Laboratório confirma casos da variante Ômicron no sul da Bahia
Tempo de leitura: 2 minutos

O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) detectou 49 amostras da variante Ômicron no estado. Esse total representa 76,5% dos 64 sequenciamentos genéticos realizados em amostras coletadas neste mês. Além da identificação da Ômicron, foram detectadas 12 amostras da variante Delta e as outras três ainda estão em análise.

Os casos da Ômicron foram identificados nos municípios de Adustina, Belmonte, Cândido Sales, Dias D’Ávila, Eunápolis, Feira de Santana, Firmino Alves, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itaberaba, Itiruçu, Lauro de Freitas, Prado, Rui Barbosa, Salvador, Santa Cruz Cabrália, Santo Antônio de Jesus, Uibaí e Vitória da Conquista. São 21 homens e 28 mulheres, sendo o mais novo com 5 meses e o mais velho com 87 anos.

A secretária da Saúde da Bahia, Tereza Paim, observa que o avanço da Ômicron tem provocado crescimento expressivo do número de casos ativos, atualmente em mais de 13 mil, ante uma média de 2 mil casos entre os meses de setembro e novembro do ano passado.

AUMENTO DE INTERNAÇÕES

Em paralelo ao crescimento do número de casos, há uma tendência de elevação nas hospitalizações, sobretudo, em pacientes que não se vacinaram ou que estão com esquema vacinal incompleto. “Hoje a Bahia tem mais de 1,8 milhão de pessoas que sequer tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19″, afirma Tereza Paim. Além disso, 4,6 milhões de baianos estão com esquema vacinal incompleto por não tomarem a segunda e terceira doses.

A escolha das amostras para o sequenciamento é baseada na representatividade de todas as regiões geográficas do estado da Bahia, casos suspeitos de reinfecção, amostras de indivíduos que evoluíram para óbito, contatos de indivíduos portadores de variantes de atenção (VOC) e indivíduos que viajaram para área de circulação das novas variantes com sintomas clínicos característicos.

A Lacen-BA já fez mais de 1.600 exames de sequenciamento genético do vírus da Covid-19.

Bahia tem dezenas de municípios em situação de emergência
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério da Saúde anunciou, nesta quarta-feira (19), a antecipação do repasse de R$104,6 milhões para a Atenção Primária dos 155 municípios baianos que decretaram estado de calamidade pública. As parcelas liberadas hoje serão descontadas no segundo semestre deste ano.

O cálculo do repasse aos municípios foi feito com base nos dados de dezembro enviados ao Sistema de Informação da Atenção Básica (Sisab). Os gestores dos 155 municípios precisam estar atentos, pois a transferência excepcional será deduzida das parcelas a serem transferidas no último quadrimestre do exercício financeiro de 2022.

Os prefeitos poderão manifestar interesse pelos percentuais de dedução mensal mediante formalização, por meio de ofício, que deverá ser encaminhado para o e-mail: aps@saude.gov.br, após término da situação de emergência ou estado de calamidade pública decorrente de desastres.

Cursos técnicos são sorteados nesta quinta-feira
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Educação da Bahia sorteia, nesta quinta-feira (20), a partir 15h, com transmissão pelo Youtube, 12.985 vagas em 40 cursos técnicos de nível médio, que são voltadas para as pessoas que já concluíram o Ensino Médio. A lista com o resultado será divulgada no mesmo dia, no Portal da Educação. As inscrições para o sorteio foram realizadas entre os dias 7 e 18 de deste mês.

O candidato classificado no sorteio eletrônico deve se matricular, nos dias 2 e 3 de fevereiro, no turno que irá estudar, na unidade escolar para a qual foi contemplado. O candidato deverá apresentar a seguinte documentação: via original do Histórico Escolar; via original e cópia legível do Registro Geral (RG); via original e cópia legível do respectivo Cadastro de Pessoal Física (CPF).

O candidato precisa apresentar ainda via original e cópia legível do respectivo comprovante de residência (água, luz, telefone fixo ou móvel, gás encanado, internet, contrato de aluguel, IPTU, cartão de crédito ou TV por assinatura), o qual deve constar data recente de emissão e via original e cópia da respectiva Carteira de Vacinação devidamente atualizada.

As vagas são dirigidas aos centros de educação profissional e às unidades compartilhadas, na capital e em mais 93 municípios da Bahia. Entre as ofertas estão os cursos técnicos em Administração, Análises Clínicas, Edificações, Agropecuária, Instrumento Musical, Informática, Gastronomia e Segurança do Trabalho.

Central de Triagem de Coleta Seletiva do programa Recicla Itabuna || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta sexta-feira (21), a Prefeitura de Itabuna vai inaugurar a Central de Triagem de Coleta Seletiva, que foi criada em parceria com a CVR Costa do Cacau, empresa responsável pela destinação dos resíduos sólidos do município. Além da reforma do galpão onde a central funcionará, a CVR doou uma prensa, quatro mesas separadoras, cinco ecobikes e dez ecopontos de coleta ao empreendimento.

“Estamos dando todo o suporte necessário para que os catadores possam ter condições dignas de trabalho, e a implantação da Central vai possibilitar a geração de emprego e renda para dezenas de famílias”, afirma Maurício Ramos Sena, gerente comercial da CVR.

A unidade será administrada pela Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna. A entidade reúne os cerca de 160 trabalhadores que, até o início de 2021, sobreviviam dos materiais retirados do antigo lixão da cidade, fechado no passado.

O plano de capacitação dos agentes ambientais também recebeu o apoio da CVR, que bancou auxílio financeiro durante oito meses aos trabalhadores. O aporte econômico facilitou o processo de inserção socioprodutiva capitaneado pelas secretarias municipais de Infraestrutura e Urbanismo e de Promoção Social e Combate à Pobreza, por meio do programa Recicla Itabuna.

A Central de Triagem também recebeu balança eletrônica, prensa hidráulica, equipamentos de proteção individual e carrinho elétrico doados pela Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Itaú, Bradesco e Banco do Brasil têm agências fechadas após casos de Covid-19
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nas primeiras semanas de 2022, três agências bancárias de Ilhéus foram fechadas para sanitização após a descoberta de casos de Covid-19. Na última segunda-feira (17), a agência do Bradesco na Rua Marquês de Paranaguá não abriu as portas para atendimento ao público, depois de identificação de caso positivo da doença. A unidade voltou a funcionar nesta terça-feira (18).

A agência do Banco do Brasil do bairro Malhado ficou fechada para higienização nesta quarta-feira (19), também após o diagnóstico de Covid-19 em funcionário da empresa. A partir desta quinta (20), o atendimento aos clientes será retomado.

Já o banco Itaú confirmou caso positivo de Covid-19 no dia 7 de janeiro e, por precaução, decidiu manter a agência fechada durante 14 dias, prazo seguro para evitar a disseminação da doença por meio de infecções assintomáticas.

Bancos de sangue registram forte queda nas doações no sul da Bahia
Tempo de leitura: 2 minutos

A pandemia de Covid-19, o surto de gripe e as enchentes registradas no sul da Bahia impactaram, negativamente, na doação de sangue na região, segundo o médico e responsável técnico pela Agência Transfusional (AT) do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), Alfredo Boa Sorte. A agência, explica ele, faz a distribuição, controle e monitoramento de centenas de bolsas de sangue destinadas a pacientes da unidade que necessitam de transfusão.

O médico faz um apelo para que os doadores ou potenciais doadores compareçam aos bancos de sangue da região (confira endereços e telefones de contato ao final). “Neste momento, precisamos sensibilizar a população para doar sangue, atitude nobre que salva vidas”, disse.

Alfredo Boa Sorte diz que o apoio da comunidade é fundamental para a ampliação do estoque de sangue, principalmente no Costa do Cacau, hospital estadual de referência para atendimentos pelo SUS.”Esse ato de solidariedade [doação de sangue] pode salvar um amigo, um familiar, uma pessoa importante na sua vida ou na de alguém que você conhece”, complementou.

Profissionais do Costa do Cacau apelam por doações de sangue || Foto Divulgação

Fraana Andrade, farmacêutica bioquímica e coordenadora operacional da AT do HRCC, ratifica a importância da transfusão de sangue para o paciente e pede o apoio da população para a doação. “Doar sangue é um gesto de amor ao próximo, a transfusão salva vidas. Peço as pessoas que doem sangue, assim darão a oportunidade de sobrevivência ao paciente, possibilitando sua volta ao convívio dos seus familiares e amigos”, expressou.

QUEM PODE DOAR

A pessoa em boas condições de saúde e tendo entre 16 e 60 anos pode ser doador de sangue. Quem tem mais de 60 anos e até os 69 anos, pode se candidatar, desde que tenha doado sangue antes de completar 60 anos.

O candidato deve ter, no mínimo, 50 quilos. No dia da doação, deve ter descansado, pelo menos, 6 horas e estar alimentado, mas evitar alimentação gordurosa 4 horas antes da coleta de sangue.

A pessoa com resfriado deve aguardar 7 dias após o desaparecimento dos sintomas. O doador não pode ingerir bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Se contraiu covid-19, deve aguardar, pelo menos, 30 dias, para fazer doação de sangue. Se tomou vacina contra a covid-19, a doação pode ser feita 7 dias após a imunização.

LOCAIS DE DOAÇÃO DE SANGUE

Ilhéus
Banco de Sangue de Ilhéus, no Hospital São José, na Rua Dom Manuel Paiva, Ladeira do Café, 226, Teresópolis. O telefone é o (73) 3234-5774.

Itabuna
Banco de Sangue da Santa Casa de Itabuna, na Rua Antônio Muniz, 200 (Prédio Anexo ao Hospital Calixto Midlej Filho), no Pontalzinho. Telefones (73) 3214-9126 / 9127 / 9154.

Os participantes do BBB22 e da corrida presidencial de 2022 || Montagem Andreyver Lima
Tempo de leitura: < 1 minuto

 

Em mais um ano sem carnaval, o Brasil faz a festa com as torcidas organizadas, que serão protagonistas das vitórias de seus candidatos.

 

Andreyver Lima

“Se você pudesse me dizer, se você soubesse o que fazer, o que faria, aonde iria chegar?”. Esse é o trecho de abertura do reality mais famoso do país, o Big Brother Brasil, que chega a sua vigésima segunda edição neste ano.
O mesmo trecho também pode ser aplicado nas eleições presidenciais, já que o sentido é o mesmo: se você soubesse o que fazer, o que faria, candidato?

Mesmo quem não assiste ao programa, fica sabendo uma coisa e outra por amigos ou redes sociais. Nas eleições acontece o mesmo efeito. Embora muitos não acompanhem, todos têm uma opinião sobre os concorrentes ao cargo mais importante do país.

Entre as semelhanças dos “realitys”, muita trama, fofoca, personagens e golpes. A cobertura das eleições tem um aspecto midiático absurdo, que envolve os eleitores em debates sem fim pelas redes sociais.

Em mais um ano sem carnaval, o Brasil faz a festa com as torcidas organizadas, que serão protagonistas das vitórias de seus candidatos.

Ao final de tudo: um campeão de votos. E um país para governar.

Andreyver Lima é jornalista, editor do Seja Ilimitado e comentarista político da Boa FM.

Após comprar concorrente, Faculdade de Ilhéus emite comunicado sobre incorporação de cursos da Madre Thaís
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Faculdade de Ilhéus informou nesta terça-feira (18) que manterá a grade curricular dos cursos da Faculdade Madre Thaís, que foi adquirida pela instituição da zona sul ilheense (relembre). Segundo o comunicado da direção da faculdade, caso seja necessário, os currículos das graduações sofrerão apenas pequenos ajustes.

Ainda conforme o comunicado, a Faculdade de Ilhéus garantirá aos estudantes todos os benefícios e valores de mensalidade assumidos pela Madre Thaís.

Neste período de transição, o atendimento dos alunos e a matrícula do período 2022.1 ainda ocorrem no prédio da Madre Thaís, localizado na Avenida Itabuna, exceto para os estudantes dos cursos de Administração, Direito, Enfermagem e Engenharia Civil, que são atendidos na Faculdade de Ilhéus.

O Calendário Acadêmico 2022.1 prevê o retorno das atividades letivas de forma presencial, na sede da Faculdade de Ilhéus, a partir deste semestre. Segundo a instituição, o planejamento só será alterado se ocorrer mudanças nas regras sanitárias das autoridades públicas de saúde para o enfrentamento da pandemia de Covid-19.

Doação milionária de entidades é anunciada pelo padre Gilvan || Foto CNBB
Tempo de leitura: < 1 minuto

A União Europeia, a Cáritas Internacional e o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) vão doar 1 milhão de euros, cerca de R$ 6,3 milhões, para ajudar famílias prejudicadas pelas enchentes que castigaram cidades da Bahia e de Minas Gerais neste verão. A doação foi anunciada padre Gilvan Souza, da Catedral de São José, nesta terça-feira (18), durante a missa em ação de graças que marcou o aniversário de 52 anos do prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD).

O valor será distribuído entre as dioceses de Itabuna, Ilhéus e Teixeira de Freitas e outra de Minas Gerais. “A Cáritas Brasil trouxe a internacional europeia, que fez uma vistoria da situação com representantes da UE e Unicef e constatou que o ocorrido nessas cidades foi uma catástrofe incomum”, explicou o padre.

Segundo ele, os recursos serão administrados pela Cáritas Internacional, organismo vinculado à Igreja Católica, em união com a Cáritas Brasil, para reconstruir casas e favorecer os afetados pelas cheias.

AUGUSTO: “DOAÇÃO REPRESENTA MUITO PARA CIDADES ATINGIDAS”

O prefeito Augusto Castro falou da importância da iniciativa solidária neste momento em que os municípios devastados pelas enchentes lutam para se reconstruir. “A doação desse  € 1 milhão representa muito para as cidades atingidas, incluindo Itabuna”, disse.

O mandatário lembrou que a Prefeitura de Itabuna presta assistência às 532 pessoas que ainda estão alojadas em abrigos improvisados. Segundo ele, estão em andamento as tratativas com o Governo da Bahia para a construção de 1.100 casas no município, que doará o terreno onde os imóveis serão erguidos. O pagamento do Auxílio Recomeço de R$ 3 mil e o benefício de R$ 484 do aluguel social também vão ajudar as famílias itabunenses em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Hospital Beira Rio completa 26 anos de fundação
Tempo de leitura: 2 minutos

O Hospital Beira Rio (HBR), em Itabuna, está completando 26 anos. Fundado pelos médicos Carlos Ernani, Ronaldo Netto, Wandick Rosa e Vável Andrade, o HBR se tornou referência na qualidade dos serviços oferecidos aos pacientes pelo qualidade da equipe, equipamentos de última geração e responsabilidade social, a exemplo o Mutirão do Diabetes de Itabuna, um dos maiores eventos de prevenção e tratamento da doença em todo o mundo.

Inicialmente Clínica de Olhos de Itabuna e em seguida Hospital de Olhos Beira Rio, há três anos tornou-se o Hospital Beira Rio, com a ampliação de serviços que vão além da área oftalmológica. O Hospital Beira Rio possui estrutura completa que oferece serviços de excelência em todas as áreas da oftalmologia e Day Hospital, com capacidade para realizar cirurgias de todas as especialidades médicas, de baixa e média complexidades.

O HBR conta ainda com o Centro Avançado em Retina e Vítreo (CARV), a Unidade de Cirurgia Refrativa (UCR) e modernos setores como o de Lentes de Contato e Cirurgia Plástica Ocular. A excelência dos serviços prestados pelo HBR foi reconhecida com a conquista do ISO 9001, um selo de qualidade, sustentabilidade e responsabilidade social.

Carlos Ernani, Ronaldo Neto, Vável Andrade e Wandick Rosa, fundadores do Hospital Beira Rio, de Itabuna

CORPO CLÍNICO

O corpo clínico do Hospital Beira Rio conta com mais de 20 médicos, entre os quais as novas gerações com os filhos dos sócios-fundadores. A Superintendência Médica é assinada por Rafael Andrade, que possui trajetória profissional reconhecida internacionalmente, mas que decidiu manter suas raízes no sul da Bahia.

Essa nova geração, além da qualificação, mantém a chama empreendedora que faz do Hospital Beira Rio uma unidade de saúde de referência, em permanente processo de modernização, encarando o futuro com otimismo dos pioneiros, que sempre acreditaram e continuam acreditando nas potencialidades do sul da Bahia.

MEDIDAS PREVENTIVAS NA PANDEMIA

Devido à pandemia da Covid 19, o Hospital Beira Rio adotou uma série de protocolos determinados pela Organização Mundial de Saúde, como adequação e higienização permanente dos espaços de circulação, consultórios e salas de cirurgia, sinalização para distanciamento, dispensers com álcool em gel e treinamento dos colaboradores, além de atendimento aos pacientes com hora marcada.

Neto diz que Rui Costa e Wagner "tiraram o braço da seringa"
Tempo de leitura: 2 minutos

Após cerca de 20 dias de férias na Europa e ficar em isolamento após ter contraído covid-19, ACM Neto retomou a pré-campanha ao Governo da Bahia. O pré-candidato do DEM/União Brasil , nesta quarta-feira (19), atacou o governador Rui Costa e o seu antecessor, Jaques Wagner, com fortes críticas à segurança pública.

– Nesses quatro governos do PT, dois governos de (Jaques) Wagner, dois governos de Rui (Costa), o que a gente presenciou foi o governador tirar o braço da seringa [se omitiram]. Os governadores simplesmente transferiram a responsabilidade. Quando perguntavam a Rui ou a Wagner, eles diziam que era um problema nacional. Verdade, é um problema nacional. Agora, tem muitos estados que estão reduzindo a criminalidade. Por que não a Bahia está crescendo? – questionou.

O pré-candidato ainda ressaltou, segundo ele, a condição da Bahia de “campeã nacional do número de homicídios” desde 2017, respondendo por 14% dos homicídios do país no período. “Quando a gente pega os dados de 2020 para 2021, houve uma queda no número de homicídios e mortes violentas no Brasil. Na Bahia, cresceu”, criticou.

LEGADO DE VIOLÊNCIA

Ainda observando a criminalidade no estado, ACM Neto também falou das condições de trabalho das forças de segurança no estado. “Tem lugares aqui em Salvador que a polícia não consegue entrar. O legado que vai ser deixado por 16 anos do governo do PT na área da segurança pública, infelizmente, é de violência”, acrescentou.

Segundo Neto, a questão social utilizada como justificativa para os números elevados também influencia. “Mas isso não pode ser desculpa. A primeira coisa que tem que é que o governador tem que encarar o problema, tem que ter coragem pra se envolver na solução”.

LEGALIZAÇÃO DA MACONHA

Ele ainda ironizou a defesa que o secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino, fez da legalização da maconha. “Não pode ficar transferindo a responsabilidade para o secretário de Segurança Pública, para o comandante geral da Polícia Militar. Veja o absurdo, outro dia o secretário de Segurança Pública disse outro dia que a solução para os problemas da violência era legalizar as drogas em nosso estado. Meu Deus do céu, isso é um absurdo”, ressaltou.

Tonho de Anízio (centro) recebe chaves da ambulância das mãos de Rui Costa e Rosemberg Pinto || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, recebeu do governador da Bahia, Rui Costa, e do deputado estadual e líder do Governo, Rosemberg Pinto, mais uma ambulância que será destinada para o atendimento ao cidadão. A entrega ocorreu em Salvador.

Durante a solenidade, o prefeito Antônio de Anízio, Tonho de Anízio (PT), agradeceu pela ambulância e reforçou que ela será usada no atendimento aos moradores e turistas.

Como presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Litoral Sul, Antônio de Anízio também recebeu do governador Rui Costa mais três máquinas pesadas e equipamentos que vão ajudar na reconstrução das cidades do Sul da Bahia mais prejudicadas pelas fortes chuvas.

Os equipamentos fazem parte de uma parceria do Governo do Estado da Bahia, por meio das secretarias estaduais de Saúde, de Agricultura (Seagri) e de Infraestrutura (Seinfra), com os consórcios públicos e visam minimizar os prejuízos das comunidades atingidas pelas chuvas e enchentes.

De acordo com o prefeito, esses equipamentos chegam num momento difícil em que os municípios atravessam e vão fortalecer ainda mais a patrulha mecânica do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Litoral Sul para que possa atender a essas cidades atingidas.

O governador Rui Costa também assinou, na segunda-feira (17), convênios com seis municípios atingidos pelas chuvas de dezembro de 2021 para a construção de casas, por meio do Programa Bahia Minha Casa. A ação é parte da determinação de dar prioridade e rapidez aos projetos de reconstrução das áreas afetadas pelas enchentes. Outras cidades serão beneficiadas e terão prioridade no atendimento às famílias desabrigadas em municípios que elaboraram os cadastros de moradores de bairros destruídos pelos temporais.

Homem passou mal e faleceu no centro de Ipiaú
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um homem de 67 anos faleceu na manhã desta quarta-feira (19), em Ipiaú, depois de sofrer mal súbito e cair da motocicleta em que seguia como passageiro. Quando passou mal, por volta das 8h30min, Paulo Jorge Montenegro Brandão estava no centro da cidade e dirigia-se a uma clínica para fazer exames médicos.

Segundo as primeiras informações, ele teria sofrido um infarto. Uma equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu – 192) constatou a morte do idoso no local.

A Polícia Militar acionou o Departamento de Polícia Técnica (DPT) para recolher o corpo e levá-lo ao Instituto Médico Legal (IML) de Jequié, localizado a 58 quilômetros de Ipiaú. Com informações do Giro Ipiaú.

Para Ricardo Mandarino, diminuição de crimes letais reflete trabalho das forças de segurança
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nos primeiros quinze dias de 2022, a Bahia registra diminuição de 28,7% dos crimes letais, categoria que engloba homicídio doloso, latrocínio e lesão corporal seguida de morte. Conforme a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), foram 184 casos desse tipo em 2022, contra 258 no mesmo período de 2021.

A maior redução aconteceu nos municípios do interior baiano, descendo de 168 em 2021 para 113 neste ano. Já em Salvador teve 57 mortes violentas na primeira quinzena de 2021 e 41 no mesmo período de 2022. Na Região Metropolitana de Salvador (RMS), a queda foi de 33 para 30 casos, menos 9,1%.

O secretário da Segurança Pública Ricardo César Mandarino atribui o resultado aos esforços de inteligência, investigação e prevenção de crimes e à intensificação do policiamento nas ruas.

“Também estamos com forte atuação, em parceria com a Seap [Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização], nas revistas dos presídios e para impedir a entrada de celulares nesses locais. A iniciativa ajuda a evitar a comunicação entre os detentos e criminosos que ainda não foram capturados, o que reflete diretamente na redução do número de mortes”, acrescentou o secretário.

Atendimento ocorre nas unidades do Cras e na Apae
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta quarta-feira (19), a Secretaria de Saúde de Ilhéus (Sesau) deu início à vacinação infantil contra covid-19. Nesta etapa da estratégia de imunização, serão vacinadas crianças de 5 a 11 anos assistidas pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC) e alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

O atendimento ocorre das 9h às 13h, nas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e na Apae de Ilhéus, localizada no bairro Hernani Sá.

No ato da vacinação, a criança deverá estar acompanhada da mãe, do pai ou de um responsável legal, portando CPF, cartão do SUS e caderneta de vacinação, caso possua. É necessário que o adulto apresente documento de identificação com foto.

A Sesau informa que a imunização do público de 5 a 11 anos em geral será por ordem decrescente de faixa etária, começando pelas crianças de 11 anos. O cronograma ainda não foi divulgado.