MORRE O APRESENTADOR E HUMORISTA JÔ SOARES, AOS 84 ANOS

IDENTIFICADO CASAL QUE MORREU EM ACIDENTE NA BR-101, NO SUL DA BAHIA

UNIFTC OFERTA MAIS DE 1.000 VAGAS COM BOLSAS DE ESTUDO 100% PELO PROUNI

PÚBLICO ESCOLHE OS MELHORES DO ITA PEDRO 2022; VEJA COMO VOTAR

CHARLIANE SOUSA RECORRE AO TRE-BA PARA REGISTRAR CANDIDATURA À ALBA

ACM NETO CONFIRMA ANA COELHO COMO PRÉ-CANDIDATA A VICE-GOVERNADORA

“ACM NETO É O ANTI-LULA NA BAHIA”, DISPARA JERÔNIMO RODRIGUES

TRT-5 ANULA ACORDO QUE PENHOROU IMÓVEL DO CLUBE SATÉLITE EM ILHÉUS

BANDA VIA DE ACESSO LEVA ENSAIOS PARA O CASARÃO COLA NA MANU

Tempo de leitura: < 1 minuto

O presidente da Emasa, Raymundo Mendes Filho, o diretor técnico, Bruno Mendonça, e o gerente técnico, João Bitencourt, fizeram inspeção dos serviços de melhoria que estão sendo executados na lagoa de decantação de esgoto da empresa, no Bairro São Pedro, e a limpeza do canal de macrodrenagem no Bairro Santo Antônio.

A lagoa de decantação tem área de 3,77 hectares. Há muito tempo não passava por um processo de manutenção e estava completamente tomada por baronesas.
“Os trabalhos de limpeza da lagoa tiverem início na segunda quinzena de abril e, pelo ritmo do serviço, devem ser concluídos, no máximo, nesta semana”, afirma o diretor técnico Bruno Mendonça.

A retirada das baronesas melhora a eficiência do tratamento aeróbico, pois há maior incidência de raios solares e redução da carga orgânica presente no efluente sanitário.

Já do canal de macrodrenagem no Santo Antônio, foram retirados até o momento 3.000 m³ de detritos do leito o canal, que tem pouco mais de 1,5 quilômetro de extensão. “Além da limpeza, o esgoto sanitário vai ser canalizado. Serão implantadas tubulações interceptoras com poço de visita para receber esse esgoto nas duas margens, deixando o canal livre para a drenagem pluvial”, diz o presidente da Emasa, Raymundo Mendes Filho.

Ele garante que todo o serviço do canal de macrodrenagem será finalizado até o início do mês de julho para ser entregue à comunidade no aniversário de Itabuna.
“O prefeito Augusto Castro quer dar esse presente aos moradores do bairro Santo Antônio, no Dia da Cidade, em 28 de julho. Nós asseguramos que a obra será concluída no tempo previsto”, garante Mendes Filho.

Operação já prendeu 3 seguranças do Atakarejo e 2 traficantes || Foto SSP-BA
Tempo de leitura: < 1 minuto

As polícias Civil e Militar capturaram, na manhã desta segunda-feira (10), mais dois seguranças do supermercado Atakarejo. Os mandados foram cumpridos em Salvador e na cidade de Conceição do Jacuípe. Dupla também tem envolvimento na ocorrência que terminou com Bruno e Yan Barros da Silva mortos por traficantes.

Até o momento, três seguranças e três traficantes foram presos por participação no duplo homicídio. Os mandados foram cumpridos durante a Operação Retomada, deflagrada pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), com apoio de outras unidade da Polícia Civil, da SI da SSP, da PM e do DPT.

Além das prisões, mandados de busca e apreensão também foram cumpridos. Um deles, na sede do supermercado, onde foram recolhidos livros de ocorrências administrativas, computadores e aparelhos celulares.

Nilda Carvalho, com o esposo, Antônio Américo
Tempo de leitura: < 1 minuto

Vítima complicações clínicas, faleceu na tarde deste domingo (09), a empresária Lucenilda Carvalho, aos 69 anos. Ela estava internada há mais de duas semanas no Hospital Calixto Mildej Filho, em Itabuna, informa o Blog do Bené.

Nilda, como era mais conhecida, era proprietária de uma loja de artigos infantis no calçadão da Ruy Barbosa, no Centro. Moradora do bairro Conceição, ela teve, nas últimas três décadas, participação marcante e discreta na Paróquia de Nossa da Conceição, onde atuou em ações evangelizadoras e pastorais nos movimentos Cursilho da Cristandade e Encontro de Casais com Cristo.

Natural de Ibicaraí, Nilda deixa esposo, o técnico agrícola Antônio Américo, da Ceplac, também membro do “Terço dos Homens”, da Paróquia, e uma filha, a profissional de Educação Física Carol Carvalho.

Pacientes passaram por triagem para atendimento oftalmológico || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Numa parceria com o Projeto Visão Sem Fronteiras, a Prefeitura de Itacaré promoverá, nos próximos dias 18, 19 e 20, o Mutirão de Oftalmologia, com consultas gratuitas para a comunidade. Pela programação, o atendimento nos dias 18 e 19 será na sede do município. Já no dia 20, ocorrerá em Taboquinhas, obedecendo aos horários agendados para evitar aglomerações.

Para agilizar o atendimento para o mutirão, a Prefeitura de Itacaré e o Visão Sem Fronteiras fizeram triagem dos pacientes na semana passada. Para garantir a segurança dos pacientes e dos profissionais de saúde, foram adotadas todas as medidas de prevenção ao Covid-19, como o distanciamento social, o uso de máscaras, álcool em gel, termômetros infravermelhos e a esterilização de todos os equipamentos.

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, destacou a importância da parceria firmada com o Projeto Visão Fronteiras para garantir que mais pessoas do município sejam beneficiadas com as consultas, identificando os problemas de visão e encaminhando para o tratamento. Ele também reafirmou que novas parcerias continuarão sendo feitas com a proposta de oferecer não somente o Mutirão de Oftalmologia, mas também diversos outros serviços para a comunidade. Tudo obedecendo aos cuidados e os protocolos de segurança contra a Covid-19.

Otto Alencar presidiu abertura dos trabalhos da CPI da Pandemia
Tempo de leitura: 4 minutos

Médico, ex-secretário e ex-governador da Bahia, o senador Otto Alencar (PSD) passou a conviver com ameaças desde o início da semana passada, quando presidiu a abertura dos trabalhos da CPI da Pandemia. As ameaças chegam por telefone ou redes sociais e partem, afirma, de seguidores do presidente Jair Bolsonaro. Otto disse que está tranquilo, tem vida pública limpa e disse não ter medo do mandatário da República.

Na entrevista exclusiva ao PIMENTA, abaixo, Otto fala do início dos trabalhos, das ameaças e das promessas de cura e resistência à covid-19 com remédios como cloroquina e ivermectina. “Quem faz isso [tratamento precoce] é um charlatão”. Ele também fala do comportamento dos ex-ministros e do atual titular da Pasta da Saúde em depoimentos à CPI da Pandemia no Senado. Confira.

PIMENTA – Qual avaliação o senhor faz da primeira semana de trabalho da CPI da Pandemia?

Otto Alencar – A CPI começou ouvindo ex-ministros da Saúde [Henrique Mandetta e Nelson Teich] e o atual, Marcelo Queiroga, e pretende, no início, ser propositiva. Mostrar que o governo está errado, continua errando na política de saúde do Brasil [na pandemia]. Não é nada contra a figura do presidente da República, mas contra a política de saúde equivocada, errada. General Pazzuelo foi um desastre na administração do Ministério da Saúde. Nós queremos que o presidente mude a sua posição, com mais vacina, mantendo distanciamento físico das pessoas, sem aglomerar, usando máscara, álcool em gel e vacinar o povo brasileiro, pois não tomou decisão no momento certo, o que ficou claro no depoimento dos ex-ministros Mandetta e Nelson. O hoje ministro Queiroga fugiu o tempo todo nas respostas. Ficou até um pouco nervoso.

Por que o ministro adotou essa estratégia, na avaliação do senhor?

Quis preservar o presidente da República, mas, com isso, ele demonstrou uma fraqueza muito grande. Um médico, a Medicina, a Ciência não se rendem a ordem de capitão nem de general ou de quem quer que seja. Tem que fazer a coisa certa, que vai mexer com a vida das pessoas, vai trabalhar em cima da recuperação da vida das pessoas. Isso não pode se submeter a força que não seja a científica. A força bruta nunca venceu a Ciência. É preciso firmeza e trabalhar sintonizado com aquilo que a Ciência determina e prescreve.

______________

Queiroga quis preservar o presidente da República, mas, com isso, ele demonstrou uma fraqueza muito grande.

______________

O senhor travou alguns embates na CPI relacionados ao tratamento precoce, da cloroquina. Um foi com senador gaúcho e outro em entrevista à Jovem Pan. Como o senhor vê essa insistência do presidente e seguidores com o tratamento precoce?

É uma grande burrice, total burrice. Não existe tratamento precoce para virose. Há tratamento precoce para sarampo? Não existe. Só tem vacina. Uma criança para não ter sarampo tem que tomar vacina. Para varíola, H1N1, paralisia infantil, vacina. Agora inventaram tratamento precoce para um vírus [coronavírus] desconhecido, que a Medicina não sabe nem tratar direito ainda, e só a vacina resolve. Como é uma doença em que 90%, 95% das pessoas ficam assintomáticos, leves ou moderados, o cara tem a doença, toma qualquer remédio e o cara fica bom. Aí diz que foi o remédio. Isso é charlatanismo. Quem faz isso [tratamento precoce] é um charlatão.

Por ser o decano da CPI, o senhor presidiu o início dos trabalhos e relatou ter sofrido agressões e ameaças. Como avalia esse comportamento?

É o exemplo do presidente. O presidente quer mais armas nas mãos das pessoas, agride a imprensa, como no episódio em que a jornalista baiana foi chamada de idiota, deu vários palavrões em várias oportunidades, é violento e gosta da violência. Então, são pessoas que, cegamente, seguem o [exemplo do] presidente.

______________

Tomei conta de todos os bilhões de reais na Bahia como secretário estadual, governador… Vou ter medo de quê? Vou ter medo de alguém que não pode se explicar, como o presidente da República?

______________

Como o senhor reage a essas ameaças?

Da minha parte, bolsonarista estar me atacando nas redes… Tenho vida limpa. São 35 anos de política, nunca respondi a processo. Tomei conta de todos os bilhões de reais na Bahia como secretário estadual, governador, senador… Vou ter medo de quê? Vou ter medo de alguém que não pode se explicar, como o presidente da República? Sou eu, Otto Alencar, que vou ter medo de Bolsonaro? Nunca. Não há a menor chance disso. Estou tranquilo. Pode botar na rede, pode vir para o pau, que eu estou pronto.

CPI se sabe como começa, mas não como termina. Há uma previsão desta, de como ela se encerra?

Vai demorar para acabar. Temos 90 dias e pode demorar mais que isso. É uma situação que pode ser prorrogada nesse momento.

Operação para prender segurança e traficantes reúne 200 policiais || Foto SSP-BA
Tempo de leitura: 2 minutos

Uma megaoperação com 200 policiais militares e civis prendeu, nesta manhã de segunda (10), um segurança e três traficantes apontados como envolvidos nos homicídios de 29 anos e o dele sobrinho, de 19, após terem sido acusados de furto de carne no Atacadão Atakarejo, em Salvador, em 26 de abril passado (relembre aqui). A Operação Retomada foi deflagrada pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da capital baiana e investiga os assassinatos de Bruno e Yan Barros da Silva.

Um segurança do Atakarejo e três traficantes do Nordeste de Amaralina foram capturados. Além das ordens de prisão, mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em residências e também no estabelecimento comercial, informa a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). “Aqui no supermercado estamos colhendo provas através de computadores, documentos, entre outros eletrônicos”, explicou a delegada responsável pela investigação, Zaira Pimentel.

Tio e sobrinho foram entregues pelos seguranças a traficantes e apareceram mortos logo depois

As ações ocorrem simultaneamente nos bairros de Nordeste de Amaralina, Mata Escura, Fazenda Coutos e no município de Conceição de Jacuípe. Participam da operação equipes dos Departamentos de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), de Inteligência Policial (DIP), de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP), de Polícia Metropolitana (Depom), além da Coordenação de Operações da Polícia Civil, da Coordenações de Operações Especiais (COE), do Graer da Rondesp Atlântico, 40ª CIPM, SI da SSP e DPT.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério da Saúde começa a distribuir a partir desta segunda-feira (10) mais um lote com 1,12 milhão de doses da vacina contra a covid-19 da Pfizer/BioNTech. As doses são destinadas para a primeira aplicação em pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas e pessoas com deficiência permanente.

Segundo o ministério, todos os estados e o Distrito Federal receberão o imunizante de forma proporcional e igualitária. Na semana passada, o governo distribuiu o primeiro lote de vacinas da Pfizer com 1 milhão de doses.

De acordo com a pasta, a logística de distribuição das vacinas da Pfizer foi montada levando em conta as condições de armazenamento do imunizante. No Centro de Distribuição do ministério, em Guarulhos, as doses ficam armazenadas a uma temperatura de -90°C a -60°C.

Ao serem enviadas aos estados, as vacinas estarão expostas à temperatura de -20°C. Nas salas de vacinação, onde a refrigeração é de +2 a +8°C, as doses precisam ser aplicadas em até cinco dias.

“Em função disso, o Ministério da Saúde orienta que, neste momento, a vacinação com o imunizante da Pfizer seja realizada apenas em unidades de saúde das 27 capitais brasileiras, de forma a evitar prejuízos na vacinação e garantir a aplicação da primeira e segunda doses com intervalo de 12 semanas entre uma e outra”, informou o ministério.

A vacinação contra a covid-19 começou no país no dia 18 de janeiro. Até o momento, contando com esse novo lote, foram destinadas a todas as unidades da Federação aproximadamente 75,4 milhões de doses de imunizantes.

Toque de recolher é prorrogado em toda a Bahia por mais uma semana
Tempo de leitura: 3 minutos

O governo baiano decidiu prorrogar por mais uma semana o toque de recolher, em todo o estado, das 21h às 5h, até o dia 17 em 190 municípios. Chega a 227 o total de cidades em que a restrição será maior, começando às 20h. Decreto ampliando o toque de recolher foi publicado em edição online do Diário Oficial do Estado neste domingo (9).

Pelo decreto, os municípios integrantes de região de saúde em que a taxa de ocupação de leitos de UTI vier a se manter igual ou inferior a 75%, por cinco dias consecutivos, a restrição na locomoção será válida das 22h às 5h. Por ter alcançado esta meta, o toque de recolher em Salvador está em vigor das 22h às 5h.

Fica proibida, em todo o território do Estado da Bahia, a venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery), das 18h de 14 maio até as 5h de 17 de maio.

Para a venda de bebida alcoólica aos finais de semana, continua a valer a determinação de que as regiões de saúde precisam alcançar a taxa de 75% ou menos de ocupação de leitos de UTI por cinco dias consecutivos. Por isso, em Salvador, segue permitida a venda de bebidas alcoólicas durante o final de semana.

A realização de shows e festas, independentemente do número de participantes, também continua proibida até 17 de maio. Esta medida vale para toda a Bahia sem exceção, nem mesmo para Salvador.

AULAS

As unidades de ensino públicas e particulares podem manter as atividades de forma semipresencial. Para que isso ocorra, é necessário que a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid esteja abaixo de 75% por cinco dias consecutivos nas regiões de saúde. Para Salvador, o Governo do Estado já havia autorizado o retorno das aulas, respeitando tais critérios, e segue mantido.

Além disso, as atividades letivas devem ficar condicionadas à ocupação máxima de 50% da capacidade de cada sala de aula e ao atendimento dos protocolos sanitários estabelecidos.

TRANSPORTE

A circulação dos meios de transporte metropolitanos continua suspensa no período das 22h30min às 5h, até 17 de maio. A circulação do ferry boat também segue suspensa das 22h30min às 5h de 10 de maio a 14 de maio de 2021, ficando vedado o seu funcionamento nos dias 15 e 16 de maio.

Até 17 de maio, a circulação das lanchinhas deverá ser suspensa das 22h30min às 5h. Nos dias 15 e 16 de maio, ocupação das embarcações fica limitada ao máximo de 50% da capacidade. Clique em Leia Mais e confira os 227 municípios com toque de recolher das 20h às 5h.Leia Mais

Tempo de leitura: 2 minutos

Charliane filia-se ao PCdoB de olho em vaga na Alba

A ex-vereadora Charliane Sousa deixou o MDB e, neste final de semana, filiou-se ao PCdoB em evento no plenário da Câmara de Itabuna. Charliane pretende disputar uma vaga à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) em dobradinha com o também ex-vereador itabunense Wenceslau Júnior, pré-candidato a deputado federal pelo PCdoB e que esteve presente no ato.

A filiação também reuniu, no plenário da Câmara, a vereadora Wilmaci Oliveira, o ex-vereador Jairo Araújo e o presidente do PCdoB de Itabuna, Gilson Araújo, e a vice-presidente do Diretório Municipal, Márcia Roseli.

Após assinar a ficha de filiação, Charliane lembrou sua carreira política, sendo a única mulher vereadora na legislatura passada (2017 a 2020) e, nas eleições locais do ano passado, única candidata a prefeita de Itabuna nas eleições do ano passado.

“Estou iniciando uma nova fase, entrando num partido em que vejo possibilidades de realizar o que eu sonho fazer por Itabuna, pelo sul da Bahia e por nosso estado. O PCdoB é um partido que tem histórico de luta em favor do trabalhador, da mulher, do negro, da juventude, do meio ambiente, dos LGBTs… Então, estou me sentindo em casa, porque me identifico com as bandeiras do partido. Sei que vou trabalhar muito, que tenho muito a conquistar e muito a fazer em benefício do povo trabalhador aqui no PCdoB”, explicou Charliane.

De acordo com Wenceslau, o partido recebe Charliane de braços abertos e com muita alegria pela atuação política dela em Itabuna, pela coragem e também por ser mulher. Além de Charliane, o diretório itabunense do PCdoB recebeu mais 33 novos integrantes, dentre eles a empresária Roberta Oliveira, o servidor público Washington Luís e o engenheiro civil Patrick Monteiro, ex-secretário de Desenvolvimento Urbano de Itabuna.

Atualização às 12h51min – Ao contrário do informado por uma das lideranças regionais do PCdoB ao blog, a psicóloga Maria Gonçalves Reis (Tia Nem) não se filiou ao partido. Ela apenas participou da solenidade e acompanhava a amiga Charliane Sousa no ato.

Vacina nacional da Fiocruz só no segundo semestre
Tempo de leitura: 2 minutos

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) deve começar a fabricar a vacina da Oxford/AstraZeneca contra a covid-19 com o ingrediente farmacêutico ativo (IFA) produzido no Brasil no dia 15 de maio. A previsão foi feita pelo vice-presidente da instituição, Mario Moreira.

De acordo com o dirigente, a fundação está em condições de produzir e obteve a certificação de boas práticas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas ainda há procedimentos de avaliação a serem realizados, além do processo do registro definitivo do imunizante.

“Vamos ter que produzir lotes de validação acertados com procedimentos internacionais e a partir daí a gente já começa a produzir em escala industrial. Os testes deverão aguardar o registro definitivo da Anvisa. A expectativa é que em outubro tenhamos a liberação para entregar estes lotes produzidos de maio em diante”, disse Moreira.

A produção com o IFA nacional é resultado de um acordo de transferência de tecnologia entre a Fiocruz e o consórcio formado pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca. Até o momento as doses produzidas dependem de IFA importado da China.

FALTA DE MATÉRIA-PRIMA

A lentidão no envio dessas substâncias tem dificultado o andamento da imunização no Brasil. Na entrevista coletiva, o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, foi perguntado sobre as ações para acelerar a liberação dos IFAs pela China diante do quadro da previsão do Instituto Butantan de cessar a produção da Coronavac na semana que vem pela falta da matéria-prima, anunciada pelo diretor da instituição, Dimas Covas.

Contudo, Cruz acrescentou que o Ministério da Saúde não tem ainda informações do governo chinês quanto ao envio de IFAs.

BALANÇO

O secretário executivo apresentou um balanço das vacinas contra a covid-19 adquiridas. Até o momento, haveriam 532,5 milhões de doses contratadas. Perguntado por jornalistas se todo este montante já teria garantia em contrato, Cruz respondeu que esse quantitativo estaria “pactuado”.

“Não dá para falar que vacina não está contratada. Ela está formalizada. Não há chance de não receber essas doses conforme previsão contratual. Existem doses que são contratadas diretamente pelo governo e outras que são entregues pela Fiocruz”, colocou.

De acordo com a previsão do governo federal, ainda há 20 milhões de doses da indiana Covaxin e mais 10 milhões da russa Sputnik V, mas os dois imunizantes tiveram as importações negadas pela Anvisa. No caso do imunizante russo, a direção da Anvisa afirmou que da forma como ele foi desenvolvido seria impossível a aprovação. Da Agência Brasil.

O Bahia conquista mais um título da Copa do Nordeste||Lucas Figueiredo/CBF
Tempo de leitura: 2 minutos

O Bahia é o grande campeão da Copa do Nordeste 2021. O Tricolor conquistou o título depois de vencer o Ceará por 2 a 1 no tempo normal, neste sábado (8), na Arena Castelão, em Fortaleza, e superar o adversário por 4 a 2, nos pênaltis.  O Bahia tornou-se tetracampeão.

O Bahia é o maior vencer da Copa do Nordeste||Lucas Figueiredo/CBF

O Vozão começou a final ignorando a vantagem conquistada no jogo de ida, quando venceu o Bahia por 1 a 0. Logo aos oito minutos, os donos da casa assustaram com Oliveira. Em jogada ensaiada, o camisa 20 cabeceou e obrigou Matheus Teixeira a fazer uma difícil defesa.

O Tricolor respondeu aos 27. Matheus Bahia chutou forte e a bola balançou as redes pelo lado de fora. Melhor no primeiro tempo, o Ceará voltou a criar com a dupla Bruno Pacheco e Felipe Vizeu. Aos 32, o lateral deu excelente passe para Vizeu. O atacante chutou e a bola foi desviada para escanteio.

EMOCIONANTE

O jogo ficou emocionante no fim do primeiro tempo. O Tricolor voltou a assustar os mandantes, aos 38, em excelente trama ofensiva. Rodriguinho recebeu passe de Daniel, avançou e chutou cruzado. O Vozão respondeu no lance seguinte com chute forte de Mendoza.

Aos 40, o Bahia fez uma ronda na área do time cearense e quase abriu o placar. De dentro da área, Thaciano tentou duas vezes e parou nas grandes defesas do goleiro Richard. No minuto seguinte, Rodriguinho chutou cruzado e o goleiro alvinegro pegou mais uma. Após a pressão, o Ceará foi para cima com o atacante Vina. Aos 41, ele driblou o goleiro do Bahia, mas não conseguiu completar a jogada.

No segundo tempo, o Bahia voltou disposto a reencontrar o troféu da Copa do Nordeste. Aos 18, de pênalti, Rodriguinho abriu o placar para o Tricolor. Sete minutos depois, foi a vez de Gilberto marcar o dele. O atacante recebeu bom passe de Rodriguinho e chutou cruzado para anotar marcar seu oitavo gol na competição.

Mas o Ceará estava vivo na final. Em desvantagem, o time cearense foi para cima e conseguiu balançar as redes com Jael, aos 38 minutos. Marlon cruzou e o atacante fez o primeiro do Vozão no jogo. Já nos acréscimos, aos 48 e em cobrança de escanteio, Cleber subiu mais alto que a zaga do Bahia e quase empatou.

Com o resultado de 2 a 1, a decisão da Copa do Nordeste 2021 foi para os pênaltis. Da marca da cal, deu Bahia! Rodriguinho, Galdezani, Lucas Araújo e Conti converteram as penalidades (4 a 2) e o Tricolor Baiano se consagrou tetracampeão da Copa do Nordeste.

Rui Costa, ao lado de Augusto, inaugura e anuncia novas obras || Fotos Roberto Santos
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Augusto Castro comemorou o anúncio de pacote de obras para Itabuna, feito pelo governador Rui Costa na última sexta (7). O gestor baiano esteve no município para inaugurar as obras do Semianel Rodoviário e anunciou construção de complexo educacional e de uma escola de tempo integral.

– O governador tem tido uma atenção muito especial com Itabuna. E esse ritmo do nosso governador Rui Costa só tem feito bem ao nosso município e ao nosso Estado. Enfim, só tem feito a Bahia crescer”, destacou o prefeito Augusto Castro.

Além da construção de duas escolas, o governador anunciou R$ 2,5 milhões para a reforma da Vila Olímpica Professor Everaldo Cardoso. O complexo esportivo possui ginásio e piscina semiolímpica e terá campo society e quadra de areia, segundo o município. “Estamos vivendo um novo momento de desenvolvimento em Itabuna com obras que são verdadeiros vetores de crescimento”.

“NOTÍCIA DO ANO”

Augusto ainda destacou o reposicionamento de Itabuna. “O Governo da Bahia nunca investiu tanto em nossa cidade como agora. Mas temos que reconhecer que a notícia do ano é o anúncio da duplicação da BR-415 que liga Itabuna a Ilhéus que será mais um marco de desenvolvimento para o sul do Estado”, comentou o prefeito Augusto Castro.

Rui Costa fez questão de ressaltar a importância dessa parceria com Itabuna. “Sempre tive vontade de trabalhar por essa região e continuarei assim, porque o ritmo da Bahia é o ritmo de correria, de trabalhar e gerar empregos”, disse. A previsão é de que seja publicada em 30 dias no Diário Oficial a licitação da duplicação do trecho da BR-415, com recursos na ordem de R$ 150 milhões do Governo da Bahia (confira mais aqui).

"Com amor, mamãe", de Analu Leite, é lançado em evento online
Tempo de leitura: < 1 minuto

A escritora, mãe e sonhadora Analu Leite lança, neste sábado (8), o romance Com amor, mamãe, em evento online, a partir das 18h, pelo canal da Editora Mente Aberta no Youtube. Na obra, Analu Leite traz a história de uma mãe que, ao ver sua filha deixar o interior da Bahia para se aventurar na capital paulista com o namorado, entrega-se a uma nostalgia que a leva a dois resgates diferentes: o das memórias de quando a filha “veio ao mundo” e o das cartas como forma de correspondência.

Analu Leite, que é formada em Direito e servidora do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, serve-se da história de Maria Clara com sua filha e com as amigas da “Turma do Peito” para abordar as agruras, alegrias e descobertas da maternidade nos dias de hoje.

“Maria Clara parece querer mais do que se reaproximar da filha: quer, precisa se ouvir. Por meio de suas cartas-memórias, ela revive a relação com sua história, suas escolhas e consigo mesma – e nos convida a reviver a nossa”, resume Liliane Prata, escritora que prefacia a obra de Analu.

Liliane Prata também vê em Com amor, mamãe “uma narrativa descontraída e envolvente” em que Analu mescla sensibilidade e humor. “Suas personagens são cheias de vida e as emoções e situações vividas por ela geram identificação, surpresa”, afirma Liliane.

O livro Com amor, Mamãe está à venda, nas versões física e e-book, nos sites da Amazon e da Editora Mente Aberta. A obra também pode ser adquirida pelo Instagram (clique aqui).

SERVIÇO
Lançamento de Com amor, mamãe, de Analu Leite
Quando: Dia 8 (sábado), às 18h
Onde: Youtube da Canal Editora Mente Aberta

Ministro João Roma elogia trabalho da secretária Andrea Castro, de Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

Durante entrevista ao programa Frequência Política (Rádio Difusora), ancorado por João Matheus e Binho Shalon, o ministro da Cidadania, João Roma Neto, citou os feitos realizados pelo seu ministério e ressaltou o trabalho desenvolvido pelo governo do prefeito Augusto Castro. Roma fez referência direta às ações da secretária Andrea Castro, da Promoção Social e Combate a Pobreza.

– Uma grande mulher que está realizando um brilhante trabalho a frente da área social da cidade – disse o ministro em deferência a atuação da secretária de Promoção Social e Combate a Pobreza de Itabuna no programa que vai ao ar aos sábados, das 10h às 12h.

Para o ministro o que vem sendo feito em Itabuna com os mais carentes é uma surpresa muito positiva. “A secretária Andrea Castro está se estabelecendo pela competência, dedicação e busca de resultados. Ela e a gestão do prefeito Augusto Castro estão de parabéns”, destacou João Roma.

A secretária Andrea Castro se disse surpresa e orgulhosa com a avaliação do ministro João Roma. “É uma grata surpresa e motivo de orgulho. O nosso objetivo é cuidar dos mais vulneráveis e, graças a Deus, estamos no caminho certo”, revelou a secretária.

Reitora reclama de perda de R$ 7 bilhões nas universidades federais
Tempo de leitura: < 1 minuto

A reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Joana Angélica Guimarães, lamentou, nesta sexta-feira (7), o descaso do governo com as universidades federais brasileiras, que deveriam receber neste ano, em valores corrigidos, pelo menos R$ 11 bilhões. No entanto, o Orçamento da União prevê o envio de apenas R$ 4 bilhões.

Joana Guimarães observa que o valor é quase metade da quantia repassada em 2014, quando as universidades federais receberam R$ 7,5 bilhões. ” Então a situação é bastante crítica. Todas as universidades estão extremamente preocupadas como chegarão ao final do ano com esse orçamento (de R$ 4 bilhões). Temos feito ações buscando sensibilizar várias pessoas no Parlamento”, relata a professora, em vídeo publicado na página da UFSB.

A reitora afirma que hoje já há um déficit de R$ 1 bilhão em relação a 2020. “Ontem (quinta-feira (6), nós, reitores de todas as universidades federais, tivemos uma reunião com o secretário-executivo do Ministério da Educação (Victor Godoy Veiga) para tratarmos dessa questão financeira e qual saída teremos para que não comprometamos as nossas universidades nos seus funcionamentos”.

UFBS possui campi em Itabuna, no sul da Bahia, Porto Seguro e Teixeira de Freitas, no extremo-sul do estado. A reitoria fica em Itabuna, onde está sendo construído um campus. Já a sede da reitoria funcionará no centro da cidade, no prédio do antigo Fórum Ruy Barbosa, que está sendo reformado e deve ser inaugurado neste ano.