A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (20) a Operação Lesa Pátria contra suspeitos de participação nos atos terroristas de 8 de janeiro passado, em Brasília (DF). Terroristas destruíram parte do Palácio do Planalto, Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal, após invasão e “dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos daquelas instituições”.
Estão sendo cumpridos oito mandados de prisão preventiva e 16 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Os mandados foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
“Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido”, diz nota da PF.
A corporação informou ainda que a Operação Lesa Pátria tem caráter permanente, e que serão feitas atualizações periódicas sobre o número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas.
A PF pede à população que colabore com os investigadores, caso tenha informações sobre a identificação de “pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os fatos ocorridos”.
As denúncias podem ser encaminhadas para o email denuncia8janeiro@pf.gov.br.
ENTENDA
Desde que o presidente Lula foi eleito em segundo turno, no final de outubro, apoiadores do ex-presidente Bolsonaro demonstram inconformismo com o resultado do pleito e pedem um golpe militar no país, para depor o governo eleito democraticamente.
As manifestações dos últimos meses incluíram acampamentos em diversos quartéis generais do país e culminaram com a invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, no último dia 8. Com informações d´Agência Brasil.
A penúltima sexta-feira do de janeiro reserva 114 vagas para quem está buscando recolocação no mercado de trabalho em Itabuna e Ilhéus, na região sul, e Mucuri, no extremo-sul da Bahia. Os interessados nas vagas (confira lista completa mais abaixo) devem procurar a unidade do SineBahia em um destes municípios.
Para se cadastrar, necessário apresentar carteiras de Trabalho e de Identidade, CPF e comprovantes de escolaridade e endereço e certificados de curso, caso possua. O atendimento nas unidades do SineBahia vai até as 15h30min de hoje. Clique em Leia Mais, abaixo, e confira as vagas disponíveis.
Como se diz na política, ele não preparou em tempo um substituto à altura para agregar os seus amigos, que hoje vivem desgarrados, errantes de bar em bar.

Na tarde de ontem (quarta-feira, 11 de janeiro), pasmem os senhores e senhoras, eu me encontrava no bar Mac Vita, como um simples expectador, assistindo a meus amigos Batista e Walter Júnior beberem um litrão de Coca Cola. Confesso que me sentia incomodado, haja vista considerar uma profanação de um dos botecos de memoráveis histórias festivas de Canavieiras, sede ocasional da Confraria d’O Berimbau e da Clube dos Rolas Cansadas.
Eis que de repente um carro dá uma parada e ouço algumas perguntas: Quem foi o melhor ponta-esquerda de Itabuna? E o melhor zagueiro? Respondo que Fernando Riela e Ronaldo Dantas, Piaba, dentre outros. E aí reconheço o autor das perguntas, o engenheiro agrônomo e advogado João Geraldo, que faz nova pergunta: “E quem mais desfrutou das noites e madrugadas de Canavieiras?”. E ele mesmo responde: “Tyrone Perrucho”.
João Geraldo segue caminho e nós continuamos nossa amena conversa tendo como testemunha um litrão de Coca Cola, embora, de antemão, confesso que não bebi. Na manhã desta quinta-feira recebo, via whatsapp, uma foto de Tyrone Perrucho, enviada por Alberto Fiscal. Já Raimundo Ribeiro, direto do Belém do Pará, responde presente na chamada. Foi aí que caiu a ficha: hoje é o segundo aniversário sem Tyrone Perrucho.
Tyrone era uma pessoa que se destacava por suas diferenças. Na foto acima, aparece ele como se estivesse saindo de uma epopeia de natação, após atravessar um braço de mar, cruzar de uma margem a outra de um rio. Que nada, era simplesmente uma foto para a sua gloriosa coleção. O dito cujo sequer sabia nadar; até que tentou, mas o professor gentilmente solicitou que ele buscasse algo mais parecido com suas habilidades.
Na realidade, o nosso ausente personagem gostava mesmo era de se dedicar à redação e edição do seu jornal, o Tabu, morto de morte matada assim que completou 50 anos. Foi um chega pra lá que deixou os leitores de boca aberta. Fora disso, nada mais lhe aprazia do que jogar conversa fora, de preferência num dos botequins em que “sentava praça” com frequente habitualidade, com a presença de amigos tantos.
Era pau pra toda a obra. Comemorava de tudo, datas festivas, aniversários, casamentos, batizados. Quando não os tinha, inventava, astuciava. Há décadas passadas escandalizou a sociedade canavieirense e o judiciário ao marcar seu casamento civil à beira da praia, ele, a coligada e convidados vestidos rigorosamente em trajes de banho. As autoridades forenses não permitiram e a praia da Costa continuou, apenas, como sítio de comemorações.
Ao planejar sua sonhada aposentadoria na Ceplac – após 30 longos anos de bons serviços prestados –, jurou que todos os dias beberia duas cervejas para abrir o apetite. Passou a comer pela manhã, ao meio-dia e à noite. Na ilha da Atalaia, onde se refugiou, mantinha contato com os amigos, via telefone, e-mail ou whatsapp, geralmente avisando o boteco que nos receberia, fazendo questão de informar que se tratava apenas um aviso e não convite.
Certa feita, comprou um carro novo em Salvador, apenas e tão somente para aproveitar a viagem de forma etílica e ainda convida o amigo da vida inteira, Antônio Tolentino (Tolé) para irem juntos. Tolé avisou que iria a Itabuna no domingo para assistir a um jogo do Itabuna, pois ainda não conhecia o novo (à época) Estádio Luiz Viana Filho. Tyrone diz que também gostaria de estar presente, mesmo sem gostar de futebol.
Chegaram em Salvador, pegaram o carro e viajaram com destino a Itabuna e Canavieiras, viagem que demorou quase uma semana. Conforme o garantido, chegaram a tempo de assistir à partida futebolística, mas caminhos diversos o tiraram do estádio, para a tristeza de Tolé, que somente foi conhecer o Itabunão um ano e meio depois, numa viagem feita em sigilo absoluto, para evitar a presença e interferência do amigo Tyrone.
Ao ler a crônica sobre a recuperação do famoso jipinho Gurgel, um dos mais antigos colegas da velha Divisão de Comunicação (Dicom) da Ceplac, Raimundo Nogueira, retrucou: “Não sei o porquê dessa implicância do amigo Perrucho com os carros. Também não sei o motivo que alguns colegas passaram a rejeitar as caronas por ele oferecidas, rumo quase sempre a uma boa farra…”.
E continuou. E por falar nessa matéria e o proverbial descaso de Tyrone Perrucho em cuidados com seus carros, certa feita aconteceram dois casos típicos. Primeiro, roubaram a antena da sua Brasília e ele, prontamente, colocou um fio de arame farpado no lugar, e como funcionou nunca mais tirou. Segundo, certa feita, alguém no banco traseiro deixou cair uma caixa de ovos caipira que se espatifou. Os ovos ali quebrados e mau cheiro correlato permaneceram no carro, intocados, por mais de dois meses. Sobrou mau cheiro e faltaram caronas.
Pois é! Dois anos sem o amigo e promoteur Tyrone Perrucho e a alegria que nos contagiava, por certo diminuiu bastante. Como se diz na política, ele não preparou em tempo um substituto à altura para agregar os seus amigos, que hoje vivem desgarrados, errantes de bar em bar. Também nem deu tempo, a tal da Covid-19 lhe pegou de jeito, levando para o outro mundo, se é que existe.
Até que ensaiaram uma campanha do tipo “Volte Tyrone Perrucho”, mas não funcionou. Fica apenas a eterna lembrança.
Walmir Rosário é radialista, jornalista e advogado.
Fundamental para a proteção e desenvolvimento do bebê, o aleitamento materno também é responsável por benefícios para a saúde da mulher. O risco de surgimento de câncer de mama é 22% menor, comparado às mulheres que nunca amamentaram, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). A proteção aumenta de acordo com o tempo de alactamento, chegando a 26%, caso o período tenha sido de, pelo menos, um ano.
Os estudos ainda apontam que a doença, quando se manifesta em pacientes que amamentaram mais de 6 meses, apresenta uma redução no risco de morte, índice até 3 vezes menor, comparado àquelas que tiveram história de amamentação inferior a este período.
Do mesmo modo, mulheres que amamentam têm menor risco de desenvolverem câncer de endométrio e de ovário, principalmente se a amamentação for prolongada. Ainda de acordo com a SBP, estudos mostram que os riscos para o desenvolvimento do câncer de ovário caem 2% para cada ano de amamentação.
Outras doenças também são impactadas pelo ato de amamentar. As chances para o desenvolvimento do diabetes tipo 2, conforme estudos, têm uma redução de até 9% para cada ano de amamentação.
Milhares de candidatos farão, no domingo (22), provas objetivas e discursivas do concurso da Polícia Militar da Bahia e Corpo de Bombeiros. Eles estarão concorrendo a 2,5 mil vagas em batalhões de diferentes regiões no estado. As provas serão aplicadas em Itabuna, Ilhéus, Salvador, Alagoinhas, Barreiras, Feira de Santana, Irecê, Itaberaba, Juazeiro, Santo Antônio de Jesus, Serrinha e Vitória da Conquista.
O Governo do Estado informou que 93,6 mil candidatos receberam um cartão informativo, no e-mail cadastrado no ato de sua inscrição, contendo a data, horário e local onde farão as provas. Os portões serão abertos às 8 e fechados uma hora depois. O candidato precisa comparecer ao local de prova com caneta transparente, com tinta preta ou azul, além de documento de identidade original, Carteira Nacional de Habilitação ou Carteira de Trabalho.
O concurso disponibiliza vagas para soldado da PM em Salvador, Região Metropolitana (RMS), além Itabuna, Ilhéus, Feira de Santana, Alagoinhas, Itaberaba, Ilhéus, Juazeiro, Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas e Barreiras). As vagas para o Corpo de Bombeiros estão disponíveis na capital, RMS e em Itabuna, Porto Seguro, Itaberaba, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus, Barreiras, Teixeira de Freitas, Alagoinhas e Bom Jesus da Lapa.
O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) inicia na Bahia, no próximo domingo (22), o combate à pesca predatória do Caranguejo-uçá durante a andada deste ano de 2023. Período conhecido como de defeso.
A “andada” é o nome dado ao período reprodutivo do caranguejo-uçá, no qual os machos e fêmeas saem das tocas para o acasalamento e andam pelo manguezal para a liberação de ovos, tornando-se vulneráveis à pesca predatória. Ela pode ocorrer de novembro a março, com picos em janeiro, e geralmente se inicia um dia após a lua cheia ou nova, prolongando-se por até seis dias.
As ações acontecerão de forma simultânea, com fiscalização nos portos, mangues e feiras livres de várias cidades. O objetivo é coibir a captura, armazenamento e comercialização da espécie no período da andada.
BARREIRAS NAS ESTRADAS
Barreiras de fiscalização serão instaladas em postos da faixa litorânea da Bahia visando impedir o transporte e comercialização irregular do caranguejo nas estradas. Além disso, serão realizadas ainda ações de educação ambiental e sensibilização junto às comunidades marisqueiras das regiões. Neste ano a fiscalização acontecerá entre os dias 22 a 27 de janeiro, 21 a 26 de fevereiro e 22 a 27 de março.
Em caso de flagrante, o indivíduo que não apresentar a declaração de seu estoque junto às Superintendências Federais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento terá o material apreendido e estará sujeito ao pagamento de multa de R$ 500,00, por indivíduo da espécie protegida, conforme previsto no Decreto Estadual 14.024/2012.
Para denunciar crimes ambientais, basta acionar o Disque Denúncia do Inema, pelo número 08000 71 1400. Em caso de necessidade, a denúncia também pode ser realizada anonimamente.
Representantes do sul da Bahia na Série A do Campeonato Baiano de Futebol 2023, Barcelona de Ilhéus e Itabuna Esporte Clube se enfrentam no Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus, às 16h deste sábado (21), pela terceira rodada da competição. Os ingressos custam R$ 20,00 (arquibancada coberta) e R$ 10,00 (geral) e estão à venda na Banca Espaço Cultural de Carlos, na Praça JJ Seabra, Centro; na Academia VIP, na Avenida Litorânea Norte, no Malhado; e nas lojas Buriti de Ilhéus e Itabuna.
O Itabuna começou bem no campeonato. Com seis pontos em dois jogos, está na segunda posição da tabela, só atrás do Bahia, que tem nove pontos e um jogo a mais. No domingo passado (15), o Dragão do Sul goleou o Vitória, por 4 a 1, em pleno Barradão. Já o Barcelona somou quatro pontos em dois jogos e é o quarto colocado.
O confronto sul-baiano vai marcar a volta do Estádio Mário Pessoa à cena do futebol profissional, como um dos palcos mais tradicionais do esporte na Bahia.
O Governo do Estado atingiu a marca de R$ 10,2 bilhões destinados a investimentos em 2022, segundo consolidação de dados divulgada hoje (19) pela Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz-BA). Conforme a pasta, trata-se de um recorde na política baiana. Do total, R$ 4,4 bilhões foram para as áreas de educação, saúde e segurança pública.
A pasta também apontou investimentos expressivos nas áreas de transportes, com R$ 2,5 bilhões; urbanismo, com R$ 1,4 bilhão; agricultura, com R$ 720 milhões; e saneamento, com R$ 692 milhões.
A Bahia ficou em primeiro lugar no país em investimentos como proporção das receitas, de acordo com estudo do Tesouro Nacional. O relatório comparou os valores investidos pelos governos estaduais com suas receitas totais, entre os meses de janeiro e outubro. Ao destinar 16% das receitas para investimentos neste período, o governo baiano obteve o maior índice do país.
O mesmo relatório do Tesouro Nacional mostrou que a Bahia foi o estado mais eficiente em quitar suas despesas e manter suas obrigações financeiras em dia. Com apenas 1% de obrigações pendentes, menor percentual do país, a Bahia ficou em primeiro lugar nacional também neste quesito. Na outra ponta deste ranking ficaram o Amapá, com 46% de obrigações pendentes, e em seguida São Paulo, com 17%, Minas Gerais, com 16%, e Rio de Janeiro, com 14%.
Conforme a Lei Nacional nº 4.320/1964, é considerado investimento público o uso de recursos no planejamento e execução de obras, inclusive a compra de imóveis; em programas especiais de trabalho; e na aquisição de instalações, equipamentos e material permanente, que acabam por ampliar o patrimônio do ente federativo. Essa classificação é diferente, por exemplo, das chamadas despesas de custeio, que, como o nome sugere, servem para manter e custear as atividades públicas, como a remuneração de servidores ou a compra de insumos.
A Secretaria de Saúde de Itabuna atua em diferentes frentes no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Hoje (19), agentes de combate a endemias fizeram ação educativa no Jardim do Ó, no Centro, para divulgar os mutirões feitos às sextas-feiras nos bairros.
Nesta sexta (20), 172 agentes vão trabalhar no mutirão no Alto Maron e nos bairros de Fátima, Califórnia e Nova Califórnia, Nas visitas, os servidores orientam os moradores sobre a necessidade de eliminar recipientes que podem virar criadouros do mosquito, como os que deixam água parada. Também pedem a ajuda da população para fiscalizar imóveis com possíveis focos do mosquito.
“As famílias são nossas maiores parceiras no combate ao Aedes. Por isso, é importante que o morador receba bem os profissionais de saúde e permita que fiscalizem quintais e dependências do domicílio, para que possíveis focos do mosquito sejam tratados”, conclamou a chefe do Programa de Endemias no município, Lucimar Santos Ribeiro.
A gestora acrescenta que os casos sintomáticos de dengue ou de outras arboviroses devem ser reportados à unidade de saúde do bairro onde o paciente mora. Segundo Lucimar, além de garantir atendimento médico à população, as notificações geram informações relevantes para o controle de casos e de focos do mosquito pelo Departamento de Vigilância à Saúde. “Com base nesses dados, direcionamos ações específicas que resultam no combate ao transmissor das arboviroses, evitando possível epidemia no município”, concluiu.
Ação conjunta da Cipe Cacaueira e do 15º Batalhão da Polícia Militar (BPM) desmantelou laboratório de refino de drogas no Manoel Leão, em Itabuna, nesta quinta-feira (19). Os policiais faziam diligências no bairro e encontraram o estabelecimento clandestino.
No local, além de maconha, cocaína e acessórios, as equipes da PM encontraram uma prensa hidráulica, equipamento usado para compactar as substâncias entorpecentes, de modo a facilitar o armazenamento e o transporte das drogas.
Segundo o major Fábio Rodrigo de Melo Oliveira, comandante da Cipe Cacaueira, os drogas iriam abastecer o tráfico nos bairros Lomanto, Novo Lomanto e Santa Catarina.
O professor Dorival Filho é entusiasta da criação de mecanismo que facilite o ingresso de estudantes do sul da Bahia na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Segundo ele, essa é uma maneira de assegurar acesso ao ensino superior a quem mora na região, cumprindo um dos papéis da Universidade, que é o da interiorização da educação.
Com larga experiência na preparação de estudantes para vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Dorival conhece de perto o drama de jovens que, durante anos, tentam ingressar em cursos concorridos da Uesc, como o de Medicina, e não conseguem, apesar dos longos períodos de estudo. Dessa forma, muitas vagas da Universidade são ocupadas por estudantes de outras regiões do país.
Dorival levou o assunto ao deputado federal Jorge Solla (PT-BA), com quem se reuniu em Salvador, nesta quinta-feira (19). Na conversa, ouviu do parlamentar que a Universidade Federal da Bahia (UFBA) adota sistema de bonificação regional nos campi de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, e no interior do estado.
– Até as unidades que recebem verba federal têm bonificação regional. Enquanto isso, a Uesc, que é uma universidade estadual, sustentada com o dinheiro do Estado da Bahia, ainda não adotou a bonificação regional. Tive essa conversa com o deputado Jorge Solla e vamos encaminhar isso para a Secretaria de Educação [do Estado], com a professora Adélia [Pinheiro], para sensibilizar a Uesc para a adoção da bonificação regional – declarou o professor de Biologia em vídeo publicado numa rede social. Confira.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Prof. Dorival Filho (@professordorivalfilho)
Termina hoje (19) o prazo para as inscrições para o concurso público da Receita Federal. São oferecidas 699 vagas, das quais 230 vagas de auditor-fiscal e 469 vagas de analista-tributário, com remuneração inicial de R$ 21.029,09 e de R$ 11.684,39, respectivamente.
As inscrições podem ser feitas até as 16h (horário de Brasília), pelo site da Fundação Getúlio Vargas (FGV). A taxa de inscrição é de R$ 210 para o cargo de auditor-fiscal e R$ 115 para analista-tributário.
Para participar, os candidatos precisam ter nível superior, em nível de graduação, em qualquer área do conhecimento. O concurso será realizado em duas etapas. A primeira etapa possui três fases: prova objetiva e prova discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório, e pesquisa de vida pregressa, de caráter eliminatório.
As provas serão realizadas em todas as capitais do país, na data provável de 19 de março, de manhã e à tarde.
A segunda etapa do concurso será o curso de formação profissional, de caráter eliminatório. Um edital específico será publicado para convocação desta etapa. Ela será desenvolvida na modalidade online síncrona e assíncrona, ensino a distância, com provas realizadas online e presencialmente, em até cinco polos – Brasília (DF), Manaus (AM), Recife (PE), São Paulo (SP) e Curitiba (PR).
O curso abrangerá ainda uma semana de integração presencial dos candidatos. No ato da matrícula, o candidato deverá ordenar em ordem decrescente de preferência os cinco polo em que deseja realizar as provas presenciais e participar da semana de integração. A distribuição em cada polo considerará a classificação obtida na primeira etapa do concurso, a ordem de preferência indicada pelo candidato e a disponibilidade de vagas em cada polo a ser definida pela administração.
A ONG Planeta dos Bichos entrou em contato com o PIMENTA para divulgar pedido de ajuda à população de Ilhéus e região. A entidade, que tem 12 anos de história, acolhe cães e gatos abandonados e, neste momento, abriga 70 bichinhos. Os animais consomem 15 kg de ração por dia. Também há despesas com água, eletricidade, material de limpeza, medicamentos e consultas a veterinários.
Para se manter, a ONG vende rifas e conta com a ajuda de amigos, além de doações. Interessados em ajudar podem entrar em contato pelo telefone (73) 9 8841-7967 ou pelo Instagram (@planetadosbichosios). Também há pontos de coleta de ração na sede do Grupo Amigos da Praia (GAP), ao lado da Catedral São Sebastião; e na Calzin Cortes e Assados, em frente ao Supermercado Meira, no bairro Nelson Costa.
Outra canal de colaboração é o PIX pelo CNPJ da ONG: 35.774.889/0001-49 ou usando o cartão de crédito no site oficial da Planeta Bichos.
A Ponta da Tulha é um refúgio de itabunenses no belo litoral norte de Ilhéus, mas nem apenas o Porto Sul tem tirado o sono de quem reside ou tem casa de veraneio por lá. Nesta semana, vários moradores relataram a ação de criminosos, que promoveram “arrastão” no final da manhã desta terça-feira (17).
A ação, segundo moradores, começou nas proximidades da praia. Após tomar o celular de uma jovem e agredir um adolescente, os criminosos seguiram por uma das ruas e invadiram uma casa, onde obrigaram as vítimas a ajoelharem. Na sequência, tomaram telefones, joias e relógios, além de outros pertences das vítimas.
O arrastão teve a participação de três criminosos, que, após a “limpa”, correram em direção a uma picape Chevrolet D-20. Ainda conforme testemunhas, além dos três assaltantes, havia uma mulher na camionete, que dava retaguarda aos bandidos.
O clima de insegurança levou parte das vítimas a não registrar a ocorrência.
Os dois principais municípios do sul da Bahia reservam total de 110 vagas de emprego pelo SineBahia nesta quinta-feira (19). São 89 vagas para trabalho com carteira assinada em Itabuna e 21 em Ilhéus, conforme lista divulgada pelo órgão estadual.
As vagas podem ser conferidas clicando em Leia Mais, no final do texto, e os interessados têm até as 15h30min de hoje para se cadastrar numa das unidades do SineBahia. Importante levar carteiras de Trabalho e de Identidade, CPF e comprovantes de vacinação, escolaridade e endereço para fazer o cadastramento.
O SineBahia de Itabuna funciona no andar superior do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio). Em Ilhéus, o serviço estadual atende na Rua Eustáquio Bastos, em frente à Praça Cairu e ao prédio da Justiça Federal, no Centro. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas para hoje.























