Entidades lojistas de Itabuna estão defendendo e apoiando empresas que querem a abrir no feriado religioso de Corpus Christi, que, neste ano, será em 3 de junho. Da mobilização pela abertura participam Associação Comercial (ACI), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDLI) e Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista do Comércio de Itabuna (Sindicom).
“O nosso desejo é de abertura do comércio no feriado de Corpus Christi, levando em consideração o fechamento das lojas durante muito tempo na pandemia. Esse é um momento de compensar [as perdas] a economia. Temos o exemplo das cidades de Salvador e Feira de Santana, que irão funcionar, já que abriram no dia 1º de maio”, dissse o vice-presidente da ACI, Eduardo Carqueja Júnior.
Diante da manifestação de vários empresários pelo desejo de funcionar, os representantes da classe irão solicitar ao prefeito de Itabuna, Augusto Castro, a suspensão ou a mudança da data do feriado para o domingo subsequente.
Investir cada vez mais no turismo rural e de base comunitária, como forma de criar novos atrativos para os visitantes e garantir mais empregos e renda no campo, é um dos compromissos da Prefeitura de Itacaré. O município vem implementando diversas ações para o acesso a esses destinos, que vão desde a conservação das estradas vicinais, até as visitas em comunidades rurais, dialogando e traçando metas para os primeiros projetos pilotos.
Nesta semana os secretários municipais de Turismo, Jorge Ávila, e de Esportes, Mulher e Juventude, Marcelo Barros, respectivamente, visitaram a Fazenda Santa Ana, às margens do Rio de Contas, onde discutiram sobre o turismo rural, sustentabilidade, agricultura familiar e o cuidado socioambiental, que são os pilares da propriedade. Os representantes da Prefeitura foram recepcionados pelos proprietários Edgar e Ana Morbeck, que falaram das experiências positivas do turismo rural e do grande potencial que o município de Itacaré possui nesse setor.
O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio falou da importância desse projeto de incentivo ao turismo rural e de base comunitária, ressaltando que em vários países do mundo, inclusive no Brasil, esse setor tem sido uma tendência entre a preferência dos viajantes. “Mais do que visitar comunidades, o turismo de base comunitária valoriza a preservação ambiental, a história, os costumes, a cultura local, fortalecendo o sentimento de pertencimento e proporcionando trabalho e renda”, complementou o prefeito.

Assim como a visita na Fazenda Santa Ana, o projeto de Turismo de Base Comunitária desenvolvido pela Prefeitura de Itacaré vem sendo aplicado em diversas outras localidades com o potencial turístico, a exemplo do Assentamento Pancada Grande e as Cachoeiras de Noré e da Usina em Taboquinhas. A orientação do prefeito Antônio de Anízio é que o turismo rural e de base comunitária venha a se expandir cada vez mais, inserindo novas comunidades, gerando assim mais empregos e renda no campo.
Para o secretário Jorge Ávila, o turismo de base comunitária vem crescendo muito e já se tornou importante atividade econômica. Itacaré, afirma ele, possui todas as viabilidades e o potencial para esse setor. “O compromisso do prefeito Antônio de Anízio com a população de Itacaré é constante. Ele nos orientou e avançaremos nessa proposta”, explicou. O secretário adiantou ainda que a ideia desse conceito é promover um turismo mais justo, que coloque a população local no protagonismo em todas as etapas de planejamento, implementação, execução e monitoramento.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou a suspensão imediata do uso da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca/Fiocruz para mulheres gestantes. A orientação está em Nota Técnica emitida pela agência.
A orientação da Anvisa é que a indicação da bula da vacina AstraZeneca seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). A decisão é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas contra a covid-19 em uso no país.
“O uso off label de vacinas, ou seja, em situações não previstas na bula, só deve ser feito mediante avaliação individual por um profissional de saúde que considere os riscos e benefícios da vacina para a paciente. A bula atual da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca não recomenda o uso da vacina sem orientação médica”, ressaltou a Anvisa.
A vacina vinha sendo usada em gestantes com comorbidades. Agora, só podem ser aplicadas nas grávidas a Coronavac e a Pfizer.
A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe influenza começa hoje (11) e vai até o dia 8 de junho. Promovida pelo Ministério da Saúde em todo o território nacional, a campanha teve início no mês passado e a estimativa é vacinar, no total, 79,7 milhões de pessoas. 
A segunda etapa é destinada a idosos com mais de 60 anos e professores. Cerca de 33 milhões deverão ser imunizados nesta fase.
A terceira fase, de 9 de junho a 9 de julho, abrangerá cerca de 22 milhões de pessoas. Compõem esse público-alvo integrantes das Forças Armadas, de segurança e de salvamento; pessoas com comorbidades, condições clínicas especiais ou com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário; trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade; e adolescentes em medidas socioeducativas.
A campanha teve início no dia 12 de abril com a vacinação de crianças entre seis meses e seis anos, povos indígenas, trabalhadores da área da saúde, gestantes e mulheres puérperas (que estão no período de até 45 dias após o parto). Pessoas que tomaram a primeira ou a segunda dose da vacina contra a covid-19 devem esperar pelo menos 14 dias para tomar o imunizante contra a gripe.
De acordo com o vacinômetro da campanha, já foram aplicadas 6,9 milhões das 27, 3 milhões de doses distribuídas a todos os estados.
Um morador do sul da Bahia pode contar para a família e amigos que ganhou uma nova chance na vida. Mauro Santos estava no interior de um carro de passeio, na tarde desta segunda-feira (10), quando uma enorme árvore caiu na Avenida Oduvaldo Evaristo Bacelar, no conjunto habitacional Ceplus, na Zona Sul de Ilhéus. Atingido, o veículo ficou completamente destruído, mas o homem não teve ferimentos.

A árvore também atingiu outro carro que estava estacionado no local, mas não havia ninguém no seu interior. Assim como o primeiro, o segundo veículo ficou completamente destruído. De acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil de Ilhéus, um vendaval causou a queda da árvore, que foi removida por funcionários do município.
O sul da Bahia terá três atletas entre os 10 brasileiros que vão disputar a 1ª Etapa da Copa do Mundo de Canoagem Velocidade e Paracanoagem, que começa na quinta-feira (13) e prossegue até o dia 16, em Szeged na Hungria. Os representantes da região são os canoístas Isaquias Queiroz, Erlon de Souza e Filipe Santana Vieira.
Isaquias e Filipe são de Ubaitaba, e Erlon nasceu em Ubatã. Os três, juntamente com Jacky Godmann, disputarão as provas da canoa. A 1ª Etapa da Copa do Mundo de Canoagem será um ciclo de preparação e uma rodada de treinamentos. O principal objetivo será a avaliação dos atletas brasileiros em relação os concorrentes internacionais.
De acordo com a Confederação Brasileira de Canoagem (CBC), haverá uma mudança de estratégia. A dupla da canoa brasileira que disputará a prova do C2 Masculino 1000 metros na Canoagem Velocidade será formada por Isaquias Queiroz e Jacky Godmann.
Já o atleta Erlon de Souza, tradicional parceiro de Queiroz, está em um processo de recuperação de uma lesão no quadril e será poupado na disputa em duplas e vai competir somente no C1 Masculino, nas distâncias 1000 metros e C1 Masculino 500 metros. Segundo o treinador Lauro Cesar Júnior, o principal objetivo é realizar bons estudos e não pódios.
“Já faz dois anos que a equipe não compete em virtude da pandemia, para gente é importante dar aos atletas a sensação da competição novamente e também é importante a gente fazer uma avaliação de como estão os nossos atletas estão em relação aos principais adversários”.
Lauro Cesar Júnior explica que o foco é Tóquio. “Estamos aqui na Copa do Mundo e não temos o objetivo principal medalhas e sim um laboratório para a equipe, estamos bem preparados há possibilidades de garantir pódio. Tivemos esse contratempo como a recuperação do quadril do Erlon. Por isso, ele será poupado e disputará só na canoa individual para não forçar e assim evitar um desgaste competitivo em varias provas”, explicou.
Isaquias retorna a Szeged depois dois anos depois com o favoritismo de campeão mundial na prova do C1 Masculino 1000 metros e bronze no C2 1000 metros dividindo o barco com Erlon conquistados em 2019.
PRIMEIRA VEZ DA DUPLA EM COMPETIÇÃO INTERNACIONAL
O baiano de Ubaitaba está na expectativa de manter essa liderança na prova individual e também empenhado no novo teste ao lado de Jacky Goldmann. Essa será a primeira vez que a dupla disputará uma prova internacional. Queiroz acredita que a competição na Hungria será uma boa experiência para avaliar os concorrentes depois um longo período sem participar competições.
O atleta lembra que a última vez competiu internacionalmente foi em Szeged. “Esse um ano a gente continuou a preparação bem forte. Como não teve provas, a gente não conseguiu avaliar o desempenho dos outros atletas. Nessa prova será muito bom porque todo mundo vai estar tudo junto na água”.
Isaquias Queiroz e Jacky Goldmann são parceiros no time do Flamengo. “A gente ganhou o último brasileiro que foi em 2019 na mesma canoa. Ele é um bom a atleta, treina com a gente há alguns anos e vai ser uma ótima experiência para a nossa equipe do Brasil”, conta.
A TVI estreará, no próximo dia 20, o Debate Por Elass, com Ellen Prince e Manuela Berbert. As primeiras gravações do programa semanal começam nesta quarta (11). “Estava com muita vontade de voltar às telas da TVI nesta nova fase de expansão, agora em parceria com a Band. A chegada de Manu deu o tom exato ao que tinha pensado”, disse Ellen, ativista política e diretora da TVI.
Ellen e Manu iniciam as gravações tendo como convidada a ex-secretária de Desenvolvimento Social e primeira-dama de Ilhéus, Soane Galvão, cotada para ocupar superpasta no atual mandato do marido, Mário Alexandre, Marão (PSD). Ela é pré-candidata a deputada estadual.
“Apesar da nossa personalidade forte, chegamos ao consenso de um programa leve, porém único por aqui. Não vamos apresentar fatos, vamos apresentar pessoas. Quem são elas, o que pensam, como chegaram às suas empresas ou aos cargos que ocupam. É mais sobre intimidade e menos sobre notícias”, diz a publicitária, empresária e apresentadora Manuela Berbert ao explicar o conceito do Debate Por Elass.
Apesar de estrear com uma mulher, o programa não é exclusivamente feminino. “Alguns jovens prefeitos da região já foram convidados e entram em estúdio com a gente na sequência”, explicou Manu. O Debate Por Elass irá ao ar sempre às quintas-feiras, a partir das 22h.
Até 9 de junho, correntistas e clientes de todo o país poderão apresentar sugestões para que o Banco Central (BC) aperfeiçoe dois novos serviços que farão parte do Pix, sistema instantâneo de pagamentos em vigor desde novembro do ano passado. O BC abriu consulta pública sobre o Pix Saque e o Pix Troco.
Os dois serviços deverão entrar em funcionamento no segundo semestre, mas o BC aguarda o resultado da resultado da consulta pública para implementar melhorias ou mudanças. No Pix Saque, o consumidor poderá transferir o valor que deseja sacar para a conta de uma loja e retirar o valor por dinheiro. No Pix Troco, o consumidor poderá pagar uma compra via Pix com valor superior ao da mercadoria ou do serviço e receber a diferença em espécie.
Por enquanto, o BC propõe um limite de saque de R$ 500 por dia, com quatro retiradas por mês sem tarifas, seja no Pix Saque ou no Pix Troco. A partir daí, as instituições financeiras poderão tarifar os saques subsequentes. A regra, no entanto, poderá mudar conforme as sugestões recebidas na consulta pública.
Em relação ao Pix Saque, a proposta do Banco Central consiste em que o cliente transfira a quantia que deseja retirar para a conta da loja por meio de um código QR (versão avançada do código de barras). Basta o usuário abrir o aplicativo do banco no celular, apontar a câmera do celular para o código QR em um equipamento da loja para a transação ser autenticada no Pix e o valor ser transferido.
AUMENTO DE COMPETIÇÃO
Segundo o BC, os novos serviços trarão mais praticidade para os clientes e aumentarão a competição no sistema financeiro. Bancos digitais (sem agência física e sem caixas eletrônicos) poderão fechar parcerias com lojas para oferecer saques com custos mais atraentes.
Em cidades menores, sem agências bancárias ou caixas eletrônicos, o próprio comércio se encarregaria de cumprir o papel de fornecer dinheiro em espécie e movimentar a economia. Para as lojas, as duas funcionalidades podem ser atraentes, ao reduzir a quantidade de dinheiro em caixa no fim do dia e diminuir a possibilidade de assaltos.
Caberá aos estabelecimentos comerciais e às instituições financeiras definir regras como horários de funcionamento do Pix Saque e do Pix Troco, exigência de valores mínimos ou imposição de condições como retiradas em valores múltiplos de R$ 10 e oferta simultânea dos dois serviços ou de apenas um deles. Da Agência Brasil.
O presidente nacional do Democratas, ACM Neto, chamou de “fake news” qualquer afirmação de que ele poderia disputar cargo eletivo que não seja o de governador. De acordo com a nota divulgada hoje (10) pelo ex-prefeito de Salvador, esse é seu único projeto eleitoral para 2022.
“Todos sabem que o meu desejo é disputar o governo do estado. Ainda não me coloco como pré-candidato, pois o momento é de tratarmos do enfrentamento à pandemia, mas esse é o único projeto, conforme já disse publicamente em diversas ocasiões”, declarou ACM Neto.
A nota do ex-prefeito não cita o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), mas foi o parlamentar fluminense quem levantou a hipótese de Neto ser candidato a vice-presidente numa chapa encabeçada pelo presidente Jair Bolsonaro, o sem partido.
O deputado aventou a possibilidade nesta segunda-feira (10), em entrevista à rádio Metrópole, e acrescentou que, nesse cenário, o ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos), seria o candidato ao governo baiano apoiado por Bolsonaro e Neto, de quem Roma foi assessor.
Rodrigo Maia tem outra tese sobre a atuação política recente de ACM Neto. Para ele, o ex-prefeito da capital baiana articulou votos de deputados democratas para Arthur Lira (PP-AL), o favorito de Bolsonaro na eleição para a Presidência da Câmara. Maia apoiou o candidato derrotado, Baleia Rossi (MDB-SP). Neto nega que tenha mobilizado os parlamentares em torno da candidatura vitoriosa de Lira.
O coro dos descontentes do DEM também encontrou motivo para admoestar ACM Neto no campo dos Direitos Humanos. Numa reação em defesa de ideais conservadores, o deputado federal Sóstenes Cavalcante (RJ) e o ex-deputado federal José Carlos Aleluia, figura proeminente do DEM na Bahia, criticaram a criação do DEM Diversidade, formalizada por Neto em abril. Cavalcante, que é evangélico, e Aleluia disseram à Folha de S. Paulo que a iniciativa de Neto destoa da tradição do partido.
ACM Neto argumentou que a criação do DEM Diversidade atendeu a um pleito da ala jovem do partido para discutir temas como racismo, homofobia, preconceito religioso, entre outros.
Na interpretação de Sóstenes Cavalcante, ao criar o DEM Diversidade, ACM Neto fez um gesto de distanciamento de Bolsonaro no espectro ideológico. Segundo o deputado, o grupo foi criado depois que o presidente nacional do DEM liberou a bancada do partido na eleição da Mesa Diretora da Câmara.
A carreta do SAC Móvel vai chegar a Ilhéus na próxima terça-feira (18) e atenderá moradores do município e da região na rua Eustáquio Bastos, no Centro. O atendimento ocorrerá de segunda a sexta-feira, sempre das 7h às 15h30.
Todos os serviços são ofertados com agendamento prévio, por meio do SAC Digital. Para agendar, é só baixar o aplicativo ou acessar o endereço www.sacdigital.ba.gov.br na internet.
Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) ainda disponibiliza o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br) e o call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de telefone fixo).
MEDIDAS DE SEGURANÇA
A Rede SAC reforça a necessidade dos cidadãos redobrarem a atenção aos cuidados sanitários contra o novo coronavírus. Entre as medidas de segurança adotadas pela Rede SAC estão a disponibilização de dispensers com álcool a 70%; reforço na higienização das dependências, bem como dos móveis; reorganização do espaço de espera para promover o distanciamento, e controle da quantidade de agendamentos, reduzindo o número de pessoas no ambiente. Além disso, o atendimento é individual, sem acompanhantes, exceto em casos excepcionais.
Um projeto de humanização tem sido um bom aliado na recuperação de bebês prematuros internados nos leitos das unidades de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e Canguru do Hospital Manoel Novaes (HMN), em Itabuna. Implantado há pouco mais de cinco meses, o “Mãe Acompanhante” possibilita que as mamães fiquem maior tempo mais próximas de seus filhos, amamentando, dando carinho e acompanhando a assistência da equipe multidisciplinar da unidade.
Entre as mães que participam do projeto está a fisioterapeuta Lorenna Alves dos Santos, moradora do bairro da Conquista, em Ilhéus. A mãe de Liz, de 2.380 kg, aprovou a iniciativa do hospital pediátrico. “Não sei como estariam as nossas vidas se eu tivesse que passar o dia inteiro longe dela. Certamente eu ficaria aflita e ansiosa para saber, o tempo todo, informações sobre a minha filha”. A pequena Liz nasceu no dia 30 de abril.
Mãe de primeira viagem, Lorenna afirma que a experiência de participar do projeto é enriquecedora e que o desenvolvimento da bebê está sendo espetacular. A fisioterapeuta conta que o resultado está superando a expectativa da família. “Ficamos juntas por mais tempo. Isso tem contribuído para que a revolução dela ocorra de maneira mais rápida”, acredita. Ela se desloca de Ilhéus para Itabuna todos os dias da semana.
Quem também fez questão de ficar mais tempo perto da filha foi Eliana Queiroz da Cruz, moradora do Parque Verde, em Itabuna. Desde o dia 28 de abril que a mãe da pequena Iarley, que pesa 2.772kg, chega à unidade por volta das 8h para passar a maior parte do dia ao lado da pequena. “Deixo a unidade no início da noite, às 18h, com o coração partido. A saudade seria ainda maior se tivesse de passar mais tempo longe da minha bebê”, conta.
REATAR VÍNCULO
A diretora técnica do HMN, a médica Fabiane Chávez, explica que o projeto ajuda a restabelecer o vínculo do bebê com a mãe, que foi temporariamente desfeito pelo fato dele ser prematuro ou por outra complicação de saúde que precise de internação na UTI Neo Neonatal. “Quando a mãe pode ficar com o filho em recuperação, o vínculo é refeito e a alta médica acaba sendo muito mais rápida”, observa.
A médica afirma que já foi comprovado cientificamente que os bebês ganham peso mais rápido quando estão juntos das mães, que cuidam da alimentação, dando banho e trocando fralda. “Para os bebês e toda a família é reconfortante que as mães estejam acompanhando o progresso dos filhos. Esse processo é muito gratificante para a nossa equipe também, pois o foco aqui é prestar assistência de qualidade aos pacientes. Toda a vez que melhoramos a assistência para eles, estamos melhorando as nossas condições de trabalho também”, avalia.
Fabiane Chávez explica que não existe restrição para ingresso das mães no projeto de humanização. Elas só precisam ter disponibilidade de tempo para ficar ao lado dos bebês, que necessitam estar estáveis para a inclusão. “Mas o nosso plano é aumentar o número de participantes, com a inclusão de bebês que precisam de cuidados maiores por causa da gravidade no quadro de saúde. Estamos esperando somente que melhore essa situação da pandemia do novo coronavírus. A expectativa é que isso ocorra no próximo ano”.
De acordo com a psicóloga da UTI Neonatal do HMN, Thatyanna Rodrigues, o projeto tem ferramentas que contribuem para o fortalecimento do vínculo afetivo com o recém-nascido, reduzindo o estresse parental e familiar. “Além de preparar os pais para os cuidados com o recém-nascido e buscar neutralizar os efeitos decorrentes da separação”, detalha a profissional. As mães que participam do projeto ficam das 8 às 18h, todos os dias da semana, e têm direito a todas as refeições do dia.
A Câmara de Vereadores de Ilhéus pautou para a sessão ordinária desta terça-feira (11) a votação do Projeto de Lei nº 031/2021, que propõe o nome de Mãe Laura para a praça da Nova Brasília, comunidade do bairro Pontal. Os vereadores Kaíque Souza (Podemos) e Enilda Mendonça (PT) apresentaram a proposta para homenagear a mãe de santo, que faleceu em março desde ano, vítima da Covid-19.
A praça fica ao lado da Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), local onde Mãe Laura organizou, durante quatro décadas, a Festa de Iemanjá.
Parte do terreno da Maramata, também muito próximo da praça que pode receber o nome da ialorixá, foi cedida pela Prefeitura de Ilhéus à Embasa, que pretende construir uma estação elevatória de esgoto no local. Mãe Laura foi uma das vozes que se insurgiram contra a escolha do espaço sagrado para os povos de terreiro para a construção de um equipamento de coleta de dejetos.
O Ministério Público do Estado da Bahia, por sua vez, questiona a legalidade da cessão feita pelo município à empresa pública. Prefeitura e Embasa ainda não se manifestaram sobre a ação do MP-BA.
A Prefeitura de Itabuna creditou o terço de férias dos professores da rede municipal, na sexta (7), relativo ao período 2020/21, por determinação do prefeito Augusto Castro. O pagamento tem impacto de R$ 2.095.000,00 sobre a folha salarial da Educação e contempla 1.307 profissionais do Magistério.
Segundo a secretária municipal de Educação, professora Janaína Araújo, devido à unificação dos anos letivos de 2020 e 2021 na Rede Pública Municipal de Ensino, a partir desta segunda (10), os professores terão 15 dias de férias.
Ela explica que as férias parceladas fazem parte de uma proposta submetida à apreciação do Conselho Municipal de Ensino (CME) e aprovada pelo Sindicato do Magistério Público Municipal de Itabuna (Simpi).
Quanto aos outros 15 dias de férias restantes, a secretária de Educação informa que os professores poderão gozá-los a partir do encerramento dos períodos letivos, programado para dezembro deste ano. Janaína Araújo disse ainda que, para unificar os anos letivos 2021/2022, foi necessário assegurar carga horária total de 800 horas para cada período.
Sabe-se também que o Jacarezinho é uma das áreas sob domínio do Comando Vermelho, bando de traficantes que disputa a criminalidade com a milícia. A operação pode ter sido também uma ação articulada das milícias para futura tomada de território.

Dias das Mães, estou ausente do Facebook, mas entro hoje* apenas para homenagear os filhos sem mães e avós e essas sem filhos e netos, todos e todas assassinados por Bolsonaro e sua corja, aliados da Covid e da destruição nacional.
Em especial, homenageio as mães das pessoas assassinadas pela Polícia Civil carioca no Jacarezinho. Uma operação fascista de genocídio, certamente um do maiores atentados contra o que resta de democracia no Brasil.
É inconcebível, onde vige o Estado Democrático de Direito, uma operação com tal nível de letalidade. É o terror praticado pelos agentes de segurança estatal. Um Estado tomado pelo banditismo.
A história um dia demonstrará que tal ação foi articulada em um nível superior, num momento em que a maioria da população começa a perceber o desastre do desgoverno Bolsonaro.
O Sistema Jurídico Brasileiro foi jogado na lata do lixo, da Constituição, passando pelo direito penal, material e processual, e também o civil. Se na famigerada Operação Lava Jato inventaram a competência aleatória, na operação do Jacarezinho criaram o bandido territorial por antecipação. Dois dias depois ainda não se sabia os nomes dos executados, mas todos, conforme a direção policial, eram criminosos. Isto como se suposto antecedente criminal retórico, pois não provado, fosse razão para pena de morte – inexistente no direito pátrio.
A posição das autoridades policiais cariocas foi endossada pelo “civilizado” General Mourão. O que não é de se estranhar, pois antes já havia sugerido o assassinato do Presidente Chávez e chamado de herói o torturador Ustra: “heróis também matam”. Também o governador do estado deu seu apoio, discursando que a operação foi fruto de dez meses de trabalho da inteligência policial – mudaram o sentido de inteligência, agora é burrice letal.
Evidentemente, tal fato só pode ter ocorrido em face de uma longa deterioração da imprensa (viva Tim Lopes e outros!), o Globo na frente, do Ministério Público e Judiciário. Os policiais são a ponta de um sistema corrompido.
Sabe-se também que o Jacarezinho é uma das áreas sob domínio do Comando Vermelho, bando de traficantes que disputa a criminalidade com a milícia. A operação pode ter sido também uma ação articulada das milícias para futura tomada de território.
Se a sociedade brasileira um dia ajustar as contas com o seu terrível e cruel passado, todos deverão ser chamados à responsabilidade. O governador e os policiais deverão ser processados e condenados.
Não tenho dúvida de que o Brasil entreguista, antidemocrático, antipopular, egoísta e muito desigual é o de uma minoria muito poderosa e, no momento, no poder. É o país do massacre de Jacarezinho e da irresponsabilidade com a pandemia. Poderá vir a ser derrotado, é o mais provável, mas não será fácil. Haverá que ter muita luta e um longo caminho pela frente.
Por fim, homenageio a mãe e o marido ( muito carinho) do ator Paulo Gustavo, tão precocemente retirado do convívio dos brasileiros. Ele representava um Brasil democrático, generoso, feliz, sorridente e mais justo, que é o desejável pela maioria.
Um viva para todas as mães! Vai passar!
Carlos Pereira Neto Siuffo é professor de Direito da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).
*Artigo escrito no domingo (9) de Dia das Mães.
A unidade do SAC Móvel encerra nesta terça-feira (11) o atendimento à população de Itabuna. Foram 30 dias de serviços de emissão de RG, CPF, Antecedentes Criminais e escuta pela Ouvidoria Geral do Estado (OGE).
O secretário municipal de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, Ricardo Xavier, agradeceu ao Governo do Estado e destacou que a parceria trouxe inúmeros benefícios para os cidadãos itabunenses, principalmente neste momento de pandemia.
“Com a carreta do SAC Móvel foi possível fazer o agendamento, através do aplicativo SAC Digital, e, de forma segura, evitar aglomerações, tendo um controle rigoroso da quantidade de pessoas para o atendimento diário”, comentou Xavier.
























