GERALDO TOMA CAFÉ COM LULA, FALA DE POLÍTICA E PT E FAZ PEDIDO POR ITABUNA; SAIBA QUAL

BYD E ESTADO FARÃO MEGAEVENTO NO FAROL DA BARRA PARA ANUNCIAR FÁBRICA NA BAHIA

EMPREGO: ILHÉUS E JEQUIÉ TÊM 129 VAGAS EM ASSISTÊNCIA SOCIAL, LOGÍSTICA E INDÚSTRIA HOJE

ARTIGO | BATEM MAIS FORTES OS BRASILEIROS CORAÇÕES

GRAPIÚNA PERDE DE 3 A 0 E VÊ CLASSIFICAÇÃO PARA SEMIFINAL DA SÉRIE B DO BAIANO AMEAÇADA

PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE, OURO PRETO É O DESTINO PARA UMA VIAGEM AO BRASIL COLONIAL

LULA CHEGA A ILHÉUS PARA VISITA A OBRAS DA FIOL; LIDERANÇAS VÃO COBRAR NOVO AEROPORTO

MORRE SEPÚLVEDA PERTENCE, EX-MINISTRO DO STF

BAHIA LANÇA EDIÇÃO DO DIÁRIO OFICIAL COMEMORATIVA DO BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA

Tempo de leitura: < 1 minuto

O pré-candidato a governador ACM Neto (UB) cumpre agenda no sul do estado neste final de semana. Será a segunda visita dele à região em menos de um mês. No último dia 28, o ex-prefeito de Salvador esteve em Ilhéus. Dessa vez, a programação começará em Una, onde ele será recebido pelo prefeito Tiago Birschner (PP), nesta sexta-feira (13).

No sábado (14), Neto vai se reunir com empresários em Itabuna, antes de seguir para o lançamento da pré-candidatura do vereador Fabrício Pancadinha (Solidariedade) a deputado estadual, na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB). À tarde, às 14h30min, ele concederá entrevista coletiva no auditório da Associação Comercial de Itabuna (ACI).

O outro município sul-baiano no roteiro da viagem é Itajuípe, onde o ex-prefeito terá encontro político no Salão Paroquial da Igreja Sagrado Coração de Jesus, na noite de sábado.

A programação faz parte do projeto Pela Bahia. “Essa caminhada me estimula, cada vez mais, a compreender qual é o tamanho do sonho dos baianos. Me faz compreender a realidade que, muitas vezes, não é vista nem sentida por parte da população do nosso estado. E é a partir dessa escuta que vamos ser capazes de criar soluções para colocar a Bahia na liderança do país”, explica Neto.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Praia da Barrinha, paraíso no litoral norte de Ilhéus, enfrenta o avanço desenfreado de construções ilegais, algumas de alvenaria e com dois pavimentos. Os imóveis foram erguidos sobre a faixa de areia e próximos do manguezal.

Localizada ao lado do condomínio Joia do Atlântico, na altura do quilômetro 13 da rodovia Ilhéus-Itacaré, a praia é muito movimentada aos finais de semana. A fiscalização da área é responsabilidade da Prefeitura de Ilhéus.

Consultado pelo PIMENTA na tarde desta quinta-feira (12), o secretário de Meio Ambiente do município, José Victor Pessoa, informou que a Prefeitura já fez uma operação conjunta para tentar desocupar a área, mas as pessoas autuadas e notificadas recorreram à Justiça para permanecer na praia. A controvérsia aguarda decisão judicial.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Um carro capotou na curva em frente ao Opaba Praia Hotel, na zona sul de Ilhéus, na noite desta quarta-feira (11). Antes de ser removido por um guincho, o veículo ficou emborcado sobre a pista e parte da calçada. Ninguém se feriu.

Ouvido pela 69ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), o motorista Ueslei A.S. afirmou que o acidente foi provocado pelo motorista de outro carro, que bateu no fundo do veículo que ele dirigia, um Sandero preto, e fugiu do local.

Um cinegrafista amador fez imagens do carro capotado pouco depois do acidente. Confira.

Com informações do Blog do Gusmão.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O pré-candidato a governador da Bahia pelo PT, Jerônino Rodrigues, criticou, nesta quinta-feira (12), a ameaça do governo Bolsonaro de privatizar a Petrobras. Ontem (11), em seu primeiro pronunciamento à frente do Ministério de Minas e Energia, o ministro Adolfo Sachsida revelou pedido de estudos para a privatização da petroleira.

“Nunca a gasolina esteve tão cara. Ninguém aguenta mais. Incapaz de conter a alta dos preços dos combustíveis, o presidente agora quer transferir essa responsabilidade para a iniciativa privada”, escreveu Jerônimo em uma rede social.

O petista lembrou que o governo Bolsonaro privatizou a refinaria Landulpho Alves, na Bahia. “O povo não pode pagar mais essa conta. Não à privatização da Petrobras. Não ao aumento abusivo dos combustíveis”.

Aliado do ex-presidente Lula (PT), Jerônimo afirmou que a população brasileira quer um presidente com coragem de enfrentar os problemas do país. “E não alguém que coloque nosso patrimônio à venda”, concluiu.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou, nesta quarta-feira (11), projetos de lei que reajustam em 4% os salários dos servidores do Tribunal de Contas do Estado (TCE), do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA).

Todas as proposições foram à votação após acordo das bancadas da maioria e minoria, com dispensa de formalidades. Apenas o projeto do MP-BA recebeu emendas.

O presidente da Alba, Adolfo Menezes (PSD), disse que o parlamento estadual agilizou a aprovação das propostas. “A Assembleia Legislativa, mais uma vez, cumpre o seu papel constitucional de apreciar e votar com celeridade as proposições que chegam à Casa”.

O reajuste é retroativo a janeiro último e beneficia servidores em cargos efetivos, cargos em comissão, funções gratificadas, proventos e pensões.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Câmara de Vereadores de Ilhéus aprovou, nesta quarta-feira (11), a nova reforma administrativa proposta pelo prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD). A mudança retira a política municipal de agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação e cria a Secretaria Especial de Agricultura. Também implanta o Setor de Intensificação e Apoio a Doações de Órgãos e Tecidos para Transplantes (SIADOTT), vinculado à Secretaria de Saúde.

O vereador Nino Valverde (Podemos) licencia-se do cargo e assume a Secretaria Especial de Agricultura. Segundo o Blog Agravo, a pasta de Desenvolvimento Econômico será entregue ao também vereador Ederjúnior dos Anjos (UB). Na Câmara, Nino e Eder serão substituídos pelos primeiros suplentes dos seus partidos, Sérgio do Amparo e Nery Santana, respectivamente.

A desidratação da pasta de Desenvolvimento é feita após a saída de Soane Galvão (PSB). Pré-candidata a deputada estadual, a primeira-dama deixou o comando da secretaria no início de abril. Um dos últimos atos de Soane no cargo foi o lançamento do Mais Cacau. Voltado para o fortalecimento da agricultura familiar, agora, o programa será tocado pelo secretário especial de Agricultura.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Responsável técnico da CVR Costa do Cacau, o engenheiro Miguel Alexandre Araújo Pereira participa de live da UniFTC, nesta sexta-feira (13), às 19h, para falar de Tecnologia para a implementação e gerenciamento de aterros sanitários.

A palestra virtual faz parte da Jornada de Engenharia e Arquitetura Controle Tecnológico no Gerenciamento de Projetos, promovido pela UniFTC. O evento tem como público alvo professores e alunos dos cursos de Engenharia e Arquitetura das unidades da UniFTC em Itabuna, Vitória da Conquista, Jequié, Feira de Santana e Salvador, na Bahia, e Petrolina, Pernambuco.

A CVR Costa do Cacau, localizada às margens da Rodovia Jorge Amado (Ilhéus-Itabuna) é a única empresa do sul da Bahia credenciada pelo Inema e Ibama para receber e armazenar resíduos sólidos de classe IIA (não inertes) e classe IIB (inertes – RCC).

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com certificação Project Management Professional (PMP)®️ do PMI®️, Miguel Alexandre é gerente de Projetos e engenheiro civil no setor de PD&I e expansão da Marca Ambiental, além de responsável técnico da CVR Costa do Cacau.

Miguel Alexandre atua na gestão de projetos de expansão e novos negócios no segmento de gerenciamento de resíduos e efluentes em âmbito nacional. O profissional possui experiência com seleção de áreas, licenciamento, implantação e gerenciamento de aterros sanitários.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Um homem identificado como Andersom Silva Pereira, o Alemão, de 33 anos, que fazia linha de transporte alternativo entre os municípios de Ubatã e Ibirapitanga, foi morto a tiros na noite desta quarta-feira (11), no Churrascão, em Ubatã. Alemão estava lanchando com amigos quando foi surpreendido por dois homens armados numa motocicleta, informa o Ubatã Notícias.

Um dos homens atirou várias vezes contra o motorista. O Samu 192 foi acionado, esteve no local e confirmou o óbito. A Polícia Militar realizou diligências, mas até o momento ninguém foi preso. Conforme informações da Polícia Civil, Alemão tinha passagem por furto e tentativa de homicídio.

Tempo de leitura: < 1 minuto

No seu primeiro pronunciamento como ministro de Minas e Energia, nesta quarta-feira (11), Adolfo Sachsida disse que recebeu aval do presidente Jair Bolsonaro (PL) para encaminhar a privatização da Petrobras e da estatal responsável pelo pré-sal, a Pré-Sal Petróleo.

“Ainda como parte do primeiro ato como ministro, solicito também o início dos estudos tendentes à proposição das alterações legislativas necessárias à desestatização da Petrobras”, declarou Adolfo. Ele acrescentou que a proposta de venda da petroleira será submetida à equipe econômica do governo, liderada pelo ministro Paulo Guedes.

Na mesma fala, o ministro defendeu o processo de privatização da Eletrobras, que está em curso, mas enfrenta resistência de diversos setores da sociedade. Segundo Adolfo, vender a Eletrobras é uma forma de atrair mais capital estrangeiro para o Brasil.

Acumulada por 16 vezes consecutiva, Mega-Sena deverá pagar R$ 200 milhões hoje
Tempo de leitura: < 1 minuto

O concurso 2.480 da Mega-Sena, realizado nesta quarta-feira (11) à noite no Espaço Loterias da Caixa em São Paulo, não teve acertadores das seis dezenas. Os números sorteados foram 04 – 06 – 09 – 31 – 50 – 56.

O próximo concurso (2.481), no sábado (14), deve pagar um prêmio de R$ 35 milhões. A quina teve 74 ganhadores e cada um vai receber R$ 46.356,22. Os 4.757 acertadores da quadra receberão o prêmio individual de R$ 1.030,16.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site da Caixa Econômica Federal. A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 4,50. O sorteio é realizado às 20h, no Espaço Loterias Caixa, no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo.

Tempo de leitura: 2 minutos

Nesta quinta-feira (12), o SineBahia oferta total de 31 vagas de emprego na unidade de Ilhéus, no sul da Bahia. As oportunidades são para os mais variados níveis de escolaridade. O SineBahia funciona no SAC, em frente à Praça Cairu, Centro.

Para os interessados, necessário se apresentar no SineBahia com os documentos exigidos, dentre eles carteiras de Identidade (RG) e de Trabalho, CPF e comprovantes de vacinação, escolaridade e residência. Clique em Leia Mais, abaixo, e veja todas as vagas disponíveis.

Leia Mais

Tempo de leitura: 2 minutos

Itabuna tem notificados 1.469 casos de arboviroses, sendo 860 confirmados de dengue, 100 de chikungunya e nove de zika vírus. Para reduzir o número de casos das três doenças, o município iniciou, na manhã desta quarta-feira (11), pelos bairros Novo Horizonte, Santo Antônio e Pontalzinho,  um mutirão de Combate ao Mosquito Aedes aegypti. Os três bairros apresentam maior incidência de casos de arboviroses.

No bairro Novo Horizonte, por exemplo, registra percentual de 13,8% de infestação predial. “Outros bairros de Itabuna também apresentam altos índices, mas esta localidade tem o agravante dos moradores guardarem água em muitos reservatórios pequenos”, explica a coordenadora de Divisão de Combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Lucimar Santos Ribeiro.

A Prefeitura de Itabuna informa que, para reduzir o índice de infestação predial, as equipes das secretarias municipais de Saúde – agentes de combate às endemias, vigilância em saúde. – e da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo – Departamento de Limpeza Pública – estão trabalhando simultaneamente nas comunidades de maior incidência de focos do mosquito e de casos de arboviroses, com ações de prevenção e de combate ao Aedes Aegypti. O mutirão terá continuidade nestas localidades até a sexta-feira (13).

A META É VISITAR 100% DOS IMÓVEIS

Lucimar Ribeiro afirma que a meta é visitar 100% dos imóveis. ” É importante lembrar que desde o final do ano passado já vínhamos realizando este trabalho preventivo e de conscientização. Agora, estamos reforçando, inclusive com a Campanha Bota-Fora, que consiste no incentivo ao descarte correto de materiais inservíveis de quintais e de terrenos baldios, que podem servir de criadouro das larvas do mosquito”, informa a coordenadora de Endemias.

Morador há oito anos da Rua Senhor dos Passos, no Novo Horizonte, Everaldo de Oliveira Santos, conta que sempre fez a sua parte, deixando todos os ambientes da casa limpos e sem focos de larvas do Aedes Aegypti. “Mas, infelizmente, não sei se os vizinhos fazem o mesmo. Por isso, é importante esse trabalho que a Prefeitura de Itabuna está fazendo”.

O diretor de Limpeza Pública, Lázaro Pellegrini, afirma que, além de Novo Horizonte, Santo Antônio e Pontalzinho, os serviços de limpeza e remoção estão sendo intensificados em outras localidades, a exemplo dos viadutos Paulo Souto e Fernando Gomes, contorno da Avenida Itajuípe com a BR-101 e na saída de Itabuna sentido Ilhéus.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Juazeirense se despediu, na noite desta quarta-feira (11), da Copa do Brasil. Jogando no estádio do Café, em Londrina (PR), pelo jogo de volta da terceira fase da competição nacional, o time do interior da Bahia derrotado por 2 a 1 pelo Palmeiras. Com o resultado, o Verdão está nas quartas de final da competição.

O Palmeiras passou de fase porque também venceu o jogo de ida, em São Paulo, pelo placar de 2 a 1. Com a eliminação, a Juazeirense deixa de faturar R$ 3 milhões. Agora, o time baiano vai concentrar os seus esforços na Série D do Campeonato Brasileiro. Com oito pontos, a Juazeirense ocupa a segunda colocação do Grupo A-4, que tem o Asa, de Alagoas, na liderança, com 9 pontos.

No próximo domingo (15), a Juazeirense faz o clássico baiano pela 5ª rodada da série D, contra o Atlético. O time de Alagoinhas é o lanterna da competição, com apenas um ponto e quatro jogos. A partida está marcada para as 16h, no Estádio Adauto Moraes. A equipe de Juazeiro está invicta no Brasileiro da Série D, com dois empates e duas vitórias.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Justiça determinou a suspensão imediata de todos os processos seletivos simplificados para contratação temporária no Município de Poções, em especial aqueles regidos pelos editais 01/2022, 02/2022 e 03/2022. A suspensão atende a pedido do Ministério Público Estadual (MP-BA).

A Prefeitura também deverá dar ampla divulgação a essa suspensão dos processos seletivos em redes sociais e sites.

Na decisão, o juiz Ricardo Frederico Campos determinou também que a administração municipal forneça, no prazo de 15 dias, a relação de servidores efetivos, contratados e terceirizados do município, relacionando os nomes, cargos, vencimentos, lotações, datas de admissão e prorrogação.

O Município deve ainda comprovar a suspensão da ata de registro de preço 017/2021 em relação aos serviços de apoio administrativo I, II e III, digitação, recepção, serviços de cadastro imobiliário e serviços de apoio à fiscalização de obras.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Andreyver Lima, um dos novos nomes do jornalismo sul-baiano, lançou o ebook (livro) A Cultura Digital para uma Campanha Eleitoral Vitoriosa, com foco na transformação digital em campanhas eleitorais. De acordo com o jornalista, a velocidade da comunicação influenciou o ritmo de se fazer campanha e a agenda dos atos políticos.

“Tudo isso tem impacto na maneira de relacionamento com as bases e com os futuros eleitores. Daí a necessidade de entender a cultura digital. Essa nova habilidade muito específica, pode ser vista também como uma competência geral a ser desenvolvida. Isso porque para o desenvolvimento de cada uma delas é necessário a utilização dos meios, numa atuação conjunta de conhecimentos, habilidades e atitudes”, conclui.

O autor é especialista em marketing e possui experiência em comunicação política, atuando em assessoria de imprensa, produção de conteúdo e consultoria. Andreyver estudou Comunicação Social (Uesc), Ciências Políticas (Uniasselvi), Comunicação na Era Digital (FGV) e Política Cidadã: opinião pública, eleições, grupos de interesse e a mídia (Harvard).

O ebook está disponível com exclusividade na Amazon e na loja do blog Seja Ilimitado.