A publicidade não pode ser instrumento de opressão e de reprodução da desigualdade. É difícil atender a dois senhores, mas a publicidade pode ser também mediadora para caminhadas mais amenas na sociedade. Portanto, não fujamos dessa responsabilidade.

Mais uma vez, aparentemente, fomos surpreendidos pela campanha do novo carro VW Polo, com um casal gay na peça publicitária. “Só que não”. Quem não se lembra da campanha publicitária de uma empresa de cosméticos para celebrar o Dia dos Pais em 2020? Há algum tempo, muito já se comenta que a diversidade aumenta a capacidade de produção e favorece a criatividade e a inovação das empresas, ou melhor, de todas as organizações. Dentro de um marco do sistema capitalista, a proposta ameniza o sofrimento e oportuniza uma aparente inclusão para alguns grupos. As empresas desenvolvem ações a afirmar que estão comprometidas com a responsabilidade socioambiental, por meio do marco da inclusão e da diversidade.
O case da campanha publicitária para celebrar o Dia dos Pais com Thammy Miranda, transexual, impactou o país. Diante da campanha inclusiva, protagonizada pela empresa de cosméticos ao ter Thammy na divulgação de seus produtos para o Dia dos Pais, milhares de pessoas protestaram. Afinal, para os conservadores, Thammy não pertence ao padrão “genuíno” de pai. Os que saíram em defesa da peça utilizaram argumentos diversos, entre eles o fato de que o Brasil tem 5 milhões de pessoas sem o nome do pai na certidão de nascimento.
O cidadão Thammy pode ser um novo modelo de pai, não porque a instituição pai seja nova, mas em razão de que pais responsáveis não estão nas prateleiras brasileiras e milhares deles negam o reconhecimento da paternidade e sequer assumem essa função. É importante lembrar que os conservadores britânicos apoiaram o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Afinal, para esses, a comunidade LGBTQIA estava a defender o casamento enquanto instituição a ser preservada. No Brasil, os conservadores resistem e criam fatos para negar a realidade que está às claras. Thammy Miranda fez a sua defesa ao dizer que ele não era pior nem melhor que os outros pais, mas era um pai presente. Trocadilho que significou um tapa simbólico em inúmeras pessoas.
Naquele ano, as ações da empresa de cosméticos dispararam positivamente na Bolsa de Valores de São Paulo. O envolvimento de algumas companhias com a diversidade tem se consolidado. Uma outra empresa de cosméticos já havia se inserido no contexto em favor da diversidade, assim como alguns bancos, empresas de tecnologia e uma grande marca de refrigerante. Afinal, o dinheiro rosa é disputado no mercado, e a lógica segue a mesma para o black money. Mas, no caso do novo VW Polo, observa-se um embate cada vez mais presente na sociedade brasileira em face de temas disputados por conservadores e progressistas.
Estamos a viver a maior transformação de nossos tempos. Estamos mudando alguns hábitos e vamos repetir tantos outros. A consciência humana não muda tão rapidamente, entretanto, precisamos pensar na inclusão dos outros e das outras. É importante valorizar quem respeita a diversidade, o meio ambiente, a cidadania, a cultura, a liberdade de expressão e de comunicação. Cada um é responsável pelo que cativa, como já externou Saint-Exupery. Precisamos cultivar a democracia como forma de assegurar nossos valores e contemplar a diversidade.
A publicidade não pode ser instrumento de opressão e de reprodução da desigualdade. É difícil atender a dois senhores, mas a publicidade pode ser também mediadora para caminhadas mais amenas na sociedade. Portanto, não fujamos dessa responsabilidade. A trajetória é árdua, cheia de idas e vindas, mas o caráter não pode transitar para atender interesses da imoral oportunidade, muito menos ser mais um rato a assolar a nação. As campanhas publicitárias chegam tardiamente, mas são necessárias para fomentar uma nova cultura. Elas também precisam sair das salas do marketing e ganhar a arena pública: canais de televisão, cinemas, redes sociais, outdoors, entre tantos outros suportes. Desculpem meu determinismo, mas só há um caminho no século XXI: o da inclusão. Lutar fora desse marco é negar direitos e assegurar a barbárie.
Efson Lima é mestre e doutor em Direito pela UFBA, professor, escritor e membro da Academia de Letras de Ilhéus (ALI).
O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) confirmou a pré-candidatura de Davidson Luís Brito a deputado estadual. A ideia é que o jovem itabunense integre, após a convenção partidária, uma candidatura coletiva à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).
“Agora é tempo de reconstruir o que a pandemia da Covid-19 destruiu. É a hora de resgatar a esperança da nossa gente, com trabalho e muita solidariedade. Tenho certeza que conseguiremos construir um futuro de grandes novidades”, afirmou Davidson, que foi o candidato a vereador do PSOL mais votado em Itabuna nas eleições de 2020, quando recebeu 273 votos.
A professora Delliane Ricelli explica que, até o final de maio, o PSOL apresentará os nomes que formarão a candidatura coletiva, assim como a liderança que terá o nome exposto na urna, já que a legislação não permite a apresentação de mais de um candidato sob o mesmo número eleitoral.
A Justiça Federal em Itabuna determinou o bloqueio de bens da ex-prefeita de Ubatã Siméia Queiroz Félix, Siméia de Expedito, e do empresário Carlos Alberto Rabelo da Silva, da Pavisa Pavimentação e Obras de Saneamento Básico Ltda. A decisão é da juíza Maizia Seal Carvalho em processo que apura irregularidades na contração e pagamento à empresa em obras municipais nos anos de 2013, 2014 e 2015.
O montante do bloqueio, superior a R$ 1,2 milhão, é apontado como o valor pago a mais em obras superfaturadas e pagamentos indevidos. A ex-prefeita do município sul-baiano teve os bens bloqueados por suspeita de fraude em licitação e crime de responsabilidade, conforme decisão da magistrada federal.

Além do bloqueio de R$ 1.227.541,13, o Ministério Público Federal também requer a perda dos direitos políticos da ex-prefeita por 8 anos. O MPF aponta confirmação de indícios de superfaturamento das obras, constatados por meio de perícia de engenharia.
A Música Popular Brasileira foi sacudida por notícia de forte impacto neste final de semana. Milton Nascimento, próximo dos seus 80 anos de vida – a serem completados em 26 de outubro – anunciou despedida dos palco (“Só dos palcos mesmo. Da música, jamais”).
– Solto a voz na estrada desde os meus 13 anos. Minha música ampliou meus horizontes e em seis décadas me levou aos quatro cantos do mundo. Me tornei cidadão do mundo sem deixar de ser brasileiro. – afirmou Milton Nascimento – ou melhor, Bituca! – em vídeo (confira abaixo).
Milton já gravou 42 discos em mais de 60 anos de carreira e eternizou sucessos como Travessia, Cio da Terra, Nos bailes da vida e Coração de estudante. Emocione-se com o vídeo de mais de 4 minutos e um passeio pela carreira e vida do cantor.
A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) está com inscrições abertas para o Processo Seletivo Especial destinado a candidatos para ingresso nos cursos de graduação na Educação do Campo, em Regime de Alternância, no semestre 2022.1, nos Campi de Amargosa e Feira de Santana.
As inscrições podem ser feitas até o dia 2 de junho. No total, são oferecidas 190 vagas distribuídas em quatro cursos nos dois municípios. No Centro de Formação de Professores (CFP), em Amargosa, são 80 vagas no curso de Licenciatura em Educação do Campo com Habilitação em Ciências Agrárias.
São ofertadas ainda Licenciatura em Educação do Campo Área de Conhecimento Ciências da Natureza, com 40 vagas; Licenciatura em Educação do Campo Área de Conhecimento Matemática, com 40 vagas; e Tecnólogo em Tecnologia em Alimentos, com 30 vagas, os três últimos cursos a serem ministrados no Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), em Feira de Santana.
Com a proximidade do prazo final para a entrega da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2022, a Receita Federal alerta os contribuintes sobre a prática de um novo golpe contra as pessoas em processo de declaração do imposto. Na mais nova tentativa de golpe, os criminosos estão se passando pelo órgão para lesar as pessoas que estão prestando contas ao Fisco.
O órgão lembra que é preciso ter cuidado com e-mails, usados para a prática do golpe. Os criminosos enviam e-mails tentando convencer os contribuintes a confirmar um falso cadastro para recebimento da restituição do IRPF. Para dar mais credibilidade, são utilizadas imagens fraudulentas com a logomarca comemorativa da Receita Federal para os 100 anos do Imposto de Renda, além da conta gov.br.
Na mensagem, que contém um link malicioso para visualização de um falso comprovante de recebimento da restituição, os criminosos informam os dados para recebimento da restituição via Pix. Não há dados sobre o número de pessoas que receberam e-mail falso e sobre quem foi lesado.
RECEITA FEDERAL
A Receita Federal lembra que não envia e-mails ou alerta para os contribuintes com mensagens que possuam algum tipo de link e que os contribuintes devem confirmar as informações nos canais oficiais.
“Os alertas enviados pela Receita Federal por e-mail ou mensagem não possuem links de acesso. Todas as informações recebidas devem ser confirmadas diretamente no Portal e-CAC, com acesso seguro por meio da conta gov.br”, afirmou o órgão.
O prazo para enviar a declaração do IR 2022 termina no 31 de maio. Pelo calendário de restituição, os pagamentos começam a ser feitos, em cinco lotes, começando também no próximo dia 31.
Quem não declarar o imposto até o fim do prazo fica sujeito ao recebimento de multa, cujo valor é de 1% ao mês, sobre o valor do imposto de renda devido, limitado a 20% do valor do imposto de renda. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74.
Até a última quinta-feira, a Receita Federal informou que já foram entregues 20.889.198 declarações do IRPF 2022, ano-calendário 2021. A expectativa é que 34.100.000 de declarações sejam enviadas até o final do prazo. Da Agência Brasil.
Aprovado em concurso público para oferecer segurança para a população, um sargento da Polícia Militar da Bahia, foi preso em flagrante sob suspeita de liderar uma quadrilha de assaltantes no oeste do estado. Entre outros crimes, a organização que seria comandada pelo PM, que não teve o nome divulgado, é acusada de roubar R$ 820 mil em joias e celulares.
O sargento é lotado na Polícia Rodoviária Estadual e, segundo as investigações, liderava quadrilha formada por familiares. O PM e mais dois irmãos possuíam mandados de prisão e foram detidos. Já o filho do militar, a esposa e uma namorada foram presos em flagrante com armas e munições.
Com os suspeitos foram apreendidos uma pistola, uma espingarda, carregador, munições de diversos calibres, joias, uma motocicleta modelo CB600, R$ 5,7 mil em espécie, 300 formulários de CRLV em branco, entre outros itens. Os seis acusados foram capturados nas cidades de Barreiras, Bom Jesus da Lapa e Santa Maria da Vitória, na sexta-feira (13), durante a operação “Ostentação”.
De acordo as investigações, o policial militar, com 25 anos de carreira, até então acima de qualquer suspeita, se aproximava dos estabelecimentos comerciais e iniciava uma relação de amizade com funcionários e proprietários. O objetivo era levantar os horários de funcionamento e de chegada dos materiais.
Depois desse levantamento, o grupo entrava em contato como um cliente normal e agendava para realizar a compra. O policial ficava do lado de fora, enquanto seus irmãos consumavam o assalto.
ROUBO DE DIAMANTES
No ano passado, no mês de março, o grupo roubou ouro, diamante e outras pedras preciosas, avaliadas em 60 mil reais, na cidade de Santa Maria da Vitória. Ainda em 2021, no mês de dezembro, o grupo roubou R$ 760 mil, em celulares, no município de São Félix do Coribe.
O titular da 26ª Coorpin, delegado Alexandre Haas Pinheiro Cunha, não descarta o envolvimento do grupo com outros crimes. “O trabalho continua e aproveito para agradecer o empenho de todas as unidades da Polícia Civil da região Oeste e da Corregedoria da PM”, concluiu. A operação para prisão dos suspeitos foi realizada por equipes da 26ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Santa Maria da Vitória, com apoio da Corregedoria da Polícia Militar.
Nesta semana, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou o podcast Todo Mundo Quer Saber, que tem o objetivo de esclarecer o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro. Com linguagem acessível e objetiva, os cinco episódios estão disponíveis no Spotify e no YouTube.
No programa de estreia, o professor de Direito Eleitoral Diogo Rais explica por que o prazo de regularização ou emissão do título de eleitor acaba a 150 dias da votação. Assista.
Nos demais episódios, o especialista fala sobre a inexistência do voto impresso no país, a contagem dos votos na urna eletrônica, a distribuição das vagas disputadas nas eleições proporcionais e a importância do voto consciente. Confira.
O concurso 2.481 da Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 35 milhões no sorteio marcado para as 20h deste sábado (14), em São Paulo.
As apostas podem ser feitas até as 19h, em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site da Caixa Econômica Federal. A fezinha simples, com seis dezenas, custa R$ 4,50. Já a aposta máxima, com 15 números, fica em R$ 22.522,50.
Dois homens que estavam com mandado de prisão em aberto pelo homicídio de um vizinho foram presos, nesta sexta-feira (13), na zona rural de Fátima, no interior da Bahia, pela Polícia Civil. Na operação, os policiais receberam o auxílio da Guarda Civil Municipal (GCM).
Cleriston Santos Brito, de 29 anos, foi morto com golpes de machado e foice no povoado São Paulo Velho, em janeiro passado. Ele teria agredido o parente de um dos suspeitos, o que motivou o crime.
Com o cumprimento da ordem judicial, os autores, de 24 e 34 anos, foram encaminhados à Delegacia Territorial de Cícero Dantas, onde permanecem à disposição da Justiça. Eles vão passar por exames de lesões corporais e devem ser encaminhados ao sistema prisional.
O público pode matar a saudade da Feijoada Cultural do Centro Educativo Fé e Alegria, que retorna ao formato presencial, neste sábado (14), a partir do meio-dia, na sede da instituição, no bairro Nossa Senhora da Vitória, em Ilhéus. O valor do prato ou da quentinha custa R$20. A renda será revertida em prol das crianças e adolescentes acompanhadas pela instituição.
Por causa da pandemia do novo coronavírus, na edição passada, a Feijoada Cultural foi realizada em formato de live com drive thru. Com o retorno das atividades presenciais, além do prato principal com o tempero tradicional que ganhou o coração público, a programação contará com apresentações dos educandos, palco aberto, karaokê e animação de Tia Ró.
O público poderá consumir no local, levar a quentinha ou solicitar entrega, cuja taxa fica sob consulta. As compras antecipadas podem ser feitas com pagamento pela Chave PIX CPF: 932.153.475-04 (Maria da Silva Neta) e comprovante enviado para o WhatsApp da coordenadora Josefa Soares, (73) 9 8184-8914.
As exportações baianas registraram US$ 1,5 bilhão em abril. O resultado é o maior da série histórica iniciada em 1998. O montante representa um avanço de 73,4% em relação ao valor apurado em abril de 2021, conforme dados analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).
As exportações baianas no mês passado refletiram de forma geral o impacto da invasão da Rússia na Ucrânia sobre os preços dos produtos exportados e que ainda estão pressionados e pelo descompasso entre oferta e demanda resultante da pandemia e intensificado com os lockdowns na China.
De acordo com a SEI, esse movimento, de altas expressivas – março também foi recorde para o mês na série histórica, é reflexo, principalmente, do efeito preço (crescimento médio de 43,5% em relação ao mesmo mês do ano passado), que foi intensificado pelo aumento das cotações internacionais das commodities, que representam algo como 85% da pauta de exportações do estado. O volume embarcado também cresceu 20,8% no mês passado.
MAIS DE 4 BILHÕES DE DÓLARES NO ACUMULADO DO ANO
No acumulado de janeiro a abril, as exportações baianas atingiram US$ 4,07 bilhões, resultado 54,7% superior ao mesmo período do ano passado. No acumulado, o quantum (37%) pesou mais no crescimento obtido, mas os preços também acusaram incremento de 13% em média.
No recorte por setor, houve crescimento em abril de 101,7% nas exportações da indústria de transformação, com destaque para os derivados de petróleo que cresceram 193,1%, embalados pelas altas cotações no mercado internacional. Também houve aumento de 14,2% na agropecuária. A indústria extrativa, embora com menor participação na pauta teve crescimento de 144,6% no mês.
A Ásia seguiu reforçando as compras da Bahia, liderando os destinos, com 37,3% de participação nas exportações em abril. A fatia da União Europeia ficou em 19,3%, enquanto que a América do Norte respondeu por 10,7%.
Éden Valadares, presidente do PT baiano, ironizou a tentativa do União Brasil, partido do pré-candidato ACM Neto, de impedir a participação do pré-candidato a governador da Bahia pelo PT, Jerônimo Rodrigues, e o seu vice, Geraldo Júnior, em eventos oficiais do Estado (clique aqui para entender). Éden diz que a ação do UB “não tem fundamento jurídico” e demonstra temor da oposição da chapa governista.
“Essa é mais uma prova de que o ex-prefeito de Salvador e seus aliados estão com medo do crescimento de Jerônimo, que vem sendo conhecido mais a cada dia, abraçado pela população e recebido apoio de lideranças políticas de todas as regiões, inclusive de prefeitos e vereadores de partidos que compõem a oposição”, disse Éden.
Éden lembra da participação de ACM Neto em eventos oficias em municípios do interior e em Salvador. “Nós nunca acionamos a justiça, pois trata-se de ação absolutamente legal. Sua reclamação na Justiça é um ato de desespero de quem sabe que a derrota se avizinha”.
O presidente do PT baiano afirmou que não há nenhum impeditivo legal para que os pré-candidatos participarem de inaugurações até três meses antes da eleição. Por outro lado, aponta Éden Valadares, ACM Neto cometeu irregularidades eleitorais e já sofreu duas derrotas na Justiça por antecipar propaganda eleitoral, uma por publicidade em outdoor e outra por pedido de voto antes do período autorizado pela Justiça.
O São João em Porto Seguro, no extremo-sul da Bahia, será no período de 11 de junho a 2 de julho, com várias atrações regionais, estaduais e nacionais. Os festejos juninos serão na sede, povoados e distritos. Na sede, os shows ocorrerão no Centro Histórico e na Passarela do Descobrimento.
De acordo com a Prefeitura de Porto Seguro, haverá arrasta-pé em Trancoso, Vale Verde, Caraíva e Arraial d’Ajuda. O São João do município da Costa do Descobrimento terá um pouco de tudo. Do forró pé de serra, universitário, sertanejo e sofrência.
Estão confirmados nomes como Elba Ramalho, Bruno & Marrone, Marcos e Belutti, Raí da banda Saia Rodada, Tierry, Tayrone, João Gomes, Amado Batista, Thiago Aquino, Edson Gomes, Netinho do Forró, Sinho Ferrary, Lordão, Kaio Oliveira, Cavaleiros do forró e Colher de Pau. O forró raiz também terá sua participação com Adelmário Coelho e Trio Virgulino, dentre outras atrações.
O União Brasil – partido do pré-candidato ACM Neto – protocolou, nesta sexta-feira (13), uma representação eleitoral contra os pré-candidatos a governador e a vice-governador, Jerônimo Rodrigues (PT) e Geraldo Júnior (MDB), respectivamente.
O partido aponta que a dupla vem participando rotineiramente de eventos do Estado, ao lado do governador Rui Costa (PT), como assinaturas de convênio e entregas de equipamentos adquiridos pelo poder estadual, o que, na visão dos oposicionistas, violaria os princípios da isonomia na disputa eleitoral.
O União Brasil pede que Jerônimo Rodrigues e Geraldo Júnior sejam multados e investigados sobre eventual ato de improbidade administrativa. Do Metro1.






















