de pesquisa e estudo liderado pelo diretor comercial da emissora, Carlos Leahy.
NOVA PROPOSTA
Segundo Marcel Leal, CEO do Grupo Morena, a proposta é experimentar um esquema da manhã diferente, num horário antes ocupado pelo programa de Mário Kertész, com notícia e variedades. “Mas dentro de uma visão de qualidade e credibilidade que a Morena FM sempre fez questão de manter, como no Jornal das Sete, às 18h40min”, assinala Marcel ao PIMENTA.
O homem morto durante a operação que interrompeu o plano de sequestro de um comerciante de Itajuípe, nesta quarta-feira (5), foi identificado como Luiz Gabriel de Jesus Santos, de 23 anos. Nascido na vizinha Itabuna, Luiz foi baleado em confronto com a Polícia Militar, chegou a ser levado para o Hospital de Base, mas não resistiu. Outro suspeito, ainda não identificado, foi ferido e está no mesmo Hospital, em estado grave.
Segundo a Polícia Militar, foram presos o motorista do grupo e um quarto homem, que é apontado como informante da rotina do empresário. Eles circulavam em um Gol branco e levantaram suspeita no Bairro Santa Rita. Quando foram abordados por equipe do 15º BPM, estavam em frente à casa do alvo do plano, informa o comandante do Batalhão, tenente-coronel Robson Farias.
A apreensão de lacres tipo abraçadeira, que podem ser usadas como espécie de algemas, reforçou a suspeita de que o quarteto planejava sequestrar o empresário, cuja identidade não foi revelada pela Polícia.
Policiais militares e bandidos entraram em confronto, nesta quarta-feira (5), em Itajuípe, no sul da Bahia. De acordo com a Polícia Militar, ao verificar informação sobre homens em atitude suspeita no Bairro Santa Rita, equipe do 15º BPM foi recebida a tiros por quatro bandidos a bordo de um carro e revidou os disparos.
Após o confronto, os policiais constataram que dois agressores foram atingidos e os levaram para o Hospital de Base, em Itabuna. Um deles não resistiu, o outro está internado. Os outros dois ocupantes do veículo foram detidos, segundo nota enviada ao PIMENTA pelo Departamento de Comunicação da PM-BA. Com os homens, foram apreendidos dois revólveres calibre 38.
Pouco antes da operação, os criminosos rondavam a casa de uma pessoa que pretendiam sequestrar, no mesmo bairro. Segundo a PM, trata-se de um comerciante da cidade. Fita adesiva e lacres tipo abraçadeira foram apreendidos na operação. Atualizado às 16h33min.
A história oficial da Independência do Brasil, contada nos livros e em outros meios, ainda deixa de fora pessoas que lutaram pela libertação do País em território baiano, na avaliação do governador Jerônimo Rodrigues, que participou, hoje (5), da sessão solene do Congresso Nacional dos 200 anos do 2 de Julho. Para ele, passou da hora da batalha travada na Bahia, principal foco de reação do colonizador, ser reconhecida como elemento da memória nacional.
O governador parece recorrer à imagem da história escovada a contrapelo. “Para que possamos contar a história do povo brasileiro, nós precisamos recontar a história e incluir personagens fundamentais como Maria Filipa e Joana Angélica, por exemplo, que hoje não estão nos nossos livros; não estão nas páginas da imprensa nacional e nem nos programas de televisão”, declarou.
O plenário do Senado acolheu a sessão, que foi promovida por iniciativa dos senadores Jacques Wagner e Randolfe Rodrigues, do deputado Bacelar e das deputadas Alice Portugal, Lídice da Mata e Rogéria Santos. Na ocasião, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, cantou o Hino da Bahia e discursou sobre a importância e a simbologia da cultura baiana para o País.
A deputada Alice Portugal discursou que “os verdadeiros heróis do povo se destacaram nesta data, incluindo Luiz Lopes, João das Botas, Joana Angélica e Maria Quitéria de Jesus, uma guerreira exemplar. O 2 Julho tem, portanto, um significado precioso para o povo baiano. É a data da libertação da Bahia, é a data em que os baianos reverenciam seus heróis, homens e mulheres que deram exemplo de patriotismo e bravura na defesa da pátria”, concluiu.
O Ita Pedro 2023 contou com o trabalho da Associação dos Agentes Ambientais e Catadores de Recicláveis de Itabuna (Aacrri), que retirou 6.400 quilos de material reciclável descartado nas quatro noites da festa, de 29 de junho a 2 de julho. Segundo o balanço divulgado nesta quarta-feira (5), foram recolhidos 1.409 quilos de garrafas PET, 1.400 quilos de latinhas de alumínio, 1.450 quilos de papelão e 2.010 quilos de plástico.
A segunda etapa do trabalho é a triagem do material, no galpão da entidade, no Bairro Lomanto. Depois de processados, os resíduos serão disponibilizados para venda, seguida pela distribuição da renda gerada para os trabalhadores associados. Desenvolvida no âmbito do programa Recicla Itabuna, a iniciativa associativista tem o apoio da Prefeitura de Itabuna; do Governo do Estado; das empresas CVR Costa do Cacau e Biosanear; e da Defensoria Pública do Estado da Bahia.
O presidente da Aacrri, Ricardo Ferreira dos Santos, ressalta que a atuação no Ita Pedro gera, além de renda, visibilidade positiva para os catadores e a conscientização sobre a relevância socioambiental de seu trabalho.
ITA PEDRO É FATOR DE DESENVOLVIMENTO, AVALIA ROSIVALDO PINHEIRO
O secretário de Governo do Município e coordenador do Recicla Itabuna, Rosivaldo Pinheiro, avalia o Ita Pedro como fomentador de atividades em várias frentes. “A festa se consolida como instrumento de desenvolvimento econômico, social, cultural e de entretenimento. Isso é rico e para se comemorar”, disse. No caso específico do Recicla Itabuna, continuou o secretário, trata-se de ” uma vitória que faz o nome da cidade ecoar no Brasil e no mundo”.
O núcleo sul-baiano da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-BA) promoverá o Café com Conexão, em Itabuna, no próximo dia 12. A edição especial abordará os desafios e as melhores práticas para o desenvolvimento de talentos.
O evento terá como conferencistas Jaciara Santos, master coach de carreiras e especialista em psicologia positiva, e Eneila Cerqueira, especialista em psicologia organizacional e gestão de pessoas. Haverá, ainda, uma roda de conversa com os participantes.
O Café com Conexão começará às 18h30min, na Elice Hadassa Patisserie, na Avenida Félix Mendonça, 600, no Góes Calmon. O ingresso custa R$ 30,00 para associados da ABRH-BA e R$ 50,00 para não associados. A inscrição no evento pode ser feita pela internet (clique aqui).


























