Mergulhadores do Corpo de Bombeiros localizaram e resgataram, nesta sexta-feira (12), o corpo de Rafael Silva Cerqueira, de 23 anos, que se afogou no Rio Cachoeira, em Itabuna, e estava desaparecido desde ontem (11).
A companheira do jovem presenciou o afogamento e pediu socorro. Iniciadas ontem, as buscas foram suspensas à noite e retomadas na manhã de hoje, quando o corpo de Rafael, que era ilheense, foi encontrado próximo ao local onde ele mergulhou.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, nesta sexta-feira (12), a lei que destina R$ 7,3 bilhões do Orçamento Geral da União de 2023 para a implementação do Piso Nacional da Enfermagem. A data de hoje foi escolhida porque marca o Dia Internacional da Enfermagem. O aporte do Governo Federal visa cobrir o impacto financeiro da medida nos serviços públicos de saúde, além das entidades privadas conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Os novos valores também começaram a valer hoje. Sancionado em agosto de 2022, o Piso Nacional da Enfermagem estabelece salário mínimo de R$ 4.750 para a categoria. Também regula a remuneração básica de técnicos de enfermagem (R$ 3.225) e de auxiliares de enfermagem e parteiras (R$ 2.375).
A nova legislação vai beneficiar quase três milhões de trabalhadores. Segundo o Conselho Federal de Enfermagem, o Brasil tem 2 milhões e 800 mil profissionais do setor, entre enfermeiros, auxiliares de enfermagem e técnicos de enfermagem. Já parteiras, são cerca de 60 mil.
O uso de drones se disseminou em centenas de atividades profissionais e de lazer. Além das inúmeras possibilidades de utilização como uma ferramenta, controlar um objeto voador é das experiências que exercem certo fascínio ancestral diante da técnica e de seus aparelhos. Foi nessa fronteira, entre o pragmatismo de mercado e a magia tecnológica, que alunos do IF Baiano participaram do curso de pilotagem de drone promovido pela instituição, nesta quinta-feira (11), no Campus Uruçuca.
A atividade foi dividida em dois períodos, das 8h às 12h e das 13h às 17h, sob a orientação professor Rubem Pedreira, engenheiro agrimensor e docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano). O curso abordou desde os princípios básicos da tecnologia de drones, como os de segurança e pilotagem, à produção de fotos e vídeos, incluindo técnicas de tratamento das imagens.

Entusiasta e especialista em drones, Rubem reconhece que a tecnologia é empolgante e está em franca evolução, mas ressalta a importância de que sua democratização seja acompanhado por cuidados com a segurança, como foi ensinado aos participantes do curso. Além dos estudantes, a iniciativa do IF Baiano também contemplou membros da comunidade externa.
O diretor-geral da Unex, Kaminski Melo, se reuniu com os diretores de entidades lojistas e empresariais de Itabuna, nesta semana, na última terça-feira (9), para renovação de contratos de parceria que asseguram descontos em cursos ofertados pela instituição de ensino superior. Participaram do encontro os representantes da CDL, Carlos Leahy, do Sindicom, José Adauto Vieira, e da ACI, Mauro Ribeiro.
Os dirigentes definiram o próximo dia 24 de maio para reunião conjunta de membros da ACI, CDL e Sindicom de Itabuna e de toda a região para visita às instalações do campus do cursos de Medicina e da área de saúde Unex, na Avenida J.S. Pinheiro, quando poderão conhecer a estrutura tecnológica, equipamentos, salas de aula, biblioteca e laboratórios. A visita tornará possível, ainda, celebrar parcerias e garantir convênios semelhantes aos já existentes com as entidades itabunenses.
A parceria, segundo a instituição, permite ainda a inserção no mercado de trabalho dos alunos que já estão cursando ou concluindo a graduação na área empresarial da região, por meio de estágio ou vaga de emprego. “Estaremos sempre estimulando e incentivando a participação ativa de nossos graduandos nas trade empresarial regional”, afirmou o diretor-geral Kaminski Melo aos presidentes.
O Corpo de Bombeiros foi acionado, nesta quinta-feira (11), para remover abelhas do semáforo em frente à Escola Municipal Barão de Macaúbas, no Pontal, em Ilhéus. A retirada do enxame exigiu mudanças temporárias no trânsito do bairro, na altura do cruzamento da Avenida Lomanto Júnior com a Rua Benjamin Constant. O trabalho dos bombeiros recebeu apoio de equipes da Superintendência de Trânsito, Transporte e Mobilidade (Sutram).
A cantora e compositora baiana Maíra lança o primeiro EP de sua carreira, o Trovejei, nesta sexta-feira (12), em Salvador. Será às 20h, no Batatinha Bar, na Ladeira dos Aflitos, 68, no Centro.
A artista promete show com músicas autorais e releituras de clássicos do samba brasileiro, numa viagem pelo samba de roda, samba-reggae, samba-canção e samba de Caboclo.
Maíra será acompanhada pelo violonista Gabriel Telles e pela percussionista Nanny Santos. Terá também as participações especiais dos músicos Jad Venttura e Rafael Galeffi.
Os ingressos podem ser adquiridos no site artedemaira.wixsite.com/meusite ou na portaria nesta sexta.
O prefeito Moacyr Leite Júnior (UB), de Uruçuca, participou da cerimônia de posse de ACM Neto como presidente do Instituto Índigo. A cerimônia ocorreu em Brasília (DF) e contou com presenças do prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB), e da vice-prefeita da capital baiana, Ana Paula Matos (PDT), além de senadores, deputados federais e estaduais.
Moacyr destacou qualidades de ACM Neto. “Neto é um jovem arrojado, que já demonstrou competência e teve sucesso em tudo que esteve a frente e aqui não será diferente”, pontuou Moacyr.
Ao tomar posse, ACM Neto agradeceu os participantes e elogiou o trabalho desenvolvido pelo deputado federal Mendonça Filho, ex-presidente da instituição. “Estou muito feliz por sucedê-lo no Índigo porque sei de sua competência e de seu espírito público“.
O Índigo é a estrutura partidária de estudos e pesquisas sobre políticas públicas e governança do União Brasil. O Instituto é focado na preparação de gestores públicos, cidadãos e lideranças políticas capazes de exercer uma visão crítica do mundo e criar soluções para os desafios da sociedade.
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) lançaram, em Salvador, o projeto “Conservação da Mata Atlântica por meio do manejo sustentável de paisagens agroflorestais com cacaueiros (GEF-Cabruca)”.
Financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), o projeto coordenado pela FAO e o Mapa, por intermédio da Ceplac/SDI, tem duração prevista de quatro anos, com um investimento de U$ 4,7 milhões destinados à conservação da Mata Atlântica, à inclusão produtiva e melhoria da qualidade de vida das populações rurais.
As ações que visam fortalecer o Sistema Cabruca (modo de cultivo agroflorestal, que utiliza a sombra de árvores nativas para a produção de cacau), revitalizar 50 mil hectares de lavouras de cacaueiras e transformar 1,6 milhão de hectares de paisagens no estado da Bahia.
Para a diretora da Ceplac, Lucimara Chiari, este é um projeto promissor para a região cacaueira tradicional do sul da Bahia. “O GEF-Cabruca possibilitará ao cacauicultor produzir de forma sustentável, preservando a paisagem local e a biodiversidade e, ainda, ampliar a produtividade, a rentabilidade e a qualidade do fruto, promovendo uma transformação socioeconômica e ambiental. Esse é o legado que queremos deixar”, completou.
A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, nesta quinta-feira (11), manter o afastamento da desembargadora Maria da Graça Osório Pimentel Leal do cargo no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). A magistrada é acusada de participação em um esquema compra de sentenças em disputa de terras no oeste do estado.
O STJ também aceitou nova denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra Maria da Graça Osório contra outras quatro pessoas, entre elas o empresário Adailton Maturino dos Santos, que seria um dos líderes do esquema, conforme apurado na Operação Faroeste.
Os outros denunciados são: Dirceu Di Domenico, empresário, suposto financiador do grupo; Geciane Souza Maturino dos Santos, advogada e companheira de Adailton; e Karla Janayna Leal Vieira, sobrinha da desembargadora Maria da Graça.
De acordo com o MPF, a organização criminosa contava com a participação de magistrados, empresários, advogados e servidores públicos. Além de praticar atos ilegais relacionados à disputa de terras, os acusados teriam movimentado cifras bilionárias. Eles são acusados de corrupção ativa e passiva e de lavagem de dinheiro.
PROVAS SUFICIENTES
Relator da ação penal, o ministro Og Fernandes, entende que o MPF apresentou elementos suficientes para justificar a instauração do processo contra os réus, tais como o detalhamento da movimentação financeira dos envolvidos e os depoimentos sobre a suposta negociação de sentenças.
No final da tarde desta quinta-feira (11), uma árvore desabou em cima da BR-415, trecho Ilhéus-Itabuna, próximo à Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), e atingiu um motociclista e uma pessoa que viajava como carona. O homem foi derrubado do veículo e ficou preso sob galhos, assim como a pessoa que o acompanhava. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) enviou unidade ao local.
A rodovia chegou a ser totalmente bloqueada, o que provocou congestionamento. Populares conseguiram liberar parcialmente a estrada, e o trânsito foi retomado em uma das faixas da pista, em ritmo lento. As duas vítimas foram encaminhadas pelo Samu para o Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus. A imagem abaixo, feita no início da noite, mostra a longa fila de carros no sentido Itabuna.

VÍDEOS
Cinegrafistas amadores registram imagens do local logo após o acidente. Confira.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comandou, nesta quinta-feira (11), a plenária de abertura da jornada para elaboração do Plano Plurianual (PPA) da União. O local escolhido foi a Arena Fonte Nova, em Salvador, que recebeu a etapa baiana da escuta social. Atividades semelhantes serão realizadas nas outras 26 capitais brasileiras. O PPA definirá diretrizes e metas do Governo Federal para o quadriênio 2024-2027.
No pronunciamento, Lula recordou que o modelo participativo, que envolve a sociedade no processo de planejamento orçamentário, remete à experiência do Orçamento Participativo da Prefeitura de Porto Alegre, a partir de 1989, quando o município gaúcho foi governado pelo ex-prefeito, ex-deputado federal, ex-governador e ex-ministro das Cidades Olívio Dutra (PT-RS).
Segundo o presidente, além de incluir a sociedade civil no processo de elaboração, o Governo Federal vai assegurar os interesses do povo no orçamento, compromisso assumido durante a campanha eleitoral.
– Quando a gente fala do PPA Participativo, a gente está falando do Plano Plurianual Participativo, que a gente vai mandar para o Congresso Nacional. A novidade é que, pela primeira vez, a gente está colocando o povo para dizer o que vocês querem que a gente faça no Governo Brasileiro. A primeira vez que fizemos isso foi na cidade de Porto Alegre e o orçamento participativo virou um modelo mundial, porque a ONU adotou para que fizesse em vários países – disse Lula.
JERÔNIMO: COM LULA, BRASIL VOLTOU A TER POLÍTICA PÚBLICA
O ato desta quinta-feira (11) contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT), além da ministra do Planejamento, Simone Tebet; do senador Jaques Wagner (PT-BA) e de outras autoridades. Dirigindo-se a Lula, Jerônimo ressaltou que, na Bahia, o Governo do Estado elaborou, neste ano, o quinto Plano Plurianual Participativo, metodologia empregada nos governos de Wagner e do hoje ministro Rui Costa (Casa Civil).
Ele também comparou o PPA da Bahia ao Federal e deu para o presidente cópia do documento elaborado pelos baianos. “As plenárias vão correr os 27 estados do Brasil. Aqui aconteceram nos 27 territórios de identidade que propuseram e escreveram propostas para o futuro da Bahia e do Brasil”.
Para Jerônimo, o retorno de Lula ao Palácio do Planalto tem peso simbólico de libertação, como se fosse a segunda independência do Brasil, conquistada, a exemplo de dois séculos atrás, com participação decisiva do povo baiano. Na dimensão prática, segundo o governador, o terceiro mandato do presidente marca a retomada do próprio Estado enquanto formulador e executor de políticas públicas.
– As políticas públicas voltaram no Brasil, o Minha Casa Minha Vida, o Luz para Todos, o Água para Todos, financiamento estudantil são exemplos. O PPA é o resgate e o fortalecimento da capacidade de um povo planejar. Uma família planeja seu futuro, seu presente. Um município planeja, um Estado planeja. Um país que não planeja o seu futuro não tem condições de dizer aonde quer chegar. O PPA é isso – concluiu.
PLATAFORMA
Na atividade, o Ministério do Planejamento também lançou a Plataforma Brasil Participativo, instrumento digital para colher contribuições dos brasileiros e brasileiras para a elaboração do Plano Plurianual. De hoje (11) a 10 de julho, qualquer pessoa com cadastro no Gov.Br poderá fazer e eleger propostas para o PPA no site gov.br/brasilparticipativo.
Um homem foi atropelado por um ônibus da empresa Viametro, na tarde desta quinta-feira (11), no Terminal Urbano de Ilhéus. O acidente aconteceu quase em frente à antiga loja da Cesta do Povo. Ele foi atingido pela parte dianteira do veículo e caiu.
A vítima, ainda não identificada, recebeu ajuda de populares, que acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Imagens que circulam nas redes sociais mostram o homem com metade do corpo sob o ônibus, aparentemente desacordado, enquanto pessoas tentam reanimá-lo.
A Prefeitura de Itabuna publicou, nesta quinta-feira (11), o resultado da licitação do serviço público de transporte. Única habilitada no processo licitatório, realizado na modalidade concorrência, a empresa atendeu aos requisitos de viabilidade econômica da prestação do serviço, segundo a gestão.
A habilitação da empresa e o resultado da concorrência foram embasados no parecer da Comissão Especial de Licitações, que reúne os servidores Gustavo Lima, Hanna Moraes e Fabiana Soares. Clique aqui para ler o documento na íntegra.
A Atlântico opera o sistema de transporte de Itabuna desde o início de 2021. À época, foi contratada de forma emergencial, para que o serviço fosse retomado após dez meses de interrupção. Agora, firmará novo contrato com o município.
Mudanças no comando do PSD ilheense. A maior novidade é a saída do vereador Jerbson Moraes da cúpula partidária. Ele ocupava a Secretaria-geral do partido no município, cargo assumido, agora, por Maria Angélica Carvalho dos Santos. O prefeito Mário Alexandre, Marão, continua na presidência.
A retirada de Jerbson da Secretaria é mais um desdobramento da crise do ex-presidente da Câmara de Vereadores com o núcleo duro do Governo Marão. Nos últimos dias, Jerbson intensificou os discursos contra o secretário de Gestão, Bento Lima. Após anunciar que não era mais da base governista, o parlamentar viu a exoneração de familiares e amigos de cargos de confiança da Prefeitura de Ilhéus.
Pré-candidato a prefeito, Jerbson Moraes tem reafirmado que não abrirá mão da candidatura, mesmo que isso exija seu desligamento do PSD, pelo qual foi eleito vereador em 2016 e 2020. A perda de espaço no partido pode antecipar sua saída. A ver.
Desde setembro de 2020, quando a Prefeitura de Ilhéus autorizou a volta dos ônibus às ruas em meio às restrições da pandemia de covid-19, o serviço tem sido alvo de reclamações dos usuários, que reivindicam mais linhas e horários, além de veículos em bom estado de uso. Nos últimos meses, tornaram-se mais frequentes os problemas com ônibus defeituosos, o que aumentou a insatisfação dos passageiros. Apesar dos reclames, o prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD), subiu a passagem de R$ 3,80 para R$ 4,80, após quatro anos sem reajuste.
Com a nova tarifa em vigor desde domingo (7), o Governo Marão decidiu que é hora de investigar se as empresas Viametro e São Miguel desrespeitam as regras da concessão municipal. A decisão foi publicada pela Secretaria de Gestão, nesta quarta-feira (10), no Diário Oficial do Município.
No relatório que fundamenta a abertura da investigação, o secretário Bento Lima elenca notícias sobre incidentes com ônibus das duas empresas, inclusive matéria recente deste PIMENTA, reproduzida por outros meios de comunicação. “Com efeito, determino a Assessoria deste Gabinete que instaure Processo de Apuração de Responsabilidade das concessionárias de Transporte, Urbano São Miguel de Ilhéus Ltda (São Miguel), CNPJ 04.714.248/0001-75 e VIAMETRO TRANSPORTES URBANOS LTDA, CNPJ 05.907.604/0001-30, pelos fatos imputados neste despacho, que ofendem a ordem jurídica do regime contratual”, escreveu.
Além de suceder o aumento da passagem, a decisão da Prefeitura de Ilhéus foi publicada após a notícia de que o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) instaurou procedimento para investigar se o reajuste da tarifa violou princípios da Administração Pública (relembre).
























