VEJA 194 VAGAS EM INDÚSTRIA, HOTELARIA E INDÚSTRIA EM ITABUNA, JEQUIÉ E PORTO SEGURO

GIGANTE CHINESA ANUNCIA NA TERÇA-FEIRA IMPLANTAÇÃO DE FÁBRICA DE CARROS NA BAHIA

APÓS QUEIXAS, PREFEITO DE ITABUNA ANUNCIA REDUÇÃO NOS PREÇOS DE BEBIDAS

GRAPIÚNA VENCE O COLO COLO E FICA PERTO DA VAGA PARA SEMIFINAL NA SÉRIE B DO BAIANO

CENSO 2022: ITABUNA TEM 2ª MAIOR CONCENTRAÇÃO DE DOMICÍLIOS VAGOS EM ZONA URBANA

CÂMARA FORMA COMISSÃO PARA INVESTIGAR VEREADOR POR FALA SOBRE ANDREA CASTRO

VÍDEOS: ILHÉUS FAZ 489 ANOS COM HOMENAGENS, ENTREGAS E PROTESTOS

NÚMEROS FINAIS DO CENSO 2022 CONFIRMAM QUEDA POPULACIONAL EM ITABUNA E ILHÉUS

COM RODADA DE NEGÓCIOS, EVENTO REÚNE PRINCIPAIS OPERADORAS DE TURISMO DO PAÍS EM ITACARÉ

Tempo de leitura: 2 minutos
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam hoje (10) e vão até o próximo dia 21. Nesta edição, os interessados em participar do exame poderão fazer o pagamento da taxa de inscrição por meio de PIX ou cartão de crédito.

As provas serão aplicadas em 13 e 20 de novembro. A aplicação dos testes impressos seguirá o horário de Brasília. A abertura dos portões será às 12h e o fechamento às 13h. O início das provas será às 13h30min. No primeiro dia de Enem, o término das provas será às 19h. No segundo dia de testes, às 18h30min.

O resultado dos recursos para isenção da taxa de inscrição já está disponível na Página do Participante. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ressalta que a aprovação dos pedidos não garante a inscrição no exame.

A taxa de inscrição para o Enem 2022, versões digital e impressa, foi mantida no valor de R$ 85,00. O período para efetuar o pagamento termina em 27 de maio. A participação no exame será garantida apenas após a confirmação do pagamento da taxa.

O pagamento da taxa de inscrição também poderá ser feito por meio do tradicional boleto, que deve ser gerado na Página do Participante e pago em qualquer banco, casa lotérica, aplicativos bancários ou agência dos Correios, obedecendo aos critérios estabelecidos por esses correspondentes e respeitando os horários de compensação.

Os interessados em fazer o Enem 2022 que obtiveram a isenção da taxa devem se inscrever na Página do Participante, mas não precisam fazer o pagamento para confirmar a participação.

PROVAS

O exame terá quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha.

 

No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e redação (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação) e de ciências humanas e suas tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia).

A aplicação terá cinco horas e 30 minutos de duração, contadas a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas.

No segundo dia do exame, serão aplicadas as provas de ciências da natureza (química, física e biologia) e matemática e suas tecnologias. A aplicação terá cinco horas de duração, contadas a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas.

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no Portal do Inep até o terceiro dia útil após a última prova.

Leia Mais

Tempo de leitura: 2 minutos

Pioneiro na região em análises macrobiológicas e físico-químicas de águas, alimentos, solos, efluentes e cosméticos no sul da Bahia, o Ceniq conquistou a ISO 9001. A empresa recorreu ao Sebrae, por meio do Sebraetec, para a conquista que permitirá novos clientes para a empresa.

João Haun, do Ceniq, conta que recebeu orientação especializada da equipe regional do Sebrae e colocou as orientações em prática para conquistar a certificação. “Nós procuramos o Sebrae depois que a nossa empresa perdeu alguns contratos pela falta da certificação”, disse ele.

Após o primeiro contato, João passou a receber orientação de como proceder para obter a ISO 9001. “Conseguimos a certificação em abril de 2022. Com isso, acreditamos que teremos mais credibilidade e toda a equipe está muito motivada”, celebrou o sócio proprietário do Ceniq.

A empresa aderiu ao Sebraetec, solução do Sebrae que disponibiliza serviços tecnológicos para a empresa, promovendo a melhoria de processos, produtos e serviços ou a introdução de inovações nas empresas e mercados. Com essa proposta, o Sebraetec busca fortalecer a capacidade competitiva dos pequenos negócios, estimulando a transferência de tecnologia entre instituições e empresas, para que elas possam superar limitações e barreiras tecnológicas e estar incluídas em processos de inovação e tecnologia.

Dentre os serviços contemplados, o Sebraetec disponibiliza consultoria tecnológica, serviços metrológicos, avaliação de conformidade (certificação), prototipagem e implantação do código de barras e essas consultorias são subsidiadas em até 70% pelo Sebrae.

Foi o caso do CENIQ, que participou de duas consultorias para obtenção da certificação. A primeira para a adequação para ISO 9001 e, a segunda, uma auditoria para a certificação. “A certificação ISO 9001 é fator importante para uma organização e, por vezes, é uma exigência de grandes empresas para participação, por exemplo, em licitações e concorrências”, explicou a gestora do Sebrae, Andrea Vasconcelos.

ISO 9001

A ISO 9001 é um sistema de gestão com o intuito de garantir a otimização de processos, maior agilidade no desenvolvimento de produtos e produção mais ágil, a fim de satisfazer os clientes e alcançar o sucesso sustentado.

O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) funciona como um instrumento para ajudar o gestor a encontrar e corrigir processos ineficientes dentro da organização. Além disso, é uma forma de documentar a cultura da organização, permitindo que o negócio cresça mantendo a qualidade dos bens e serviços prestados.

Trata-se de um sistema internacional criado pela ISO (International Organization for Standardization), com a finalidade de de desenvolver e promover normas que possam ser utilizadas por todos os países do mundo. É uma ferramenta que pode ser adotada por qualquer empresa, de qualquer porte e, por isso, é a norma mais conhecida e adotada em todo o mundo pelas empresas de sucesso. Com informações da Agência Sebrae.

Tempo de leitura: 4 minutos

A terça-feira (10) reserva total de 119 vagas de emprego e de estágio nas unidades do SineBahia nos dois maiores municípios do sul do Estado. São 104 oportunidades em Itabuna e outras 15 em Ilhéus.

Os interessados devem procurar o SineBahia em um dos dois municípios, munidos de carteiras de Trabalho e de Identidade (RG) e CPF  e comprovantes de escolaridade, residência e vacinação.

O SineBahia em Itabuna funciona no Shopping Jequitibá (Beira-Rio) e em Ilhéus em frente à Praça Cairu, no Centro. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas disponíveis.

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Governo do Estado da Bahia abriu, nesta segunda-feira (9), as inscrições para o concurso para o preenchimento de mil vagas nos quadros da Polícia Civil. São 150 vagas para o cargo de Delegado, 150 para Escrivão e 700 para Investigador. Os interessados têm até o dia 7 de junho para se inscrever.

A taxa de inscrição varia de acordo com o cargo pretendido pelo candidato. Ela é de R$ 140 para os cargos de Escrivão e Investigador, e R$ 160, para Delegado. Do total de vagas ofertadas, 5% serão reservadas a pessoas com deficiência e 30% para candidatos que se autodeclararem negros. A prova será aplicada em Salvador, no dia 24 de julho.

Com validade de um ano, prorrogável por igual período, o concurso será organizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), em parceria com a Secretaria da Administração (Saeb) e Polícia Civil. Acesse aqui o edital com todas as informações sobre o concurso.

Para ingresso na carreira de Delegado, é exigido diploma de bacharel em Direito. Para os demais cargos é necessário possuir diploma de conclusão de curso superior em qualquer área de conhecimento, além da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categoria B, no mínimo, para os investigadores. Em todos os casos, o diploma do candidato deve ter reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) e a carga de trabalho semanal é de 40 horas.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) está com inscrições abertas para seis editais para seleção de estagiários em Direito para o interior do estado. São ofertadas 52 vagas destinadas às promotorias regionais nos municípios da região de Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus, Teixeira de Freitas e Valença.

O período, local e forma de inscrição de cada seleção e mais informações, como data, local e horário de prova, podem ser acessadas por meio do portal do MP-BA. Os editais preveem 30% das vagas para candidatos negros e 10% para os com deficiência. A taxa de inscrição é R$ 55. A bolsa é de R$ 663,00 mais auxílio-transporte e a carga horária é de 20 horas semanais.

Nas provas, serão cobrados conhecimentos básicos em Língua Portuguesa e conhecimentos jurídicos em Direto Constitucional, Penal, Civil, Processual Penal e Civil e em legislação especial nas áreas do consumidor, meio ambiente e de improbidade administrativa; Estatutos do Idoso e da criança e do adolescente; e arbitragem.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Faleceu nesta segunda-feira (9), o médico Ravel Souza Alves, de 27 anos, que se formou na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), e trabalhava na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Calixto Midlej Filho, em Itabuna. O médico estava em coma desde o dia 17 de abril, o domingo de Páscoa, quando sofreu um acidente de carro.  Ele viajava do município do Rio Verde, no estado de Goiás, para a capital daquele estado.

Nascido no pequeno município baiano de Caculé, Ravel Alves também trabalhou no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna. Era um profissional muito querido pelos colegas de trabalho, que usaram as redes sociais para lamentar a perda. O corpo do jovem médico será sepultado em Caculé, no sudoeste baiano.  Ele estava inscrito no Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia desde fevereiro do ano passado.

 

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Ilhéus prorrogou o prazo de adesão ao seu Programa de Recuperação Fiscal (Refis) até 31 de maio. A iniciativa oferece isenção de multas e juros para pagamento de dívidas junto ao município.

A adesão ao programa pode ser feita no setor de Tributos, situado no Palácio Paranaguá, de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h. É possível ter acesso ao pré-atendimento via WhatsApp, pelo número (73) 98825-6126, nos mesmos dias e horários. Contudo, o ato não dispensa o comparecimento ao setor para regularização das dívidas.

ISENÇÃO DA TAXA DE VISTORIA VEICULAR

Ainda na esfera tributária, a Prefeitura de Ilhéus isentou taxistas, motoristas de vans e de aplicativos, profissionais do transporte escolar e de turismo da taxa de vistoria veicular referente ao exercício 2022. O prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD), diz que a medida é uma forma de contribuir para a redução do impacto econômico da pandemia sobre o ganha-pão desses trabalhadores.

“Mesmo diante desse momento difícil para todos os setores da nossa cidade, conseguimos conceder a isenção da taxa de pagamento para amenizar os danos causados pela pandemia e incentivar o trabalho dos pais e das mães de família que retiram seu sustento dessas atividades”, explica o mandatário.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A advogada e professora Janaína Araújo deixou o comando da Secretaria de Educação de Itabuna nesta segunda-feira (9), após um ano e quatro meses no comando da Pasta. A Educação será comandada, agora, pelo professor Júnior Brandão, ainda hoje secretário de Governo de Itabuna.

A mudança na Educação vinha sendo cogitada desde o final do ano passado, quando o prefeito anunciou que faria reforma administrativa. Janaína deixou mensagem nos perfis da Secretaria em redes sociais e desejou sucesso ao novo titular da Educação.

A mudança tem mais a ver com o jogo político do que com o desempenho de Janaína à frente da Pasta. A professora e advogada é esposa do secretário da Casa Civil de Ilhéus, Bento Lima, que não conta com a simpatia do prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD).

Desde meados do ano passado, crescia em Augusto o desejo de substituir Janaína, que apresentava bom diálogo com os professores, facilitando a sua permanência no cargo. As mudanças estavam sendo pensadas para o final de dezembro, mas as chuvas e tragédia que provocou a morte de um estudante e o pai dele levaram a uma segurada na reforma administrativa (relembre aqui). Abaixo, confira a mensagem de Janaína.

https://www.instagram.com/reel/CdWOfkpgDy3/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

Tempo de leitura: < 1 minuto

Dois homens morreram após confronto com a Polícia Militar, nesta segunda-feira (9), entre os bairros Águas Claras e Cajazeiras, em Salvador. Outros dois foram baleados e levados para unidade médica, sob custódia. Há suspeita de que eles tiveram envolvimento com o assassinato do soldado Alexandre Menezes, ocorrido na noite de sábado (7), na capital baiana.

A situação escalou na noite deste domingo (8), quando os policiais militares Vitor Vieira Ferreira Cruz e Sanderson Lopes Ferreira foram assassinados ao deixar o enterro de Alexandre, no bairro da Fazenda Grande 1. Desde ontem, segundo o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Coutinho, toda a corporação está mobilizada nas buscas dos envolvidos nos três homicídios.

“Todo o efetivo da Polícia Militar está envolvido nesta operação, por determinação nossa [Comando Geral da PM] e do governador do estado, para que a gente mostre de forma bem clara que eles atentaram contra o Estado da Bahia, e nós não vamos permitir que isso aconteça”, declarou Coutinho, nesta segunda (9), em entrevista coletiva.

O governador Rui Costa (PT) determinou que todos os recursos militares sejam empregados nas buscas dos criminosos. “Eu ressalto aqui a mensagem para nossa Polícia Militar: precisamos e vamos agir com força, mas profissionalismo, para que os responsáveis por isso sejam capturados”, disse Rui à imprensa, hoje, em Salvador. Com informações da TV Bahia.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Neste domingo (8), o Serviço Social do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, com apoio de outros setores, promoveu ação especial em homenagem ao Dia das Mães. A unidade foi decorada com balões em formato de coração e com frases em homenagens às mamães durante o período de visita de filhos e filhas dessas pacientes.

Para Edinalva Santos Silva, filha de Idalina Santos, foi muito bom o hospital liberar a visita especial no Dia das Mães. “As mães não podem ir até os filhos, mas os filhos podem ir até as mães. Esse recado eu deixo para todos os filhos que têm suas mães internadas. Tira um tempinho para visitar suas mães. Desde já, quero agradecer a todos”, disse.

De acordo com Vitor Hugo Melo, filho da paciente Maria de Lourdes Melo, a visita para o Dia das Mães foi muito importante. “Nessa data tão especial, a recepção por parte dos funcionários do hospital foi ótima. Os balões que foram postos à disposição para que pudéssemos entregar às nossas mães foi algo bem pensado e um diferencial”, declarou.

Ester Vitória, neta da paciente Maria de Lourdes dos Santos Rocha, parabenizou a unidade hospitalar pela iniciativa. “Venho aqui parabenizar o Hospital Costa do Cacau, pois no Dia das Mães está autorizando visitas dos filhos para suas mães. Agradeço em nome de todos os filhos. Muito obrigado”, retribuiu.

Requerimento do presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus está na pauta da sessão desta terça-feira (1º) || Imagem: TV Câmara
Tempo de leitura: < 1 minuto

O presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Jerbson Moraes (PSD), afirma que o plenário da Casa tem poder para autorizar a reeleição à presidência da Mesa Diretora. Hoje, a recondução é proibida.

Jerbson falou sobre o assunto com os apresentadores Binho Shalon e João Matheus Feitosa, na edição deste sábado (7) do Frequência Política, das Rádio Difusora AM e Interativa FM.

O biênio em curso acabará ao fim do ano, constata Binho, antes de perguntar se a legislação local autoriza a reeleição do presidente. “Ainda não”, responde Jerbson. “Se mudar a lei, pode”, emenda. O social-democrata seria o primeiro beneficiário de eventual mudança legislativa.

Questionado se pretende propor a alteração, Jerbson assegura que não intervirá nesse processo. “São os vereadores que vão decidir”.

“NA POLÍTICA TUDO PODE”

A possibilidade de se criar o estatuto da reeleição no Legislativo agrada a alguns vereadores, diz Jerbson. “Então, pode haver essa alteração?”, questiona Binho. “Pode. É uma possibilidade. Na política tudo pode”, declara o vereador, para quem a política é uma ciência social. “Hoje não pode, amanhã já pode”, exemplifica, referindo-se ao caráter mutável de determinadas leis.

Não faltam exemplos para ilustrar o argumento do parlamentar ilheense.

No mês passado, o presidente da Câmara de Vereadores de Itabuna, Erasmo Ávila (PSD), foi reconduzido ao cargo após alteração no regimento interno da Casa. A mudança permitiu que a eleição prevista para o segundo semestre deste ano fosse realizada no dia 8 de abril passado. Em março, manobra parecida permitiu a reeleição de Geraldo Júnior (MDB) à presidência da Câmara de Vereadores Salvador.

Rui Costa terá contas analisadas pelo TCE nesta quinta
Tempo de leitura: < 1 minuto

O governador Rui Costa (PT) entregará, nesta terça-feira (10), as obras de recuperação dos 22 quilômetros do trecho entre Maiquinique e Macarani da BA-270, no sudoeste baiano. A solenidade está prevista para as 9h.

Executada pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), a obra de R$ 12,5 milhões integra investimentos do governo para recuperar as rodovias estaduais. Amanhã, Rui ainda assina ordem de serviço para pavimentar 29 quilômetros da BA-130, trecho Itapetinga-Macarani (Trevo Mangerona), ao custo de R$ 32 milhões.

Já a Secretaria da Educação (SEC) será autorizada a licitar a modernização do Colégio Estadual São Pedro. Além disso, informa o governo, Rui vai anunciar a celebração de convênio entre a Conder, empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), e o município de Macarani para construção de 60 unidades habitacionais, por meio do Programa Bahia, Minha Casa, no bairro Ypê Ville II, situado na sede.

Leia Mais

Tempo de leitura: 5 minutos

Thiago Dias

Quando completou 40 anos, Marcelo fez pedido inusitado aos amigos do Facebook. Ele disse que, para presenteá-lo naquele 1º de agosto de 2021, bastava compartilhar sua publicação sobre a luta dos professores contratados por tratamento igualitário na rede municipal de Ilhéus.

“Não há diferença entre professores efetivos e professores contratados”, dizia a frase no panfleto digital. Abaixo, na mesma mensagem, a afirmação de que a Lei Nacional 11.738/2008 vale para todos os docentes do Brasil. O post foi compartilhado 51 vezes.

A lei em questão é conhecida como piso nacional do magistério, que, em seu segundo artigo, estabelece a jornada da categoria e limita a presença do professor em sala de aula a dois terços da carga horária contratual. O terço restante deve ser reservado às atividades fora da classe. No caso dos professores contratados, a Secretaria de Educação de Ilhéus (Seduc) não cumpre a lei, denuncia Marcelo, que é professor de Filosofia da rede municipal desde 2020.

Ele está no seu segundo contrato temporário com o município. A exemplo de outros municípios brasileiros, a Prefeitura de Ilhéus prioriza contratações temporárias ao invés de aumentar o quadro de professores efetivos por meio de concurso – o último foi realizado em 2016, após forte pressão do Ministério Público do Trabalho. Ao PIMENTA, a vereadora Enilda Mendonça (PT) estimou que, hoje, a Seduc tem cerca de 500 professores contratados. Consultada pelo site, a pasta não informou o número de docentes nesta condição.

Quando a pandemia estourou e as aulas foram suspensas, em 2020, a Prefeitura de Ilhéus cortou 50% do salário dos professores contratados. A remuneração completa foi restabelecida só no contrato posterior, segundo Marcelo. No ano seguinte, encerrado o vínculo temporário, ele fez novo processo seletivo e voltou à rede municipal.

Conforme o Edital 001/2021, que regulamentou a seleção, a carga horária era de 20h semanais, relembra Marcelo. No entanto, quando foi assinar o contrato, ele descobriu que, além das 20h previstas no edital, a jornada dos professores contratados seria acrescida de 4h semanais para atividades de planejamento. Nos contratos de 40h, o acréscimo semanal seria de 5h.

Além de não cumprir a reserva do terço da carga horária, a Seduc aumentou o tempo de contrato, ignorando o próprio edital, lamenta o professor. “Eu tenho 20h no município. Eu teria que ter, por essa carga horária, dois terços de trabalho com aluno e um terço de trabalho de correção, preparação de aula. Isso configuraria, em 20h, 13h de trabalho com os alunos, com 13 turmas, e 7h de trabalho em casa, planejando ou corrigindo atividade. O contrato da Seduc não respeita a lei”, denuncia.

RÉPLICA E TRÉPLICA

Procurada pelo PIMENTA, a secretária de Educação de Ilhéus, Eliane Oliveira, se manifestou por meio de nota. “O contrato é assinado com 20 ou 40 horas semanais, que equivale a carga horária de 24 ou 45 horas/aula semanais (de segunda a sexta). Cabe salientar que o(a) docente selecionado(a) atua em regência de classe com 20 ou 40 horas/aula, sendo reservada, respectivamente, a carga horária de 4 ou 5 horas/aula, para o planejamento semanal, ficando ainda com a carga horária livre de 5 horas/aula (1 turno por semana)”, diz trecho da mensagem (íntegra ao final do texto).

Confrontado com a explicação da Seduc, Marcelo retruca. “A Secretaria de Educação de Ilhéus sabe que 20h não são 24h e que 40h não são 45h. Não existe nada que justifique a alteração arbitrária desses valores. Nem o edital da seleção pública da Prefeitura contém essa discrepância. Nele se fala da existência de cargas horárias de 20h e de 40h. Na hora de assinar o contrato é que o professor contratado se depara com essa surpresa desagradável, preparada no sentido de explorá-lo e de precarizar a educação pública em Ilhéus”.

Ele também reclama que a Seduc teria se recusado a lhe entregar cópia do seu contrato, por isso enviou ao site apenas um modelo que diz ser igual ao que assinou (acesse aqui).

REVOLTA E TRANSFERÊNCIA

Na videochamada com a reportagem do PIMENTA, em mais de uma ocasião, Aderson Marcelo Borges Ferreira disse que o tratamento desigual conferido a ele e aos demais professores contratados é um tipo de “escravidão moderna”, sempre recorrendo ao argumento de que a relação trabalhista não cumpre a lei nacional da categoria. O tom do professor é de revolta.

“Que é um homem revoltado?”, pergunta-se Albert Camus (1913-1960) no capítulo que dá título a ensaio de 1951. “Um homem que diz não. Mas, se ele recusa, não renuncia: é também um homem que diz sim, desde o seu primeiro movimento”, responde o próprio filósofo, lançando a premissa do seu raciocínio, a saber, a de que a revolta é sempre um duplo movimento de negação e afirmação.

No cumprimento do contrato, Marcelo diz ter estabelecido um limite e se recusa a participar de atividades que aumentariam sua jornada, que já ultrapassa a prevista em lei. A recusa é acompanhada do esforço para tentar mudar a relação de trabalho, o movimento afirmativo da sua revolta, diria Camus.

Gaúcho radicado em Ilhéus desde a infância, o gremista passou a estimular a rebeldia entre os colegas contratados. A adesão existe, mas é discreta, segundo ele, porque a maioria dos professores tem medo de ir para o enfrentamento e, no ano que vem, não conseguir o contrato da seleção simplificada.

Até o ano passado, Marcelo lecionava no Caic Darcy Ribeiro, no bairro Hernani Sá, o mesmo onde mora, na zona sul da cidade. Entrou em conflito com a direção da escola por reivindicar o cumprimento da lei do magistério quanto à composição da jornada. Após os embates, foi transferido para o Colégio Rotary, na Barra, na zona norte, onde passou a dar aulas neste ano.

SEM VALE-ALIMENTAÇÃO

O professor de Filosofia aponta outra desvantagem para os contratados. Diferente dos efetivos, eles não recebem o vale-alimentação, que agora é de R$ 550,00 por mês.

Na nota enviada ao PIMENTA, a secretária Eliane Oliveira enfatiza que o prefeito Mário Alexandre (PSD) assegura, desde o início da gestão, o pagamento do piso salarial nacional a todos os profissionais do magistério, contratados e efetivos. “O reajuste de 33,24% do piso salarial nacional será concedido na folha deste mês aos contratados”, complementa a gestora, referindo-se aos vencimentos de abril de 2022, já pagos.

De fato, a renumeração dos docentes contratados foi reajustada no percentual informado, assim como a dos efetivos. No entanto, Marcelo ainda questiona a falta da reserva do terço da carga horária e a falta do vale-alimentação. A Seduc não respondeu ao PIMENTA se há, no governo, a expectativa de estender o vale aos professores não efetivos.

A vereadora Enilda Mendonça (PT) explicou à reportagem que, para ter todos os direitos assegurados no plano de carreira, o professor deve ingressar no município por meio de concurso. O exemplo de Marcelo ilustra o que isso significa. Caso fosse efetivo, além do piso do magistério, sua remuneração teria o acréscimo correspondente à graduação superior em Filosofia. Na nota, a Seduc não responde se a realização de concurso público está nos planos do governo. Leia a íntegra.

“SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO ESCLARECE SOBRE CARGA HORÁRIA E REMUNERAÇÃO DOS CONTRATADOS

A secretária de Educação de Ilhéus, Eliane Oliveira, esclarece sobre a carga horária dos professores selecionados em chamada pública. Segundo a secretária, o contrato é assinado com 20 ou 40 horas semanais, que equivale a carga horária de 24 ou 45 horas/aula semanais (de segunda a sexta). Cabe salientar que o(a) docente selecionado(a), atua em regência de classe com 20 ou 40 horas/aula, sendo reservada, respectivamente, a carga horária de 4 ou 5 horas/aula, para o planejamento semanal, ficando ainda com a carga horária livre de 5 horas/aula (1 turno por semana).

Os momentos de planejamento são realizados na escola com apoio da Equipe Gestora e da Equipe de Formação da Seduc através do Planejamento Coletivo em Rede (PCR).

Além disso, o Prefeito Mário Alexandre vem garantindo, desde o início da gestão, o pagamento do piso salarial nacional a todos os profissionais do magistério independe de ser contratado ou efetivo. O reajuste de 33,24% do piso salarial nacional será concedido na folha deste mês aos contratados.

Atenciosamente,

Prof.ª Eliane Oliveira da Silva
Secretária de Educação”

Tempo de leitura: < 1 minuto

O deputado federal Marcelo Nilo relatou, nesta segunda-feira (9), o encontro fortuito que teve com o senador Jaques Wagner (PT-BA) em um voo comercial. Segundo ele, foi a primeira vez em que esteve diante do ex-aliado desde que deixou a base do governo Rui Costa e aliou-se ao ex-prefeito de Salvador ACM Neto (UB).

Nilo deseja o lugar de vice na chapa de Neto ao Governo do Estado e, para viabilizar a nova aliança, filiou-se ao Republicanos. Hoje, disse que manterá o apoio a Neto mesmo se não for escolhido para a majoritária.

Apesar da mudança de lado no campo político, Marcelo Nilo afirma que, na esfera pessoal, mantém a amizade com Wagner. “Até sinto saudade dele, porque gosto muito de Jaques Wagner”, disse o deputado em entrevista à Rádio Metrópole, de Salvador, antes de narrar o reencontro recente – e mudo – com o petista.

– Com a política, nós nos separamos e nos encontramos, pela primeira vez, nesta semana, no avião. Eu fui no banheiro. Quando saí na porta, estava ele. Um olhou pro outro. Eu não sei se foi amor ou ódio, entendeu? Mas um olhou pro outro, e baixamos a cabeça. Eu digo: se ele falar, respondo. Ele não quis falar, tudo bem -.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Associação de Beneficência e Cultura Teosópolis e a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e a Associação de Beneficência e Cultura Teosópolis assinaram termo de cooperação técnica durante a inauguração do Centro Cultural Teosópolis, em Itabuna, na última sexta-feira (6). O ato contou com a presença do reitor da Uesc, Alessandro Fernandes de Santana, e do presidente da Associação, professor Aurélio Macedo, e o pastor presidente da Igreja Batista Teosópolis, Geraldo Meireles, além da professora Janete Macedo.

A implantação do Centro Cultural Teosópolis tem como finalidade constituir “um espaço de diálogo entre a educação formal, a formação cultural, a academia e os diferentes grupos sociais”. Por sua vez, o convênio entre as duas instituições possui, entre seus objetivos, “ofertar às escolas municipais de Itabuna, bem como, ao circuito cultural da região, exposições temporárias de caráter didático pedagógico e cultural visando o desenvolvimento de hábitos culturais”.

Como parceira em assessoria técnica, caberá à Uesc desenvolver estudos de viabilidade para implantação, implementação e aperfeiçoamento do Centro Cultural Teosópolis segundo as normas do Sistema Estadual de Arquivos e do Sistema Nacional de Museus. Nesse sentido, a participação da Universidade será operacionalizada através do Cedoc (Centro de Documentação e Memória Regional) e do Projeto de Extensão Permanente Implantação e Implementação de Arquivos e Museus.

A articulação interinstitucional para implantação do Centro Cultural Teosópolis também envolve ações vinculadas à Prefeitura de Itabuna. Para o reitor Alessandro Fernandes de Santana, a participação da Uesc enriquece as atividades na área de extensão da Universidade, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento cultural e valorização da memória regional.