REFINARIA PRIVATIZADA DEIXA REVENDEDORES SEM GÁS DE COZINHA EM ITABUNA 

SEBRAE NOS BAIRROS LEVA AO CONCEIÇÃO DICAS DE CRÉDITO E VENDAS PELA INTERNET

PROJETO AQUÁTICO DE ITABUNA RECEBE INSCRIÇÕES ATÉ 30 DE NOVEMBRO

TOMATE PUXA AUMENTO DA CESTA BÁSICA EM ILHÉUS E ITABUNA

ESPETÁCULO “AVENTAL TODO SUJO DE OVO” REESTREIA NA CASA DE CULTURA DE BUERAREMA

ENEM COMEÇA NO PRÓXIMO DOMINGO COM AS PROVAS DE REDAÇÃO, LINGUAGENS E HUMANAS

EMPREGOS: CONFIRA 52 VAGAS NO SINEBAHIA EM ITABUNA E ILHÉUS NESTA TERÇA-FEIRA (8)

BAHIA TEM SETE FINALISTAS EM CONCURSO NACIONAL DE MELHORES AMÊNDOAS DE CACAU

JOGADOR DO SUL DA BAHIA DISPUTARÁ COPA DO MUNDO PELA SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL

Gravações do filme "As margens de Canavieiras" começam no próximo dia 13
Tempo de leitura: < 1 minuto

O cineasta José Frazão resolveu dedicar seu quinto longa-metragem à cultura ribeirinha e às paisagens naturais da terra natal, Canavieiras, município do sul da Bahia. O roteiro do filme “As margens de Canavieiras” narra a aventura de uma pesquisadora em busca de um fóssil misterioso. Na missão, ela conta com a ajuda de um pescador nativo, que conhece as sendas da mata e dos rios.

O propósito inicial do cineasta era fazer um documentário sobre a realidade socioeconômica das comunidades ribeirinhas do município, mas ele optou por abordar essa realidade a partir de uma narrativa ficcional. Ainda assim, para José Frazão, mais do que cenário, Canavieiras é a grande protagonista da história.

O elenco vai reunir atores de projeção nacional, a exemplo da atriz Isabel Filards e do ator Vertin Moura.

MERCADO INTERNACIONAL

A produção do filme coube à produtora audiovisual Larty Mark, empresa com 20 anos de experiência no setor, com apoio da prefeitura local. Já a distribuição será feita por uma plataforma de streaming, cujo nome ainda não foi divulgado, que terá papel decisivo para a estratégia de inserção da obra no mercado internacional.

As gravações de “As margens de Canavieiras” vão começar no dia 13 de setembro e devem durar três semanas. Segundo José Frazão, a ideia é dar oportunidade à mão de obra local em todas as etapas da produção. Da Redação com informações do site BA_001.

Concurso vai premiar matérias em texto, fotografias, reportagens de rádio ou podcasts e produções em vídeo
Tempo de leitura: < 1 minuto

O 8º Prêmio Sebrae de Jornalismo vai receber inscrições até a próxima terça-feira (31), nas categorias texto, fotografia, áudio e vídeo. Esta edição premiará as melhores produções jornalísticas sobre empreendedorismo e pequenos negócios.

As matérias também podem versar sobre subtemas, a exemplo de produtividade e competitividade, inovação e startups, inclusão produtiva e sustentabilidade, transformação digital, políticas públicas e legislação, e acesso a crédito.

CATEGORIAS E ETAPAS

A categoria texto contempla publicações em veículos impressos ou digitais. O mesmo vale para a premiação de fotojornalismo. As produções em áudio podem ser reportagens de rádio ou podcasts de até 60 minutos. Podem concorrer conteúdos publicados de 1º de janeiro de 2020 a 30 de agosto de 2021.

Os inscritos vão disputar, primeiro, a etapa estadual, que dará acesso à disputa regional. Esta, por sua vez, valerá inscrições para o Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo, que reunirá as melhores produções de todo o país.

O regulamento completo e o formulário de inscrição podem ser acessados no site do concurso.

Andrea Castro, secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza de Itabuna
Tempo de leitura: 2 minutos

 

Manu Berbert

 

>> Recebi, com surpresa, uma mensagem do então Presidente da OAB de Itabuna, Edmilton Carneiro, pedindo um apoio para o protagonismo feminino em uma das maiores instituições democráticas do país. Na mensagem, ele me dizia que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), na Bahia, em 90 anos, jamais teria elegido uma mulher. No mesmo cenário, a OAB de Itabuna, que tem 60 anos, também não. Estou na torcida!

 

> A primeira-dama de Itabuna, que hoje assina o sobrenome do esposo, Andrea Castro, está em ritmo acelerado de pré-campanha para a Assembleia Legislativa do Estado da Bahia. Segundo especulações, teria visitado Vitória da Conquista no final de semana. Viria aí uma parceria com a retadíssima prefeita Sheila Lemos?

 

>> A Secretária de Saúde do Município de Itabuna, Dra. Lívia Mendes, em entrevista que vai ao ar nesta quinta-feira, ao programa Debate Por Elass, apresentado por esta que vos escreve e Ellen Prince, falou sobre a ocupação de lugares e cargos pelas mulheres com muita tranquilidade, afirmando que já é algo que tem acontecido naturalmente. “Sabemos que várias lutas são válidas, mas muito já mudou”, citando que a mesma foi a primeira médica residente do Hospital de Base, há alguns anos, e a primeira diretora-médica do Hospital Calixto Midlej Filho (Santa Casa de Itabuna). A entrevista vale muito à pena!

 

>> Circula nos grupos de whatsapp uma entrevista de Fernando Gomes ao programa Frequência Política, apresentado por Binho Shalom e João Matheus Feitosa (que sempre falta estrategicamente, e nesse sábado faltou!). No áudio, o ex-prefeito brinca e dá risadas sobre a forma como teria conhecido Maria Alice, sua fiel escudeira por anos, mas que hoje mantém uma relação fria e distante. O poder sempre une, enquanto a derrota cria muros!

Manu Berbert é publicitária.

Estrada do Chocolate, no sul da Bahia, passará por melhorias para atender fluxo turístico
Tempo de leitura: 2 minutos

A Estrada do Chocolate, que liga os municípios de Ilhéus e Uruçuca, na Costa do Cacau, será reativada e preparada para a retomada do fluxo turístico com as melhores dos índices do período da pandemia da covid-19. A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) prometeu nova sinalização turística e melhorias na pista, a partir de outubro.

O roteiro da Estrada do Chocolate inclui passeios por antigas fazendas de cacau, em meio à Mata Atlântica, oferecendo uma viagem ao passado instigante. No enredo, a história dos coronéis e suas fortunas, desde o plantio do fruto, passando pelos hábitos das famílias, o auge e a crise, com a praga da vassoura de bruxa, até a chegada das fábricas de chocolate na região, que poderão ser visitadas também.

Para fazer uma avaliação técnica do roteiro, a Setur-BA enviou para Ilhéus, no último final de semana, um grupo de trabalho, liderado pelo secretário Maurício Bacelar. A equipe esteve nas fazendas Provisão (cenário da novela global Renascer) e Capela Velha, que estão em fase adiantada na oferta de passeios. A Setur-BA também discutiu com empresários as medidas de segurança sanitária para recepcionar os turistas.

“É um destino especial que desperta o interesse de brasileiros e estrangeiros. Conversamos com o trade para otimizar as ações da retomada, seguindo protocolos de biossegurança. Vamos realizar intervenções para facilitar o acesso às fazendas, no entorno da Estrada do Chocolate. A Costa do Cacau vai voltar mais atrativa e com melhor infraestrutura “, afirmou Bacelar.

VILA GASTRONÔMICA

A equipe da Setur-BA esteve ainda no distrito de Banco da Vitória, onde existe um projeto para a criação de uma vila gastronômica e no Centro de Convenções de Ilhéus, que foi disponibilizado pelo Estado como espaço para triagem na detecção da Covid-19. Quando a doença estiver sob controle, o equipamento, com capacidade para 1,5 mil pessoas, será requalificado e voltará a receber eventos.

Liliane e Fernanda criaram canudo biodegradável com casca de melancia
Tempo de leitura: 2 minutos

Uma dupla de estudantes do município de Teixeira de Freitas, localizado no Extremo Sul da Bahia, desenvolveu um projeto que permite a fabricação de um bioplástico que pode ser usado para uma série de produtos sustentáveis com menor impacto ambiental. Intitulado “Biocia: bioplástico da casca de melancia”, o trabalho desenvolvido dentro do Programa Ciência na Escola, da Secretaria da Educação do Estado (SEC), por Liliane Dias e Fernanda Novaes, ambas do curso técnico de nível médio em Química, do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) Extremo Sul, trouxe a opção da produção de um canudo comestível e biodegradável.

De acordo com Liliane, de 19 anos, o projeto foi iniciado há três anos e apresentado na 8ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação (FECIBA), em 2019, encontro também realizado pela SEC. Mas com o aprimoramento das pesquisas, a ideia de focar na produção do biocanudo surgiu a partir de uma reportagem sobre a poluição marinha com os plásticos convencionais. “Encontramos na melancia, um fruto produzido em larga escala em nosso município, a pectina, que é uma macromolécula de polímero natural, presente nas cascas das frutas, legumes e verduras. Com a produção, conseguimos aprimorar, adicionando impermeabilidade, e produzir o biocanudo, que resiste a mais de oito horas em contato com o líquido e decompõe no solo em até sete dias”.

Para Fernanda, 20, a experiência científica propiciada pelo projeto é enriquecedora. “A sensação de trazer uma nova possibilidade para minimizar os danos causados pelos plásticos convencionais é de esperança por um futuro melhor. Reduzir a produção do lixo é necessária para um meio ambiente harmônico e sustentável, porém vale ressaltar que a mudança deve estar nas atitudes de todos”.

A professora e orientadora Franciele Soares relembra a trajetória das duas pesquisadoras. “No começo, chegou a ser um filme moldável e muito rústico, que se degradava facilmente em ambiente úmido. De 2020 a 2021, chegamos a um biofilme mais delicado, com coloração sólida. Ter um produto sustentável criado por minhas alunas, utilizando como base um material em abundância em nosso território de identidade, nos dá a certeza de que a ciência também se faz na Educação Básica”.
Leia Mais

Itacaré completa 45 dias sem óbitos pela Covid-19
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Saúde de Itacaré já está cadastrando adolescentes de 12 a 17 anos, com comorbidades ou deficiência, para a vacinação contra a Covid-19. O cadastramento está sendo feito nos postos de saúde do município. Para isso, é preciso que os pais ou responsáveis levem um documento com foto desses adolescentes, cartão SUS, comprovante de residência e relatório médico.

A equipe de Vigilância Epidemiológica de Itacaré explica que no dia da vacinação desta faixa etária é importante que já tenha sido feito o cadastro dos adolescentes com comorbidades ou deficiências nas unidades de saúde.

O município continua com o trabalho de imunização contra a Covid-19 para atender a população acima de 18 anos. Também ampliou ainda mais a forma de atendimento, com a imunização diária na sede, no distrito de Taboquinhas e com escalas de vacinação nos postos e na zona rural. Em Itacaré o local de vacinação mudou, passando da Escola Municipal Maria Benjamina para um espaço em frente ao colégio, no Sindicato Rural. Nesse local o atendimento será das 8h às 12h e das 13h30min às 16h30min, de segunda a sexta-feira

Já no distrito de Taboquinhas a vacinação contra a Covid-19 ocorre no posto Maria de Lourdes, de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas. A vacinação será ampliada agora para os demais postos. Às segundas-feiras será no posto da Passagem; terça no posto da Rua da Linha; e sexta-feira nos postos do Bairro Novo e Marambaia. Nos postos da zona rural, a vacinação será das 8h às 12h na segunda-feira no posto do Lia Nascimento e na sexta-feira no posto de Água Fria.

Telefones e tabletes foram apreendidos durante operação em Conquista || Foto MP-BA
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério Público Estadual (MP-BA) e a Polícia Civil cumprem mandado de busca e apreensão contra um suspeito de ameaçar juiz da Comarca de Vitória da Conquista, no sudoeste do estado. A operação foi deflagrada na manhã desta terça-feira (24) e envolve o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), com o apoio do Núcleo de Combate aos Crimes Cibernéticos (Nucciber). A operação apreendeu tablets, celulares e comprovantes de transações bancárias.

Denominada de Thémis, a operação cumpriu, em Vitória da Conquista, um mandado de busca e apreensão na residência do principal alvo das investigações, expedido pela 2ª Vara Criminal da Comarca do município. São apurados, nesta investigação ministerial, além do crime de ameaça, o cometimento dos delitos de denunciação caluniosa e fraude processual.

O alvo da operação, principal suspeito do cometimento dos crimes sob investigação, foi identificado após um esforço investigativo, por meio de diligências de campo e, ainda, medidas judiciais e administrativas na seara cibernética.

Segundo as investigações, as ameaças foram dirigidas a magistrado por meio de diversas mensagens, inclusive veiculadas pela rede social Instagram. Até o momento, informa o MP-BA, “foi apurado que uma suposta vítima do crime de estupro teria sido a autora do envio das mensagens, que teriam sido cuidadosamente “fabricadas” por ela, com o propósito de fortalecer as provas da suposta prática do crime que a teria vitimado”.

Itabuna vacinou mais de 117 mil pessoas com a primeira dose || Foto Pedro Augusto
Tempo de leitura: < 1 minuto

Itabuna atingiu, nesta segunda-feira (23), o percentual de 71,8% das pessoas com 18 ou mais anos que tomaram a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus.  De acordo com dados da Secretaria municipal de Saúde divulgados, na noite de hoje, são 137.540 que receberam a primeira dose do imunizante.

Com as duas doses da vacina são apenas 44.967 moradores do município do sul da Bahia. São 27,55% das pessoas com mais de 18 anos que tomaram a primeira e segunda doses do imunizante. No total, foram aplicadas 162.142 doses das três vacinadas autorizadas no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

NÚMERO DE CASOS

Itabuna atingiu, nesta segunda-feira, 34.733 casos de novo coronavírus, com 33.773 pessoas recuperadas e 636 óbitos acumulados desde o início da pandemia, no ano passado.  Há 324 casos ativos (pessoas infectadas se recuperando).

Até o início da noite eram 29 pacientes internados em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 14 em leitos clínicos. Hoje, há 20 leitos de UTI disponíveis nos hospitais de Itabuna. Além disso, existem 32 leitos de enfermaria desocupados.

Jogos Paralímpicos de Tóquio começam nesta terça-feira
Tempo de leitura: < 1 minuto

Começam nesta terça-feira (24) os Jogos Paralímpicos de Tóquio. Serão 13 dias em que atletas do mundo inteiro disputarão medalhas em 22 modalidades. Entre as estrelas do esporte paralímpico, estarão as nadadoras norte-americanas Jessica Long e McKenzie Coan e o alemão Markus Rehm, do salto em distância.

Estarão em ação a seleção australiana de rugby em cadeira de rodas, atual campeã paralímpica, e a até agora imbatível seleção brasileira de futebol de 5, quatro vezes medalhista de ouro. Só os brasileiros subiram no lugar mais alto do pódio desde a introdução da modalidade no programa paralímpico, em 2004.

A competição tem ainda o brasileiro Daniel Dias, o maior medalhista paralímpico da história, com 24 medalhas em três jogos. Dessas, 14 de ouro, sete de prata e três de bronze. “Minha motivação é estar apto a ser melhor o tempo todo e mostrar que posso ir além, ter melhores marcas”, disse.

DELEGAÇÃO BRASILEIRA

A modalidade com o maior número de atletas é o atletismo com 65 representantes e 19 atletas-guia. Em seguida, a natação com 36 atletas. O Brasil estará representado em 20 das 22 modalidades: atletismo, bocha, canoagem, ciclismo, esgrima em cadeira de rodas, futebol de 5, goalball, halterofilismo, hipismo, judô, natação, parabadminton, parataekwondo, remo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, tiro com arco, tiro esportivo e vôlei sentado.

O Brasil conquistou 301 medalhas na história dos jogos. Dessas, 87 são medalhas de ouro. O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) confia que o país chegue à centésima medalha de ouro ainda nesta edição. Faltam 13 para alcançar a meta. Nos jogos do Rio, em 2016, o Brasil levou 14 ouros para casa. Da Agência Brasil.

Uesc é segunda colocada em ranking internacional
Tempo de leitura: < 1 minuto

No Brasil, a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) é a segunda colocada no ranking das Universidades Jovens, em levantamento feito pelo Times Higher Education (THE). A instituição internacional organiza uma lista com as melhores “Universidades Jovens” do mundo.

A organização define como universidades jovens aquelas fundadas a partir de 1971. No Brasil, na categoria Engenharia Civil, 10 instituições foram ranqueadas. O destaque na Uesc foi o curso de bacharelado na área. De acordo com a lista do THE, a primeira colocada é a Universidade Estadual Paulista (SP).

A terceira posição é ocupada pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RN), seguido da Universidade Estadual de Londrina (PR), Universidade Federal de Uberlândia (MG), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (PR); Universidade Federal do ABC; Universidade Tecnológica Federal do Paraná (PR), Universidade Federal do Piauí (PI) e Universidade de Fortaleza (CE).

O reitor da Uesc, professor Alessandro Fernandes de Santana, destaca a importância da avaliação. “O Times Higher é uma instituição internacional nos coloca numa posição privilegiada. Essa é uma avaliação que mostra a importância e a relevância dos trabalhos realizados em nossa universidade”, afirma. O curso de Engenharia Civil da Uesc foi implantado em 2011, mas já está consolidado.

Evento será na área aberta do Centro de Convenções
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Bruno Reis (DEM) anunciou hoje (23) que a Prefeitura de Salvador vai realizar um evento-teste para 500 convidados, na próxima sexta-feira (27), às 18 horas, no Centro de Convenções da capital baiana, localizado no Bairro da Boca do Rio.

As atrações do evento serão o cantor Gerônimo, a cantora Márcia Castro e os grupos Afoxé Darajú de Odé e Telefunksoul.

O objetivo da iniciativa, segundo o prefeito, é verificar a eficácia dos protocolos de segurança contra a Covid-19.

A Prefeitura havia planejado fazer esse teste antes, conforme anúncio do fim de junho, mas decidiu esperar o avanço da cobertura vacinal e o arrefecimento da pandemia.

PROTOCOLOS

Para ir ao evento, o convidado deve ter acima de 18 anos e ter tomado, pelo menos, a primeira dose ou dose única de alguma vacina contra a Covid-19 até o dia 27 de julho.

Além disso, todos os convidados vão passar por testes antes e depois do evento. O uso de máscara será obrigatório.

O palco será montado em área aberta, com 5 pontos de acesso. Para acessar o evento, as pessoas terão a temperatura aferida. Além disso, a fila para os banheiros será organizada com distanciamento.

Doença já matou 26.287 moradores do estado
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Bahia registrou mais 11 mortes causadas pelo novo coronavírus, nas últimas 24 horas. No mesmo período, o estado identificou 350 casos novos de contágio, enquanto 573 pessoas se recuperaram da Covid-19.

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) esclarece que, apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados nesta segunda-feira (23).

Dos 1.215.040 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.185.479 já são considerados recuperados, 3.274 estão ativos e 26.287 tiveram óbito confirmado.

VACINÔMETRO

A Bahia aplicou a primeira dose ou a dose única de vacina contra a Covid-19 em 8.222.542 pessoas, o que corresponde a 74,1% da população adulta do estado, estimada em 11.087.169 pessoas.

Ex-ministro e ex-deputado conseguem derrubar condenação por associação criminosa
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) manteve a condenação do ex-ministro Geddel Vieira Lima e do ex-deputado federal Lúcio Vieira Lima, ambos do MDB, por lavagem de dinheiro. Firmada por 3 votos a 1, a decisão desta segunda-feira (23) refere-se ao episódio em que a Polícia Federal encontrou R$ 51 milhões num apartamento em Salvador, durante buscas contra os dois irmãos, em 2017.

Condenação ocorreu no caso dos R$ 51 milhões encontrados em malas num apartamento em Salvador

Eles conseguiram derrubar a condenação pelo crime de associação criminosa, o que reduziu suas penas em um ano e meio. Dessa forma, o ex-ministro terá de cumprir 13 anos e 4 meses de prisão. O ex-deputado, por sua vez, teve a pena reduzida para 9 anos de prisão.

No mesmo caso, em fevereiro deste ano, a 10ª Vara da Justiça Federal em Brasília condenou Marluce Vieira Lima, mãe de Geddel e Lúcio, a dez anos de prisão.

Devolução deverá ser feita até 10 dias antes do vencimento do prazo de validade das vacinas
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Comissão Intergestores Bipartite (CIB) determinou que os municípios onde toda a população adulta já foi totalmente imunizada contra a Covid-19 devem devolver as vacinas restantes à Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). A resolução foi publicada no último sábado, no Diário Oficial do Estado.

Os gestores municipais terão que obedecer o prazo mínimo de entrega de até 10 dias antes do fim da validade da vacina, de modo a evitar que os imunizantes sejam desperdiçados.

A comissão também autorizou que adolescentes de 12 a 17 anos, que tenham comorbidades, sejam vacinados com o imunizante da Pfizer, único com aval da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para uso em menores de 18 anos.

Síndrome é causada por toxina oriunda de crustáceos e pescados
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) recebeu, esse ano, a notificação de oito casos da doença de Haff, nos municípios de Alagoinhas, Simões Filho, Maraú, Mata de São João e Salvador. Até o momento, dois casos foram descartados e seis permanecem em investigação.

Conforme a Sesab, a doença de Haff é uma síndrome que consiste em rabdomiólise (condição clínica definida por lesão muscular com liberação de conteúdo intracelular) sem explicação, e se caracteriza por ocorrência súbita de extrema rigidez muscular, mialgia difusa, dor torácica, dispneia, dormência, perda de força em todo o corpo e urina “cor de café”, associada à elevação sérica de creatinofosfoquinase (CPK), correlacionado a ingestão de crustáceos e principalmente de pescados.

Bahia registrou 45 notificações em 2020, tendo confirmado 40 casos, nos municípios de Salvador, Feira de Santana, Camaçari, Entre Rios, Dias D’Ávila e Candiba.

Enquanto em 2019 não houve notificação de casos, em dezembro de 2016 e janeiro de 2017 foram registrados 71 casos, nos municípios de Salvador (66), Vera Cruz (1), Dias D’Ávila (1), Camaçari (1), Feira de Santana (1) e Alcobaça (1).

Os casos de 2016 e 2017 resultaram em dois óbitos, sendo um de paciente de Salvador e outro de Vera Cruz. Os dois pacientes tinham pré-condições clínicas (comorbidades) que agravaram a doença.