O empresário Antônio Moisés Ribeiro Santos, de 78 anos, faleceu nesta quinta-feira (19), em Salvador, vítima de complicações do covid-19. Moisés estava internado há quase 100 dias no Hospital Aliança, na capital baiana. O empresário sofreu um acidente grave de moto, anos atrás, e estava fazendo fisioterapia e se recuperava, quando contraiu a covid-19.
Ele fundou as lojas Moisés Materiais de Construção, referência do setor até o início dos anos 2000, com sede em Itabuna e filial também em Ilhéus e a família possuía investimentos em outras áreas.
Nos anos 1980, presidiu a Associação Comercial de Itabuna (1985-1987). A entidade emitiu nota de pesar na qual lembra o “grande legado” deixado por Moisés “para a classe empresarial de Itabuna”.
SEPULTAMENTO
O corpo do empresário e motociclista está sendo velado na capital baiana. O enterro está previsto para as 9h desta sexta-feira (20).
Um dos reconhecimentos mais registrados nos depoimentos de pacientes e acompanhantes no Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, está relacionado ao profissionalismo das equipes da unidade que se dedicam a prestar assistência humanizada. De acordo com a unidade, pacientes e acompanhantes têm buscado profissionais do SAC para deixar seu relato registrado como forma de agradecimento pelo acolhimento recebido.
Foi o que aconteceu com Francisca Souza, filha de uma paciente, atendida no HRCC. “Minha mãe deu entrada na emergência, foi atendida por Dr. Antônio Castro, por sinal um excelente atendimento. A saúde precisa de profissionais como ele, por ser muito atencioso e humano”, afirmou.
Francisca também lembrou de ter sido atendido pelo médico em outra unidade, quando ele diagnosticou que ela apresentava problema na vesícula. “Através dele, fui operada por Dra. Priscila. Ele foi essencial tanto pra mim, quanto pra minha mãe. Só tenho que agradecer por esses excelentes profissionais que fazem toda diferença em melhorar a vida daqueles que aqui chegam, com várias enfermidades. A palavra é gratidão”, disse.
Reuzeanes Nascimento, sobrinha de uma paciente, também registrou seu depoimento no SAC. “Agradeço a toda equipe pelo atendimento e suporte durante a internação da minha tia. Agradecendo o apoio e profissionalismo do enfermeiro Sr. Luiz, que nos passou confiança. Agradeço também a equipe do turno da noite”, relatou no formulário que é disponibilizado no SAC da unidade.
Rosimeire Ribeiro, mãe de um paciente, também fez questão de deixar seu depoimento, classificando o trabalho das equipes do HRCC como belíssimo onde há amor e dedicação. “Quero agradecer aos profissionais da higienização: o trabalho de Louise, Aline pela alimentação, também à equipe da UTI 2, todos muito amorosos. Renata tratou meu filho como se fosse dela, percebemos o carinho e dedicação nas ações de cada um que trabalha aqui”, registrou.
A Polícia Civil prendeu, nesta quarta (18), um homem suspeito de estuprar uma criança de 3 anos em Canavieiras. Ele foi localizado na região da Praia da Costa, na mesma cidade do sul da Bahia.
De acordo com a Polícia Civil, o crime foi cometido no mês passado. As investigações tentam verificar a suspeita de que a violência contra a criança tenha sido praticada também em março.
Alvo de mandado de prisão preventiva (por tempo indeterminado), o suspeito de 50 anos não teve a identidade revelada. Com informações do G1.
O presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Jerbson Moraes (PSD), rasgou elogios ao governador Rui Costa (PT), nesta terça-feira (17), após visita ao canteiro de obras da BA-649. Segundo o parlamentar, a nova estrada em construção entre Ilhéus e Itabuna é fruto de uma visão de futuro.
Jerbson também elencou outros feitos recentes da gestão estadual em Ilhéus, a exemplo do Hospital Regional Costa do Cacau, da Ponte Jorge Amado, do Hospital Materno-infantil Dr. Joaquim Sampaio e da duplicação de trecho da BA-001 na zona sul da cidade. Para o vereador, a população do sul da Bahia deve reconhecer o mérito desse trabalho. Assista.
Professores da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) aprovaram, nesta quarta-feira (18), nova paralisação das atividades acadêmicas em data a ser definida. A mais recente foi em 27 de abril.
De acordo com a Associação dos Docentes da Uesc (Adusc), o objetivo da mobilização é sensibilizar o governador Rui Costa (PT) a retomar negociações com a categoria, que reivindica reposição salarial das perdas inflacionárias dos anos últimos anos e outros direitos trabalhistas, além da reinstituição da plena autonomia universitária das quatro instituições estaduais de ensino superior.
Na mesma assembleia, os docentes decidiram convidar toda a comunidade acadêmica para um ato político-cultural no CEU, espaço de socialização do Campus Soane Andrade, na próxima terça-feira (24). Na ocasião, estudantes e trabalhadores da Universidade vão poder apresentar e discutir as principais demandas da comunidade acadêmica. Informações sobre o horário e a programação artística do ato ainda serão divulgadas.
A mobilização, segundo a Adusc, integrará a Semana de Lutas das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino Superior. Definida pelo 40º Congresso do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), a semana de mobilização será de 23 a 27 de maio, em universidades de todo o país.
A Coelba entrou na mira dos vereadores de Itabuna. Uma reunião de urgência foi convocada para as 15h desta quinta-feira (19) no gabinete da presidência da Câmara de Vereadores de Itabuna.
A convocação partiu do vereador e presidente Erasmo Ávila (PSD), que cita o alto número de queixas da população contra a companhia estadual de eletricidade, gerida pela Neoenergia.
As queixas vão de aumento considerado abusivo (estes autorizados pelo Governo Federal) e interrupções constantes e baixa qualidade do serviço. Erasmo se diz atento às queixas da população e reforçou queixas de outros vereadores da Casa, a exemplo de Kaiá da Saúde (Avante) e Ronaldão (PL).
Nesta quinta-feira (18), um homem morreu e outro foi preso durante operação da Polícia Militar no Condomínio Jubiabá, no bairro Novas Ferradas, em Itabuna. Segundo a PM, o suspeito, identificado apenas como Andrinho, reagiu a uma abordagem e atirou contra os policiais, que revidaram aos disparos e o atingiram. Ele foi socorrido e levado para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, mas não resistiu aos ferimentos.
Nas redes sociais, circula imagem em que Andrinho aparece posando com uma pistola na cintura. Ele havia sido preso em outra ocasião, conforme a PM.

Equipes da Ceto, Rotam, Rondesp e Cipe Cacaueira participaram da operação. No local onde o confronto ocorreu, os policiais apreenderam armas, drogas e três veículos: duas motocicletas Honda (placas OZD-2709 e QTW-0H73) e um carro Hyundai HB20 (FYY-3364).
Levado para o Complexo Policial de Itabuna, o homem preso é suspeito de gerenciar as transações financeiras de uma facção criminosa da cidade do sul da Bahia. Com informações do Verdinho Itabuna.
O prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD), fez novas mudanças no primeiro escalão da Prefeitura de Ilhéus, conforme decretos publicados na terça-feira (17) e ontem (18).
Bento Lima deixou a Secretaria da Casa Civil e assumiu a de Gestão. Ele substituiu Gabriel Bittencourt, Gaban, que agora é secretário da Fazenda e Orçamento no lugar de Mozart Aragão, novo titular da Casa Civil.
No Gabinete do Prefeito, Mauro Alves entrega a Superintendência de Comunicação a Emenson Silva, que era assessor especial, cargo que passa a ser exercido por Mauro.
O prefeito também deu novas atribuições a Diego Messias e a José Victor Pessoa. O primeiro presidia a Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) e, agora, é secretário especial de Meio Ambiente. O segundo fez o caminho inverso.
O vereador Ederjúnior dos Anjos (UB) se licencia do mandato para assumir a Secretaria de Desenvolvimento e Inovação, que estava sem comando desde o início de abril, quando a primeira-dama Soane Galvão (PSB), pré-candidata a deputada estadual, saiu da pasta.
Na Câmara de Vereadores, Eder será substituído pelo primeiro suplente do UB, Nery Santana, que foi exonerado do setor de compras da Superintendência de Transporte, Trânsito e Mobilidade (Sutram).
Na semana passada, o vereador Nino Valverde já havia assumido a Secretaria Especial de Agricultura, abrindo vaga na Câmara para o primeiro suplente do seu partido, o Podemos, Sergio do Amparo.
Ao que tudo indica, essas foram as últimas trocas na dança das cadeiras do governo municipal – e ninguém ficou em pé.
O município de Itacaré está participando, até o próximo sábado (21), do Seminário Internacional Inspira Ecoturismo, em Bonito (MS). O secretário de Turismo de Itacaré, José Alves, a presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Cida Aguilar, e a presidente do Sindicato Patronal de Hotelaria e Alimentação de Itacaré, Liane Reis, representam o segundo maior destino turístico do sul-baiano.
Já no primeiro dia do encontro, pela manhã, o secretário de Turismo de Itacaré e a presidente do Comtur se reuniram com gestores de turismo locais para compartilhar experiências, ampliar oportunidades de investimentos e conhecer cases de sucesso no segmento do ecoturismo.
De acordo com a presidente do Comtur, Cida Aguilar, o seminário busca fomentar o empreendedorismo, a inovação e os negócios entre gestores públicos e relacionados com as atividades turísticas nos destinos com vocação para o turismo sustentável. “[É] Uma oportunidade ímpar para nos inspirarmos. Itacaré está sempre buscando criar novos modelos de desenvolvimento sustentável para fortalecermos nossa posição de destino turístico com foco na sustentabilidade”, enfatiza Cida Aguilar.
Considerada como uma potência em biodiversidade, Itacaré reúne todas as características necessárias para o turismo de natureza. “O ecoturismo é uma das melhores alternativas para o desenvolvimento econômico sustentável”, observou o secretário de Turismo, José Alves. Já o prefeito Antônio de Anízio, vê a participação nestes eventos como oportunidade para garantir o intercâmbio com outros municípios com vocação turística e divulgar cada vez mais o destino Itacaré.
O Sinebahia divulgou total de 98 vagas de emprego e de estágio em Itabuna para esta quinta-feira (19). As oportunidades são para os mais variados níveis de escolaridade.
Quase metade das vagas é destinada a motoristas de ônibus (confira mais abaixo). Há, ainda, duas vagas de estágio nas áreas de Engenharia Civil e Administração, ambas para quem está cursando o nível superior.
Os candidatos devem procurar o SineBahia, no Shopping Jequitibá, até as 16h, munidos de carteiras de identidade e Trabalho, CPF e comprovantes de vacinação, escolaridade e residência. Necessário atentar-se para documentos específicos para algumas categorias, a exemplo da CNH para motorista. Confira as vagas clicando em Leia Mais, abaixo.
Belmonte e Eunápolis, ambas no extremo-sul da Bahia, registraram chuva de granizo na noite desta quarta-feira (18), conforme registro de vídeos de moradores das duas cidades. Num dos vídeos, moradores se espantam com a intensidade da chuva. “É gelo, pessoal”, narra um dos cinegrafistas amadores em Belmonte.
Chuva também foi registrada em Prado, ainda no extremo-sul, com duração de meia hora. Não foram registrados prejuízos em decorrência do fenômeno natural. Um dos maiores municípios da região, Eunápolis teve chuva de granizo com menor intensidade, mas causou surpresa e susto em moradores. Ocorrência similar também em Mucuri, mas na noite de ontem.
CHUVA DE GRANIZO NA CIDADE SOL
Já na região sudoeste, moradores registraram chuva de granizo em um dos municípios mais quentes da Bahia, Jequié, a Cidade Sol. Num dos vídeos, o morador registra o barulho causado pelo impacto das pequenas pedras de gelo em um veículo. Atualizado às 23h55min.
Confira vídeo.
https://www.instagram.com/reel/CduYP_JDh3J/?igshid=YmMyMTA2M2Y=
A Secretaria de Aquicultura e Pesca determinou a suspensão de 1.028 e o cancelamento de 4.280 Licenças de Pescadores Profissionais Artesanais inscritos no Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP). A decisão ocorreu após uma análise sobre possíveis inserções e reinserções de licenças de pescadores no sistema, além de indícios de fraudes e irregularidades.
Os profissionais terão 60 dias corridos para apresentar recurso administrativo contra a decisão de suspensão e cancelamento. O recurso deverá conter documentos comprobatórios dos dados pessoais e de atuação de pesca para averiguação completa e precisa das informações contidas no SisRGP e deve ser apresentado por meio do site Gov.br. Os pescadores que tiverem os recursos deferidos terão suas Licenças reativadas no sistema
A atuação das equipes do 4º Grupamento de Bombeiros Militar, por meio do projeto Bombeiro Amigo do Peito, tem ajudado a manter o estoque mínimo de leite no Banco de Leite Humano do Hospital Manoel Novaes, em Itabuna. São os bombeiros que fazem a coleta nas casas das doadoras. A visita é feita uma vez por semana.
Encarregado em coordenar o projeto em Itabuna, o comandante do 4º GBM, tenente-coronel Manfredo Silva Santana, explica que, por meio da parceria, foram desenvolvidas rotas para a coleta do leite nos endereços das mamães que têm o desejo de fazer a doação. “Também ensinamos a forma, manejo e precauções que elas devem ter no momento da extração do alimento”, afirma o oficial.
A atividade itinerante dos bombeiros resultou na doação de 24,9 litros do alimento infantil, nos cinco primeiros meses do ano, entregues por 66 itabunenses. “Estamos lado a lado com essas mamães e pedimos que, as que tiverem o desejo de ajudar na campanha, contem conosco”, diz. Nesta quinta-feira (19), é celebrado o Dia Mundial da Doadora de Leite.
EXEMPLO PARA O BRASIL
O empenho da unidade durante a iniciativa foi elogiado pelo coordenador da Rede Global de Bancos de Leite Humano e do Programa Ibero-americano de Bancos de Leite Humano (IberBLH), João Aprígio Guerra de Almeida.
“Agradeço a toda a corporação pelo brilhante trabalho que desenvolve em apoio a esta rede, que, certamente, é um exemplo para todo o Brasil. Que exemplos de trabalho de tanto êxito como este possam ser espalhados por todo o país”, contou em um vídeo enviado para a unidade.
As interessadas em apoiar o projeto podem entrar em contato com o Banco de Leite do Hospital Manoel Novaes pelo 73 3214-4346. O leite deve ser doado em potes de vidro com tampa plástica (tipo os de café solúvel) e estar congelado. Os vasilhames são fornecidos pelo Banco de Leite.
Os conselheiros da 2ª Câmara do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) aceitaram, nesta quarta-feira (18), denúncia contra o prefeito de São José da Vitória, Jeová Nunes, acusado de ter autorizado o abastecimento irregular de um veículo pertencente à vereadora Dilma Tânia Conceição, no exercício de 2021.
O conselheiro Mário Negromonte, relator do processo, determinou ao gestor a devolução aos cofres municipais da quantia de R$1.824,00, com recursos pessoais. Também lhe foi aplicada uma multa de R$1 mil.
A denúncia foi apresentada por Antônio Carlos Amorim Guimarães, presidente do Instituto Brasileiro de Trânsito, Transportes e Estatística do Estado da Bahia (IBTTE), e indicou que, somente no mês de março de 2021, foram abastecidos o total de 300 litros de combustíveis no carro de propriedade da vereadora Dilma Tânia Conceição, totalizando o valor de R$1.824,00 desviado dos cofres públicos.
O prefeito, em sua defesa, alegou que houve equívoco por parte do servidor responsável por alimentar as tabelas do SIGA, que informara o carro de placa QTV6CO5, quando em verdade, segundo Jeová Nunes, o veículo que se encontrava alugado a serviço da saúde municipal e que fora abastecido com 300 litros de combustível em março de 2021 era de placa PKF4507. Acrescentou, ainda, que a informação já fora retificada no sistema SIGA, mediante reabertura das tabelas de contas autorizada através da Inspetoria.
Para o conselheiro Mário Negromonte, o prefeito não conseguiu afastar a irregularidade apontada na denúncia, vez que não juntou um documento sequer que demonstrasse estar esse novo veículo de fato a serviço da prefeitura. Além disso, o processo de pagamento não foi instruído com a relação de veículos abastecidos e respectivos contratos de locação.
Um homem suspeito de participação no assassinato do motorista de aplicativo Sátiro Menezes Filho foi preso no Gogó da Ema, no Sarinha Alcântara, em Itabuna, nesta quarta-feira (18).
A Polícia Civil chegou ao local para checar denúncia de que dois homens e uma mulher estavam escondidos em uma casa do bairro itabunense desde sexta-feira (13), dia em que Sátiro desapareceu após aceitar uma corrida do Parque Infantil, em Ilhéus, para Serra Grande, distrito de Uruçuca.
Detido por volta das 11h, o suspeito foi transferido para a 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), em Ilhéus, que é responsável pela investigação do crime. O casal que estaria com ele no imóvel em Itabuna não foi localizado.
Sátiro, que era conhecido como John da Lagoa Encantada, foi encontrado morto em Serra Grande, no fim da tarde de segunda-feira (16). O corpo tinha marcas de tiros e sinais de espancamento.
Segundo as informações divulgadas pela Polícia Civil até o momento, uma mulher teria feito o pedido de corrida que levou John para o matagal onde ele foi assassinado. Ela teria agido em parceria com dois homens.
No domingo (15), o Fiat Argo que John dirigia foi encontrado na Conquista, em Ilhéus. A perícia técnica do carro pode ajudar no esclarecimento do crime. Com informações da Record TV Cabrália.






















