PREVISÃO DE CHUVAS FORTES PARA O SUL DA BAHIA; EMITIDO ALERTA AMARELO EM ITABUNA

POLÍCIA TENTA IDENTIFICAR AUTORES DE ATAQUE QUE FERIU QUATRO PESSOAS EM ILHÉUS

PREFEITURA FAZ BALANÇO DO PROGRAMA ACELERA ITABUNA NA ZONA OESTE

SEQUESTRADO EM SÃO PAULO, EX-JOGADOR MARCELINHO CARIOCA DEIXA CATIVEIRO

EM ILHÉUS, ACUSADA DE ESPANCAR A MÃE É PROIBIDA DE SE APROXIMAR DA VÍTIMA

AMBULATÓRIO PSICOSSOCIAL DE ITABUNA PASSA A FUNCIONAR EM NOVO ENDEREÇO

IDOSO QUE MATOU GENRO EM ITABUNA VAI À PRISÃO DOMICILIAR

EM ITABUNA, IGREJA BATISTA TEOSÓPOLIS PROMOVE CEIA SOLIDÁRIA PARA 120 FAMÍLIAS

DE INSTRUMENTADOR A MOTORISTA, 60 VAGAS DE EMPREGO EM ITABUNA, JEQUIÉ E MUCURI HOJE (18)

Feira na Praça José Bastos, em frente à UniFTC, terá serviços gratuitos
Tempo de leitura: < 1 minuto
O Centro Estadual de Educação Profissional em Biotecnologia e Saúde (CEEP Itabuna) promove uma feira de saúde, na próxima sexta-feira (25), das 8h às 12h, na Praça José Bastos, Centro, em frente à UniFTC. O evento gratuito terá a participação de alunos e professores do Ceep (antigo Polivalente).
A população terá acesso a serviços gratuitos, a exemplo de aferição da pressão arterial, teste de glicemia capilar, tipagem sanguínea, escovação de dentes com aplicação de flúor, orientações para o programa Primeiro Emprego, Exames Laboratoriais e Primeiros Socorros.
Haverá, também, distribuição de preservativos, testagem rápida de HIV – em parceria com o Gapa e o Cerpat -, avaliação e educação nutricional e degustações alimentares.
Nova onda de Covid-19 justifica medida, informa Secretaria
Tempo de leitura: < 1 minuto

A nova onda de disseminação do Sars-Cov-2 levou a Secretaria de Saúde de Itabuna a retomar o funcionamento do Centro de Testagem Covid-19, a partir desta quinta-feira (24). A cidade voltou a ter mais de 70 casos ativos da doença, conforme o boletim epidemiológico de ontem (22).

A unidade funcionará na antiga base do Samu-192, na Avenida das Nações Unidas, em frente à Catedral de São José, das 8h às 14h, para atendimento de crianças e adultos. No local, será exigido uso de máscara.

Para realizar o teste, é necessário que o paciente esteja com sintomas gripais há três dias, pelo menos, medida que diminui a chance de resultado falso negativo, quando a pessoa está com a doença, mas o vírus não é identificado pelo meio de testagem.

Confira dicas para lidar com emoções da Copa
Tempo de leitura: 2 minutos

A Copa do Mundo, que chegou hoje (23) ao seu quarto dia de jogos no Catar, costuma influenciar as emoções dos brasileiros. Nesta época, assim como em todas as vivências que compartilhamos, as emoções são estimuladas pelos jogos e estão associadas ao temperamento, à personalidade e às motivações dos sujeitos.  “A dica é cuidar da mente e no momento da alegria ou tristeza, não levar aos extremos”, aconselha o psicólogo Gabriel Nery Matos.

A disputa do mundial mobiliza afetos, acrescenta o especialista. “Como os brasileiros consideram o futebol importante, o acontecimento acaba gerando um significado particular e movimentando as emoções das pessoas”.

Para Gabriel, a periodicidade de quatro anos entre uma Copa e outra tende a suscitar emoções mais fortes. “A ideia é não deixar que o sentimento vire uma euforia, que seria uma alegria deturpada, nem que uma eventual derrota cause uma espécie de tristeza adoecida ou melancolia. O importante é ter a saúde como uma forma de equilíbrio”, aconselhou.

A tensão experimentada por algumas pessoas, continua Gabriel Matos, pode desencadear repercussões fisiológicas e até adoecimento. Nesse caso, pacientes cardíacos ou hipertensos podem ter sintomas de arritmia. “E até mesmo uma parada cardíaca devido à liberação de alguns hormônios que acabam circulando no corpo em situações de extremo estresse”, complementou.

AUTOCONTROLE

Professor de Psicologia da Rede UniFTC, Gabriel Mota alerta para uma estratégia importante que ajuda a combater situações negativas. “É preciso ter autocontrole e cuidar da saúde, reposicionando o sentido dos jogos. Algumas pessoas se sentem frágeis em contextos de competitividade, e o fato de levar um gol pode ser uma ofensa ou agressão com a sua própria identidade. Então, caminhar para o ajustamento emocional é essencial”, explicou.

O professor dá outra dica que pode ajudar no controle de eventuais riscos à saúde. “Assistir a competição entre familiares, amigos ou pessoas de confiança pode gerar mais conforto e uma sensação de momentos mais seguros. Para aqueles mais ansiosos, utilizar estratégias de respiração para lidar com possíveis crises, ou até mesmo não assistir aos jogos, em casos mais sérios”, disse.

Gabriel esclareceu que não enxerga a Copa do Mundo como um evento adoecedor. “Acho que pode ser um momento de vivências emocionais e sentimentais muito importantes, sendo palco para grandes emoções, assim como um bom filme pode ser, e não um causador de impactos diretos com males à nossa saúde”.

Julio Gomes recupera memórias afetivas nas vozes de Moraes, Gal e Erasmo
Tempo de leitura: 3 minutos

 

“Perder cantores que ouvíamos quando éramos bem jovens – e que eram ídolos de nossos pais – é como perder um pouco mais e novamente aqueles que nos criaram”.

 

Julio Gomes

Primeiro foi Moraes Moreira. Senti o golpe ao saber que aquele que cantava Pombo Correio e que sacudia a praça, seja a Castro Alves, em Salvador, ou qualquer outra pelo Brasil afora, quando embalava Tem que dançar a dança / Balança o chão da praça, ao som de quem tanto dancei e pulei carnaval, havia partido repentinamente após um infarto. Doeu, deixou um sabor de nunca mais misturado com muitas saudades.

Há bem pouco tempo, outra perda significativa: aquela Gal que docemente cantava Baby, eu sei que é assim e que eletrizava dizendo que é preciso estar atento e forte / Não temos tempo de temer a morte também se foi muito de repente, sem aviso prévio e sem adeus, fazendo ecoar por dias seguidos em minha mente as músicas que ouvia minha mãe colocar na vitrola no tempo em que eu ainda era criança.

Perder cantores que ouvíamos quando éramos bem jovens – e que eram ídolos de nossos pais – é como perder um pouco mais e novamente aqueles que nos criaram, pais e mães que, com seu amor e seus defeitos, nos formaram como seres humanos que somos.

Agora, ainda não refeitos da ida de Gal, recebemos a notícia da partida de Erasmo Carlos, sempre mais ousado do que seu parceiro Roberto Carlos, que fez mais sucesso e vendeu mais discos, mas não tinha o charme rebelde do Tremendão, apelido de Erasmo, que tão bem encarnava a Jovem Guarda e o espírito inovador e inquieto dos anos de 1960.

Perder pessoas que nos anos 60 tinham em torno de 20 anos e que, naquela época, mudaram o mundo com a força de sua juventude e rebeldia é, sem dúvida, um duro golpe para nós que crescemos escutando suas músicas, namorando apaixonadamente ao som de seus acordes, que dançamos os seus ritmos e que sonhávamos acordados com as letras das músicas que falavam de um mundo novo, ressignificado e em busca de paz e amor, como se as revoluções e o movimento Hippie nunca mais fossem acabar, como se a nossa juventude também pudesse ser eterna.

Erasmo, Gal e Moraes Moreira se juntaram àqueles da sua geração que partiram precocemente, como Gonzaguinha e Elis Regina, e nos deixaram com esse sentimento de estarmos órfãos, de perder as referências sentimentais e culturais que nos fizeram ser quem somos, pensar como pensamos, gostar do que gostamos.

Fica a vontade de ouvir novamente suas maravilhosas canções, originais como o mundo que desejavam criar, como os sonhos que ousaram viver.

Eles se foram, mas cumpriram sua missão: enfrentaram a caretice, a repressão sexual, as ditaduras, criticaram a Guerra do Vietnã e todas as outras guerras, ousaram se vestir de forma colorida e diferente, usar cabelos longos e desprezar a sociedade de consumo que trata o dinheiro e o mercado como se fossem deuses absolutos.

Acima de tudo, penso que a geração dos jovens nos anos 60 – a geração de meus pais – tentou aprender a amar e a viver ardentemente, errando e acertando, quebrando a cara e recomeçando, criando novos estilos musicais e novas formas de convivência entre as pessoas, acreditando que toda a forma de amor vale a pena.

Que todos nós possamos ser um pouco como eles, sobretudo em seus acertos, para sermos mais ousados, mais inovadores e amarmos ainda mais intensamente do que eles conseguiram amar.

Julio Cezar de Oliveira Gomes é graduado em História e em Direito pela Uesc (Universidade Estadual de Santa Cruz).

Vacinação dos pequeninos começou nesta quarta (23)
Tempo de leitura: 2 minutos

O Ministério da Saúde autorizou a vacinação de crianças de 6 meses a 2 anos contra Covid-19. O imunizante da Pfizer é produzido para atender às especificidades dessa faixa etária e, a partir desta quarta-feira (23), passou a ser ofertado em unidades de saúde de Ilhéus. Confira, abaixo, os locais e horários de atendimento, que, nesta primeira etapa, prioriza crianças com comorbidades (lista ao final do texto).

Os postos com a vacina Pfizer Baby são UBS Sarah Kubitschek, às terças e quintas-feiras, manhã e tarde; UBS Euler Ázaro, UBS Hernani Sá e CAE III (antigo Sesp), às quartas-feiras, no período da tarde, e às sextas-feiras, pela manhã.

Os pais ou responsáveis devem comparecer aos postos mencionados munidos do Cartão do SUS ou CPF e do cartão de vacinação da criança. O ciclo completo de vacinação prevê três doses, com intervalo de quatro semanas entre a primeira e a segunda. A terceira deverá ser ministrada oito semanas após a anterior.

O Ministério da Saúde recomenda que a vacina contra Covid-19 seja aplicada junto com as demais vacinas do calendário de imunização.

Clique em leia mais para ver a lista de pré-condições consideradas comorbidades.

Leia Mais

Mega-Sena sorteia R$ 33 milhões na sexta-feira
Tempo de leitura: < 1 minuto

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.541 da Mega-Sena, ontem à noite, e o prêmio na próxima quinta-feira (24) deverá ser de, pelo menos, R$ 50 milhões.

Os números sorteados foram 10 – 28 – 45 – 47 – 57 – 59.

Segundo a Caixa, a quina teve 51 apostas ganhadoras, e cada uma irá levar R$ 55.525,68. Outras 3.793 apostas acertaram quatro números (quadra) e vão receber R$ 1.066,55 cada uma.

As apostas para o concurso de amanhã podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site da Caixa Econômica Federal. A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 4,50.

São 77 vagas de emprego em Itabuna e Ilhéus nesta quarta (23)
Tempo de leitura: 3 minutos

Com oportunidades em áreas como serviços, administração, saúde e informática, as unidades do SineBahia em Itabuna e Ilhéus anunciaram 77 vagas de emprego nesta quarta-feira (23). Os candidatos têm até as 15h30min para se cadastrar, pessoalmente.

A maior oferta é da unidade de Itabuna, com 48 vagas. O atendimento é feito no andar superior do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio). O SineBahia em Ilhéus tem oferta de mais 29 vagas. A unidade funciona em frente à Praça Cairu, no Centro.

Os candidatos devem ficar atentos ao horário de atendimento e também aos documentos para cadastramento – CPF, comprovantes de residência e escolaridade e carteiras de identidade e de Trabalho (impressa ou digital). A relação completa das vagas pode ser conferida abaixo ou clicando em Leia Mais.

Leia Mais

Índio do interior da Bahia e trancista de Salvador são destaques na São Paulo Fashion Week || Fotos redes sociais
Tempo de leitura: 2 minutos

Dois modelos baianos com histórias emocionantes foram destaques na 54ª edição da São Paulo Fashion Week, encerrada no último final de semana. Filho de uma costureira, de etnia indígena pataxó, e nascido na periferia de Jequié, no sudoeste da Bahia, Noah Alef, de 22 anos, foi o modelo que mais desfilou em um dos maiores eventos de moda do mundo neste ano. Ele subiu ao palco 15 vezes com 15 marcas renomadas.

Descoberto em 2019 pelo scouter (olheiro) baiano Vivaldo Marques, Noah Alef vem tendo uma carreira meteórica. O modelo estreou na Fashion Week em 2020 e não parou mais de participar de grandes eventos. Neste ano, já passou pelas passarelas da moda em Milão, na Itália; Londres, na Inglaterra; e Barcelona e Madrid, na Espanha. Entre as grandes grifes, ele desfilou para Dsquared2 e Emporio Armani.

Noah Alef brilha nas passarelas da moda internacional

Com de 1,85 metro de altura, antes do sucesso na carreira fashion, Noah Alef trabalhava como empacotador em supermercados e fazia “bicos” como ajudante de pintor. “Foram trabalhos que me ajudaram a evoluir e que me permitiram valorizar ainda mais tudo o que tenho conquistado”, afirmou. Mas ganhava tão pouco que foi socorrido pelo avô, um índio pataxó, que bancou a viagem do neto até São Paulo, onde fez as provas de modelagem.

O esforço da família não demorou para ser recompensado. O jovem não parou mais de subir às passarelas no Brasil e na Europa. Também não parou mais de aparecer com destaque nas revistas de moda e ter o seu trabalho elogiado pela mídia especializada. Na 54ª edição da São Paulo Fashion Week veio recorde entre os modelos: totalizou 15 desfiles.

MODELO ANA PORTELA

Mas Noah Alef não foi único representante da Bahia a brilhar no grande evento de moda em São Paulo. A modelo Ana Portela, de 17 anos, que há cerca de um ano era completamente desconhecida e trabalhava como trancista (pessoa que faz tranças no cabelo) para ajudar na renda da família, em Salvador, esteve 21 vezes nas passarelas da São Paulo Fashion Week.

Ana foi recordista de desfiles na São Paulo Fashion Week

Foi a segunda vez de Ana Portela na Fashion Week. Apesar de pouco tempo de estrada, ou melhor, de passarela, ela coleciona campanhas para grifes como Arezzo e Animale, trabalhos internacionais e editoriais em publicações como Vogue Portugal, Vogue Brasil e Elle, além da L’Officiel – onde foi estrela de capa.

Líder da Maioria, Rosemberg Pinto (PT) aponta equilíbrio das contas estaduais, apesar de cenário nacional desfavorável
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Assembleia Legislativa aprovou, nesta terça-feira (22), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2023, instrumento que define metas e prioridades orçamentárias da gestão estadual baiana para o próximo ano. Ainda durante a sessão foram aprovas as contas do governador Rui Costa relativas aos exercícios de 2019, 2020 e 2021, todas elas com parecer favorável do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Os deputados estaduais baianos também aprovaram autorizam a contratação de empréstimos para investimento de infraestrutura (PL24.649/2022) e a criação e manutenção de polos de Educação (24650/2022). Durante a sessão de hoje, os parlamentares também aprovaram requerimento de dispensa de formalidades, que garantiu a aprovação de 27 proposições de iniciativa dos deputados e de interesse da sociedade.

EQUILÍBRIO DAS CONTAS PÚBLICAS

O líder da Maioria na Casa, deputado Rosemberg Pinto (PT), falou do esforço para manter o equilíbrio das contas num cenário nacional tão desfavorável. “Com responsabilidade fiscal, a Bahia conseguiu manter a segunda posição ocupada no ranking nacional de investimentos e a contribuição da Casa foi fundamental nesse processo”, reconhece. O PLDO prevê receitas na ordem de R$ 66,53 bilhões.

O presidente da Alba, Adolfo Menezes (PSD), comentou o dia legislativo, com a votação de várias proposições, além da LDO e das contas de 3 exercícios do governo baiano. “Foi uma sessão bastante produtiva, que agradou ambas as bancadas. A Alba segue firme para findar o exercício de 2022 fazendo a sua parte para o desenvolvimento do Estado e a melhoria de vida dos baianos”, afirmou Adolfo.

MS recomenda dose de reforço contra a Covid-19 em crianças com idade entre 5 e 11 anos
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Saúde de Itabuna inicia, nesta quarta-feira (23), a vacinação contra a Covid-19 em crianças com idade a partir de 6 meses e menores de 3 anos (2 anos, 11 meses e 29 dias). A vacina Pfizer Baby será aplicada, inicialmente, nas crianças com comorbidades, seguindo orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

O imunizante será administrado em duas doses em um intervalo de 30 dias. Para a terceira dose, será necessário um intervalo de 60 dias para completar o esquema vacinal. A primeira dose será aplicada a partir de amanhã no pátio da Rede de Frio, anexo ao antigo Sesp, no centro da cidade, das 10 às 14h.

Neste primeiro momento, crianças portadoras de comorbidades serão acolhidas prioritariamente. Concluído este público, as vacinas serão disponibilizadas, nas unidades Básicas e de Saúde da Família no município, também para as crianças sem comorbidades.

COMORBIDADES

São consideradas comorbidades doenças como diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente, hipertensão arterial estágio 3, hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo, doenças cardiovasculares, doenças neurológicas crônicas e doenças cerebrovasculares.

A lista incluiu ainda doença renal crônica, imunocomprometidos, hemoglobinopatias graves (doença falciforme e talassemia), obesidade mórbida, Síndrome de Down e cirrose hepática.

A lista com as especificidades de cada doença pode ser conferida clicando aqui.

Sinsepi protocola notificação no Gabinete do Prefeito
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Ilhéus (Sinsepi) protocolou notificação de indicativo de greve no Gabinete do Prefeito, nesta terça-feira (22). A categoria reivindica a anexação do estudo de impacto financeiro do Plano de Cargos e Salários ao projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) do município para 2023, conforme noticiado pelo PIMENTA.

No dia 16 de setembro passado, o prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD), assumiu o compromisso de apresentar a avaliação do impacto orçamentário do plano de carreira. De acordo com o Sinsepi, o estudo ainda não foi apresentado. “O prefeito poderá ser acionado em outras instâncias, caso não cumpra o acordo”, segundo nota divulgada pela assessoria da entidade.

Além do prefeito, o secretário de Gestão e Tecnologia de Ilhéus, Bento Lima, também é destinatário da notificação, que estabelece prazo de 72h para que o Executivo envie à Câmara de Vereadores o projeto de criação do Plano de Cargos e Salários, acompanhado pelo estudo de impacto orçamentário.

“Se não houver resolutividade, faremos uma paralisação de 24h e, persistindo, será deflagrada greve geral por tempo indeterminado”, diz o trecho final da publicação do Sinsepi.

Gamil e Gisela aparecem entre os advogados mais admirados do país || Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

O escritório baiano Gamil Föppel Advogados Associados (GFAA), especializado em Direito Penal e Direito Tributário, foi destaque na edição 2022 da publicação Análise Advocacia. O anuário coloca escritório e sócios entre os mais admirados do país.

A Revista Análise realiza há 17 anos a premiação, que avalia escritórios e advogados em três listagens. Uma listagem nacional, focada em Direito Penal; uma listagem por estados da federação, sem entrar no mérito da especialidade, e uma listagem por setor econômico.

Na primeira listagem, Gamil Föppel acabou reconhecido como o 5º advogado mais admirado do Brasil na especialidade de Direito Penal e o escritório Gamil Föppel Advogados Associados (GFAA) como o 4º mais admirado do Brasil na especialidade de Direito Penal.

Na segunda listagem, Gamil Föppel figura na segunda posição entre os mais admirado da Bahia, sem que tenha sido indicado se tratar de especialidade penal. Já o GFAA, foi reconhecido como o 5º escritório mais admirado no Setor Econômico de Energia Elétrica. Ainda na segunda listagem, Gisela Borges foi reconhecida como 3ª advogada mais admirada da Bahia.

Na terceira listagem, o GFAA foi reconhecido como o 3º escritório mais admirado da Bahia na especialidade de Direito Penal. “É uma honra muito grande figurar 15 anos entre os advogados mais admirados do Brasil no prêmio mais tradicional e mais respeitável da advocacia nacional. Isso aumenta nossa responsabilidade, nosso compromisso e o nosso dever de entrega àqueles que nos confiam os seu interesses e os seus direitos”, comenta Gamil, que acaba de concluir pós-doutorado em Direito Penal pela USP.

15 ANOS ENTRE OS MELHORES

Também destaque da publicação, Gisela Borges celebra o reconhecimento igualmente com muita serenidade, entendendo que colhem hoje frutos plantados ao longo de um trajetória de muita dedicação ao exercício do Direito. “Há 15 anos ininterruptos somos um dos melhores escritórios de advocacia especializado em Direito Penal no Brasil”, conforme a Revista Análise Advocacia.

A publicação ouve diretores jurídicos de grandes empresas nacionais e multinacionais que apontam os escritórios mais admirados. Por isso, estarmos na publicação nos honra e alegra, pois significa o reconhecimento dos nossos clientes sobre o trabalho que prestamos. “Este ano fomos destaque também no setor elétrico. O prêmio aumenta nossa responsabilidade de continuar evoluindo e sempre prestando o melhor serviço para os nosso clientes”, afirmou Gisela.

O anuário Análise Advocacia é considerado o maior e mais profundo mapeamento da advocacia empresarial do Brasil e está em sua 17ª edição. Foi lançada no dia 17 de novembro, reunindo 2.627 advogados e 1.087 escritórios. A eleição é feita pelos responsáveis jurídicos das maiores empresas do país. De 24 de junho a 9 de setembro, foram feitas 1.038 entrevistas (4,8% a mais do que no ano anterior) com executivos de empresas com sede em 19 estados brasileiros e no Distrito Federal, atuantes em 82 setores da economia.

Ato é promovido pelo Grupo Mulheres do Brasil
Tempo de leitura: < 1 minuto

Itabuna será palco da Caminhada pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas, no próximo dia 3. Organizado pelo Grupo Mulheres do Brasil, o ato começará no Jardim do Ó, às 9h. O grupo pede que as pessoas participem da manifestação trajando roupas e acessórios laranjas.

De acordo com as organizadoras, a caminhada integra o movimento 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil, a campanha foi ampliada para 21 dias, incluindo o combate ao racismo que viola os direitos humanos de mulheres negras.

Casos de violência ou discriminação devem ser comunicados à Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, pelo telefone 180. O serviço é gratuito e mantém em sigilo a identidade do denunciante.

Ricardo Mandarino: "projeto é inconstitucional"
Tempo de leitura: < 1 minuto

O projeto de lei nacional 164/2019, que institui lista tríplice para a escolha dos comandos das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros de todos os estados do país, enfrenta resistência do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), que, nesta terça-feira (22), firmou posição contra a mudança.

Hoje, os comandantes-gerais das corporações militares são escolhidos por nomeação direta do governador de cada estado. O objetivo do projeto é vincular a nomeação aos três nomes mais votados em eleição interna, nos moldes do método utilizado pelos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Dilma Rousseff (PT) para a escolha do procurador-geral da República, tradição rompida nos governos Temer e Bolsonaro.

De acordo com a nota divulgada pelo Consesp, ao final de sua 84ª Reunião Ordinária, em Brasília, o projeto oferece risco à hierarquia e disciplina e pode afetar a gestão da Segurança Pública e limitar o poder dos governadores.

“A proposta é inconstitucional, porque fere o pacto federativo e a autonomia dos estados. Facilmente, seria derrubada no Supremo Tribunal Federal (STF)”, enfatizou o secretário da Segurança Pública da Bahia, Ricardo Mandarino.

Ícone da música brasileira falece aos 81 anos
Tempo de leitura: < 1 minuto

O cantor e compositor Erasmo Carlos faleceu em um hospital da cidade do Rio de Janeiro, nesta terça-feira (22), aos 81 anos. A causa da morte ainda não foi divulgada.

Erasmo ficou internado de 17 de outubro a 2 de novembro no mesmo hospital, localizado na Barra da Tijuca, bairro da zona oeste do Rio  onde o carioca nasceu e residia. A internação foi necessária para tratamento de uma síndrome edemigênica, caracterizada pelo acúmulo em excesso de líquidos nos tecidos do corpo. Ontem (21), ele voltou a ser hospitalizado.

O artista foi um dos precursores do rock no Brasil, na década de 1950, quando iniciou a carreira musical ao lado de nomes como Tim Maia e Roberto Carlos, junto de quem tornou-se expoente da Jovem Guarda, movimento que atingiu seu auge de popularidade nas décadas de 1960 e 1970.

Quando completou 50 anos de carreira, em 2011, o Tremendão lançou DVD do show 50 anos de Estrada. Confira a interpretação da música Negro Gato.