Dois policiais militares foram mortos na Rua Vereador Zezeu Ribeiro, no bairro da Fazenda Grande I, em Salvador, enquanto voltavam do velório do soldado Alexandre Menezes, na noite de domingo (8). A dupla estava à paisana.
As vítimas são Vitor Vieira Ferreira Cruz e Sanderson Lopes Ferreira. Moradores da região chamaram a Polícia Militar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que prestou atendimento e socorreu os dois PMs para o Hospital Municipal de Salvador. Eles não resistiram aos ferimentos.
A PM não detalhou se os dois militares estavam a pé ou de carro. Também não há detalhes sobre as circunstâncias do crime, se houve troca de tiros, tentativa de assalto ou se os policiais foram executados.
Na manhã desta segunda-feira (9), o policiamento está reforçado na região da Fazenda Grande I, Cajazeiras e Águas Claras. O comércio funciona normalmente, assim como o transporte público.
O soldado morreu após trocar tiros contra homens armados na Rua Ulisses Guimarães, no bairro de Águas Claras, no final da noite de sábado (7). Ele estava junto com a equipe fazendo rondas na região, quando foram surpreendidos por homens que atiraram na direção da viatura.
De acordo com a PM, ele chegou a ser socorrido para o Hospital Professor Eládio Lasserre (HPEL), na própria viatura, e, em seguida, foi regulado para o Hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
Alexandre Menezes era lotado na 3ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) de Cajazeiras, que prestou condolências à família e amigos dele. O corpo dele foi sepultado no Cemitério da Baixa de Quintas, na tarde de domingo (8). Com informações do G1-BA.
Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) identificaram substância capaz de barrar o avanço da doença de Parkinson. A AG-490, constituída à base da molécula tirfostina, foi testada em camundongos e impediu 60% da morte celular. Ela inibiu um dos canais de entrada de cálcio nas células do cérebro, um dos mecanismos pelos quais a doença causa a morte de neurônios. Não há cura para o Parkinson, apenas controle dos sintomas.
“Estamos sugerindo que é esse composto que pode um dia, depois de muita pesquisa, que inclusive estamos continuando, ser usado na medicina humana”, explica o professor Luiz Roberto Britto, que coordena o projeto em conjunto com pesquisadores do Instituto de Química da USP e da Universidade de Toronto, no Canadá. Os resultados foram publicados na revista Molecular Neurobiology.
A doença de Parkinson é caracterizada pela morte precoce ou degeneração das células da região responsável pela produção de dopamina, um neurotransmissor. A ausência ou diminuição da dopamina afeta o sistema motor, causando tremores, lentidão de movimentos, rigidez muscular, desequilíbrio, além de alterações na fala e na escrita. A doença pode provocar também alterações gastrointestinais, respiratórias e psiquiátricas.
“A doença é progressiva, os neurônios continuam morrendo, esse é o grande problema. Morrem no começo 10%, depois 20%, mais um pouco, aliás o diagnóstico só é feito praticamente quando morrem mais de 60% naquela região específica do cérebro”, explica Britto. A identificação dessa substância pode estabilizar a doença em certo nível. “Não seria ainda a cura, mas seria, pelo menos, impedir que ela avance ao longo dos anos e fique cada vez mais complicado. O indivíduo acaba morrendo depois por complicações desses quadros.”
A SUBSTÂNCIA
Britto explica que a AG-490 é uma substância sintética já conhecida da bioquímica. A inspiração para o trabalho veio de um modelo aplicado no Canadá, que mostrou que a substância teve efeito protetor em AVC, também em estudos com animais. Ele acrescenta que não são conhecidos ao certo os mecanismos que causam a doença, mas há alguns que favorecem a morte de neurônios. “Acúmulo de radicais livres, inflamação no sistema nervoso, erros em algumas proteínas e excesso de entrada de cálcio nas células”, cita.
Um acidente envolvendo dois caminhões na noite sábado (7), na BR-101, próximo ao trevo de Arataca, no sul da Bahia, matou dois motoristas. Um dos veículo seguia sentido Eunápolis, no extremo-sul do estado, para Itabuna e o outro fazia o trajeto contrário e estava carregado de cerveja. A colisão ocorreu por volta das 20h, e os dois trabalhadores morreram no local.
O motorista Fábio Batista Barbosa, de 41 anos, que dirigia o caminhão carregado de cerveja teve o corpo arremessado para fora do veículo. Barbosa dirigia um Volvo FH-500, de placa RDJ-2B48, de Feira de Santana. A outra vítima foi identificada como Dirceu da Silva, de 46 anos, que dirigia o caminhão de placa MQQ-4455, de Cariacica, no Espírito Santo.
Dirceu da Silva ficou preso às ferragens do caminhão baú. Os corpos dos dois motoristas foram levados para o Departamento de Polícia Técnica de Itabuna (DPT), onde aguardam a retirada por seus familiares. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) ainda tenta descobrir o que causou o acidente.
O secretário da Segurança Pública da Bahia, Ricardo Mandarino, acusa o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, de espalhar fake news sobre o uso dos repasses feitos pelo Governo Federal para a área de segurança pública na Bahia. Torres acusou o Governo da Bahia de não aplicar dinheiro enviado pela União.
Segundo Mandarino, dos valores destinados pelo Fundo Nacional de Segurança Pública nos últimos três anos, cerca de R$ 88 milhões, R$ 28 milhões estão bloqueados devido ao atraso do Ministério na avaliação dos projetos enviados pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia. Dos R$ 60 milhões disponibilizados até o momento, ainda de acordo com o titular da pasta, 50% já foram aplicados e os outros 50% estão dentro prazo estabelecido para uso do recurso.
“É lamentável que, em pleno ano eleitoral, pessoas públicas se utilizem das fake news para desinformar a população. A SSP da Bahia está em dia com a aplicação do investimento enviado pelo Fundo Nacional e mais do que isso. O Governo do Estado está fazendo o maior investimento da história da Segurança Pública na Bahia. Estamos investindo, com recursos próprios, quase R$1 bilhão em tecnologia e melhoria nas estruturas físicas das polícias”, afirmou.
RECONHECIMENTO FACIAL
Do valor citado por Mandarino, R$ 665 milhões são investidos na expansão do Sistema de Reconhecimento Facial, que chegará a outros 77 municípios da Bahia. Presente em Salvador há três anos, a tecnologia já auxiliou na captura de mais de 240 foragidos da Justiça.
Sobre os investimentos em estrutura física das unidades, a SSP possui 191 obras, entre construções de novas sedes, reformas e manutenções, em 100 cidades baianas. Cerca de R$ 260 milhões são investidos no Projeto de Modernização das Estruturas Físicas da Segurança Pública, projeto dividido em três fases. No total, pouco mais de 100 municípios são beneficiados.
ÍNDICES CRIMINAIS
O titular da SSP da Bahia também rebateu as declarações do ministro sobre o estado ser o mais violento do Brasil. “Só quem não conhece a realidade do país pode falar uma coisa dessas. Infelizmente, não há uma padronização nacional na forma de contabilizar esses crimes, logo, é impossível criar um ranking que seja fiel aos fatos. A violência é um problema nacional, mas querer vender a ideia de que a Bahia é o estado mais violento do país, não cola”, continuou.
De acordo com o secretário de Segurança Pública, com o fechamento do mês de abril, a Bahia completou sete meses de reduções sucessivas no número de Crimes Violentos Letais Intencionais – homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte. Só em 2022, 250 vidas foram preservadas em relação ao período entre janeiro e abril de 2021.
O prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD), determinou que as empresas Viametro e São Miguel voltem a ofertar, a partir deste domingo (8), transporte coletivo para os distritos rurais de Ilhéus aos domingos e feriados.
Segundo a Prefeitura, o serviço será retomado de forma progressiva, conforme a tabela de horários disponível neste link. A determinação, de acordo com o governo, visa o fim dos problemas enfrentados pelos usuários da transporte público, a exemplo da falta de ônibus e da longa espera nos pontos de embarque.
O governador Rui Costa (PT) nomeou, neste sábado (7), o major Washington Luís Fonseca para a direção do Presídio Advogado Ariston Cardoso, em Ilhéus, no sul da Bahia. Ele substitui o tenente-coronel Gustavo Rebouças, também oficial da Polícia Militar. Antes do novo cargo, Fonseca atuava na Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), no comando do patrulhamento do presídio de Itabuna.
A Zé Drone Filmes divulgou imagens do canteiro de obras da BA-649, novo trecho de rodovia entre Ilhéus e Itabuna, maiores municípios do sul da Bahia. A gravação é da última terça-feira (3) e foi publicada no YouTube da produtora. Assista.
Construída à direita do curso do Rio Cachoeira, a estrada terá quatro pontos de interseção com a BR-415, a Rodovia Jorge Amado. O trajeto começa na altura da Fazenda Progresso e alcança o Banco da Vitória, bairro localizado a 7 quilômetros do Centro de Ilhéus. O Governo do Estado é responsável pela obra, com investimento de R$ 141 milhões.
A Secretaria de Saúde de Itabuna já classifica como epidemia a infestação do Aedes aegypti no município. O mosquito é transmissor da dengue, zika e chikungunya. “Posso assegurar que os casos [de dengue] confirmados deste ano superam em quatro vezes os de 2021”, alerta a secretária Lívia Mendes Aguiar.
Para conter o avanço de casos, a secretária mobilizou todos os setores administrativos da Prefeitura para iniciar força-tarefa de combate ao mosquito, por meio de mutirões. O primeiro será no próximo sábado (14).
“Estamos traçando e colocando em prática estratégias para frear a proliferação do Aedes aegypti com ações de conscientização e de combate para, consequentemente, evitar que Itabuna viva o mesmo caos de cinco anos atrás”, explica a gestora ao comentar a reunião desta sexta-feira (6), que teve a presença de representantes de todos os setores do governo.
Participaram da reunião, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, representantes das secretarias de Infraestrutura e Urbanismo (Siurb), Segurança e Ordem Pública (Sesop), Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) e de Governo e do Departamento de Limpeza Pública, dentre outros.
O secretário Almir Melo Júnior, titular da Siurb, assegura que a força-tarefa terá todo o suporte necessário das equipes de coleta de resíduos, limpeza e fiscalização de áreas.
O lançamento da pré-candidatura do ex-presidente Lula (PT) à Presidência da República será neste sábado (7), em São Paulo. Além do pré-candidato, falarão no evento lideranças do PT, PSB, PCdoB, Solidariedade, PSOL, PV e Rede, além de dirigentes de sindicatos e movimentos sociais.
Indicado a vice na chapa de Lula, o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB) participará do ato de forma remota, pois recebeu diagnóstico de infecção pelo novo coronavírus. O canal do PT no YouTube transmite a solenidade ao vivo, a partir das 10h. Assista.
Policiais da 12ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Itaberaba prenderam uma mulher acusada de matar o filho de cinco anos. De acordo com o delegado Geraldo Adolfo, a mãe confessou ter envenenado Romério Sampaio Vaz porque ele era autista, mexia nas panelas e desarrumava a casa. Ela e mais duas mulheres foram presas em flagrante, na quinta-feira (5).
Geraldo Adolfo afirmou que quando a equipe de policiais chegou à residência da mãe, ela disse que o filho estava viajando, mas depois acabou confessando que a criança havia sido morta por ela com chumbinho. “Depois enterrada na zona rural do município de Ibiquera, cinco quilômetros de distância da cidade”, disse o coordenador da 12ª Coorpin.
O corpo da criança foi encontrada numa cova rasa, em local de difícil acesso no município de Ibiquera. “Em depoimento, a mãe alegou que havia colocado chumbinho na água e na comida da criança, no sábado (30), e que no dia seguinte, por volta das 7h, teria encontrado o filho morto, e assim resolveu levá-lo para enterrar. A mãe alegou que resolveu matar o filho porque ele era autista, mexia nas panelas e desarrumava a casa”, disse o delegado.
As três mulheres, de 31, 39 e 59 anos, foram autuadas em flagrante, na Delegacia Territorial de Itaberaba, pelo crime de destruição, subtração ou ocultação de cadáver, e a mãe também responderá por homicídio. O avô da criança, que também ajudou a enterrar o corpo, segue sendo procurado.As mulheres estão presas, à disposição da Justiça.
A Justiça determinou que a rede de supermercados Bompreço, na Bahia, suspenda a venda de alguns produtos com resíduos de agrotóxicos proibidos ou acima dos limites permitidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A suspensão ocorre até que a Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa) ateste que estejam reabilitados para voltar a fornecer no mercado de consumo.
Os produtos são morangos do fornecedor Peterfrut Comercial; pimentão fornecido pela Walter Di Gregorio e Comercial Produtos Alimentícios Lealdade Rodrigues; abacaxi adquirido da Cooperativa de Produtores Rurais de Tancredo Neves (Coopatan); alface da Associação dos Produtores Rurais da Agricultura Familiar (Apraf); uva adquirida da Agropecuária Labrunier e da JR. Comercial Hortifruti; abobrinha do abastecedor Walter Di Gregorio; fubá de milho da empresa Asa Indústria e Comércio; batata adquirida da Qualisuper Hortifruti; goiaba do produtor J. C. Da S. Carneiro; e abobrinha fornecida pela Comercial Produtos Alimentícios Lealdade Rodrigues.
Segundo o promotor de Justiça Olimpio Campinho, autor da ação, um número significativo de consumidores foi atingido em seus direitos pelas práticas empreendidas pela acionada. “Receber produtos adquiridos em condições apropriadas para consumo e ingestão humana também se constitui um direito de todos aqueles que efetuaram compras dos citados produtos com a demandada”, destacou.
O MP-BA tomou conhecimento do fato por meio da Divisa, órgão da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), de que o Bompreço expôs em seu estabelecimento e vendeu aos consumidores morango, pimentão, abacaxi, alface, uva, abobrinha, fubá de milho, batata e goiaba com resíduos de agrotóxicos proibidos ou acima dos limites permitidos, os quais constituem grave problema de saúde pública.
Consta na ação que foram encontradas substâncias tais como metamidofos e trifloxistrobina nos pimentões; além de acefato e cromuconazol na uva; acetamiprido na abobrinha; diclorvos no fubá de milho; e fempropatina na goiaba.
Na decisão, o juiz Adriano Vieira de Almeida destacou que a utilização proibida ou excessiva de agrotóxicos constitui grave problema de saúde pública, à vista dos efeitos nocivos que as substâncias componentes provocam no organismo humano, causando, desde intoxicação, até doenças graves como câncer.
O final de semana será de clássico regional entre dois times do interior da Bahia que sonham com uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro. O Jacuípense e Juazeirense se enfrentam, no domingo (9), no Estádio Eliel Martins, em Riachão do Jacuípe, às 15h. As duas equipes dividem a segunda colocação do grupo A-4, com cinco pontos.
Quem vencer terá a chance de encostar no líder Asa, de Alagoas, que está invicto na competição e soma 9 pontos em três jogos. Neste sábado (7), o Asa enfrenta o Lagarto (SE), que ainda não venceu na competição e acumula três empates. A partida está prevista para começar às 15h, em Sergipe.
Além de Jacuípense e Juazeirense, outro baiano, o Atlético entra em campo neste final de semana. Lanterna no grupo A-4, com apenas um ponto em três jogos, o time de Alagoinhas viaja até Recife para enfrentar o Santa Cruz. A partida será no domingo (8), no Estádio Arruda, às 16h.
Thiago Dias
O Campus Jorge Amado, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), ocupa parte da extensa propriedade da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), à margem da BR-415, em Ilhéus. Como os prédios ficam a 2,5 quilômetros da entrada da Ceplac, quando as aulas começarem, no próximo mês, estudantes e trabalhadores que não têm veículos próprios farão o percurso em ônibus a serviço da Universidade. No final do trajeto, encontra-se o conjunto arquitetônico cercado pelo verde escuro da Mata Atlântica. Foi nesse ambiente bucólico que aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do ex-presidente Lula (PT) se reuniram, nesta sexta-feira (6), para a inauguração do campus.
O clima era de trégua solene. Lá estavam o quinto ministro da Educação de Bolsonaro, Victor Godoy, e o deputado federal João Roma (PL), ex-ministro da Cidadania e único pré-candidato a governador na solenidade. Ao redor da dupla bolsonarista, dezenas de apoiadores do ex-presidente Lula, a exemplo do vice-prefeito de Ilhéus, Bebeto Galvão (PSB), do presidente do Sindicato dos Bancários de Ilhéus, Rodrigo Cardoso, e do pré-candidato a deputado federal Wenceslau Júnior, ambos do PCdoB.
Apesar da cordialidade, havia hesitação nos gestos, como o lapso entre o anúncio do pronunciamento de Roma, pelo cerimonial, e as palmas puxadas por alguém na mesa e acompanhadas pela plateia.
Não faltou quem protestasse, mas baixinho, respeitando o rito. Foi o caso de um jovem negro de turbante. Ao ouvir o ministro da Educação afirmar que o Brasil foi dos países que mais retardaram o retorno às aulas, ele resmungou alguma coisa sobre a demora do governo federal de comprar as vacinas contra a Covid-19. Agora, segundo o ministro, o país precisa de uma política consistente de recuperação do tempo de aprendizagem perdido pelos estudantes.
Quando João Roma terminou de dizer que teve uma conversa “frutífera” e “para além de qualquer fronteira partidária, política ou ideológica” com a reitora Joana Guimarães, ainda nos tempos do Ministério da Cidadania – dos quais conserva o uso do colete com a bandeirinha do Brasil no peito -, uma mulher na plateia retrucou que, se dependesse do presidente Jair Bolsonaro, a UFSB nem existiria.
No fim do pronunciamento, o pré-candidato arrancou aplausos de boa parte do público ao defender a recuperação da Ceplac. Segundo ele, a instituição não pode ser símbolo de atraso ou de um momento triste da história da Bahia. “Mas, sim, ter uma reparação histórica para que possamos, cada vez mais, através das nossas potencialidades e reparações históricas, representar, sim, muita superação, superação de dificuldades, mas, sobretudo, representar a autoestima do povo baiano”.
“SONHO QUE SE SONHA JUNTO É REALIDADE”
O discurso da reitora Joana Angélica Guimarães foi, de longe, o mais aplaudido da tarde. Dedicou boa parte dele a agradecimentos, enfatizando a parceria que viabilizou o terreno do Campus Jorge Amado. “Não poderia esquecer o senhor Juvenal Maynart, que, como superintendente da Ceplac, com sua sensibilidade e empenho, tornou possível a cessão desse espaço em que hoje nos instalamos. Em seu nome, gostaria de agradecer a toda a comunidade da Ceplac, que tem sido parceira da UFSB desde a sua chegada”.
Para a reitora, sem a convergência das instituições e das pessoas que se mobilizaram coletivamente, a UFSB não teria saído do papel. Ilustrou seu argumento com a letra da música Prelúdio, do baiano Raul Seixas. “Sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade”.
Um jovem de 24 anos morreu após perder o controle da direção da motocicleta que conduzia e ser atropelado por um ônibus, na noite de quinta-feira (5), no KM-295, da BA-001, em trecho da cidade de Ilhéus, no sul da Bahia. Ele foi identificado como Thierry Ramos Costa da Silva.
Segundo informações da Polícia Militar da região, Thierry Ramos perdeu o controle da direção, bateu em um canteiro central e caiu em frente ao ônibus da empresa Rota, que o atropelou. Ele morreu no local do acidente.
Por meio de nota, a empresa Rota lamentou o ocorrido e manifestou condolências a todos os familiares e amigos do motociclista. Segundo a empresa, o ônibus estava sem passageiros e se deslocava da Praia do Sul, em Ilhéus, para a garagem quando o acidente aconteceu. As circunstâncias do acidente serão apuradas pela Polícia Civil e Departamento de Polícia Técnica. Com informações da TV Santa Cruz.
Algumas pessoas passam ou pretendem passar um tempo fora da cidade, estado ou país, e precisam deixar os seus carros em casa, mas não sabem o que fazer. Se basta simplesmente guardar, desligar… e partiu viagem… Ou se deve seguir uma espécie de “protocolo”.
Pois, bem. Se você vai se ausentar por um período inferior a 10 dias, realmente, nada precisa ser feito. Porém, em casos que sejam acima de 10 dias, é interessante que você delegue a uma pessoa da sua confiança para que ele (a) ligue o carro ao menos uma vez por semana, em torno de 10 minutos a 20 minutos. Caso você não tenha ninguém que possa fazer esse favor, eu vou lhe passar 3 dicas importantes.
1- Lave o carro e seque-o
É interessante deixar o seu veículo limpinho, tirar farelos e restos de comida para evitar infestação de insetos e, se possível, deixá-lo coberto por uma capa (própria para carros). Assim você evitará o acúmulo de poeira – e a capa não arranhará a pintura, pois não haverá atrito com sujeira entre o forro e a carroceria.
2- Retire a bateria
Retirando a bateria do carro, ela conseguirá ficar carregada por mais tempo. E, no seu retorno, é possível que ela tenha carga suficiente para promover a ignição. Mas é importante lembrar que com a retirada dela, você perderá algumas configurações no veículo, a exemplo de display, configurações do aparelho de som e etc…
3 – Calibrar os pneus
É bastante comum que os pneus percam a pressão do ar, principalmente quando estão parados. Então é ideal calibrá-los em torno de 20% acima do que o manual indica.
Se faz necessário saber o que se deve fazer ao retornar. E por isso também separei mais umas dicas para você.
Caso a sua ausência supere 3 meses, é ideal ter alguns cuidados. Essas 5 dicas são para o carro e para a sua saúde.
1 – Trocar o óleo lubrificante
O óleo lubrificante deve ser trocado na quilometragem ou por tempo de uso. Varia de acordo a cada fabricante. Então, pelo fato dele estar sem uso por um longo período, se faz necessário a sua troca, pois isso evitará um maior desgaste pelo atrito entre as peças do motor.
2- Recolocar a bateria
É nesse momento que você saberá se ela ainda tem carga para gerar o sistema de partida ou precisará levá-la para dar uma recarga lenta.
3- Trocar o filtro de ar-condicionado
O carro parado por um longo período ocasiona a proliferação de bactérias pela umidade gerada nos dutos do ar-condicionado. É ideal que substitua o filtro, deixe o ar ligado e os vidros baixos por uns 15 minutos ou fazer uma higienização do sistema numa oficina especializada (melhor opção).
4- Recalibrar os pneus
Deixar os pneus com a calibragem correta para que não minimize a vida útil deles.
5- Freios
Vá até o mecânico de sua confiança, e peça para avaliar o sistema de freios, incluindo o fluido. Isso evitará que você tenha algum susto, e evitará acidentes.
Ícaro Mota é consultor automotivo e diretor da I´CAR. A coluna é publicada às sextas-feiras.
























