Dois homens invadiram uma casa e fizeram uma idosa de 83 anos refém na tarde deste domingo (22), na localidade de Buracão, no bairro Tancredo Neves, em Salvador. Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), a dupla foi presa e a vítima libertada sem ferimentos após mais de uma hora de negociação.
De acordo com informações da SSP-BA, na manhã deste domingo, policiais da 23ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/ Tancredo Neves) foram acionados para apurar uma denúncia de homens armados na região.
Ao perceberem a presença da equipe, houve um confronto e os suspeitos fugiram. Na ação, um PM foi atingido no colete e um homem foi ferido, socorrido, e levado para um hospital, mas não resistiu aos ferimentos.
Horas depois, uma nova denúncia levou outra equipe da Rondas Especiais (Rondesp) Central ao local. Uma granada foi encontrada e uma equipe do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) foi enviada ao local.
NEGOCIAÇÃO COM OS BANDIDOS
O grupo suspeito percebeu a presença policial e houve novo confronto. Na fuga, os dois homens invadiram o imóvel e manteve a moradora refém.
O major Carlos Castro, comandante da Rondesp Central, informou que equipes da Rondas Especiais (Rondesp) Central conduziram a negociação e libertaram a refém.
Uma pistola de cabo alongado foi apreendida com a dupla, conduzida à Central de Flagrantes da Polícia Civil.
Estudantes do ensino superior podem participar do Prêmio CAPES Talento Universitário 2023. Realizado pela Capes Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), o concurso concederá R$ 5 mil aos 1.000 primeiros colocados na prova.
São 24 mil vagas e os interessados têm até o próximo dia 22 de fevereiro para se inscrever.. Para concorrer, os candidatos devem ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2021, ingressado na graduação em 2022, apresentar matrícula regular em instituição de ensino superior pública, privada ou militar. Além disso, o participante não pode ter débito com a Capes ou outras agências de fomento à pesquisa.
Os locais de prova serão divulgados a partir do dia 2 de março e a aplicação ocorrerá no dia 26 do mesmo mês. O resultado será divulgado em maio e o prazo para pagamento do prêmio vai até dezembro de 2023.
O Prêmio CAPES Talento Universitário é uma forma de reconhecer o desempenho dos estudantes com destacado grau de desenvolvimento de suas competências cognitivas. Os requisitos estão no Edital nº 1/2023. Acesse aqui a página do concurso.
Um veículo Fiat Strada, cabine simples, de placa Mercosul JOA4C67, pegou fogo na Rua I, no bairro Monte Cristo, no início da tarde deste domingo (22). O motorista Gabriel Felipe relatou, com exclusividade ao PIMENTA, que estava trafegando em baixa velocidade e, ao passar por um quebra-molas, percebeu que o carro estava esquentando. “Parei imediatamente para verificar o que estava acontecendo. Abri o capô e já recebi as chamas nos meus braços. Não aguentei e fechei o capô”, contou. Assista aos vídeos exclusivos no final do texto.
Em poucos minutos o carro foi completamente consumido pelas chamas. “Moradores saíram para ajudar. Usaram extintores. Usamos água, mas, infelizmente, não conseguimos controlar as chamas. O mais importante é que ninguém se feriu com gravidade. O prejuízo material se recupera com o tempo. Agora é trabalhar para comprar outro, pois o veículo não é meu, é do meu pai”, explicou ao PIMENTA o auxiliar administrativo Gabriel Felipe.
O Corpo de Bombeiros foi acionado. Apesar de não demorar para chegar ao local, pouco pôde fazer para evitar a destruição total do veículo. Eles controlaram as chamas por volta de 12h40min. ” Os bombeiros não tinham muito o que fazer porque o fogo se espalhou rapidamente”, contou a estudante Maria Fernanda da Silva, que acrescentou “que do nada carro estava pegando fogo”.
Um morador ou moradora de Itabuna ficou a uma dezena de entrar para a lista de milionários neste final de semana. Uma aposta feita na cidade do sul da Bahia está entre as 261 que acertaram cinco dos seis números no concurso 2557 sorteado na noite de sábado (21), no Espaço de Loterias da Caixa, em São Paulo. Cada um receberá o prêmio de R$ 20.176,41.
Na Bahia, outros jogadores que “bateram na trave” são moradores de Barreiras, Camaçari, Candeias, Castro Alves, Eunápolis, Lauro de Freitas, Ruy Barbosa, Cruz da Almas, Salvador e Vitória da Conquista. Na quadra, 10 apostadores de Ilhéus estão entre os que receberão o prêmio de R$ 455,29.
Em Itabuna, além da quina, 15 pessoas acertaram a quadra no concurso de sábado. A relação de acertadores de quatro dos seis números da Mega-Sena tem também moradores de Camacan, Ibicuí, Ibirataia e Ubaitaba. As dezenas sorteadas foram: 03, 13, 16, 25, 27 e 33.
Como não houve quem acertasse as seis dezenas no concurso deste sábado, o valor do prêmio principal subiu para R$ 63 milhões. O sorteio será na quarta-feira (25). A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 4,50 e pode ser feita em qualquer lotérica do país e também pela internet, no site da Caixa.
O governador Jerônimo Rodrigues assegurou o pagamento do piso nacional dos professores, definido pelo Governo Federal em R$ 4.420,55. A lei do piso estabelece para 2023 uma correção de 14,95% em relação ao piso anterior. Neste sábado (21), Jerônimo se reuniu com secretários das pastas da Educação, Administração, Fazenda, Planejamento e Casa Civil, além da Procuradoria-Geral do Estado (PGE).
– Estávamos aguardando a definição do governo federal em relação ao percentual do reajuste e agora estamos nos debruçando sobre o cenário macroeconômico que, os especialistas dizem, será de crise, para garantir o pagamento do piso, conhecendo o impacto no orçamento estadual – afirmou o governador após a reunião.
Os estudos inicialmente tratarão sobre a previsão orçamentária de 2023, análise das receitas e, por fim, viabilizar as condições para o atendimento do percentual estabelecido. “Estamos na fase inicial. Vamos dialogar com a categoria assim que a equipe econômica tiver os números. Vamos cumprir nosso compromisso, que é inclusive um compromisso de campanha e alinhado com o governo Lula”, pontuou Jerônimo.
A categoria teve reajuste de 33,24% no ano passado. De acordo com a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, mais de 33 mil coordenadores pedagógicos e professores, entre concursados e contratados por meio do REDA, foram remunerados com valor superior ao piso nacional do magistério.
O salário base referente à carga de 40 horas semanais foi de R$ 3.850. Sobre este valor, são acrescidos ainda 31,18% referentes à regência de classe, ou seja, a remuneração de um professor em início de carreira na rede estadual de ensino, em 2022, já começa com o valor de R$ 5.054,43.
“Temos um governador professor que reconhece a importância de valorizar a categoria. Do outro lado, acredito que os professores e professoras também reconhecem o esforço que está sendo feito pelo Governo do Estado para assegurar a adoção do piso nacional. É mais uma conquista para a categoria proporcionada por nosso grupo, porque nós acreditamos no poder transformador da educação e no papel imprescindível dos trabalhadores da educação nesse processo”, explicou a secretária da Educação, Adélia Pinheiro.
O Itabuna manteve 100% de aproveitamento no Baianão 2023 ao bater o Barcelona de Ilhéus, por 1 a 0, em jogo válido pela terceira rodada do campeonato. A partida foi disputada no Estádio Mário Pessoa, na tarde deste sábado (21).
O gol da vitória do Dragão do Sul foi marcado pelo agora artilheiro do Campeonato Baiano de Futebol 2023, Cesinha, no finalzinho do primeiro tempo. O atacante chegou a 3 gols no Baianão.
O Itabuna lidera o Estadual. Tem 9 pontos, empatado com o Bahia, mas leva vantagem no saldo de gols. O Dragão tem saldo de 5 contra 4 do Tricolor. O Barcelona de Ilhéus tem 4 pontos e está na quarta posição, provisoriamente.
Na próxima rodada do Baianão, o Itabuna enfrentará a Juazeirense, na terça-feira (24), no Mário Pessoa, em Ilhéus, às 20h30min. Na quinta (26), o Barcelona enfrenta o Bahia de Feira, em Feira de Santana, às 21h30min. Confira o gol do jogo.
A produtora Zé Drone fez, neste sábado (21), novas imagens aéreas da BA-649, rodovia em construção à direita do curso do Rio Cachoeira, paralela à BR-415, no trecho Ilhéus-Itabuna. O vídeo revela o avanço das obras até a região do Salobrinho.
A nova rodovia terá mão única, no sentido Itabuna-Ilhéus, complementando a infraestrutura de transporte da região, segundo o Governo do Estado, responsável pela obra. O investimento previsto é de R$ 196 milhões.

A estrada começa na altura da Fazenda Progresso, em Itabuna, e se estende por 18 km, até o Banco da Vitória, em Ilhéus, com quatro pontes e um viaduto conectando-a à BR-415. Trecho de 8 km da pista já recebeu pavimentação, e os pontos de ônibus estão em construção ao lado da via. A previsão de entrega da obra é para o ano que vem. Confira o novo vídeo da Zé Drone.
Um casal e um amigo viveram momentos de horror na tarde de sexta-feira (20), quando trafegavam pela BA-001, em Ilhéus. Eles retornavam de Itabuna para Itacaré, no sul da Bahia, num Citroën branco, quando foram perseguidos por outro carro ocupado por três homens e uma mulher, segundo relatos das vítimas à Polícia Civil. Os bandidos simularam um acidente de trânsito para que o motorista do Citroën parasse.
Uma das vítimas, um homem de prenome Flávio, que seria influenciador digital, contou que desceu do carro para verificar se tinha havido estrago nos veículos e acabou rendido pelos criminosos. Em seguida, os bandidos renderam também a mulher e o amigo do casal. E foram em direção a Itabuna.
Uma parte do bando ficou com as vítimas, enquanto a outra fazia a escolta, no outro veículo, um Gol prata. Flávio relatou que foi obrigado a entregar mais de R$ 3 mil e fazer duas transferências, via pix, uma no valor de R$ 19 mil, e outra de R$ 33 mil.
MATAGAL EM ITABUNA
Os bandidos também levaram um smartphone Galaxy s22 Ultra e um Iphone 14 pro Max, além do Citroën. As vítimas contaram que os bandidos ficaram por horas rodando por Itabuna, principalmente por trechos das BRs-101 e 415, próximas aos bairros Santo Antônio e São Lourenço.
Depois de horas de conversa, os sequestradores teriam atendido a um apelo feito por Flávio para que poupassem as suas vidas. As vítimas foram libertadas no início da noite, em um matagal, numa região próxima ao semianel que interliga as duas rodovias federais.
As vítimas procuraram o posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-101, em Itabuna, e foram levadas para a Delegacia da Polícia Civil. Enquanto eram ouvidas, um dos bandidos com o Citroën, foi localizado durante uma blitz na Avenida Amélia Amado. Ele foi perseguido, mas conseguiu fugir, abandonando o carro na Avenida Firmino Alves, no centro de Itabuna. A Polícia Civil investiga o caso.
INFLUENCIADORA LIBERTADA
A Polícia Civil investiga também o sequestro da influenciadora digital Luma Montargil, de 18 anos. Ela foi libertada na tarde de sexta-feira (20), no Povoado de Tapuia, em Camamu, no baixo sul do estado. A jovem havia sido sequestrada em um supermercado no distrito de Travessão, também em Camamu, no início da noite de quinta-feira (19). Os criminosos ainda não foram localizados.
Thiago Dias
O cineasta Henrique Dantas voltou a trabalhar na produção de seu primeiro longa-metragem de ficção, chamado provisoriamente de Silêncio. Ele ainda está em busca de apoio da iniciativa pública ou privada, como reportado pelo PIMENTA anteriormente (relembre).
Nascido em Salvador, Henrique viveu dos 7 aos 16 anos em Ilhéus. A ligação com a cidade foi decisiva para a escolha de rodar o filme no sul da Bahia. A história revisita os impactos do terrorismo de estado, promovido pela ditadura empresarial-militar, sobre famílias sul-baianas. O elenco reúne grandes nomes da dramaturgia nacional, a exemplo Helena Ignez, Fabrício Boliveira e Luiz Pepeu, que formam o núcleo familiar da trama.
Com 27 anos de carreira, Henrique levou os prêmios de melhor filme e do júri do Festival de Brasília, com o documentário Filhos de João – Admirável Mundo Novo Baiano (2009). Também venceu o Festival Internacional de Cinema Político na Argentina e o Festival de Cinema de Vitória, onde apresentou A noite escura da alma (2015), também sobre a ditadura. Em Dorivando Saravá – o preto que virou mar, o cineasta retratou vida e obra de Dorival Caymmi, com o auxílio luxuoso de artistas como Gilberto Gil e Tom Zé.
As credenciais do artista ainda não foram o bastante para despertar o interesse do governo ilheense. Apesar de inúmeras tentativas, até o momento, ele não obteve resposta da Prefeitura de Ilhéus sobre a possibilidade de o município auxiliar a equipe com hospedagem e o acesso a locações, por exemplo. A cidade teria contrapartidas asseguradas pelos realizadores, como a exibição de imagens de cartões-postais (Catedral São Sebastião, Lagoa Encantada e Ponte Jorge Amado) e da marca da Prefeitura no filme.
A peleja de Henrique para obter ao menos uma resposta do governo tem uma camada pessoal, revelada ao site pelo cineasta. Durante nove anos, ele estudou na mesma turma do prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD), no Instituto Nossa Senhora da Piedade, em Ilhéus. Nem a amizade dos tempos de escola facilitou o acesso do cineasta ao mandatário.
Com uma ponta de frustração na voz, Henrique compara o tratamento que recebe em Ilhéus à receptividade de outros municípios. “Ontem, passamos por Nilo Peçanha e a Prefeitura, entendendo a importância da cultura para o turismo da cidade, precisou de 30 minutos para conceder o apoio pretendido”, disse ele ao PIMENTA, neste sábado (21). A Prefeitura disponibilizou ônibus para transportar a equipe de filmagem e o elenco até o município, no baixo-sul do estado. A manifestação cultural do Zambiapunga, herdeira da cultura quilombola presente em Nilo Peçanha, será retratada em Silêncio.
Nos quatro anos do Governo Bolsonaro, a Agência Nacional de Cinema (Ancine) foi quase morta por inanição. Sem o amparo de sua principal fomentadora, o cinema brasileiro sofreu um baque forte. Silêncio foi uma das tantas produções prejudicadas. Daí o périplo de realizadores, passando a cuia à porta dos gabinetes da vida. “Às vezes, fazer um filme é mais um processo de luta do que de arte”, resumiu Henrique.
O PIMENTA tentou contato com o secretário especial de Cultura de Ilhéus, Geraldo Magela, para ouvir o gestor sobre a possibilidade de apoio ao filme. O gestor explicou ao site que fez uma cirurgia há pouco e, nesta semana, sofreu complicações decorrentes do procedimento cirúrgico. Ele tomou conhecimento da produção do filme na última segunda-feira (16) e afirmou que o Governo Marão tem interesse em apoiar a iniciativa.
“Acredito que agora ande [a conversa entre realizadores e Prefeitura], pois temos muito interesse. Ano passado foram 2 [filmes] e ajudamos bastante. Temos muito interesse em montar um centro de cinema aqui, conversamos com a Uesc, Secretaria de Cultura e Turismo do Estado, esperamos que esse ano a coisa rode tudo. Mas, a Prefeitura pode ajudar, espero sentar com ele [Henrique] na próxima semana, se Deus quiser”, assegurou o secretário. Atualizado às 12h29min para acrescentar a resposta do Governo.
Quem reclama da aplicação da lei e quer impunidade para criminosos é cúmplice. Em se tratando de advogados, além de criminosa, a atitude é vergonhosa e fere todos os princípios que regem nossa profissão.
Marcos Bandeira Júnior
O Brasil continua perplexo com o maior ataque sofrido por nossa democracia em toda a sua história: os atos terroristas protagonizados por bolsonaristas no domingo, dia 8 de janeiro, em Brasília. A lista de presos em flagrante pela depredação do Senado, do Palácio do Planalto e do STF chegou a quase 1500 pessoas, mas, na última quarta-feira (180, o ministro Alexandre de Moraes decidiu soltar 220 delas. Isso não significa que foram absolvidas: saem com tornozeleira eletrônica, passaportes cancelados, documentos de posse de armas suspensos e proibidos de deixar suas cidades e de usar as redes sociais. Outros 354 acusados tiveram sua prisão temporária transformada em preventiva, medida necessária para não comprometer as investigações.
Importante esclarecer que não se trata de força de expressão classificar como terrorismo os eventos de Brasília. Desde 2016, a lei 13.260, conhecida como Lei Antiterrorismo, define certos crimes como atos terroristas, com punições previstas de 12 a 30 anos de prisão. No entender do ministro do STF, Alexandre de Moraes, “os acusados tentaram impedir o funcionamento dos poderes constitucionais constituídos, por meio de violência e grave ameaça”. O fato de tentarem abolir do Estado Democrático de Direito, para depor o presidente com um golpe de Estado, também é considerado crime gravíssimo.
Nada justifica a escalada de violência no país, iniciada após a eleição do presidente Lula, escolhido legitimamente para o cargo pela maioria da população. Inconformados com a derrota, bolsonaristas espalharam fakenews sobre as urnas eletrônicas, bloquearam estradas, acamparam nas portas dos quartéis – financiados, como se comprovou, por empresários e fazendeiros –, tentaram explodir uma bomba no aeroporto de Brasília. No dia 8 de janeiro veio a cartada final: uma tentativa fracassada de golpe de Estado, que horrorizou o mundo inteiro e provocou uma enxurrada de apoios internacionais ao presidente Lula e à nossa democracia.
Os derrotados, ao invés de transformar sua ira e descontentamento em vandalismo, deveriam deixar Lula governar em paz. Daqui a 4 anos, quando vencerá o mandato do atual presidente, poderão tentar emplacar seu candidato novamente. A alternância do poder é um dos principais fundamentos da democracia.
Outro princípio básico dos regimes democráticos é garantir aos acusados de crime o acesso à ampla defesa. Para isso, centenas de advogados foram mobilizados em Brasília, tanto para acompanhar as audiências de custódia como para vistoriar a situação dos acusados. O interessante é que a maioria dos detidos, que costuma referendar o sofrimento dos presidiários (“direitos humanos para humanos direitos”, repetem) e as más condições do nosso sistema carcerário, agora se mostra indignada com o banho frio, a qualidade da comida servida, o cheiro das latrinas nas celas… pois é, finalmente, devem estar constatando que prisão não é colônia de férias.
A Polícia Federal continua promovendo operações para prender golpistas radicais em fuga e identificar quem está por trás do movimento antidemocrático.
ADVOGADOS DE ÉTICA DUVIDOSA
A gente pressupõe que advogados sejam pessoas instruídas e bem informadas. E, principalmente, que sigam o Código de Ética da profissão. E ele deixa claro, em seu artigo 2º, que “o advogado, indispensável à administração da Justiça, é defensor do Estado Democrático de Direito, da cidadania, da moralidade pública, da Justiça e da paz social, subordinando a atividade do seu Ministério Privado à elevada função pública que exerce”.
Não apenas surpreende o fato de que exista uma Ordem dos Advogados Conservadores do Brasil, incomodada com a prisão dos extremistas, que considera “inconstitucional” – chegando ao extremo de qualificar os terroristas como presos políticos e o confinamento deles de campo de concentração. Surpreende também constar da lista de presos ao menos 10 advogados, recolhidos em espaços sem grades, nas dependências de unidades militares, por terem curso superior. Segundo o Tribunal de Justiça do Distrito Federal, estão detidos em uma sala do Núcleo de Custódia da Polícia Militar.
O número de “doutores” detidos pode ser maior, no entender da advogada Renata Amaral, representante do coletivo Ordem Democrática. O grupo pretende solicitar o afastamento dos profissionais cuja participação for confirmada.
Muito criticado, inclusive por advogados, pela aplicação estrita da lei, o ministro Alexandre de Moraes não se intimida e continua firme em seu propósito de enquadrar os terroristas. A Advocacia-Geral da União (AGU) já identificou mais de 100 empresas suspeitas de financiar os ataques e pediu o bloqueio de R$ 6,5 milhões em bens de 52 pessoas e sete empresas. O prejuízo estimado para recuperar as obras de arte destruídas ou danificadas apenas no Palácio do Planalto é de R$ 8 milhões.
De acordo com a Lei Antiterrorismo, quem investir recursos, bens ou valores para o planejamento, a preparação ou a execução dos crimes previstos na lei (art. 6º) pode ter pena de 15 a 30 anos de cadeia. São considerados gravíssimos os crimes de tentar abolir o Estado Democrático de Direito mediante violência, associação criminosa, tentativa de golpe de estado, ameaça, perseguição e incitação ao crime. Crimes que não se confundem com manifestações pacíficas, passeatas, ou livre expressão de ideias (o que não inclui divulgação de fakenews).
É preciso, sim, botar ordem na casa, para que os brasileiros se unam em torno do projeto democrático proposto pelo presidente Lula e para que o Brasil volte a se desenvolver e consiga sair da lista dos países mais desiguais do mundo. Sejamos mais solidários com nossos irmãos empobrecidos e com os 33 milhões de famintos deixados como legado do governo Bolsonaro. Graças à sua gestão desastrosa, o Brasil retornou ao mapa da fome da Organização das Nações Unidas (ONU).
Quem reclama da aplicação da lei e quer impunidade para criminosos é cúmplice. Em se tratando de advogados, além de criminosa, a atitude é vergonhosa e fere todos os princípios que regem nossa profissão.
Marcos Bandeira Júnior é advogado.
TVE-BA transmite, neste sábado (21), rodada dupla no Campeonato Baiano de Futebol. No clássico regional, o Barcelona enfrenta o Itabuna, às 16h, no Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus. No segundo jogo da terceira rodada, o Jacuipense encara o Jacobinense, às 18h30min, no Estádio Eliel Martins, em Riachão do Jacuípe. Além da TV, os torcedores também podem acompanhar pelo Youtube.com/tvebahia e Facebook.com/tvebahia da emissora.
Em quarto lugar na tabela, com 4 pontos, o Barçalona de Ilhéus, após derrotar o Juazeirense fora de casa por 1 a 0, quer vencer a segunda partida seguida para se manter entre os primeiros. Já Itabuna, atual segundo colocado na competição com 100% de aproveitamento e um saldo de quatro gols, quer aproveitar a boa fase e voltar para liderança. O atual líder é o Bahia, que tem 9 pontos, mas já jogou na rodada. O Dragão do Sul tem seis pontos em dois jogos.
O Jacuipense e o Jacobinense se enfrentam em uma partida por posições na tabela. Respectivamente em 6º e 5º lugares, as duas equipes vêm de jogos bem equilibrados, estão empatadas com 3 pontos cada e buscam a vitória para entrarem na zona de classificação.
As coberturas terão narração de Rainan Peralva e Manuela Avena, com comentários de Rodrigo Araújo. Os torcedores poderão participar, também, pelo WhatsApp 71 99626 0307. Os programas TVE Esporte (segunda-feira, às 19h), TVE Revista (diariamente, às 12h) e TVE Notícias (diariamente, às 18h30) fazem a cobertura especial da competição.
A jornalista Olga Amaral despediu-se, nesta sexta-feira (20), da TV Santa Cruz, afiliada da Rede Bahia (Rede Globo). Emocionada, a apresentadora e repórter gravou um vídeo para agradecer aos colegas de emissora e aos telespectadores que acompanharam o seu trabalho nos últimos 10 anos. “Maquiagem borrada e dia de muitas emoções por aqui. Isso mesmo. Eu encerro meu ciclo aqui, na TV Santa Cruz, hoje, sexta-feira, 20 de janeiro de 2023…”.
A jornalista afirmou ter amado apresentar o telejornal Bahia Meio Dia. E acrescentou que foi muito bom ter chegado, durante muito tempo, tão perto dos telespectadores. “Mas é isso. Novos ares, caminhos profissionais e pessoais a serem seguidos. Estou muito feliz por isso. Gostaria de agradecer aos chefes, aos colegas de trabalho, à Rede Bahia e aos telespectadores”.
Na mensagem de despedida, Olga Amaral lembrou que foram 10 anos entrando nos lares de milhares de pessoas, no sul, extremo-sul e parte do baixo-sul da Bahia, levando informações de qualidade e fazendo prestação de serviço. A jornalista assegurou que jamais esquecerá de tanto carinho que recebeu das ruas e de seus colegas de trabalho.
A apresentadora assegurou que as boas lembranças dessas regiões ficarão para sempre na sua memória e segue muito feliz para novos desafios. Além de muito competente, ela é uma das profissionais mais simples e queridas da emissora e por colegas de profissão. A equipe do PIMENTA tem certeza que Olga Amaral seguirá brilhando, onde for, com seu profissionalismo e senso de justiça. Ele é um exemplo de humildade a ser seguido.
O Ministério Público da Bahia criou, nesta sexta-feira (20), uma força-tarefa para investigar as causas e consequências das inundações ocorridas em Jequié, Ipiaú, Ubaitaba, Ubatã e outros município do sul e sudoeste do estado durante as chuvas ocorridas em dezembro de 2022. Os rios de Contas e Jequiezinho transbordaram e alagaram centenas de imóveis em várias cidades, causando prejuízos a inúmeros moradores e comerciantes.
A força-tarefa contará com a atuação de oito promotores de Justiça e tem o objetivo de apurar eventuais responsabilidades pelas inundações e a extensão dos danos causados à coletividade e às pessoas atingidas. As inundações deixaram centenas de desabrigados e desalojados em vários municípios.
Integram a força-tarefa os promotores de Justiça Fábio Nunes Guimarães, titular da Promotoria de Justiça Regional Especializada em Meio Ambiente de Jequié; Lissa Aguiar Andrade, Fernanda Lima Cunha e Rafaella Silva Carvalho, que atuam em Ipiaú; Juliana Rocha Sampaio, Lucas Ramos de Vasconcelos, Carlos Alberto Ramacciotti e Otávio de Castro Alla, de Jequié.
Com o temporal de dezembro, cidades como Jequié, Ipiaú, Itacaré e Ubaitaba sofreram mais ainda com as inundações por causa do aumento significativo da vazão da Usina da Pedra, da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf). O Estado da Bahia ajuizou ação judicial pedindo que a companheira seja responsabilizada pelos estragos causados.
A Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) anunciou a Banda Parangolé como primeira atração confirmada da 42ª edição da Lavagem do Beco do Fuxico. O evento terá o apoio da Prefeitura de Itabuna e da Secretaria de Turismo da Bahia.
O presidente da FICC, Aldo Rebouças, disse que o tema deste ano será Maior Lavagem de todos os tempos. Segundo ele, neste ano o evento tradicional da cultura grapiúna vai se estender por três dias, de 9 a 11 de fevereiro, e mais atrações serão divulgadas em breve. A festa foi reconhecida como patrimônio histórico e cultural itabunense, em outubro de 2022.

A Lavagem do Beco é realizada anualmente, antes do Carnaval, no reduto da boemia grapiúna, a Travessa Adolfo Leite, via habitada pelos frequentadores do ABC da Noite, boteco do lendário Caboclo Alencar.
A Secretaria de Educação de Itabuna divulgou abertura de processo seletivo para formação de cadastro reserva de estagiários. O estágio será remunerado e a seleção dos candidatos caberá ao Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Podem concorrer estudantes com 16 anos ou mais, das redes pública ou particular e do ensino médio ou superior. As inscrições estão abertas e seguirão até as 12h de 31 de janeiro, no site do CIEE.
O processo seletivo terá as etapas de análise curricular e de entrevista. A bolsa será de R$ 400,00 por mês para o estagiário de ensino médio, correspondendo a 20h de estágio por semana. Já a remuneração do estágio superior será de R$ 540,00 por 30h semanais. Ambas as categorias terão auxílio-transporte de R$ 80,00 por mês.
O certame reserva 10% dos cadastros de cada curso para pessoas com deficiência, mediante apresentação de laudo médico atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, além do código da Classificação Internacional de Doenças (CID) correspondente.
A validade da seleção será de 12 meses, a partir da publicação do resultado final, e poderá ser renovada pelo mesmo período, caso a Secretaria julgue necessário. Segundo a Prefeitura de Itabuna, o edital está disponível na página do CIEE.
























