A unidade regional do Sebrae em Ilhéus abriu 600 vagas no programa de capacitação para empreendedores. Totalmente gratuita, a programação tem palestras, cursos, seminários e os encontros da Sexta da Oportunidade.
O roteiro de atividades é diverso, com seminários sobre gastronomia, exposição e oficina para artesãos, oficina de fotografia voltada para a venda de mercadorias e um encontro de donos de pequenos negócios do sul da Bahia.
Segundo o gerente regional adjunto do Sebrae, Michel Lima, o objetivo da iniciativa é qualificação e desenvolvimento de empreendedores, com ênfase no ganho de competitividade empresarial e na sustentabilidade dos negócios.
Interessados em participar devem fazer contato por meio do telefone 0800 570 0800.
Equipe da 72ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) prendeu suspeito de envolvimento em sequestro, na tarde deste sábado (26), em Maraú, no sul da Bahia.
Após uma denúncia, os policiais interceptaram o carro do suspeito na saída da BR-030. Segundo a PM, ele portava cocaína e maconha no momento da prisão.
Ainda de acordo com a Polícia Militar, o homem confessou participação no sequestro de um idoso de 82 anos, ocorrido em janeiro passado, em Barra Grande. Também revelou que planejava sequestrar outra pessoa na Península de Maraú.
Os policiais levaram o homem e as drogas apreendidas para a 7ª Coordenadoria de Polícia do interior (Coorpin), em Ilhéus.
Uma mulher foi encontrada morta na manhã deste domingo (27), dentro da casa onde morava, na cidade de Itororó, no sul da Bahia. A vítima foi identificada como Cristiane Barbosa Ferreira, de 31 anos. Segundo a Polícia Civil, Cristiane foi encontrada por vizinhos com um sangramento nas costas provocado por disparos de arma de fogo.
Ainda segundo a polícia, informações preliminares indicam que a mulher havia discutido com o ex-companheiro na noite anterior. O homem é suspeito do crime e é procurado pela Polícia Civil.
O corpo de Cristiane foi encaminhado para o Instituto Médico Legal da cidade de Itapetinga. A investigação do caso será feita pela delegacia de Itororó. Com informações do do G1 e do Itororó Já.
A Receita Federal anunciou as regras para a entrega da Declaração do Imposto de Renda de 2022. O prazo de envio começa às 8 horas do dia 7 de março e termina às 23h59min59s do dia 29 de abril. Após esta data, o contribuinte que apresentar a declaração receberá multa pelo atraso.
Entre as novidades deste ano, estão o acesso ampliado à declaração pré-preenchida por meio de todas as plataformas disponíveis e o recebimento da restituição e o pagamento do imposto de renda da pessoa física via PIX.
Também será possível pagar com PIX o DARF emitido pelo programa/aplicativo do imposto de renda quando houver imposto a pagar. O DARF será emitido com o QR Code, facilitando o pagamento. A expectativa é de que 34,1 milhões de declarações sejam enviadas até o prazo final.
Entre os contribuintes que estão obrigados a apresentar a declaração anual referente ao exercício de 2022, ano-calendário 2021, estão aqueles que:
*Receberam rendimentos tributáveis, sujeitos ao ajuste na declaração, cuja soma foi superior a R$ 28.559,70 (vinte e oito mil, quinhentos e cinquenta e nove reais e setenta centavos) e, em relação à atividade rural, obtiveram receita bruta em valor superior a R$ 142.798,50;
*Receberam rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40 mil;
*Também estão obrigadas a apresentar a declaração aquelas pessoas físicas residentes no Brasil que no ano-calendário de 2021, entre outros:
*Obtiveram, em qualquer mês, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto, ou realizaram operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas;
*Tiveram, em 31 de dezembro, a posse ou a propriedade de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a R$ 300 mil.
Era por volta das 10h da manhã de sexta-feira (25) quando um homem de calça jeans e camisa preta entrou em dos quiosques abandonados na praça Olinto Leone, no centro de Itabuna, e por lá ficou uns três minutos. Cerca de duas horas depois a cena se repetiu com outro usuário do espaço.
Essa movimentação estranha em uma das principais praças públicas de Itabuna vem ocorrendo diariamente e, os comerciantes e pessoas que passam pelo local já perceberam que o lugar vem sendo usado como banheiro público. A praça Olinto Leone é um espaço muito frequentado, principalmente por amigos para o bate papo.

Desde o início do ano que, conforme comerciantes, trabalhadores do comércio e pessoas que passam pela praça, o quiosque vem sendo usado por homens para fazer o xixi. Eles apelidaram o local de “mijódromo” do centro de Itabuna e reclamam que fedentina é insuportável.
O quiosque, que já serviu para exposição de quadros e para comercialização de produtos da agricultura familiar, também virou ponto de encontro de usuários de drogas, segundo relatos de quem transitam pelo local à noite. Eles afirmam que isso aumenta o perigo porque não sabe que tipo de pessoa está escondida lá dentro. E cobram medidas urgentes da Prefeitura de Itabuna.
Exatamente um ano após a prisão por extorsão mediante sequestro, o empresário Leandro Silva Troesch foi encontrado morto com um tiro na cabeça. A polícia civil investiga as circunstâncias da morte do dono da pousada Paraíso Perdido, em Jaguaripe, no recôncavo baiano.
O corpo do empresário estava caído, dentro do estabelecimento. Policiais militares isolaram o local e acionaram a polícia técnica para perícia e remoção, informa o Correio24h. Acostumado com os holofotes e a vida glamourosa que levava na cidade de Jaguaripe, na região do Recôncavo Baiano, Leandro foi preso em fevereiro do ano passado, ao lado da companheira Shirley da Silva Figueredo (relembre aqui).
O casal estava dentro da pousada quando foi surpreendido pela polícia e, na época, a defesa lutava pela soltura, alegando prescrição do crime. Eles foram sentenciados pelos crimes de roubo e extorsão mediante sequestro contra a uma mulher em Salvador. O crime foi cometido em 2001.
Leandro e Shirley levavam uma vida normal, apesar de terem sido condenados em segunda instância pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), em 2010, a 14 e 9 anos de prisão, respectivamente, em regime fechado. Apesar disso, os dois estavam foragidos, mas viviam publicando fotos normalmente nas redes sociais.
Após a morte de Leandro, a pousada suspendeu todas as reservas feitas para o período de Carnaval, justificando apenas que houve um “gravíssimo acidente sofrido pelo proprietário”. Não há informações sobre como ficará a situação dos clientes.
A Mega-Sena acumulou mais uma vez. Os números sorteados na noite de sábado (26), no Espaço da Sorte, na Avenida Paulista, em São Paulo (SP), foram: 15, 40, 44, 45, 47 e 51. A quina teve 79 apostas ganhadoras e cada uma embolsará R$ 53.045,63.
Na quadra foram 5.279 apostas vencedoras. Cada uma receberá R$ 1.134,03. O próximo concurso será na quarta-feira (2) e a estimativa é de um prêmio de R$ 57 milhões.
Para o próximo concurso, as apostas podem ser feitas até as 19h (no horário de Brasília) em qualquer lotérica do país. Para a aposta simples, com apenas seis dezenas, ao preço de R$ 4,50, a probabilidade de ganhar o prêmio milionário é de 1 em 50.063.860, segundo a Caixa Econômica Federal.
As cirurgias bariátricas voltaram a ser feitas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Itabuna. Durante dois dias, na sexta-feira (25) e neste sábado (26), foram realizados 15 procedimentos, no Centro Cirúrgico do Hospital Calixto Midlej Filho. As equipes são coordenadas pelo médico-cirurgião do aparelho digestivo, Fabrício Messias.
As cirurgias serão custeadas com recursos do Fundo Municipal de Saúde, numa parceria da Prefeitura de Itabuna, Instituto de Cirurgia Bariátrica Metabólica e Santa Casa de Itabuna. O médico Fabrício Messias adianta que para o mês de março está confirmado o procedimento em outros 15 pacientes e a expectativa é para o mesmo número de beneficiados em abril.
“A expectativa é que essa programação, mantida com recursos do Fundo Municipal de Saúde, prossiga até o final do ano, com média de 15 a 25 cirurgias por mês. Essa retomada do serviço foi resultado de um grande esforço da gestão municipal”, explica o médico.
Os submetidos ao procedimento cirúrgico estão sendo captados pela Central de Regulação da Secretaria de Saúde de Itabuna. “O beneficiado deve enquadrar-se em alguns critérios de saúde, observando a situação em que a obesidade tem causado doenças. Geralmente, os selecionados são pessoas que estão com comorbidades, como hipertensão, diabetes e obesidade grave”, afirma o médico.
O trânsito intenso de carros na chegada a Ilhéus por Itabuna provoca congestionamento desde a manhã deste sábado (26). A fila de carros se estende por 4 km, da rodoviária ao Hospital Regional Costa do Cacau, perto do Banco da Vitória.
O fluxo de veículos ainda é lento nesta tarde. O trajeto do Costa do Cacau à rodoviária, normalmente, dura menos de 10 minutos. Hoje, a mesma distância é percorrida em cerca de meia hora.
O vice-prefeito de Ilhéus, Bebeto Galvão, afirma que seu partido, o PSB, ainda não foi chamado a dialogar sobre a possível substituição do senador Jaques Wagner (PT) pelo também senador Otto Alencar (PP) na cabeça da chapa majoritária governista. Sem anúncio oficial, a mudança foi cravada pelo noticiário baiano, indicando a candidatura do governador Rui Costa (PT) ao Senado.
Num regime democrático, segundo Bebeto, é natural e salutar que a imprensa apure e divulgue informações sobre o processo político, mas a indicação de Otto como candidato ao Governo da Bahia deve ser tratada no campo das possibilidades.
“O fato dessa possibilidade – eu tô dizendo porque não foi noticiado oficialmente, nem nós, enquanto partido, fomos chamados para conversa. Mas, esse fato, como possibilidade que se aventa, de uma alteração do nome de Wagner para o de Otto, se isso se consolida, mais do que qualquer crise, representa uma riqueza de lideranças no mesmo projeto, ao ponto de nós nos darmos ao luxo de promover alteração de um nome importante como o do Wagner por um nome tão importante quanto o do Otto”, declarou ao PIMENTA nesta sexta-feira (25).
Ex-deputado federal e suplente de Wagner no Senado, o vice-prefeito de Ilhéus avalia que todo o trabalho dos partidos da base consolidou a pré-candidatura de Wagner ao governo e, nas pesquisas eleitorais, a trajetória do ex-governador era de alta. Por isso, em entrevista recente, defendeu a manutenção do petista no páreo. Ao PIMENTA, Bebeto também exaltou o nome de Otto, a quem atribui papel de expressão nacional na política.
O TEODOLITO…
Engenheiro agrônomo, o vice-governador João Leão (PP) usou a imagem do teodolito para ilustrar como enxerga o papel do trio PP, PSD e PT na aliança baiana. “Nós temos o tripé. A política da Bahia do nosso lado representa como se fosse um teodolito, aquele instrumento que você olha e vê longe. Ele tem três pés. Um é o PT, outro é o PSD e outro é o PP. Se nós tirarmos um dos pés, obviamente o teodolito cai e não funciona”, disse Leão ao Bahia Notícias em julho de 2021.
A metáfora do teodolito também serviu à reflexão de Bebeto, na entrevista ao PIMENTA, sobre a contribuição dos demais partidos da base, inclusive o PSB, para as vitórias eleitorais e o desempenho das gestões petistas na Bahia.
Além de PT, PSD, PP e PSB, a base reúne Avante e PCdoB. Caso a possibilidade da candidatura de Otto se concretize, segundo Bebeto, a mudança terá que ser discutida com todos os partidos aliados.
– Se isso – veja, estou colocando tudo no campo das possibilidades, porque não tem nada oficializado, o que temos é especulação.
Se isso ocorre, nós vamos ter que discutir a composição da chapa. Na minha opinião, os partidos todos devem ser chamados. Se havia o chamado teodolito, mas o teodolito não se sustenta sozinho se ele não tiver um lastro e se o terreno for íngreme. Ou seja, se o terreno for desnivelado, o teodolito não se põe de pé -.
…E O CAMINHÃO DE ABÓBORAS
Bebeto também minimizou o impacto da possível – e hoje provável – mudança na composição da chapa para as chances de vitória da candidatura governista. Segundo ele, o assunto tem sido tratado como cataclismo político da Bahia, mas seria melhor ilustrado como a dinâmica de abóboras transportadas na carroceria de um caminhão.
– Se o nosso grupo estiver unido, mesmo que ocorra qualquer mudança, com os debates que vão ocorrer internamente, os debates são do processo. Eu faço uma analogia com o caminhão de abóboras. Há turbulência na estrada, mas as abóboras vão se acomodando no caminhar da estrada-.
Os Conselhos Municipais de Saúde e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) de Itacaré aprovaram, por unanimidade, as contas da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Educação referente ao exercício de 2021. O balanço das contas, ações e gastos, tanto do Fundeb quanto da Secretaria Municipal de Saúde foi apresentado detalhadamente para os membros dos conselhos que, após esclarecerem todas as dúvidas e avaliarem a documentação, opinaram pela aprovação.
A assembleia para a análise das contas do Fundeb ocorreu nesta sexta-feira (25), de forma online, por meio das plataformas digitais, seguindo os protocolos sanitários de prevenção contra a Covid-19.
O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, agradeceu aos membros do Conselho Municipal de Saúde e do Fundeb pela confiança, parabenizou pela iniciativa cidadã de fiscalizar os recursos públicos e reafirmou que continuará administrando a cidade com transparência e compromisso com o povo.
A Comissão Permanente de Licitações da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) iniciou o processo administrativo para a aquisição e instalação de um novo sistema de decantação em laminados de PVC flexíveis atóxicos, conhecido como lamelas, que serão implantados nos três decantadores da Estação de Tratamento de Água (ETA).
“O sistema de lamelas é uma nova tecnologia. São cortinas plásticas que substituem os módulos tubulares, com melhor desempenho e redução de perdas no processo de tratamento da água”, explica o gerente técnico da Emasa, João Bitencourt.
De acordo com Bitencourt, o sistema é responsável pela decantação das partículas em suspensão, garantindo um alívio sobre os filtros, assegurando a qualidade da água filtrada. “O sistema de decantação tem vida útil. Os módulos que estamos utilizando estão completando o ciclo de uso. Por isso, a Emasa está realizando o processo de aquisição de um novo sistema”, diz o gerente técnico da concessionária dos serviços de água e esgoto de Itabuna.
Para o presidente da Emasa, Raymundo Mendes Filho, o investimento em um novo sistema do processo de decantação, aponta a preocupação da empresa em oferecer uma água de qualidade para os moradores da cidade. “Existe a necessidade de substituição do atual sistema que já apresenta desgastes pelo tempo de uso, a vida média desses equipamentos são de 20 anos. Agora, estamos adquirindo o que há de mais moderno em termos tecnológicos”, destaca Mendes Filho.
A partir da próxima quinta-feira (3), conforme decreto publicado hoje (26) pelo governo estadual, a Bahia voltará a ter limite de 3 mil pessoas nos eventos no seu território. Atualmente, a lotação máxima é de 1.500 pessoas. A mudança valerá até 14 de março.
Segundo o decreto, eventos em locais fechados, espaços culturais, cinemas e teatros poderão ocorrer com a capacidade plena. Os estádios estarão autorizados a receber um público de até 30% do limite máximo de ocupação.
Independentemente da natureza dos eventos, o acesso aos locais está condicionado à comprovação de vacinação contra Covid-19 e é obrigatório o respeito aos protocolos sanitários, a exemplo do uso de máscara.
O Diário Oficial do Estado deste sábado (26) traz edital de concurso para cargo de agente de tributos estaduais, com 49 vagas. Os contratados atuarão na Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz).
As vagas serão distribuídas em três áreas de atuação: Administração e Finanças (14 vagas); Tecnologia da Informação (05); e Administração Tributária (30 vagas).
Para concorrer às vagas do Edital Saeb 001/2022, os candidatos precisam ter curso superior de qualquer graduação, desde que feita em instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação.
O certame será executado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com a Secretaria da Administração (Saeb) e a Sefaz.
INSCRIÇÕES
O prazo de inscrição será das 16h de 7 de março às 16h de 5 de abril de 2022. O procedimento deverá ser feito no site da FGV e a taxa será de R$ 150.
O certame prevê isenção de inscrição para candidatos que estiverem inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e que forem membro de família de baixa renda.
O concurso reserva 5% das vagas para pessoas com deficiência e 30% para os candidatos que se declararem negos, no momento da inscrição.
REMUNERAÇÃO E PROVAS
O cargo tem carga de 40h semanais. A remuneração para a classe inicial de Agente de Tributos Estaduais é composta de uma parte fixa de R$ 1.393,67 e de uma parte variável correspondente à Gratificação de Atividade Fiscal no valor de R$ 3.902,28 a R$ 6.410,89, que poderá ser acrescida pelo pagamento de CET de até R$ 1.560,91 e do Prêmio por Desempenho Fazendário, cujo valor máximo é de R$ 3.746,19.
As provas serão realizadas em 5 de junho deste ano, das 8h às 14h, em Salvador, nas etapas objetiva e discursiva. A Fundação Getúlio Vargas confirmará oportunamente as informações sobre a realização das provas (locais/data/horários) e divulgará na página do certame (conhecimento.fgv.br/concursos/saebba22) e no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br).
Demorou, mas finalmente o cantor Thiaguinho assumiu, nesta sexta-feira (25), em publicação nas redes sociais, o seu namoro com a meio itabunense Carol Peixinho, que participou dos realities Big Brother Brasil-19 e No Limite( TV Globo). Os dois vinham sendo flagrados juntos desde o ano passado. Ela foi vista em vários shows do artista nos últimos meses.
Thiaguinho e Carol Peixinho estariam juntos desde julho do ano passado. Já há algum tempo que os dois trocam likes em fotos e teriam passado a virada do ano juntos, mas sem publicação de imagens. Hoje, o cantor postou uma foto coladinho com a ex-BBB, onde aparecem numa praia.
Na legenda da imagem publicada no Instagram, ele escreveu: “luz para tudo que é lado!!! No céu, no nosso olhar, no nosso coração… E que seja sempre assim. Iluminado. Felizão com sua luz”. Ela também compartilhou a mesma imagem e escreveu: “minha felicidadezona de toda dia”.
De acordo com marcação do próprio Thiaguinho na localização da imagem compartilhada, o casal está no Rio de Janeiro. O artista foi casado com a atriz Fernanda Souza até 2019 e, pela primeira vez depois do fim do relacionamento, aparece com uma namorada. Carol, nascida em Salvador, tem fortes ligações com o município sul-baiano. É filha de itabunenses.























