O Banco Central (BC) subiu os juros básicos da economia pela primeira vez em quase seis anos. Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) elevou a taxa Selic de 2% para 2,75% ao ano. A decisão surpreendeu os analistas financeiros, que esperavam uma elevação para 2,5% ao ano.
Com a decisão desta quarta-feira (17), a Selic subiu pela primeira vez desde julho de 2015, quando tinha sido elevada de 13,75% para 14,25% ao ano. A taxa permaneceu nesse nível até outubro de 2016, quanto o Copom voltou a reduzir os juros básicos da economia até que a taxa chegasse a 6,5% ao ano em março de 2018.
Em julho de 2019, a Selic voltou a ser reduzida até alcançar 2% ao ano em agosto de 2020, influenciada pela contração econômica gerada pela pandemia de covid-19. Esse foi o menor nível da série histórica iniciada em 1986.
INFLAÇÃO
A Selic é o principal instrumento do Banco Central para manter sob controle a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Em fevereiro, o indicador fechou em 5,2% no acumulado de 12 meses, pressionada pelo dólar e pela alta nos preços de alimentos e de combustíveis.
O valor está próximo do teto da meta de inflação. Para 2021, o Conselho Monetário Nacional (CMN) tinha fixado meta de inflação de 3,75%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual. O IPCA, portanto, não podia superar 5,25% neste ano nem ficar abaixo de 2,25%.
No Relatório de Inflação divulgado no fim de dezembro pelo Banco Central, a autoridade monetária estimava que, em 2021, o IPCA fecharia o ano em 3,4% no cenário base. Esse cenário considera uma eventual alta da inflação no primeiro semestre, seguida de queda no segundo semestre.
A projeção não está mais em linha com as previsões do mercado. De acordo com o boletim Focus, pesquisa semanal com instituições financeiras divulgada pelo BC, a inflação oficial deverá fechar o ano em 4,6%. No fim de março, o Banco Central atualizará a projeção oficial no próximo Relatório de Inflação.
Nesta quarta-feira (17), o Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, ganhou mais 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atendimento a pacientes infectados pelo coronavírus. Agora a unidade conta com 39 leitos de UTI, 26 clínicos e oito unidades de assistência respiratória (UAR) dedicados ao combate à Covid-19.
De acordo com o secretário estadual de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, o governo tem feito esforços diários para a abertura de novos leitos clínicos e de terapia intensiva.
“É importante lembrar que a abertura de novos leitos não reduz a contaminação pelo coronavírus. “Se a taxa de transmissão permanecer alta, a necessidade por leitos vai seguir crescendo. Precisamos da ajuda de toda a população, com uso de máscara, distanciamento social e higiene frequente das mãos”, acrescenta Vilas-Boas.
A macrorregião sul da Bahia conta com 334 leitos ativos para tratamento da Covid-19, sendo 148 de UTI. Os municípios que ofertam leitos exclusivos para esta patologia são Ilhéus, Camacan, Itabuna, Jequié e Valença.
O vereador Alzimário Belmonte, Gurita (PSD), líder do governo Marão na Câmara de Ilhéus, pôs a imunidade parlamentar à prova. Na terça-feira da última semana (9), em discurso no plenário virtual do Poder Legislativo, ele acusou as empresas Viametro e São Miguel de “genocídio” contra o povo do município por causa da redução do número de ônibus nas ruas no meio de uma pandemia de doença respiratória, a Covid-19.
Gurita repetiu declaração que deu à imprensa recentemente, quando disse que “as empresas de ônibus estão praticando um grande genocídio na cidade de Ilhéus”. “Quando você diminui a frota, o que é que vai acontecer?”, perguntou o edil, antes de emendar a resposta:
– Vai superlotar os ônibus. Então, o que acontece? A transmissão do Covid nos ônibus é muito grande, por isso que eu fiz aquela fala, que é um genocídio que elas tão praticando.
Nesta quarta-feira (17), a Câmara promoveu audiência pública sobre o transporte coletivo do município.
A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) registrou 130 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas. Desde o início da pandemia, esse é o segundo maior número de vidas perdidas informado num boletim diário do estado, atrás apenas dos 137 óbitos confirmados no dia 26 de fevereiro de 2021.
O boletim estadual desta quarta-feira (17) também confirma mais 4.749 casos, enquanto outras 4.300 pessoas se recuperaram, ou seja, deixaram a condição de casos ativos.
Até o momento, a Bahia comprovou 753.584 infecções pelo novo coronavírus e perdeu 13.589 vidas para ele.
QUASE 500 SOLICITAÇÕES DE UTI
Às 15h desta quarta-feira, 489 solicitações de internação em UTI Adulto Covid-19 constavam no sistema da Central Estadual de Regulação. Outros 180 pedidos para internação em leitos clínicos adultos Covid-19 estavam no sistema. Este número é dinâmico, uma vez que transferências e novas solicitações são feitas ao longo do dia, explica a Sesab.
VACINAÇÃO
Com 787.857 vacinados contra o coronavírus (Covid-19), dos quais 279.466 receberam também a segunda dose, até as 15 horas desta quarta-feira, a Bahia é um dos estados do país com o maior número de imunizados, informa a Secretaria da Saúde do Estado.
O médico Marcelo Queiroga, indicado para assumir o Ministério da Saúde, disse hoje (17) que sua gestão vai trabalhar para conseguir homogeneizar a conduta assistencial no tratamento da covid-19 no país.
Ao participar ao lado do ministro Eduardo Pazuello da cerimônia de entrega das vacinas Oxford/AstraZeneca fabricadas em Bio-Manguinhos/Fiocruz, no Rio de Janeiro, Queiroga defendeu que é preciso haver protocolos uniformizados de assistência nas unidades de terapia intensiva (UTIs) no Brasil.
“Temos que transferir as expertises dos grandes centros para as unidades de terapia intensiva nas cidades que estão mais distantes, nos estados menores, de tal sorte a utilizar recursos de tecnologia de informação e comunicação como a telemedicina para que a gente consiga melhorar os resultados. É preciso garantir um atendimento mais rápido ao paciente para evitar que a doença progrida”, disse Queiroga.
De acordo com o sucessor de Eduardo Pazuello, o país vai conseguir reduzir as mortes provocadas pela covid-19 com políticas de distanciamento social, que permitam diminuir a circulação do novo coronavírus, e com a melhora da capacidade assistencial dos serviços hospitalares.
Queiroga voltou a destacar a importância de a população aderir às medidas de enfrentamento ao novo coronavírus. “Não adianta só o governo ficar recomendando o uso de máscaras, se as pessoas não são capazes de aderir a esse tipo de medida simples, que não demanda grande esforço. O governo recomenda, por exemplo, redução de aglomerações fúteis e as pessoas ficarem fazendo festas nos finais de semana, contribuindo para a circulação do vírus”, afirmou o médico.
FIOCRUZ
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) entregou hoje ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) um lote de 500 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca contra a covid-19, fabricadas em Bio-Manguinhos, no Rio de Janeiro. O lote foi produzido a partir do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) importado.
Mais 580 mil doses serão disponibilizadas até sexta-feira (19), totalizando um lote com 1,080 milhão de doses de vacina produzidas no Brasil. Agência Brasil.
O prefeito Augusto Castro (PSD) se reuniu hoje (17) com proprietários de academias de ginástica e educadores físicos, na sede da Prefeitura de Itabuna, e pediu paciência com as medidas restritivas de combate ao novo coronavírus. Para se alinhar às regras estabelecidas pelo Governo do Estado, o município determinou o fechamento das academias e a suspensão das atividades físicas coletivas até a próxima segunda-feira (22).
De acordo com nota divulgada pela Prefeitura, após manifestação contra a medida, os representantes das duas categorias concordaram com a restrição e aceitaram retomar as atividades com número limitado de participantes, pelo menos, até que o Hospital de Campanha seja inaugurado, o que está previsto para o fim do mês atual.
Augusto ressaltou que nenhum governante gosta de impor restrições a serviços e setores comerciais, mas a gravidade atual da pandemia exige esse tipo de medida. “O comércio é importante, precisa funcionar para movimentar a economia, gerar emprego e renda. Mas, nesse momento nossa preocupação é garantir a vida, saúde e o atendimento do cidadão, já que não temos leitos disponíveis nos hospitais e a situação é crítica”.
O único hospital pediátrico especializado em atendimento de crianças vítimas do novo coronavírus no sul da Bahia registrava 100% de ocupação de leitos clínicos e de terapia intensiva (UTI) nesta quarta-feira (17). O Manoel Novaes, em Itabuna, dispõe de 12 leitos clínicos e 4 de UTI. O número de atendimentos para casos covid-19 cresceu 50% em março.
Segundo a diretora técnica do hospital, Fabiane Chávez, o número de atendimentos a pacientes com suspeita ou positivados saltou de 70 para 105 no comparativo dos 15 primeiros dias de fevereiro com a primeira quinzena de março.
Segundo avalia a médica, é o pior momento desde o início da pandemia. As equipes do Hospital Manoel Novaes nunca fizeram tantos atendimentos de pacientes infectados pelo novo coronavírus em um período tão curto de tempo, afirma Fabiane Chávez.
Ontem, todos os 16 leitos Covid-19 estavam ocupados e a unidade não teve como receber novos pacientes. A médica observa que o aumento de casos de Covid-19 em crianças e adolescentes é registrado também na rede básica de saúde em Itabuna, onde também atua.
– Dia desses, de 10 crianças que atendi na unidade de saúde, oito testaram positivo para a doença. Há crescimento na quantidade de pacientes graves, que precisam de um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O número de vagas nos hospitais pediátricos no Brasil já era insuficiente antes das internações por Covid e piorou com esse aumento de casos – afirma.
SITUAÇÃO GRAVE E NEGACIONISMO
A situação só tem se agravado, reforça a profissional. “Atualmente, o plantonista atende pacientes Covid-19 o dia inteiro. Mas não é só isso. Tem chegado cada vez mais pacientes necessitando de internação. Isso ocorria com bem menos frequência no ano passado, durante a primeira onda da pandemia”. Ela lembra ainda que já há, no sul da Bahia, mortes confirmadas de crianças infectadas pela doença.
De acordo com a diretora técnica, muitos pais ainda não entenderam a crise sanitária que o mundo está atravessando e não têm sido rigorosos nos cuidados com as crianças e adolescentes.
– Quase toda a hora temos que convencer os pais de que a doença apresentada pelos seus filhos é indicativo de Covid-19. Quase sempre o resultado é positivo para o vírus. Eles precisam ter mais cuidado e pararem com o negacionismo – alerta.
GRÁVIDAS INFECTADAS
Aumentou também, nos últimos meses, o percentual de mulheres grávidas infectadas pela Covid-19 e os bebês estão nascendo positivados. “Todos devemos redobrar os cuidados, principalmente, por causa da circulação das variantes de Manaus e do Reino Unido. As pessoas estão morrendo mais. Em muitos casos jovens, sem comorbidades e até crianças”, finaliza. Nesta quarta-feira (17), a taxa de ocupação de leitos de UTI e clínicos no Hospital Manoel Novaes é de 100%.
Está marcado para as 17 horas desta quarta-feira (17) o início da audiência pública da Câmara de Vereadores de Ilhéus sobre os problemas do transporte coletivo. Provocado por requerimento do vereador Augusto Cardoso, Augustão (PT), o encontro virtual terá a participação de representantes da sociedade civil organizada, deputados estaduais e da Prefeitura, além dos vereadores. A TV Câmara transmitirá o debate via Youtube. Para assistir, clique aqui.
A Prefeitura de Uruçuca iniciou a higienização das ruas do município para diminuir a disseminação do novo coronavírus. A limpeza é feita com solução composta de hipoclorito de sódio, álcool e água sanitária, nos locais com grande fluxo de pessoas.

O prefeito Moacyr Leite Júnior (DEM) e o vice-prefeito Dinho Argôlo (PRTB), em vídeo divulgado nas redes sociais, pedem que os moradores do município reforcem as medidas sanitárias de prevenção ao contágio, com o uso de máscara e o respeito ao distanciamento social.
O sargento André Luis Amaral Silva, da Polícia Militar da Bahia, e sua filha, Rebeca Santos Silva, faleceram, na manhã desta quarta-feira (17), quando o carro em que viajavam bateu numa árvore à beira da BR-116, quilômetro 560, no município de Manhuaçu, em Minas Gerais.
A esposa do policial, Solange Santos, foi levada pelo Samu para um hospital de Caratinga, depois de ser retirada das ferragens do carro pelo Corpo de Bombeiros. De acordo com o Diário de Caratinga, o estado de saúde de Solange é grave.

André Luis tinha 45 anos e Rebeca, 17. Ele era lotado no 15º Batalhão de Polícia Militar, em Itabuna, e estava em viagem de férias com a família, aproveitando a licença prêmio.
A Bayer, multinacional alemã de saúde e nutrição, abriu processo seletivo para o segundo semestre de seu Programa de Estágio 2021, com inscrições previstas até o dia 13 de abril. As 120 vagas são para a Bahia, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul.
O programa institucional abrirá oportunidades para estudantes de ensino superior e técnico, em estágios de até dois anos. As vagas são nas áreas de exatas, humanas e biológicas.
A fim de potencializar a jornada de desenvolvimento, a Bayer – como uma empresa global – oferece curso de inglês online gratuito para os novos talentos. De acordo com estudo interno realizado no ciclo anterior de recrutamento, menos de 24% dos candidatos inscritos declararam ter conhecimento avançado ou fluente em inglês.
PRÉ-REQUISITOS E CURSOS
Estudantes de todas as áreas de ensino podem se candidatar. Para participar, é preciso estar cursando a partir do 2º ano da graduação e ter disponibilidade para estagiar 30h (Estágio Corporativo) ou 40h semanais (apenas para Estágio Agro – 5 meses duração). No caso dos estudantes de nível técnico, é necessário ter vínculo com colégio técnico e possibilidade para a assinatura de estágio por até dois anos.
Os cursos contemplados são Agronomia, Administração, Bioquímica, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Direito, Engenharias, Farmácia, Marketing, Medicina Veterinária, Psicologia e Química.
Inscreva-se aqui.
Policiais civis da Bahia decidiram, em assembleia virtual ocorrida na noite desta terça-feira (16), participar do “Lockdown da Segurança Pública”, mobilização que cobra a vacinação dos trabalhadores do setor contra a Covid-19 e protesta contra a Emenda Constitucional 109/2021. Nesta quinta-feira (18), os policiais civis vão paralisar suas atividades durante a manhã, das 8h às 12h.
“Nós decidimos aderir ao Lockdown da Segurança Pública para mostrarmos à sociedade o tratamento injusto que é dado às forças de segurança em todo o território nacional. O Governo Federal enviou ao Congresso um projeto para congelar salários e impedir promoções dos policiais. Os senadores e deputados, por sua vez, aprovaram parte desses ataques aos direitos dos servidores, imputando grandes prejuízos aos policiais”, comenta Eustácio Lopes, presidente do Sindpoc, sindicato que representa a categoria.
Eustácio lembra que os trabalhadores da segurança convivem diariamente com os riscos da profissão, agravados agora pela pandemia. “Somos essenciais no combate ao crime e até mesmo no enfrentamento à Covid-19, combatendo aglomerações e mantendo as delegacias abertas com todas as atividades funcionando, pois os criminosos não fazem quarentena. Mesmo assim, não tivemos nenhum tipo de reconhecimento, nem mesmo recebemos prioridade na vacinação, como aconteceu com os profissionais da saúde. Ao contrário disso, fomos duramente atacados com a retirada de direitos. Por isso, vamos fazer o Lockdown da Segurança Pública para mostrarmos nossa insatisfação e para cobrar que os policiais sejam prioridade no recebimento da vacina”, completa.
O Instituto Butantan entregou hoje (17) mais 2 milhões de doses da vacina contra o novo coronavírus ao Ministério da Saúde, responsável pelo Programa Nacional de Imunização. Na última segunda-feira (15), o instituto já havia disponibilizado 3,3 milhões de doses do imunizante para o PNI.
O Butantan entregou até o momento 22,6 milhões de doses do imunizante CoronaVac, produzido em parceria com o laboratório chinês Sinovac. O cronograma prevê que, até o fim de abril, o instituto tenha disponibilizado 46 milhões de doses.
O prefeito Augusto Castro disse acreditar que a abertura do comércio não ajuda a espalhar o novo coronavírus (Covid-19). A afirmação foi feita ao justificar a flexibilização das atividades econômicas no último final de semana, indo de encontro a decreto estadual que proibia o afrouxamento das medidas para coibir o avanço da covid-19 e diminuir a ocupação de leitos de terapia intensiva no estado.
– Nossa preocupação [ao permitir a abertura do comércio] foi a economia. Comércio não é a problemática do covid-19 – disse Augusto Castro ao Bahia Meio Dia (TV Santa Cruz), reforçando a necessidade de adotar medidas de prevenção ao vírus.
Augusto também ressaltou que autorizou o afrouxamento das medidas restritivas na semana passada em conjunto com Mário Alexandre, Marão, prefeito de Ilhéus. Setores se posicionaram contra a flexibilização, a exemplo da direção do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde (Sintesi), que considerou contraditória a abertura de atividades não essenciais em uma semana em que o prefeito decretou calamidade pública no município.
Desde o início de março, o prefeito enfrenta grande pressão do empresariado para que seja flexível quanto à abertura do comércio. Enquanto a Região Metropolitana de Salvador fechou as atividades consideradas não essenciais, Augusto permitiu a flexibilização. O prefeito tem sido menos rigoroso do que o seu antecessor, Fernando Gomes, nas medidas de enfrentamento ao vírus que já matou 448 moradores de Itabuna.
FERIADÃO COM RESTRIÇÕES
Segundo ele, o fator que pesou para restringir o comércio no próximo final de semana de Feriadão de São José foi a descoberta de cepas da variante da covid-19 de Manaus em Itabuna. “Por isso, essa medida um pouco amarga”, acrescentou. A variante foi confirmada no município, pelo Laboratório Central (Lacen-BA), no último dia 4 de março.
Hoje, o prefeito recebeu donos de academias de ginástica na área externa do Centro Administrativo Firmino Alves. Os empresários queriam a flexibilização da atividade também no final de semana, mas somente será permitido o funcionamento, agora, na próxima segunda (22).
Reforçou que medidas para garantir abertura de atividades não essenciais estão sendo adotadas, a exemplo da abertura do Hospital de Campanha, ao lado do Hospital de Base, com 20 leitos clínicos e 15 de terapia intensiva. A previsão é de que o hospital comece a funcionar até o final deste mês.
Mais dez novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) foram instalados para atenção a vítimas do novo coronavírus (Covid-19) em Porto Seguro, no extremo-sul do Estado. Os novos leitos são disponibilizados no Hospital Luís Eduardo Magalhães, mantido pelo estado.
Segundo o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, diz que a região extremo-sul passa a contar com total de 55 leitos de terapia intensiva para vítimas da covid-19, além de 30 leitos clínicos (enfermaria). “Os municípios que ofertam leitos exclusivos para esta patologia são Porto Seguro, Eunápolis e Teixeira de Freitas”, afirma o secretário.
Nos últimos dias foram abertos novos leitos nos municípios de Salvador, Feira de Santana, Caetité, Guanambi, Alagoinhas e Ilhéus.























