SINEBAHIA: CONFIRA 107 VAGAS DE EMPREGO EM ITABUNA, ILHÉUS E JEQUIÉ NESTA TERÇA (9)

IDECAN VAI ORGANIZAR CONCURSO DO DPT DA BAHIA

AUXÍLIO BRASIL COMEÇA A SER PAGO NESTA TERÇA; VEJA CALENDÁRIO COMPLETO

MAIS DE 33 MIL MESÁRIOS SÃO CONVOCADOS VIA WHATSAPP PELA JUSTIÇA ELEITORAL NA BAHIA

OPERAÇÃO SOSSEGO APREENDE PAREDÕES E ENCERRA FESTA DE PAGODE EM ITABUNA

ACUSADO DE MATAR CAMINHEIRO NA BAHIA, DELEGADO DA POLÍCIA FEDERAL É ABSOLVIDO

ARRIBA SAIA: AZEVEDO, AUGUSTO E O ESPÓLIO ELEITORAL DE FERNANDO GOMES

ESTADO INICIA PAGAMENTO DO MAIS FUTURO A 10.930 ESTUDANTES

ILHÉUS E ITABUNA TERÃO ATOS EM DEFESA DA DEMOCRACIA

Emasa adquiriu 15 hidrantes novos para rede de combate a incêndios; o do bairro Jardim Vitória foi testado nesta quinta-feira (13)
Tempo de leitura: < 1 minuto

Membros do 4º Grupamento de Bombeiros Militares e técnicos da Emasa testaram e aprovaram, nesta quinta-feira (13), as condições de funcionamento do novo hidrante instalado no bairro Jardim Vitória, em Itabuna.

Segundo o comandante do grupamento, o tenente-coronel Manfredo Silva Santana, a instalação foi feita corretamente pela empresa municipal. “O trabalho realizado pela parceira Emasa atende as necessidades do Corpo de Bombeiros em caso de um sinistro. Realizamos o teste com uma viatura de 12 mil litros, que foi abastecida em tempo bastante satisfatório”, explicou o oficial.

O presidente da Emasa, Raymundo Mendes Filho, informou que a parceria vai reforçar e testar todos os equipamentos de segurança, já que a empresa comprou 15 hidrantes novos e fará o reparo dos 10 antigos.

De acordo com a programação elaborada pela direção da Emasa e o comando do Corpo de Bombeiros, a cada mês serão instalados dois novos hidrantes na cidade. O próximo será implantado ainda em maio, no bairro Monte Cristo.

O gerente técnico da Emasa, João Bitencourt, destacou que atualmente 12 hidrantes estão em plenas condições de uso, em diferentes pontos da cidade.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 4.140 casos de Covid-19 e 3.383 recuperados. O boletim epidemiológico desta quinta-feira (13) também registra 121 óbitos e, com 19.624 mortes no total, o estado se aproxima da triste marca de 20 mil vidas perdidas para a doença.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.231.911 casos descartados e 207.472 em investigação.

SOLICITAÇÃO DE LEITOS

Às 12h desta quinta-feira (12), 72 solicitações de internação em UTI Adulto Covid-19 constavam no sistema da Central Estadual de Regulação. Outros 49 pedidos para internação em leitos clínicos adultos Covid-19 estavam no sistema.

VACINAÇÃO

A Bahia aplicou a primeira dose de vacina contra a Covid-19 em 2.874.358, sendo que 1.305.393 receberam também a segunda.

Sancionada nesta quarta-feira pelo presidente, lei garante salário integral de gestantes em trabalho remoto
Tempo de leitura: < 1 minuto

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sancionou nesta quarta-feira (12) a Lei 14.151/2021, que determina o afastamento de empregada gestante do trabalho presencial durante o período da pandemia de covid-19, sem prejuízo do recebimento do salário.

O projeto de lei sobre o assunto, de autoria da deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB-AC), foi aprovado pelo Congresso Nacional no dia 15 de abril.

Já em vigor, a nova legislação estabelece que a funcionária gestante deverá permanecer à disposição do empregador em trabalho remoto até o fim do estado de emergência em saúde pública.

Novos estudantes da rede devem entrar em contato com escolas para solicitar cartão do vale-alimentação estudantil
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Governo do Estado creditará mais uma parcela do vale-alimentação estudantil, nesta sexta-feira (14), para todos os estudantes regularmente matriculados na rede estadual de ensino. O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa (PT), nesta quinta-feira (13). “Este é o sexto crédito destinado à segurança alimentar dos estudantes neste período de pandemia do novo coronavírus. Com o processo de matrícula, os novos alunos que vieram de outras redes de ensino também são beneficiados com o vale-alimentação”, disse Rui.

De acordo com o Governo da Bahia, este novo crédito será de R$ 48 milhões, totalizando R$ 270 milhões já investidos pelo Estado até agora, com recursos próprios, no programa.

O vale-alimentação é usado exclusivamente para a compra de alimentos, como feijão, arroz, marcarão, ovos, carne e leite, sendo de livre escolha do estudante. Os alimentos podem ser comprados com o cartão Alelo em mais de 20 mil estabelecimentos credenciados nos 417 municípios baianos, além de distritos e povoados.

O superintendente de Planejamento Operacional da Rede Escolar, Manoel Calazans, explicou sobre a entrega dos cartões para os alunos novos. “A partir da próxima segunda-feira (17), os estudantes novos devem entrar em contato com a unidade escolar para agendar a retirada dos cartões, que, por questão de segurança, seguem sem crédito até que os estudantes novos retirem nas respectivas escolas”, ressaltou.

Oziel Aragão: de saída da Interativa FM || Foto Twitter
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um dos líderes de audiência do radiojornalismo regional, Oziel Aragão comunicou, hoje (13), a sua saída da Rádio Interativa FM. O jornalista informou que o contrato não foi renovado e o programa irá ao ar pela emissora até 12 de agosto, prazo acordado com a emissora.

A notícia surpreendeu profissionais e ouvintes. Inicialmente, conforme nota oficial do radialista, a equipe será mantida até o final do contrato, com Lavínia Sizínio, Andreyver Lima e Luiz Alberto. “Conto com a nossa parceria para onde levar a nossa equipe do Jornal Interativa News“.

Oziel, além da audiência no rádio, também atua nas redes sociais com a OziTV. O radialista prometeu fazer live (transmissão ao vivo) no Instagram para explicar a saída da emissora.

VAI PARA A BOA FM?

O anúncio, nesta tarde, deu início a onda de especulações sobre o destino do radialista. A possibilidade de contratação pela novata Boa FM é das mais comentadas.

Ao PIMENTA, Oziel disse que cumprirá o contrato  com a Interativa até o final e está estruturando o site OziTV e inovações para as redes sociais, mas preferiu não comentar se recebeu convite de outra emissora.

66 dos 81 leitos de UTI Covid de Ilhéus estão ocupados || Foto José Nazal
Tempo de leitura: < 1 minuto

No boletim epidemiológico desta quarta-feira (12), a Secretaria de Saúde de Ilhéus (Sesau) registrou mais 6 óbitos causados pela Covid-19. O total de vítimas da doença no município saltou para 443.

Conforme a Sesau, Ilhéus tem 278 pacientes ativos, incluindo os 25 internados em leitos de terapia intensiva. Outras 441 pessoas aguardam o resultado do exame para descartar ou confirmar o contágio pelo novo coronavírus.

O SUS mantém 81 leitos de terapia intensiva para tratamento da Covid-19 nos hospitais de Ilhéus e 66 deles estão ocupados.

Até o momento, 17.108 pessoas do município testaram positivo para a doença e 16.387 se recuperaram da infecção.

VACINÔMETRO

41.451 moradores de Ilhéus tomaram a primeira dose de vacina contra a Covid-19 e 18.032 receberam também a segunda.

Augusto destaca papel público no acesso ao crédito e empregos || Foto Roberto Santos
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Augusto Castro ressaltou o papel do poder público para unir atores para que empresas tenham acesso a crédito voltado à geração de empregos e oportunidades, nesta quarta (12), quando participou da abertura de evento sobre empreendedorismo, no Teatro Candinha Doria. “Estamos trabalhando com uma visão ampliada, com outros municípios, para que se gere emprego e renda e nisso vamos contar com o apoio do Sebrae, com quem assinamos o protocolo Cidades Empreendedoras [do Sebrae]”, afirmou.

Augusto reforçou a posição de Itabuna como polo regional de prestação de serviços, comércio e indústria. “Temos mão de obra qualificada e a força de nossa gente é uma marca. Na área da saúde, somos referência. Portanto, é boa a iniciativa para debatermos como fomentar a economia de nossa cidade”, disse ele, também apontando o papel de universidades e faculdades no desenvolvimento regional.

O encontro sobre empreendedorismo foi aberto pelo secretário de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, Ricardo Xavier, para quem a injeção de crédito é das saídas mais importantes para que as micro e pequenas empresas consigam se manter no mercado em tempos tão difíceis, agravados pela pandemia do novo coronavírus.

O evento marca a parceria entre Sebrae e Prefeitura no Programa Cidades Empreendedoras. Além da participação de Michel Lima, do Sebrae, o evento contou com palestra da consultora Naiara Souza, além da presença de representantes do Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Desenbahia e Sicredi.

Inscrições começaram nesta quinta-feira (13); acesse o edital
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), publicou edital de processo seletivo para contratação de 42 assistentes sociais e psicólogos. O salário mensal para as duas funções será de R$ 2.404,90, com jornada de 30 horas por semana.

A contratação será por dois anos. Duas das vagas são reservadas para pessoas com deficiência, e o certame formará cadastro reserva.

As inscrições começaram nesta quinta-feira (13) e seguirão até as 23h59 da próxima quarta-feira (19), com preenchimento de formulário digital disponível neste link.

O processo seletivo ocorrerá por meio da avaliação dos currículos dos (as) candidatos (as). Veja mais informações no edital.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Caixa Econômica Federal anunciou que vai antecipar os pagamentos da segunda parcela do auxílio emergencial. O novo calendário tem início no dia 16 de maio, com os depósitos para os nascidos em janeiro, e vai até o dia 30 de maio para os nascidos em dezembro. Antes, os pagamentos seriam feitos até 16 de junho.

Segundo a Caixa, para os beneficiários do Bolsa Família, nada muda. Eles continuam a receber o auxílio emergencial 2021 da mesma forma e nas mesmas datas do benefício regular.

Calendário de saques e pagamentos

O segundo ciclo de pagamentos, que estava marcado inicialmente para encerrar em 8 de julho, com a possibilidade de saques para os nascidos em dezembro, agora vai ser finalizado no dia 17 de junho.

Em abril, a Caixa já havia antecipado o pagamento da primeira parcela em cerca de duas semanas.

Quem recebe o auxílio por meio da conta digital poderá movimentá-lo pelo aplicativo Caixa Tem e por meio da rede lotérica. Os valores também poderão ser sacados por meio do Cartão Bolsa Família ou Cartão Cidadão.

Empresa anuncia 800 vagas de emprego em Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

Empresa do Grupo Tel, a Cátedra abriu 800 vagas de emprego em Itabuna para operador de telemarketing. Os interessados precisam ter, pelo menos, 18 anos e residir no município. A inscrição é feita por meio do site da Tel (confira link abaixo).

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER

De acordo com a empresa, a contratação dos selecionados será feita pelo regime celetista, com jornada de 6h diária, salário compatível com a função, comissão e benefícios como vales refeição e transporte e planos de saúde e odontológico.

Cocaína foi encontrada em praia de Trancoso, Porto Seguro
Tempo de leitura: < 1 minuto

Mais de 20 quilos de cocaína foram encontrados dentro de uma mochila laranja, na quarta-feira (12), na praia de Trancoso, em Porto Seguro, no extremo-sul da Bahia. A droga foi achada por banhistas e entregue à Polícia Militar, que apresentou o material à Polícia Civil, informa o G1 Bahia.

De acordo com a polícia, o jeito em que a droga foi encontrada chamou a atenção, pois ela estava em uma mochila úmida, tomada por crustáceos, que costumam ficar presos em cascos de tartarugas ou embarcações. Isso pode indicar, segundo informações da polícia, que o material poderia estar no mar há algum tempo.

Ainda segundo a polícia, na última segunda-feira (10), a PM de Nova Viçosa, no extremo-sul da Bahia, encontrou uma mochila com o mesmo aspecto e com droga dentro. A polícia ainda informou que o plástico em que a droga estava acondicionada era bem parecido com esse encontrado na praia de Trancoso.

Rubens Menin, diretor-presidente da MRV || Foto Gustavo Lima
Tempo de leitura: < 1 minuto

O empresário Rubens Menin comprou a Rádio Itatiaia, a maior emissora de Minas Gerais. Ele expande, assim, seus negócios de mídia –Menin já é dono da CNN Brasil. A informação da compra foi divulgada pelo jornal Estado de Minas. De acordo com a publicação, os detalhes da transação serão divulgados nesta quinta-feira (13).

A Rede Itatiaia, fundada em 1952, é uma das emissoras de rádio mais tradicionais do Brasil. Segundo o site da rádio, sua programação é “voltada para jornalismo, esportes, prestação de serviços e entretenimento”. Além da Rádio Itatiaia, a rede tem mais 4 emissoras em Minas Gerais, localizadas em Juiz de Fora, Montes Claros, Ouro Preto e Varginha.

Menin é sócio majoritário da CNN Brasil. Tem 65% do controle acionário. É fundador de 3 grandes empresas: MRV Engenharia (empreiteira que se fortaleceu depois de realizar obras para o programa Minha Casa Minha Vida, criado no governo Lula, em 2009), Banco Inter (instituição financeira digital que tem mais de 10 milhões de clientes) e Log Commercial Properties (empresa de locação de propriedades comerciais).

Somadas, têm valor de mercado de R$ 25 bilhões. A mais antiga é a MRV, fundada em 1979. Saiba mais sobre o empresário neste texto. Com informações do Poder360.

Bebeto Galvão fala de experiências políticas e sucessão de 2022
Tempo de leitura: 3 minutos

O sul da Bahia vive a perspectiva de ter um senador da República pela primeira vez em 2023, caso Jaques Wagner vença a disputa ao governo do Estado em 2022 e, assim, abra espaço para o seu primeiro suplente na câmara alta.

Bebeto Galvão, ex-deputado federal e hoje vice-prefeito de Ilhéus, tem essa perspectiva de poder, mas evita falar dela. Afirma que torce pela manutenção de um projeto vitorioso no estado desde 2006, quando o PT engatou sequência de quatro vitórias em primeiro turno na corrida ao Palácio de Ondina, com Wagner, depois reeleito, e Rui Costa, já no segundo mandato. 

Na entrevista a seguir, Bebeto prefere falar de projetos e também como tem sido a experiência como vice-prefeito de Ilhéus. “Eu e [o prefeito] Mário [Alexandre, Marão] fizemos acordo de duas lideranças da cidade superando o velho maniqueísmo de ou ele ou eu e nos juntamos para Ilhéus dar um passo à frente”, afirma. Também fala de conversas iniciais que podem levar o PT – ou parte dele – para a base do Governo Marão. Confira os principais trechos.

BLOG PIMENTA – Como o sr. avalia esses quatro primeiros meses de governo como vice-prefeito?

Bebeto Galvão – É um desafio enorme. Tenho experiência de parlamentar, como vereador e deputado federal, e a capacidade de ajudar nossos municípios, a partir de Brasília, apresentando emendas, trabalhando pelo fortalecimento de nossas instituições regionais. Agora, na Prefeitura, estamos no front direto com a população, vivenciando o seu cotidiano, as suas demandas de infraestrutura, de saúde e tendo essa capacidade de ajudar a minha cidade articulando com o que construí em Brasília, ajudando com bons investimentos na minha cidade.

Com a reforma administrativa, o senhor deverá ocupar secretaria?

Eu e [o prefeito] Mário [Alexandre, Marão] fizemos acordo de duas lideranças da cidade superando o velho maniqueísmo de ou ele ou eu e nos juntamos para Ilhéus dar um passo à frente. E isso está ocorrendo. Basta verificar os investimentos na área privada, em Ilhéus, na região Sul, o Porto Sul, Ferrovia Oeste-Leste, que acaba de ser leiloada, os investimentos públicos e privados. E esses investimentos privados geram em nossa cidade um aquecimento da nossa economia e temos investimentos diretos do município em obras.

O que há em números que sinalizam essa retomada?

Fechamos 2020 com números positivos e, agora, Ilhéus vive momento extraordinário que ajudará nos investimentos em nossa região. Agora, a construção da BA vai ajudar na integração de Ilhéus e Itabuna. Na minha opinião, devemos pensar. Sentar, discutir essa região como aglomeração urbana para que, na escala de demandas, tenhamos melhores e bons serviços.

Ainda sobre a reforma, será momento para atrair novos partidos para a base governista?

Nós queremos fazer, da cidade, uma gestão com todos. E os partidos são a expressão organizativa dos polos de poder.

______________

Nós temos diálogo, ainda muito inicial, e vamos seguir nesse processo de conversa, porque conversa e caldo de galinha fazem bem a todos nós.

________

Uma das discussões é sobre a ida ou não do PT. O partido terá espaço no governo?

Nós temos diálogo, ainda muito inicial, e vamos seguir nesse processo de conversa, porque conversa e caldo de galinha fazem bem a todos nós.

Qual papel o senhor vai jogar em 2022, nas eleições?

Quem faz política está sempre aberto a discussão. O meu partido vai discutir nossa nominata [relação de nomes] para deputado federal e deputado estadual e as condições para 2022. É aguardar essa decisão.

Qual o cenário para 2022 na eleição ao governo estadual?

Esse ciclo de mudanças, conquistas e desenvolvimento continuará com [a eleição] do nosso [Jaques] Wagner e de todos da aliança que podem levá-lo à Governadoria novamente. Mantido o nosso grupo – e será mantido, porque temos responsabilidade com a Bahia, nós vamos disputar uma eleição bem situados.

O senhor está em posição confortável como primeiro suplente do senador Jaques Wagner. Isso faz aumentar a torcida, no plano estadual, com essa perspectiva de o senhor assumir o mandato no Senado?

[Risos] Faz aumentar a torcida para que a Bahia continue na trilha do desenvolvimento. Não é uma questão pessoal, mas de projeto. Nós temos um líder importante, que oxigenou a política da Bahia, abriu tudo isso. Parte das obras que estão sendo realizadas em nossa região vem do planejamento dos governos dele [2007 a 2014]. Portanto, vamos trabalhar para manter o nosso grupo unido, com Wagner governador. A consequência, em função da lei, é que, se ele ganhar a eleição, eu assumo [o mandato de senador da República].

Tonho de Anízio (à dir) e Manassés discutem proposta de aterro compartilhado
Tempo de leitura: < 1 minuto

Os prefeitos de Itacaré, Antônio de Anízio, e de Maraú, Manassés Souza, se reuniram nesta quarta-feira(12) com representantes do segmento empresarial para discutir alternativas para acabar de vez com os lixões nos dois municípios. A proposta é implantar aterro sanitário compartilhado, o que diminuiria os custos, e envolver a comunidade no processo de coleta seletiva.

Segundo explica o prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, municípios vizinhos também devem ser convidados para aderir à proposta compartilhada, a exemplo de Ubaitaba e Camamu. Durante o encontro os dois prefeitos falaram das dificuldades para a destinação dos resíduos solos e do desafio que será transformar os atuais lixões em aterros sanitários, que são menos nocivos ao meio ambiente, pois são construídos para evitar a contaminação do solo, da água e do ar.

Os prefeitos Antônio de Anízio e Manassés Souza fizeram questão de enfatizar que acabar com os lixões foi compromisso assumidos com a sociedade e que será cumpridos pelas duas gestões municipais. Paralelamente ao aterro sanitário, os municípios também estarão implantando uma campanha educativa como forma de conscientizar a comunidade sobre a responsabilidade de todos com o ciclo de vida de um produto, desde a sua produção até o destino final.

As prefeituras vão incentivar a coleta seletiva. Nela, o cidadão deve separar os lixos secos dos molhados, facilitando a coleta e colaborando com o meio ambiente. A comunidade também será orientada sobre os dias e horários da coleta, além dos locais corretos para a colocação do lixo.

Consumidores têm até dia 31 para concorrer à Nota Premiada Bahia
Tempo de leitura: < 1 minuto

Os participantes da campanha Nota Premiada Bahia têm até o fim deste mês para comprar e concorrerem ao sorteio especial de R$ 1 milhão, para um só ganhador. Previsto para o dia 30 de junho, o sorteio contemplará todas as compras feitas até 31 de maio com inclusão na nota fiscal do CPF cadastrado na campanha.

Para participar, basta fazer o cadastro no site da campanha e, a partir daí, inserir o CPF na nota fiscal na hora das compras. Além do prêmio especial, a Nota Premiada Bahia continua realizando os sorteios regulares que contemplam, todo mês, 90 participantes com R$ 10 mil cada e um com R$ 100 mil.

Os sorteios mensais consideram os bilhetes referentes a notas de compras feitas no mês anterior. Os nomes dos ganhadores são publicados no site da campanha e nas redes sociais: Instagram (@notapremiadabahia e @sefazbahia), Facebook (@sefaz.govba) e Twitter (@sefazba).