Cronograma de abastecimento divulgado pela Emasa para esta segunda-feira (3)
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Gerência Técnica da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) informou, há pouco, ter programado para esta segunda-feira (4) um novo cronograma de abastecimento de água para os bairros de Itabuna. Além das partes baixa e média do centro da cidade, também serão abastecidas as localidades da zona norte, a exemplo do Pontalzinho, Parque São João, Castália, Novo Horizonte e condomínios Pedro Fontes I e II.

Também entram no cronograma os bairros da zona nordeste de Itabuna – partes baixas do Fátima, Califórnia, Parque Verde, Parque Boa Vista, Santa Inês e João Soares. Na zona noroeste, será contemplado o bairro Santo Antônio. Na zona leste, Conceição e Vila Zara (parte baixa).

Da zona oeste, integram a programação de fornecimento de água os bairros Manoel Leão, parte baixa do Zildolândia e partes baixa e média do Mangabinha. Na zona sul da cidade, serão contempladas partes dos bairros São Caetano, Sarinha Alcântara, Jardim Primavera, Vila Anália, Núcleo Habitacional da Ceplac e Novo São Caetano.

Na zona sudeste entram na programação os bairros Fonseca, Maria Pinheiro e parte do Pedro Jerônimo. Já os bairros da zona sudoeste a exemplo de Nova Ferradas (região do presídio), Ferradas, Jorge Amado, Nova Itabuna, Urbis IV, Fernando Gomes e Odilon, também serão abastecidos nesta segunda-feira.

Ávila havia anunciado sessão extraordinária para esta terça-feira || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Erasmo Ávila (PSD), presidente da Câmara de Itabuna, informou que discutirá com o prefeito Augusto Castro (PSD), nesta terça-feira (4), às 15h, os ajustes finais para o lançamento do Programa Auxílio Recomeço.

A iniciativa municipal, que se tornou lei, deve garantir, no mínimo, R$ 3 mil a cada família atingida pela chuva natalina no principal município do sul da Bahia. “O intuito maior é dar total transparência a todas as etapas do processo”, disse Erasmo Ávila ao falar do objetivo da reunião.

A reunião de presidente da Câmara e prefeito também contará com a participação do secretário da Fazenda e Orçamento de Itabuna, Davi Dultra. O auxílio de R$ 3 mil foi aprovado pela Câmara de Vereadores, em regime de urgência, na última sexta-feira (31).

Idosas foram resgatadas com quadro grave de insuficiência respiratória
Tempo de leitura: < 1 minuto

Idosas de 98, 90, 84 e 74 anos precisaram do auxílio do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) para receber atendimento médico no primeiro dia de 2022 (sábado). Moradoras de Itabuna, um dos municípios prejudicados com as fortes chuvas nas últimas semanas, as quatro apresentaram insuficiência respiratória devido a síndrome gripal e foram resgatadas pela equipe do helicóptero Guardião 1.

Dois voos foram necessários para o deslocamento do grupo até um hospital. Um médico do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) fez um dos voos de resgate.

As equipes do Graer continuam em atuação no sul, extremo-sul e Vale do Jiquiriçá. Além de salvamentos, as aeronaves são usadas na distribuição de doações e no monitoramento de regiões atingidas.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), tomou decisão para tentar diminuir a avalanche de críticas à gestão na área social na semana da segunda mais grave enchente já registrada no município. A esposa do prefeito, Andrea Castro, irá dividir o comando da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) com o secretário de Governo, Júnior Brandão.

Brandão continua respondendo pela pasta do Governo. O nome foi considerado o mais adequado por ter maior aproximação na área social e, ainda, com o segmento religioso, de onde partiram muitas críticas pela gestão do município na crise deflagrada com a enchente que deixou mais de 2 mil famílias desabrigadas somente em Itabuna.

CADASTRAMENTO DE FAMÍLIAS

“Júnior Brandão vai auxiliar nos processos de cadastramento das famílias afetadas pelas cheias para que o município consiga atender com celeridade nesse momento a todos”, informa município em nota distribuída aos veículos há pouco.

Assim se pronunciou a secretária quanto à mudança. “Nesse momento nós precisamos de todo o apoio possível para continuar assistindo às pessoas nesse momento em que a nossa cidade precisa retomar, com brevidade, a rotina. Por isso, contaremos agora com o apoio do secretário Júnior Brandão”, disse Andrea Castro.

Júnior Brandão falou da oportunidade de colaborar com a pasta para atender a comunidade. “Nós estamos aqui para contribuir com o governo e nesse momento a necessidade está sendo a Secretaria de Promoção Social. Portanto vamos auxiliar para que a população continue sendo bem assistida e com bastante rapidez”, declarou.

Vereadores aprovam Auxílio Recomeço para vítimas da enchente em Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta quinta-feira (30), em sessão extraordinária, a Câmara de Vereadores de Itabuna aprovou o projeto de lei que institui o Auxílio Recomeço. O programa garantirá R$ 3 mil a cada família atingida pela enchente do Rio Cachoeira, ocorrida no final de semana passado.

A iniciativa partiu da Prefeitura, que ainda vai regulamentar as regras para a concessão do benefício.

Ontem, os vereadores também aprovaram o uso de R$ 1,5 milhão do Orçamento Anual da Casa para ajudar as famílias prejudicas pela cheia.

Empresa entregou donativos nesta quinta-feira (30)
Tempo de leitura: < 1 minuto

A CVR Costa do Cacau se uniu à campanha de solidariedade às vítimas das enchentes que assolam o sul da Bahia desde a noite de Natal, deixando milhares de pessoas desabrigadas em toda a região.

Nesta quinta-feira (30), a empresa doou onze toneladas de alimentos às prefeituras das cidades atingidas pelas fortes chuvas, para que sejam distribuídas às famílias mais necessitadas.

“Esse é um momento em que todos devem se unir num grande mutirão de solidariedade para diminuir o sofrimento das vítimas desse desastre natural que atingiu a região”, explica Maurício Ramos Sena, gerente comercial da empresa.

Grupo de voluntários doa 100 marmitas por dia em Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

A comunidade escolar do Colégio Estadual Inácio Tosta Filho, no bairro de Fátima, em Itabuna, está mobilizada na arrecadação de produtos para a distribuição de marmitas e kits de higiene. Com a participação de estudantes, ex-alunos e funcionários, a ação busca amenizar o sofrimento das famílias mais atingidas pela cheia do Rio Cachoeira.

Para Marcos Vinicius Nobre, que concluiu o Ensino Médio na unidade escolar em 2017, a iniciativa da mobilização parte do princípio de se colocar no lugar do outro. “Onde moro não fui afetado, então criamos um grupo SOS Itabuna 073, no Instagram, para arrecadações. No início a ideia era [arrecadar] os kits de higiene, que passou também para a marmita e depois adicionamos uma sopa. A escola deu o maior suporte e, unindo forças, conseguimos atingir muitas famílias”.

Segundo a diretora do colégio, Silvana Nascimento, a solidariedade é fundamental neste momento. “Estamos conseguindo distribuir, em média, 100 quentinhas por dia. Essa mobilização é um ato de amor ao próximo que está precisando muito de nossa ajuda, e a unidade escolar está fazendo a sua parte”.

Empresa restabelece fornecimento de água após cheia do Rio Cachoeira
Tempo de leitura: 2 minutos

A Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) de Itabuna estabeleceu cronograma de manobras para o abastecimento  da cidade depois das fortes chuvas e da cheia do Rio Cachoeira. O gerente técnico João Bitencourt adverte que essa programação pode ser alterada se ocorrer algum imprevisto que comprometa a captação nas estações de Rio do Braço, em Ilhéus, ou Nova Ferradas, em Itabuna.

Dentro da programação elaborada pela Gerência Técnica da Emasa, a prioridade é atender hospitais e os bairros mais afetados pela enchente. Hoje (29), serão abastecidas as partes baixa e média dos seguintes locais: centro da cidade, Fátima, Parque Boa Vista, Monte Cristo, Santa Inês, Antique e Castália, Califórnia (parte alta), Alto Mirante e Alto Maron.

Ainda nesta quarta, o reabastecimento abrangerá as partes baixas do bairro Mangabinha, Pontalzinho, São Judas, Fonseca, Jardim Vitória, Nova Ferradas (região do presídio regional), Maria Matos (Rua de Palha), Condomínio São José, Ilha Verde, Morumbi, Urbis IV, Jaçanã, Santa Clara, Odilon, Lomanto, Conceição (parte alta), Banco Raso, São Pedro (partes alta e baixa) e Vila Zara.

Amanhã (30), o abastecimento contemplará partes baixa, média e alta do bairro de Fátima, Parque Boa Vista, Parque Verde, Monte Cristo, Santa Inês e partes baixa e alta do Antique, Nova Califórnia e Castália (partes baixa e média), Alto Mirante e Alto Maron. Ainda, Mangabinha (parte baixa e média), Pontalzinho (parte baixa), Conceição (parte alta), São Pedro (parte alta e baixa).

Também Vila Zara (parte alta), São Judas, Fonseca, Nova Ferradas (região do presídio), Condomínios Gabriela e Jubiabá, Nova Itabuna, Jaçanã, Santa Clara, Odilon, Manoel Leão, Lomanto, Ferradas e Jardim Vitória.

Na sexta-feira (31), o abastecimento será direcionado para o centro (todas as partes), Fátima (partes baixa e média), Parque Boa Vista (todas as partes), Parque Verde (todas as partes), Monte Cristo (todas as partes), Santa Inês (partes baixa e média), Antique (partes baixa e média), Nova Califórnia, Castália (partes baixa e média), Alto Mirante e Alto Maron.

No mesmo dia, será a vez do Mangabinha (todas as partes), Pontalzinho (parte baixa e alta), Conceição (parte alta), São Pedro (partes alta e baixa), Vila Zara (parte alta), São Judas, Fonseca, Maria Pinheiro, Jardim Vitória, Nova Ferradas, Ferradas, Jorge Amado, São Caetano (parte do bairro 50%), Sarinha Alcântara, Jardim Primavera, Vila Anália, Núcleo Habitacional da Ceplac, Novo São Caetano, Pedro Jerônimo, Odilon, Manoel Leão, Zildolândia e Santo Antônio (parte alta).

Lívia Mendes afirma que município precisa de ajuda de profissionais de saúde
Tempo de leitura: < 1 minuto

A secretária de Saúde de Itabuna, Lívia Mendes Aguiar, afirmou que a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do município atendeu mais de 400 pessoas nesta terça-feira (28).

Entrevistada pelo G1, a secretária informou que a demanda sobrecarrega o Sistema Único de Saúde (SUS) e pediu o reforço das equipes de saúde, com mais médicos, enfermeiros e outros profissionais da área.

Além da pandemia de covid-19, Itabuna e outras cidades brasileiras enfrentam surtos de gripe influenza (H3N2), que já matou 8 pessoas na Bahia.

A cidade sul-baiana ainda tem que lidar com o impacto devastador da cheia do Rio Cachoeira. O almoxarifado central da Secretaria de Saúde de Itabuna foi totalmente destruído pela enchente.

Limpeza de ruas e avenidas conta com 150 pessoas e 14 máquinas, segundo Prefeitura
Tempo de leitura: 2 minutos

A Prefeitura de Itabuna informa ter montado Operação de Guerra para a retirada de toneladas de baronesas e detritos da área comercial do centro do município sul-baiano. A limpeza é executada por 150 pessoas e 14 máquinas pesadas.

As ações se concentram nas avenidas Fernando Cordier, Firmino Alves e Cinquentenário, Rua Paulino Vieira e transversais e área das praças Otávio Mangabeira e Adami. O superintendente de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, Francisco de Sousa Lino Filho, diz que logo após o primeiro sinal de recuo das águas.

“Não temos como mensurar a quantidade. Mas são toneladas de plantas aquáticas no centro e em grande parte das áreas ribeirinhas que sofreram em 100%. É um trabalho que não tem previsão de quando vamos terminar. Estamos limpando as duas margens do rio e toda área que foi inundada pelas águas do Rio Cachoeira”, informa o superintendente.

Os trabalhos de limpeza foram iniciados em paralelo ao que já vem sendo realizado pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza para assistência às centenas de desabrigados e desalojados das chuvas e estragos em decorrência da cheia do Cachoeira. As bases operacionais permanecem recebendo donativos e voluntários para alimentar e distribuir remédios, colchões e cobertores.

Segundo a prefeitura, algumas empresas que recolhem entulhos estão cooperando na remoção de móveis, eletrodomésticos e colchões deixados nas vias públicas e calçadas por pessoas que perderam tudo com a enchente no centro e bairros.

ÁGUA CONTAMINADA

A Secretaria Municipal de Saúde alerta a população para que evite águas contaminadas. Não se deve pisar no lamaçal deixado para trás pelas cheias nem consumir água de poços artesianos. Um protocolo de profilaxia para evitar contaminação pela leptospirose, doença causada por urina de ratos em águas poluídas, está sendo elaborado para distribuição entre médicos e profissionais de saúde.

As pessoas cujas casas não foram afetadas pela cheia só devem ir para as ruas quando for realmente necessário. A intenção é evitar acidentes como choques elétricos, queda em bueiros, além de contato com a água contaminada. A medida objetiva evitar a proliferação de doenças.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Shopping Jequitibá se uniu ao projeto Ita Boa Ação para arrecadar donativos e recursos financeiros para afetados pelas chuvas de dezembro no sul da Bahia. Somente em Itabuna, enfatiza Manoel Chaves, são mais de 1,5 mil pessoas ficaram desalojadas. Os valores, afirma, serão destinados a pessoas em alojamentos e situação de risco.

As doações podem ser encaminhadas ao Shopping Jequitibá e também por meio do PIX CNPJ 38.426.044/ 001-50 Sul da Bahia Ltda. EPP. Os contatos telefônicos podem ser feitos com Renildo Fagundes, no telefone (73) 98180-1623, ou Jodney Ferreira, pelo telefone (73) 98130-4071.

“Estamos juntos nesse momento em que a solidariedade, união, desprendimentos serão características fundamentais para uma rápida reversão para tirar estas 1.500 famílias em estado de desespero. Não tenho dúvidas de que, mais uma vez, a região sul da Bahia irá dar uma demonstração de sua capacidade de se reerguer”, diz Manoel Chaves Neto, que ressalta a união dos governos municipais, estadual e federal na reconstrução do sul, extremo-sul e sudoeste da Bahia.

Sobe para 21 total de vítimas das chuvas na Bahia
Tempo de leitura: 2 minutos

A Defesa Civil do Estado da Bahia informa que um jovem de 19 morreu afogado em Ilhéus, na noite desta segunda-feira (27), quando tentava atravessar uma enxurrada. O órgão não divulgou o nome da vítima nem maiores detalhes sobre as circunstâncias do afogamento. Com o óbito, subiu para 21 o total de vítimas das chuvas que castigam o estado neste mês de dezembro.

Além de Ilhéus, os outros municípios que registraram mortes são Amargosa (2), Itaberaba (2), Itamaraju (4), Jucuruçu (3), Macarani (1), Prado (2), Ruy Barbosa (1), Itapetinga (1), Aurelino Leal (1) e Itabuna (2).

Conforme boletim da Defesa Civil do Estado, divulgado no fim da tarde desta terça-feira (28), a Bahia tem 136 municípios em situação de emergência. Clique em “Leia mais” para ver a relação.

Leia Mais

Medida provisória também destina recursos para outros estados brasileiros
Tempo de leitura: < 1 minuto

O ministro da Infraestrutura Tarcísio Freitas anunciou nesta terça-feira (28) que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) aplicará R$ 80 milhões na recuperação de estradas danificadas pelas chuvas na Bahia. O uso do recurso foi autorizado por medida provisória (MP) publicada hoje pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).

A MP também destinou R$ 120 milhões para o reparo de rodovias em Minas Gerais, Pará, Amazonas e São Paulo. Na Bahia, segundo o Ministério da Infraestrutura, o trabalho de restauração se concentrará em trechos da BR-101, BR-242 e BR-415.

RECURSO É INSUFICIENTE PARA RECUPERAR ESTRADAS FEDERAIS, AFIRMA RUI COSTA

Após o anúncio do governo federal, o governador Rui Costa (PT) afirmou que o recurso liberado pela medida provisória é insuficiente. “Não é possível recuperar as estradas federais com 80 milhões de reais para o Nordeste, 80 milhões não dá para recuperar nem [as estradas federais] da Bahia”, declarou o petista, dirigindo-se ao secretário executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio.

Os ministros Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional), João Roma (Cidadania) e Marcelo Queiroga (Saúde) também estão no sul da Bahia e presenciaram a declaração do governador, feita durante coletiva em Ilhéus.

Cachoeira subiu 10 metros em Itabuna, desabrigando mais de mil famílias || Foto PIMENTA
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Bahia registra o maior acumulado de chuvas para o período de dezembro dos últimos 32 anos, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Ainda segundo o levantamento, Itamaraju, no extremo-sul, foi o município onde mais choveu em dezembro deste ano, com 769,8 milímetros. É cinco vezes maior que a média histórica para o mês. Também é bem maior que a chuva geralmente registrada no período que vai de setembro a dezembro (499,7mm).

Dados meteorológicos apontam que Valença e Ilhéus foram os municípios com os maiores registros de chuva no período das 9h de quinta-feira (23) às 9h de segunda-feira (27). Na sequência, vêm Salvador, Igrapiúna, Camamu, Barra do Rocha, Gandu e Itabuna, o mais populoso do sul da Bahia.

– Valença: 215 mm, corresponde a mais do que o triplo da sua climatologia de dezembro (64,9mm)
– Ilhéus: 209mm, corresponde a 70,2% a mais da sua climatologia de dezembro (122,8mm)
– Salvador: 188mm, corresponde a mais do que o triplo da sua climatologia de dezembro (58,1mm)
– Igrapiúna: 202mm
– Camamu: 196mm
– Barra do Rocha: 195mm
– Gandu: 188mm
– Itabuna: 187mm

Na manhã de hoje (28), o governo baiano informou que o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), desde a última sexta-feira (25), está fazendo vistorias técnicas em municípios do sul, extremo-sul e sudoeste para tentar amenizar o impacto das barragens privadas. Algumas delas se romperam com o grande volume de chuvas. Foram registrados rompimentos de barragens em localidades como Iguá, Jussiape e Quati.

Famílias atingidas pelas chuvas terão auxílio financeiro do Estado
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Bahia terá programa de auxílio financeiro às vítimas das enchentes, segundo anunciou o governador Rui Costa no final desta segunda-feira (27) após sobrevoo a vários municípios do sul e sudoeste do estado.

O valor do auxílio ainda será definido, conforme comunicado, e integrará as ações do Programa Estado Solidário, criado para auxiliar atingidos pelas tempestades que ocorridas, agora em dezembro, no sul e no extremo-sul baianos.

TARIFA SOCIAL DA EMBASA

Rui Costa também informou a extensão da Tarifa Social da Embasa, a companhia de abastecimento do estado, na conta a ser paga, para todas as residências, comércios e prestadores de serviços que tiveram prejuízos com as enchentes nos municípios que decretaram situação de emergência por causa das chuvas.

O benefício já havia sido concedido aos moradores de cidades do extremo-sul, região também afetada pelas enchentes. Alguns dos municípios mais atingidos pelas chuvas têm empresas próprias ou serviços autônomos de abastecimento, a exemplo de Itabuna (Emasa) e os municípios de Ibicaraí (SAAE) e Itajuípe (SAAE).

DOAÇÃO DE GELADEIRAS

Já a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), empresa do Grupo Neoenergia, se comprometeu a doar mais 1.000 geladeiras, além das 500 já oferecidas anteriormente.

Além disso, começam a ser entregues ainda esta semana as geladeiras adquiridas pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado (Sudec). As primeiras entregas vão beneficiar moradores de 11 cidades do extremo-sul, onde as chuvas provocam destruição desde o início de dezembro.

A Tarifa Social da Embasa e compra das geladeiras foram autorizadas por lei enviada pelo governo à Assembleia Legislativa (Alba) e sancionada pelo governador Rui Costa no dia 14 de dezembro.