ESCOLA PROFISSIONALIZANTE EM ITABUNA OFERECE 561 VAGAS EM 10 CURSOS DE CAPACITAÇÃO

ARRIBA SAIA: RONALDO ABUDE CRITICA CONTINUÍSMO EM INSTITUIÇÕES DE ITABUNA

EM ITABUNA, 10 VEREADORES FECHAM APOIO ÀS CANDIDATURAS DE ZÉ ALBERTO E PAULO MAGALHÃES

PROFESSORES CONTRATADOS DE ILHÉUS CONQUISTAM VALE-ALIMENTAÇÃO

JOVEM É PRESO NO SUL DA BAHIA AO BUSCAR DINHEIRO FALSO NOS CORREIOS

ORGANIZADORES MUDAM LOCAL DE ATO PELA DEMOCRACIA EM ITABUNA

APÓS REFORMA, PREFEITURA DE ITABUNA REABRE ESCOLA FREDERICO SMITH LIMA

SHOPPING JEQUITIBÁ PROMOVE AÇÕES ESPECIAIS NA SEMANA DOS PAIS

PNEU DE CARRO SE SOLTA E ATINGE MOTOCICLETA NA ILHÉUS-ITABUNA

Em Jaguaquara, Rui Costa inaugura sistema de abastecimento || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta terça-feira (18), às 9h, Rui Costa estará no município de Jaguaquara, onde vai entregar as obras de ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água, que vai atender também aos municípios de Itaquara e Irajuba.

Rui também participa da inauguração da Praça Centenária Dr. Rosalvo da Silva Jr., situada na entrada da cidade, e da pavimentação asfáltica de 19 mil metros quadrados, na sede.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Índice Geral de Preços–10 (IGP-10), indicador nacional medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), teve alta de preços de 3,24% em maio deste ano, acima do 1,58% de abril. Com o resultado de maio, o índice acumula inflação de 12,70% no ano e de 35,91% em 12 meses.

A alta de abril para maio foi puxada pelos preços no atacado, medidos pelo Índice de Preços ao Produtor Amplo, cuja inflação subiu de 1,79% para 4,20% em maio.

Os preços no varejo e na construção apresentaram inflação mais moderada em maio em relação a abril.

O Índice de Preços ao Consumidor, que mede o varejo, caiu de 0,87% em abril para 0,35% em maio. Já o Índice Nacional de Custo da Construção recuou de 1,24% para 1,02% no período.

Tempo de leitura: 3 minutos

O toque de recolher foi prorrogado, em toda a Bahia, até o próximo dia 25, das 21h às 5h, em 190 municípios e das 20h às 5h em outras 227 cidades. O decreto estadual com a medida está publicado na edição online do Diário Oficial, edição deste domingo (16).

Pelo decreto, municípios integrantes de região de saúde em que a taxa de ocupação de leitos de UTI vier a se manter igual ou inferior a 75%, por cinco dias consecutivos, o toque de recolher poderá ser das 22h às 5h. Por ter alcançado esta meta, o toque de recolher em Salvador continua em vigor das 22h às 5h.

A venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos fica proibida, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery), das 18h de 21 maio até as 5h de 24 de maio.

Para a comercialização de bebida alcoólica aos fins de semana, continua a valer a determinação de que as regiões de saúde precisam alcançar a taxa de 75% ou menos de ocupação de leitos de UTI, por cinco dias consecutivos. Por isso, em Salvador, segue permitida a venda de bebidas alcoólicas durante o fim de semana.

AULAS, EVENTOS E SHOWS

As unidades de ensino públicas e particulares podem manter as atividades de forma semipresencial. Para que isso ocorra, é necessário que a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid esteja abaixo de 75%, por cinco dias consecutivos, nas regiões de saúde. Para Salvador, o Governo do Estado já havia autorizado o retorno das aulas, respeitando tais critérios, respeitando os protocolos para tal.

Os eventos e atividades que envolvam aglomeração de pessoas continuam proibidos, em todo o território da Bahia, independentemente do número de participantes, ainda que previamente autorizados. Segue suspensa ainda a realização de shows, festas, públicas ou privadas, e afins, independentemente do número de participantes, em todos os municípios baianos, até 25 de maio.

Clique em Leia Mais, abaixo, e confira os municípios com toque de recolher das 20h às 5h:Leia Mais

Atlético e Bahia de Feira empatam na primeira partida das finais do Baianão 2021
Tempo de leitura: < 1 minuto

Atlético e Bahia de Feira fizeram um jogo decidido somente nos minutos finais, com empate por 2 a 2, na primeira partida da decisão, no Estádio Antônio Carneiro, em Alagoinhas.

Todos os gols foram marcados na reta final do segundo tempo. Jarbas abriu o placar para o Tremendão aos 32 minutos da etapa final. De pênalti, Ronan empatou aos 42. Nos acréscimos, aos 57 minutos, Adriano Ferreira colocou o time feirense novamente na frente. Mas, aos 58, no último lance do confronto, Ronan fez boa jogada individual deixou tudo igual no placar.

As duas equipes voltam a se enfrentar no próximo domingo (23), às 16h, na Arena Cajueiro, em Feira de Santana. Tanto o Bahia de Feira como o Atlético precisam de um simples triunfo para conquistar o título. Já um novo empate leva a decisão para a disputa de pênaltis. Campeão em 2011, o Tremendão busca o bicampeonato estadual. O Carcará, por sua vez, tenta a conquista inédita na história do clube.

Augusto se reúne com lideranças do sudoeste da Bahia || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito de Itabuna Augusto Castro (PSD), aproveitou o final de semana para rever amigos e lideranças políticas na região sudoeste do Estado. “Além do advento da pandemia do novo coronavírus, que restringiu os deslocamentos, o ano passado foi muito atribulado. Fui contaminado pela Covid-19 e, depois de recuperado da doença, veio a campanha eleitoral, em seguida a transição e composição do novo governo”, disse Augusto.

Segundo o prefeito, tudo isso contribuiu para que ficasse sem fazer contato pessoal com os amigos e lideranças de outras regiões. “Fui deputado estadual por dois mandatos e sempre obtive votos em praticamente todos os lugares. A dedicação que temos com Itabuna demanda muito tempo. Mas, sempre que tiver oportunidade, vou aproveitar para rever os amigos que tenho nos quatro cantos da Bahia”, prometeu.

Bruno Covas, prefeito de São Paulo, morre aos 41 anos
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), morreu às 8h20min deste domingo (16), de complicações decorrentes de câncer no sistema digestivo. Licenciado do cargo no início deste mês, Bruno Covas estava em tratamento no Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista.

Filho de Pedro Lopes e Renata Covas Lopes e pai do jovem Tomás Covas, Bruno nasceu em Santos, no litoral paulista, no dia 7 de abril de 1980, e foi advogado, economista e político.

Mudou-se para a capital paulista em 1995 e, dois anos depois, filiou-se ao PSDB, seguindo os passos do avô, o ex-governador Mário Covas (1930-2001), sua grande inspiração e influência política . No partido, chegou a ser presidente estadual e nacional da Juventude do PSDB e ocupou cargos na Executiva Estadual.

Sua carreira na política começou em 2004, quando se candidatou a vice-prefeito de sua cidade natal. Dois anos depois, foi eleito deputado estadual na Assembleia Legislativa de São Paulo e reeleito para o mesmo cargo e m 2010, com mais de 239 mil votos, sendo o mais votado d aquele ano.

No ano seguinte, assumiu a Secretaria Estadual do Meio Ambiente no governo de Geraldo Alckmin, permanecendo no cargo até 2014, quando foi eleito deputado federal para o mandato 2015-2019. Com Agência Brasil.

Moradores de Ilhéus faturam R$ 83 mil na Mega-Sena
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do Concurso 2.372 da Mega-Sena sorteadas na noite de sábado (15) no Terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo..

Segundo a Caixa Econômica Federal, o prêmio ficou acumulado, e a estimativa para o próximo concurso é de uma bolada de R$ 40 milhões. O sorteio será na quarta-feira (19).

A quina teve 128 acertadores, cabendo a cada um o prêmio de R$ 28.213,14. A quadra teve 7.636 apostas ganhadoras, cabendo a cada uma o prêmio de R$ 675,61.

As apostas da Mega-Sena podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site da Caixa Econômica Federal – acessível por celular, computador ou outros dispositivos.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Dois homens suspeitos de envolvimento nas mortes de Maria Alves de Souza, de 52 anos, e sua filha Juliana Souza Conceição, de 13, ocorridas na noite de quinta-feira (13), no bairro Cidade Nova, em Aporá, foram presos em flagrante.

Um deles foi localizado neste sábado (15), na cidade onde ocorreu o crime, durante ação conjunta das delegacias territoriais de Aporá e Inhambupe. Uma faca do tipo punhal e uma pistola calibre ponto 45, usadas pelos suspeitos, foram apreendidas. Já o comparsa, foi capturado na sexta-feira (14), por policiais militares.

A mulher e a filha foram vítimas de golpes de faca. Juliana foi atingida também por tiros. O alvo do ataque era o filho de Maria, que foi ferido a facadas e socorrido para uma unidade de saúde. Os suspeitos invadiram a casa das vítimas, localizada na Rua da Piedade.

Os dois criminosos, autuados por duplo homicídio tentado e consumado, estão à disposição da Justiça. As armas apreendidas foram encaminhadas para a perícia. Uma equipe do Serviço de Investigação (SI) da 2ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Alagoinhas deu apoio na ação.

63 dos 81 leitos UTI Covid da cidade estão ocupados
Tempo de leitura: < 1 minuto

O total de óbitos por Covid-19 em Ilhéus subiu para 445 com as duas mortes registradas pelo município no boletim epidemiológico da última quinta-feira (13), divulgado na tarde de ontem (14).

Até o momento, 17.148 moradores de Ilhéus tiveram contato comprovado com o novo coronavírus e 16.465 se recuperaram da infecção. Foram registrados 40 casos novos da doença de quinta para sexta-feira.

Ilhéus tem 238 pacientes ativos, enquanto 464 pessoas aguardam o resultado do exame para descartar ou confirmar o contágio.

O SUS mantém 81 leitos de UTI para tratamento da Covid-19 nos hospitais de Ilhéus e 63 estão ocupados.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Saúde de Ilhéus (Sesau) marcou para esta segunda-feira (17) a aplicação da segunda dose da Coronavac em pacientes que deveriam ter completado o ciclo de imunização contra a Covid-19 até o dia 5 de maio.

O público-alvo desta etapa da campanha poderá receber a vacina nas unidades do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), na sede da Cruzada do Bem pelo Bem, localizada perto do Ginásio de Esportes Herval Soledade, e nos pontos de drive-thru montados na Praça São João Batista, no bairro Pontal, e na Avenida Soares Lopes, ao lado do Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães. O atendimento ocorrerá das 8h às 14h.

De acordo com a Sesau, para receber a segunda dose, é necessário apresentar o cartão de vacinação, Registro Geral (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF).

DOSES INSUFICIENTES E ATRASO NACIONAL

A Sesau informa que as 3.950 doses recebidas pelo município não são suficientes para atender todas as pessoas que aguardam a vacina atrasada.

Cerca de seis mil moradores de Ilhéus  não receberam a 2ª dose da Coronavac no prazo de 28 dias após a primeira vacinação, intervalo no qual o imunizante de origem chinesa obteve maior eficácia na prevenção de contágio da Covid-19 e de formas graves da doença.

O mesmo problema afetou a campanha na maior parte das cidades brasileiras, por causa do atraso do cronograma de distribuição de vacinas do Ministério da Saúde, que havia orientado estados e municípios a não manter reservas de imunizantes para a aplicação da segunda dose da coronavac.

O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, disse que, apesar da chegada no estado de nova remessa de vacinas nesta sexta-feira (14), o cenário da campanha de vacinação é muito preocupante – leia aqui.

Apesar de nova remessa, cenário é muito preocupante, diz Fábio Vilas-Boas
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma nova remessa com 629.350 doses de vacinas contra a Covid-19 chegou à Bahia nesta sexta-feira (14). Os dois aviões que trouxeram os imunizantes pousaram no aeroporto de Salvador por volta das 9h40 e 11h10. Do total, 438.750 foram produzidas pela Fiocruz/AstraZeneca/Oxford e 190.600 pelo Butantan/Sinovac. Todas as vacinas serão destinadas para a segunda aplicação, completando o esquema vacinal de quem já recebeu a primeira dose.

Todos os municípios estão aptos a receberem os imunobiológicos. Os imunizantes começaram a ser enviados ainda na sexta-feira para as regionais de saúde em aeronaves do Grupamento Aéreo da Polícia Militar e da Casa Militar do Governador, após conferência da equipe da Coordenação de Imunização do Estado.

Com esta nova carga, a Bahia chega ao total de 5.683.440 doses de vacinas recebidas, sendo 2.984.800 da Coronavac, 2.602.700 AstraZeneca/Oxford e 95.940 da Pfizer.

APESAR DE NOVA REMESSA, CENÁRIO É MUITO PREOCUPANTE, DIZ VILAS-BOAS

O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, ressalta que, em virtude do anúncio do Instituto Butantan de falta de insumos e paralisação da produção de vacinas a partir desta sexta, mesmo com a chegada de novas doses, o cenário é muito preocupante. “Caso seja necessário, teremos que adotar um plano de contingência emergencial para garantir as segundas doses de quem fez uso da Coronavac”, informa.

Santa Maria da Vitória, Barreiras e Bom Jesus da Lapa estão entre municípios afetados por novo decreto; veja a lista completa
Tempo de leitura: 2 minutos

O Governo da Bahia publicou hoje (15) decreto que proíbe o funcionamento de serviços não essenciais em 36 municípios do oeste baiano (lista abaixo). O Decreto 20.469/2021 também restringe a locomoção  em vias públicas das 20h às 5h. O objetivo das medidas é diminuir a velocidade da disseminação do novo coronavírus, que disparou na região.

Já em vigor neste sábado (15), as restrições valem até o dia 25 de maio, nos municípios de Angical, Baianópolis, Barra, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brejolândia, Brotas de Macaúbas, Buritirama, Canápolis, Catolândia, Cocos, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Ibotirama, Ipupiara, Jaborandi, Luís Eduardo Magalhães, Mansidão, Morpará, Muquém do São Francisco, Oliveira dos Brejinhos, Paratinga, Riachão das Neves, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, Santana, São Desidério, São Félix do Coribe, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Sítio do Mato, Tabocas do Brejo Velho e Wanderley.

Nos municípios listados acima, o decreto também proibiu a venda de bebidas alcoólicas, em qualquer circunstância, por dez dias.

O QUE PODE FUNCIONAR

Nos 36 municípios, estão autorizados apenas atividades ligadas ao enfrentamento da pandemia de Covid-19 e serviços de saúde e segurança, além da comercialização de alimentos em supermercados e feiras livres.

SÓ DELIVERY

Restaurantes, bares e estabelecimentos semelhantes podem funcionar apenas com serviço de entrega a domicílio.

TRANSPORTE

O decreto suspende, a partir da primeira hora de 16 de maio, a circulação e a saída, e, a partir da nona hora de 16 de maio, a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans, nos 36 municípios, até o dia 25 de maio.

Podem circular somente os transportes rodoviários e hidroviários, públicos ou particulares, para deslocamento de trabalhadores, desde que conduzidos para o exercício de atividade profissional. Outras exceções deverão ser autorizadas pela Agerba ou pelos Municípios.

SAC

Ficam suspensas também as atividades presenciais nos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual não enquadrados como serviços públicos essenciais, devendo ser adotado o regime de trabalho remoto, de 15 maio até as 5h de 25 de maio. O decreto suspende ainda os atendimentos presenciais do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC).

EVENTOS PROIBIDOS

Seguem proibidos, nos 36 municípios, os eventos e as atividades, independentemente do número de participantes, ainda que previamente autorizados, que envolvam aglomeração de pessoas. As festas e os shows permanecem suspensos em toda a Bahia.

A Secretaria da Segurança Pública (SSP), por meio da Polícia Militar e da Polícia Civil, apoiará as medidas necessárias adotadas nos municípios, em conjunto com guardas municipais. Os infratores podem ser autuados nos artigos 268 e 330 do Código Penal.

Canoístas do sul da Bahia disputam medalhas neste sábado na Hungria|| Foto Rodolfo Vilela/rededoesporte
Tempo de leitura: < 1 minuto

Quatro canoístas baianos começam a disputar, na madrugada deste sábado (15), as semifinais e finais da primeira etapa da Copa do Mundo da modalidade em Szeged, Hungria. As disputas começam a partir das 4h51min (horário de Brasília). O medalhista olímpico Isaquias Queiroz disputa a final da classe C1 (canoa) 1000m.

O atleta de Ubaitaba também competirá amanhã, ao lado do companheiro Jacky Godmann, nas semifinais da classe C1 1000m em duplas. Natural de Itacaré, Goldman fará ainda, na madrugada deste sábado, outra semifinal em dupla, com Felipe Santana Vieira, de Ubaitaba, na classe C2 masculina 500m.

É a primeira competição internacional da dupla recém-criada. O parceiro habitual de Isaquias é Erlon de Souza, de Ubatã, que se recupera de lesão no quadril. Erlon disputará apenas na prova C1 Masculino, nas distâncias 1000m e 500m. O Mundial é transmitido ao vivo no canal da Federação Interanacional de Canoagem (Canoe ICF).

O Mundial de Canoagem Velocidade e Paracanoagem começou na quinta-feira (13), e as classificatórias para as finais ocorreram nesta sexta (14). A delegação brasileira conta com 10 atletas, quatro na canoagem – Isaquias Queiroz, Erlon de Souza, Jacky Godmann e Filipe Vinicius Vieira – e seis na paracanoagem – Adriana Gomes de Azevedo, Debora Raiza Ribeiro Benevides, Fernando Rufino, Giovane Vieira de Paula, Luís Carlos Cardoso da Silva e Mari Christina Santili.

Augusto Castro vistoria obras do Canal do Santo Antônio
Tempo de leitura: 2 minutos

Nesta sexta (14), o prefeito Augusto Castro (PSD) vistoriou a limpeza e canalização do canal de macrodrenagem do bairro Santo Antônio. A interversão no canal, que corta as ruas José Bonifácio e Santos Dumont, resulta de convênio cooperação técnica entre a Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) e a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo.

Segundo o presidente da Emasa, Raymundo Mendes Filho, mais 3,5 toneladas de detritos já foram retirados do leito do canal. O próximo passo será iniciar a instalação das redes interceptoras que vão eliminar o lançamento de esgotos. “Com as redes interceptoras, os dutos vão levar os dejetos à destinação final, deixando o canal livre para as águas pluviais”, salientou.

O prefeito Augusto Castro ficou satisfeito com o andamento das obras, que serão entregues no dia 28 de julho, data do aniversário da cidade. Ele se comprometeu em realizar melhorias para a mobilidade das pessoas que moram no entorno do canal.

“Além da limpeza e da canalização do esgoto, vamos realizar todo paisagismo ao longo das margens, instalar passarelas para a travessia de pedestres e urbanizar as ruas que ficam em seu entorno”, garantiu Castro.

“CHICO”: OBRA É FIM DO SOFRIMENTO

O vereador Francisco Gomes, Chico (PSD), que mora no Santo Antônio, destacou a importância das obras para a comunidade do bairro. “Há mais de três décadas que o canal de macrodrenagem causava sofrimento às pessoas. Nós só temos que agradecer ao prefeito Augusto Castro e aos diretores e técnicos da Emasa”, afirmou.

As ruas transversais Belém, Clóvis Santos, São João Batista e Joaquim Batista serão urbanizadas pela Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, depois do compromisso assumido pelo prefeito Augusto Castro. Também estiveram na visita às obras no canal de macrodrenagem a secretária de Promoção Social e Combate a Pobreza, Andrea Castro, e o diretor e o gerente técnico da Emasa, Bruno Mendonça e João Bitencourt, respectivamente.

Sala do Empreendedor é aberta em Barro Preto || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Barro Preto e o Sebrae inauguraram a décima Sala do Empreendedor na região sul da Bahia. O espaço reúne diversos serviços para facilitar o dia a dia dos pequenos empresários, melhorar e simplificar o ambiente de negócios em todo o Estado e, ainda, atuar lado a lado com as administrações municipais.

Dentre os serviços oferecidos na Sala do Empreendedor estão planejamento de um novo negócio; informações para formalização, alteração e baixa de Microempresa (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP). É possível buscar orientação de como realizar vendas para órgãos públicos; informações referentes às chamadas públicas da agricultura, protocolo do licenciamento municipal e, também, capacitações, palestras e oficinas.

SERVIÇOS PARA EMPRESAS

Já o Microempreendedor Individual (MEI) tem à disposição uma série de serviços específicos para essa modalidade de empresa, como formalização, alteração, declaração anual, impressão de boleto e baixa para MEI, além de emissão do Certificado de Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI).

Segundo Michel Lima, gerente adjunto do Sebrae em Ilhéus, unidade responsável por atender a região sul do Estado, os esforços da equipe Sebrae continuam para sensibilizar outros municípios a abrirem novas salas na região.

“A equipe da regional está conversando com outras prefeituras para que seja ampliada essa rede. A principal função da sala do empreendedor é levar a informação para o empresário do município e montar um plano de trabalho para que seja possível desenvolver ações em prol do fortalecimento dos pequenos negócios no município”, explica Michel.

SALA DO EMPREENDEDOR (BARRO PRETO)

Praça Antônio Osório, S/N, Centro, antigo prédio da Ceplac
(73) 98189-8809 – Atendimento das 08 às 16h
Agente de Desenvolvimento – Pedro Campos