COM PORTO SUL E FIOL, ITABUNA, ILHÉUS E JEQUIÉ OFERTAM 240 VAGAS DE EMPREGO E ESTÁGIO HOJE

APOSTAS DA BAHIA FATURAM R$ 105 MIL NA MEGA-SENA; PRÊMIO PRINCIPAL ACUMULA EM R$ 43 MILHÕES

BAMIN CONFIRMA PARA SEGUNDA-FEIRA INÍCIO DE OBRAS DA FERROVIA OESTE-LESTE NO SUL DA BAHIA

MULHER É ASSASSINADA NO BAIRRO SÃO ROQUE, EM ITABUNA; EX-MARIDO É SUSPEITO DO CRIME

PROFISSIONAIS DA SAÚDE COBRAM PAGAMENTO DO PISO DA ENFERMAGEM; STF É CRITICADO

JAU FAZ POCKET SHOW “SECRETO” NO ANIVERSÁRIO DE ILHÉUS; PREFEITURA EXPLICA RESTRIÇÃO

TARCÍSIO DO ACORDEON, DILSINHO E THIAGO AQUINO ABREM O SÃO PEDRO DE ITABUNA HOJE

ITACARÉ PREMIA OPERADORAS E AGENTES DO TURISMO EM NOITE DE FESTA

MEGA-SENA SORTEIA HOJE PRÊMIO ACUMULADO DE R$ 37 MILHÕES

Tempo de leitura: 2 minutos

No Brasil, cerca de 1,5 milhão de pessoas trabalham com transporte de passageiros e entrega de mercadorias, segundo dados divulgados nesta terça-feira (10) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A maioria (61,2%) é de motoristas de aplicativo ou taxistas, 20,9% fazem entrega de mercadorias em motocicletas e 14,4% são mototaxistas.

Esses trabalhadores estão inseridos na chamada gig economy, termo que caracteriza relações laborais entre funcionários e empresas que contratam mão de obra para realizar serviços esporádicos e sem vínculo empregatício, principalmente por meio de aplicativos. Os trabalhadores atuam como autônomos.

De acordo com dados de 2021, existem no país 945 mil motoristas de aplicativo e taxistas, 322 mil motociclistas que fazem entregas, 222 mil mototaxistas e 55 mil trabalhadores que usam outro meio de transporte para entregar produtos.

O estudo mostra que a maioria desses trabalhadores é homem, preto ou pardo,  e tem menos de 50 anos. O maior número de motociclistas que entregam mercadorias, de motorista de aplicativos e de taxistas concentra-se na Região Sudeste. As regiões Norte e Nordeste têm o maior número de mototaxistas no país.

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) está com inscrições abertas para cursos técnicos gratuitos da modalidade subsequente ao ensino médio, no campus de Valença, no baixo sul da Bahia. São 60 vagas disponíveis para os cursos de Agropecuária (30 vagas) e em Meio Ambiente (30 vagas), ambos em regime presencial.

O processo seletivo é gratuito e tem como critério para o preenchimento de vagas a ordem de inscrição. Para concorrer às vagas, os interessados devem preencher o formulário de manifestação de interesse, disponível na página da seleção. Além disso, é preciso enviar a documentação comprobatória exigida no Edital. A inscrição pode ser feita até o dia 19 de junho. 

Os candidatos que não têm acesso à internet poderão comparecer, durante o período de inscrição, ao campus Valença, para a candidatura de modo presencial nas seguintes horários: às quartas-feiras, de 13 às 17h; quintas-feiras, de 8 às 11h e de 14 às 17h. A unidade está localizada na Rua Glicério Tavares, no bairro Bate Quente. Acesse aqui edital.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Equipes da 70ª Companhia Independente da Polícia Militar apreenderam, na localidade conhecida como Vila Nazaré, em Ilhéus, no sul da Bahia, uma submetralhadora, um revólver calibre 32 e uma pistola. Os policiais também prenderam, em flagrante, uma mulher de 20 anos, suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas.

Os policiais militares chegaram ao local depois de receber informações de que um grupo armado estava reunido numa área de matagal. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), os PMs foram recebidos a tiros por sete suspeitos. “Os suspeitos estavam separando drogas. Foram encontrados itens de uso pessoal e de utilização no tráfico”, detalhou o comandante da unidade, major Álvaro Vieira.

Mesmo com o cerco, cinco dos suspeitos conseguiram escapar, mas deixaram para atrás a jovem. A mulher foi encontrada ferida e foi socorrida pelos PMs para o Hospital Regional Costa do Cacau. Com ela, além do armamento, foram encontrados um caderno de contabilidade do tráfico e certa quantidade de drogas, segundo informou a polícia. A suspeita recebeu cuidados médicos e em seguida foi conduzida para a Delegacia Territorial (DT) de Ilhéus.

“A mulher foi autuada pelos crimes de trafico de drogas e porte ilegal de arma de fogo”, informou o delegado titular da DT, Felipe de Matos.

Tempo de leitura: 2 minutos

O Ministério Público da Bahia recomendou que o prefeito de Bom Jesus da Lapa, Fábio Nunes, adote as medidas necessárias para suspender a execução das Leis 655 e 656 de 2020. Elas autorizam aumento de 40% os salários do prefeito, do vice-prefeito, dos secretários municipais, dos vereadores e do procurador do Município.

O prefeito e o presidente da Câmara de Vereadores, Eduardo Magalhães Rêgo, foram notificados. Eles têm sete dias, a contar de segunda-feira (9), para suspender o aumento e revogar as Leis, que preveem ainda a revisão periódica anual dos subsídios, nos mesmos percentuais, de 42,6% para o prefeito e o vice e de 43,49% para os secretários, os vereadores e o procurador do Município.

De acordo com a promotora de Justiça Amanda Buarque Bernardo, quando as Leis foram publicadas, em dezembro de 2020, o salário do prefeito passou de R$ 16.128,00 para R$ 23 mil; o do vice, de R$ 8.064,00 para R$ 11.500,00; e o dos vereadores, secretários municipais e procurador do Município de R$ 6.272,00 para R$ 9 mil.

A recomendação levou em consideração que o Tribunal de Contas do Estado da Bahia estabeleceu que a revisão geral anual relativamente aos subsídios dos vereadores, prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais, observará o disposto na Constituição Federal, ocorrendo sempre na mesma data e sem distinção de índices dos que vierem a ser concedidos aos servidores públicos municipais, respeitados os limites referidos.

A promotora de Justiça considerou ainda que os aumentos, da forma que foram estabelecidos, desrespeitam a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), sendo, portanto “nula de pleno direito”. A promotora Amanda Buarque Bernardo considerou ainda que não foi concedido aumento aos demais servidores públicos municipais de Bom Jesus da Lapa, “na mesma época e proporção do que foi estabelecido para o prefeito, o vice-prefeito, os vereadores, os secretários e o procurador do Município”.MIN

Tempo de leitura: < 1 minuto

As primeiras horas desta terça-feira (10) foram de aflição para a família do jovem Paulo Henrique de Jesus Santos. Desde a noite de ontem, o estudante de Direito da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) não mantinha contato com familiares e amigos nem atendia as ligações para o seu celular, algo que não costuma fazer. Hoje, correu a notícia do seu desaparecimento.

Sabia-se apenas que, no início da manhã de segunda-feira (9), Paulo deixou a casa que divide com amigos em Itabuna, com destino à Uesc. Por volta das 21h, avisou que estava com um amigo, mas não foi visto na Universidade à noite.

Paulo é de Gandu e mudou-se para Itabuna neste ano, para iniciar a graduação na Uesc. Ao PIMENTA, um amigo do estudante disse que ele é pacato e não gosta de festas, características que tornavam remota a hipótese de que ele tivesse caído numa farra e esquecido do mundo.

Na tarde de hoje, após horas de buscas, Paulo Henrique foi localizado no Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus. Seu amigo, que falou ao site sob a condição de ter a identidade mantida em sigilo, não soube informar o que aconteceu exatamente. Ele conta que o estudante passou mal e foi levado para a unidade médica, onde continua internado. Não há informações sobre o estado de saúde dele.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O gabinete itinerante do vereador Vinícius Alcântara (Cidadania) iniciou, na última sexta-feira (6), o projeto Café na Praça, que tem o objetivo de ouvir a população de Ilhéus sobre suas principais necessidades. A primeira experiência da iniciativa se deu na praça São João Batista, no bairro do Pontal.

No espaço, o vereador convidou a população para um bate-papo descontraído, degustando café e ouvindo música. Permaneceu o dia todo na praça visitada e, com o auxílio da própria equipe e de voluntários, fez intervenções de melhoria no mobiliário público.

“Somente a força da sociedade civil organizada é capaz de suprir a ausência de atitude do poder público”, declarou Vinícius, que pretende se candidatar a deputado federal neste ano, conforme antecipou o PIMENTA (relembre aqui).

O Café na Praça terá periodicidade semanal. O próximo será nesta sexta-feira (13), às 12h, na Praça Ruy Barbosa, conhecida como Praça dos Namorados, na Avenida Soares Lopes.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Ilhéus entregou, nesta terça-feira (10), a obra de requalificação da unidade de atenção básica à saúde do bairro Nelson Costa. Segundo o governo, a estrutura ampliada e reformada. Durante a reforma, a Estratégia de Saúde da Família do Nelson Costa funcionou em espaço cedido pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), no Hernani Sá, bairro vizinho.

O secretário de Saúde do município, André Cezário, afirma que, além do investimento nos equipamentos públicos, a gestão do prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD), aumentou o número de profissionais a serviço do Sistema Único de Saúde (SUS), promoveu capacitação profissional e reajustou os salários dos trabalhadores.

Além do secretário, participaram do ato os vereadores Kaique Souza (Podemos), Baiano do Amendoim (PSDB), Paulo Carqueija (PSD) e Ederjúnior (UB) e a primeira-dama Soane Galvão (PSB), pré-candidata a deputada estadual.

Tempo de leitura: 3 minutos

A musicista Cacila Lourenço Silva conseguiu traduzir em palavras o que sentia ao ver o espaço onde morou sendo transformado em local para recuperar e preservar a memória grapiúna. “É muita emoção ver o local que foi meu lar por 25 anos transformado em um centro cultural. É mais que um sonho, é o sonho sendo concretizado”, disse ela durante a inauguração do Centro Cultural Teosópolis que leva o seu nome. “São sonhos que Hélio (Lourenço), meu marido, não pôde realizar e estão sendo concretizados agora com a sabedoria de pastor Geraldo”, afirmou.

O Centro foi inaugurado na última sexta-feira (6) e será mantido pela Associação de Beneficência e Cultura Teosópolis (ABCT) em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e Prefeitura de Itabuna, por meio da secretaria de Educação e da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FIIC). Um vídeo foi exibido mostrando o novo Centro.

“Aqui, estou em casa. Como cidadão, sei da importância de um museu”, disse o reitor da Uesc, Alessandro Fernandes. “Estive no Louvre com minha filha e vi a importância que os franceses dão aos bens culturais. Poucas vezes me senti tão emocionado e tão acolhido como estou aqui. O apelo cultural é algo mais, e é importante estar acompanhado de um valor espiritual. A universidade tem que servir à sociedade e estar próximo às comunidades”, emendou.

Centro Cultural Teosópolis abrigará parte da história de Itabuna

MUSEUS

Janete Ruiz Macedo, professora da Uesc e coordenadora do projeto, contou como funcionará o equipamento, com exposições temáticas temporárias e a exposição permanente, além de abrigar o Centro de Memória Teosópolis, fundado em 2013, e a Escola de Música Sacra de Itabuna (Emusita), com 34 anos de existência

A educadora disse que a universidade realizou uma pesquisa sobre museus onde a única pergunta era se a pessoa conhecia um museu. “Poucos conheciam”, informou. Ela relatou que o foco é desenvolver entre os jovens e a população hábitos culturais.

“Quando uma pessoa for viajar não vai procurar só o shopping, mas também museus, conhecer a história. Nos associamos ao Instituto Brasileiro de Museus, que realiza um encontro nacional em maio. Queremos oferecer o melhor à população grapiúna” garantiu. Para Dayse Góes, coordenadora da Emusita, o espaço é a realização de um sonho, e nele se poderá trazer pessoas para conhecer e ensinar arte. “São 34 anos servindo a comunidade”, observou.

Coordenador da Associação de Beneficência e Cultura Teosópolis (ABCT), o professor Aurélio Farias de Macedo disse que o objetivo é oferecer “um alto nível de equipamento cultural para a cidade”. “O papel da igreja com a sociedade é cuidar da fé e promover ações que levem a completude das ações humanas. “O amor de Jesus tem que ser concreto na sociedade. A fé sem prática não funciona. A responsabilidade com a sociedade inclui a cultura”, reforçou Aurélio Macedo.

Na opinião de Júnior Brandão, que representou a Prefeitura de Itabuna, conhecer um museu “é uma experiência significante”. Disse do apreço do prefeito e da secretaria e educação pelo projeto. “Eu estou emocionado em fazer parte como representante da FIIC nessa parceria”, disse Virgílio Sena, da Fundação Itabunense.

Geraldo Meireles, pastor presidente da Teosópolis e um dos idealizadores do equipamento, agradeceu aos parceiros externos do projeto, aos funcionários e ao engenheiro Ciro Ruiz Macedo, que desenvolveu o projeto do centro conservando suas caraterísticas. “Que o Deus da vida, da história abençoe a todos e a esse equipamento”.

O CENTRO CULTURAL

O Centro Cultural Teosópolis fica na Praça dos Eucaliptos, no bairro da Conceição, em Itabuna. Abriga o Centro de Memória Teosópolis, fundado em 2013, e a Escola de Música Sacra de Itabuna (Emusita), com 34 anos de existência. O espaço busca recuperar a história por meio de exposições temporárias e pela exposição permanente sobre a história dos Batistas na região e a vida e obra do pastor Hélio Lourenço da Silva.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta terça (10), o programa Universidade Para Todos divulgou a lista de 15 mil selecionados para a edição deste ano. Os estudantes vão participar de curso preparatório para ingresso no ensino superior.

A iniciativa da Secretaria Estadual de Educação (SEC) envolve as quatro universidades estaduais (Uneb, Uefs, Uesc e Uesb) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Clique aqui para acessar a lista no Portal da Educação.

Gratuitas, as vagas foram destinadas aos estudantes regularmente matriculados no 3º ano do Ensino Médio Regular nas redes estadual ou municipais, além de egressos do ensino público.

O programa também beneficia alunos que concluíram os estudos através do Tempo de Aprender II, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) até 2008 (concluído); e do exame supletivo ou Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito de Una, Tiago Birschner, Tiago de Dejair (PP), decidiu apoiar ACM Neto (União Brasil) ao governo da Bahia. Nesta terça-feira (10), ele participou de encontro com o pré-candidato, em Salvador. Até o mês passado, ele não havia definido se marcharia com Neto ou com Jerônimo Rodrigues (PT).

Ao anunciar o apoio, Tiago disse que seguia decisão do seu partido, o PP. “Eu não poderia ficar em lado oposto ao meu partido e vou lutar juntamente com meu grupo, para que a cidade de Una seja a principal beneficiada diante dessa nova perspectiva. Lutarei ainda para que tenhamos uma esmagadora vitória no pleito de outubro”, disse ele.

O encontro em Salvador teve, ainda, a presença dos deputados Mário Negromonte Júnior (federal) e Eduardo Salles (estadual), ambos do PP, além do secretário-geral do partido na Bahia, Jabes Ribeiro.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Brasiliense radicado em Itabuna, Maurício Campos Júnior, o Junoca, decidiu contar a história de amor que vive ao lado de Allana Magalhães no livro autobiográfico Junoca, o cadeirante fora da cadeira. O lançamento da obra será nesta quinta-feira (12), às 18h, na Praça de Alimentação do Shopping Jequitibá, em Itabuna. O cantor Cristiano Tavares fará participação especial no evento.

Junoca nasceu com paralisia cerebral, o que lhe impõe limitações motoras severas. Locomove-se numa cadeira de rodas e fala com dificuldade. Para se comunicar melhor, recorre à escrita com os pés. É assim que usa as redes sociais, onde dá dicas aos seguidores sobre como se relacionar com pessoas portadoras de deficiências. Batizou o quadro de Fica a Dica do Junoca.

Foi na internet que Maurício e Allana se conheceram. Após dias de conversa, marcaram o primeiro encontro em Brasília, onde moravam à época. Logo entabularam um namoro.

O romance floresceu em meio à resistência das famílias de ambos, o que os motivou a deixar a capital do país para morar em Itabuna. Após três anos de relacionamento, se casaram. Os detalhes e o desenrolar dessa história estão no livro de Junoca, que, mesmo antes do lançamento, já tem cerca de 900 exemplares vendidos.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O governador Rui Costa (PT) assinou total de 128 convênios com 110 prefeitos, na tarde desta segunda-feira (9), no auditório da Secretaria e Relações Institucionais (Serin). O ato contou com a presença de gestores estaduais e parlamentares, dentre eles o líder do Governo na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT).

Os convênios são para construção e reforma de escolas, postos de saúde, além de equipamentos e obras de urbanização, como arenas e centros esportivos, estádios de futebol. “Mesmo com a ausência de recursos federais para o estado, o Governo continua entregando equipamentos e autorizando a execução de obras. Graças ao trabalho do governador Rui Costa e sua equipe, a Bahia é o estado que mais investe na área Social e ocupa o segundo lugar em investimento no segmento empresarial”, afirma Rosemberg Pinto.

Rui Costa, em seu discurso, reafirmou o compromisso com o equilíbrio fiscal e assumiu, publicamente, que vai pagar todos os convênios ainda no seu mandato. O chefe do Executivo pediu celeridade aos prefeitos na execução das obras e cumprimento do prazo de envio de novas demandas que, de acordo com a legislação eleitoral, é 1° de julho deste ano.

“Uma demonstração de que há recursos para esses e novos investimentos”, avalia o deputado Rosemberg Pinto, que foi convidado a participar de quatro assinaturas, que tiveram envolvimento direto do seu mandato: da construção do Posto de Saúde da Família, de Santa Inês, que receberá um investimento de R$ 924.390,66; da construção do Núcleo de Canoagem, em Maraú (R$ 1.298.734,25); da construção de areninha society, em Taperoá (R$ 897.993,67); e da reforma do estádio de Itororó (R$ 921.597,27).

Tempo de leitura: 2 minutos

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Adolfo Menezes (PSD), é de estilo comedido, mas, nesta segunda-feira (9), subiu o tom ao criticar a nova carga de ataques do presidente Jair Bolsonaro (PL) à credibilidade do sistema eleitoral brasileiro. Segundo Adolfo, o comportamento do chefe do Executivo é vexatório para todo o país.

Na avaliação do parlamentar baiano, as suspeitas contra o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) são infundadas e servem apenas à estratégia do governo Bolsonaro de desacreditar as instituições do país, prevendo grandes chances de derrota na tentativa de reeleição do presidente da República.

– É vergonhosa a situação do nosso país. O presidente da República busca desvalorizar o TSE e levar ao descrédito todo o processo eleitoral brasileiro, conhecido pela lisura do seu pleito, eficiência e segurança das urnas eletrônicas. Acredito na força das instituições, que saberão impedir tantos descalabros do chefe da nação – disse o presidente da Alba, no auditório da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), em Salvador, onde participou de solenidade ao lado do governador Rui Costa (PT), deputados, prefeitos e vereadores baianos.

“MAIOR GOVERNADOR DA HISTÓRIA DA BAHIA”

Na solenidade, Rui Costa assinou 128 convênios com 110 prefeituras baianas, assegurando a construção ou reforma de unidades de saúde, educação e esporte. Segundo o governador, o investimento previsto é de R$ 170 milhões.

Ainda afastado do comedimento habitual, Adolfo Menezes rasgou elogios ao aliado petista, a quem atribuiu o título de “maior governador da história da Bahia”.

“O êxito desse projeto que governa a Bahia há 15 anos mudou a vida dos baianos. Toda semana, dezenas de municípios são favorecidos com obras que melhoram a vida de nossa gente. Nenhum governador na história da Bahia entregou tantas obras. Como o governo federal não faz nada pela Bahia, Rui tem que fazer ainda mais. E a Assembleia Legislativa, na esteira dessa correria, segue firme fazendo o seu papel de apreciar e aprovar os projetos”, concluiu.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA), Campus Ilhéus, abriu processo seletivo simplificado para preencher 84 vagas remanescentes nos cursos técnicos de Edificações, Informática e Segurança do Trabalho, nas modalidades integrada e subsequente ao Ensino Médio.

As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas no site da instituição, no período de 11 a 17 de maio. Ao se inscrever, é necessário apresentar o próprio CPF, sendo vedada a utilização do responsável legal.

A seleção será baseada na análise de histórico escolar ou, para quem não obtiver o histórico escolar no prazo, documentos alternativos listados no edital. No ato de inscrição, os documentos deverão ser apresentados em arquivo digital.

No caso do estudante inscrito no processo seletivo com a nota do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) ou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), será necessário anexar documento com assinatura e carimbo ou certificação digital. As notas a serem digitadas no sistema devem ser exatamente as mesmas do documento escolar, sem necessidade de conversão pela “Tabela de equivalência de notas e conceitos” do Edital.

Acesse os editais das modalidades integrada e subsequente.

Rui Costa anuncia mais de R$ 13 milhões em prêmio para policiais || Foto GovBA
Tempo de leitura: < 1 minuto

Por meio do Twitter, o governador Rui Costa divulgou a realização de novo concurso público para a contratação de, pelo menos, 2 mil policiais militares. O anúncio ocorreu momentos depois de o gestor estadual participar de formatura de 917 novos soldados da PM, ontem (9).

– Autorizamos hoje a realização de um novo #concurso público para 2 mil vagas para Polícia Militar da Bahia. Prometi e cumpri que quando esta turma se formasse, abriríamos este novo concurso. E assim queremos que, no próximo ano, os aprovados já possam iniciar o curso de formação – escreveu o gestor no Twitter.

Ainda segundo Rui, informações e detalhamento das vagas serão divulgadas, em breve, pela Secretaria de Administração. “São muitos recursos destinados à infraestrutura, na aquisição de equipamentos e novas viaturas e na qualificação destes profissionais”, destacou.