A Bahia irá aplicar mais de R$ 13 milhões no pagamento do Prêmio por Desempenho Policial (PDP) para servidores da segurança pública que contribuíram para a redução da criminalidade em suas áreas de atuação. Serão contemplados mais de 13 mil policiais militares, civis e técnicos, com valores que podem chegar a R$ 1,8 mil por pessoa. O governador Rui Costa fez o anúncio nesta terça-feira (11), durante o Papo Correria. Os recursos estarão disponíveis nas contas dos servidores no próximo dia 17 de maio.
“O prêmio é pago para as unidades que alcançaram as metas de redução de violência. O objetivo é reconhecer e valorizar o desempenho de servidores no combate ao crime”, afirmou. Os valores a serem pagos variam entre R$ 371 e R$ 1,8 mil, calculados com base nos resultados alcançados. No total, serão contemplados aproximadamente 10,6 mil profissionais da Polícia Militar e 2 mil da Polícia Civil, além de mais de 200 peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT).
Dezenove brasileiros foram presos em Massachusetts, Boston, nos Estados Unidos acusados de um esquema de estelionato que vitimou mais de 2 mil pessoas na América do Norte. Entre os presos está o casal Wemerson Dutra Aguiar, de 25 anos, e Priscila Barbosa, de 35, casal natural do município de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, informa o Correio 24h.
O esquema operava em todos os Estados Unidos criando contas fraudulentas em aplicativos de entrega e transporte. As contas eram criadas utilizando identidades roubadas e vendidas para motoristas que não possuíam as qualificações necessárias para operar nesse tipo de serviço.
De acordo com o Departamento de Justiça do distrito de Massachusetts, o esquema também contava com a criação e uso de bots automatizados e tecnologia de falsificação de GPS para aumentar o dinheiro recebido com as contas fraudadas. O governo estadunidense estima que mais de 2 mil pessoas foram roubadas e tiveram as identidades utilizadas no esquema.
FRAUDE
O esquema era operado desde janeiro de 2019, com os conspiradores fraudando pelo menos cinco empresas de transporte e entrega nos EUA. O esquema envolvia a obtenção de imagens das carteiras de habilitação e números do Seguro Social das vítimas, a criação de contas fraudulentas de motoristas usando esses identificadores e o aluguel ou venda dessas contas.
Procurador em exercício dos EUA, Nathaniel R. Mendell afirma que os criminosos se aproveitaram principalmente do atual momento em que milhões de pessoas dependem desse tipo de serviço para se locomover ou receber comida para tocar o esquema.
“Uma série de pessoas sem as qualificações mínimas e não elegíveis para trabalhar nos EUA foram aptos de forma ilegal. Elas trabalhavam burlando por exemplo a verificação de antecedentes criminais”, disse o procurador antes de encorajar que as vítimas entrem em contato com o escritório.
Agente encarregado do FBI na divisão de Boston, Joseph R. Bonavolonta afirma que os 19 brasileiros arrastaram milhares de pessoas inocentes para o esquema criminoso buscando uma maneira fácil e rápida de fazer dinheiro. Ao tomar essa medida, comprometeram a segurança pública ao eventualmente colocar até criminosos no volante.
O casal baiano pode pegar até 20 anos de prisão. A depender do comportamento na cadeia, pode ter três anos de condicional, além de precisar pagar multa de 250 mil dólares ou duas vezes o ganho bruto do crime. Informações são do Correio24h.
A Prefeitura de Ilhéus decidiu prorrogar o toque de recolher até o próximo dia 18. A restrição de circulação noturna passará a vigorar das 23h às 5h. A venda de bebidas alcoólicas estará permitida nos próximos sábado e domingo, das 5h às 23h. O transporte coletivo municipal funcionará até às 22h.
Durante a vigência do decreto, estabelecimentos comerciais e de serviços, incluindo os bares, restaurantes e congêneres, deverão encerrar as suas atividades às 22h30min, para garantir o deslocamento dos colaboradores às residências. Por outro lado, está permitido o delivery de alimentos, até a meia noite.
De acordo com o novo decreto, eventos e atividades, independentemente do número de participantes, permanecem suspensos no território municipal, exceto os eventos científicos e profissionais, com público limitado a 50 pessoas, desde que respeitados os protocolos sanitários estabelecidos no artigo 1º do Decreto Estadual nº 20.400.
ATIVIDADES COLETIVAS PROIBIDAS
Atividades esportivas coletivas amadoras, que promovam contato físico, também continuarão proibidas. Já as práticas individuais, funcionamentos de academias e estabelecimentos afins, voltados para a realização de atividades físicas, dentro do horário permitido e respeito aos protocolos sanitários, permanecerão autorizadas, com distanciamento social, uso de máscaras, manutenção da circulação de ar natural dos ambientes e capacidade máxima de lotação de 50%.
Atos religiosos litúrgicos permanecerão permitidos, desde que dentro do horário autorizado; de acordo com os protocolos sanitários estabelecidos, como distanciamento social e uso de máscaras; instalações físicas amplas, que permitam ventilação natural cruzada; e limite de 30% de ocupação da capacidade.
O toque de recolher não se aplica nos casos de deslocamento para ida a serviços de saúde, farmácia, ou em situações de urgência comprovada; aos servidores e colaboradores, no desempenho de suas funções, das unidades públicas ou privadas de saúde e segurança; aos terminais rodoviários, incluído o deslocamento dos colaboradores.
Estão liberados os trabalhadores de serviços de limpeza pública e manutenção urbana; serviços de entrega em domicílio (delivery) de farmácia e medicamentos; atividades profissionais de transporte privado de passageiros.
Um vereador do município de Teixeira de Freitas, no extremo-sul da Bahia, foi alvo de atentado na tarde desta terça-feira (11). Antônio Marques Ferreira da Silva, “Toinzinho” (PC do B), sofreu tentativa de execução quando pilotava uma Honda Pop. Dois criminosos em uma outra moto se aproximaram e um deles, o carona, conforme testumunhas, atirou cinco vezes contra a vítima. O crime ocorreu na região do trevo de acesso ao perímetro urbano do município.
Toinzinho foi atingido na cabeça, de raspão, além de ombro, costas e, lateralmente, no nariz. Mesmo atingido, o vereador conseguiu fugir dos atiradores e se abrigar em um carro forte após correr por mais de 200 metros. O carro forte estava passando por manutenção em uma oficina próximo ao local onde o vereador sofreu o atentado.
QUADRO ESTÁVEL
De acordo com informações obtidas pelo PIMENTA, o vereador já foi levado para o bloco cirúrgico do Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, mas não chegou a passar por intervenção cirúrgica. Toinzinho foi levado para uma das enfermarias do hospital e passa bem.
As investigações do atentado contra o vereador de Teixeira de Freitas deverão ser comandadas pelo delegado Manoel Andreetta, que esteve no local do crime e, também, na empresa onde o carro forte que serviu de abrigo à vítima foi colocado para manutenção. A polícia técnica acompanhou o delegado e colheu provas para a investigação. Nesta noite, a reportagem contatou o delegado, que pediu mais tempo para poder falar do caso.
Os baianos passaram a contar com mais uma ferramenta para auxiliar nas buscas de pessoas desaparecidas em todo o estado. Por meio do perfil @desaparecidospcba a população pode visualizar fotos e dados de desaparecidos na Bahia. A ferramenta foi implantada pela Delegacia de Proteção à Pessoa (DPP).
Além do Instagram, que está em funcionamento desde o último dia 3, a DPP também conta com uma página no Facebook e o aplicativo WhatsApp. Por meio do número (71) 99631-6538 o cidadão pode tirar dúvidas e enviar fotos de desaparecidos.
“Contamos com mais de 25 mil seguidores na Fan Page. Nos últimos 30 dias nossas publicações alcançaram mais de 66 mil pessoas”, destacou a titular da DPP, delegada Jussara Maria Andrade Gomes, acrescentando que as redes sociais da delegacia são atualizadas simultaneamente.
A delegada também ressalta que o Instagram, o Facebook e o WhatsApp são as principais ferramentas de busca de desaparecidos. “As redes sociais permitem uma divulgação mais ampla. E quanto mais mecanismos tecnológicos forem utilizados para unir esforços nesta causa, maior a chance de pessoas serem encontradas”, salientou.
Além dessas três ferramentas, a DPP recebe informações pelo Disque Denúncia, por meio dos números 3235-0000, em Salvador, e 181, no interior. “O site também contém fotos de todos os desaparecidos registrados na delegacia e divulgados pelo interior do estado e Região Metropolitana de Salvador”, lembrou a titular da unidade.
REGISTRO
Para registrar o desaparecimento na capital, é necessário que um parente compareça à sede da DPP, localizada no prédio do DHPP, na Pituba, e forneça os dados necessários à identificação do desaparecido. A partir da emissão do boletim de ocorrência, policiais do Serviço de Investigação (SI) iniciam diligências em busca do desaparecido. No interior do estado, as ocorrências podem ser feitas nas Delegacias Territoriais, localizadas onde ocorreu o fato.
“Não é necessário aguardar o prazo de 24 horas para noticiar o desaparecimento de qualquer pessoa. Quanto mais rápido iniciar a busca, maiores as possibilidades de localização”, destacou Jussara Maria.
A Unidade do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, completou um ano de assistência hospitalar aos pacientes acometidos pelo novo coronavírus com quadro moderado ou grave. Para marcar a data, o dia foi de agradecimento aos profissionais que atuam na linha de frente do combate à covid-19.
Para o intensivista Egídio Alves, coordenador médico da Unidade Covid do HRCC, o momento é de alegria, mas não de comemoração, porque a doença ainda está ativa (pandemia). “É um momento de agradecimento. Um ano em que todas as pessoas aqui entraram em um processo de trabalho duro cheio de angústias e medos. Mas, que essa equipe do hospital, técnicos, enfermeiros, fisioterapeutas, apoio de limpeza e administrativo, no dia a dia, foram vendo o sofrimento das pessoas, foram se dedicando, entrando de coração e alma, [para] assim fazer o melhor possível”. lembrou.
O médico também fez uma reflexão sobre a relevância do trabalho para salvar vidas na assistência hospitalar do HRCC. “Por isso, refletimos uma grande quantidade de pacientes que conseguimos a alta. Graças a Deus, temos uma quantidade, um número imenso de pacientes hoje em casa, com seus familiares agradecidos, cheios de alegria por terem passado por nossas vidas. Isso é muito gratificante”, avaliou.
A enfermeira Diovania Braga, coordenadora de enfermagem da Unidade Covid, disse que diante de todos os problemas enfrentados, o momento é para agradecer a luta dos profissionais em um ano. “Hoje está completando um ano de funcionamento da UTI Covid. Eu não imaginaria que estaria aqui realmente com essa unidade aberta, por esse tempo todo. Mas, estamos aqui como uma forma de agradecimento por tanto esforço e responsabilidade com esses pacientes. Tanta luta que essa equipe inteira passou, é uma equipe muito grande, eles merecem esse reconhecimento total”, destacou.
UNIDADE COVID DO HRCC
A Unidade Covid-19 do HRCC começou a funcionar em 6 de maio do ano passado, tornando-se, já de início, na maior do sul da Bahia. A unidade, que atende exclusivamente acometidos pela Covid-19, hoje conta com 73 leitos hospitalares, dos quais 40 de UTI, 7 de Unidade de Assistência Respiratória (UAR) e 26 clínicos.
O professor Flávio Martins, referência do ensino de Direito Constitucional no país, lidera o grupo de advogados que apresentou petição contra o estado brasileiro na Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), instância da Organização dos Estados Americanos (OEA), pelo uso abusivo da Lei de Segurança Nacional por parte do Executivo, Legislativo e Judiciário.
De acordo com Flávio Martins, a aplicação desmedida da Lei de Segurança Nacional resultou “em violação do direito à liberdade de expressão, por ações e omissões dos Três Poderes instituídos”.
Os advogados representam formalmente o youtuber Felipe Neto, o filósofo Hélio Schwartsman, o advogado Marcelo Feller, o humorista e apresentador Danilo Gentilli e João Reginaldo Silva, preso por tuíte sobre o presidente Jair Bolsonaro, e Tiago Costa Rodrigues, investigado por bancar outdoor dizendo que Bolsonaro “não vale um pequi roído”.
Todos foram enquadrados na Lei de Segurança Nacional por críticas ao presidente da República, exceto Danilo Gentilli, que se manifestou contra o Congresso Nacional. No caso de Felipe Neto, por exemplo, ele chamou Bolsonaro de genocida por causa do morticínio da pandemia de Covid-19 no Brasil.
A Câmara de Vereadores de Ilhéus definiu, nesta terça-feira (11), por sorteio, que os vereadores Alzimário Belmonte, Gurita (PSD), Ederjúnior dos Anjos (PSL) e Carlos Augusto, Augustão (PT) vão formar a comissão processante do caso do vereador Luca Lima (PSDB), acusado por três ex-assessoras de assédio moral, sexual e “rachadinha”, prática que consiste na retenção ilegal de parte dos salários dos assessores.
O advogado Reinaldo Weber é o autor da denúncia formal enviada à Câmara. Originalmente, a acusação foi veiculada no dia 9 de abril no OziTV, canal do repórter Oziel Aragão no Youtube. O vereador negou as acusações e anunciou que processará as ex-assessoras pelo crime de calúnia.
Ederjúnior presidirá a comissão. A relatoria caberá a Gurita. Caso chegue à conclusão de que o colega cometeu crime e feriu o decoro parlamentar, os vereadores poderão recomendar a cassação do mandato de Luca Lima ao plenário da Câmara, ou, se refutarem a tese acusatória, o arquivamento da denúncia.
O Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), vai investir R$ 1 milhão na reforma do Centro de Abastecimento Edson Hage, em Itajuípe. O secretário Josias Gomes garantiu a disponibilidade dos recursos nesta terça-feira (11), durante encontro com o prefeito Marcone Amaral (PSD) e o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), líder do governo Rui Costa na Assembleia Legislativa da Bahia.
De acordo com Rosemberg, o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Litoral Sul (CDL-LS) vai intermediar a parceria entre o estado e o município. “Da mesma maneira que estamos requalificando a feira de Itacaré, vamos requalificar a de Itajuípe. Em Itororó foi a primeira requalificação, realizada ainda no governo Jaques Wagner. E Rony Moitinho [PSD] vai apresentar seu projeto para requalificar a feira de Iguaí”, comemorou o deputado, ao lembrar da importância dessas obras para a população. “Feira, em cidades como estas, é o shopping center e é muito importante para elevar a autoestima da população e dos comerciantes”.
A feira de Itajuípe, segundo Marcone Amaral, tem mais de 100 comerciantes e recebe até 2.500 pessoas por semana.
Presidente do CDS-LS e prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio (PT) destacou o papel institucional dos consórcios para dinamizar as interações entre os municípios e o governo estadual. “O consórcio é um instrumento que veio realmente para ficar e que veio facilitar esses convênios com o Governo do Estado”.
O secretário Josias Gomes, por sua vez, enfatizou o impacto positivo da requalificação das feiras municipais para o agricultor familiar. “Cada dia e cada feira que a gente faz, cada mercado que a gente melhora dá espaço privilegiado de comercialização dos produtos da agricultura familiar. Portanto, nós estamos aqui com o nosso querido Marcone que, apoiado pelo deputado Rosemberg, fazem a diferença, mas com sentido de permitir que a agricultura familiar tenha seu shopping center também na cidade de Itajuípe”, concluiu.
Reconhecer o trabalho dos grandes mestres de capoeira da Bahia e promover a salvaguarda, o resgate, a preservação e a valorização da cultura popular presente nessa importante manifestação cultural. Esses são os objetivos do Projeto de Educação Patrimonial Capoeira em Quadrinhos, que lançará virtualmente a primeira edição de uma série de revistas temáticas no dia 19 de maio, a partir das 19 horas, no Instagram @cerqueiraproducoes.
O projeto consiste em uma série de revistas em quadrinhos que reúnem histórias da vida de grandes mestres baianos de capoeira, por meio de uma abordagem artística, lúdica, informativa e educativa.
Fruto da parceria entre a Cerqueira Produções e a ColeCult (Coletivo Cultural) e idealizado pelos produtores Fábio Cerqueira e Dayse Simplício, o projeto vai homenagear grandes personalidades da capoeira. O homenageado da primeira edição será o renomado mestre José Izidro de Carvalho, conhecido como Mestre Gajé, que este ano completa 70 anos de vida, mais de 50 deles dedicados à capoeira.

“A revista apresenta, por meio de relatos pessoais, contos e histórias reais, fatos marcantes da vida do mestre narradas por ele próprio e retratadas artisticamente através dos quadrinhos”, detalhou o empreendedor cultural Fábio Cerqueira. O evento online contará com a presença do Mestre Gajé e convidados.
O Projeto Capoeira em Quadrinhos foi contemplado pelo prêmio Jaime Sodré de Patrimônio Cultural, da Fundação Gregório de Mattos (Prefeitura de Salvador), por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, com recursos oriundos da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo (Governo Federal).
Informações o acesso gratuito à revista física ou ao exemplar digital serão disponibilizadas após o evento de lançamento, via e-mail (colecultcoletivocultural@gmail.com).
A Secretaria de Saúde de Ilhéus (Sesau) registrou mais 4 óbitos por Covid-19 no boletim epidemiológico desta segunda-feira (10). O total de vidas perdidas para a doença no município chegou a 437.
O Sistema Único de Saúde (SUS) mantém 81 leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para tratamento da Covid-19 em Ilhéus. Segundo a Sesau, 69 estão ocupados, sendo 28 por pacientes de Ilhéus e os demais por moradores de outros municípios baianos.
Ilhéus tem 208 casos ativos da doença, enquanto 322 pessoas aguardam resultado do exame para descartar ou confirmar o contágio pelo novo coronavírus.
Desde o início da pandemia, o município confirmou 17.024 casos de Covid-19, com 16.379 recuperados da infecção.
VACINÔMETRO
De acordo com o painel da vacinação da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Ilhéus aplicou a primeira dose de vacina contra a Covid-19 em 38.950 pessoas, e 17.967 delas receberam também a segunda.
O governador Rui Costa (PT) esteve em Jequié, nesta terça-feira (11), e entregou o Complexo Esportivo Educacional à população do município. Com investimento de R$ 3,9 milhões, o equipamento foi construído pela Secretaria da Educação do Estado. O complexo tem campo society, pista de atletismo, quadra de voleibol de areia, pista de salto, vestiários, piscina e ginásio esportivo.
“Esse já é o terceiro complexo esportivo que eu entrego na Bahia. Vários outros estão com obras em processo de andamento ou em fase de conclusão, e alguns estão com obras para serem iniciadas. O objetivo desse tipo de equipamento é estimular a prática esportiva dos estudantes das redes municipal e estadual de ensino, pois acredito que, assim como a cultura, a arte e a educação, o esporte abre os horizontes da nossa juventude, guiando para seguirem a estrada do bem”, destacou o governador.
Na oportunidade, Rui Costa também entregou a Praça Jitaúna/ Praça dos Esportes, que foi rebatizada com o nome Santa Dulce dos Pobres, em homenagem ao anjo bom da Bahia. O equipamento faz parte das obras de requalificação urbana da Avenida Tote Lomanto e seu entroncamento com a BR-116. A obra, executada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), e realizada em uma área de 890 metros quadrados, teve um investimento de R$ 425 mil.
A estrutura da praça dispõe de quiosque duplo, área de convivência com bancos e arquibancadas, quadra de vôlei, pista de skate, ponto de ônibus, paisagismo e iluminação.
A agenda incluiu visita às obras de pavimentação em trecho da BR-330, onde fica o acesso ao Conjunto Penitenciário Estadual. A intervenção conta com recursos de mais de R$ 2,2 milhões. Rui também visitou as obras de implantação da nova ponte sobre o Rio de Contas e requalificação do entorno. Mais de R$ 25,5 milhões estão sendo investidos nas obras.
ESPORTE
Ainda na ocasião, o governador Rui Costa autorizou licitação para requalificar o campo do bairro Joaquim Romão, além da construção de areninha de grama sintética no Centro Social Urbano (CSU), do bairro Jequiezinho. O investimento será de mais de R$ 1,8 milhão.
ABASTECIMENTO DE ÁGUA
Rui assinou ordem de serviço para que sejam realizadas melhorias nas estações de tratamento de água de Criciúma e de Água da Pedra. Ainda foi autorizada a publicação de edital de licitação para melhorias operacionais e setorização do Sistema de Abastecimento de Água de Jequié, com um investimento de mais de R$ 1,1 milhão.
Também foi autorizada elaboração de projeto executivo e execução da obra de reforço do abastecimento de água dos bairros Itaigara e Zimbrunes, na sede da cidade, com atendimento ao povoado de Salgado. O investimento será de R$ 900 mil.
VISITA
Ainda em Jequié, Rui visitou o Colégio Estadual Luiz Viana Filho e o antigo Colégio Polivalente. Os compromissos na cidade foram finalizados com visita ao Restaurante Popular, que será reativado pelo Governo do Estado.
Uma comissão de secretários municipais designada pelo prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), reafirmou nesta terça-feira (11) a um grupo de representantes dos catadores do lixão que é irreversível a destinação dos resíduos sólidos ao aterro sanitário da CRV Costa do Cacau, localizado em Ilhéus. Insatisfeitos com o fechamento do lixão, os catadores fizeram um protesto em frente ao Centro Administrativo Firmino Alves, mas, segundo a Prefeitura, chegaram a um consenso com o governo municipal.
Sob a coordenação da secretária de Planejamento, Sônia Fontes, os secretários municipais disseram aos representantes dos catadores que a Prefeitura tomou a decisão acertada de cumprir a legislação, especialmente o Marco do Saneamento, passando a utilizar o aterro sanitário para disposição dos resíduos sólidos.
“No encontro de hoje, fechamos um acordo em relação ao cadastro e ao fornecimento de cestas básicas e aluguel social pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Promoção Social, e bolsa de R$ 700,00 pela CVR Costa do Cacau em atendimento ao pedido do prefeito”, declarou aos jornalistas o secretário de Infraestrutura e Urbanismo, Almir Melo Junior.
Além disso, os catadores vão receber um galpão, com esteira separadora e prensa, cinco bicicletas e instalação de 10 ecopontos.
Sobre os animais que viviam no lixão, o secretário esclarece que a Agência de Defesa Agropecuária (ADAB) foi acionada para que tome as providências necessárias. A preocupação se refere ao fato de os animais estarem contaminados com metais pesados, como chumbo e mercúrio.
Emerson Ferreira dos Santos e Osvaldo Silva dos Santos, representantes das famílias que trabalhavam no lixão, disseram que vão conversar com os demais membros do grupo para recomeçar a vida com a nova alternativa de renda oferecida pela Prefeitura. “A decisão precisa beneficiar a todos e estamos acreditando que isso acontecerá,” disse Emerson.
Os prefeitos de Itabuna e de Ilhéus devem aproveitar o boom de obras estaduais no sul da Bahia para articular a atração de investimentos privados, gerando emprego e renda, avalia o ex-deputado federal Geraldo Simões. Ele esteve com o governador Rui Costa, na sexta (7), na inauguração das obras de recuperação do Semianel Rodoviário de Itabuna, e vê falta de articulação regional para aproveitar a nova condição sul-baiana, principalmente no eixo Ilhéus-Itabuna.
Geraldo diz que os dois municípios receberam grandes investimentos, nos últimos anos, em saneamento, energia, saúde e infraestrutura e está passando da hora de articulação para, com as novas condições e realidade, atrair grandes investimentos privados. “Nós temos investimentos em infraestrutura, temos água, gasoduto, tudo isso nos governos do PT e as obras do governador Rui Costa. Está faltando articular tudo isso para gerar emprego e renda em nossas cidades”, disse ao PIMENTA.
O ex-deputado, que governou Itabuna por dois mandatos, enumera obras entregues no eixo Ilhéus-Itabuna nos últimos quatro anos pelo estado, a exemplo da barragem do Rio Colônia, Teatro Candinha Doria, Ponte Ilhéus-Pontal, Hospital Costa do Cacau, Hospital Materno-Infantil e pavimentação para reforçar sua linha de raciocínio. “São muitas obras importantes para o sul da Bahia. Se bem articulado pelos gestores locais, a gente pode iniciar uma nova fase do desenvolvimento regional”, observa Geraldo, que aponta Rui como “o governador que mais fez pela região sul em toda a história”.
PORTO SECO E POLOS REGIONAIS
Ideia defendida desde quando era deputado, Geraldo acredita que Itabuna deve ter (“logo”) um porto seco para aproveitar a chegada, futura, de Porto Sul e Ferrovia Oeste-Leste. “Porto Sul em Ilhéus e o Seco em Itabuna, entre Nova Itabuna e Ferradas é o que defendo. Nós temos que articular as atividades econômicas”, afirma.
O ex-parlamentar e ex-prefeito diz ser importante a política de desenvolvimento aplicada às regiões do estado, não concentrando investimentos na Região Metropolitana de Salvador. “O estado tem que possuir polos regionais de desenvolvimento, de maneira que as pessoas nasçam, cresçam aqui e trabalhem na região. Como está hoje? Nasce e vai embora quando faz 18 anos. Isso ocorre no sul da Bahia e em outras regiões do estado. Nós queremos que o interior da Bahia tenha polos de desenvolvimento para mudar isso”, afirma.
LULA, WAGNER E OTTO
Questionado sobre a peleja eleitoral de 2022, Geraldo também ressalta que, no momento, não pensa em disputar nova eleição. Definiu como prioridade trabalhar pelas eleições de Lula (presidência da República) e Jaques Wagner (Governo da Bahia). Para o Senado, ele diz que a missão é honrar acordo com o PSD, reelegendo o senador Otto Alencar.
O descumprimento de uma decisão judicial que obriga a Prefeitura de Feira de Santana, na Bahia, a regularizar milhares de contratos ilegais, feitos por meio de cooperativas e organizações sociais, está com os dias contados. O Ministério Público do Trabalho, autor da ação que determina a substituição de pessoas contratadas de forma irregular por concursados, se uniu ao Ministério Público do Estado da Bahia e ao Ministério Público de Contas e encaminhou uma recomendação detalhada aos gestores do município estabelecendo o dia 31 de dezembro de 2021 como prazo limite para correção das irregularidades sob pena de execução de multa calculada hoje em mais de R$ 73 milhões.
O caso teve início em 2009, quando os procuradores do trabalho encaminharam à Justiça ação civil pública questionando o uso ilegal de cooperativas de trabalhadores para burlar o concurso público, que vinha sendo objeto de investigação desde 2006. O MPT demonstrou que em vez de promover seleção pública para preenchimento dos cargos, a prefeitura local passou a usar falsas cooperativas para intermediar mão de obra.
O artifício, inicialmente usado para preenchimento de cargos na área de saúde, se alastrou por todos os setores da administração, a ponto de haver mais de quatro mil terceirizados num universo de 5,7 mil servidores estatutários.Leia Mais























