Tempo de leitura: 4 minutos

 

Antes que passem a me chamar de insaciável, insatisfeito ou utópico, digo que esse sistema é uma das grandes dívidas que os outros dois entes federativos – Estado e União – devem a Ilhéus.

 

Walmir Rosário || wallaw2008@outlook.com

Há mais de um ano que venho sendo presenteado pelo vice-prefeito de Ilhéus, José Nazal, com fotos bem produzidas sobre o andamento da obra de construção da segunda ponte que ligará o centro de Ilhéus ao bairro do Pontal e ao resto do mundo. Fotógrafo profissional de reconhecida competência, Nazal também brinda os amigos e profissionais da imprensa regional com informações importantes do ponto de vista técnico da obra.

Falar de José Nazal pelo seu amor a Ilhéus é como chover no molhado, mas, a título de informação, não poderia eu deixar de traçar poucas linhas sobre a ponte estaiada – uma novidade na Bahia –, já considerada como um dos mais belos cartões-postais de Ilhéus. A cidade, de reconhecida beleza natural, incorpora uma arte moderna à sua paisagem para contrastar com a beleza arquitetônica do casario construído em épocas distinta da história.

Tive a felicidade de acompanhar os contatos iniciais – desdes as promessas – de construção na nova ponte, primeiro como jornalista, depois como participante da equipe do então prefeito Newton Lima. E, em todas as oportunidades, José Nazal estava na linha de frente, prestando informações históricas e técnicas sobre as possibilidades da implantação desse importantíssimo equipamento para o desenvolvimento da cidade.

De início, destaco a vasta colaboração de Nazal como um marco na área da comunicação, tendo em vista que nenhum veículo de comunicação – rádio, jornal, televisão, blogs ou outros tais – teriam condições para o empreendimento. E explico: nada de novo foi feito por Nazal, que apenas reeditou o chamado setorista dos velhos tempos, acompanhando, pari passu, o andamento, enquanto um veículo faria, apenas, grandes reportagens.

Mesmo fora do governo municipal, José Nazal não se esquivou de continuar colaborando com o governo estadual (dono da obra) e com as empresas construtoras, além de informar, em tempo real, de todos os estágios da obra. Como sempre acontece – principalmente na política – existem os céticos – ou apenas adversários – que dizem não acreditar na execução do projeto, que foi ganhando corpo a cada dia.

Como toda grande obra construída no Brasil, a segunda ponte, ou a dona ponte, como a denomina Nazal, possou por alguns problemas de continuidade, por conta do envolvimento da primeira – a segunda também – com a Operação Lava Jato. Não fosse isso, já estaríamos trafegando por ela há algum tempo, portanto livres dos constantes engarrafamentos na única via de tráfego atual.

Ponte ligando o centro e a zona sul de Ilhéus será a primeira estaiada no estado || Foto Bruno Maciel

Para nós leigos em engenharia, as informações – textos curtos e fotos – fornecidas por Nazal foram bastante enriquecedoras, por não conhecermos os meandros e detalhes da construção de uma ponte estaiada. De forma didática, Nazal passava cada filigrana técnica explicada pelos técnicos responsáveis pela construção, a exemplo da rotineira colocação dos cabos de aço de sustentação.

Em poucos dias teremos a entrega da obra pela empresa construtora e caberá ao governo do estado marcar a data da inauguração da ponte, com a escolha do nome do equipamento, o que poderá render questionamentos mil. De início, vamos ao primeiro questionamento: Qual o critério para a escolha da pessoa que emprestará o nome? Caberá aos cidadãos de Ilhéus a escolha desse nome?

Certo dia, em tom de brincadeira, questionei Nazal se com a nova ponte em operação, além da melhoria substancial do tráfego entre o centro e zona sul, não poderíamos, também, ter mais um problema… E explico: Como a ponte atual é o local preferido pelos manifestantes dos vários setores para realizar os protestos, passariam, também, a atazanar a vida da população realizando-os, concomitantemente, na outra ponte?

Pois é, já antevejo a festa da inauguração – mormente num ano de eleições municipais – com presenças de políticos e autoridades todos os tipos no palanque dos governos estadual e municipal. Melhor do que se apresentarem como pais e mães da criança, prestariam um grande serviço apresentar a execução de um projeto do sistema viário do município, retirando o tráfego do centro da cidade.

São obras de custo módico, tendo em vista as pequenas distâncias entre o bairro do Banco da Vitória e os dois pontos da BA-001 nos sentido Sul – proximidades de Olivença – e Norte – lá pelos lados da Ponta do Ramo. Com isso, grande parte do tráfego, principalmente o pesado, seria desviado do centro da cidade, evitando danificar o pavimento e equipamentos enterrados de saneamento.

Antes que passem a me chamar de insaciável, insatisfeito ou utópico, digo que esse sistema é uma das grandes dívidas que os outros dois entes federativos – Estado e União – devem a Ilhéus. Sem gastar muito verbo, pois todos são sabedores da importância de Ilhéus e região como colaboradores e contribuintes dos tesouros da Bahia e Brasil. A dívida é grande, está vencida e poderá ser levada ao cartório de protesto eleitoral.

Se querem saber como fazer o sistema viário, garanto que Nazal prestará mais esse obséquio por sua terra sem qualquer dificuldade.

Walmir Rosário é radialista, jornalista e advogado.

SineBahia tem oferta de 75 vagas de emprego em Itabuna e Teixeira de Freitas hoje (19)
Tempo de leitura: 4 minutos

Mais de 100 vagas de emprego são ofertadas nos municípios de Itabuna e Teixeira de Freitas, nesta quarta-feira (19), nas unidades do SineBahia. São 15 vagas em Itabuna, na região sul, e outras 60 em Teixeira de Freitas, no extremo-sul do Estado. Em Ilhéus, são mais 27 vagas.

O cadastro para concorrer às vagas é feito diretamente em unidade do SineBahia, preferencialmente pela manhã, e exige apresentação de carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade. Vagas para pessoas com deficiência (PCD) exigem laudo médico. Clique em Leia Mais, abaixo, e confira todas as vagas disponíveis hoje.Leia Mais

Durante abertura dos trabalhos na Câmara, Moacyr avalia gestão e critica governo baiano
Tempo de leitura: < 1 minuto

Na sessão que marcou a abertura do período de sessões ordinárias da Câmara de Vereadores de Uruçuca, o prefeito Moacyr Leite Júnior apresentou, nesta segunda (17), um balanço das ações de sua gestão, iniciada em 2017, e o planejamento para este ano. O gestor fez referências ao empenho e dedicação de todos os vereadores, “no sentido de contribuir para o desenvolvimento de Uruçuca”.

Moacyr agradeceu, também, ao deputado federal, Paulo Azi (DEM), pela parceria que, segundo ele, só rendeu frutos para o município, e criticou a inércia do Governo do Estado em Uruçuca. “As obras brilham mais na comunicação do que de forma efetiva”.

O prefeito elencou algumas obras e resultados nós três primeiros anos da gestão, como a pavimentação de mais de 80% da sede e 95% de Serra Grande, a reforma completa do Complexo Esportivo Ferreirão, investimentos na Educação, na Saúde e no Esporte.

Para Moacyr, 2020 será um ano difícil, por ser eleitoral, com limitações financeiras e as impostas pela legislação. “Mas vamos continuar trabalhando com a mesma dedicação e empenho. Nosso mandato é até dia 31 de dezembro e até lá vamos trabalhar muito.”, adiantou.

Acompanhado do vice-prefeito Marcelo Dantas, secretários municipais e diretores, Moacyr Leite desejou que o Legislativo continuasse atuando com harmonia e competência, desenvolvendo o seu papel de forma clara e tranquila.

Estrada de acesso a Faisqueira ganha iluminação em toda a via
Tempo de leitura: < 1 minuto

Após solicitação da Prefeitura de Ubaitaba, a Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) e a Coelba iniciaram obra de iluminação pública na estrada que liga a sede de Ubaitaba ao distrito de Faisqueira.

A estrada será totalmente iluminada. A prefeita Suka Carneiro ressalta a importância de cumprir essa demanda tão relevante para população. “É mais um sonho sendo realizado. Fico feliz em saber que nosso governo está mudando a história do nosso município”, disse.

Tempo de leitura: 2 minutos

 

Cabe a todos, inclusive ao eleitor, a valorização de um novo modo de administrar, rompendo com os vícios que nos aprisionam ao longo das décadas.

 

Rosivaldo Pinheiro || rpmvida@yahoo.com.br

As necessidades apresentadas pelos munícipes derivam de longos ciclos de gestores que administram nossos territórios como se estivessem gerindo uma propriedade que herdaram e que, portanto, supostamente, deveria servir aos interesses pessoais. O passar do tempo demonstra que a administração pública vem sofrendo transformações e seguindo rumo a um melhor controle social, impondo a necessidade de se desenvolver gestões inovadoras.

Essas mudanças são impostas pelas legislações e atuação mais sistematizada dos órgãos de controle. É visível a melhoria da consciência crítica. Essa constatação é perceptível de forma crescente e tem como uma das variáveis mais importantes o amplo acesso às informações por parte de camadas cada vez maiores da população.

Esse novo tempo obriga aos gestores se esforçarem para reduzir os conflitos existentes na espacialidade urbana, afinal, parafraseando o geógrafo Milton Santos, a cidade é o espaço dos conflitos onde os fixos determinam os fluxos.

Assim sendo, cabe aos gestores adotarem ferramentas que reduzam a distância entre a cidade virtual e a cidade real. A cidade virtual é aquela que se apresenta nos mapas de arquivo e que, quase sempre, norteiam as decisões nos “quadrados do poder”, enquanto a cidade real se apresenta no ir e vir dos cidadãos, na ocupação do espaço urbano e na sua funcionalidade, influenciando diretamente na qualidade de vida de todos.

É ponto passivo a necessidade de enfrentamento dos problemas na cidade real, buscando superar as dificuldades que se apresentam. Esse esforço precisa ser exercido cotidianamente pelos que gerenciam as “engrenagens públicas”, por meio da otimização dos recursos existentes e captação de novos e da apresentação de ações que dotem as cidades de mecanismos de controle capazes de melhorar o seu modelo, por consequência, o nível de vida da sua população.

Temos em Itabuna e Ilhéus um conjunto de células de conhecimento que podem ajudar as cidades-pólo e, por conseguinte, o conjunto regional. Essas células precisam ser chamadas para dentro das administrações públicas, com o propósito de, a partir do tripé ensino, pesquisa e extensão, ajudarem o desenvolvimento regional: Universidade Federal do Sul da Bahia, Universidade Estadual de Santa Cruz, faculdades privadas, Institutos de Educação, Sistema S (Sebrae, Sest Senat, Senac), CEPLAC, Instituto Biofábrica da Bahia e ONGs – com especial destaque para o “Sul da Bahia em Ação”.

Enfim, pelo elenco de instituições, podemos presumir os mecanismos que podem ser desenvolvidos para a construção dos “saberes” que podem ajudar as administrações municipais, possibilitando expertise para alterarmos qualitativamente as características, como diria o saudoso Eduardo Anunciação, do nosso “Planeta Cacau”. A sociedade regional exige essa mudança de olhar e direção na busca por melhor condição de vida. Cabe a todos, inclusive ao eleitor, a valorização de um novo modo de administrar, rompendo com os vícios que nos aprisionam ao longo das décadas.

Rosivaldo Pinheiro é economista e especialista em Planejamento de Cidades (Uesc).

Tempo de leitura: 2 minutos

Costa do Cacau: alta tecnologia para tratamento de doenças cardíacas
Maior unidade hospitalar pública do interior da Bahia em número de estudos hemodinâmicos (cateterismos cardíacos), o Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, avança ao utilizar alta tecnologia para o diagnóstico e tratamento das doenças do coração.

Na última quarta-feira (12), o HRCC atingiu mais um marco em sua oferta de serviços em saúde, com a realização da primeira Ecocardiografia Transesofágica, procedimento inédito em instituição pública do interior baiano. Esse método diagnóstico é muito bem estabelecido nas diversas nas diversas doenças cardíacas, obtendo imagens do coração por meio de transdutor presente na extremidade de uma sonda introduzida dentro do esôfago.

De acordo com Almir Gonçalves, diretor assistencial do HRCC, essa técnica é indicada para visualizar a anatomia cardíaca e suas malformações, diagnóstico de fontes de embolia pulmonar e sistêmica, presença de trombos intracavitários pré-cardioversão. “Proporciona melhor detalhamento anatômico e funcional das valvas cardíacas e de próteses valvares, diagnóstico e avaliação de complicações de endocardite e doenças da aorta”, complementou.

O diretor assistencial destacou que devido ao investimento do governo do estado em saúde pública de qualidade, em breve, será implementada, no HRCC, a modalidade transtorácica e transesofágica, a ecocardiografia sob estresse, tridimensional e strain. “Conquistas como estas, realizadas no interior, ratificam que estamos no caminho certo e nos impulsiona na busca cotidiana de melhorias, com o intuito de atender cada vez mais e melhor os nossos pacientes”, concluiu.

EQUIPE

Participaram do procedimento realizado Levi Ramos, coordenador do serviço de anestesiologia; Almir Gonçalves, cardiologista coordenador da UTI 3, direcionada aos cuidados de pacientes cardiopatas e responsável pelo serviço de ecocardiografia; Roland Lavigne médico intensivista; e a enfermeira Soraya Rios.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Marcone Amaral é multado por gasto com pessoal e falhas contábeis

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA) rejeitou, durante sessão nesta quarta (12), as contas do prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral, relativas ao exercício de 2018. O prefeito também foi multado em mais de R$ 67 mil devido a falhas contábeis e gastos com pessoal.

Conforme o relator do parecer, conselheiro Raimundo Moreira, a despesa com pessoal representou 60,53% da receita corrente líquida, quando o máximo permitido é 54%. Por isso, o tribunal multou o prefeito em R$63.812,05, equivalente a 30% dos seus subsídios anuais.

Outra multa, mais leve, de R$ 4 mil, foi aplicada por causa de outras irregularidades, a exemplo de falhas nos procedimentos contábeis e a reincidência quanto à baixa cobrança da dívida ativa. Marcone ainda pode recorrer, conforme o tribunal.

Tempo de leitura: 2 minutos
Targino, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo estão confirmados no 4º Festival de Forró

Elba Ramalho encantou o público na edição de 2019 do Festival de Forró de Itacaré e está confirmada na edição deste ano, que vai de 9 a 11 de abril (Semana Santa), na Praia da Coroinha, orla da cidade. Outros dois grandes nomes da genuína música nordestina também estão garantidos – Targino Gondim e Geraldo Azevedo – na que promete ser a maior das quatro edições do festival no município sul-baiano.

A organização do evento também confirmou Quinteto Sanfônico do Brasil, Rennan Mendes, Marquinhos Café, Sebastian Silva, Gel Barbosa, Trio Baianado, Aran e os Baiunos, Trio Forró Mais Eu, Baião de Luzia, João Sereno, Nilton Freitas, Reginaldo Natureza, Marcos Abaga, DJ Xuxa, Terno e Chinela, Forró Souns, Donaliel, Vitor Maria, Verlando Flor Serena e várias outras atrações. O Festival de Forró é promovido pela Prefeitura de Itacaré, Toca Pra Nós Dois e Governo da Bahia, com o apoio da Bahiatursa e Secretaria de Turismo.Leia Mais

Tempo de leitura: 2 minutos

Dois dos principais municípios do sul e do sudoeste do Estado, Jequié e Itabuna reservam total de 38 vagas de emprego com intermediação do SineBahia nesta segunda-feira (10). São 36 oportunidades em Itabuna e 2 em Jequié.

Os interessados devem procurar unidades do SineBahia nos dois municípios e apresentar carteiras de Trabalho e de Identidade, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade. Ainda é exigido laudo médico, se for pessoa com deficiência (PCD). Clique em Leia Mais e confira todas as vagas disponíveis.Leia Mais

Tempo de leitura: 2 minutos
Com obras paralisadas, Ferrovia Oeste-Leste deve ser passada à iniciativa privada || Foto Elói Correa/GovBA

O Ministério de Infraestrutura prevê investimentos de R$ 30 bilhões para ampliar a malha ferroviária do país. Os recursos seriam obtidos por meio de concessões. Informações foram detalhadas pelo ministro Tarcísio Gomes de Freitas, que participou hoje do 1º Fórum de Desenvolvimento Sustentável da Costa Verde, realizado na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), na cidade de Seropédica (RJ).

“Vamos investir R$ 30 bilhões em ferrovias nos próximos 5 ou 6 anos”, disse. O primeiro contrato de concessão foi assinado no ano passado e envolve a Ferrovia Norte-Sul, no trecho entre Porto Nacional (TO) e Estrela D’Oeste (SP). Para este ano, estão previstas as concessões da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, que ligará Ilhéus (BA) a Figueirópolis (TO), e a Ferrogrão, projeto com origem em Cuiabá (MT) e término em Santarém (PA).

O governo planeja ainda trabalhar por uma mudança legislativa que permita o regime de autorização. Trata-se de um modelo em que o investidor tem mais liberdade do que no regime de concessão. “Hoje não é possível nós operarmos com autorização nas ferrovias. No setor portuário, nós já fazemos isso. As autorizações abrem uma nova porta. Vale para aquele investidor que quer tomar o risco de engenharia, para que possa empreender e ter a propriedade da ferrovia, ter o benefício da perpetuidade, a liberdade para definir sua tarifa. Isso é importante para quem assume risco de longo prazo e proporciona novos investimentos ferroviários no Brasil”, disse Tarcísio.Leia Mais

Tempo de leitura: 3 minutos

Municípios do sul e sudoeste do Estado têm oferta de 73 vagas de emprego nesta sexta-feira (7) pelo SineBahia. São 36 oportunidades em Itabuna e 33 em Ilhéus, ambos na região sul, e 4 em Jequié, no sudoeste.

Os interessados devem procurar o SineBahia nestas localidades, munidos de carteiras de Trabalho e de Identidade, CPF e comprovantes de escolaridade e de residência. É necessário laudo médico, caso seja pessoa com deficiência (PCD). Clique em Leia Mais e confira todas as vagas para hoje nestes municípios.Leia Mais

Tempo de leitura: 4 minutos

Com várias vagas nas áreas de logística e de saúde, o SineBahia tem total de 74 oportunidades de emprego nos municípios de Itabuna, Ilhéus e Jequié nesta quinta-feira (6). De acordo com a lista divulgada, são 37 vagas em Ilhéus, 36 em Itabuna e 1 em Jequié.

Os interessados devem portar carteiras de Trabalho e de Identidade, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade. Se for pessoa com deficiência (PCD), necessário apresentar laudo médico. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas para esta quinta em Itabuna, Ilhéus e Jequié.Leia Mais

Tempo de leitura: 2 minutos

Jovens foram selecionados entre cerca de 700 participantes da seleção || Foto Divulgação
A Atlantic Nickel, empresa do grupo Appian Brazil, deu início ao programa Jovem Aprendiz, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-BA). Agora, 11 estudantes selecionados estão em sala de aula, participando do curso de aprendizagem de Assistente Administrativo, em Itagibá, no sul da Bahia.

Cerca de 700 jovens das comunidades de Itagibá e Ipiaú, entre outras cidades da região do sul da Bahia, participaram do processo seletivo, que ocorreu em novembro passado. A seleção se deu com base no nível de escolaridade e conhecimentos básicos em Português e Matemática, além do desempenho em atividades em grupo. Administração foi a área escolhida pelo programa para atender a uma demanda crescente de mão de obra qualificada nas empresas e indústrias da Bahia.

– O programa Jovem Aprendiz está dentro da nossa estratégia de desenvolvimento de Pessoas. Além de capacitar mão de obra que poderá, eventualmente, ser integrada aos quadros da empresa, este programa é uma excelente oportunidade de integração entre empresa e comunidade, e entre empresa e famílias dos nossos funcionários – explica Marton Melo, gerente de Pessoas da Atlantic Nickel.

O programa foi dividido em duas etapas. A primeira prevê um curso teórico, promovido pelo Senai, com aulas de noções de rotina de trabalho, planejamento e organização, logística básica, raciocínio lógico, ética e cidadania e relações sociais. Na segunda etapa, os jovens aprendizes terão a oportunidade de trabalhar dentro da Atlantic Nickel, aplicando o que foi aprendido em sala de aula.

Os jovens aprendizes receberão salário e benefícios, além de outros direitos como qualquer outro trabalhador com carteira assinada. “Este é um programa de extrema importância. Além de se capacitarem profissionalmente, esses jovens terão a chance do primeiro emprego. É uma grande oportunidade”, afirma Lilian Macedo, da gerência de Educação Profissional da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB/Senai-BA).

Tempo de leitura: 2 minutos
Estudante consegue nota para aprovação em várias universidades federais

A estudante Vitória Lima Muniz Ferreira, de 17 anos, de Ipiaú, no sul da Bahia, obteve pontuação no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) suficiente para ingresso no disputado Curso de Medicina em várias instituições de ensino superior no país. A nota de Vitória Lima, na ampla concorrência, lhe permitiu escolher entre as universidades federais da Bahia, do Mato Grosso, do Rio Grande do Sul, de Campina Grande, Pernambuco e do Vale do Jequitinhonha.

Vitória Lima também obteve pontuação suficiente para ingressar no Curso de Medicina da concorrida Faculdade Baiana de Medicina, mas a jovem optou pela UFBA para ficar mais próxima da família. Além do bom desempenho na redação, com 960 pontos, a jovem pontuou bem nas provas de Matemática e de Ciências da Natureza.

Lucy Lima, que é professora de Biologia, e Edilson Muniz contaram que a filha sempre foi focada e desde os oito anos afirmava que queria cursar Medicina. Vitória Lima atribuiu a conquista a Deus, ao apoio da família, aos  professores e ao ritmo intenso de estudos.

Ele estudava diariamente, elaborava constantemente redações, resolvia questões de simulados e de exames anteriores, além de treinar o tempo. Recusava convites para festas e acessava pouco as redes sociais. Parece um sacrifício para muitos, mas para ela era questão de prioridade. “Não era o sonho que me movia, mas a fé e a determinação em alcançá-lo”, resumiu a estudante. Com informações do Giro Ipiaú.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Carro caiu no mar no bairro Malhado

Os ocupantes de um carro de passeio escaparam, por pouco, da morte no início da madrugada desta sexta-feira (24) depois que o carro onde estavam descer uma ribanceira e cair no mar. De acordo com o Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), o acidente ocorreu na Praia do Marciano, no bairro Malhado. O motorista e uma mulher conseguiram sair do veículo.

Passageiros conseguiram sair do veículo

O motorista do carro, um Onix Hatch, de placa QUQ-6039, de Belo Horizonte, não sofreu ferimentos, mas a mulher foi socorrida por populares e levada para o Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus.Não há informações sobre o estado de saúde dela. Assim como não foi informado o que causou o acidente.