CONCURSO NACIONAL DE FOTOGRAFIA VAI DISTRIBUIR R$ 30 MIL EM PRÊMIOS

EM ITABUNA, GLEBÃO ASSUME VAGA DE VEREADOR AFASTADO POR “RACHADINHA”

APÓS PRESSÕES, COPOM SINALIZA QUEDA DOS JUROS A PARTIR DE AGOSTO

CONFIRA 208 VAGAS COM ATÉ R$ 5,3 MIL DE SALÁRIO EM ITABUNA, ILHÉUS, JEQUIÉ E MUCURI HOJE (27)

JEQUIÉ ABRE 500 VAGAS EM PROCESSOS SELETIVOS; SALÁRIOS CHEGAM A R$ 10 MIL

CURSO DO IF BAIANO EM URUÇUCA OBTÉM NOTA MÁXIMA DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

JERÔNIMO VÊ SIMBOLISMO NA VINDA DE LULA AO BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA

INTERNAUTA PODERÁ ASSISTIR À DIVULGAÇÃO DE DADOS DO CENSO 2022 EM ILHÉUS

PT CONFIRMA PRESENÇA DE LULA NO 2 DE JULHO EM SALVADOR

Secretário Ricardo Xavier conversou sobre o novo programa com empresários e técnicos do Sebrae, nesta quarta-feira (21)
Tempo de leitura: < 1 minuto

O vereador Ricardo Xavier (Cidadania) reassume, na tarde desta sexta-feira (6), o mandato na Câmara de Itabuna em ato na sala da presidência do Legislativo. Vereador no terceiro mandato, Xavier foi presidente da Casa na legislatura anterior, da qual apenas quatro foram reeleitos.

Ricardo havia se licenciado do mandato em janeiro do ano passado para comandar a Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda de Itabuna (Sicer), cargo que agora será ocupado pelo consultor José Raimundo. Marcelo Souza (Cidadania) retorna à suplência.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O pré-candidato do PT ao Governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues, recebeu o apoio do prefeito de Bom Jesus da Serra, Jornando Vilasboas. Quadro do Progressistas, o mandatário decidiu continuar aliado ao governador Rui Costa (PT) após a saída do seu partido da base governista. “O trabalho tem que continuar”, disse Jornando, durante reunião com Jerônimo, nesta quinta (5), em Salvador.

O prefeito de Santa Luz, Arismário Barbosa Júnior (Avante), também declarou apoio a Jerônimo. Doutor Arismário, como é conhecido no município da região sisaleira, esteve ontem com o ex-secretário da Educação da Bahia.

“É fundamental termos a companhia desses prefeitos, selarmos essa relação, junto com os vereadores e as lideranças políticas para que, a partir de janeiro de 2023, tenhamos um governador ainda mais próximo de Bom Jesus da Serra e Santa Luz”, assegurou Jerônimo.

UniFTC abre seleção para contratar professores da área de Odontologia
Tempo de leitura: < 1 minuto

A UniFTC Itabuna está com inscrições abertas para a seleção de professores do seu curso de Medicina, que está em processo de implantação e deve entrar em funcionamento a partir de 2023. As vagas são para os cargos de professor adjunto, professor associado e professor titular.

As especialidades contempladas no edital são Clínica Médica, Psiquiatria, Cirurgia, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina da Família e Comunidade e Pesquisa Científica.

As inscrições começaram dia 2 e, a princípio, acabariam nesta quinta-feira (5), mas foram prorrogadas até segunda (9). O procedimento é feito exclusivamente pelo e-mail selecaomedicina@gftc.edu.br. Interessados devem preencher a Ficha de Inscrição anexada ao edital, onde é informada a lista de documentos exigidos (acesse aqui).

ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO

A primeira etapa do processo seletivo consiste em avaliação curricular. Depois, os habilitados passarão por entrevista como o corpo diretivo da Rede UniFTC e coordenadores do curso de Medicina.

Os resultados serão divulgados em 16 de maio. Até 20 de maio, os aprovados serão convocados para entrega de documentos e agendamento para o processo de admissão.

Tempo de leitura: 2 minutos

A Comissão Política Estadual do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) formalizou, nesta quinta-feira (5), a escolha do ex-vice-prefeito de Itabuna Wenceslau Júnior como pré-candidato à Câmara dos Deputados. A legenda confiou ao grapiúna a missão de conectar as regiões sul e extremo-sul do estado à pré-candidatura do ex-presidente Lula (PT) à Presidência da República.

“Sou a única conexão do nosso território com as propostas de Lula. É fundamental termos um representante na Câmara Federal para auxiliar o presidente na missão de transformar o Brasil em uma nação digna e inclusiva. Não podemos ficar nas mãos dos deputados do ‘centrão’, que só conhecem a política do toma-lá-dá-cá”, declarou Wenceslau.

Advogado e professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), o comunista também se compromete a reforçar a representação política dos colegas das duas profissões no Congresso Nacional.

TRAJETÓRIA POLÍTICA

O início da militância política de Wenceslau Júnior remete a 1991, quando presidiu o Diretório Central dos Estudantes da antiga Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (Fespi), que, naquele ano, seria estadualizada para a criação da Uesc. A estadualização consagrou a luta política da sociedade sul-baiana, que teve o movimento estudantil e o PCdoB na vanguarda, conforme depoimento do professor Joaquim Bastos, reitor da Uesc de 2004 a 2012 (relembre aqui).

Na política itabunense, Wenceslau Júnior foi vereador por dois mandatos (2005-2008 e 2009 a 2012). Deixou o Legislativo e foi eleito vice-prefeito na chapa liderada por Claudevane Leite, o ex-prefeito Vane do Renascer. No mesmo mandato (2013-2016), comandou a Secretaria Municipal de Planejamento.

No período do PT na Presidência da República, coordenou o Comitê em Defesa da Criação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e dos Institutos Federais de Ilhéus e de Uruçuca. Hoje, aos 52 anos, é presidente do PCdoB em Itabuna e chefe de Gabinete da presidência da Bahiagás.

Juvenal pede demissão após prefeito confirmar reabertura do comércio
Tempo de leitura: 2 minutos

Levi Vasconcelos | A Tarde

Já pensou num núcleo acadêmico que já começa exalando conhecimento pela própria estrutura física do prédio? A energia é 100% fotovoltaica, e a água, mesmo a despejada nas descargas dos vasos sanitários, também 100% tratada e reaproveitável, ventilação toda ela também natural.

O tal núcleo vai começar a funcionar oficialmente hoje. É o Centro de Ciências e Engenharia Agroflorestais da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), área que fica no campus Jorge Amado, pertinho da sede da Ceplac, que custou R$ 61 milhões.

Joana: campus é marco em sustentabilidade

A inauguração está marcada para as 14h30 com a presença do ministro da Educação, Victor Godóy. A reitora Joana Angélica da Luz antecipa o tom:

— O que estamos inaugurando hoje é um marco na história das universidades federais de todo o Brasil.

Eritrina —A gênese do novo núcleo também tem uma história interessante. Nasceu da cabeça do professor Naomar Almeida, coisa de 12 anos atrás, quando ele era reitor e Juvenal Maynard o diretor da Ceplac.

Naomar entrou com o projeto e Juvenal com o ter reno, 34 hectares debaixo de intensas críticas dos ceplaqueanos detonando uma suposta dilapidação do patrimônio da Ceplac.

Juvenal: “dia mais feliz da minha vida”

Juvenal diz que a área da Ceplac no entorno da sede é de 740 hectares e os prédios projetados só fariam agilizar o conjunto do espaço. E ontem ele se dizia feliz.

— Amanhã (hoje) viverei um dos melhores dias da minha vida. Imagine você que já podemos fazer lá compensado com a eritrina, uma árvore exótica para sombrear o cacau para a qual não se via nenhuma utilidade. E isso é só o começo.

Ruas da Concha que serão pavimentadas por meio de convênio
Tempo de leitura: 2 minutos

As obras de pavimentação do Conchas do Mar, um dos bairros mais frequentados pelos turistas em Itacaré, seguem em ritmo acelerado e já contemplam vias como a Rua da Peroba. Segundo o prefeito Antônio de Anízio (PT), a primeira etapa das obras é resultado de emendas dos deputados estadual Rosemberg Pinto (PT) e federal Alice Portugal (PCdoB), com recursos superiores a R$ 1,8 milhão.

Os serviços estão sendo executados pelo Governo do Estado, por meio da Conder e em parceria com o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Litoral Sul (CDS-LS). A previsão é de que toda obra seja concluída em prazo de oito meses para a conclusão.

Tonho de Anízio fala de obras em Itacaré || Foto Divulgação

Antônio de Anízio adiantou que além do convênio com o Estado beneficiando essas ruas, a Prefeitura de Itacaré estará viabilizando a pavimentação de todas as demais vias da Concha, tendo em vista que o bairro, além de visitado pelos turistas, também gera emprego e renda para o município.

PAVIMENTAÇÃO DA RIBEIRINHA

Antônio de Anízio também anunciou a execução das obras de pavimentação do bairro Ribeirinha, que será realizada com recursos próprios, e a reforma da Praça da Mangueira, incluindo a construção do Centro de Comercialização de Artesanato.

O diretor de Projetos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Ademar Sá, adiantou que, além das obras de pavimentação da Concha e da Ribeirinha, também estão previstas outras obras importantes para o município, a exemplo reforma dos passeios do Centro, via emenda do deputado federal Márcio Marinho (Republicanos), e a construção de passeios nos dois acessos principais do bairro Santo Antônio, emenda do deputado federal Nelson Pelegrino, hoje conselheiro do Tribunal de Contas.

Tempo de leitura: 2 minutos

 

O SineBahia tem oferta de 87 vagas de emprego em dois dos maiores municípios do sul e do extremo-sul do Estado nesta sexta-feira (6). São 14 vagas em Ilhéus e 73 em Teixeira de Freitas hoje.

Os interessados devem procurar o SineBahia nestes municípios, munidos de carteiras de trabalho e de Identidade (RG), CPF e comprovantes de escolaridade, vacinação e residência.

O atendimento vai até as 15h. Em Ilhéus, o SineBahia funciona em frente à Praça Cairu, no Centro, enquanto em Teixeira de Freitas atende no Shopping Pátio Mix. Confira as vagas clicando em Leia Mais, abaixo.

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Congresso Nacional promulgou, nesta quinta-feira (5), a Emenda Constitucional 120, que assegura um piso salarial nacional de dois salários mínimos (R$ 2.424,00 em 2022), a agentes comunitários de saúde e de combate às endemias.

Caberá à União arcar com a remuneração. Dessa forma, estados, Distrito Federal e municípios ficarão responsáveis por pagar auxílios, gratificações e indenizações. Hoje, essa responsabilidade é compartilhada entre os três entes federativos. Ainda pelo novo texto, esses profissionais deverão receber adicional de insalubridade, bem como aposentadoria especial pelos riscos vinculados à função.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) está com inscrições abertas para o vestibular.São ofertadas 1.264 vagas para o primeiro e segundo períodos letivos de 2022, nos 47 cursos da instituição. As opções estão distribuídas nos campi de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista. As provas serão aplicadas nos dias 5 e 6 de junho nessas cidades.

Até o dia 16 deste mês, os candidatos devem se inscrever e efetuar o pagamento da taxa de inscrição dentro da data de vencimento informada no boleto. São ofertadas vagas nos cursos de Matemática, Ciência da Computação, Química, Física, Sistemas de Informação, Engenharia de Alimentos, Engenharia Ambiental, Fisioterapia, Educação Física e Ciências Biológicas.

São ofertadas ainda vagas nos cursos de Odontologia, Enfermagem, Medicina, Farmácia, Psicologia, Agronomia, Zootecnia, Administração, Engenharia Florestal, Economia, Ciências Contábeis, Letras, Geografia, História, Pedagogia, Jornalismo, Direito, Filosofia, Teatro e Dança. Acesse aqui o portal do vestibular.

Confira detalhes sobre o conteúdo das provas, estrutura da Uesb e composição de cada curso no Manual do Candidato. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) pelo telefone (73) 3528-9695, pelo e-mail vestibular@uesb.edu.br ou pelo WhatsApp (77) 3424-8721, em horário comercial.

Tempo de leitura: 2 minutos

Um projeto para melhorar o sistema de abastecimento de água em Itabuna foi apresentado nesta quinta-feira (5), durante evento no auditório da Santa Casa de Misericórdia, pelo prefeito Augusto Castro (PSD) e pelo presidente da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), Raymundo Mendes Filho. O Projeto Mais Água para a Cidade prevê investimento de pouco mais de R$ 26 milhões.

De acordo com o prefeito Augusto Castro, o investimento vai resolver 80% do problema do abastecimento de Itabuna e prevê a ampliação da estação elevatória de água tratada, na Estação de Tratamento de Água (ETA), com o acréscimo de duas motobombas. Além disso, haverá a implantação de 6.049 metros de rede adutora e mais de 2 mil metros de rede de distribuição.

Na BR-101 e na Avenida José Soares Pinheiro, em direção à zona sul, será aplicada a tecnologia não destrutiva, garantindo que o pavimento, por onde a rede passará, não sofrerá danos.

Também serão construídos dois reservatórios, um no bairro Novo Lomanto, com capacidade para armazenar 3 milhões de litros de água, e outro no Novo Jaçanã, que vai acumular 5 milhões de litros de água, para atender 36 bairros da zona sul e sudeste, que atualmente sofrem com o fornecimento intermitente de água.

MAIOR INVESTIMENTO DOS ÚLTIMOS ANOS

Para o prefeito Augusto Castro, o município passa a viver uma nova fase e uma oportunidade única. “Focamos nossa gestão no planejamento e projetamos a cidade para daqui a 40 anos. Obras como o projeto Mais Água [são] garantia na melhoria de vida de nossa gente”, afirmou.

Segundo Augusto Castro, o projeto também contribuirá para atração de novos investimentos, com a implantação do Porto Sul e da Ferrovia de Integração Oeste Leste. “Estamos tendo uma oportunidade única de preparar o crescimento e o progresso da cidade. As obras estruturantes em andamento e as que vamos realizar ficarão marcadas na história de Itabuna”, disse.

O presidente da Emasa, Raymundo Mendes Filho, lembrou que esse é o maior investimento executado pela empresa nos últimos 30 anos. “Com esse projeto, o prefeito Augusto Castro realiza o maior aporte de recursos na empresa neste período”, destacou.

“Além de proporcionar água nas torneiras diariamente, o Mais Água para a Cidade atende o que determina o Novo Marco Legal do Saneamento, que é a universalização do acesso da população à água até 2033. Itabuna fará o seu dever, a partir de agora”, afirmou Raymundo Mendes Filho.

O deputado federal Paulo Magalhães (PSD-BA), que por problemas de voo não pôde participar da apresentação do Mais Água para a Cidade, aportou por meio de emenda parlamentar o valor de R$ 4 milhões para o projeto.

A previsão de conclusão das obras é de 18 meses.  De imediato, segundo o governo, atenderá uma população de cerca 130 mil habitantes, podendo chegar a mais de 143 mil pessoas até 2041.

Tempo de leitura: 2 minutos

A direção da UniFTC Itabuna e prefeitos e secretários municipais do sul da Bahia firmaram, nesta quinta-feira (5), termo de cooperação técnica para implantação de novo curso de Medicina em Itabuna. Apesar de ser uma instituição privada de ensino, a universidade precisa da parceria com os municípios regionais para cumprir requisito do Ministério da Educação (MEC), explica o diretor-geral da UniFTC de Itabuna, Kaminsky Mello Cholodovskis.

“O MEC vai verificar todos os documentos, as parcerias e interações que nós temos com os municípios e vai validar o curso para que ele possa autorizar. E, quando autorizar, a gente vai incrementar cada vez mais a parceria com cada município, dentro do objetivo específico de cada um”, acrescentou. O termo de cooperação também beneficia os demais cursos da UniFTC.

CURSO DEVE SER INAUGURADO EM 2023, DIZ AUGUSTO CASTRO

Para o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), a expansão da rede de ensino superior reafirma a posição da cidade como polo educacional do sul da Bahia. “A [Uni]FTC se prepara aguardando a autorização do MEC. Os técnicos estarão vindo no mês de junho para conhecer os nossos equipamentos, hospitais, as nossas unidades, para que possamos ter aqui no ano que vem uma faculdade de Medicina que vai atender toda a Bahia”, antecipou.

A prefeita de Ibicaraí, Monalisa Tavares (UB), disse que a abertura do novo curso gera expectativa em toda a região, sobretudo nos municípios com poucos profissionais de saúde. “É sempre uma grande alegria. Nós que somos de cidade pequena, que sofremos com a falta de médicos, e graças a Deus está chegando esse curso para engrandecer ainda mais a saúde da nossa região”, concluiu a mandatária.

O presidente da Amurc e prefeito de Buerarema, Vinícius Ibrann (UB), disse que a entidade municipalista cumpre seu papel de auxílio ao desenvolvimento regional e exaltou o trabalho em conjunto dos municípios associados. “Uma região fortalecida é sinal de política públicas mais eficientes entregues à nossa comunidade”.

Tempo de leitura: 2 minutos

A Associação de Beneficência e Cultura Teosópolis inaugura, nesta sexta-feira (6), às 18h, o Centro Cultural Teosópolis Cacilda Lourenço Silva, que ocupa a antiga Casa Pastoral da Igreja Batista Teosópolis de Itabuna. Situado na Praça dos Eucaliptos, no bairro da  Conceição, o imóvel foi completamente reformado. Agora, é um espaço dedicado às artes e à cultura.

O local abrigará o Centro de Memória Teosópolis, fundado em 2013, e a Escola de Música Sacra de Itabuna (Emusita), com 34 anos de existência. Um dos objetivos do projeto é recuperar a história dos Batistas na região e a vida e obra do pastor Hélio Lourenço da Silva.

Já na recepção, os visitantes são convidados para uma visita guiada ao Centro de Memória ou à sala Brilho Celeste, onde os alunos terão aulas de canto e instrumentos de teclado, cordas e sopro, além de sala exclusiva para o estudo de bateria.

A casa também sediará a Emusita, que conta com dois ambientes compartilhados: o espaço de convivência e um moderno auditório. Para marcar a abertura do Centro, os visitantes poderão conferir a exposição “Toponímia de Itabuna: ruas e avenidas revelam histórias”. O equipamento também terá um espaço multifuncional, o auditório Olga Ribeiro.

PARCERIA

O Centro Cultural funcionará em parceria com a Prefeitura de Itabuna e com a Universidade Estadual de Santa Cruz. “Estará à disposição da comunidade como um lugar de cultura e resgate da cidadania, porque um povo sem história é um povo sem memória, e um povo sem memória é um povo sem identidade”, afirma a professora Janete Ruiz Macedo, do Centro de Documentação e Memória Regional (Cedoc/Uesc).

“Que o Senhor continue nos abençoando e ampliando a nossa visão para que possamos sempre enxergar o ser humano em todas as suas dimensões, oferecendo-lhe Palavra de Vida, alívio e formação cidadã. Parabéns, Teosópolis! Parabéns, Itabuna!”, celebra o pastor Geraldo Meireles, um dos idealizadores do centro.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Após a capa da revista Time, a repercussão internacional da pré-campanha de Lula (PT) à Presidência da República ganhou novo episódio nesta quarta-feira (4), quando o ator e roteirista Mark Hamill, intérprete de Luke Skywalker na franquia Star Wars, repostou publicação do petista no Twitter.

O perfil do ex-presidente publicou montagem alusiva ao Star Wars Day (04/05). Nela, Lula empunha o sabre de luz dos guerreiros jedi, guardiões da paz e da justiça no universo ficcional criado pelo produtor de cinema George Lucas.

Na rede social, Hamill pediu atenção dos brasileiros e, escrevendo em inglês sobre a montagem de Lula, declarou apoio ao ex-presidente. “A força é forte nele! Desejando a @LulaOficial tudo de bom para sua nobre missão”.

O agradecimento do petista veio em seguida. “Obrigado, Luk… Mark! Uma nova esperança está chegando”, emendou, fazendo referência ao episódio em que Luke Skywalker e Han Solo lutam para libertar a galáxia das forças imperiais comandadas por Darth Vader.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Dois acampamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) sofreram ataques de homens armados na Bahia, na madrugada de quarta-feira (4). Apesar da violência, ninguém ficou ferido.

Segundo a assessoria do movimento, as famílias denunciam que têm sofrido ameaças constantes de pistoleiros, em locais onde há conflitos agrários, com histórico grave de violência no campo. O primeiro caso aconteceu na cidade de Itaeté, na região da Chapada Diamantina.

Por lá, vários tiros foram disparados contra o Acampamento Antônio Maero. Testemunhas contaram que o crime aconteceu por volta das 2h, quando oito homens encapuzados e com armas de grosso calibre chegaram atirando contra os barracos que abrigam cerca de 300 famílias.

Muitas pessoas fugiram assustadas depois de acordarem com os tiros, e várias entraram nas matas ao redor do acampamento, para se proteger. A organização informou que um boletim de ocorrência foi registrado. O g1 entrou em contato com a Polícia Civil, que confirmou a informação e disse que apura o ocorrido.

ATAQUE NO EXTREMO-SUL DO ESTADO

O outro ataque aconteceu entre 2h e 4h, em Itabela, na região do extremo sul da Bahia, no Acampamento Anelicy Sena. Por lá, a situação foi semelhante: homens armados dispararam diversos tiros contra as 60 famílias acampadas.

Segundo o MST, o acampamento fica na propriedade da antiga fazenda Frutille, que estava abandonada há muitos anos, antes de ser ocupada pelas famílias.

Depois dos ataques, a Polícia Militar esteve no local e tirou as famílias da área, com uma liminar de despejo. As famílias foram alojadas em um outro assentamento próximo. Do G1.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A manhã desta quinta-feira (5) em Itabuna foi marcada pela entrega da van adaptada da Associação Grapiúna de Paraplégicos (AGP). O veículo foi adquirido com recursos de emenda do deputado federal Márcio Marinho (Republicanos) somados a uma contrapartida da Prefeitura de Itabuna. O ato simbólico ocorreu em frente à Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), com a presença do prefeito Augusto Castro (PSD), da secretária e primeira-dama Andrea Castro e de representantes da AGP.

Para Bruno Santana, vice-presidente da associação, trata-se de um sonho concretizado. “São mais de 20 anos na luta por essa conquista. Receber hoje esse veículo é nossa maior realização, pois vai facilitar muito a nossa locomoção, especialmente dos atletas do nosso time de basquete, que constantemente precisam viajar para as competições. Tínhamos muitas dificuldades, sempre. Agora, com o veículo, ficaremos mais tranquilos”.

O veículo adaptado vai atender, prioritariamente, aos 180 membros da associação. No entanto, também será utilizado por outros grupos. “Esta era uma necessidade dos mais de 25 mil deficientes físicos do nosso município. Possibilitar essa conquista é para a nossa secretaria um momento de muita alegria, pois sabemos e lutamos juntos pela inclusão social”, disse Andrea Castro, titular da Semps. Já o prefeito Augusto Castro enfatizou a importância do veículo para o transporte seguro e a locomoção das pessoas.