ILHÉUS ANUNCIA AMPLIAÇÃO DE LINHAS DE ÔNIBUS PARA UESC, IFBA E UFSB

BRASIL TEM DOIS PONTOS DE BLOQUEIO EM RODOVIAS FEDERAIS, SEGUNDO PRF

JERÔNIMO COORDENA PRIMEIRA REUNIÃO DE TRANSIÇÃO DE GOVERNO

BAHIA CONQUISTA PRIMEIRA IDENTIFICAÇÃO GEOGRÁFICA DE VINHOS TROPICAIS DO BRASIL

TITE CONVOCA SELEÇÃO PARA COPA DO CATAR; VEJA LISTA

“ARROGÂNCIA” E “SALTO ALTO” DERRUBARAM ACM NETO, DISPARA LÍDICE

PEDALADA AZUL LEVA MAIS DE 2 MIL CICLISTAS ÀS RUAS DE ITABUNA

JUSTIÇA ORDENA QUE MUNICÍPIO SUL-BAIANO FECHE LIXÃO

MERCADO FINANCEIRO ELEVA PROJEÇÃO DE INFLAÇÃO EM 2022

Inscrições começam nesta terça-feira (24)
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Fundação Pedro Calmon (FPC) lançou a sexta edição do Concurso para Escritores Escolares de Poesia e Prosa, em parceria com a Secretaria de Educação da Bahia (SEC). A iniciativa visa estimular estudantes a praticar técnicas de escrita e comunicação, além do hábito da leitura.

Voltado para estudantes matriculados em escolas públicas e privadas, o concurso vai premiar os três primeiros lugares correspondentes a cada nível da educação (ensino fundamental I e II e do ensino médio) e em cada uma das categorias concorrentes (poesia e prosa).

INSCRIÇÕES

As inscrições começarão nesta terça-feira (24) e seguirão até 26 de setembro, nos sites da Fundação Pedro Calmon e da Secretaria de Educação. Cada estudante poderá se inscrever em apenas uma das categorias, com tema livre. A participação do menor de 18 anos deve ser autorizada pelos pais ou responsáveis.

SELEÇÃO

Na rede pública, os melhores classificados em cada unidade serão avaliados por uma comissão formada pelos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs). Os demais estudantes serão diretamente selecionados pela comissão organizada e coordenada pela Fundação. Nos dois casos, serão avaliadas a criatividade, coerência, adequação e estruturação do texto, assim como a clareza e a inovação linguística.

PREMIAÇÃO

Ao todo, serão 18 premiados nas duas categorias. O primeiro lugar vai receber um notebook, além de 30 livros. Já ao segundo lugar será dado um tablet e 30 livros. O terceiro colocado receberá um leitor de e-book e 30 livros.

Produtos do Cesol são vendidos na loja Empório do Sul, no Shopping Jequitibá
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Litoral Sul ampliou a lista de produtos comercializados na loja Empório do Litoral, graças à parceria firmada com o grupo Povos da Mata.

Os produtos foram fornecidos pelo Centro de Agroecologia e Educação da Mata Atlântica (OCA), responsável pela estação orgânica da Rede Povos da Mata em Itabuna.

Entre os itens novos disponíveis estão arroz branco e integral, geleias, cachaça, azeite de licuri e licuri in natura, tempero e óleo de coco. Os produtos são orgânicos e estão à disposição no ponto de vendas da loja Empório do Litoral, no Shopping Jequitibá, em Itabuna.

A iniciativa garante a diversificação de itens oferecidos aos clientes e amplia a atuação de empreendimentos em rede, fortalecendo o papel da economia solidária para os grupos socioprodutivos.

Ex-deputado Isaac Cunha faleceu nesta segunda, vítima de infarto
Tempo de leitura: < 1 minuto

O ex-deputado estadual Isaac Cunha (PT) faleceu nesta segunda-feira (23), vítima de infarto fulminante, em Jequié, no sudoeste baiano. Isaac faleceu em casa, aos 62 anos. Ele era funcionário dos Correios em Jequié e formou-se em Pedagogia.

Nascido em Itapetinga, Isaac residia há mais de 40 anos em Jequié, para onde mudou-se para trabalhar nos Correios. A militância política o levou à presidência do PT de Jequié. Tornou-se suplente de deputado estadual no período de 2007 a 2011, quando assumiu, respectivamente, as vagas de Valmir Assunção e Zé das Virgens na Assembleia Legislativa da Bahia.

O ex-parlamentar deixa esposa e quatro filhos. Conforme informações, o corpo será velado no Pax Nacional, em Jequié. O enterro está previsto para amanhã (24), em Jequié.

RUI COSTA LAMENTA PERDA

O governador Rui Costa emitiu nota de pesar pela morte do ex-deputado. Nela, lembra o passado de lutas e militância de Isaac Cunha.

“Recebi com muita tristeza a notícia da morte de Isaac Cunha, ex-deputado estadual e militante histórico do PT. Esteve ao nosso lado na defesa dos direitos dos trabalhadores e será sempre lembrado pelos companheiros de luta que fez em toda a Bahia, especialmente nas cidades de Jequié, Vitória da Conquista e Itapetinga. Meus sentimentos aos amigos, familiares e colegas de Isaac”, escreveu Rui.

Equipe da Educação fez busca ativa em comunidades de Itacaré
Tempo de leitura: 2 minutos

A Secretaria de Educação de Itacaré está fazendo busca ativa escolar nos bairros e comunidades para resgatar os estudantes e orientar sobre como participar ainda mais das atividades letivas. O Dia D da Busca Ativa Escolar, na sexta (20), buscou identificar alunos matriculados, mas que não estão participando das atividades letivas.

Na visita aos bairros foram realizadas conversas com pais e alunos, com identificação e orientação a estudantes que não estão participando das atividades e orientando sobre como retornar para concluir o ano letivo.

De acordo com a secretária de Educação, Eliane Camargo, essa é uma iniciativa em conjunto com as diretorias das escolas e trabalhadores em educação com o objetivo de promover cada vez mais o acesso ao ensino e contribuir com um ensino sempre melhor. O Busca Ativa é uma estratégia com o apoio do Unicef que apoia municípios e estados na garantia de direitos de cada menina e menino, em especial o direito à educação.

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, ressaltou a importância dessa iniciativa e está convocando a todas as unidades escolares, profissionais, pais e alunos para que possam contribuir com a aprendizagem dos estudantes. Ele explica que o vínculo com a escola, mais do que nunca, é necessário pois a educação foi uma das mais prejudicadas. “Mas nós estamos em busca de cada estudante para que não abandone ou se desmotive de aprender, pois lugar de aluno é na escola, por isso devemos garantir a aprendizagem de todas as crianças e todos os adolescentes”, destacou o prefeito.

Leia Mais

A paciente Arlete Fernandes, que concluiu etapa de tratamento, ao lado da enfermeira Sayara Aragão
Tempo de leitura: 2 minutos

Final de semana de celebração para familiares e amigos de mais uma paciente da Unidade de Quimioterapia da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI). Dona Arlete Rosa Fernandes concluiu a primeira etapa do tratamento de câncer de mama, descoberto ano passado, e foi recebida com aplausos e músicas por uma caravana que deslocou-se de Coaraci para Itabuna.

A paciente iniciou o tratamento em 21 de janeiro. Arlete Rosa passou por uma cirurgia, concluiu o tratamento com quimioterapia e, agora, seguirá para as sessões de radioterapia no Centro de Radioterapia da SCMI. “Estou muito feliz pelo carinho que tenho recebido. E peço a vocês que continuem orando porque hoje concluímos apenas uma etapa do tratamento. A luta segue, mas temos a certeza da vitória”, lembra.

A paciente ainda agradeceu o apoio dos profissionais de saúde da SCMI nos mais de sete meses da primeira etapa de tratamento. “São profissionais empenhados e preocupados com a recuperação dos pacientes. Sem a vontade de Deus, sem esse acompanhamento dos profissionais dedicados, apoio dos meus amigos e familiares, não conseguiria chegar até aqui”, diz.

Amigos e familiares de pacientes também participaram da comemoração de etapa de tratamento concluída

REDE DE APOIO

A coordenadora do Serviço de Oncologia da SCMI, a enfermeira Sayara Aragão, afirma que essa rede de apoio é muito importante no processo de tratamento do paciente oncológico. “Essa receptividade e o apoio dos parentes e amigos trazem segurança e ajudam na recuperação e até no processo de cura do paciente”, explica.

Félix Mendonça diz que se sente honrado com citação ao seu nome feita por Lupi (à dir.) || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O PDT poderá fechar apoio à pré-candidatura de ACM Neto (DEM) na corrida à sucessão do governador Rui Costa (PT) em 2022. Segundo o presidente nacional da legenda afirmou ao colunista Guilherme Amado, do Metrópoles, falta apenas a definição de uma vaga na chapa majoritária – vice ou candidatura ao Senado – para o PDT selar acordo com o nome do Democrata na Bahia.

– A negociação está bem avançada. Não posso dizer que está selada porque você sabe como é a política – disse Lupi.

Segundo o dirigente da legenda, o nome mais forte do PDT para a vaga na chapa majoritária é o do hoje deputado federal Félix Mendonça Junior.  As negociações também incluem o apoio do DEM à candidatura presidencial de Ciro Gomes (PDT).

Presidente do PDT baiano, o deputado federal Félix Mendonça Junior se disse “feliz e honrado” por ter o nome lembrado para uma eventual chapa do presidente nacional do DEM. Porém, observou:

– Mas ainda não houve convite e não há nada confirmado. Por isso, por enquanto, sigo candidato a deputado federal de novo – disse Félix Junior.

 

Taxa básica de juros sobe mais uma vez e ultrapassa dois dígitos desde 2017
Tempo de leitura: 2 minutos

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA – a inflação oficial do país) deste ano subiu de 7,05% para 7,11%. É a vigésima elevação consecutiva na projeção. A estimativa está no boletim Focus de hoje (23), pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC), com a projeção para os principais indicadores econômicos.

Para 2022, a estimativa de inflação é de 3,93%. Para 2023 e 2024, as previsões são de 3,25% e 3%, respectivamente.

A previsão para 2021 está acima da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC. A meta, definida pelo Conselho Monetário Nacional, é de 3,75% para este ano, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é de 2,25% e o superior de 5,25%.

Em julho, a inflação subiu 0,96%, o maior resultado para o mês desde 2002, quando a alta foi de 1,19%. Com o resultado, o IPCA acumula alta de 4,76%, no ano, e 8,99%, nos últimos 12 meses.

TAXA DE JUROS

Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, estabelecida atualmente em 5,25% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom). Para o mercado financeiro, a expectativa é de que a Selic encerre 2021 em 7,5% ao ano. Para o fim de 2022, a estimativa é de que a taxa básica mantenha esse mesmo patamar. E tanto para 2023 como para 2024, a previsão é 6,5% ao ano.

Quando o Copom aumenta a taxa básica de juros, a finalidade é conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Desse modo, taxas mais altas podem dificultar a recuperação da economia. Além disso, os bancos consideram outros fatores na hora de definir os juros cobrados dos consumidores, como risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas.Leia Mais

Evento gratuito do Sebrae reunirá "empretecos" de todo o país
Tempo de leitura: 3 minutos

Para resgatar os aprendizados e compartilhar histórias reais de empresários que fizeram acontecer na pandemia, o Sebrae vai reunir, virtualmente, nos dias 30 e 31 de agosto, às 19h, empretecos baianos e de todo o país para o Empretec Realiza. As inscrições são gratuitas e exclusivas para quem já participou do Seminário Empretec e podem ser feitas pelo site https://www.empretecrealiza.com.br/.

Zeca Camargo está entre os convidados do Empretec Realiza, do Sebrae

O Sebrae espera reunir cerca de 5 mil pessoas para trocar conhecimento sobre empreendedorismo e revisar o conjunto de comportamentos empreendedores, reforçando a importância dessas atitudes para o sucesso dos negócios. Entre os convidados para comandar o evento estão o jornalista e apresentador Zeca Camargo, a locutora e comunicadora Regina Bittar, conhecida pela voz do Google Tradutor, e o poeta e empreendedor George Daniel.

A Bahia é dos estados que mais possuem turmas do Empretec. A média é de 30 seminários por ano.  Segundo a analista técnica da Unidade de Gestão do Portfólio, Eliana Brito, em todo o estado há uma procura grande por essa metodologia.

“O baiano é um povo, naturalmente, empreendedor, criativo, curioso. Essa mistura nos ajuda a proporcionar para eles, através do Empretec, o acesso ao desenvolvimento de características importantes. Em função disso, acredito que os empretecos baianos, que seguem participando de eventos do Sebrae, prontamente, estarão em massa neste evento nacional pensado especialmente para eles”, destaca.

PROGRAMAÇÃO

Na programação de dois dias, os inscritos também terão a chance de dar visibilidade aos seus negócios no quadro Fui lá e fiz. Para participar, basta acessar o site do evento e enviar um vídeo ou áudio de até dois minutos, contando histórias que deram muito certo e os comportamentos empreendedores que contribuíram para os resultados; mas também valem histórias que tenham dado errado e que geraram aprendizado.

Além disso, os empretecos que tiveram negócios criados a partir de experiências na “Empresa Cria”, que faz parte da metodologia, e hoje conquistaram um negócio de sucesso, também podem ser escolhidos para fazer parte da programação ao vivo. Basta compartilhar sua história pelo e-mail empretecrealiza@sebrae.com.br.

A descontração também vai fazer parte do Empretec Realiza com a Batalha de Memes. Os participantes devem criar um meme que lembre o conjunto de comportamentos empreendedores praticados no Seminário Empretec, a experiência vivenciada na “Empresa Cria” ou a realização e entrega do livro dos Selos. O público do evento poderá votar no seu meme preferido. Os vencedores serão premiados pelo Sebrae.

Lucas Carneiro, da Formullar: aprender mais estratégias

EMPRESÁRIOS FALAM DE EXPERIÊNCIAS NO EMPRETEC

O Empretec é uma metodologia da Organização das Nações Unidas (ONU) aplicada em 40 países. No Brasil, o Sebrae é o responsável exclusivo pela aplicação da imersão desde 1993, com a formação de mais de 288 mil ‘empretecos’, o que corresponde a mais de 60% dos capacitados de todo o mundo.

Lucas Carneiro, dono da Farmácia Formullar e Farmácia Santo Antônio, em Jacobina, passou pela experiência do Empretec há 14 anos, mas ainda mantém frescos na mente os aprendizados do seminário. “O Empretec me mostrou que para crescer precisamos não esperar as coisas acontecerem por si só, que é preciso buscar informações confiáveis, planejar e definir metas, fazer o acompanhamento dos indicadores e controlar os resultados”, relembra.

O veterano já garantiu a sua participação no Empretec Realiza para, segundo ele, atualizar-se das novidades dos comportamentos empreendedores. “Todo evento que usa o nome “Empretec” precisa de atenção e dedicação. Tenho como expectativa sempre aprender mais estratégias”, pontua.

Quem também já garantiu a participação no evento foi a Lucélia Dourado, da Planejar Agronegócios. Em contraponto ao Lucas, Lucélia participou recentemente do seminário realizado em Barreiras, região oeste da Bahia, em agosto de 2021. A empresária conta que, com a vivência do Empretec, pôde perceber a importância da prática para o seu desenvolvimento profissional, o que a impulsionou a fazer o Empretec Realiza. “Quero estar em contato com outros empreendedores, poder compartilhar minhas experiências, e também aprender com o conhecimento dos demais participantes”, conta.

A empresária recorda que o seminário a ajudou no reconhecimento de pontos fortes e fracos em seu perfil empreendedor e ela reforça. “o evento foi um divisor de águas na minha vida pessoal e profissional, e também na gestão da minha empresa. No Empretec vivenciei os comportamentos dos empreendedores, que irei adotar na minha empresa para que possamos trabalhar de forma mais assertiva e com isso conquistar o sucesso”.

SERVIÇO
Empretec Realiza
Quando: 30 e 31 de agosto, às 19h
Onde: Online
Quanto: Gratuito
Inscrições: https://www.empretecrealiza.com.br/

Jovem foi estuprada em Prado
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma jovem de 18 anos foi encontrada morta, parcialmente sem roupa, com sinais de violência sexual, em Cumuruxatiba, distrito de Prado, na manhã deste domingo (22). A jovem foi identificada como Erika Rodrigues Batista, moradora do bairro São Lourenço, em Teixeira Freitas, no extremo-sul da Bahia.

Segundo informações, a jovem, o namorado e outras quatro pessoas estavam acampadas próximo à Praia do Rio do Peixe Grande. Durante à noite Erika e uma amiga teriam saído de perto dos amigos. A jovem teria se perdido desta amiga, que retornou ao acampamento sozinha.

No outro dia, todos saíram em busca da Erika. Eles encontraram o corpo da jovem, que removido pelo Departamento de Polícia Técnica de Teixeira de Freitas, onde deve ser sepultada nesta segunda-feira (22). Da Redação com informações do Liberdadenews.

Lista do Prouni já está disponível
Tempo de leitura: < 1 minuto

Foi disponibilizada para as instituições de ensino a lista de espera do Programa Universidade para Todos (Prouni). A lista pode ser acessada no Sistema Informatizado do Prouni (SisProuni) para consulta pelas Instituições de Ensino Superior (IES) nesta última etapa de seleção do Programa.

Os candidatos que manifestaram interesse em participar da lista de espera do Prouni deverão, se convocados, comparecer à IES para a qual foi selecionado, e entregar a documentação pertinente ou encaminhá-la por meio eletrônico para comprovar as informações prestadas no ato da inscrição no Programa e para participar do processo seletivo próprio da instituição, quando for o caso. A documentação deverá ser entregue durante o período de 23 a 27 de agosto.

Erasmo com a mãe, dona Gildete, e o pai, Betinho, que faleceu neste domingo || Foto Ascom/Câmara
Tempo de leitura: < 1 minuto

Alcebíades Martins faleceu neste domingo (22), vítima da covid-19, em Itabuna. Pai do presidente da Câmara de Vereadores de Itabuna, José Erasmo Ávila, Alcebíades estava internado no Hospital Calixto Midlej Filho, mas não resistiu a uma infecção pelo novo coronavírus.

“Betinho” era militar aposentado e deixa a esposa, Gildete Silveira Martins, e três filhos. A união de 50 anos do militar aposentado com dona Gildete gerou os filhos José Erasmo Ávila, Aparecida Silveira Martins e Zoraide Silveira Martins, além de nove netos e quatro bisnetos.

Na noite deste domingo (22), a Câmara de Vereadores emitiu nota de pesar em que a instituição lembra a presença de “Betinho” e dona Gildete na posse de Erasmo Ávila como vereador e presidente da Casa, no dia 1º de janeiro deste ano, no Teatro Candinha Doria, e depois na Câmara para comemorar aniversário.

Programa foi gravado em Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

Ao som de muito rock and roll, os educadores dos Complexos Integrados de Educação (CIEs) participaram, neste sábado (21), de mais uma edição do Projeto Conexões – Estação do Saber, gravada no Teatro Candinha Doria, em Itabuna. Os CIEs são unidades da Secretaria da Educação da Bahia.

O episódio, que tem como tema A gosto do rock: a história do rock, pode ser conferido na internet (veja links no final da matéria) e, também, na TV Educa Bahia, no próximo dia 26, às 17h30min. A atividade contou com a participação das bandas Trirueiros e Pastilhas, além de ex-alunos do CIE de Itabuna.

O coordenador de Articulação entre Educação Superior e Educação Básica para os CIEs, Robson Costa, falou sobre a importância do tema. “Falar de rock é fazer uma retomada da história do Brasil e da Bahia no sentido das manifestações e dos protestos musicais e, também, reviver as grandes letras de artistas e bandas como Beatles, The Rolling Stones, Paralamas do Sucesso e Cazuza, como uma grande aula para os estudantes”, destacou.

VISIBILIDADE DOS ARTISTAS REGIONAIS

Para a cantora e compositora Ize Duque, da banda Pastilhas, que fez uma apresentação musical durante o programa, discutir sobre o tema foi oportuno diante do cenário atual. “Gostei muito de dialogar com estudantes da Educação Básica da rede estadual sobre rock e a importância da arte como produtora de conhecimento e ferramenta de uma formação crítica e cidadã”, comentou.

O ator Daniel Stivson, que fez uma participação especial, destacou a proposta do programa em dar visibilidade aos artistas locais. “Foi muito gratificante participar do encontro, pois trata-se de um programa que traz os artistas regionais para falar sobre as suas carreiras, tocar as suas músicas e as de outros artistas”.

 

Bahia tem namoro perigoso com a zona de rebaixamento || Foto Maxi Franzoi
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Bahia está cada vez mais perto da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Jogando na noite de sábado (21), em Porto Alegre (RS), o tricolor perdeu por 2 a 0 para o Grêmio e caiu para 14ª colocação, com 18 pontos, a mesma pontuação que o São Paulo, que está no 15º lugar e, logo mais, às 20h30min enfrenta o Sport, na Ilha do Retiro, em Recife. Os gols do Grêmio foram marcados por Borja e Diego Souza.

O Bahia deve perder também uma posição para o Fluminense, que às 20h recebe o Atlético Mineiro, o líder isolado do Campeonato Brasileiro, com 37 pontos. O Tricolor Carioca tem 17 pontos e demitiu o treinador Roger Machado.

Bahia e Fluminense se enfrentam na próxima rodada, no dia 30, uma segunda-feira, no Maracanã, no Rio de Janeiro. A partida está prevista para as 19h.

Representantes de escolas e secretarias municipais devem ficar atentos ao prazo
Tempo de leitura: < 1 minuto

Os representantes das escolas e das secretarias municipais de educação têm até segunda-feira (23) para enviar as informações da primeira etapa do Censo Escolar 2021 ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O presidente do Comitê Técnico de Educação, Cezar Miola, destaca que a pesquisa é considerada o principal levantamento sobre a educação básica no Brasil. “Os dados servem de base para o repasse de recursos do Fundeb, pelo FNDE, por exemplo. Ainda, são amplamente utilizados para balizar decisões de políticas públicas na área da educação, bem como para o acompanhamento de sua efetividade”, disse.

Miola também alerta para o cuidado no preenchimento dos dados pelas redes de educação. “A base do Censo Escolar possibilita a análise da situação educacional brasileira, monitorando o seu desenvolvimento e identificando os problemas ainda existentes. Daí a importância de tratarmos da informação com a máxima responsabilidade, permitindo que as evidências sejam apresentadas com fidedignidade e acompanhadas de perto pelos gestores públicos, controle externo e sociedade”.

O raio da sorte caiu duas vezes em Ilhéus
Tempo de leitura: < 1 minuto

O raio da sorte caiu duas vezes em Ilhéus, na noite desta sexta-feira (20), no sorteio do concurso 2206 da Lotomania.

O prêmio de R$ 4.128.002,54 vai ser dividido por dois jogadores, que acertaram as 20 dezenas do sorteio. Cada um ganhará R$ 2.064.001,27. Um dos vencedores fez a aposta em Ilhéus.

Também é de Ilhéus o bilhete que errou todos os 20 números do sorteio, o que garantiu o prêmio de R$ 152.883,65.

Outros três bilhetes tiveram 19 acertos, com premiação de R$ 101.922,42 para cada um.