Policiais (foto) foram mortos no dia 13 deste mês em Vitória da Conquista
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um confronto entre policiais e suspeitos de assassinar PMs no interior da Bahia deixou mais três ciganos mortos. Eles eram acusados de participação no assassinato do tenente Luciano Libarino Neves e do soldado Robson Brito de Matos. O duplo homicídio ocorreu na zona rural de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, no dia 13 de julho deste mês.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), os ciganos foram flagrados armados, na cidade de Anagé, na tarde desta quarta-feira (28). Eles foram encontrados, às margens do rio Gavião, após uma denúncia anônima relatando a presença de homens armados.

SSP-BA informou ainda que equipes da 79ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) e da Delegacia Territorial (DT) foram até o local, onde teriam sido recebidos atiro. Os três ciganos, que não tiveram os nomes divulgados pela polícia, foram atingidos.

Os ciganos foram socorridos para o hospital de Anagé, mas não resistiram. Um quarto cigano, que também confrontou com os policiais, conseguiu escapar do cerco e está sendo procurado. Segundo a polícia, com o trio as equipes recuperaram a pistola calibre 40 do tenente Luciano Libarino, roubada após ele ser executado pelos ciganos.

Centro de controle facial será implantado em Itabuna e Ilhéus
Tempo de leitura: 3 minutos

Itabuna e Ilhéus estão entre as 77 cidades baianas contarão com os Sistemas de Reconhecimento Facial e de Placas, que integram o ‘Projeto Vídeo Polícia’, lançado em 2018, será ampliado. A ordem de serviço foi assinada, hoje, pelo governador Rui Costa e pelo secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino. Desde o lançamento, a tecnologia já foi responsável pela prisão de 211 procurados pela Justiça.

Nesta primeira etapa, além de Itabuna e Ilhéus, no interior, os sistemas serão implantados em cidades como Feira de Santana, Alagoinhas, Santo Antônio de Jesus, Jequié, Vitória da Conquista, Guanambi, Teixeira de Freitas, Porto Seguro, Eunápolis, Itamaraju, Valença e Barreiras.

Rui Costa assinou ordem de serviço nesta terça-feira (27).

Na segunda etapa, em 2022, a tecnologia checa a cidades como Itacaré, Ubatã, Cairú, Alcobaça, Serrinha, Santo Amaro, Santo Estevão, Amargosa, Cruz das Almas, Esplanada, Cachoeira, Maragogipe, Euclides da Cunha, Prado, Vale do Capão, Santana, Serra Dourada e Lençóis.

665 MILHÕES DE REAIS DE INVESTIMENTOS

O investimento, avaliado em aproximadamente R$ 665 milhões, inclui a prestação de serviço por meio do consórcio vencedor da licitação, o conglomerado Oi SA e Avante SA, por cinco anos. Na primeira fase da expansão, a tecnologia chegará a 39 cidades da Região Metropolitana e do interior até o final deste ano. Os demais municípios terão os sistemas implantados até o final de 2022.

“É a expansão de uma tecnologia em larga escala, sendo utilizada para localizar foragidos, socorrer pessoas e diria também para servir de apoio às funcionalidades das cidades em casos de atendimentos de emergência. Em 2018 tivemos o projeto piloto, agora, nessa expansão do reconhecimento Facial e de Placas, nosso foco inicial é direcionado para grandes cidades”, declarou o governador, Rui Costa.

Leia Mais

Itabuna registra mais seis óbitos pela Covid-19
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) publicou, nesta quarta-feira (21), edital de processo seletivo para 6.510 vagas de cursos técnicos. As oportunidades são para estudantes que concluíram o Ensino Médio da rede pública de ensino.

CURSOS

Os cursos abertos são: Agente Comunitário de Saúde, Agroecologia, Administração, Agroindústria, Agropecuária, Alimentos, Análises Clínicas, Biotecnologia, Composição e Arranjo Musical, Dança, Desenho e Construção Civil, Edificações, Eletrotécnica, Enfermagem, Gastronomia, Gerência em Saúde, Guia de Turismo, Informática, Instrumento Musical, Logística, Mecânica, Meio Ambiente, Nutrição e Dietética, Áudio e Vídeo, Química, Recursos Humanos, Redes de Computadores, Regência, Saúde Bucal, Secretariado, Segurança do Trabalho, Serviços Técnicos Jurídicos e Zootecnia.

CIDADES E SORTEIO DAS VAGAS

As vagas são para 47 municípios da Bahia, a exemplo de Itabuna, Valença, Teixeira de Freitas, Irecê, Itororó, Vitória da Conquista, Ipiaú, Jequié, Salvador e Eunápolis. Confira a lista completa no edital.

As inscrições devem ser feitas no Portal da Educação até 2 de agosto. O processo seletivo vai ocorrer por meio de sorteio, no próximo dia 3, com transmissão ao vivo no canal oficial da SEC no Youtube.

Unidade do Sesi em Ilhéus oferece 200 vagas|| Foto Alfredo Filho
Tempo de leitura: < 1 minuto

Jovens de 18 a 24 anos que não terminaram o ensino fundamental II e médio têm a oportunidade de concluir os estudos. Os candidatos têm até o dia 31 deste mês para se inscrever para vagas gratuitas no Programa EJovem, ofertado pelo Serviço Social da Indústria (SESI Bahia).

No sul da Bahia, são 200 vagas em Ilhéus, para jovens que não concluíram o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e o Ensino Médio (1º ao 3º ano). No extremo-sul do estado, há 300 oportunidades na unidade de Teixeira de Freitas. As inscrições devem ser feitas pela internet, no site do SESI Bahia: www.sesibahia.com.br. Em todo o estado, são 1.840 vagas.

O EJovem é oferecido nos polos da EJA do SESI de Salvador, Feira de Santana, Juazeiro, Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas e Ilhéus. As aulas serão 80% online e 20% presenciais, estas, serão retomadas assim que autorizadas pelo Governo da Bahia.

MPT em Itabuna retoma atividades presenciais em agosto
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério Público do Trabalho (MPT) retoma parcialmente as atividades presenciais em todas as unidades na Bahia no próximo dia 2 de agosto. A medida foi anunciada nesta sexta-feira (16) pelo procurador-chefe, Luís Carneiro.

De acordo com o MPT, mesmo com a reabertura das unidades, a prioridade continua sendo o atendimento remoto. A orientação é de que sejam evitadas audiências, coleta de denúncias e recepção de documentos de forma presencial, visto que os meios virtuais adotados desde março de 2020 têm se mostrado eficientes.

A recepção de denúncias e de documentos e a realização de audiências, que estiveram em boa parte da pandemia restritas aos sistemas virtuais, disponíveis no portal do MPT na Bahia, a partir de agosto já poderá ser feita também de forma presencial. “No entanto nossa recomendação para cidadãos e servidores envolvidos com esses serviços é a de que seja feita uma orientação para que sejam utilizados preferencialmente os meios virtuais, o que reduz riscos para todos”, complementa Luís Carneiro.

Uma reunião interna com todos os colaboradores do órgão no estado será realizada na próxima segunda-feira, por meio virtual, para que sejam avaliadas situações específicas e ajustadas as rotinas para que tanto a sede do MPT em Salvador quanto as sete unidades do órgão no interior baiano – Feira de Santana, Eunápolis, Itabuna, Vitória da Conquista, Santo Antônio de Jesus, Barreiras e Juazeiro – estejam prontas a iniciar a retomada das atividades presenciais com segurança no dia 2 de agosto.

PMs são mortos em Vitória da Conquista|| Foto Blog do Anderson
Tempo de leitura: < 1 minuto

Dois policias militares foram mortos a tiros, na manhã desta terça-feira (13), na zona rural de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Eles eram lotados na 92ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM).

O crime aconteceu no distrito de Josué Gonçalves no fim da manhã. Segundo a Polícia Militar, os dois policiais tiveram as armas levadas pelos bandidos – um grupo de seis homens, de acordo com a Polícia Civil. As vítimas são o tenente Luciano Libarino Neves, de 34 anos, e o soldado Robson Britos Matos, de 30.

Equipes da PM continuam nas ruas em buscas dos suspeitos, diz a corporação. O caso é investigado pela 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Conquista), que também está nas ruas.

Em nota de pesar, o Comando de Policiamento da Região Sudoeste informou que Luciano deixa esposa e um filho, enquanto Robson também deixa esposa e filha. “Lotados na 92ª CIPM, Companhia Rural de Vitória da Conquista, ambos eram profissionais dedicados e de condutas ilibadas. Prestamos aqui nossas homenagens póstumas ao tempo que nos solidarizamos com os familiares e amigos. As informações sobre o velório e sepultamento serão divulgadas em momento oportuno”, diz trecho do documento. Do Correio 24h.

Itabuna, Ilhéus. Gandu e Ubaitaba estão entre cidades beneficiadas por iniciativa da Fundação Cargill
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Fundação Cargill abrirá nesta segunda-feira (12) as inscrições para um edital que busca projetos inovadores na Bahia focados em alimentação segura, sustentável e acessível. O apoio financeiro oferecido pela empresa varia de R$ 10 mil a R$ 40 mil. O aporte é voltado para Organizações da Sociedade Civil (OSC) nos estados que compõem o Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

O Nutrindo Soluções Locais é um edital direcionado que complementa a lista de investimentos sociais que a Fundação realiza anualmente. Neste caso, a proposta é fortalecer as entidades em localidades onde a Cargill atua. As cidades baianas que estão na lista de 24 municípios onde os projetos podem estar em vigência ou programados para ocorrer são: Barreiras, Formosa do Rio Preto, Gandu, Ilhéus, Itabuna, Luís Eduardo Magalhães, Riachão das Neves, São Desidério, Ubaitaba, Vitória da Conquista e a capital Salvador.

A Fundação Cargill espera identificar até 8 projetos nos diferentes estados que possam receber o apoio financeiro e incentivar o desenvolvimento local. De acordo com Flávia Tayama, diretora-presidente da entidade no Brasil, eles podem abordar uma série de subtemas relacionados a uma alimentação segura, sustentável e acessível. “Educação ambiental, uso da água e da terra, formação de agricultores e engajamento são alguns dos caminhos para participar do edital. O mais importante é que a iniciativa tenha impacto positivo na comunidade”, avalia.

As inscrições terminam em 9 de agosto e, para participar, a organização precisa ter sido fundada antes de 31 de dezembro de 2020. Além disso, as iniciativas selecionadas precisam estar programadas para ocorrer em até 6 meses a partir da segunda quinzena de outubro de 2021.

A ficha de inscrição e o edital estão no site da entidade.

Acidente matou três operários em Vitória da Conquista
Tempo de leitura: 2 minutos

O Ministério Público do Trabalho na Bahia (MPT) vai apurar as responsabilidades pelo acidente que deixou três operários mortos após deslizamento de terra em um canteiro de obras ocorrido na tarde de terça-feira (6), em Vitória da Conquista, sudoeste do estado.

O desmoronamento ocorreu em uma obra de drenagem, nas imediações da Avenida Juracy Magalhães. A auditoria-fiscal do trabalho compareceu ao local e já iniciou a apuração das responsabilidades trabalhistas. As vítimas foram identificadas como Odair Batista da Silva, de 47 anos, Francisco Oliveira Trindade, 59, e Laércio Oliveira Andrade 58.

Ainda não há informações sobre o que causou o acidente. O fato foi comunicado à Polícia Militar por volta das 14h50min de ontem. No local, a PM verificou que trabalhadores instalavam manilhas, quando um poste acabou cedendo, causando o soterramento de dois pedreiros e um ajudante, que estavam dentro de uma vala. Outros dois funcionários conseguiram sair do local.

O 7° Grupamento de Bombeiros Militares (GBM) de Vitória da Conquista foi acionado e compareceu ao local para o resgate dos corpos. A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) informou que a obra tinha alvará e era executada por uma empresa contratada por uma rede de supermercados.

INQUÉRITO CIVIL

O MPT abriu o inquérito civil para reunir informações que identifiquem os responsáveis pela obra e as circunstâncias que levaram ao acidente. Eventuais falhas no cumprimento de normas de saúde e segurança do trabalho que tenham levado ao acidente serão investigadas para que os responsáveis respondam.

O caso será distribuído e analisado pelo procurador designado para presidir o inquérito. Nos próximos dias, deverão ser encaminhados ofícios aos órgãos de fiscalização, como Departamento de Polícia Técnica, Corpo de Bombeiros e principalmente Superintendência Regional do Trabalho da Bahia (SRT-BA).

São os auditores-fiscais do trabalho da SRT-BA que deverão concluir a peça principal do inquérito, que é o laudo apontando as falhas nas normas de segurança que levaram à tragédia. A partir dos dados recolhidos, o MPT vai buscar a reparação dos danos em um ajuste de conduta ou uma ação judicial.

Trabalhadores morreram quando instalavam manilhas em uma vala
Tempo de leitura: < 1 minuto

Dois trabalhadores ainda não identificados morreram após um deslizamento de terra, na tarde desta terça-feira (6), em Vitória da Conquista. As vítimas, que foram soterradas, trabalhavam em uma obra de drenagem próxima da Avenida Juracy Magalhães. Um terceiro operário está desaparecido.

A Polícia Militar foi informada da ocorrência por volta das 14h50min. De acordo com a PM, os trabalhadores estavam dentro de uma vala, instalando manilhas, quando parte da estrutura da obra caiu e os soterrou. A causa do deslizamento ainda não foi descoberta.

O Corpo de Bombeiros também foi acionado e enviou equipes de resgate ao local.

Secretaria de Saúde do município aponta 9 óbitos a menos no total (497)
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Covid-19 já tirou a vida de 506 moradores de Ilhéus, informa a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) no boletim epidemiológico desta segunda-feira (21).

O levantamento da Sesab, disponível na ferramenta digital da pasta para acompanhamento da pandemia, diverge dos dados da Secretaria de Saúde de Ilhéus (Sesau),  que aponta 497 óbitos causados pela doença, conforme o boletim do último sábado (19), o mais recente do município.

As 506 mortes de Ilhéus equivalem a 2,2% do total de óbitos provocados pelo novo coronavírus no estado (23.212). A população do município, de 159.923 habitantes, corresponde a 1,05% dos moradores da Bahia.

Os seis municípios com mais mortes por Covid-19 na Bahia || Fonte: Business Intelligence/Sesab

Na Bahia, ainda conforme a Sesab, apenas cinco municípios têm mais mortes por Covid-19 do que Ilhéus: Salvador (7.213), Feira de Santana (900), Itabuna (616), Camaçari (586) e Vitória da Conquista (540).

Unidade do Sesi em Ilhéus oferece 200 vagas|| Foto Alfredo Filho
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Serviço Social da Indústria (SESI Bahia) está com inscrições abertas para 2.140 vagas gratuitas do Programa EJovem, que é uma iniciativa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da entidade. As oportunidades são para ingresso nas unidades de Ilhéus (200), Feira de Santana (390), Juazeiro (300), Salvador (600), Vitória da Conquista (350) e Teixeira de Freitas (300).

As vagas são para jovens de 18 a 24 anos que não concluíram o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e o Ensino Médio (1º ao 3º ano). As inscrições devem ser feitas pela internet, no site do SESI Bahia: www.sesibahia.com.br, até 31 de julho.

O EJovem está sendo oferecido nos polos da EJA do SESI de Salvador, Feira de Santana, Juazeiro, Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas e Ilhéus. As aulas serão 80% online e 20% presenciais, estas, serão retomadas assim que autorizadas pelos órgãos de Educação e Saúde. O contato com a unidade de Ilhéus pode ser feito pelos telefones (73)3222-7077/(73)3222-7069.

PERCENTUAL DE JOVENS FORA DA ESCOLA NA BAHIA

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, 23% dos jovens de 15 a 29 anos não estudavam e nem trabalhavam no Brasil. Entre os de 18 a 24 anos, o índice sobe para 27,9%. Na Bahia, no recorte de 15 a 29 anos, o índice dos chamados nem nem é de 28,2%.

Diante destes dados e com a acentuação do déficit escolar provocado pela pandemia, que deixou milhares de jovens nesta faixa etária fora da escola, surgiu a iniciativa do SESI Bahia de implantar o EJovem por entender que a falta do ensino básico compromete a inserção desta parcela da população no mercado de trabalho.

Vice-presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeito de Belo Campo, José Henrique Tigre (Quinho)
Tempo de leitura: 2 minutos

O gargalo do financiamento de leitos de tratamento da Covid-19 na Bahia foi tema da 19º Reunião da Comissão Intergestores Bipartite da Bahia (CIB), ocorrida nesta quinta-feira (10), na qual foi discutido o aumento da demanda nos municípios baianos por atendimento de pessoas infectadas pelo coronavírus.

De acordo com prefeitos e secretários municipais de saúde, o recurso encaminhado pelo governo federal para a manutenção de leitos não tem correspondido com o crescimento da demanda por atendimento. Nesta quarta-feira (9), a Bahia registrou em 24 horas o segundo maior número de novos casos da Covid-19, desde o início da pandemia. Foram 6.733 pessoas infectadas, conforme dados da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab).

Para buscar uma solução, o vice-presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeito de Belo Campo, José Henrique Tigre (Quinho), afirmou que a entidade mobilizará a bancada baiana de deputados e senadores e a Confederação Nacional de Municípios (CNM) para agendar uma reunião com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Quinho explica que a situação é gravíssima.

– A população entende que foram repassados milhões aos municípios, mas uma caixa de luvas que custava R$ 17,00 antes da covid, hoje custa R$ 110,00. O município não tem como arcar com essa situação. O problema da covid em nosso país não é só do prefeito, do secretário, do governo estadual ou federal, mas de todos nós gestores. Não podemos deixar o munícipe morrer à míngua”, explicou o prefeito.

VITÓRIA DA CONQUISTA

Municípios da macrorregião de Vitória da Conquista já enfrentam dificuldades em regular pacientes para leitos de tratamento da covid. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, há seis meses o Estado da Bahia não recebe recurso novo, além do já pactuado, e é inviável ampliar o número de leitos sob responsabilidade da Sesab. Diante da questão, a CIB deliberou que será realizada uma reunião de emergência para discutir a situação da região Sudoeste, com prefeitos, a UPB e a Sesab, com o objetivo de debater a estrutura de financiamento dos municípios que compõem a macrorregião.

Na Bahia, atualmente, 19 municípios aguardam habilitação de leitos para tratamento da covid, junto ao Ministério da Saúde, e outros 14 manifestaram interesse em obter novos leitos. A presidente do Conselho Estadual de Secretários Municipais da Saúde (Cosems-BA), Stela Souza, acrescentou que “proporcionalmente, todos estão sofrendo” com a falta de recurso, seja município pequeno ou de macrorregião. Segundo Stella, o Cosems da Bahia tem acompanhado atentamente a situação, mas o financiamento da saúde sofre com a falta de investimento em diversas áreas, inclusive, com perda de recursos na atenção básica.

Azenete e Olindino eram moradores de Itagibá e voltavam de viagem a Vitória da Conquista
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma colisão frontal entre um carro de passeio e um caminhão matou o casal Olindino Santos Pereira, de 69 anos, e Azenete Lima Pereira, 67, na noite desta sexta-feira (4), no semianel rodoviário de Jequié.

O casal estava no veículo pequeno, que teve a parte dianteira praticamente toda destruída. O motorista do caminhão não se feriu.

Olindino e Azenete eram moradores de Itagibá, na região sul da Bahia, e, na hora do acidente, voltavam de viagem a Vitória da Conquista.

Operação policial prendeu professor acusado de traficar drogas em academias
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um professor de educação física, de 34 anos, foi preso sob acusação de tráfico de drogas, em Vitória da Conquista, durante a Operação Coruja. De acordo com a Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes de Vitória da Conquista (DTE/Conquista), o homem vendia maconha em academias de ginástica no sudoeste baiano. A prisão ocorreu nesta quinta (27) e o nome do professor não foi divulgado pela polícia.

Conforme relatou o titular da DTE/Conquista, delegado Neuberto Costa Souza, o suspeito já tinha sido detido por uso de entorpecentes. “Com base nas investigações, realizamos buscas na residência dele e encontramos, aproximadamente, um quilo de maconha”, disse o delegado.

Uma balança, uma quantia em dinheiro proveniente da venda da droga e um veículo Ford EcoSport também foram apreendidos na ação policial. O material, encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), será submetido à perícia.

“Ele confessou o crime de tráfico e declarou que oferecia o entorpecente nos estabelecimentos onde prestava serviço”, comentou o delegado. O homem foi autuado em flagrante na unidade especializada e deve seguir para o sistema prisional.

Moradores de Itabuna, Ipiaú,, Ilhéus e Itagibá entre os ganhadores da Nota Premiada deste mês
Tempo de leitura: 2 minutos

Divulgado nesta quinta-feira (20) o resultado do sorteio de maio da Nota Premiada Bahia, que contemplou 91 moradores de 20 municípios do estado. O prêmio de R$ 100 mil foi para um participante de Salvador, que mora no bairro de São Marcos. Dos 90 prêmios de R$ 10 mil, 56 foram para capital e 34 para o interior.

Entre os municípios do interior da Bahia que tiveram ganhadores, destaque para Feira de Santana, Jequié e Lauro de Freitas, cada um com quatro pessoas sorteadas no sorteio. Na sequência, Itabuna (3), Camaçari (3), Itanhém (2) e Vitória da Conquista (2).

A lista é completada por 112 municípios com um sorteado cada: Madre de Deus, Cachoeira, Maragogipe, Ubatã, Jacobina, Riachão das Neves, Euclides da Cunha, Palmas de Monte Alto, Barreiras, Ilhéus, Ipiaú e Santo Amaro.

Além dos 91 prêmios mensais, a campanha também realiza periodicamente sorteios especiais de R$ 1 milhão, que contemplam um único participante. O próximo sorteio especial está programado para o dia 30 de junho. Neste caso, serão considerados todos os bilhetes gerados entre 1° de março de 2019 e 31 de maio de 2021.

A lista completa dos ganhadores pode ser consultada no site da campanha e ainda no Instagram (@notapremiadabahia) e nas redes sociais da Secretaria da Fazenda da Bahia (Instagram @sefazbahia, Facebook @sefaz.govba e Twitter @sefazba).

COMO PARTICIPAR

Para participar da Nota Premiada Bahia, basta se cadastrar uma única vez, preenchendo o formulário disponível no site da campanha e, após essa etapa, pedir para inserir o CPF na nota fiscal a cada compra feita em estabelecimentos comerciais.

Os nomes de cada um dos 91 ganhadores são homologados pela Auditoria Geral do Estado (AGE), de acordo com o regulamento da Nota Premiada Bahia. Os bilhetes vencedores, como acontece desde o lançamento da campanha, são definidos com base em sorteio da Loteria Federal.

Todas as compras feitas pelos participantes e associadas ao CPF cadastrado no site da campanha, após autorização da Sefaz para a emissão do documento fiscal, são convertidas em bilhetes eletrônicos de dez números cada, que podem ser conferidos no site da Nota Premiada.

Para conferir, basta acessar o site, fazer o login e, no menu “Minha Conta”, escolher a opção “Bilhetes”. A busca pode ser filtrada pelo período de emissão da NFC-e.