EMPRESAS OFERTAM VAGAS DE EMPREGO E ESTÁGIO EM ITABUNA

PROFESSORA DIZ QUE MÉDICO MORTO EM ACIDENTE NA BR-101 ERA “DETERMINADO, EXTREMAMENTE ESTUDIOSO”

MEGA-SENA SORTEIA R$ 6 MILHÕES NESTA QUINTA

ILHÉUS: POLÍCIA RECONSTITUI ACIDENTE QUE MATOU DENTISTA RANITLA BONELLA

FAZENDEIRO É PRESO E OPERÁRIOS EM SITUAÇÃO ANÁLOGA DE ESCRAVIDÃO SÃO RESGATADOS

GRUPO QUE DEFENDE MAIS MULHERES NA POLÍTICA PROMOVE PALESTRA COM GABRIELA PRIOLI, DA CNN

ITABUNENSES FATURAM R$ 820 MIL NO BOLÃO DA LOTOFÁCIL

PARTIU ESTÁGIO ABRE MAIS 5.971 VAGAS EM 65 MUNICÍPIOS BAIANOS

PROCURADO POR ESTUPRO EM ITACARÉ É PRESO EM ITABUNA

Samuel tomou iniciativa por ver muitas pessoas precisando de comida; "Oi, meu nome é Samuel. Deus abençoe sua vida", diz o bilhete que acompanha as cestas doadas
Tempo de leitura: < 1 minuto

O pequeno Samuel Soares, de 7 anos, surpreendeu a família quando disse que queria vender “geladinhos” na cidade de Caetité, no sudoeste da Bahia. A ideia do garoto foi aceita pelos pais quando ele revelou o motivo: gastar o dinheiro das vendas com cestas básicas para famílias carentes.

“Eu vi muitas pessoas precisando de comida, precisando comer e eu fui lá e pedi para minha mãe fazer o geladinho e vender para poder doar”, disse o garoto.

Apesar da surpresa inicial, a ideia foi bem aceita pelos pais do garoto, o casal de fotógrafos Amilton Miranda e Simone Soares.

“Eu fiquei surpreso, porque eu não entendi. Eu fiquei perguntando a ele onde teve essa ideia, onde ele viu isso. ‘Não pai, eu só queria ajudar’. E eu achei interessante porque a gente aqui em casa nunca tinha feito uma ação dessa”, contou Amilton Miranda.

Segundo Simone Soares, o menino primeiro não contou qual era o motivo da inusitada venda dos geladinhos. Os pais, preocupados, disseram que ele não tinha idade para vender o lanche, mas Samuel não desistiu e convenceu a família a autorizá-lo.

Bilhetes escritos por Samuel acompanham cestas básicas

A criança fez bilhetes para acompanhar as cestas doadas. “Oi, eu sou Samuel, tenho 7 anos. Deus abençoe sua vida”, diz a frase dirigida às cinco famílias beneficiadas pela iniciativa.

Leia a reportagem completa de João Souza para o G1 BA.

Estudantes e escolas da rede estadual poderão inscrever projetos de pesquisa a partir desta segunda-feira (10)
Tempo de leitura: 2 minutos

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) lançou edital para a seleção de projetos de pesquisa de iniciação científica dos estudantes da rede estadual de ensino para a 9ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (Feciba), que será realizada, em formado virtual, de 25 a 29 de outubro, com o tema “Territórios educativos e suas experiências científicas”.

A Feciba visa promover a popularização da ciência por meio da apresentação dos projetos de investigação científica, desenvolvidos por estudantes e professores da rede pública do Estado da Bahia. As inscrições serão realizadas no período de 10 de maio a 2 de julho, no Portal da Educação, no endereço www.educacao.ba.gov.br.

Acesse o edital aqui.

Serão selecionados projetos de iniciação científica desenvolvidos por estudantes regularmente matriculados nas modalidades e ofertas da rede pública estadual da Bahia, como Ensino Fundamental, 6º ao 9º ano; Ensino Médio, 1ª, 2ª e 3ª série; e Educação Profissional e Tecnológica, 1ª, 2ª, 3ª e 4ª série, considerando as matrículas realizadas em 2021, sob orientação dos professores da rede de Educação pública da Bahia.

Nesta edição, acrescenta-se também como objeto a seleção de atividades artísticas com temas científicos pelos alunos das modalidades e oferta já citadas e de relatos dos professores orientadores. A feira contempla quatro modalidades: Projeto de Pesquisa em Andamento; Pesquisas Científicas Concluídas; Performances Científicas; e Relato de Experiências de Orientação Científica.

A adesão à feira deve ser feita pelas unidades escolares estaduais, mediante preenchimento do formulário de adesão disponibilizado pela SEC, no Portal da Educação. Os professores orientadores interessados em participar da 9ª Feciba, no formato virtual, deverão preencher o formulário de submissão, também disponível no mesmo endereço.

CRITÉRIOS

Estarão aptos para a inscrição os professores e estudantes que se enquadrarem nos seguintes critérios: ser estudante regularmente matriculado em 2021 na rede pública estadual da Bahia; ser agente público vinculado à SEC; e ter desenvolvido propostas de trabalho científicas com estudantes da Educação Básica. Além disso, devem apresentar os seguintes documentos: comprovante de vínculo com a SEC; atestado de matrícula 2021 do estudante; Termo de Cessão de Direitos Autorais e Cessão de Uso de Imagem e Voz; entre outros destacados no edital.

SELEÇÃO

Dos trabalhos que forem submetidos à 9ª FECIBA, uma comissão de avaliadores, formada por professores e pesquisadores na área, selecionará 120 trabalhos na modalidade Pesquisas Científicas Concluídas; 100 na modalidade Projeto de Pesquisa em Andamento; 20 Performances Científicas; e 10 na modalidade Relato de Experiências de Orientação Científica, totalizando 250 trabalhos para a participação na 9ª Feciba.

Ministério da Agricultura diz que recebeu notícia com "surpresa e consternação"
Tempo de leitura: < 1 minuto

O governo brasileiro foi surpreendido com a informação de que a Arábia Saudita decidiu suspender a importação de carne de aves de 11 estabelecimentos brasileiros. Uma nota conjunta, assinada pelo Itamaraty e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, afirma que a notícia foi recebida “com surpresa e consternação”, sem que qualquer contato prévio tenha sido feito pelas autoridades sauditas.

Ainda segundo as autoridades brasileiras, nenhuma justificativa ou motivação para a suspensão foi apresentada. “A informação consta apenas em nova lista de plantas brasileiras autorizadas a exportar, publicada hoje pela Saudi Food and Drug Authority (SFDA), que exclui os referidos estabelecimentos, previamente permitidos”, informa a nota divulgada no início da noite de quinta-feira (6).

Ainda segundo a nota, “apenas o Brasil foi objeto de atualização de lista de exportadores de carne de aves”. Diante da situação, o governo brasileiro informou que já está contatando as autoridades sauditas, bem como a embaixada em Brasília, na tentativa de esclarecer o ocorrido.

“O Brasil reitera os elevados padrões de qualidade e sanidade seguidos por toda nossa cadeia de produtos de origem animal, assegurados por rigorosas inspeções do serviço veterinário oficial. Há confiança de que todos os requisitos sanitários estabelecidos por mercados de destino são integralmente cumpridos”, informa o governo brasileiro.

A nota acrescenta que “todas as vias bilaterais e multilaterais serão empregadas com vistas à pronta resolução da questão”, e que, caso se comprove a interposição de barreira indevida ao comércio, o Brasil poderá levar o caso à Organização Mundial do Comércio (OMC). Agência Brasil.

Veja os filmes que serão exibidos a partir de quinta-feira (13)
Tempo de leitura: < 1 minuto

A rede Cinemark anunciou a reabertura das suas salas de cinema em diversas cidades do país, inclusive Itabuna, no Shopping Jequitibá, a partir da próxima quinta-feira (13).

De acordo com a rede, a retomada das exibições vai obedecer protocolo de segurança contra a Covid-19 validado pelo Hospital Albert Einstein, com espaçamento maior entre as poltronas, filas virtuais de espera e medição da temperatura de todos os clientes.

Os filmes em cartaz são Tom e Jerry, Godzilla versus King Kong e Rogai por Nós.

Prefeitura de Arataca abre 157 vagas de emprego
Tempo de leitura: 2 minutos

A Prefeitura de Arataca abre, na segunda-feira (10), inscrições para o processo seletivo que visa a contratação de 157 funcionários para diversas áreas da administração publica, além de cadastro de reservas. Os salários variam de R$ 1.100 a R$ 4 mil, a depender do cargo. Há vagas para candidatos com ensino fundamental, médio e superior.

Os interessados  devem comparecer aos locais indicados no edital até quarta-feira (12), das 8h às 12h30min e das 14h às 17h30min. As contratações são temporárias. As 157 vagas  são para os cargos de auxiliar de secretaria (20), ajudante de pedreiro (5), coveiro (2), encanador (1), operador de retroescavadeira (2),  pedreiro (2) e vigilante (28).

Na área de saúde, as vagas são para os cargos de enfermeiro (4), auxiliar de consultório dentário (5), auxiliar de farmácia (1), farmacêutico (1), médico PSF (5), médico plantonista (4), técnico de enfermagem (5), recepcionista (6), dentre outros. Confira link no final da matéria com acesso ao edital com as vagas para todas as áreas.

O processo seletivo será composto de análise curricular; entrevista e análise de documentos comprobatórios de tempo de serviço público, de caráter eliminatório e classificatório, para os candidatos a todos cargos.  As entrevistas serão nos dias 19 e 20 deste mês, das 8h às 12h3min e das 14h às 17h30min.

ONDE SE INSCREVER 

De acordo com o edital, ao qual o PIMENTA teve acesso,  as inscrições serão presencialmente ou por procuração pública com firma reconhecida. Os candidatos que vão disputar as vagas ofertadas nas secretarias de Planejamento/Administração e Obras/Transportes devem dirigir-se à sede da Ceplac,  na rua Castro Alves, no centro da cidade.

Quem pretende ficar lotado na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social precisa se inscrever no Centro de Referência de Assistência Social, na Praça Liberalino Barbosa Souto, no centro da cidade. Os candidatos para as vagas na Secretaria de Saúde podem se inscrever no Ginásio de Esportes, na Avenida Rio Branco, no centro.

Os concorrentes a uma das vagas na Secretaria de Educação, Cultura e Esporte devem procurar o Instituto de Educação de Arataca, na rua Professora Maria Ivany dos Santos, no bairro Vila Eglantina. Acesse aqui o Diário Oficial e veja, a partir da página 4, todas as informações sobre o processo seletivo. 

Agropecuaristas da Bahia precisam vacinar rebanho bovino.
Tempo de leitura: 2 minutos

Os agropecuaristas da Bahia têm até o dia 31 de maio para vacinar os rebanhos contra a febre aftosa. O estado possui um rebanho de 10,7 milhões de cabeças de gado e há 23 anos é considerada zona livre de febre aftosa. A expectativa é de que, em 2023, seja retirada a vacina por conta da erradicação da doença em território baiano.

Segundo o diretor-geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Maurício Bacelar, a vacinação é obrigatória para todos os animais e inclui também os bubalinos. “Os animais mais jovens, bezerros, devem ter um cuidado especial, já que são mais vulneráveis. É importante destacar que a campanha só se encerra após a declaração de todo o rebanho. A declaração pode ser feita presencialmente nos escritórios da Adab ou pelo site”.

A Agência possui 384 escritórios espalhados pelos 27 Territórios de Identidade do estado. Além disso, a vacina de 2 ml poder ser comprada pelos produtores rurais em mais de mil pontos de revendas credenciados pela Adab.

MULTA POR ANIMAL

A avaliação para retirada da vacinação contra a febre aftosa na Bahia dependerá de auditorias e sorologia dos animais. Os produtores que não vacinarem pagarão multa no valor de R$ 53, por animal. Informações detalhadas sobre a vacinação contra a febre aftosa estão disponíveis no site da Adab.

A Bahia possui certificação de Área Livre de Febre Aftosa com Vacinação, tendo implementado a vacina de forma oficial em 1968. O coordenador do Programa Febre Aftosa da Adab, José Neder, destacou que a parceria com os produtores é fundamental para manter o estado como zona livre da doença.

“É muito importante que, ocorrendo qualquer suspeita da doença, o produtor comunique imediatamente a Agência para que possamos fazer o atendimento. É necessário que o produtor fique ainda mais atento ao seu rebanho e, se observar algum animal babando, mancando, salivando, deitado com o pelo arrepiado no rebanho, deve comunicar de imediato à Adab. Esse atendimento será gratuito e é imprescindível para que o estado possa avançar na retirada da vacina em 2023”, explicou.

Separados pela Covid-19, Karine e Rodrigo, na tela, veem o filho recém-nascido
Tempo de leitura: 2 minutos

Internado no dia 2 de maio na Santa Casa de Misericórdia de Itabuna após ter o quadro de saúde agravado pela infecção do novo coronavírus, o casal Karine Melo de Santana Silva, de 29 anos, Rodrigo Souza dos Santos, de 32 anos, foi surpreendido, no início da noite desta quinta-feira (6), com uma videochamada da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital Manoel Novaes (HMN). Karine foi internada no dia do aniversário.

De um lado da linha estavam a diretora técnica do HMN, a médica Fabiane Chávez, a coordenadora de Enfermagem da UTI Neonatal, Lucinaide Lemos, e Thatyanna Rodrigues (psicóloga da unidade). Elas fizeram a apresentação de Emanoel, primeiro filho de Rodrigo Souza e Karine Melo, que estão se recuperando em leitos técnicos do Hospital Calixto Midlej Filho (HCMF). Foi a primeira vez que o jovem viu o filho e também reencontrou a mulher no hospital.

A separação do casal ocorreu porque Rodrigo Souza apresentou o quadro mais grave da doença e precisou ser internado em um leito de UTI Covid do HCMF. Já Karine Melo teve de antecipar o parto depois de diagnosticada com a Covid-19 e apresentar dificuldades na respiração. Com 37 semanas e um dia de gestação, ela foi submetida a uma cesariana no último dia 3 e, em seguida, transferida para um leito clínico no hospital onde marido está internado.

ENCONTRO SURPRESO

O encontro da família ocorreu na quinta-feira, quando Rodrigo Souza, após apresentar melhoras no quadro de saúde, recebeu alta da UTI e foi transferido para um leito clínico no mesmo pavilhão onde Karina Melo se recupera. Eles foram diagnosticados com a Covid-19 no final do mês passado e internados no dia 2 de maio. Ontem, os profissionais dos hospitais Calixto Midlej e Manoel Novaes decidiram fazer uma surpresa para a família ao apresentar o bebê aos pais.

Clique no play, abaixo, e confira vídeo emocionante

Karine Melo e Rodrigo Souza ficaram muito felizes quando viram as imagens, em tempo real, do pequeno Emanoel. Os pais acompanharam atentos as informações repassadas pela psicóloga Thatyanna Rodrigues e pela enfermeira Lucinaide Lemos. Foram pouco mais de sete minutos de videochamada conectando o filho na UTI do HMN e os pais no HCMF. Ao ouvir as vozes dos pais, o bebê começou a se movimentar na encubadora. Parecia fazer uma grande festa.

COMEMORAÇÃO DUPLA

No outro lado da linha, os pais celebravam a conquista em dose dupla: a evolução do quadro de saúde dos três e o primeiro encontro da família. Com vozes embargadas, pai e mãe ouviram atentamente as informações sobre a evolução no quadro de saúde do bebê e ficaram ainda mais felizes no momento em que souberam que o recém-nascido testou negativo para a Covid-19.

Pesando 2 quilos e 980 gramas, Emanoel teve de ser reanimado no centro cirúrgico e colocado no oxigênio logo após o nascimento porque apresentou desconforto respiratório. “Ele vem apresentando uma recuperação muito rápida. O nosso maior presente é cuidar dele para vocês. Que vocês tenham uma noite mais leve depois dessas lindas imagens”, disse a coordenadora de Enfermagem da UTI Neo, Lucinaide Lemos.

Karine Melo, que teve 50% do pulmão comprometido por causa do novo coronavírus e está se recuperando bem, mandou recado de apoio para as mães que estão passando por situação parecida. “Fui diagnosticada com a Covid-19 na semana passada e queria dizer a vocês, mães, que sigam firme no senhor, que tudo isso vai passar. Agradeço a toda a equipe de saúde, que fez toda a diferença nesse momento. Que Deus abençoe cada um de vocês”.

Rui Costa recebe a primeira dose de vacina contra a covid-19 || Foto Fernando Vivas/GovBA
Tempo de leitura: < 1 minuto

O governador Rui Costa foi vacinado contra a Covid-19, nesta sexta (7), numa unidade de Saúde da Família, na Federação, em Salvador. O político tem 58 anos e diagnóstico de hipertensão arterial e cumpre os requisitos previstos pelo Programa Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde, para ser imunizado.

Rui, ao receber a primeira dose da vacina da Pfizer, comentou que deseja que esse momento chegue o mais rápido possível para toda a população. “Hoje é um dia muito especial para mim e vou continuar trabalhando dia após dia para proporcionar essa emoção para todas as pessoas. Só com mais vacinas para voltar à normalidade”, afirmou.

Roger Sarmento vai comandar o Bahia Meio Dia 100% produzido pela Santa Cruz || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Bahia Meio Dia para o sul e extremo-sul do estado será 100% feito pela TV Santa Cruz, de Itabuna, a partir da próxima segunda-feira (10), agora começando às 12h. Com a mudança, a emissora, que antes dividia a transmissão local com a realizada pela capital baiana, dá mais visibilidade aos assuntos da sua região de cobertura.

São 58 municípios do sul e do extremo-sul, dentre eles Itabuna, Ilhéus, Ipiaú, Eunápolis, Porto Seguro e Teixeira de Freitas, e a possibilidade de mais tempo dos telespectadores se vendo na telinha global. A produção do jornal será local, mas a cobertura de assuntos do estado será mantida.

A nova fase também traz ampliação das coberturas ao vivo, foco nos conteúdos sobre capacitação para o mercado de trabalho e emprego e renda, além da participação do público, que vai poder mandar mensagens e interagir com o jornal ao vivo. O telejornal do meio dia da afiliada da Globo em Itabuna terá como titular o jornalista Roger Sarmento.

– Nossos repórteres vão estar ainda mais ao vivo, acompanhando os fatos e os desdobramentos dos assuntos na hora [em] que eles acontecem – afirma Eurico Meira da Costa, diretor de conteúdo da Rede Bahia.

“É fundamental para a aproximação da TV com a comunidade, e oportunizará temas relevantes para a população”, afirma Carolina Fajardo, gerente-executiva da TV Santa Cruz, emissora da Rede Bahia.

Foto Vozes da Comunidade
Tempo de leitura: 2 minutos

O Alto Comissariado da Organização das Nações Unidas (ONU) para Direitos Humanos, com sede em Genebra, na Suíça, pediu hoje (7) ao Ministério Público que realize uma investigação independente, completa e imparcial de acordo com as normas internacionais da operação na comunidade do Jacarezinho, na zona norte da capital fluminense, que terminou com 25 mortos, entre eles um policial civil. A operação ocorreu ontem (6) e foi a mais letal na história do estado.

“Isto implica que as autoridades devem garantir a segurança e a proteção das testemunhas e protegê-las contra intimidações e retaliações”, disse Rupert Colvill, porta-voz do Escritório da Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet.

O porta-voz acrescentou que há uma tendência antiga de uso desnecessário e desproporcional da força pela polícia nas favelas. “Lembramos às autoridades brasileiras que o uso da força deve ser aplicado somente quando estritamente necessário, e que elas devem sempre respeitar os princípios de legalidade, precaução, necessidade e proporcionalidade. A força letal deve ser usada como último recurso e somente nos casos em que haja uma ameaça iminente à vida ou de ferimentos graves”.

Na manhã desta sexta-feira, manifestantes fazem um ato em frente a Cidade da Polícia, na zona norte do Rio, contra as mortes ocorridas na Operação Exceptis, realizada pela Polícia Civil no Jacarezinho.

POLÍCIA CIVIL

A Polícia Civil negou que tenha havido casos de execuções entre os 24 suspeitos mortos no Complexo do Jacarezinho. Segundo delegados que participaram diretamente da operação, os suspeitos morreram em decorrência do confronto com os policiais.

Ainda de acordo com a Polícia Civil, o objetivo era combater grupos armados de traficantes de drogas que estariam aliciando crianças para o crime. Além disso, segundo as investigações, eles estavam envolvidos em outros crimes, incluindo sequestros de trens que passam pela comunidade.

PREFEITURA

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, disse que vai conversar com o governador do estado, Cláudio Castro, sobre a possibilidade de ser feita uma ocupação permanente no Jacarezinho. “Não é admissível que, em frente da Cidade da Polícia, você tenha o poder paralelo comandando”, disse, durante a coletiva de divulgação do boletim epidemiológico da covid-19.

Para Paes, o resultado da operação de ontem é fruto de uma política de segurança pública inexistente. “A gente não pode achar que é normal, em qualquer lugar minimamente civilizado, que 25 pessoas – um agente de segurança pública e 24 cidadãos –, que podem ser eventualmente de fato criminosos, que isso aconteça”. Agência Brasil.

Mineradora injeta mais de R$ 230 milhões na economia de Maracás || Foto Ulisses Dumas
Tempo de leitura: < 1 minuto

Desde a instalação da Largo Resources Vanádio, a arrecadação de tributos municipais de Maracás passou de R$ 2 milhões, em 2013, para R$ 7,15 milhões, em 2020, ano em que muitas cidades recuaram economicamente devido à pandemia.

A empresa também informa ter gasto R$ 1,20 bilhão em materiais e serviços. Desse valor, R$ 840,30 milhões foram compras na Bahia. Em Maracás, resultou na injeção de R$239,44 milhões na economia local, segundo números apresentados pela empresa.

De acordo com o gerente de suprimentos da Largo Resources | Vanádio de Maracás, Renato Mourão, a empresa dá prioridade para fornecedores locais e todos os produtos e serviços que o mercado de Maracás tem capacidade para oferecer são comprados localmente. Além de impulsionar o desenvolvimento, gerando emprego e renda, a preferência pelo mercado local também contribui para o desenvolvimento tecnológico regional, incentivando os fornecedores a buscarem novas tecnologias e também a investir na capacitação profissional para conseguir concorrer com outras empresas de fora.

Rosemberg vê decisão de Rui como cirúrgica e certeira
Tempo de leitura: < 1 minuto

Líder do Governo na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Rosemberg Pinto avaliou como correta a decisão de o Estado da Bahia assumir – e bancar – a obra de duplicação da Rodovia Ilhéus-Itabuna (BR-415). Para o deputado petista, há um interesse em disputa, por parte do governo federal para prejudicar a Bahia e a decisão do governador garante a obra e evita mais perda de tempo em discussões com Brasília.

– O governador foi cirúrgico e certeiro nesta questão. Vamos fazer a obra com recursos próprios. O governo federal, infelizmente, em vez de trabalhar, fica politizando ações importantes para o desenvolvimento da nossa região – disse Rosemberg ao PIMENTA, na manhã desta sexta (7), quando também participou da inauguração da obra de restauração dos sete quilômetros do Semianel Rodoviário de Itabuna, que interliga as BRs 101 e 415.

O governador Rui Costa disse que o edital de licitação da obra de duplicação da BR-415, trecho Ilhéus-Itabuna, deverá ser publicado no Diário Oficial do Estado em até 30 dias. Numa previsão otimista, ele vê a obra sendo iniciada em 90 dias. Mais realista, o secretário de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), Marcus Cavalcanti, prevê início da duplicação em setembro.

ELEIÇÕES 2022

O deputado também falou de 2022. Ao site, disse que, após discussões no PT, buscará renovar o mandato de deputado estadual. “Já estou me organizando para repetir o mandato, uma vez que nós fizemos uma grande conversa dentro do PT e achamos importante [a renovação], obviamente, se a população quiser”.

O presidente nacional do Democratas, ACM Neto
Tempo de leitura: < 1 minuto

O presidente nacional do Democratas, ACM Neto, descartou completamente a possibilidade de investir os próximos passados da sua carreira política num projeto que não seja a candidatura ao Governo do Estado em 2022. Fez a afirmação nesta sexta-feira (7), em entrevista ao Isso é Bahia, programa da rádio A Tarde FM com o site Bahia Notícias.

“Eu não tenho opção, outra alternativa. Meu caminho é, de fato, construir uma candidatura do Governo da Bahia. Minha energia, meu foco está todo para isso. Agora vamos rodar toda a Bahia, montei um grupo de trabalho que está estudando a realidade do estado, que está buscando técnicos qualificados no Brasil e fora do Brasil para discutir questões relevantes sobre a realidade da Bahia”, disse o democrata.

Após dois mandatos à frente da Prefeitura de Salvador (2013-2020), Neto saiu do governo municipal com índice de aprovação popular nas alturas, marcando 82% em novembro de 2020, segundo pesquisa do Ibope. De quebra, fez do então vice-prefeito Bruno Reis (DEM) seu sucessor no comando do Palácio Tomé de Sousa, com eleição decidida no primeiro turno.

Segundo MP, local marcado por tradição da Festa de Iemanjá não pode receber estação elevatória de esgoto da Embasa
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) moveu ação civil pública para que a Justiça proíba a construção de estação elevatória de esgoto da Embasa na Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), em área cedida pela Prefeitura de Ilhéus à empresa pública. Segundo o órgão, a cessão é ilegal, informa o Blog do Gusmão.

Por meio do promotor Paulo Sampaio, a 11ª Promotoria de Justiça já havia questionado judicialmente os projetos das estações da Praça São João Batista, no bairro Pontal, e numa área verde da Sapetinga (veja aqui), que fazem parte do sistema de saneamento básico da Zona Sul de Ilhéus.

Além de questionar a legalidade da cessão da área pública, o promotor destacou a relevância sociocultural e religiosa da Maramata, local onde acontece a Festa de Iemanjá, tradição mantida há décadas por povos de terreiro.

A ialorixá Mãe Laura, que faleceu em março deste ano, posicionou-se contra a instalação do equipamento no espaço sagrado para o candomblé – relembre aqui.

Embasa e Prefeitura ainda não se manifestaram sobre as ações do Ministério Público.

Governador fala da desconfiança que paira há anos sobre obra || Imagem extraída de vídeo
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta sexta-feira (7), ao anunciar que o estado vai assumir a obra e os custos da duplicação da rodovia Ilhéus-Itabuna (clique aqui para entender), o governador Rui Costa (PT) falou da desconfiança que paira sobre o projeto há anos.

Hoje mesmo, críticos do petista zombaram do novo anúncio do empreendimento. Segundo comentário exagerado de um opositor, toda vez que “pisa em Itabuna” Rui Costa anuncia a duplicação da rodovia.

Como se estivesse respondendo aos críticos e desconfiados, Rui citou promessa que fez  em 2017 (reveja aqui), quando garantiu que o estado tocaria a obra se o Governo Federal não demonstrasse interesse nela. “É a minha palavra e minha palavra é para ser sempre cumprida”, disse o governador. Confira no vídeo exclusivo do PIMENTA.