A Secretaria de Educação de Uruçuca e parceiros institucionais concluíram a Avaliação Diagnóstica da Aprendizagem de estudantes do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino. Os resultados foram apresentados ao prefeito Moacyr Leite Júnior (UB) e aos representantes do Instituto Arapyaú, Instituto de Convivência, Estudo e Pesquisa (Icep) e da Versus Editorais, que auxiliaram a gestão municipal no trabalho.
Supervisora da Secretaria de Educação, Gildete Costa disse que a avaliação é uma etapa fundamental das dinâmicas de ensino e aprendizagem. “Os resultados apresentados pela Versus nos impulsionam a planejar metas e ações sistemáticas que visem à garantia desses direitos. Nesse sentido, a apresentação que tivemos foi o primeiro passo para que esses dados sejam alvo de reflexão dentro das escolas”, acrescentou.
Para o secretário de Educação de Uruçuca, José Clevesson, o trabalho em conjunto com a sociedade civil fortalece o ensino público. “Valorizamos essas parcerias que auxiliam o processo da educação municipal e nos ajudam a ser uma grande referência em educação para toda a região”.
Importada do varejo norte-americano, a tradição das grandes ofertas na última sexta-feira de novembro caiu no gosto dos lojistas brasileiros. Não é diferente em Itabuna, onde 45 lojas do Shopping Jequitibá participam da Black Friday deste ano. Segundo a direção do maior centro comercial do sul da Bahia, todos os participantes vão oferecer descontos de até 70% em milhares de produtos.
Nesta sexta-feira (25), a maioria das lojas do Jequitibá funcionará das 8h às 23h. Estabelecimentos como Big Bom Preço, Lojas Americanas e Casas Bahia terão horário de funcionamento ainda maior. Alguns comerciantes decidiram esticar as promoções até domingo (27).
“Estamos bastante otimistas com o incremento nas vendas, já que este ano a Black Friday também tem o apelo da Copa do Mundo, que gera um grande volume de negócios”, explicou a superintendente do Shopping Jequitibá, Vera Guimarães.
A Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa) deteve um homem por desmatamento e mineração ilegais, numa área de Mata Atlântica na altura do quilômetro dez da BR-415, em Ilhéus.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), ele exercia as duas atividades sem os respectivos licenciamentos e foi flagrado na última quinta-feira (17).
Os policiais militares conduziram o homem para a sede da 7ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), no Centro da cidade sul-baiana, onde ele foi ouvido e liberado. A Polícia Civil vai investigar o caso. Além do inquérito policial, o infrator poderá ser processado na esfera cível.
Duas pessoas foram mortas a tiros na localidade conhecida como Invasão do Jaçanã, em Itabuna, na noite desta segunda-feira (21). Os corpos de Lucas Pereira Melo, de 21 anos, e Diogo Florentino de Souza, 17, foram encontrados a pouco mais de 100 metros de distância em noite de terror na comunidade ocupada por pessoas pobres.
Uma das vítimas tinha passagem pela polícia por envolvimento em tentativa de assalto contra motorista de aplicativo de transporte. Os criminosos usaram pistola ponto 40 para cometer o duplo homicídio, informa o Verdinho Itabuna. Na comunidade, impera o silêncio quanto à identidade dos atiradores.
O SineBahia divulgou total de 86 vagas de emprego em Itabuna e Ilhéus nesta terça-feira (22). Os candidatos devem procurar uma das unidades destes municípios até as 15h30min para se cadastrar e disputar as vagas (lista ao final).
De acordo com o SineBahia, a unidade de Itabuna tem 54 vagas hoje e a de Ilhéus outras 32. O candidato deve se apresentar com carteiras de Trabalho e de Identidade, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade, além de certificado de cursos de qualificação, caso possua.
A unidade de Itabuna funciona no andar superior do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio). Quem reside em Ilhéus ou disputa as vagas ofertadas pela unidade da Terra de Gabriela deve se dirigir à Praça Cairu, no Centro. Clique em Leia Mais e confira todas as oportunidades para hoje.
Quem pretende ingressar na Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufsb), no primeiro semestre de 2023, já pode consultar a lista de cursos que a instituição de ensino disponibilizará via Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Serão exatas 1.425 vagas distribuídas entre 48 cursos, nos campi de Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas. As vagas serão divididas entre ampla concorrência e cotas, que levam em consideração as políticas de ações afirmativas adotadas pela universidade.
Para o Campus Jorge Amado, em Itabuna, as vagas serão nos cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Ciências-noturno (50), Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades-noturno (70), Bacharelado Interdisciplinar em Ciências-vespertino (50), Engenharia Agrícola e Ambiental-Integral (30), Engenharia Florestal-Integral (27), Engenharia Ambiental e da Sustentabilidade-noturno (27), Engenharia de Transportes e Logística-noturno (27), Engenharia Sanitária e Ambiental-Integral (27) e Licenciatura Interdisciplinar em Artes e suas Tecnologias-noturno (16).
A universidade ofertará ainda no campus de Itabuna vagas nos cursos de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Da Natureza e suas Tecnologias-noturno (16), Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas E Sociais e suas Tecnologias-noturno (16), Licenciatura Interdisciplinar em Linguagens e suas Tecnologias-noturno (16), Licenciatura Interdisciplinar em Matemática e Computação e suas Tecnologias-noturno (16), Mídia E Tecnologia-Integral (30), Políticas Públicas-noturno (27) e Produção Cultural-noturno (30).
TEIXEIRA DE FREITAS
No Campus Paulo Freire, em Teixeira de Freitas, as oportunidades de ingresso serão nos cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Ciências-vespertino (70), Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades-noturno (70), Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades-vespertino (50), Biomedicina-Integral (15), Engenharia Civil-Integral (30), Gestão Ambiental-Integral (20), Licenciatura Interdisciplinar em Artes e suas Tecnologias-noturno (15).
Serão ofertadas também vagas nos cursos de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências da Natureza e suas Tecnologias-noturno (20), Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais e suas Tecnologias-noturno (20), Licenciatura Interdisciplinar em Linguagens e suas Tecnologias-noturno (20), Medicina-Integral (10) e Mídias Digitais-noturno (20).
PORTO SEGURO
No campus Sosígenes Costa, em Porto Seguro, as vagas serão para os cursos de Antropologia-Integral (30), Artes do Corpo em Cena-noturno (10), Bacharelado Interdisciplinar em Artes-noturno (40), Bacharelado Interdisciplinar em Artes-vespertino (40), Bacharelado Interdisciplinar em Ciências-noturno (40), Bacharelado Interdisciplinar em Ciências-vespertino (40), Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades-noturno (60), Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades -vespertino (40) e Ciências Biológicas-Integral.
Ainda no campus de Porto Seguro serão ofertadas vagas em Engenharia Sanitária e Ambiental-Integral (30), Gestão Pública e Social-noturno (30), História-noturno (20), Jornalismo-noturno (30), Licenciatura Interdisciplinar em Artes e suas Tecnologias-noturno (21), Licenciatura Interdisciplinar em Ciências da Natureza e suas Tecnologias-noturno (21), Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais e suas Tecnologias-noturno (21), Licenciatura Interdisciplinar em Linguagens e suas Tecnologias-noturno (21), Licenciatura Interdisciplinar em Matemática e Computação e suas Tecnologias-noturno (21), Som, Imagem E Movimento-noturno (20) e Oceanologia-Integral (30).
Um homem acusado de assassinar um vizinho, a golpes de faca, foi ouvido nesta segunda-feira (21) na Delegacia Territorial em Ilhéus. O crime foi registrado na noite de sábado (19), no bairro Nelson Costa, e teria ocorrido após uma discussão por causa do som alto na residência da vítima, identificada como Arivan Magalhães de Almeida, de 34 anos.
O acusado seria um servidor público aposentado, que se apresentou hoje e alegou legítima defesa. De acordo com a polícia, o acusado alegou que a confusão teria começado, após insistentes pedidos para que Arivan Magalhães baixasse o volume ou desligasse o som. A vítima deixou viúva e duas filhas pequenas.
Como se apresentou depois do flagrante e é réu primário, o suspeito pelo assassinato do jovem vai aguardar o andamento das investigações em liberdade. A polícia ouvirá testemunhas do crime ainda nesta semana.
A Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) informou, nesta segunda-feira (21), que a Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Itabuna (ARSEPI) autorizou reajuste de 9,95% na conta de água. O percentual é inferior ao Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC), que no período de um ano (maio 2021 ao mesmo mês deste ano) foi de 11,90%. O aumento entrará em vigor a partir de janeiro de 2023.
Além da revisão tarifária ter ficado abaixo do índice do INPC, houve aumento de custos, em maio, após acordo coletivo com os funcionários, quando foi concedido reajuste salarial de 12,67%, conforme afirma o diretor financeiro da Emasa, Ronaldo Simas. Ele pontou também que, entre maio de 2021 e maio de 2022, por determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a tarifa de energia elétrica operou na “Bandeira Vermelha”.
“A energia elétrica responde pelos maiores custos da Emasa, depois o custo de pessoal. Entre o ano passado e praticamente todo ano de 2022, o valor da energia ficou na Bandeira Vermelha – Patamar 2, que no acumulado chegou a 21,13%. A correção da tarifa de água, que passa a vigorar a partir de janeiro do próximo ano, ficou abaixo do INPC de maio a maio e dos custos da energia elétrica”, afirma Ronaldo Simas.
INVESTIMENTOS
O diretor Financeiro da Emasa também chama a atenção para os investimentos que a concessionária de água e esgoto e a Prefeitura de Itabuna estão fazendo para melhoria dos serviços. No primeiro momento, estão aplicando mais de R$ 17 milhões, por meio do projeto Mais Água Para a Cidade. Mais R$ 8 milhões serão investidos numa segunda etapa do projeto.
“O projeto Mais Água Para a Cidade solucionará o abastecimento intermitente enfrentado em Itabuna. Os consumidores terão o fornecimento de água ininterruptamente, sem o sistema de manobras. Além disso, os decantadores da Estação de Tratamento de Água (ETA) estão sendo substituídos por um sistema mais moderno, o que atesta o compromisso da Emasa em relação à qualidade da água fornecida em nossa cidade”, finaliza Ronaldo Simas. A Emasa está investindo R$ 3,5 milhões em recursos próprios na troca dos decantadores.
O governador eleito Jerônimo Rodrigues (PT) falou sobre a escolha das pessoas que vão auxiliá-lo no próximo Governo da Bahia, nesta segunda-feira (21), em Salvador, onde acompanhou o governador Rui Costa (PT) na entrega de 65 ônibus escolares novos para 64 municípios.
Jerônimo reafirmou que tem a missão de superar os aliados que o antecederam no cargo. “A gente precisa apresentar um salto naquilo que Rui e [Jaques] Wagner deixaram, porque, se não, a gente não deixa a nossa marca”.
Para o governador eleito, é natural que sua gestão tenha desafios diferentes dos encontrados pelo então governador Jaques Wagner quando assumiu o primeiro mandato, em 2007, e os enfrentados por Rui Costa a partir de 2015.
O governador eleito sinalizou que as tarefas do próximo Governo vão priorizar a qualificação dos serviços públicos, sem descuidar das demandas pela expansão da presença do Estado.
“Por exemplo, Rui Costa tem uma marca muito forte com as ações de hospitais, de escolas, de estradas, e não é que saturou a construção de hospitais, mas não precisa mais a Bahia de mais 20 hospitais. Então, essa gestão precisa concluir [a construção de equipamentos] naqueles locais que, por ventura, precisam de obras, mas fazer funcionar, dá gestão e atender o povo”, exemplificou.
“Naturalmente”, continuou Jerônimo, “isso implica no formato da gestão. Se Rui tem esse formato de ter que ter corrido muito para isso, eu vou ter que correr agora com profissionais que tenham esse outro perfil. Então, é claro que a gente vai precisar de pessoas com outro estilo que não mais esse”.
Ele não antecipou nenhum nome do secretariado, mas disse que pretende anunciar os primeiros nomes em dezembro. Hoje, segundo o governador eleito, a equipe de transição concentra-se no projeto de reforma administrativa, que será enviado à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), no início do próximo mês, pelo governador Rui Costa. Confira vídeo da declaração.
O Governo do Estado vai lançar o BahiaMEI, projeto de apoio a microempreendedores individuais, nesta terça-feira (22), às 9h, no Wish Hotel da Bahia, em Salvador. O ato contará com participação de beneficiários, gestores públicos e parceiros institucionais.
De acordo com o secretário estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães, o objetivo da iniciativa é oferecer apoio e assistência técnica para 10 mil microempreendedores individuais, por meio do site e do aplicativo oficiais do projeto. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas on-line nessas plataformas.
“O BahiaMEI é uma estratégia para fortalecer a inclusão social e econômica dos empreendedores dos setores populares. A utilização de plataformas digitais democratiza o acesso às capacitações e orientações, contribuindo para que mais baianas e baianos sejam contemplados pelo projeto”, acrescentou o secretário.
A iniciativa prevê a oferta de quatro cursos – Pequenos Negócios, Redes Sociais, E-commerce e Google – todos com disponibilização de material didático e certificação. As atividades serão desenvolvidas na modalidade a distância e incluem tutoria especializada para acesso ao microcrédito e à regularização de tributos.
Haverá ainda a formação de mil agentes multiplicadores nos 417 municípios do estado, com intuito de disseminar o apoio técnico para o público-alvo.
O projeto BahiaMEI conta com financiamento do Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza (Funcep) e apoios da Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb), da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Bahia (Sebrae-BA), do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRCBA), da Federação do Comércio do Estado da Bahia (Fecomércio-BA), da Câmara de Dirigentes Lojistas de Salvador (CDL Salvador) e da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia).
A primeira edição do Festival de Reggae de Itacaré, encerrado na última semana, deixou saudades, com atrações de nomes consagrados do estilo não apenas na Bahia como no país. Das bandas que subiram ao palco da orla central da cidade sul-baiana, Adão Negro, com 26 anos de estrada, sacudiu a nação do reggae com um show único.
A banda se apresentou no domingo do festival, segunda noite do evento, lotando a orla. A apresentação foi muito elogiada pelo público.
O sucesso da Adão Negro na segunda noite, o dia 13, foi tão grande que o público não se contentou com apenas um. Pediu “bis” por duas vezes. E o respeitável público acabou atendido com o melhor do reggae em festival promovido pela Prefeitura Municipal de Itacaré e patrocínio do Governo da Bahia, por meio da Bahiatursa.
“Tudo tem limites, chega de tentar incendiar o país, chega de maluquices!”

Estamos quase no final do mês de novembro, passaram-se mais de vinte dias da realização do segundo turno das eleições que definiram quem foi eleito para presidente da República e para governador nos estados onde houve segundo turno para este cargo, como ocorreu aqui na Bahia. Mas, alguns brasileiros ainda insistem em ocupar a frente dos quartéis e bloquear estradas no que chamam de protesto contra o resultado das eleições presidenciais, já que nenhum outro resultado desta mesma eleição (para governadores, senadores ou deputados) é questionado.
Estes brasileiros pedem aquilo que denominam “intervenção federal” para que, usando a força militar, impeça-se a posse do presidente eleito.
É preciso pensar no que isso significa, para entendermos quão perigosa é esta situação.
Primeiramente, é preciso deixar claro que o que pedem é, na prática, um golpe militar, já que seria a tomada do poder à força de armas. E isso é uma violência inaceitável contra o Regime Democrático, contra as leis e contra a vontade da maioria do povo brasileiro expressa nas urnas.
Caso o que desejam viesse a acontecer, o Brasil estaria reduzido ao tamanho de países sem nenhuma expressão ou importância no cenário internacional, em que um ditador qualquer manda com poderes ilimitados como se fosse um rei dos tempos mais antigos.
Não! O Brasil, quinto maior país do mundo em extensão territorial e em população, sendo por isso mesmo um dos países mais importantes, não pode se posicionar desta forma diante da humanidade nem passar a isolar-se no cenário internacional.
Caso aquilo que chamam de “intervenção federal” ocorresse, teríamos aqui um governo ilegítimo e sem base legal nenhuma, visto que não foi eleito, e com todos os requisitos para tornar-se uma ditadura, onde prisões ilegais, “desaparecimentos”, censura, tortura, assassinatos políticos e outras práticas ilegais e medievais do mesmo gênero predominam. Aliás, talvez seja isso mesmo o que querem muitos desses manifestantes.
Além disso, aberto este precedente de não aceitação do resultado das eleições por força das armas, a partir de agora todas as votações futuras estariam sujeitas ao mesmo mecanismo de só serem consideradas válidas após o “permita-se” dos armamentos.
Por fim, como também há a possibilidade de, após uma eventual “intervenção militar”, uma parte dos brasileiros não aceitar e reagir de forma armada, poderíamos ter uma guerra civil em nosso país, um banho de sangue com brasileiros contra brasileiros, pais contra filhos, irmãos contra irmãos a trocar tiros e gerar mortes o que, aliás, é o que desejam alguns que tantas armas e munições compraram justamente para isso.
Nós, brasileiros, em nossa imensa maioria, queremos paz e democracia, queremos legalidade e prosseguimento normal de nossas vidas, trabalhando, estudando, ficando com a família e amigos, vivendo como cidadãos normais em um país onde prevalecem a lei e o respeito ao próximo, mesmo com todas as dificuldades que sempre fizeram parte de nossas vidas.
Simples assim: quem ficou insatisfeito com o resultado das eleições que dispute a próxima, daqui a quatro anos, como ocorre em qualquer país democrático.
Tudo tem limites, chega de tentar incendiar o país, chega de maluquices!
Julio Cezar de Oliveira Gomes é graduado em História e em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).
Uma assistente social de Salvador teve uma ideia bem inusitada para se sentir mais segura nas estradas. Desde agosto, para trabalhar em uma cidade que fica na região metropolitana, ela coloca um casal de manequins para passar a impressão de que está sempre acompanhada.
Rosenilda Aragão tem 55 anos e trabalha em Mata de São João. Juntos, a baiana e os manequins saem do subúrbio de Salvador, seguem por uma rodovia estadual e depois a BR-324, até chegarem no município, em uma viagem que dura pouco mais de uma hora.
A baiana nunca foi assaltada, mas acredita que, quanto mais gente no carro, menor a chance de se tornar alvo de bandidos. Os bonecos foram apelidados como Rosita e Pepe.
“Tinha uma cabeça de boneco em cima da laje. Minha sobrinha disse que tinha um corpo de um manequim, que não ia mais utilizar e eu poderia pegar e fazer uma boneca. Depois comprei um boneco e, agora, tenho meus companheiros Rosita e Pepe”, disse Rosenilda.
No fim do expediente sempre é ofertada carona. Nesses casos, o colo de Pepe é disputado.
“Ele é um cara muito respeitador. O Pepe arrasa”, disse uma amiga da assistente social.
A criatividade da assistente social tem rendido também alguns sustos na vizinhança. Melissa Cardoso precisou se aproximar do carro para perceber que os ocupantes eram manequins.
“Percebi que aquela ‘pessoa’ estava me olhando demais. Foi quando olhei direito e vi que não se tratava de uma pessoa, e sim, de um manequim. Comecei a rir da situação com meu filho”, contou Melissa Cardoso.
Rosenilda Aragão não é influenciadora digital, mas a ideia inusitada foi registrada por vizinhos que colocaram o vídeo nas redes sociais e já teve mais de 250 mil visualizações.
Para não pairar dúvida da história, o sargento da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) Joceval Soares gravou vídeo quando abordou o carro de Rosenilda na estrada.
Leia Mais
Cogitado como um dos nomes petistas para assumir o comando da Petrobras, o governador Rui Costa, da Bahia, descartou essa hipótese. Não por vontade própria, mas por causa da legislação. Numa entrevista coletiva, há pouco, antecipou que não comentaria sobre especulações envolvendo seu nome no governo de Lula.
– Pela lei atual, nem posso assumir direção ou presidência de empresa nenhuma. São 30 meses (de quarentena). Acho essa legislação absurda, não pela possibilidade de eu assumir, mas é tão desorientada essa lei, na minha opinião, que você pode ser governador de São Paulo, da Bahia ou de Minas, mas não pode ser presidente da Petrobras ou de outra estatal, da Codevasf – disse ele.
Desde 2016, a Lei das Estatais impõe quarentena de 36 meses (três anos) a político que ocupe mandato eletivo ou direção partidária para que se torne apto a assumir cargo em empresa pública. A Lei das Estatais foi sancionada pelo presidente-tampão, Michel Temer (MDB), no bojo do escândalo envolvendo a Petrobras.
Rui comentou sobre as especulações depois de concluir a entrega de ônibus do transporte escolar a dezenas de prefeitos. Ainda na entrevista, acompanhado do governador eleito da Bahia, Jerônimo Rodrigues, Rui se negou a falar da possibilidade de assumir ministério no Governo Lula e, voltando-se para o aliado, disse ser contra pressionar gestores por nomeações.
A Secretaria de Saúde de Itabuna deu início, nesta segunda-feira (21), à distribuição da quinta dose de vacina contra Covid-19 para pessoas com algum tipo de debilidade no sistema imunológico. Esse é o caso de pacientes em quimioterapia oncológica, transplantados, com HIV ou imunodeficiência primária grave, que tenham recebido a quarta dose há mais de quatro meses.
O público-alvo da quinta dose também é formado por pessoas que fazem uso de corticoides em doses acima de 20 mg/dia do fármaco prednisona, ou equivalente, por mais de 14 dias; pessoas que fazem uso de drogas modificadoras da resposta imune, doenças autoinflamatórias, doenças intestinais inflamatórias, pacientes em hemodiálise e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.
A vacinação de adultos e idosos é ofertada de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 13h às 16h. As ampolas são abertas até as 15h a fim de evitar desperdício de doses, esclarece a Secretaria de Saúde. Os documentos necessários são RG, CPF ou cartão do SUS e cartão de vacina com registro das doses anteriores.
CRIANÇAS DE 6 MESES A 2 ANOS
Itabuna também iniciará a imunização de crianças de 6 meses a 2 anos contra Covid-19, a partir desta quarta-feira (23), na sede da Rede de Frio, em anexo ao antigo Sesp, das 10h às 14h. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, nesse primeiro momento, serão atendidas crianças com comorbidades. Será usado o imunizante pediátrico da Pfizer.
As doenças consideradas comorbidades em crianças são diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, doença pulmonar obstrutiva crônica, fibrose cística, fibroses pulmonares, pneumoconioses, displasia broncopulmonar e asma grave.
Também são consideradas comorbidades hipertensão arterial resistente, hipertensão arterial estágio 3 e hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão.























