Deputado volta a defender candidatura própria do PT ao governo estadual
Tempo de leitura: < 1 minuto

O deputado federal Jorge Solla afirmou que, na reunião extraordinária desta segunda-feira (28), parlamentares e dirigentes do Partido dos Trabalhadores reforçaram a decisão de construir candidatura própria ao Governo da Bahia, mesmo após a desistência do senador Jaques Wagner (veja aqui).

A saída de Wagner da disputa aumenta as chances de uma eventual candidatura do governador Rui Costa (PT) ao Senado, mas essa possibilidade não é citada por Solla, que defende a reeleição do senador Otto Alencar (PSD).

“Vamos manter a unidade na base com apoio a Otto para sua reeleição ao Senado, e garantir uma candidatura competitiva que carregará o legado de quatro gestões que mudaram a cara da Bahia para melhor, qualificaram os serviços públicos, como o SUS, e incluíram milhares de jovens pela educação. Com o apoio de Wagner, de Rui e de Lula, teremos uma chapa para vencer as eleições e fazer ainda mais e melhor pela Bahia!”, escreveu o deputado, nesta segunda, ao compartilhar notícia nas redes sociais.

Na semana passada, quando a desistência de Wagner ainda estava no campo das especulações, Solla defendeu a candidatura do ex-governador – de quem foi secretário de Saúde – e disse que “o PT não tem dono” (relembre aqui).

À esquerda, pouco antes da queda, Gabriel aparece dependurado na lateral do ônibus
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um jovem de 22 anos se feriu após cair de um ônibus customizado como trenzinho da alegria, na tarde desta segunda-feira (28), em Ilhéus. Ele quebrou um dos braços e foi levado ao Hospital Regional Costa do Cacau, na mesma cidade do sul da Bahia.

No momento do acidente, o animador Gabriel Ribeiro Alves e um colega de trabalho estavam dependurados na lateral direita do veículo, que havia acabado de cruzar a ponte Jorge Amado, na BA-001, em direção à zona sul da cidade. Outro ônibus customizado seguia na pista à direita.

Quando os dois ônibus se emparelharam, o motorista do veículo onde Gabriel estava deu sinal e virou à direita. O movimento imprensou os animadores contra o ônibus ao lado e derrubou Gabriel, que caiu em frente ao Mar Aberto Music Bar. O motorista do outro ônibus freou bruscamente para não atropelá-lo e parou a menos de dois metros da vítima.

Imagens do acidente indicam que, além do braço, o jovem também bateu a cabeça no chão. A ocorrência foi registrada na 7ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin). Com informações do site FRN.

Governador Rui Costa autoriza obras em Arataca
Tempo de leitura: < 1 minuto

O governador Rui Costa (PT) chega nesta quarta-feira (2), às 9h, a Arataca, no sul da Bahia, para autorizar o início de obras. Ele assinará a ordem de serviço para a construção de sistemas simplificados de abastecimento de água no Assentamento Rio Aliança e no Assentamento Grupo Santo Antônio. O trabalho será tocado pela Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento da Bahia (Cerb), vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado (Sihs).

O governador também vai liberar a Secretaria de Educação do Estado (SEC) a dar início a processo de licitação para construção de nova unidade escolar que vai abrigar o Colégio Estadual Bráulio Xavier, com implantação de bloco com dez salas, refeitório, auditório, biblioteca, quadra poliesportiva coberta e campo society.

Já a Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), será autorizada a firmar convênio com a Prefeitura de Arataca para revitalizar o entorno do Mercado Municipal.

A escritora de origem ucraniana Clarice Lispector (1920-1977)
Tempo de leitura: 3 minutos

 

Afinal, em uma sociedade “pseudoglobalizada”, o que mais sobram são as mazelas para uma porção de pessoas a enfrentá-las. Vão ser verificados o aumento do custo dos alimentos e do combustível e a escassez de diversas mercadorias.

 

Efson Lima – efsonlima@gmail.com

A guerra travada entre Rússia e Ucrânia muito chama a atenção dos brasileiros. O conflito rapidamente se incorporou às conversas da população. Deixou de ser tema exclusivo da diplomacia e adentrou aos milhares de lares. Para além de se tratar do maior conflito armado após a Segunda Guerra Mundial na Europa, o Brasil recebeu milhares de ucranianos nos séculos XIX e XX, permitindo uma ligação forte entre brasileiros e ucranianos. Sabemos que a maior parte desses imigrantes foi para o sul do país, mas registramos que uma das representações ucranianas advém da literatura, cuja incursão da família se iniciou no Nordeste, no Recife: Clarice Lispector.

Quando fui ao teatro pela primeira vez, em Ilhéus, pude assistir ao espetáculo “Hora da Estrela”, texto adaptado da obra homônima da escritora Clarice Lispector por uma companhia de teatro de Salvador. A minha ida ao teatro foi mediada pela estimada professora Tereza Damásio, hoje docente da Uneb, em Ipiaú. Tocado pela narrativa da obra, fui procurá-la para fazer a leitura. O enredo do livro conta a história de Macabéa, jovem nordestina de Alagoas, que, aos 19 anos, vivia no Rio de Janeiro. Órfã, mal se lembrava dos pais, que morreram quando ela ainda era criança. Para além de nós brasileiros que ganhamos com a presença de Clarice Lispector, o mundo foi impactado pela literatura da judia ucraniana.

A professora Neuzamaria Kerner, membro da Academia de Letras de Ilhéus, provoca nossa reflexão sobre a “Terra de Clarice”, leia-se Ucrânia, por meio de sua poesia:

Insanidades/beligerâncias/fingidas inteligências/fincadas na lei do poder/ Os reinos reencarnados/retornam com reis revoltados/brincando de ver morrer/ Ó, Clarice, onde está você?/ Como está a sua Ucrânia/sofrida pela insânia/de um desejo de ter?/ Os mandantes mal domados/que detêm sujos segredos/ainda não sabem que terra/é só um punhado de terra/que escorre por entre os dedos./ Ó, Clarice, sua gente Macabéa,/neste mundo onde se erra/dá um outro valor à terra/que poucos podem saber/.

A poética denuncia o conflito e exprime a violência adotada pela Rússia para o controle do território ucraniano.

Clarice Lispector foi uma exímia cronista. Certamente, se viva estivesse, estaria sofrendo com suas angústias e sua eterna introspecção. Seguramente, buscaria narrar que, enquanto as bombas despencam sobre a Ucrânia, cujo país luta para afirmar sua identidade, em razão de sempre ter sofrido invasões e anexações, os brasileiros vão tomando partido. Não obstante, sinalizaria que fica aparentemente fácil se posicionar quando estamos a milhares de quilômetros de distância e esses não serão os corpos que servirão de escudos. Muitos menos não conhecerão a orfandade provocada por guerras inúteis e desprovidas de bem-estar à coletividade.

Por outro lado, ela saberia reconhecer que se trata de um conflito complexo. A situação da geopolítica levou o planeta ao alerta jamais visto após a Guerra Fria. De um lado, a Ucrânia com seu pleno direito de autodeterminação, em tese, de ingressar na OTAN e na União Europeia; por outro lado, a Rússia, cercada por um arco de forças militares, as quais por diversas vezes já foram usadas para atender interesses do Ocidente. Antes que nos esqueçamos, a nossa geração está a conhecer novas duras sanções econômicas impostas a uma nação. No início, a desconfiança da efetividade das medidas propostas, na sequência, uma Europa unida pela primeira vez e um Ocidente à espera do próximo capítulo.

A histórica neutralidade da Suíça foi quebrada e a nossa geração conheceu a ameaça nuclear. O último domingo foi histórico: a ONU precisou adotar uma estratégia para convocar sua Assembleia Geral para deliberar sobre o conflito. Os nossos olhos ficaram arregalados e vão continuar nos próximos dias. Afinal, em uma sociedade “pseudoglobalizada”, o que mais sobram são as mazelas para uma porção de pessoas a enfrentá-las. Vão ser verificados o aumento do custo dos alimentos e do combustível e a escassez de diversas mercadorias.

Efson Lima é doutor em Direito pela UFBA, advogado, professor de Direito Internacional e membro da Academia Grapiúna de Letras e da Academia de Letras de Ilhéus.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A invasão da Ucrânia por tropas da Rússia será tema do programa  Encontro de Palavras, com transmissão ao vivo no Youtube, a partir das 19h desta terça-feira (1ª).

Apresentado pelo advogado André Luís, o programa desta noite vai receber o professor de Direito Civil Carlos Pereira Neto Siuffo, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

Ex-militante do Partido Comunista Brasileiro (PCB), Carlos falará sobre o contexto histórico da geopolítica no leste europeu após a dissolução da União Soviética, ocorrida em 1991.

Fugitivo fazia pregações em igreja e circulava com a Bíblia, segundo delegado
Tempo de leitura: < 1 minuto

Após fugir de presídio do estado do Pará, um homem de 34 anos adotou disfarce de pastor evangélico no interior da Bahia, mas acabou preso nesta segunda-feira (28). Policiais militares encontraram o foragido em um bar às margens da BR-235, na região de Casa Nova, no norte do estado.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia, o fugitivo era alvo de mandado de prisão da Justiça paraense e é suspeito de roubo, porte ilegal de arma de fogo e associação criminosa.

O delegado Arnóbio Dionísio, titular da Delegacia de Casa Nova, disse que o suspeito ficou cerca de um ano na Serra da Pimenta, onde fazia pregações em uma igreja evangélica e circulava com uma Bíblia sempre à mostra.

Bebeto e Soane: secretária tem um mês para escolher partido
Tempo de leitura: < 1 minuto

A pré-candidatura de Soane Galvão a deputada estadual está nas ruas e redes sociais. Para abrir caminho até a Assembleia Legislativa da Bahia, a secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação e primeira-dama de Ilhéus percorre o interior do estado e se reúne com lideranças. Contudo, até onde se sabe, ainda não decidiu por qual partido vai se candidatar. O prazo para a escolha termina neste mês.

O destino natural seria o PSD, sigla do prefeito Mário Alexandre, Marão. No entanto, quando perguntada sobre o assunto, Soane não cravou candidatura pelo partido liderado na Bahia pelo senador Otto Alencar, entusiasta da filiação da secretária. Ao PIMENTA, a primeira-dama afirmou que sua escolha dependerá da viabilidade eleitoral da sigla (relembre aqui).

Entrevistado pelo PIMENTA na última sexta-feira (25), o vice-prefeito Bebeto Galvão disse que convidou Soane a se filiar ao seu partido, o PSB. Até o momento, segundo ele, ainda não há definição sobre o destino partidário da gestora.

“Nós convidamos. Quem não quer convidar uma candidata com densidade e probabilidade eleitoral? Acho que não só eu, acho que outros partidos também [convidaram]. O convite é natural que os partidos façam e deixem em aberto, mas aí a reflexão passa a ser da própria candidata, do grupo e das reflexões sobre o caminho partidário para a vitória eleitoral. Pelo que eu saiba, ela ainda não definiu”, declarou Bebeto.

Ainda que não se filie ao PSB, Soane terá o apoio do partido em Ilhéus, conforme Bebeto. Ele vê na pré-candidatura da primeira-dama uma oportunidade de unificar a base do prefeito Mário Alexandre em torno do projeto eleitoral (veja aqui).

Wagner comunica desistência da disputa em reunião extraordinária do PT
Tempo de leitura: 3 minutos

O senador Jaques Wagner (PT) resistia a ser candidato a governador da Bahia ainda em 2021. A família não aceitava. Era a origem da objeção à ideia de participar de uma eleição que prometia ser das mais tensas do século no Estado. Retornar ao comando do estado depois das gestões de 2007 a 2014 não estava no radar.

Ao contrário do favorito na disputa de 2022, ACM Neto (UB), Wagner não fazia pré-campanha no segundo semestre do ano passado. Somente passou a colocar o pé na estrada em dezembro passado. Parecia tomar gosto pelo projeto do partido e de aliados, principalmente os mais à esquerda.

Passou a ser presença constante em eventos com Rui Costa e aliados e, também, na mídia. A principal tese era a de que a disputa seria nacionalizada, o que, na Bahia, significava dizer que quem o ex-presidente Lula colocasse a mão teria as maiores chances de ser eleito. Logo, ele, petista e amigo do ex-presidente, seria o maior beneficiário da tese. ACM Neto rebatia.

Mais que isso, Wagner percebia as repercussões das falas e as reações de ACM Neto. Numa entrevista ao PIMENTA, com grande repercussão estadual, o senador disse que Neto estava nervoso:

– É só ver todas as pesquisas. Ele tá nervoso, porque sabe que o comando presidencial vai pesar muito – disse Wagner a este site em dezembro passado (relembre aqui).

Parecia que o Galego começava a embalar.

Dali em diante, Wagner colou em Rui Costa e teve presença destacada, também, nas ações governamentais de vistoria e auxílio às vítimas das enchentes ocorridas em dezembro no sul e no extremo-sul do estado, enquanto o virtual e principal adversário, ACM Neto, gozava férias na Europa.

Aí veio janeiro. Diferentemente do Wagner seguro de janeiro, passou-se a ver um senador um tom acima e brigando não mais com ACM Neto, mas com figuras que, embora conhecidas na Bahia, não tinham nem têm a projeção do adversário. Caiu em briga inexplicável com um dos mais antigos e fiéis aliados, o deputado federal Marcelo Nilo, num tom que dava projeção ao parlamentar e causava questionamentos internos no PT e em aliados. Perguntavam-se o que estaria por trás da reação até destemperada de Wagner.

As ações erráticas de janeiro eram prenúncio de um fevereiro de sabor amargo. Numa riqueza de versões, Wagner desistiu da disputa. Riqueza de versões, pois não se sabe se ele deixava a peleja por vontade própria ou por imposição da provável candidatura a senador de Rui Costa, que deixaria o governo nos primeiros dias de abril para concorrer à vaga na Câmara Alta.

Numa segunda de Carnaval sem Carnaval, Wagner pronunciou o que poucos resistiam a acreditar e reagiram com pontinha de esperança, essa que morreu, no caso da candidatura, bem a dois dias da Quarta-Feira de Cinzas. Início da noite de segunda (28), Wagner reafirma que não disputaria a eleição a governador. Balde de água fria para deputados estaduais e federais presentes, prefeitos, vereadores e dirigentes da sigla presentes à reunião extraordinária.

Se resta esperança de candidatura petista, ela, no máximo, se resume à fala de Wagner:

– A retirada da minha candidatura não implica na retirada da candidatura do PT. Quem decidirá se terá candidatura ou não, não sou eu, será o partido – afirmou ele, com todos sabendo que isso somente pode se concretizar se o senador Otto Alencar (PSD) não aceitar disputar o governo baiano.

Há, ainda, outro problema: após Wagner e Rui, o PT não conseguiu dar projeção estadual a um nome que pudesse disputar o Palácio de Ondina. Talvez, o ex-prefeito Guilherme Menezes, que mudou Vitória da Conquista e é reconhecido por isso.

O presidente do PT da Bahia, Éden Valadares, reconhece o balde de água fria na militância. “É claro que respeitamos a decisão do companheiro Wagner, mas não a recebemos com alegria. Nossas instâncias se reunirão intensamente nos próximos dias para atualizar nossa posição”.

Agora, o PT terá que conversar internamente e com aliados. Do outro lado, ACM Neto joga parado. Sabe que a peleja ficou mais fácil. Os oposicionistas sentem o cheiro de votos casados Lula-ACM Neto.

Restará aos aliados apresentação de um nome consistente. Otto Alencar tem recall de 2014 e CPI da Pandemia. Precisará de sinais consistentes da base aliada para se jogar na missão. Ouviu-se dele, até ontem, que disputaria o Senado.

Antônio de Anízio (de máscara amarela) discute organização do transporte estudantil com lideranças de Itacaré
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta segunda-feira (28), o prefeito Antônio de Anízio (PT) foi a Taboquinhas, na zona rural de Itacaré, para discutir a organização do transporte dos estudantes do campo. Ele se reuniu com o vereador Renilson Ramos (PP), membro da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores, e com representantes da Secretaria Municipal de Educação.

Segundo o prefeito, o objetivo do trabalho é levantar o número de estudantes que dependerão do transporte escolar em cada comunidade e definir a melhor estratégia de prestação do serviço público.

“Os alunos querem estudar e o nosso dever é propiciar uma educação melhor, num espaço mais adequado e em boas condições, por isso é de extrema importância zelarmos pela segurança e tranquilidade das pessoas”, concluiu Antônio de Anízio.

Validade de decreto de ampliação de público passa a valer nesta quarta || Foto Correio
Tempo de leitura: < 1 minuto

O governo baiano antecipou em um dia a validade do decreto que amplia, de 1,5 mil para 3 mil, o total de pessoas em eventos públicos no Estado. A retificação do Decreto 2.195 foi publicada na edição desta terça (1º) do Diário Oficial do Estado e passará a valer amanhã (2).

Essa ampliação, segundo o ato, vale para cerimônias de casamento, eventos urbanos e rurais em logradouros públicos ou privados, eventos exclusivamente científicos e profissionais, circos, parques de exposições, solenidades de formatura, feiras, passeatas, parques de diversões, teatros, cinemas, museus e afins. O novo limite seguirá em vigor até 14 de março.

Eventos em locais fechados, espaços culturais, cinemas e teatros poderão ocorrer com a capacidade plena. Os estádios estarão autorizados a receber um público de até 30% do limite máximo de ocupação. Em todos os casos, o acesso aos locais está condicionado à comprovação de vacinação contra a Covid-19 e é obrigatório o respeito aos protocolos sanitários, a exemplo do uso de máscara.

Moto apreendida foi roubada no Alto da Conquista, na última quarta-feira (23)
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Militar recuperou, na noite de sábado (26), uma motocicleta que havia sido roubada quarta-feira (23) no Alto da Conquista, em Ilhéus, sul da Bahia.

Segundo a 69ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), a moto estava com um homem na Avenida Nossa Senhora Aparecida, perto do Opaba Praia Hotel. Quando os policiais se aproximaram para abordá-lo, o suspeito fugiu, abandonou o veículo e conseguiu escapar pulando o muro do Aeroporto Jorge Amado.

A motocicleta, uma CG Honda (placa RCV 3J18), foi levada para a delegacia da Polícia Civil, no centro da cidade.

Cacique Babau afirma que conquista de jovens alegra toda a comunidade da Serra do Padeiro
Tempo de leitura: 2 minutos

Rosivaldo Ferreira da Silva, o Cacique Babau, está orgulhoso do desempenho de estudantes do Colégio Estadual Indígena Tupinambá Serra do Padeiro, em Buerarema, no sul da Bahia. Na semana passada, três jovens egressas do colégio garantiram vagas em universidades públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Segundo o cacique, a alegria é de toda a comunidade. “São jovens que nasceram e cresceram aqui e sempre estudaram na escola indígena. Isso é ótimo. Recebemos notícias de vários parentes de outros povos que também tiveram seus representantes com acesso à universidade. Isso nos enche de orgulho e alegria e é um sinal de que os nossos jovens, além da formação dos seus povos, vão se fortalecer com o conhecimento universitário, assim como trazer benefícios para suas aldeias e para a luta pela causa indígena”, disse Babau, doutor honoris causa pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

Stephany e Michelle estão entre jovens tupinambás aprovadas em universidades

Aprovada em Medicina na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Sthefany Tupinambá afirma que a conquista dos estudantes indígenas ajuda e desmitificar preconceitos sobre a capacidade intelectual dos povos originários. “Estamos aqui pra mostrar que isso não é real”.

A estudante disse que lutou muito para atingir seu objetivo. “Mas, não desisti, pois meu povo sempre me deu forças. Pertenço à Nação Tupinambá, nasci dentro de uma família incrível e guerreira, que me proporcionou ensinamentos maravilhosos e ensinou a nunca desistir dos meus sonhos. Estar na universidade significa ocupar espaços com resistência, transformando o conhecimento em uma importante ferramenta de luta e descolonização do pensamento de muitos”.

JOVEM DEDICA INGRESSO NA UNIVERSIDADE À MEMÓRIA DO PAI

Michelle Nascimento tinha apenas 13 anos em 2015, quando seu pai, Adenilson Nascimento, foi morto por pistoleiros na Serra das Trempes, nos limites entre os municípios de Una e de Ilhéus. Hoje, aos 19 anos, a jovem dedica à memória do pai sua entrada no curso de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

“Tenho vários sonhos e quero realizá-los, pois, com certeza, este novo ciclo vai mudar a minha vida e a da minha família. Vou retribuir ao meu povo, que sempre esteve comigo. Sou uma mulher que passou por um grande sofrimento. Perdi meu pai, vítima de um assassinato, quando voltava de uma pescaria. É difícil estar sem ele. Ver todas as suas filhas formadas era o que ele sempre sonhou e hoje este sonho começa a ser concretizado. A memória dele me dá forças e sinto que ele está feliz e sempre estará comigo”, declarou Michelle.

Além de Stephany e Michelle, o Colégio Estadual da Serra do Padeiro também formou Aratiana Silva, que conquistou vaga no Bacharelado em Humanidades da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

Desfile dos Caretas mantém acesa tradição no Carnaval de Itacaré || Fotos Maria Amália Martin
Tempo de leitura: 2 minutos

Reconhecido como patrimônio cultural e imaterial do povo itacareense pela Lei 385/2021, aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, o Desfile dos Caretas mantém a tradição de levar alegria, fantasia, cores e a magia para o carnaval da cidade. Neste ano, por causa da pandemia, os caretas seguiram os protocolos de prevenção contra a Covid-19 e saíram em pequenos grupos, mantendo firme e viva a tradição do Carnaval de Itacaré.

Nessa tradição não há limites de idade e nem de alegria. Vestidos com fantasias coloridas e máscaras assustadoras, os caretas viraram marca do carnaval de Itacaré, uma cultura que atravessa gerações e é símbolo da maior festa popular da cidade. O prefeito Antônio de Anízio lembra que o Desfile dos Caretas faz parte da cultura e da história de Itacaré. “Nada mais justo que reconhecer definitivamente esse movimento como patrimônio da nossa gente”.

PROTOCOLO NA PANDEMIA

De acordo com a lei, o Desfile dos Caretas ocorrerá todos os anos no período carnavalesco. Para garantir cada vez mais essa tradição e proporcionar segurança e manter os protocolos contra a Covid-19, a Prefeitura de Itacaré, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, cadastrou todos os caretas que estariam participando do carnaval.

Foram cerca de 250 cadastrados, das mais diversas idades e bairros. Além de definir os horários e critérios das saídas dos caretas, esse ano as pessoas também precisaram atender ao protocolo de conduta sanitária a ser seguido durante a manifestação cultural, observando o distanciamento social, evitando aglomerações e grandes grupos de participantes, além do uso de álcool em gel.

Mestre Antônio ministra curso a partir desta terça-feira || Foto Ana Lee
Tempo de leitura: < 1 minuto

O maestro Antônio Mel está com novo projeto. Trata-se de “Técnica vocal para todos – aulas online para aprimoramento da voz cantada”. A iniciativa consiste em nove videoaulas gratuitas voltadas para cantores amadores e profissionais.

O lançamento será nesta terça-feira (1º de março), no canal do YouTube do ministrante. E, no dia 10, às 20h, será realizada uma live especial. O link estará disponível na bio do perfil do Instagram @maestroantoniomelo.

O maestro Antônio Melo afirma que o objetivo das videoaulas é proporcionar ao cantor a prática da execução vocal e o uso correto de todos os aparelhos (respiratório, fonador, articulador e ressonador) que compreendem a voz falada e cantada. “Por meio da live, vamos interagir com o público para tirar dúvidas e também abordar alguns mitos e verdades”, complementou.

O projeto “Técnica vocal para todos – aulas online para aprimoramento da voz cantada” é voltado, principalmente, a cantores populares, coralistas e professores ou profissionais da área de educação musical. O conteúdo também pode ser aproveitado por amadores e profissionais que trabalham ou pretendem trabalhar na área vocal.

O projeto “Técnica vocal para todos – aulas online para aprimoramento da voz cantada” tem apoio financeiro do Estado da Bahia, via Secretaria de Cultura (Prêmio Cultura na Palma da Mão/PABB), via Lei Aldir Blanc, redirecionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Antes da prisão, dupla tentou fugir dos policiais em uma moto || Foto 70ª CIPM
Tempo de leitura: < 1 minuto

Policiais militares prenderam dois homens com uma arma na Avenida Esperança, em Ilhéus, na noite deste domingo (27). Segundo a 70ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), eles estavam em uma motocicleta e tentaram fugir da abordagem policial.

A guarnição alcançou a dupla ainda na zona norte da cidade. Ao revistar os suspeitos, os policiais encontraram um revólver calibre 38, além de munições e drogas.

Os homens, a moto e o material apreendido foram levados para a 7ª Coordenadoria da Polícia do Interior (Coorpin), no centro de Ilhéus.