HOMEM É PRESO ACUSADO DE MATAR TIA A PAULADAS E ATACAR POLICIAIS; ASSISTE AO VÍDEO

FALSO MÉDICO É PRESO NO INTERIOR DA BAHIA; ELE ATUAVA EM HOSPITAL DE ITAGIMIRIM

PUBLICADA LEI DE DESONERAÇÃO DA FOLHA DOS MUNICÍPIOS

FEMINICÍDIO: SERVIDOR PÚBLICO MATA ESPOSA A TIROS EM ILHÉUS

PRÉVIA DA INFLAÇÃO OFICIAL FICA EM 4,72% EM 2023

DECRETO GARANTE PROMOÇÃO DE 10,1 MIL PROFISSIONAIS DA SAÚDE NA BAHIA

ITACARÉ TERÁ BOYZINHO E HIAGO SACRAMENTO NA FESTA DA VIRADA

JUVENTUS, DA ITÁLIA, RENOVA CONTRATO COM JOGADOR DO SUL DA BAHIA

ITABUNA TEM BUSU DE GRAÇA PARA SHOWS DE ALINE BARROS E PADRE FÁBIO DE MELO

Homens foram assassinados em Itabuna nesta segunda-feira || Fotomontagem Verdinho Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

Dois homens assassinados, na manhã desta segunda-feira (5), na Rua A, no Loteamento Italamar, no bairro Santo Antônio, em Itabuna, foram identificados. José Roberto Soares, o “Bugiganga”, e Fábio Bispo Gonçalves, o “Perninha”, ambos de 37 anos, foram mortos a tiros.

José Roberto e Fábio Bispo ainda tentaram fugir, mas foram cercados e atingidos com vários disparos. As primeiras informações são de que os criminosos fugiram num carro de placa ainda não identificada. Os dois homens mortos também teriam passagens pela polícia, que ainda investiga a motivação para o duplo homicídio.

Ruan foi assassinado no bairro Mangabinha, no domingo

Foi o terceiro assassinato em Itabuna nas últimas 24 horas. No domingo (4), na Mangabinha, Ruan Nascimento de Jesus, de 22 anos, foi morto a tiros. Morador de Ilhéus, o jovem estava em Itabuna participando de uma cerimônia de casamento, quando teria sido levado por homens armados e morto. O jovem trabalhava numa oficina mecânica na Avenida Ubaitaba, em Ilhéus. Familiares afirmam que Ruan Nascimento nunca se envolveu com “coisas erradas”. Atualizado às 22h10min.

Dr. Almeida (de óculos) desfila em carro aberto para comemorar absolvição
Tempo de leitura: 2 minutos

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) anulou a sentença de primeira instância que, em agosto passado, havia condenado o prefeito de Canavieiras, Clóvis Roberto Almeida, Dr. Almeida, a perder o mandato por acusação de abuso de poder político na eleição de 2020, quando ele foi reeleito.

Médico, Dr. Almeida foi acusado de distribuir cestas básicas e de fazer partos em troca de votos. Ao PIMENTA, o advogado do prefeito, Alah Góes, disse que seu cliente havia sido condenado sem provas.

“Não se provou nada. As cirurgias que ele realizou foram em caráter de urgência. Como médico, ele não poderia deixar de atender mulheres em situação de emergência. O juízo foi levado a erro por conta de uma afirmação do prefeito dizendo que tinha feito mais de mil partos. Só que ele fez mais de mil partos no decorrer da carreira dele, que já tem mais de 40 anos”, explicou o advogado.

Ele acrescentou que os partos citados no processo envolveram parturientes em situação de risco de vida, daí a necessidade da intervenção médica rápida. “Como médico, ele não poderia deixar de atender mulheres em situação de emergência”.

Ainda segundo Alah Góes, originalmente, a ação foi movida pela coligação adversária do prefeito em 2020, mas os adversários desistiram de levar o processo adiante, o que foi feito pela Promotoria Eleitoral.

O TRE-BA acatou o argumento da defesa sobre a distribuição de cestas básicas. Segundo o advogado, a iniciativa da Secretaria de Bem-Estar Social de Canavieiras foi normal, dentro dos padrões da atuação da pasta fora do período eleitoral, e não foi vinculada a qualquer indução ou pedido de voto.

O prefeito acordou cedo nesta segunda-feira de julgamento. Por volta das 4h25, disparou mensagens em que se referiu a si mesmo na terceira pessoa. “Deus é justo e fiel e não vai deixar o prefeito DR ALMEIDA ser cassado por estar fazendo cesarianas de emergência, salvando vidas de mães e filhos”, escreveu o mandatário em uma rede social. Mais tarde, comemorou a absolvição desfilando em carro aberto na cidade.

Segundo Kaique, nível do Cachoeira continua baixando || Imagens Instagram e Daniela Vieira
Tempo de leitura: 2 minutos

A enchente do último final de semana reavivou a memória da devastação causada pela cheia do Rio Cachoeira no Natal de 2021. No sábado (3), as águas subiram quase 9 metros e avançaram sobre vias e casas de Itabuna. A cheia deste ano não teve a mesma força de destruição do evento do ano passado, segundo afirmação do coordenador da Defesa Civil, Kaique Brito, ao PIMENTA.

Em 2021, mais de mil moradores de Itabuna tiveram que deixar suas residências por causa da enchente e duas pessoas morreram. A cheia deste ano deixou 535 desabrigados, que foram acolhidos em escolas e outros espaços do município. Não há registro de feridos.

O Cachoeira, com nível elevado, no sábado (3) || Foto Pimenta

Além da enchente ter sido menor, as ações preventivas do município evitaram danos maiores, avalia Kaique Brito. “Desde que assumimos [a Defesa Civil], trabalhamos num plano de ação [para lidar com enchentes]. Por isso, os danos foram minimizados. Comparado ao ano passado, você não vê dor de cabeça nenhuma, praticamente. Todos os desabrigados conseguiram tirar suas coisas de suas casas, porque foram avisados antes. Os abrigos ficaram de sobreaviso e receberam essas pessoas. A gente não teve vítimas nem maiores sustos”.

O Rio Cachoeira está baixando desde sábado (3) e deve chegar próximo de seu nível normal até o fim da noite desta segunda-feira (5), estimou Kaique Brito. Há previsão de mais chuvas em Itabuna e nas cabeceiras do rio, mas o volume previsto não é preocupante, acrescentou.

Perguntamos ao coordenador da Defesa Civil se é possível afirmar que o pior já passou. “Pergunta difícil. Queria fazer curso de Deus para responder essas coisas, mas não consigo. Vamos lá. Esse evento do final de semana teve nota 8 [de gravidade], comparando com o do ano passado, que chegou a 10. Se esse for o pico de dezembro, a gente não vai ter problemas”, respondeu.

Confira vídeo que mostra como estava o Rio Cachoeira na manhã de hoje (5).

Lançamento do programa contará com a presença do secretário Davidson Magalhães
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) lançará o Programa Juventude Produtiva, voltado para estudantes e egressos da rede pública de ensino, nesta quarta-feira, às 9h, no Colégio Central da Bahia, em Salvador.

Segundo o Governo do Estado, o investimento será de R$ 8 milhões e atenderá 16.400 jovens de 16 a 29 anos, por meio de capacitação e orientação para atividades empreendedoras e geradoras de renda. “O programa agrega ações articuladas e complementares, com o intuito principal de criar oportunidades reais para a independência financeira dos jovens, aliando conhecimento técnico, criatividade e o interesse da juventude pelo mundo digital”, explica o titular da Setre, Davidson Magalhães.

Inicialmente, serão disponibilizadas 2.300 vagas para os projetos Gestão Jovem, que promoverá formação na área de gestão de projetos e negócios criativos para afroempreendedores, e Acelerando Seu Corre, que oferecerá educação empreendedora, com conteúdos de gestão financeira, planejamento e vendas em plataformas virtuais. As inscrições poderão ser realizadas no site www.setre.ba.gov.br, a partir desta quarta-feira (7).

No próximo ano, o Juventude Produtiva abrirá vagas para novos projetos, como o Força Jovem, que preparará estudantes matriculados no ensino médio para atuar nas etapas de produção, filmagem, edição e finalização de 24 obras audiovisuais de curta-metragem. Outra iniciativa para 2023 será o Jovem Empreendedor, destinado à capacitação social e profissional nas áreas de Empreendedorismo Digital, Design Digital, Digital Music, Audiovisual e Moda.

Ônibus circulam em Itabuna até as 15h40 || Foto Diário do Transporte
Tempo de leitura: < 1 minuto

Brasil e Coreia do Sul se enfrentam hoje (5), às 16h, pelas oitavas de final da Copa do Mundo de Futebol 2022. Para que os trabalhadores possam assistir ao jogo, o horário de funcionamento de serviços foi alterado. Confira, abaixo, as principais mudanças em Ilhéus e Itabuna.

A agências bancárias abriram às 9h e funcionarão até as 14h, nas duas cidades. O transporte público de Itabuna terá ônibus em circulação até 15h40, e o de Ilhéus, até 15h10min. Os buzus dos dois municípios voltam a rodar logo após o fim do jogo.

Agências bancárias fecharão às 14h

O Sindicato do Comércio Varejista de Ilhéus (Sicomércio) recomendou que as lojas suspendam o atendimento até 15h30. Em Itabuna, trabalhadores e empregadores entraram em acordo para que o comércio funcione das 9h às 15h nos dias em que a Seleção jogar às 16h, como hoje.

No caso do Shopping Jequitibá, as lojas fecham às 15h30 e reabrem meia hora após o fim da partida. Já os supermercados itabunenses não interrompem o funcionamento durante os jogos do Brasil na Copa.

Os serviços públicos que não são considerados essenciais também funcionam em expediente alternativo. As repartições municipais de Itabuna fecharão às 15h, e as de Ilhéus, às 14h.

Município tem 1.106 casos suspeitos das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Saúde de Ilhéus (Sesau) emitiu alerta sobre risco de surto de zika e chikungunya no município, que identificou 38 casos das doenças. A pasta aguarda a análise de 1.106 notificações de suspeita das arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti, mesmo transmissor da dengue. A confirmação ou o descarte da suspeita é feita pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen), em Salvador.

Hoje (5), a Secretaria informou a distribuição dos casos investigados por bairros. São 128 notificações da Conquista; 115 do Nelson Costa; 107 do Nossa Senhora da Vitória/Sol e Mar; e 304 na soma dos casos suspeitos do Vilela, São Francisco, Pontal, Malhado e Hernani Sá.

A Unidade de Pronto Atendimento da Esperança, na Avenida Governador Roberto Santos, e a PA da Zona Sul são as unidades de referência para atendimento dos casos suspeitos de dengue, zika e chikungunya.

O mosquito depende de água parada para se reproduzir. Por isso, a Secretaria de Saúde de Ilhéus pede que a população redobre os cuidados e evite os criadouros do Aedes. A Prefeitura mantém o telefone (73) 3231-4519 para a denúncia de possíveis criadouros do mosquito, a exemplo de terrenos baldios e casas abandonadas. O serviço funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h.

O tráfego na BR-101, no extremo-sul, foi liberado || Reprodução Radar News
Tempo de leitura: < 1 minuto

O tráfego de veículos no km 670 da BR-101, entre os municípios de Itapebi e Itagimirim, no extremo sul da Bahia, finalmente foi liberado. Para o alívio de motoristas, motociclistas e milhares de passageiros, o trânsito pela pista ocorre normalmente desde o meio-dia deste domingo (4), após quatro dias de interdição total.

O tráfego havia sido bloqueado naquele trecho da rodovia federal depois que uma cratera se abriu na pista, por volta das 18h da última quarta-feira (30). A erosão foi causada pelas fortes chuvas que caem em quase todas as regiões da Bahia neste início de dezembro.

De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), após a liberação do tráfego, equipes vão permanecer no local para a execução de serviços finais. Essas ações não interferem na circulação dos veículos, mas só podem concluídas quando as chuvas derem uma trégua maior, pois envolvem processo de secagem. Com informações do Radar News.

A jovem divulgou a agressão na última sexta-feira (2).
Tempo de leitura: < 1 minuto

A itabunense Stefani Firmo ainda tenta entender o que aconteceu no interior de um ônibus durante uma viagem de Pernambuco para a Bahia. A jovem levou um enorme corte no rosto, enquanto dormia numa das poltronas do veículo, numa viagem que fazia de Recife para Salvador, na semana passada. Ela e uma amiga embarcaram na capital pernambucana e dormia, na madrugada do último dia 29, quando acordou com o rosto dolorido e sagrando muito. As amigas sentaram em poltronas separadas.

Stefani Firmo relata que, ao perceber o sangramento na face, foi até a poltrona da amiga solicitar ajuda. “Ela me ajudou com os primeiros socorros e acordou os demais passageiros. Fomos para a Delegacia de Polícia de Conde (cidade baiana, mais próxima do local da agressão). Colheram o depoimento de alguns passageiros, e encontraram uma faca com a pessoa que estava atrás de mim. No entanto, ainda assim, essa pessoa foi liberada, pois, segundo a polícia, não havia elementos suficientes para decretar a prisão preventiva”, conta.

A jovem afirma que não faz ideia se a intenção da pessoa era feri-la gravemente ou me matá-la. “Mas o fato é que já não podemos nem mesmo viajar em segurança. Não estamos seguros em local nenhum. Provavelmente, ficarei com uma lembrança eterna no rosto, que me fará relembrar esse terrível momento inúmeras vezes”, lamenta.

“Só espero que as autoridades finalizem as investigações e que a empresa de ônibus colabore com a disponibilização das imagens (até o momento não enviaram, mesmo com o requerimento expedido pela delegacia) para que possamos prender esse (a) criminoso ou criminosa”, reclama.

Stefani Firmo afirma ainda que agressão foi gratuita, pois, durante a viagem não se desentendeu com ninguém. “ Pelo contrário, sequer falei com qualquer outra pessoa, que não a minha amiga, durante toda a viagem”.

Mega-Sena acumula em 37 milhões de reais || Foto Tânia Rego/AB
Tempo de leitura: < 1 minuto

Ainda não foi no concurso 2545 que houve acertadores do prêmio principal da Mega-Sena, que acumulou em R$ 115 milhões para o sorteio de quarta-feira (7). Mas nem todos apostadores estão lamentando, porque 94 deles acertaram cinco dezenas. Entre os sortudos estão participantes de três bolões, com 12 dezenas, feitos em São Paulo, Pará e Minas Gerais. Será pago R$ 200.902,08 para cada bolão.

Os números do concurso foram sorteados na noite de sábado (3), no Espaço de Loterias da Caixa, em São Paulo. Entre os sortudos com apostas simples estão moradores de Salvador, Feira de Santana e Santo Amaro. Cada um levará R$ 66.967,36. As dezenas sorteadas na noite de ontem foram: 20, 23, 32, 36, 39 e 57.

Na quadra, houve 8.855 apostas premiadas. Entre ganhadores com quatro dezenas há moradores de Barro Preto, Canavieiras, Ilhéus, Ipiaú, Itabuna, Itacaré, Itajuípe, Pau Brasil e Una. No sul da Bahia, Itabuna foi o município com maior número de acertadores, com sete; seguido de Itacaré, que teve quatro, um deles embolsará R$ 3.046,57 por ter feito o jogo com sete dezenas. Os demais premiados receberão R$ 1.015,55. A aposta simples da Mega-Sena custa R$ 4,50.

Assembleia do Bahia aprova criação de SAF e venda para o Grupo City || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

Durante assembleia neste sábado (3), os sócios do Esporte Clube Bahia aprovaram a criação de Sociedade Anônima de Futebol (SAF), com 90% da associação para o City Football Group (CFG). O Bahia ficará com 10% da associação criada. “Agora continuamos trabalhando no processo da transação, que esperamos finalizar no início de 2023”, afirmou Ferran Soriano, CEO do City Football Group. A transação é estimada em R$ 1 bilhão.

O valor seria dividido para compra de jogadores (R$ 500 milhões), pagamento de dívidas (R$ 300 milhões) e investimento em infraestrutura, capital de giro e categorias de base (R$ 200 milhões). O desembolso do City seria feito ao longo de 15 anos.

Com a aprovação da proposta, o Grupo City se comprometerá a investir R$ 1 bilhão. A quantia será dividida em três montantes. Serão R$ 500 milhões para a compra de jogadores, R$ 300 milhões para o pagamento de dívidas e outros R$ 200 milhões em infraestrutura, categorias de base e capital de giro. No entanto, este último item não é obrigatório.

ALTO NÍVEL

A promessa do Grupo City, a longo prazo, é “fortalecer os elencos e as divisões de base para competir em alto nível, engajando com os torcedores e melhorando a experiência deles, alcançando uma sustentabilidade financeira sólida de longo prazo e mantendo sempre em foco os fortes valores, as raízes e a identidade do EC Bahia”, segundo Ferran.

O presidente do Bahia, Guilherme Bellintani, definiu o resultado da assembleia como histórico e a decisão, democrática. Para ele, a SAF aproxima o clube de “formar parte do maior e mais pioneiro grupo de futebol do mundo e de um novo futuro para o nosso querido e ousado clube”.

Ele completou afirmando que os próximos meses serão de trabalho duro para concluir o investimento. “Pra mim, pessoalmente, é um momento incrível na minha vida, ainda mais pelo retorno imediato à Serie A. Obrigado a todos pela confiança e vamos em frente”, disse Bellintani por meio de nota.

FAMÍLIA CITY

Após a conclusão da transação, conforme Bahia e o CFG, o acordo tornará o Bahia SAF o 13º clube da família global do City Football Group. Os clubes que já aderiram ao formato SAF “ganharam ligas nacionais nos Estados Unidos, Austrália, Bolívia, Inglaterra, Índia e Japão nos últimos dois anos”.

Trecho da BR-415 tem trânsito liberado no final da tarde deste sábado (3) || Foto Arquivo/Dez.2021
Tempo de leitura: < 1 minuto

O trânsito na rodovia Ilhéus-Itabuna (BR-415) foi liberado, novamente, ao final da tarde deste sábado (3). Não há mais pontos de interdição ao longo da rodovia que liga os dois maiores municípios do sul da Bahia, conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A interdição da Ilhéus-Itabuna ocorreu, desde o início da noite de ontem (2), devido à subida do nível do Rio Cachoeira e a inundação de vários trechos da rodovia, também chamada de Jorge Amado.

Ainda devido à inundação, a Rota havia suspendido o transporte de passageiros na linha Ilhéus-Itabuna na noite de ontem. Retomou, na manhã de hoje (3), mas parcialmente e pela BR-101 e BA-242 (Uruçuca). A cheia também afetou as linhas Itabuna-Itacaré e Itabuna-Canavieiras, atendidas, respectivamente, pela Rota e Cidade Sol, do Grupo Brasileiro.

O serviço foi retomado normalmente nesta noite, com os veículos circulando pela 415.

NÍVEL DO CACHOEIRA BAIXANDO

O tráfego é novamente liberado depois de o nível do Rio Cachoeira baixar mais de 1 metro e meio até as 15h deste sábado. A informação sobre o nível do rio foi repassada pelo coordenador da Defesa Civil de Itabuna, Kaíque Brito.

Há, ainda, a previsão de menor volume de chuva até amanhã (4), porém o período chuvoso se mantém, pelo menos, até a próxima terça-feira (6). Até ontem à noite, o nível do Cachoeira subiu mais de 9 metros na área urbana.

População desalojada recebe abrigo em escolas municipais
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Itabuna divulgou balanço dos impactos da cheia do Rio Cachoeira e seus afluentes. Ao menos 520 pessoas tiveram que deixar suas casas devido aos alagamentos ou ao risco iminente de inundações. A maioria está abrigada em escolas municipais.

De acordo com a Prefeitura, nas nove escolas usadas como abrigo, as vítimas da enchente recebem comida, materiais de higiene e acolhimento psicossocial. Também são vacinadas contra Covid-19 e examinadas por profissionais de saúde. A testagem de pessoas com sintomas respiratórios ajuda a isolar os doentes e diminui as chances de contágio.

O prefeito Augusto Castro (PSD) coordena a resposta do Governo à crise. Mais de 160 homens e 25 máquinas trabalham na desobstrução das redes pluviais e em outras frentes de mitigação dos impactos do temporal. A Fundação Marimbeta fornece pães, quentinhas e cachorros-quentes aos desalojados.

Segundo o coordenador local da Defesa Civil, Kaique Brito, nos últimos dias, o acumulado das chuvas em Itabuna chegou 245 milímetros, o que corresponde a uma média de 245 litros de água por metro quadrado.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) preveem mais chuvas no município até terça-feira (6). Apesar da persistência da chuva, o nível do Rio Cachoeira começou a baixar no final da noite de ontem (veja aqui).

Trégua da chuva permite baixa do volume do rio || Foto Daniela Vieira
Tempo de leitura: 2 minutos

A trégua da chuva trouxe alívio para quem acompanha com aflição o aumento do nível do Rio Cachoeira, que chegou a subir 9 metros em Itabuna. Hoje (3), o volume do rio baixou. Confira, abaixo, imagens de ontem (2) e desta manhã de sábado (3).

Ontem (2), Cachoeira avançou sobre o Bairro Vila Zara
Rua da Bananeira, no Lomanto, foi tomada pela água ontem (2)
Mulher filma transbordamento do Cachoeira na Rua do Prado; águas já baixaram
Máquina remove baronesas presas na Ponte do Marabá || Fotos Pimenta
Apesar da leve baixa, rio continua volumoso

O vídeo a seguir reúne imagens do final desta manhã de sábado (3), quando voltou a chover em Itabuna.

Comerciantes deixam vitrine limpa com medida de prevenção contra enchente
Tempo de leitura: < 1 minuto

Tentando a recuperação dos prejuízos registrados no final do ano passado, quando o Rio Cachoeira também transbordou e invadiu centenas de estabelecimentos, comerciantes da Avenida do Cinquentenário, da Rua Paulino e de transversais adotaram medidas preventivas nesta sexta-feira (2). A correria foi acompanhada pelo PIMENTA na tarde de hoje.

Quem tem depósito subiu quase toda a mercadoria para o primeiro andar. Aqueles lojistas que não possuem essa opção, correram para abrigar seus produtos em tabuleiros e outros lugares mais altos, mais longe do chão, na tentativa de assegurar proteção em caso de inundação. As medidas preventivas foram adotadas principalmente em lojas de confecções, sapatos, bolsas e acessórios femininos.

Lojistas de Itabuna correm para salvar mercadorias de enchente

Arrumadas para atrair os consumidores neste final de ano, as vitrines das lojas ficaram vazias nesta sexta-feira. A correria foi grande para deixar as mercadorias longe do chão. Provavelmente, haverá uma nova correria neste sábado (3) para colocar tudo à disposição dos clientes.

Muitos empresários no município ainda estão tentando se recuperar dos prejuízos causados pelas enchentes de 2021, há menos de um ano. Outros não conseguiram manter os estabelecimentos abertos. É nesta época do ano que os lojistas estão com estoque maior e renovado para as vendas de Natal e festa da virada.

Banco da Vitória, em Ilhéus, foi alagado pela água do Rio Cachoeira
Tempo de leitura: 2 minutos

O Rio Cachoeira transbordou em vários trechos em Itabuna e Ilhéus no início da noite desta sexta-feira (2), deixando centenas de pessoas desabrigadas nos dois principais municípios do sul da Bahia. O Cachoeira recebe água dos rios Salgado, Piabanha e Colônia, que banham municípios onde também houve grande volume de chuva nos últimos dias.

Os desabrigados por causa da cheia do Rio Cachoeira em Itabuna são moradores dos bairros Maria Mato (Rua de Palha), Nova Itabuna, Conceição, Lomanto (Rua da Bananeira), Vila Zara, Ferradas, Jorge Amado, Sinval Palmeira, Nova Ferradas, Mangabinha e Banco Raso.

Moradores de bairros como Novo Jaçanã, Núcleo Habitacional da Ceplac, Jaçanã, Fonseca e Sarinha Alcântara tiveram os imóveis atingidos pelas águas de canais de macrodrenagem. A maioria das pessoas que tiveram imóveis invadidos foi para casas de familiares. Outra parte foi levada pela Prefeitura de Itabuna para escolas e o Ginásio de Esportes da Vila Olímpica do Professor Everaldo Cardoso. São 160 famílias desabrigadas em Itabuna.

Água no Rio Cachoeira subiu nove metros, segundo a Defesa Civil de Itabuna || Foto Pimenta

Já em Ilhéus, o Rio transbordou nos bairros Salobrinho e Banco da Vitória, deixando, pelo menos, 20 famílias desabrigadas. Moradores de um condomínio de luxo, o Cidadelle, na saída de Itabuna para Ilhéus, ficaram isolados. Um supermercado, o Atacadão, na mesma região foi parcialmente alagado (reveja aqui).

A água também invadiu vários trechos da BR-415, entre Ilhéus-Itabuna. Por isso, o tráfego de veículos foi suspenso no início da noite (confira aqui).

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Itabuna, Kaique Brito, a expectativa é de que o Cachoeira pare de subir nas próximas horas, porque o volume de chuvas nas cabeceiras dos rios Salgado e Colônia diminuiu um pouco. Mesmo assim, ele recomenda que as pessoas de áreas ribeirinhas busquem um lugar seguro para abrigarem-se, pois há maior preocupação com as chuvas concentradas na região de Jussari, banhada pelo Rio Piabanha, um dos tributários do Cachoeira. Atualizado às 22h25min para acréscimo de informações.