No ano do centenário da morte do jurista baiano Ruy Barbosa, o Centro Cultural Teosópolis (CCT), em Itabuna, recebe, a partir de hoje (15), a exposição Cem Anos Sem Ruy Barbosa. A professora Raimunda Alves Moreira de Assis, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), vai fazer a palestra de abertura, às 18h30min, com o tema Ruy e a Educação.
A exposição ficará em cartaz até 21 de julho. No local, os visitantes receberão a orientação de alunos de História da Uesc, que atuam como monitores no CCT, localizado na Rua C, nº 298, no bairro Conceição. A Universidade é parceira da instituição itabunense e disponibiliza o e-mail cedoc@uesc.br para o agendamento das visitas. Aberta ao público em geral, atividade é ideal para turmas escolares.
RUY BARBOSA, A CAMPANHA CIVILISTA E A QUESTÃO MILITAR
Ruy Barbosa de Oliveira nasceu em Salvador, em 5 de novembro de 1849, e faleceu em Petrópolis (RJ), no dia 1º de março de 1923. Político, jurista, diplomata, filólogo, jornalista e escritor, Ruy Barbosa foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, em 1897. Presidiu a ABL de 1908 a 1919. Na auge da carreira diplomática, representou o Brasil na 2ª Conferência da Paz, na cidade holandesa de Haia, em 1907.
Transitando por diversas áreas do conhecimento, Ruy teve a oportunidade histórica de disputar a Presidência da República, em 1910, e foi derrotado pelo Marechal Hermes da Fonseca. Por rivalizar com a tradição militarista da Primeira República, a candidatura do baiano foi chamada de Campanha Civilista. Mais de cem anos depois, a contaminação da política pelo militarismo ainda é uma questão para a República.
PALESTRANTE
Raimunda Alves Moreira de Assis, palestrante da abertura da exposição, tem uma história marcada pela superação e persistência. É filha de pai ferroviário, José Isidro Neto (Seu Zequinha), memorialista Itabunense, título outorgado pela Câmara Municipal, e de uma dona de casa, Dona Nice. Antes da mudança para Itabuna, viveu com a família em Banco do Pedro, na zona rural de Ilhéus.
Na capital grapiúna, morou com uma amiga da família, Dona Mirinha, personalidade conhecida pelo trabalho em ações sociais com Amélia Amado. Foi na casa de Mirinha que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) almoçou na sua primeira visita a Itabuna.
Estudante dedicada, Raimunda graduou-se em Pedagogia pela Uesc, em 1974. Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense, tem experiência em História da Educação e política educacional, atuando nas seguintes áreas: história da educação, organização escolar, políticas públicas de educação no Município de Itabuna e pensamento educacional no sul da Bahia.
A homenagem à memória de Ruy Barbosa é iniciativa do Centro Cultural Teosópolis e da Uesc, com apoio da Alita. A exposição faz parte do desafio lançado pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) às casas culturais do mundo, para a celebração do Dia Internacional dos Museus (18 de maio). No Brasil, a ação é coordenada pelo Instituto Nacional de Museus (Ibram).
A cidadania precisa também alcançar a ponta dos nossos dedos no ambiente volátil das redes sociais. É preciso cada vez mais conexão entre cérebro, tecnologia e cidadania.
Rosivaldo Pinheiro || rpmvida@yahoo.com.br
Falar sobre qualquer tema é sempre um misto de satisfação e possibilidade de contraposição, principalmente nos tempos atuais, em que as redes sociais acabam sendo o ponto de encontro para embates ásperos, quase sempre abrindo espaço para a covardia se manifestar de maneira mais altiva. O que seria para uso de forma mais efetiva e produzir inclusão, possibilitando avanço acaba derivando para um ambiente onde a parte mais negativa do comportamento humano se revela.
Uma sociedade que vive sobre os pilares do ódio e da desinformação não pode falar de cidadania de forma mais aprofundada. É preciso que não se confunda liberdade de expressão com permissão para ofensa. Não é razoável que as fake news gerem riqueza para alguém enquanto impõem prejuízos para muitos, e, ainda assim, continuamos vendo a circulação em milhões dessas desinformações. As grandes plataformas precisam estabelecer regras e conter a prosperidade desses operadores.
Não dá para permitir a permanente prática de crimes, o incentivo ao ódio e a sensação de terra sem lei. Não parece algo difícil de ser controlado, vez que tudo e todos estão sob o controle dos algoritmos, sendo, portanto, perfeitamente possível que haja intervenção imediata por parte dessas empresas sobre os conteúdos postados e sinalização aos órgãos de justiça e a consequente punição para os que agem contra a cidadania.
Essa é uma reflexão que precisamos fazer de forma permanente, inclusive praticando a vigília diária dos nossos comportamentos e de tudo que compartilhamos nas redes e nos aplicativos de mensagens como WhatsApp e Telegram. Precisamos usar o mesmo conceito que conhecemos: só existe o roubo porque existe alguém se beneficiando do produto, então, só existirá o produtor de fake news se houver quem aceita, acredita e compartilha, quer seja por desconhecimento ou por má-fé. A cidadania precisa também alcançar a ponta dos nossos dedos no ambiente volátil das redes sociais. É preciso cada vez mais conexão entre cérebro, tecnologia e cidadania.
Rosivaldo Pinheiro é comunicador, economista e secretário de Governo de Itabuna.
Homens trabalham na pintura de sinalização horizontal de trânsito, na manhã desta segunda-feira (15), nas imediações da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), na BR-415. O tráfego sofre leve desvio para os motoristas que dirigem sentido Itabuna, que, ao invés de passarem em frente à Universidade, devem seguir pelas vias de acesso e saída do Campus Soane Nazaré, já que uma das faixas da rodovia está temporariamente interditada.
O ato de posse do ex-deputado federal Ronaldo Carletto na presidência estadual do Avante, neste final de semana, reuniu políticos de vários matizes e autoridades como o prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio (PT). A solenidade ocorreu na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador, no sábado (13).
Tonho de Anízio, que já estava na capital desde o início da semana em um périplo por secretarias e órgãos estaduais, disse ter feito questão de aguardar e participar do ato de posse.
A filiação do ex-parlamentar contou com a presença do deputado federal Sargento Isidório (Avante), do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e do vice-governador Geraldo Júnior (MDB), além do senador Jaques Wagner (PT) e outras autoridades públicas.
Além de Antônio de Anízio, outras autoridades de Itacaré também estavam presentes, a exemplo do presidente da Câmara de Vereadores, Renilson Costa, do secretário de Turismo e Cultura, Marcos Vinícios “Japu”, e do secretário de Comunicação, Aquis Maciel. Também lideranças políticas Nego de Saronga e Zé Washington estiveram no ato em Salvador.
A segunda-feira (15) começa com quase 180 vagas de emprego, estágio ou Jovem Aprendiz em áreas como gerência, consultorias e serviços nos municípios de Itabuna, Jequié e Ilhéus. Segundo o SineBahia, o maior número de ofertas é da unidade de Itabuna, com 91 vagas, seguida pelas unidades de Jequié (69) e Ilhéus (16).
Tanto em Itabuna como Ilhéus há várias vagas para gerente e fiscal de prevenção de perdas em hipermercados do segmento atacarejo, com destaque para o Mix Mateus que está concluindo processo de contratação de funcionários para a unidade na Rodovia Ilhéus-Itabuna, próximo à Churrascaria Los Pampas.
A unidade de Itabuna funciona no andar superior do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio). Em Ilhéus, o atendimento é na Rua Eustáquio Bastos, em frente à Praça Cairu, no Centro. A unidade de Jequié atende na Avenida Octávio Mangabeira, no bairro Mandacaru. O atendimento vai até as 15h30min de hoje.
Os candidatos devem comparecer ao SineBahia munidos de carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade. Caso possua, também pode apresentar certificados de cursos de qualificação para a área pretendida.
A Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania anunciou, nas redes socais, neste final de semana, o cantor Wesley Safadão como a primeira atração para o Ita Pedro 2023. O arrasta-pé no município do sul da Bahia está programado para acontecer entre os dias 29 de junho e 2 de julho, com apoio financeiro da Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (Bahiatursa).
A expectativa é que as outras atrações para o São Pedro de Itabuna sejam anunciadas nos próximos dias pela prefeitura. Embora tenha estourado nacionalmente em 2015, Wesley Safadão é o principal nome do forró eletrônico e tem um dos cachês mais altos do país.
Wesley Safadão é sucesso de público em qualquer lugar que se apresenta. Entre os sucessos do artista estão Camarote, Coração Machucado, Solteiro de Novo, Ninguém de Ferro,Passatempo,Jejum de Amor, Ar Condicionado no 15 e Romance com Safadeza.
O Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Ilhéus (Sinsepi) convocou assembleia geral extraordinária para a próxima quarta-feira (17), às 16h30min, na sede da instituição, localizada na Rua Carneiro da Rocha, no Centro. Na oportunidade, será votada a proposta de paralisação, por 24h, como forma de cobrar o plano de cargos e salários da categoria.
A implementação do plano de carreira é compromisso do prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD), com os servidores, firmado no dia 16 de setembro de 2022 (relembre). Como o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2023 foi enviado à Câmara de Vereadores sem o estudo de impacto financeiro do plano, requisito para sua aprovação, os trabalhadores decidiram cruzar os braços, por 24h, em novembro passado.
Ao invés de negociar com o Sindicato, a Prefeitura moveu ação judicial para impedir o ato. Acolhendo pedido do Governo, o desembargador Raimundo Sérgio Sales Cafezeiro, do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA), proibiu a paralisação sob o argumento de que se trataria de abuso do direito de greve (veja aqui).
Na nota de convocação da assembleia extraordinária, o Sinsepi afirma que sempre esteve aberto ao diálogo, mas o Governo, segundo a entidade, não prioriza o compromisso com os servidores.
CERCO
Representados por sindicato específico (APPI-APLB/Sindicato), os professores da rede municipal de ensino também decidiram parar, por 24h, visando sensibilizar o Governo Mário Alexandre a oferecer nova proposta de reajuste salarial aos trabalhadores da educação. A paralisação será na próxima quinta-feira (leia mais aqui).
A segunda reportagem especial de turismo do PIMENTA destaca um dos atrativos mais visitados no Sul do Brasil. O espetáculo proporcionado pela água liberada pelo vertedouro (estrutura usada para escoar o excedente do reservatório), a história e curiosidades sobre a construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu estão entre os principais motivos para uma visita a maior geradora de energia limpa e renovável do mundo.
Os ingressos para conhecer de perto as belezas da usina são bem concorridos. O Passeio Especial, com visita panorâmica e interna, é o mais disputado. O Passeio Especial custa R$ 160 por pessoa e dura cerca de 2h30min. A opção inclui um passeio de ônibus, com paradas em dois mirantes no trajeto denominado panorâmico, e uma terceira parada no topo da barragem, que fica a 255 metros de altura em relação ao nível do mar.

A segunda etapa do passeio é uma visitação interna, com passagem pela casa de máquinas, onde o turista tem o privilégio de ver de perto as catedrais de concreto, eixo de turbina, galeria das unidades geradoras e sala de comando central. Na etapa interna do passeio, os guias contam a história da construção e operação da maior usina hidrelétrica do mundo, que pertence ao Brasil e Paraguai.
Para passear pelo interior da usina, o turista precisa atender a uma série de requisitos, entre os quais ter mais de 14 anos, apresentar documento de identificação oficial com foto e não carregar bolsas, que ficam retidas num armário. Deve chegar para o embarque, pelo menos, 30 minutos antes do horário agendado para o passeio. O uso de drones não é permitido.
PASSEIOS PANORÂMICO E ITAIPU ILUMINADA
Outra opção de passeio é o Panorâmico, em um ônibus de dois andares (abertos nas laterais) que saem do Centro de Recepção do Visitante – terminal de entrada da usina-, passando pela chamada avenida dos condutos forçados e topo da barragem.
Nesse passeio são feitas duas paradas, uma no mirante central e uma segunda no vertedouro. Depois dessa parada para o registro de imagens e a contemplação das belezas do local, o visitante é levado de volta para o terminal de partida dos ônibus. As saídas ocorrerem a cada 30 minutos, a partir das 8h30min. A última partida acontece às 16h e não existe limitação de idade para o passeio, que custa R$ 56 por pessoa, sendo R$ 6 para o Fundo Iguaçu.

Nas duas opções de passeio, o turista, se tiver em um dia de sorte, pode acompanhar o espetáculo das águas com abertura do vertedouro da Usina de Itaipu. Dia de sorte porque a liberação da água só ocorre com aumento do nível do reservatório. Às vezes, isso leva mais de um ano para acontecer. A nossa reportagem fez a visita bem no dia do espetáculo, mas só conseguiu fazer o passeio Panorâmico, pois não havia mais ingresso disponível para o Especial, que deve ser adquirido com antecedência.
Os turistas podem também escolher fazer o passeio Itaipu Iluminada, no ponto de embarque para visitantes, na entrada da usina. Eles são levados, de ônibus, até o mirante central para contemplação da barragem iluminada. No mirante central, o visitante é convidado a ouvir músicas ao vivo da chamada tríplice fronteira. O ingresso individual custa R$ 48, e o passeio é ofertado somente às sextas-feiras e aos sábados, sempre à noite, com duração de duas horas.

Os amantes da natureza podem escolher ainda o passeio pelo Refúgio Biológico Bela Vista, com embarque em um veículo no Centro de Recepção de Visitantes e passagem pelas margens do lago de descanso do Parque Piracema. O segundo trecho é considerado o mais interessante, com o turista sendo convidado a participar do plantio de uma árvore nativa, conhecer o portinho do refúgio, que ficam às margens do lago de Itaipu.

Outro passeio disponível é a visita ao zoológico. O ingresso custa R$ 40 e o passeio é feito de quarta a segunda. Como o veículo utilizado em uma das etapas do passeio não possui janelas, é recomendado que o visitante leve consigo capa de chuva e agasalhos nos dias de “tempo fechado”. Existe ainda o atrativo do Ecomuseu, mas as visitas estão suspensas neste momento porque a unidade passa por reforma.
UM POUCO SOBRE A CONSTRUÇÃO DA HIDRELÉTRICA
A hidrelétrica de Itaipu começou a ser planejada na década de 60, mas as obras só foram iniciadas em 1974, um ano depois da assinatura do tratado entre Brasil e Paraguai. Além de estabelecer os termos do financiamento, o documento definiu que cada país tem direito a 50% da energia produzida. No período de 1975 a 1978, mais de 9 mil moradias foram construídas nas duas margens do Rio Paraná e um hospital erguido para atender os trabalhadores. Em 10 anos, a Foz de Iguaçu passou de cerca de 20 mil para 101 mil habitantes.

As obras foram concluídas em outubro de 1982. Em seguida, foi iniciada uma operação para retirada de mais de 36 mil animais que viviam na área a ser inundada pelo lago, conforme informações da Usina Itaipu. O reservatório foi completamente inundado em apenas 14 dias. A lâmina de água soma 135 mil hectares. O Parque das Aves e o Marco das Três fronteiras são os destaques da próxima reportagem. Acesse aqui e saiba mais sobre todos os passeios.
Em um jogo marcado por muitas falhas das defesas, o Bahia perdeu para o Flamengo na Arena Fonte Nova, em Salvador, na tarde deste sábado (13), na abertura da sexta rodada do Campeonato Brasileiro. O Rubro-Negro carioca chegou abrir 3 a 1 no primeiro tempo, mas o Tricolor de Aço diminuiu na segunda etapa e poderia, ao menos, ter empatado a partida.
Os gols do Flamengo foram de Matheus França, Gabigol e Davi Luiz, que marcou pela primeira vez pelo time carioca. Biel e Ademir descontaram para o Bahia, que teve os zagueiros Rezende e Kanu expulsos no segundo tempo. Mesmo com dois jogadores a menos, o Tricolor de Aço deu muito trabalho e por pouco o meia Cauly não faz um golaço. Ele driblou dois jogadores adversários, dentro da área, mas finalizou por cima do gol de Santos.
Com o resultado de hoje, o Flamengo chegou aos 9 pontos e está, provisoriamente, na quarta colocação, mas deve perdê-la no complemento da sexta rodada. O Bahia estacionou nos seis pontos, em seis jogos, e corre o risco de entrar na zona de rebaixamento.
SUBSTITUIÇÕES E EXPULSÕES
A partida foi marcada por um pacote de substituições inéditas na elite do futebol brasileiro. O treinador Jorge Sampaoli, do Flamengo, fez cinco substituições no intervalo no jogo, trocando inclusive o goleiro. O técnico tirou o goleiro Matheus Cunha, o zagueiro David Luiz, o volante Thiago Maia, o meia Matheus França e o atacante Everton Cebolinha.
As vagas foram ocupadas pelo goleiro Santos, o lateral-direito Wesley, os volantes Pulgar e Vidal e o atacante Bruno Henrique. Ao final da partida, Sampaoli alegou que as mudanças ocorreram por causa de lesões. Com as mudanças, o Flamengo praticamente assistiu ao Bahia jogar até a expulsão de Rezende. O Tricolor ainda perdeu Kanu por uma possível cotovelada em Gabigol. Os jogadores do Tricolor se revoltaram com as expulsões.
O Bahia volta a campo na quarta-feira (17), quando enfrenta o Santos pela partida de ida da Copa do Brasil. Um dia antes, na terça, o Flamengo faz o clássico com o Fluminense, pela mesma competição.
Professores da Rede Municipal de Ensino de Coaraci protestaram, nesta sexta-feira (12), em frente à Prefeitura, para denunciar o descumprimento do Piso Nacional do Magistério. Após o ato na sede do Executivo, os manifestantes caminharam pelas ruas da cidade e gritaram palavras de ordem contra o prefeito Jadson Albano (Avante).
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Bahia (APLB), o governo municipal não cumpre a lei desde 2020. O piso do magistério subiu 33,24% em 2022 e 14,9% neste ano, chegando a R$ 4.420,55. O reajuste do ano passado foi maior para compensar o congelamento de 2021.
Os docentes também paralisaram as atividades por 24h e anunciaram prazo de uma semana para que a gestão responda à categoria. Se o prefeito não se posicionar, ainda conforme o Sindicato, os trabalhadores vão iniciar greve geral.
O Senai Bahia está com inscrições abertas para mais de 5.800 vagas, em 16 cursos técnicos, nos formatos presencial e semipresencial, em nove cidades baianas. Deste total, 575 são bolsas de estudo gratuitas.
As bolsas de estudo são destinadas a estudantes que tenham obtido pontuação média igual ou superior a 500 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos anos de 2016, 2017, 2018, 2019, 2020, 2021 ou 2022, que declararem baixa renda e atenderem a outros requisitos previstos no edital do processo seletivo.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet, até o dia 03 de julho de 2023, no endereço www.tecnicosenai.com.br, ou presencialmente, nas centrais de atendimento ao candidato das unidades do Senai Bahia.
Além das bolsas, o Senai oferece desconto de 30% na matrícula (1ª mensalidade) até o dia 03 de julho de 2023, tanto para os cursos presenciais como para os semipresenciais.
MUNICÍPIOS E CURSOS
As vagas são oferecidas nos municípios de Alagoinhas, Barreiras, Camaçari, Feira de Santana, Ilhéus, Juazeiro, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães, Salvador (Cimatec e Dendezeiros) e Vitória da Conquista.
Neste processo seletivo, o Senai Bahia ampliou a oferta de cursos semipresenciais. São seis opções: Administração, Desenvolvimento de Sistemas, Eletromecânica, Eletrotécnica, Logística e Segurança do Trabalho.
Mais informações, os endereços das centrais de atendimento aos candidatos e o edital completo com os cursos oferecidos estão disponíveis em www.tecnicosenai.com.br.
A Bahia é o estado nordestino que mais receberá recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022). São mais de R$ 285,6 milhões reservados ao setor cultural baiano. A legislação rende homenagem ao ator e humorista que faleceu em maio de 2021, vítima de covid-19. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou decreto que regulamenta o texto, na quinta-feira (11), em Salvador.
“Cultura significa emprego. Milhões de oportunidades para gente que precisa comer, tomar café, almoçar e jantar”, disse o presidente. “A cultura pode ajudar o povo a fazer a revolução que precisa ser feita neste país, para que o povo possa trabalhar, estudar, comer, ter transporte de qualidade. A cultura pode fazer com que a gente exija o cumprimento da Constituição brasileira”, completou.
Já os 471 munícipios baianos vão receber R$ 137,7 milhões, sendo o maior volume de recursos para Salvador (R$ 22,9 milhões), Feira de Santana (R$ 4,6 milhões), Vitória da Conquista (R$ 2,7 milhões), Camaçari (R$ 2,4 milhões) e Juazeiro (R$ 1,8 milhão). Para o Governo do Estado foram reservados R$ 147,8 milhões.
DISTRIBUIÇÃO DOS RECURSOS POR REGIÃO
A Lei Paulo Gustavo vai repassar R$ 3,8 bilhões para todos os estados e municípios brasileiros. Será o maior valor da história do país destinado ao setor cultural.
Do total, R$ 2 bilhões são voltados para os estados e R$ 1,8 bilhão para os 5.570 municípios brasileiros. Os valores podem ser aplicados na música, dança, pintura, escultura, cinema, teatro, fotografia, artes digitais e outras áreas.
Somando os aportes para os 1.668 municípios e os quatro governos estaduais do Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais), a região terá investimentos que superam R$ 1,4 bilhão, o maior do país na Lei Paulo Gustavo.
O Nordeste tem R$ 1,1 bilhão destinados a seus 1.793 municípios e aos nove governos estaduais. O Sul, com R$ 523,7 milhões reservados a 1.191 municípios e aos governos de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, aparece na sequência.
À região Norte estão reservados R$ 424 milhões a seus 450 municípios e aos sete governos estaduais. O Centro-Oeste completa a lista, com R$ 298,3 milhões em recursos aos 466 municípios da região e aos governos Estaduais de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal.
Para acessar os recursos, os entes federados devem usar o sistema da Plataforma Transferegov br e terão 60 dias para registrar os planos de ação, que serão analisados pelo Ministério da Cultura (MinC). Os valores serão liberados após a aprovação de cada proposta. O mecanismo de acesso já disponível.
Policiais rodoviários federais apreenderam, no início da tarde desta sexta-feira (12), 4 toneladas de maconha. Essa é a maior apreensão do ano registrada nas rodovias federais da Bahia e aconteceu no Km 226 da BR-242, em Itaberaba. A droga estava escondido em meio a um carregamento de arroz.
O caminhão que transportava a maconha era dirigido por um homem de 52 anos de idade. Na abordagem de rotina, os policiais rodoviários encontraram, entre a carga de arroz, centenas de fardos contendo os tabletes de maconha. Também foi encontrada uma pequena porção de cocaína na cabine do caminhão.
Aos policiais, o homem relatou que embarcou a droga no Paraguai e tinha como destino João Pessoa, capital da Paraíba. Disse ainda que receberia, via PIX, R$ 30 mil pelo transporte da maconha. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, a carga ilícita renderia cerca de R$ 8,5 milhões aos traficantes de drogas.
Preso em flagrante, o motorista foi encaminhado para a delegacia da Polícia Civil, mesmo local para onde foram levados o caminhão e a droga apreendidos.
Bahia e Flamengo se enfrentam neste sábado (13), na Arena Fonte, em Salvador, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. As duas equipes precisam do resultado positivo para fugir do pelotão próximo a zona de rebaixamento. Com seis pontos cada, o Tricolor de Aço e o Rubro-Negro carioca ocupam a 13ª e 12ª colocações, respectivamente.
Bahia e Flamengo têm o início de Campeonato Brasileiro marcado pela falta de regularidade. Cada equipe tem duas vitórias e três derrotas na competição. O time carioca tem dois gols de saldo, enquanto o tricolor baiano está negativo, com menos dois. As duas equipes estão entre as que mais investiram para o Brasileiro deste ano.
Embora o Bahia tenha feito investimento recorde na montagem do elenco, ainda existe uma diferença técnica muito grande. O Flamengo manteve a base dos últimos anos e tem um elenco cheio de jogadores com passagem pela Seleção Brasileira, mas que estão rendendo muito abaixo do esperado. O Bahia contratou, pelo menos, 19 atletas e ainda busca a regularidade.
O zagueiro Rezende fala sobre o que o Bahia precisa fazer para conquistar um bom resultado diante do adversário. “Sabemos que o Flamengo é uma equipe muito qualificada. Temos que encurtar os espaços deles, competir o jogo todo e jogar o nosso jogo, que é o mais importante”, declarou.
Flamengo e Bahia já se enfrentaram em 92 oportunidades, com vantagem rubro-negra. Foram 36 vitórias do Mengão, 31 empates e 25 derrotas. No último confronto entre as equipes, o time do Rio de Janeiro venceu por 3 a 0, no Maracanã, pelo Brasileirão 2021. Gabi, Michael e Andreas Pereira marcaram os gols do triunfo.
A Bahia está entre os 19 estados que receberam recursos do Ministério da Saúde para reduzir a fila de espera por cirurgias no Sistema Único de Saúde (SUS). Lançado em fevereiro deste ano, o Programa Nacional de Redução das Filas iniciou os repasses logo em março. Os recursos são para cirurgias eletivas.
De acordo com o Ministério da Saúde, R$ 14.049.737,35 já foram investidos na Bahia. Novos repasses vão ocorrer ao longo do ano, conforme planejamento e demanda dos estados.
Entre os estados que já aderiram ao PNRF, a fila de cirurgias eletivas do sistema público de saúde chega a 679 mil procedimentos, segundo dados dos planos aprovados e enviados ao Ministério da Saúde. Na Bahia, a fila soma 78.797 procedimentos. Conforme o recebimento de novos planos estaduais, o número de filas pode sofrer alteração.
Cada estado estabeleceu as cirurgias prioritárias, de acordo com a realidade local. Com os recursos liberados, as secretarias de saúde estaduais e municipais poderão realizar mais de 277 mil cirurgias dessa fila. Na Bahia, 68,7% da fila poderá ser atendida, o que corresponde a 54.137 procedimentos.
O programa do governo federal também prevê estratégias para garantir equipes cirúrgicas completas e melhorar o fluxo de atendimento em todo o Brasil. O Ministério da Saúde aguarda análise e elaboração do plano das demais unidades federativas.
QUEM DEVE ELABORAR O PLANO?
O Plano Estadual de Redução das Filas deve ser elaborado pelos estados, por meio do formulário eletrônico disponível no Sistema de Apoio à Implementação de Políticas em Saúde (SAIPS) e enviado ao Ministério da Saúde para análise e aprovação.
O estado, em comum acordo com os municípios, deverá redigir o plano conforme a realidade local, além de considerar a diversidade das necessidades de acesso da população.
Quando o plano estadual for aprovado e a portaria for publicada no Diário Oficial da União, o repasse será liberado com o valor previsto para estados e municípios.






















