HISTÓRIA OFICIAL DO BRASIL AINDA EXCLUI HERÓIS DO 2 DE JULHO, AFIRMA JERÔNIMO

CATADORES RECOLHEM MAIS DE SEIS TONELADAS DE RECICLÁVEIS NO ITA PEDRO 2023

“CAFÉ COM CONEXÃO” ABORDARÁ DESAFIOS E PRÁTICAS NO DESENVOLVIMENTO DE TALENTOS

FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO ABRE ESPAÇO PARA DOCUMENTÁRIOS

EMPREGOS: VEJA 100 VAGAS EM ITAPETINGA, JEQUIÉ E PORTO SEGURO NESTA QUARTA (5)

BAHIA EMPATA COM O GRÊMIO NA FONTE NOVA E SE COMPLICA NA COPA DO BRASIL

COM 443 VAGAS NA BAHIA, IBGE ABRE INSCRIÇÕES EM PROCESSOS SELETIVOS

ITABUNA: MARCOS ALPOIM ASSUME PROCURADORIA TRABALHISTA DA PGM

COLISÃO ENTRE PICAPE E CARRETA DEIXA MULHER FERIDA NA ILHÉUS-ITABUNA

Tempo de leitura: < 1 minuto

Moradores de Banco do Pedro e Castelo Novo, comunidades rurais de Ilhéus, no sul da Bahia, interditaram a BA-262 em protesto contra a falta de ônibus, nesta terça-feira (17). A manifestação causou congestionamento na rodovia conhecida como Ilhéus-Uruçuca.

Os secretários municipais de Serviços Urbanos e Rurais, João Aquino, e de Ordem Pública, Marcelo Barreto, foram ao local e convenceram os manifestantes a liberar a estrada, o que aconteceu por volta das 9h. Depois, convidaram representantes das comunidades para uma reunião na sede da Prefeitura de Ilhéus, na Conquista.

Manifestantes usaram galhos de árvores e pedras para interditar via

Os moradores afirmam que Banco do Pedro, Lava-pés e Castelo Novo não têm ônibus aos domingos e feriados e, durante a semana, o serviço funciona em horário reduzido, prejudicando estudantes, pessoas que trabalham na zona urbana, comerciantes e agricultores. Segundo eles, os estudantes do turno vespertino são obrigados a deixar as aulas antes do término, pois não há transporte público depois das 16h30min.

Os protestos por melhoria do serviço de transporte tornaram-se frequentes em Ilhéus e se intensificaram nas últimas semanas, com manifestações de norte a sul do município. No último dia 7, o prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD), determinou que as concessionárias Viametro e São Miguel voltassem a operar nos distritos aos domingos e feriados (veja aqui). A determinação foi ignorada, conforme os manifestantes da zona rural.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) prorrogou até as 15h desta quarta-feira (18) as inscrições para o vestibular 2022, que oferta 1.264 vagas em 47 cursos de graduação. O processo seletivo conta com reserva de vagas e cotas adicionais para grupos historicamente excluídos das universidades, a exemplo de negros e indígenas.

Nos casos de Filosofia, Psicologia e Medicina, no campus de Vitória da Conquista, e de Farmácia, no campus de Jequié, as vagas são voltadas, exclusivamente, para o vestibular, pois esses cursos não foram incluídos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2022. Confira o quadro de vagas neste link.

A inscrição custa R$ 100,00 e deve ser feita no site do Instituto Avalia, responsável pelo certame. A confirmação do pagamento da taxa é validada em até quatro dias úteis e pode ser acompanhada no sistema de inscrição.

Mais informações podem ser obtidas no edital do vestibular, pelos telefones 73 3528-9695 e 77 3424-8721 (WhatsApp) e por e-mail (vestibular@uesb.edu.br).

Tempo de leitura: < 1 minuto

Desde ontem (16), quando o corpo do motorista de aplicativo Sátiro Menezes Filho foi encontrado em Serra Grande, distrito de Uruçuca, colegas de profissão do jovem de 23 anos cobram o esclarecimento do homicídio.

Reunidos em carreata, os trabalhadores circulam pelas ruas de Ilhéus, onde Sátiro morava, buzinando seus veículos em sinal de protesto. A manifestação se repetiu na manhã de hoje (17), como mostra o vídeo abaixo.

Sátiro, que era mais conhecido como John, estava desaparecido desde sexta-feira (13). Ele foi chamado para uma corrida para Serra Grande e não fez mais contato com familiares e amigos. O corpo do trabalhador foi encontrado no final da tarde desta segunda-feira (16), em estado avançado de decomposição e com sinais de espancamento.

Morador da Lagoa Encantada, na zona rural de Ilhéus, John era considerado um jovem tranquilo e trabalhador. A violência de que foi vítima abalou a comunidade. A 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) é responsável pela investigação do crime.

Tempo de leitura: 2 minutos

Hoje é o último dia para inscrições na segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2022. Os interessados devem se inscrever por meio do Sistema Revalida. O pagamento da taxa poderá ser feito até o dia 20 próximo.

A prova de habilidades clínicas será aplicada nos dias 25 e 26 de junho. Os locais de aplicação e a quantidade de vagas disponíveis serão informados ao participante também por meio do sistema do exame, no momento da inscrição.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) destaca que, se o limite de uma determinada cidade for atingido, o sistema desabilitará a opção pelo local. Dessa forma, o interessado deverá optar por outro lugar de preferência, conforme disponibilidade de vagas.

Como previsto em edital, para a garantia das condições logísticas e de segurança do exame, o Inep poderá acrescentar, suprimir ou substituir cidades de aplicação. Caso isso ocorra, o participante será realocado para uma cidade próxima que possua a estrutura e os requisitos adequados. Durante o período de inscrição, os interessados também poderão solicitar atendimento especializado.

Aplicado pelo Inep desde 2011, o objetivo do Revalida é avaliar habilidades, competências e conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). O ato de apostilamento da revalidação do diploma é atribuição das universidades públicas que aderirem ao instrumento unificado de avaliação representado pelo Revalida.

Tempo de leitura: 4 minutos

Empresas dos dois principais municípios do sul da Bahia têm oferta de 121 vagas de emprego e de estágio nesta terça-feira (17). O cadastramento para disputar vagas é feito no SineBahia. São 106 vagas em Itabuna, duas delas de estágio, e 15 em Ilhéus.

Para se cadastrar, o candidato vai até uma das unidades do SineBahia em um dos dois municípios, apresentando carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e comprovantes de vacinação, escolaridade e residência, além de documentos específicos para a categoria em alguns casos, como a CNH para motorista.

O SineBahia em Itabuna funciona no piso superior do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron, enquanto a unidade de Ilhéus funciona em frente à Praça Cairu (SAC), no Centro. O atendimento vai, pelo menos, até as 15h nas duas unidades. Clique em Leia Mais, abaixo, e confira todas as vagas ofertadas para esta terça-feira.

Leia Mais

Tempo de leitura: 2 minutos

Dois vereadores do município de Coração de Maria, no interior da Bahia tiveram os mandatos cassados nesta segunda-feira (16), pela Justiça Eleitoral, suspeitos de colocarem candidaturas femininas fantasmas dentro das nominatas das suas chapas.

Davilson da Silva Miranda e João Rios de Oliveira, do Cidadania e eleitos em 2020, tiveram os mandatos cassados, assim como todo os suplentes deles. A defesa do partido informou que a decisão ainda não foi publicada e que contraria a recomendação do Ministério Público da Bahia (MP-BA).

O processo de cassação, que está em segredo de Justiça, foi uma decisão de primeira instância, ou seja, cabe recurso. Com isso, os vereadores permanecem no cargo até o julgamento dos embargos, e só podem ser afastados após transitado e julgado.

O juiz eleitoral da 130ª Zona Eleitoral dpo município de Coração De Maria, Tardelli Boaventura, também anulou todos os votos recebidos pelo partido Cidadania nas eleições de 2020 e redistribuiu baseado no coeficiente eleitoral.

Dilson Miranda e João Rios foram os dois vereadores eleitos mais bem votados na cidade (673 e 622 votos, respectivamente).

FANTASMAS

De acordo com a decisão, as candidaturas fantasmas foram assinadas com os nomes de Caroline Santos Araújo e Josilda Lopes da Silva. As duas foram condenadas à inegibilidade por oito anos, contados a partir de 2020.

O juiz justificou a decisão contra Caroline e Josilda, ao apontar que as duas candidaturas foram indicadas “claramente para preencher a cota de 30% das candidaturas do sexo feminino”.

“Não prestaram contas dos recursos de campanha (ao que tudo indica, não receberam nem R$ 1 do partido), não confeccionaram um santinho, um adesivo, não fizeram uma postagem de suas candidaturas nas redes sociais, ninguém as viu participando de campanhas. E o mais escandaloso: não tiveram um voto sequer, nem mesmo o delas”, escreveu o juiz na decisão.

Ao se defenderem durante o processo, Caroline e Josilda afirmaram que não prosseguiram na campanha, porque não tinham confirmação das candidaturas. Alegaram também instabilidade jurídica e social no partido, aliado à pandemia de Covid-19. Do G1.

Tempo de leitura: < 1 minuto

As buscas pelo motorista de aplicativo Sátiro Menezes Filho, mais conhecido como John Menezes, foram encerradas nesta segunda-feira (16), com uma notícia muito triste para familiares e amigos do jovem, que estava desaparecido desde a última sexta-feira (13). O corpo do trabalhador foi encontrado no final da tarde de hoje, em Serra Grande, distrito de Uruçuca.

O corpo de John estava numa área deserta em estado avanço de decomposição. O rapaz estava desaparecido desde sexta-feira, quando aceitou uma corrida para Serra Grande. Ele tinha sido visto pela última vez no Parque Infantil. Depois disso, os familiares tentaram contato, mas o telefone dele estava desligado. A família ainda não confirmou se o corpo é realmente do jovem.

Jovem teria sido espancado antes de ser morto

No sábado e domingo, colegas de trabalho fizeram buscas, mas não obtiveram sucesso. No domingo, a polícia recebeu a informação de que o veículo de John Menezes estava abandonado no bairro da Conquista, em Ilhéus. Mas os bandidos agiram rápido, pois o carro realmente pertencia ao jovem, mas a placa já estava adulterada.

A polícia investiga várias hipóteses para o assassinato de John, que era considerada uma pessoa muito tranquila e querida. Nas redes sociais, dezenas de amigos lamentaram a violência contra o jovem. O corpo foi levado para o Departamento de Polícia Técnica de Ilhéus (DPT), onde deverá ser reconhecido pela família.

Tempo de leitura: 2 minutos

Policiais militares de Itabuna garantiram conquistaram quatro medelhas nos Campeonatos Pan e Sul-americano de Judô, encerrados no domingo (15), em Salvador. Os eventos esportivos foram realizados na praça principal do Shopping Paralela e contaram com a participação de mais de 300 atletas de 10 países.

A tenente Priscila Nunes Ceuta, comandante da Operação Ronda Maria da Penha (ORMP), em Itabuna, e os soldados Paulo Ricardo Alves e Thiago Torquato Vieira, do Esquadrão de Polícia Montada e Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Cacaueira, conquistaram quatro medalhas. Eles enfrentaram os atletas da Argentina, Chile, México, Canadá, Uruguai, Estados Unidos e Equador.

Tenente da PM (1ª à esquerda) conquista duas medalhas de prata

Há oito anos sem competir, a tenente Priscila Nunes conquistou prata nas duas competições. Ela destacou que o processo de treinamento para garantir a prata em ambas as competições foi árduo e era de domingo a domingo. “Treinava intensamente durante a manhã e a noite. Desta vez não deu para o ouro, mas tenho batalhado para garantir isso e chegar até o campeonato mundial”, disse.

Veterano nos campeonatos de judô internacionais, o soldado Paulo Ricardo, que levou o bronze no Pan-Americano e ficou em quarto lugar, na categoria até 73 quilos, no Sul-Americano, falou sobre a emoção em mais uma conquista. “Garantir a medalha de bronze no Pan Americano, que também aconteceu neste final de semana, além de ser o quinto melhor atleta de judô do mundo, na competição que participei no ano passado, só me dá a certeza de que estou trilhando o caminho certo”.

A prata no Sul Americano e o quinto lugar no Pan, na categoria até 81 quilos, foram garantidas pelo soldado Thiago Torquato. Além dos PMs, outros militares do Rio Grande do Norte, Piauí e agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) participaram do campeonato que conta com pontuação no ranking nacional, habilitando os militares a participarem dos Campeonatos Brasileiro e Mundial em 2022.

Tempo de leitura: < 1 minuto

As inscrições para o Mais Estudo, da Secretaria de Educação da Bahia (SEC), começaram nesta segunda-feira (16) e seguirão até o próximo dia 27, nas escolas da rede estadual de ensino. Com 52 mil vagas, o programa oferece bolsa mensal de R$ 100,00 aos estudantes que se destacam nas disciplinas Língua Portuguesa, Matemática e Iniciação Científica. Os monitores atuarão no turno oposto ao das próprias aulas, auxiliando os colegas no processo de aprendizagem dessas matérias.

PROCESSO SELETIVO

Para se inscrever, o estudante deve estar regularmente matriculado em escola estadual; manifestar interesse no programa à direção da escola; possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF); e ter média igual ou superior a oito na disciplina da qual pretende ser monitor.

Nas escolas em que não haja alunos com nota média igual ou maior que oito em número suficiente ao preenchimento das vagas, serão considerados elegíveis aqueles com nota média igual ou maior que sete.

Toda a ação da monitoria será acompanhada por professores supervisores. Caberá a eles, dentre outras iniciativas, validar mensalmente os relatórios enviados pelos monitores no Sistema do Programa Mais Estudo.

Banco Central aumenta a taxa de juros
Tempo de leitura: 2 minutos

As contas públicas do setor público consolidado, formado por governo federal, estados, municípios e empresas estatais, registraram superávit primário de R$ 4,3 bilhões, ante superávit de R$ 5 bilhões em março de 2021, informou hoje (16) o Banco Central (BC). Apesar do resultado, as contas do Governo Central, que reúne Previdência, Banco Central e o Tesouro Nacional, ficaram deficitárias em R$ 7,8 bilhões no mês. Já os governos regionais e as empresas estatais registraram, na ordem, superávits de R$ 11,9 bilhões e R$ 242 milhões no mês.

As informações contam do relatório de estatísticas fiscais divulgado nesta segunda-feira pelo BC. De acordo com o documento, nos 12 meses encerrados em março, o superávit primário do setor público consolidado atingiu R$ 122,8 bilhões, equivalente a 1,37% do Produto Interno Bruto (PIB, soma de todos os bens e serviços produzidos no país).

O resultado primário é formado pelas receitas menos os gastos com juros, sem considerar o pagamento de juros da dívida pública. Assim, quando as receitas superam as despesas, há superávit primário.

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

O primeiro Cacau Valley iFestival será uma das atrações da Semana de Inovação de Ilhéus, de 25 a 27 de maio, no Hotel Praia do Sol, na zona sul da cidade. Promovido pelo Sebrae, o evento tem apoio da Prefeitura de Ilhéus, do Senai/Cimatec e da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Ilhéus (CDL). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link.

Os empreendedores que passarem pelo Cacau Valley iFestival terão acesso a uma programação exclusiva, com painéis, oficinas, palestras e dinâmicas interativas. Os temas serão variados, desde o marketing digital no metaverso, passando pela moda, até o futuro do setor automotivo.

A gerente do Sebrae em Ilhéus, Claudiana Figueiredo, fala sobre os objetivos do evento. “Durante todo o período, será ofertada às micro e pequenas empresas a possibilidade de acessar informações sobre as principais tecnologias, aplicadas ao universo das MPEs, com possibilidade de experimentar o mundo da inteligência artificial, metaverso, blockchain, desenvolvimento e prototipagem de produtos, storytelling, branding e outros”.

Os visitantes vão poder participar de mais de 40 atividades de capacitação. A lista de palestrantes é vasta, com destaque para Luiz Candreva, Eduardo Moraes, Anna Libório e Mateus Couto.

No dia 26 maio, a partir das 17h, o time da moda entrará em campo para um desfile com peças de 22 marcas. O dia seguinte será dedicado à imersão no ambiente digital, com direito a uso de óculos 3D e a uma visita ao metaverso.

O festival terá os espaços Arena Maker, Arena Inovar, Lounge Mobiliza, Espaço Insighs, Espaço Lab e Espaço Trend. Ao todo, eles vão receber mais de 1.900 inscritos nas atividades de capacitação. O Sebrae estima que 1.500 pessoas visitarão o evento por dia.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Quando faleceu, em 24 de março de 2021, o ex-deputado federal Haroldo Lima (PCdoB) já havia escrito boa parte da sua autobiografia. Aos 81 anos, o comunista deixou os manuscritos aos cuidados da família, antes de ser internado no Hospital Aliança, em Salvador, onde perderia a luta pela vida contra a Covid-19, doença que já matou 665 mil brasileiros, segundo os números oficiais.

Coube ao ex-deputado federal Aldo Arantes, correligionário de Haroldo no PCdoB, a tarefa de organizar e concluir a obra, que será lançada nesta terça-feira (17), às 18h, no Sindicato dos Bancários de Itabuna, com o título Haroldo Lima – coragem e dedicação à luta do povo (Ed. Anita Garibaldi).

Natural de Caetité e formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Haroldo Borges Rodrigues Lima participou ativamente da militância estudantil. Durante a ditadura (1964-1985), foi um dos fundadores da Ação Popular (AP), movimento de resistência armada ao regime golpista. Deputado constituinte, teve cinco mandatos na Câmara Federal. Deixou a Casa em 2002 e, de 2003 a 2011, dirigiu a Agência Nacional de Petróleo (ANP).

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Câmara de Vereadores de Itabuna promove, nesta terça-feira (17), às 14h, audiência pública sobre os direitos trabalhistas dos assistentes sociais. O mote do debate proposto pela vereadora Wilma Oliveira (PCdoB) foi o Dia do Assistente Social, comemorado neste domingo (15).

A parlamentar explica que é necessário discutir com a sociedade o cumprimento dos direitos da categoria, que é formada majoritariamente por mulheres. Uma das pautas do debate desta terça é a redução da jornada de trabalho para 30h semanais, tema já em discussão na esfera nacional. A carga atual é de 40h por semana.

O encontro terá a presença da técnica de Referência da Alta Complexidade da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza de Itabuna, Dulce Carolina Fonseca; da assistente social e especialista em Saúde Pública Alana D’el Rei; e de representantes do Conselho Municipal de Assistência Social. Com transmissão no canal da Câmara no YouTube, o debate também será aberto ao público.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Os primeiros registros da apicultura remetem à antiga civilização egípcia, no norte do continente africano, há mais de 4 mil anos. São dessa época ilustrações que mostram recipientes de barro usados na criação de abelhas. Quarenta séculos depois, a médica veterinária Louise Santos dá dicas a quem deseja se iniciar nessa arte mesmo morando em zonas urbanas.

Professora da UniFTC Itabuna, Louise explica que o primeiro passo é verificar se a legislação do município onde o pretenso criador mora autoriza esse tipo de criação em área urbana. Constatada a possibilidade, a tarefa seguinte é escolher uma espécie de abelha sem o temido ferrão.

“As mais indicadas são as abelhas da espécie Melipona, porque elas não possuem ferrão. Já as abelhas do gênero Apis, que são as abelhas que produzem ferrão, até produzem uma quantidade maior de mel, mas podem machucar a pessoa que deseja criar e gerar um desconforto entre os vizinhos”, explica Louise Santos.

A veterinária cita espécies que se adaptam bem à criação em quintais ou até mesmo dentro de casa: uruçu (Melipona scutellaris), tiúba (Melipona fasciculata), jandaíra (Melipona subnitida), uruçu-cinzenta (Melipona manaosensis), mandaçaia (Melipona quadrifasciata anthidioides) e jataí (Tetragonisca angustula).

O investimento inicial, segundo Louise, é módico. “As abelhas são autossuficientes, o que significa que elas são muito bem desenvolvidas no sentido de execução de tarefas, cada uma sabe exatamente qual tarefa deve ser executada. É esse instinto social que as tornam muito eficientes nas práticas das tarefas a serem executadas dentro da colmeia. O trabalho do apicultor é proteger a colmeia e realizar a extração do mel quando ele estiver pronto”, acrescenta.

Interessados em aprender mais sobre apicultura podem acessar neste link a cartilha da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que ganhou nova edição às vésperas do Dia Mundial Das Abelhas (20/05).

Tempo de leitura: 2 minutos

No último final de semana, o município de Ilhéus, no sul da Bahia, foi palco de três homicídios, uma morte resultada de confronto com policiais e um desaparecimento.

O primeiro caso foi registrado na tarde de sexta-feira (13), quando um homem identificado como Bimba foi morto com sete tiros no Terminal Urbano. Cometido por uma dupla que chegou ao local em uma motocicleta, o crime teve as características de uma execução. Outro homem, que estava próximo à vítima, foi ferido na perna.

No sábado (14), o adolescente Jean Carlos Santos Alves, de 16 anos, foi morto com dois disparos de arma de fogo no Alto do Coqueiro. Socorrido e levado ao Hospital Regional Costa do Cacau, ele não resistiu aos ferimentos.

No mesmo dia, a Polícia Militar prendeu um homem e um adolescente suspeitos de envolvimento no crime, que teria sido ordenado por uma facção criminosa da Tapera, como forma de revidar um ataque feito à comunidade no Dia das Mães. Jean não tinha nenhuma ligação com o ataque à Tapera. Foi assassinado por ser morador do Alto do Coqueiro.

Também no sábado (14), Gabriel Moura foi morto a tiros no Mambape, morro próximo ao bairro Hernani Sá, na zona sul de Ilhéus. Não há informações sobre a autoria e a motivação do homicídio.

JOVEM MORRE APÓS CONFRONTO COM POLICIAIS

Carlos Henrique morreu após entrar em confronto com a PM

O sábado (14) ainda reservava mais um episódio violento. À noite, quando policiais militares faziam rondas em busca de um carro que havia sido roubado, eles tentaram abordar um veículo com quatro homens no Iguape, zona norte de Ilhéus. De dentro do carro, os bandidos dispararam contra os policiais, que revidaram, segundo a Polícia Militar. Um dos ocupantes do veículo, Carlos Henrique, de 26 anos, foi baleado e, após ser levado para o Hospital Costa do Cacau, faleceu.

Os outros três homens abandonaram o carro e conseguiram fugir para um matagal. No veículo, os policiais encontraram um revólver calibre 38 e uma pistola .40.

MOTORISTA DE APLICATIVO ESTÁ DESAPARECIDO DESDE SEXTA-FEIRA

O jovem John Menezes, de 23 anos, está desaparecido desde a manhã de sexta-feira (13). Motorista de aplicativo, ele deixou a Lagoa Encantada, onde mora, para fazer uma corrida para Serra Grande, distrito litorâneo de Uruçuca. Desde então, não fez contato com a família, e o seu celular está desligado.

Parentes de John registraram seu desaparecimento na Delegacia da Polícia Civil e, ontem (15), o carro que ele dirigia, um Fiat Argo, foi encontrado na Rua Santarém, na Conquista. O veículo estava com uma placa falsa, mas os policiais o identificaram pelo número do chassi.

Ainda não há notícia do paradeiro do jovem. Informações que ajudem nas buscas podem ser encaminhadas por meio do telefone 73 9 9144-4251. Com informações do FRN.