Segundo Rosemberg, Lula quer garantir unidade da coalizão governista
Tempo de leitura: 2 minutos

O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) afirmou nesta terça-feira (2) que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitará a Bahia na próxima semana. Líder do governo na Assembleia Legislativa, o parlamentar atribuiu a informação ao governador Rui Costa (PT), com quem dividia palanque, durante ato em Arataca, no sul do estado.

No anúncio, Rosemberg dirigiu-se nominalmente ao senador Otto Alencar (PSD), também presente no ato, assegurando que a chegada de Lula ao estado tem o intuito de manter a unidade da coalizão que governa a Bahia desde 2007. Assista.

Segundo apuração do site, o dia cogitado para a visita de Lula ao estado é a próxima terça-feira (8), data ainda não confirmada pelo PT. A chegada do ex-presidente à Bahia no início de março já era esperada por lideranças baianas desde a reunião do presidenciável com Rui Costa, Otto e o senador Jaques Wagner (PT), em São Paulo, em meados de fevereiro (relembre).

FALTA COMBINAR COM OS VERMELHOS

Após a desistência do senador Jaques Wagner de disputar novamente o governo estadual, alas do PT defendem a construção de candidatura própria.

Contudo, ganha força a especulação de que um dos objetivos da presença de Lula na Bahia é convencer Otto a desistir da tentativa de reeleição e a se candidatar a governador, abrindo caminho para que o governador Rui Costa se candidate ao Senado.

Nesse cenário, Rui passaria o comando do governo ao vice-governador João Leão (PP), a quem caberia indicar o candidato a vice da majoritária governista.

A julgar pelas manifestações recentes do vice-prefeito de Ilhéus, Bebeto Galvão (PSB), e do secretário estadual Davidson Magalhães (PCdoB), a hipótese acima, que circula na imprensa, ainda não foi combinada com socialistas e comunistas.

O mesmo pode ser dito de lideranças petistas, a exemplo do deputado federal Jorge Solla, dos mais ferrenhos defensores da presença de um quadro do PT na cabeça da chapa.

Caso deve ser esclarecido à sociedade, afirma secretário de Segurança Pública
Tempo de leitura: < 1 minuto

O secretário de Segurança Pública Ricardo Mandarino determinou que a Corregedoria Geral apure, de forma rigorosa, as circunstâncias da morte de um adolescente e dois jovens, na madrugada desta terça-feira (1º), durante ação de policiais militares na Gamboa, em Salvador (veja aqui). O titular da SSP-BA se pronunciou sobre o caso nesta quarta-feira (2).

Segundo Mandarino, é necessário que o caso seja esclarecido à sociedade. “Se a investigação comprovar que houve excesso, os envolvidos serão responsabilizados”, acrescentou.

A Corregedoria Geral da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) vai acompanhar as investigações da Corregedoria da Polícia Militar.

Kocó é a atração especial da Quintaneja desta semana || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A quarta edição da Quintaneja do Casarão Cola na Manu, nesta quinta-feira (3), trará um convidado especial. Kocó, vocalista e líder da Banda Lordão, garantiu participação na quinta-feira mais animada do interior da Bahia, hoje, a partir das 22h.

Quem vai abrir a noite será o DJ Neto Nogueira. Gabriel K sobe ao palco do Casarão logo na sequência. “A expectativa é de mais uma edição de sucesso. Com esse convidado especial, já sei que será [uma noite] inesquecível”, afirma Gabriel K, que é uma espécie de atração-âncora das quintanejas do Casarão.

Para a empresária e promotora de eventos Manu Berbert, que comanda a Quintaneja, a expectativa é de noite com surpresas para o público. “Sem dúvidas, é casa cheia, muita música e gente feliz”, afirma Manu, já antecipando que Kocó vai lançar uma novidade hoje.

INGRESSOS

A festa começa às 22h, no Casarão Cola na Manu, na Avenida J.S. Pinheiro, 2120, ao lado do Sest-Senat, em Itabuna. O ingresso custa R$ 20,00 para homem. Mulheres pagam R$ 15,00, mas a entrada será gratuita se chegar até as 23h.

Bernadete afirma que Rui deve prestar contas sobre investigações de mortes em ações policiais
Tempo de leitura: 2 minutos

A mãe de santo Bernadete Souza (PSOL) classificou como chacina a ação da Polícia Militar que resultou na morte de um adolescente e dois jovens, na madrugada desta terça-feira (1º), no Solar do Unhão, na região da Gamboa, em Salvador.

Segundo moradores, os policiais teriam chegado à comunidade atirando e lançando bons de gás lacrimogênio. Depois, teriam levado Patrick Sapucaia, de 16 anos, Cleverson Guimarães, 22, e Alexandre dos Santos, 20, para um imóvel abandonado e os executado.

Conforme Polícia Militar, os policiais receberam notificação de ocorrência de sequestro e, ao chegar na comunidade, teriam sido recebidos a tiros pelos jovens, que, no confronto, acabaram baleados.

Para Bernadete, as mortes não devem ser encaradas como efeitos colaterais do trabalho policial. “São assassinatos”, afirma a ialorixá, que se manifestou sobre o caso nas redes sociais.

“Chegar de matar a juventude negra! […] Tem sempre mais uma chacina para ocupar as manchetes e indignar a comunidade negra. Cabula, Nordeste, Lauro e agora a Gamboa”, escreveu Bernadete Souza, que foi candidata a prefeita de Ilhéus em 2020 e, neste ano, disputou e perdeu as prévias do PSOL para a candidatura ao Governo do Estado.

Nesta quarta-feira (2), o secretário Ricardo Mandarino determinou que a Corregedoria Geral da Secretária de Segurança Pública do Estado acompanhe as investigações da Polícia Militar sobre o caso (veja aqui).

PARA SOCIALISTA, RUI COSTA DEVE PRESTAR CONTAS SOBRE INVESTIGAÇÕES

As mortes nas operações policiais, conforme Bernadete, resultam de equívoco na política de segurança do estado. “Que governo é este que executa nossa juventude sob o lema fascista de Combate às Drogas? MENTIRA, essa é a senha para o extermínio da juventude negra, isso faz parte da estratégia histórica das elites brancas e racistas de genocídio do povo negro”, acrescentou.

A crítica da mãe de santo chegou também ao comando do governo estadual. “O governador Rui Costa [PT] prestar contas das investigações sobre os assassinatos cometidos pela polícia baiana. Chega de impunidade!”. Atualizado.

Técnico em Agrimensura é um dos cursos com vagas abertas no Campus Uruçuca
Tempo de leitura: 2 minutos

Os campi do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) em Serrinha, Senhor do Bonfim e Uruçuca estão com seleção aberta para o preenchimento de 415 vagas em cursos técnicos, das modalidades integrada e subsequente ao Ensino Médio.

As inscrições são gratuitas. Podem se inscrever nos cursos da modalidade integrada pessoas que já concluíram ou estão concluindo o Ensino Fundamental II (9º ano). Já a modalidade subsequente é direcionada para quem concluiu ou está concluindo o Ensino Médio (3º ano).

URUÇUCA

No Campus Uruçuca, as opções são para os cursos subsequentes de Técnico em Agrimensura (35 vagas), Técnico em Agropecuária (40 vagas), Técnico em Agropecuária (40 vagas) e Técnico em Alimentos (40 vagas).

As inscrições ficam abertas até 08 de abril de 2022 e podem ser realizadas, preferencialmente pela internet, neste link. Candidatos também têm a possibilidade fazer a inscrição presencialmente, comparecendo ao Campus Uruçuca, localizado na Rua Dr. João Nascimento S/N – Centro, Uruçuca, Bahia, entre 22/02 e 08/04, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

SERRINHA

Os cursos integrados em oferta no Campus Serrinha são: Técnico em Alimentos (40 vagas) e Técnico em Agroecologia (40 vagas).

As inscrições ficam abertas de 8 de março a 6 de abril e podem ser feitas preferencialmente on-line, acessando esta página. Nela, os candidatos podem conferir a documentação necessária, disposta no edital.

Já os cursos subsequentes em oferta são: Técnico em Instrumento Musical (vagas para Violão – 8, Flauta Transversal – 6 e Teclado – 6), Técnico em Agropecuária (40 vagas).

As inscrições, abertas de 08 de março a 06 de abril, são realizadas preferencialmente pela internet, através do envio do formulário de inscrição e da documentação exigida no edital para o e-mail subsequente.serrinha@alunos.ifbaiano.edu.br.

Para as duas modalidades, também é possível fazer a inscrição presencialmente, na Secretaria de Registros Acadêmicos (SRA) do campus, localizado na Estrada Vicinal de Aparecida, s/n, Bairro Aparecida, durante o prazo informado acima.

SENHOR DO BONFIM

O Campus Senhor do Bonfim abre inscrições, de 4 de março a 4 de abril, para o ingresso de estudantes em curso técnico da modalidade integrada ao ensino médio. Estão em oferta 120 vagas para o curso Técnico em Agropecuária.

Para concorrer, interessados devem realizar a inscrição on-line, conforme instruções do edital, ou presencialmente na Recepção do Complexo de Laboratórios do Campus Senhor do Bonfim, localizado na Estrada da Igara, s/n – Km 4 – zona rural. Mais detalhes nesta página.

CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO

Para os cursos integrados, a classificação dos candidatos é feita a partir da análise de histórico escolar. Será avaliada a Média Final resultante das médias das disciplinas Língua Portuguesa, Matemática, História, Ciências e Geografia do 8º ano do Ensino Fundamental.

Já para ingressar nos cursos subsequentes, o critério para preencher o número de vagas será a ordem de inscrição.

Os certames reservam 75% das vagas para beneficiários de ações afirmativas de acesso ao ensino público.

Imagens de cinegrafistas amadores mostram pontos de alagamento na cidade
Tempo de leitura: < 1 minuto

Cinegrafistas amadores registraram imagens dos alagamentos provocados pela chuva intensa que atingiu Ilhéus na manhã desta quinta-feira (3). Os pontos alagados foram no bairro Malhado, na Avenida Itabuna, no bairro Cidade Nova e no Calçadão da Marquês de Paranaguá, centro comercial e histórico da cidade. Assista.

DEFESA CIVIL EMITE ALERTA

Além do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que classificou a intensidade da chuva prevista para Ilhéus com alerta laranja (veja aqui), a Defesa Civil do município pediu atenção redobrada ao risco de alagamentos e deslizamentos de encostas. Casos de emergências devem ser comunicados ao órgão por meio dos telefones (73) 98836-2753 e 99907-2418.

Segundo a Defesa Civil, o volume das chuvas em Ilhéus pode chegar a 93mm até o próximo sábado (5).

Lula garante vitória em 24 ações penais || Foto Ricardo Stuckert
Tempo de leitura: < 1 minuto

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu ontem (2) a última ação penal de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) era réu. É a vigésima quarta vitória judicial do petista. Todas as ações que respondia foram suspensas, trancadas, anuladas ou concluídas com absolvição.

O último caso era sobre a compra dos Caças Gripen, cujo negócio foi fechado pelo governo brasileiro em 2014, quatro anos após a saída de Lula da presidência da República. O contrato teve aval da Força Aérea Brasileira (FAB), que emitiu parecer favorável à transação.

Os advogados Cristiano e Valeska Zanin Martins, representantes de Lula, afirmaram que, além de fazer justiça ao caso concreto, a decisão do ministro do STF é importante registro histórico sobre o uso do Direito para a perseguição ilegítima movida pela Operação Lava Jato contra o ex-presidente, o Estado Democrático de Direito e a democracia brasileira.

Inmet prevê até 100mm de chuva em Ilhéus nesta quinta-feira (3) || Foto Pimenta
Tempo de leitura: < 1 minuto

Na manhã desta quinta-feira (3), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para classificar a intensidade da chuva que cai em Ilhéus, no sul da Bahia.

Conforme a previsão, são esperados de 30mm a 60mm de chuva por hora no município ou de 50mm a 100mm por dia, com ventos intensos de 60 a 100 km/h.

O instituto também aponta risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Registrada às 10h desta quinta, a imagem desta publicação mostra a intensidade da chuva na região central de Ilhéus.

As sextas-feiras na sede do Agora eram regadas a informação e bom papo nas recepções de Adervan
Tempo de leitura: 3 minutos

 

A depender da amplitude do evento, o eficiente fotógrafo Waldyr Gomes se tornava um competente churrasqueiro; o editor que vos fala, um chef a elaborar um pièce de résistance da culinária brasileira; sem falar nos préstimos de José Nazal com sua festejada culinária árabe, diretamente de Ilhéus.

 

Walmir Rosário 

Se Deus não o tivesse requisitado para que ficasse ao seu lado, o jornalista José Adervan de Oliveira completaria – fisicamente – nesta quinta-feira (3 de março de 2022) 80 anos de idade. Sua ausência nos deixa saudades dos encontros, embora continue pra sempre em nossos corações, com sua calma, sempre em busca de um norte para o sul da Bahia, como deixou escrito nos textos da Coluna Livre, no jornal Agora.

Neste seu aniversário estariam presentes amigos tantos, parentes, admiradores de sua perseverança e do seu espírito conciliador. Uma comemoração não seria bastante para receber o abraço de tantos, que seria necessário preestabelecer um roteiro: em casa, na quinta-feira, parentes e amigos mais chegados; na sexta-feira, no jornal Agora, todos, sem distinção, como recomendaria o ritual.

E garanto que os 80 anos seriam comemorados em alto estilo, como todas as festas que promovia. Como esquecer o corre-corre do fechamento das sextas-feiras, jornal mais “gordo” com os cadernos do fim de semana e a atenção que dispensávamos aos convidados? Como um bom grapiúna que teve a felicidade de nascer em Boquim, Sergipe, era um grande anfitrião.

A depender da amplitude do evento, o eficiente fotógrafo Waldyr Gomes se tornava um competente churrasqueiro; o editor que vos fala, um chef a elaborar um pièce de résistance da culinária brasileira; sem falar nos préstimos de José Nazal com sua festejada culinária árabe, diretamente de Ilhéus. Pratos fartamente regados com as melhores cachaças baianas e mineiras, além de uma variedade de whiskys, escoceses, claro.

Aos poucos, chegavam em turmas os convidados. O pessoal chegava, se integrava ao bate-papo, bebia, comia e iam embora, também em turmas. Por fim, o pessoal que o ajudaria a fechar as portas e fazer companhia na passada pelo Alto Beco do Fuxico e Kati-Kero, no Pontalzinho, com Juvenal e Tonet. No período, assistíamos aos telefonemas de ministros, governador, secretários estaduais, prefeitos e amigos ausentes.

E o ritual das sextas-feiras era sagrado, com mudanças apenas de intensidade. Nesse meio tempo, quando aparecia uma figura de destaque na política ou economia, concedia uma entrevista durante o ágape, sem a menor cerimônia. Essas mal traçadas linhas nos dá uma visão da importância do jornal Agora como meio de comunicação regional, linha traçada pelo mestre José Adervan.

Mesmo com as mudanças na economia e na tecnologia de comunicação, o jornal Agora continuou com seu prestígio junto aos leitores, apesar da diminuição no número de cadernos e páginas. Com a morte de José Adervan, em 12 de fevereiro de 2017, o Agora continuou circulando por algum tempo, mas não resistiu e encerrou suas atividades, deixando quase muda Itabuna e região.

O jornal Agora teve sua edição circulando em 28 de julho de 1981, por obra e graças de José Adervan e Ramiro Aquino, jornalistas e bancários (Banco do Brasil). Durante todo esse tempo ofereceu aos leitores não apenas notícias, mas a participação efetiva de um consagrado meio de comunicação nos problemas regionais. Em 1° de janeiro de 2003 o Agora deixa de ter circulação semanal e passa a ser diário, incrementando sua participação no mercado.

O Agora era a cara de Adervan. Democrático, informativo, opinativo e com fôlego suficiente para fomentar e participar de todas as campanhas institucionais da região cacaueira. Nesses cinco anos de ausência de Adervan, está mais que provado que a região cacaueira – não só os leitores – perdeu um bastião, reconhecido ponta de lança em todas as lutas regionais.

Esta quinta-feira (3 de março) é dia de lembrança, de comemoração pelo legado deixado por José Adervan, como bancário, jornalista, empresário, economista, professor universitário, visionário. Os tempos mudam, as pessoas passam, a obra fica e passarão por análises permanentes, com destaque para as boas e recomendações de esquecimento para as sem relevância.

Como diz a canção: Quem sabe faz a hora, não espera acontecer. Foi como agiu Adervan.

Walmir Rosário é radialista, jornalista e advogado.

Empresas ofertam 59 vagas em Itabuna e em Valença pelo SineBahia
Tempo de leitura: 4 minutos

Empresas ofertam total de 59 vagas de emprego ou de estágio remunerado, nesta quinta-feira (3), em Itabuna e em Valença. As vagas têm intermediação do SineBahia nos dois municípios. São 57 vagas em Itabuna e 2 em Valença.

Os candidatos devem procurar o SineBahia em um dos dois municípios. Ambos funcionam no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). O atendimento vai até as 16h.

Para se cadastrar, além de ir ao SAC, o interessado precisa apresentar carteiras de Trabalho (física ou digital) e de Identidade (RG), além de comprovantes de residência, de escolaridade e vacinal e o CPF. Confira, no Leia Mais, abaixo, as vagas para os dois municípios.

Leia Mais

Ilhéus tem mais de 100 mil vacinados contra a Covid-19
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Saúde de Ilhéus (Sesau) informou, nesta quarta-feira (2), que o município superou a marca de 100 mil pessoas vacinadas contra o novo coronavírus. Confirmou ainda que a segunda dose dos imunizantes já foi aplicada em 84,10% da população com idade igual ou superior a 12 anos.

Já a procura pela dose de reforço está baixa em Ilhéus, mesmo com as estratégias adotadas para facilitar o acesso do público aos pontos de imunização, conforme a Sesau. Entre as medidas para possibilitar que mais pessoas tomem a terceira dose estão a vacinação noturna e a descentralização do serviço.

Estão aptas a tomar a dose de reforço pessoas acima de 18 anos que receberam a 2ª há quatro meses ou mais. Basta comparecer aos pontos de imunização informados diariamente. Mais de 45 mil pessoas estão com a vacina atrasada em Ilhéus.

Juiz acusado de corrupção é beneficiado com prisão domiciliar
Tempo de leitura: 2 minutos

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Og Fernandes, converteu para domiciliar a prisão do juiz Sérgio Humberto de Quadros Sampaio. Ele é investigado na Operação Faroeste, que apurou vendas de sentenças judiciais para favorecer a grilagem de terras no oeste da Bahia.

Mesmo com a prisão domiciliar, o STJ determinou que o juiz está proibido de entrar no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), de se comunicar com investigados da Operação Faroeste, e servidores da justiça. Sérgio Humberto deve usar tornozeleira eletrônica.

O magistrado estava preso desde novembro de 2019, no Batalhão de Choque da Polícia Militar em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. A decisão de converter a prisão é do dia 26 de fevereiro e o cumprimento foi imediato.

A defesa de Sérgio Humberto de Quadros Sampaio pediu a conversão da prisão depois do juiz ter sido diagnosticado com Covid-19 no final de janeiro desse ano.

Em nota, a defesa do juiz afirmou que com decisão de prisão domiciliar, o juiz poderá, efetivamente, se defender das “complexas e volumosas acusações, o que sua condição de preso impossibilitava, quer fosse pela limitação a seus advogados e documentos, quer fosse pelo estado psicológico daquela condição”.

Afirmou ainda que ele permanecerá “estritamente dedicado a cuidar da saúde, família e da sua defesa”. O ministro Og Fernandes disse que os documentos incluídos nos autos indicam que o quadro de saúde do juiz tem apresentado piora progressiva desde que obteve resultado positivo para a doença.

Além disso, o ministro alegou que informações médicas apontam a necessidade de reabilitação por meio de fisioterapia motora e respiratória, diante do comprometimento de 75% do pulmões e perda de massa corporal. Sérgio Humberto ficou internado em um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

RECUSOU-SE A TOMAR VACINA CONTRA COVID-19

A Procuradoria-Geral da República havia se posicionado contra o pedido de conversão da prisão para domiciliar, por considerar que o juiz recusou-se a receber a vacinar contra a Covid-19.

No entanto, o ministro Og Fernandes afirmou não ser admissível usar a recusa à vacinação para negar ao réu o direito à prisão domiciliar sob o fundamento de que ninguém pode se beneficiar da sua própria atitude torpe.

O ministro também afirmou que o assunto envolve questões existenciais que afetam diretamente a dignidade humana, como é o caso de tratamento à saúde e à própria vida.

A defesa de Sérgio Humberto já tinha afirmado que ele não tomou a vacina contra o coronavírus porque a condição de saúde dele contraindicava a imunização.

O juiz foi aposentado de forma compulsória em dezembro de 2021, por decisão unânime do Tribunal de Justiça da Bahia. Do G.

Operação Posto Legal é realizada em várias regiões da Bahia.
Tempo de leitura: < 1 minuto

Os consumidores baianos podem encaminhar denúncias de suspeitas de irregularidades à Operação Posto Legal. As queixas devem ser envidadas por meio do serviço Disque Denúncia Bahia, disponível pelos telefones 71 3235 0000 (Salvador e RMS) e 181 (interior) e ainda pela internet.

A Posto Legal busca aferir o cumprimento dos requisitos de qualidade e quantidade na comercialização de combustíveis fornecidos ao consumidor baiano. Muitas irregularidades já foram detectadas em várias regiões da Bahia.

Dentre irregularidades já encontradas pela força-tarefa estão a comercialização de gasolina em proporção de etanol muito acima da permitida em lei, fornecimento de combustível em quantidade menor do que a registrada na bomba, vazamento na bomba ou no bico e produtos fora do prazo de validade.

Voluntário do Redome, Ceceu Meneses doou medula óssea a desconhecido
Tempo de leitura: 3 minutos

Thiago Dias

Maciel não lembra exatamente quando deparou com a van do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), na Praça Adami, no centro de Itabuna, no sul da Bahia. “Já faz uns dez anos”, estima Ceceu, como é mais conhecido, em entrevista ao PIMENTA. “Eram poucas pessoas [na fila] e me voluntariei”.

Naquele dia, a equipe do serviço ligado ao Instituto Nacional do Câncer (Inca) colheu amostra de sangue do advogado itabunense, que passou a integrar o banco de dados de doadores voluntários.

Também foi por acaso que Carlos Maciel Meneses, 33, lembrou de atualizar seu cadastro no Redome, assistindo matéria do Encontro com Fátima Bernardes, da TV Globo, numa manhã de dezembro passado. No mesmo dia em que atualizou as informações, recebeu telefonema da instituição pública. “Era o pessoal do Redome”, recorda. “Eles estavam me falando que tinha dado uma possível compatibilidade e perguntaram se eu tinha disponibilidade para fazer novos exames”.

A chance de se achar doador compatível de medula óssea é de um evento a cada 100 mil análises. No início deste ano, Ceceu foi à Santa Casa de Misericórdia de Itabuna e fez os novos exames. Os resultados confirmaram a compatibilidade.

Um mês depois, o Redome providenciou sua viagem à capital paulista e hospedagem. “Eles me encaminharam para São Paulo. Fiz um procedimento num hospital. Foram oito dias. Primeiro, fizeram exames. Após constatar que estava tudo bem com minha saúde, me deram uma medicação para aumentar a produção de células-tronco”, conta o advogado.

MÉTODO

As células-tronco são as mais importantes em um transplante de medula óssea, segundo informativo no site oficial do Inca. Espécies de coringas, são capazes de se diferenciar em células de tecidos específicos. Daí sua importância no tratamento de diferentes tipos de leucemia, câncer que adoece o tecido sanguíneo em seu ponto central, a medula-óssea, responsável pela produção das células do sangue. Também podem ser usadas no tratamento de síndromes de imunodeficiência e de aplasia medular.

A equipe médica responsável pela doação de Ceceu escolheu o método chamado coleta por aférese. “Ou seja, você tira o sangue por uma veia, passa por uma máquina, eles colhem o material, as células-tronco e o plasma, e o sangue retorna pra mim”, explica o itabunense, que concluiu a doação ao final de fevereiro, pouco antes do início da agressão russa à soberania do povo ucraniano.

Ele afirma que o procedimento não dói nada além de uma picada de agulha. No período de maior produção das células-tronco, sentiu leves tensões musculares, que comparou à sensação de quem volta a malhar depois de longo período de sedentarismo. Já de volta ao sul da Bahia, recupera-se bem. “Não deixa sequelas, nada. Me sinto até mais forte”.

Ceceu diz que pensou nos filhos quando recebeu telefonema para fazer doação || Fotos Arquivo Pessoal

SIGILO

Na condição de doador voluntário, Ceceu não sabe nada sobre a pessoa beneficiada, inclusive a doença que a aflige. Soube apenas que havia a necessidade de que o procedimento fosse feito com urgência.

Para não prejudicar o sigilo da outra parte, doador e reportagem entraram em acordo para que omitíssemos informações, como o nome do hospital responsável pela coleta do material doado e as datas exatas de cada etapa do procedimento.

Conforme as regras do Redome, dentro de seis meses, caso queira, o doador poderá saber sobre o estado de saúde do ou da paciente. Depois de um ano e oito meses, caso Ceceu e a outra pessoa manifestem o desejo de se conhecer, poderão fazê-lo.

EXEMPLO

Se foi ao acaso que o itabunense conheceu o Redome, voluntariar-se foi decisão consciente. Por quê? “A pessoa que recebeu não sei quem. Não sei onde mora. Não sei se é adulto ou criança. Só fiz porque, além do intuito de ajudar, tenho um filho de 4 anos e outro de 6. Pensei que, se fosse um filho meu que estivesse precisando e alguém do Brasil ou de qualquer lugar do mundo pudesse ajudar, eu ia ficar muito feliz e muito grato”.

Depois de hesitar, Carlos Maciel aceitou falar com a reportagem. Queria evitar a impressão de que seu ato solidário seria tentativa de autopromoção.

Para convencê-lo, argumentamos que o exemplo poderia inspirar outras pessoas a fazer o cadastro para doação voluntária, o que já ocorre no seu círculo de amizades. “Muitos amigos se sensibilizaram e também querem ser doadores”, relata. Por isso, pensa em contatar a Redome para conseguir nova visita do programa a Itabuna. “Já faz algum tempo que vieram”.

Dinheiro, Real Moeda brasileira
Tempo de leitura: 2 minutos

O mercado financeiro aumentou pela sétima vez consecutiva a previsão de inflação para 2022. Segundo projeção do boletim Focus, divulgado hoje (2) pelo Banco Central, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve fechar 2022 em 5,6%. Há uma semana, a projeção do mercado era que a inflação ficasse em 5,56% este ano. Há quatro semanas, a previsão era 5,38%.

Para 2023, o mercado também elevou a expectativa em relação à evolução do IPCA. Há quatro semanas, a projeção era de inflação de 3,5% no próximo ano, mas a desta semana foi para 3,51%. Já para 2024, o mercado elevou a estimativa para 3,1%, ante os 3,09% projetados na semana passada.

Divulgado semanalmente, o boletim Focus reúne as projeções do mercado para os principais indicadores econômicos do país. Na projeção desta semana, o Focus manteve a previsão do Produto Interno Bruto (PIB, soma de todos os bens e serviços) registrada há sete dias, de 0,3%, em 2022. Esta é a quarta semana consecutiva que o mercado mantém a projeção de crescimento da economia em 0,3%.

Para 2023, o Focus também registrou a mesma expectativa de PIB da semana passada, de 1,5%. Há quatro semanas, estimava-se que o PIB crescesse 1,55%. Para 2024, a projeção manteve-se estável, ficando em 2%.

SELIC

O mercado manteve em 12,25% a previsão para a taxa básica de juros, a Selic. Há quatro semanas, a projeção era de 1,75%.

Em fevereiro, o Comitê de Política Monetária (Copom), aumentou a taxa de juros de 9,25% para 10,75% ao ano. Em comunicado, o Copom indicou que continuará a elevar os juros básicos até que a inflação esteja controlada no médio prazo.
Leia Mais