ITACARÉ: OLYMPIKUS ABRE INSCRIÇÕES PARA ETAPAS DO BOTA PRA CORRER 2024

DECRETO REGULAMENTA PREÇOS DE OCUPAÇÃO DO TEATRO DE ILHÉUS

PRESERVA ILHÉUS APONTA RISCO DE DESABAMENTO DE OUTROS PRÉDIOS HISTÓRICOS

COARACI: MILTINHO E RÚBIA SORAIA OFICIALIZAM PRÉ-CANDIDATURAS A PREFEITO E VICE

EMPREGOS & ESTÁGIO: VEJA 154 VAGAS EM JEQUIÉ, ITABUNA, ILHÉUS E PORTO SEGURO NESTA QUINTA (2)

FILIADO AO PL, CHICO FRANÇA ESPERA AJUDA BOLSONARISTA PARA CRESCER EM ITABUNA

ITABUNA: VEREADOR CHAMA EX-COLEGA DE “FILHA DA PUTA” EM SESSÃO NA CÂMARA; VEJA O VÍDEO

IRMÃ DE LÍDER DE FACÇÃO CRIMINOSA NO SUL DA BAHIA É PRESA NO RIO DE JANEIRO

PARTE DE CASARÃO CENTENÁRIO DESABA NO CENTRO DE ILHÉUS; CONFIRA VÍDEO

Augusto e Saulo discutem ajustes no projeto de duplicação de trecho da Juraci Magalhães || Reprodução
Tempo de leitura: < 1 minuto

As obras de duplicação do trecho da Avenida Juracy Magalhães que vai do antigo Posto Cachoeira até o Cidadelle, na saída de Itabuna para Ilhéus, devem começar no segundo semestre deste ano. O prefeito Augusto Castro (PSD) discutiu ajustes no projeto com o superintendente de Infraestrutura de Transportes da Bahia (SIT), Saulo Pontes, nesta segunda-feira (15).

A duplicação do trecho de mais de 2 quilômetros será executada pelo governo do estado. “As obras serão iniciadas no segundo semestre deste ano, após a realocação dos postes da via, através da Coelba, com previsão de, no mínimo, 45 dias”, assegurou Augusto em seus perfis nas redes sociais.

O projeto prevê trecho duplicado com ciclovia, canteiro central, ciclofaixa com duas vias e duas rotatórias na saída da cidade para Ilhéus. “Essa obra irá trazer um novo vetor de desenvolvimento para a nossa cidade com ligação na nova BA-649”, destaca o prefeito.

O viário que ligará a cidade à BA-649 ainda prevê uma nova rodovia na margem direita do Cachoeira, que também deverá ser executada de forma simultânea. As duas obras mais desapropriações estão orçadas em, pelo menos, R$ 23 milhões. Os dois governos estudam como proceder as desapropriações, principalmente na margem esquerda, hoje prolongamento da BR-415.

NOVA LIGAÇÃO ILHÉUS-ITABUNA

Nova ligação Itabuna-Ilhéus, a BA-649 tem cerca de 40% das obras concluídas. Ela está sendo construída na margem direita do curso do Rio Cachoeira, margem oposta à BR-415. As duas rodovias serão interligadas por quatro pontes, das quais uma em construção. A previsão do governo estadual é de que as obras da BA-649 sejam entregues no primeiro semestre de 2024. Atualizado às 16h05min para correção de informação.

Jean Paul Prates: sem PPI, Petrobras está livre para fixar preços || Foto AB
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Petrobras anunciou a redução em R$ 0,44 por litro do preço médio do diesel para as distribuidoras, que passará de R$ 3,46 para R$ 3,02. Já o preço médio da gasolina será reduzido em R$ 0,40 por litro, passando de R$ 3,18 para R$ 2,78 – valor pago pelas distribuidoras. Também houve redução de 21,3% no preço médio de venda do gás liquefeito de petróleo (GLP).

As reduções foram anunciadas hoje (16), horas após a empresa encerrar a política de preços que alinhava os valores praticados no Brasil aos dos mercados internacionais, cotados em dólar e impactos pelos custos de importação, o chamado Preço de Paridade de Importação (PPI). Adotado pela companhia em outubro de 2016, o PPI fez os preços dos combustíveis dispararem ao longo dos últimos sete anos.

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, afirmou que a empresa voltou a ser livre para precificar seus produtos. “A Petrobras recupera sua liberdade de estabelecer preços. Nos alforriamos de um único e exclusivo fator, que era a paridade”, declarou à imprensa, hoje (16), em Brasília.

GÁS DE COZINHA

A partir desta quarta-feira (17), a Petrobras venderá o botijão de 13 quilos do gás de cozinha às distribuidoras por um valor, em média, R$ 8,97 inferior ao atual. Se as distribuidoras repassarem a economia integralmente ao consumidor final, o botijão poderá chegar às residências pelo preço médio de R$ 99,87.

“Esta é a melhor notícia. Baixamos [o preço do botijão] de R$ 100”, celebrou Prates. De acordo com o presidente da Petrobras, esta é a primeira vez, desde outubro de 2021, que o preço do botijão de gás vendido às distribuidoras cai abaixo dos R$ 100. Com informações da Agência Brasil.

Parte do calçamento da ladeira do condomínio se soltou
Tempo de leitura: 2 minutos

O calçamento está se desmanchando em parte da ladeira do Residencial Vilela, em Ilhéus, após as fortes chuvas que atingiram o sul da Bahia no final de abril. No ponto mais crítico, muitos paralelepípedos se soltaram, o que prejudica o trânsito de veículos. A rotina da população também é afetada, pois os ônibus do transporte público não sobem até o condomínio há três semanas, denuncia morador da comunidade, em contato com o PIMENTA.

O reparo da ladeira chegou a ser iniciado, mas está suspenso há mais de cinco dias, segundo o morador. Para ele, a situação demonstra falta de respeito, por parte da Prefeitura de Ilhéus, com os moradores do Residencial Vilela.

– Temos que sair de madrugada para trabalhar e temos que subir e descer a ladeira, correndo até perigo de vida. No meu caso, trabalho na zona sul e saio de casa 4h30min da manhã para pegar o ônibus de 5h da manhã que sai [da parte baixa do bairro] do Vilela . Isso é inadmissível. Nos ajude, divulgando [o problema], para [a reclamação] chegar até os órgãos competentes – escreveu o trabalhador.

OUTRO LADO

Ônibus deixaram de subir até o Residencial Vilela, segundo morador

Ouvido pelo PIMENTA, o superintendente de Trânsito, Transporte e Mobilidade de Ilhéus, Valci Serpa, confirmou que os ônibus do transporte coletivo não estão subindo a ladeira do Residencial Vilela. Sobre o reparo da via, ele explicou que não pode emitir esclarecimento, pois extrapola a responsabilidade da Sutram.

A atribuição de consertar as vias públicas da cidade é da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra). O site tentou manter contato com o titular da Pasta, Átila Docio, nesta terça-feira (16), mas não obteve retorno para a mensagem enviada e as chamadas feitas ao celular do gestor. O PIMENTA também não conseguiu contato com o gerente operacional da Seinfra, Gunnar Rios.

Léo Freitas pilota projeto de retorno da Top Love com lançamento na sexta
Tempo de leitura: < 1 minuto

Depois de uma parada de 12 anos, a banda Top Love está de volta com uma nova proposta e um novo vocalista, o cantor baiano Léo Freitas. Itabunense, Léo cresceu na capital baiana, Salvador, e está morando em Aracaju (SE). A Top Love, no retorno, manterá a essência romântica que marcou gerações e ganhou fãs pelo país.

O novo vocalista, de 34 anos, acumula experiências que vão do rock ao sertanejo. Agora, adiciona o arrocha romântico, revelando a sua versatilidade vocal. Ele sabe da responsabilidade, descrita por ele como gigante, de estar à frente do novo projeto que marca o retorno da Top Love.

Ele promete:

– Com certeza vou dar tudo de mim para levar muita alegria e muita música para todos os fãs…estar de volta a minha terra, a minha origem no comando da Top Love é um grande presente, um sonho – afirma

Para marcar o retorno da banda, a novidade é a música Oficialmente solteiro, que será lançada na próxima sexta-feira (19). Quer saber como ficou e ouvir antes? É só clicar e conferir aqui nas principais plataformas digitais de música.

Trabalhadores limpam casarão que foi sede da Marinha em Ilhéus || Foto Pimenta
Tempo de leitura: < 1 minuto

Na manhã desta terça-feira (16), o trânsito de carros e veículos maiores foi interditado no trecho da Rua Santos Dumont que dá acesso à Rua da Linha, no Centro de Ilhéus. A medida foi necessária para a retirada do lixo, mato e entulho que se acumulavam no terreno do casarão que foi sede da Marinha na cidade, em frente à Praça Coronel Pessoa.

Há pouco mais de dois anos, em janeiro de 2021, parte da marquise do casarão desmoronou, oferecendo grande perigo a quem trafegava naquela rua, uma das mais movimentadas da cidade. Por sorte, ninguém se feriu. Tombado como patrimônio histórico, o prédio pertence ao município.

Petrobras acaba com paridade internacional nos preços de gasolina e diesel || Foto Agência Petrobras
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Petrobras anunciou nesta terça-feira (16) o fim da paridade de preços do petróleo – e dos combustíveis derivados, como gasolina e diesel – com o dólar e o mercado internacional.

Pela regra em vigor desde 2016, o preço desses produtos no mercado interno acompanha as oscilações internacionais, ou seja, não há intervenção do governo para garantir preços menores.

A Petrobras anunciou o fim desse mecanismo automático. “Os reajustes continuarão sendo feitos sem periodicidade definida, evitando o repasse para os preços internos da volatilidade conjuntural das cotações internacionais e da taxa de câmbio”, informa o comunicado.

No cálculo anterior, chamado de Preço de Paridade de Importação (PPI), a Petrobras considerava o valor do petróleo no mercado global e custos logísticos como o fretamento de navios, as taxas portuárias e o uso dos dutos internos para transporte.

Segundo a nota oficial da Petrobras, a nova “estratégia comercial” usa duas referências de mercado:

o “custo alternativo do cliente, como valor a ser priorizado na precificação”, e
o “valor marginal para a Petrobras”.
1️⃣ “O custo alternativo do cliente contempla as principais alternativas de suprimento, sejam fornecedores dos mesmos produtos ou de produtos substitutos”, explica o comunicado da Petrobras.

2️⃣ Já o “valor marginal”, segundo a petroleira, é “baseado no custo de oportunidade dadas as diversas alternativas para a companhia dentre elas, produção, importação e exportação do referido produto e/ou dos petróleos utilizados no refino”.

“Com a mudança, a Petrobras tem mais flexibilidade para praticar preços competitivos, se valendo de suas melhores condições de produção e logística e disputando mercado com outros atores que comercializam combustíveis no Brasil, como distribuidores e importadores”, diz o texto. Com informações do G1.

Tempo de leitura: 5 minutos

Saúde, gestão e engenharia são os principais destaques dentre as áreas com vagas abertas nesta terça-feira (16) em Ilhéus, Itabuna e Jequié, segundo a lista de oportunidades de emprego divulgadas pelo SineBahia para três das principais cidades do sul e sudoeste do estado. São 92 vagas em Itabuna, 69 em Jequié e 27 em Ilhéus, das quais oito delas para quem reside ou puder morar em Uruçuca.

A relação completa pode ser acessada mais abaixo e reserva, ainda, vagas para Jovem Aprendiz, na faixa dos 18 aos 22 anos, na área de telemarketing. De posse de carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade, os interessados devem procurar o SineBahia nestas localidades até as 15h30min de hoje.

A unidade itabunense funciona no segundo piso do Shopping Jequitibá, ao lado da Riachuelo, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio). Já em Ilhéus, o atendimento é na Rua Eustáquio Bastos, em frente à Praça Cairu. A unidade jequieense opera na Avenida Octávio Mangabeira, no bairro Mandacaru. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas.

Leia Mais

Itabunense fatura 378 mil na Lotofácil
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um apostador ou apostadora de Itabuna deve passar as próximas horas comemorando o acerto dos 15 números da Lotofácil, sorteada na noite desta segunda-feira (15), no Espaço de Loterias da Caixa, em São Paulo.  O sortudo ou sortuda embolsará R$ 378.837,10, já descontados os impostos. 

Por pouco Itabuna não teria um novo milionário nesta segunda. É que o  prêmio sorteado hoje foi de R$ 1,5 milhão mas outras três pessoas de outros estados também acertaram os 15 números. Eles são moradores de Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ) e Campos Novos (SC). Cada um receberá R$ 378.837,10.

Os números sorteados nesta noite foram: 01, 03, 08, 11, 12, 13, 14, 15, 19, 20, 21, 22, 23, 24 e 25. O próximo sorteio da Lotofácil será nesta terça-feira e prêmio está estimado em R$ 1,7 milhão. O jogo com 15 números da Lotofácil custa R$ 3 e pode ser feito em qualquer casa lotérica do país.

Produto para combater a vassoura-de-bruxa é entregue para a comercialização
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) entregou para empresa BioFungi a produção comercial do bioinsumo Tricovab (Trichoderma stromaticum). Essa foi a primeira tecnologia licenciada pela Ceplac para o controle da vassoura-de-bruxa do cacaueiro, doença causada pelo fungo moniliophthora perniciosa, responsável por graves prejuízos nas lavouras de cacau da Bahia e do Espírito Santo.

De acordo com a Ceplac, quando utilizado de forma correta, a eficiência do Tricovab pode chegar a 87% no controle dessa praga. O bioinsumo é resultado de estudos desenvolvidos pela equipe da Coordenação-Geral de Pesquisa e Inovação do órgão, comandada pelo engenheiro agrônomo José Marques Pereira. Tricovab pode ser usado na produção tanto de cacau convencional quanto de cacau orgânico.

Assinatura do contrato que autoriza a produção comercial do Tricovab || Foto Divulgação

Segundo a diretora da Ceplac, Lucimara Chiari, o momento representa muito para o produtor, que poderá contar com um fungicida natural e eficaz para o controle de uma praga que assolou as plantações de cacau em diferentes regiões. “O Tricovab sai da prateleira da pesquisa para auxiliar milhares de cacauicultores neste país”, ressaltou.

As inscrições no Revalida podem ser feitas até sexta-feira || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério da Educação está com inscrições abertas para a segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por instituições de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2023/1. Os interessados têm até sexta-feira (19) para se inscrever. O pagamento da taxa de R$ 4.106,09 pode ser feito até o dia 23 deste mês.

Composto por duas etapas (teórica e prática), o Revalida aborda, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica; cirurgia; ginecologia e obstetrícia; pediatria; e medicina da família e comunidade (saúde coletiva).

A prova de habilidades clínicas será aplicada nos dias 24 e 25 de junho. A participação na segunda etapa do exame depende da aprovação na primeira, que contempla as provas objetiva e discursiva.

Defesa Civil emite alerta de chuvas fortes em Ilhéus || Foto Ilhéus 24h
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Defesa Civil de Ilhéus emitiu, nesta segunda-feira (15), novo alerta para chuvas fortes no município do sul da Bahia. A previsão é que pode chover 68 milímetros até a próxima quarta-feira (17). O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) elevou o status do aviso para estado de atenção no decorrer das próximas 48 horas, quando são esperadas precipitações de moderadas a fortes.

A Defesa Civil de Ilhéus pede aos moradores que fiquem atentos aos riscos geológicos, observando indícios como desagregação de solos em encostas, sinais sonoros, fissuras e rachaduras em imóveis.

Ilhéus possui 48 áreas consideradas de risco de desastre, sendo 26 morros, segundo levantamento do município. Entre as áreas de risco estão os altos do Alto do Amparo, Carvalho, Coqueiro, Nerival e Legião.

Em caso de emergência, a Defesa Civil deve ser acionada por meio do telefone (73) 97400-7521. A população pode também fazer contato com o Corpo de Bombeiros, pela Central 193.

Valdino Cunha, das Óticas Diniz, deverá ser aclamado presidente da ACI
Tempo de leitura: < 1 minuto

Apenas uma chapa disputará o comando da Associação Comercial de Itabuna pelos próximos dois anos. Ela será encabeçada pelo empresário Valdino Cunha, proprietário da franquia das Óticas Diniz no município.

O prazo para registro de chapas foi encerrado na tarde desta segunda-feira (5). A eleição da nova diretoria está marcada para ocorrer das 9h às 19h do próximo dia 25, na sede da entidade, no Edifício União Comercial, no Centro.

Além de Valdino, a chapa será composta por Arthur Abijaude, Franklin Bastos Ludmila Vieira, Eduardo Carqueija e Nelson Báfica como vice-presidentes.

Docentes foram negligenciados por Rui Costa, dispara Elson Moura || Foto Fórum das ADs
Tempo de leitura: 2 minutos

O professor Elson Moura, coordenador do Fórum das Associações Docentes das Universidades Estaduais da Bahia, falou sobre as expectativas da categoria em relação ao governador Jerônimo Rodrigues (PT), que, a exemplo de Elson, integra o quadro docente da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Amanhã (16), professores das quatro universidades estaduais (Uesc, Uefs, Uneb e Uesb) vão suspender suas atividades acadêmicas, por 24h, para a jornada de luta da campanha salarial 2023.

A principal atividade será uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (Alba), em Salvador, às 9h. Tema central em debate é a diminuição do poder de compra dos professores nos sete anos em que o Governo do Estado não repôs as perdas inflacionárias de todo o funcionalismo (2015-2021). No ano passado, o reajuste concedido foi de 4% para todas as categorias. Segundo o Fórum, os servidores estaduais perderam, em média, 53% do seu poder aquisitivo.

O período descrito acima foi o da gestão do hoje ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, no Governo da Bahia. Para Elson, o quadro de desvalorização transformou a categoria docente numa das mais negligenciadas do serviço público baiano. Ele avalia que, sob o Governo Jerônimo, há expectativa de início de reversão das perdas econômicas dos trabalhadores.

“Temos um governador que é professor de uma universidade estadual e sabe como funcionam as instituições e a nossa carreira. O que a gente espera é responsabilidade, diálogo e respeito, pois foram 8 anos de desrespeito com as nossas instituições e a nossa categoria”, declarou.

PROPOSTAS DO GOVERNO

O Governo Jerônimo Rodrigues enviou à Alba os projetos de lei de reajuste salarial do funcionalismo. Para os profissionais do Magistério Superior, segundo o Estado, os ganhos médios serão de 7,83% a 9,69%. Além disso, os professores universitários serão contemplados com reajuste complementar de 2,53% e com acréscimos de 0,73% a 2,52%, como consequência da recomposição dos interstícios (variações percentuais) entre as classes da carreira do Magistério Superior.

Ampliação da campanha foi recomenda pelo Ministério da Saúde
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Saúde de Itabuna aderiu à recomendação do Ministério da Saúde e iniciou, hoje (15), a vacinação simultânea de todas as faixas etárias acima de seis meses contra a gripe Influenza. Até então, o imunizante era destinado a grupos específicos, a exemplo de profissionais de saúde, idosos e outros grupos mais suscetíveis a infecções virais.

A enfermeira Camila Brito, coordenadora da Rede Frio de Itabuna, explica que a nova orientação do Governo Federal visa acelerar a cobertura da população ainda neste outono, antecipando o calendário ao inverno, quando as condições ambientais e culturais tendem a facilitar a transmissão do vírus. De acordo com o Ministério da Saúde, até o momento, menos de 22 milhões de pessoas receberam a vacina contra a Influenza, o que representa cerca de 30% do grupo prioritário.

A campanha de vacinação em Itabuna é feita nas unidades básicas de saúde e do programa de Estratégia de Saúde da Família, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h. A Secretaria de Saúde esclarece que as últimas ampolas são abertas às 15h, com base no número de pessoas na fila, como forma de evitar desperdício do imunizante, que não pode ser guardado após a abertura da embalagem.

A documentação necessária é o RG, CPF ou cartão do SUS e cartão de vacina com registro de outras vacinas. Nos postos de saúde, também é possível receber outras vacinas, como as destinadas ao combate da covid-19.

Manifestantes invadiram Congresso, STF e Palácio do Planalto || Foto Marcelo Camargo/AB
Tempo de leitura: 2 minutos

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria, nesta segunda-feira (15), para tornar mais 245 denunciados réus por envolvimento nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro, data em que o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e a sede do Supremo Tribunal Federal foram invadidas e depredadas, em Brasília.

É a quarta leva de denúncias a serem recebidas. As análises ocorrem no plenário virtual do Supremo, modalidade em que o ministros depositam seus votos eletronicamente, sem deliberação presencial. O julgamento atual está previsto para ocorrer até as 23h59 desta segunda-feira (15).

Nesta semana, havia sido marcada a análise de 250 denúncias, mas cinco casos acabaram adiados porque os advogados dos acusados tiveram dificuldades técnicas para o envio da sustentação oral gravada no sistema do Supremo. Apesar de estarem sendo pautadas em bloco, as acusações precisam ser analisadas individualmente, no caso a caso.

Até o momento, votaram pela abertura de ação penal contra mais 245 pessoas o relator, ministro Alexandre de Moraes, que foi seguido por Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Edson Fachin, Rosa Weber e Gilmar Mendes.

Assim como em votações anteriores, apenas os ministros André Mendonça e Nunes Marques divergiram. Para eles, as denúncias não conseguiram individualizar a contento a conduta das pessoas que foram presas no acampamento montado em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília. As divergências também argumentam que os casos deveriam ser remetidos para a primeira instância da Justiça Federal.

Com a maioria desta segunda (15), 795 pessoas se tornaram rés devido ao envolvimento com o 8 de janeiro. Outro bloco com 250 denúncias está com o julgamento marcado para começar nos primeiros instantes de amanhã (16).

CRIMES

Nesta semana, foram aceitas denúncias contra 220 pessoas acusadas de incitarem os atos golpistas. A maioria foi presa em frente ao QG do Exército, onde pediam pela intervenção militar sobre o resultado das eleições, no dia seguinte aos atos golpistas. Elas respondem também por outros crimes, como associação criminosa.

Outras 25 denúncias foram aceitas contra pessoas acusadas de participarem diretamente dos atos de vandalismo. Nesse caso, são imputados a elas diversos crimes, como tentativa de golpe de Estado e depredação de patrimônio público tombado, entre outros.

Ao todo, a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou 1.390 acusações formais ao Supremo, todas contra pessoas que participaram diretamente dos atos de vandalismo ou que incitaram a violência. Até o momento, ninguém foi denunciado por financiar ou idealizar os atos golpistas.

A previsão é que o eventual recebimento de todas as denúncias seja apreciado até junho. Após deve ter início a fase de ação penal, com nova instrução processual e possível produção de novas provas e coleta de depoimentos, inclusive a pedido das defesas. Não há prazo definido para o julgamento final. Da Agência Brasil.