Cinquenta gramas de cocaína, 141 porções de maconha e a quantia de R$ 2.436 mil foram apreendidas, na terça-feira (16), no bairro Primavera, por uma equipe do Serviço de Investigação (SI) da Delegacia Territorial (DT) de Itamaraju.
A droga, já encaminhada à perícia, estava numa residência, na Rua das Tulipas. No local, a polícia prendeu um casal em flagrante por tráfico de drogas. A dupla está à disposição da Justiça, aguardando a audiência de custódia. Uma adolescente também foi apreendida na ação.
Após final de semana de abertura de serviços considerados não essenciais, Itabuna vai aderir, novamente, a decreto estadual que restringe atividades econômicas devido à pandemia da covid-19, além de manter o toque de recolher das 20h às 5h. Sexta-feira (19) é feriado do padroeiro do município, São José.
O comércio de rua poderá funcionar até as 18h da quinta (18) e reabrir, normalmente, na segunda (22). Os demais devem encerrar o dia 30 minutos antes do início do toque de recolher. Depois deste horário, bares, restaurantes, lanchonetes e lojas de conveniência deverão funcionar apenas com delivery, até a meia-noite, mas sem comercialização de bebidas na quinta (18).
SERVIÇOS ESSENCIAIS
O decreto estabelece como serviços essenciais clínicas médicas, de fisioterapia; consultórios odontológicos; farmácias; postos de combustível; borracharias; oficinas mecânicas; indústrias; empresas de construção civil; transporte coletivo; serviços funerários; supermercados; mercados; mercearias; hortifrútis, granjeiros; padarias; açougues; abatedouros de aves; peixarias; centrais de abastecimento; revendas de gás e água; casas lotéricas; casas de materiais para construção; casas de produtos agropecuários; clínicas e estabelecimentos de produtos veterinários; serviços de telecomunicações e internet; serviços de radiodifusão sonora e de sons e imagens.
A autorização para funcionamento das feiras livres está limitada, exclusivamente, à comercialização de gêneros alimentícios, sendo vedada qualquer outra atividade. O Decreto Municipal considera serviços públicos essenciais, cuja prestação não admite interrupção, as atividades relacionadas à segurança pública, saúde, proteção e defesa civil, fiscalização, arrecadação, limpeza pública, manutenção urbana, transporte público, energia, saneamento básico e comunicações.
ATOS RELIGIOSOS
Os atos religiosos litúrgicos poderão ocorrer, desde que, cumulativamente, sejam atendidos os seguintes requisitos: respeito aos protocolos sanitários estabelecidos, especialmente o distanciamento social adequado e o uso de máscaras; instalações físicas amplas, que permitam circulação de ar natural em todo o ambiente; e limitação da ocupação ao máximo de 30% da capacidade do local.
No primeiro bimestre desse ano, foram abertas em todo o país 98,1 mil micro e pequenas empresas, número 1,7% abaixo do registrado no mesmo período de 2020. Desse universo, 55,9 mil, o que corresponde a 57%, foram abertas no mês de janeiro. As informações constam em levantamento realizado pelo Sebrae com base em dados da Receita Federal.
Apesar do mês de janeiro ter apresentado um crescimento de 12,6% em relação ao mesmo período do ano anterior, o baixo desempenho na abertura de empresas em fevereiro puxou o resultado do bimestre para baixo. No segundo mês desse ano, houve uma retração de 15,8% em relação ao mês de fevereiro de 2020 na abertura de novos negócios.
De acordo com o presidente do Sebrae, Carlos Melles, esse declínio de abertura de empresas de micro e pequeno porte em fevereiro pode retratar as dificuldades que os empreendedores estão tendo devido ao avanço da pandemia no país, desde o final do ano passado. “Voltamos a conviver com medidas mais restritivas do comércio nos estados e isso impacta diretamente no desempenho dos pequenos negócios no país, principalmente os ligados aos ramos de alimentação e vestuário”, frisou Melles.
Ao analisar o desempenho da abertura dos pequenos negócios por atividade, em fevereiro, dos 20 segmentos com maior registro de abertura, 18 registraram queda significativa em relação ao mesmo período de 2020. Entre eles estão as atividades de lanchonetes e similares, com queda de 37% e restaurantes, menos 34%. O comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios, como por exemplo mercearias e minimercados, caiu 26% e o de vestuário, 24%.Leia Mais
O concurso 2.353 da Mega-Sena pode pagar R$ 40 milhões, nesta quarta-feira (17). O sorteio será a partir das 20h, no Espaço Loterias Caixa, no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo. As apostas podem ser feitas até as 19h desta quarta nas lotéricas e pelo portal www.loteriasonline.caixa.gov.br.
Caso apenas um apostador leve o prêmio principal da Mega-Sena e aplique todo o valor na poupança, receberá R$ 46,3 mil de rendimento no primeiro mês. O dinheiro do prêmio também seria suficiente para adquirir uma frota de mil carros populares a um custo de R$ 40 mil cada.
Para ter mais chances de ganhar na Mega-Sena, basta formar um grupo, escolher os números, marcar a quantidade de cotas e fazer a aposta em qualquer uma das lotéricas do país. Ao ser registrado no sistema, uma aposta gera um recibo de cota para cada participante, que pode resgatar a sua parte do prêmio individual.
Os bolões têm valor mínimo de R$ 10 e cada cota deve ser pelo menos R$ 5, sendo possível realizar um bolão de no mínimo duas e no máximo 100 cotas. Mas quem optar por jogar sozinho, com uma aposta simples, gastará R$ 4,50.
A possível explosão de aparelho de celular destruiu uma casa e deixou uma família inteira desabrigada no sul da Bahia. A tragédia só não foi maior porque os 9 moradores não estavam no imóvel no momento do incidente, conforme a Secretaria de Assistência de Barra do Rocha.
A família relatou que saiu logo cedo, na segunda-feira (15), para buscar lenha na roça e deixou dois celulares carregando. Quando retornaram, os moradores encontraram o imóvel, na região rural de Aricanguá, no limite de Barra do Rocha com Ibirataia, completamente destruído. Os aparelhos de celular tinham sido deixados em cima da geladeira.
As 9 pessoas da família perderam tudo. Só ficaram com as roupas do corpo. Sem imóvel nem mantimentos para preparar as refeições, a família foi abrigada, provisoriamente, por um vizinho de Aricanguá. Com informações do Giro Ipiaú.
A Bahia registrou saldo de 15.049 postos de trabalho com carteira assinada em janeiro. O resultado positivo decorre da diferença entre 56.838 contratações e 41.789 desligamentos. Divulgados nesta terça-feira (16), os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia.
O secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro, afirma que, apesar do contexto sanitário mundial atípico, da pandemia da Covid-19, a Bahia ocupou em janeiro a primeira posição em relação à geração de postos formais de trabalho dentre os estados nordestinos e a sétima nacionalmente.
“A Bahia já vinha apresentando saldos positivos seguidos de geração de emprego com carteira assinada desde julho de 2020. Este saldo de janeiro ultrapassou o resultado de dezembro, quando 502 postos de trabalho foram criados, sem as declarações fora do prazo”, ressalta Pinheiro.
O resultado também supera o de janeiro de 2020, quando 859 postos de trabalho foram criados. Todos os setores geraram postos no mês de janeiro de 2021: Informação, comunicação e outras atividades (+3.207 postos), Comércio (+3.175 postos), Indústria geral (+2.701 postos) e Construção (+2.469 postos).
Além de Alojamento e alimentação (+1.369 postos), Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (+1.069 postos), Outros serviços (+478 postos), Transporte, armazenagem e correio (+369 postos), Administração pública (+210 postos) e Serviços domésticos (+2 postos).
ANÁLISE REGIONAL
No primeiro mês do ano, no Nordeste, sete estados criaram posições de trabalho. A Bahia (+15.049 postos) liderou e foi acompanhada pelo Ceará (+7.872 postos), Rio Grande do Norte (+2.247 postos), Piauí (+1.624 postos), Pernambuco (+1.421 postos), Sergipe (+514 postos) e Maranhão (+65 postos).
Em contrapartida, Alagoas (-198 postos) e Paraíba (-174 postos) encerraram posições celetistas. De fevereiro de 2020 a janeiro de 2021, a Bahia (+5.223 postos) seguiu a tendência apresentada pela região nordestina (+60.490 postos) e pelo país (+254.900 postos).
O Atakarejo assinou, nesta quarta (16), contrato de uso de terreno onde será instalado um dos dois atacadões do grupo em Itabuna. A previsão é de que o grupo gere total de 1,5 mil empregos diretos e indiretos no município.
A assinatura ocorreu em Salvador e dela participou o prefeito Augusto Castro, além de dois empresários do sul da Bahia. O grupo empresarial Atakarejo foi fundado em 1994, na Região Metropolitana de Salvador.

“Para nós, é uma grande alegria receber o grupo empresarial na cidade, onde vão ser gerados cerca de 500 empregos diretos e 1.000 empregos indiretos”, disse Augusto. “Tenho certeza de que a parceria será um avanço positivo para ambos os lados”, completou o prefeito de Itabuna.
Nas últimas 48 horas, a Bahia abriu 102 novos leitos exclusivos para pacientes com o diagnóstico de coronavírus (Covid-19), sendo 30 de terapia intensiva (UTI). Do total, 46 foram abertos em Salvador e 56 distribuídos entre os municípios de Feira de Santana, Caetité, Guanambi e Alagoinhas.
O secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas afirma que o governador Rui Costa autorizou abrir o máximo de leitos possíveis. “Somente o Hospital de Campanha Arena Fonte Nova, Hospital Metropolitano e Riverside injetarão na rede 500 novos leitos de UTI e clínicos”.
No desafio de assegurar as escalas de profissionais de saúde e a infraestrutura necessária, foram abertos novos leitos na Arena Fonte Nova (16), Hospital das Clínicas (30), Hospital Regional Dantas Bião (3), Hospital Estadual da Criança (23), Hospital Geral Clériston Andrade (10), Hospital do Câncer de Caetité (10) e Hospital Regional de Guanambi (10) nas últimas 48 horas.
O deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB) engrossou as críticas à Polícia Civil da Bahia por dar o nome Tupinambá a uma operação policial de combate ao tráfico e homicídios. A ação foi deflagrada nessa terça (16) com o objetivo de combater organizações criminosas envolvidas com homicídios, tráfico de drogas, roubos e corrupção de menores. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), alvos são procurados em Madre de Deus, Candeias, São Francisco do Conde, Simões Filho e Teixeira de Freitas, na Bahia, além do Rio de Janeiro (RJ).
– Foi com perplexidade que me deparei com o nome dado pela Polícia Civil à operação. Por que escolher o nome Tupinambá, denominação de indígenas que já povoaram uma grande extensão do litoral brasileiro, para uma ação policial? Na Bahia, temos a comunidade Tupinambá em Olivença, no município de Ilhéus, que vem resistindo bravamente na luta pela preservação de sua história e costumes. Fazer essa associação com uma operação contra bandidos reforça os estereótipos e a criminalização a que indígenas de todo o país são submetidos – argumentou.
O líder da bancada do PCdoB na Assembleia Legislativa elogiou o trabalho da Polícia Civil no enfrentamento ao crime organizado, mas lamentou a associação da operação a um povo indígena:
– Reconheço o trabalho sério e comprometido da Polícia Civil e estou ciente da participação de várias equipes de segurança, e até mesmo da Polícia Militar, nessa ação que busca combater organizações criminosas. Mas, como deputado estadual e cidadão, cobramos explicações da Polícia Civil baiana sobre a decisão de usar o nome da comunidade indígena e exigimos que esse tipo de vinculação, aparentemente aleatória, mas com desdobramentos extremamente negativos, não aconteça mais – disse.
O boletim epidemiológico sobre a Covid-19 da Prefeitura de Ilhéus registrou 10 mortes no intervalo entre domingo (14) e segunda-feira (15). O total de vítimas da doença no município subiu para 348. O governo municipal publicou os dados apenas no início da noite desta terça-feira (16).
Até o momento, 13.828 moradores do município contraíram o novo coronavírus de forma comprovada e se recuperaram da infecção.
Dos 70 leitos mantidos pelo SUS nos hospitais da cidade para tratamento da Covid-19, 66 estão ocupados. No total, Ilhéus tem 254 casos ativos, e 570 pessoas aguardam o resultado do exame para confirmação ou descarte da suspeita de contágio.
O PIMENTA observa há duas semanas atrasos frequentes dos boletins epidemiológicos sobre a Covid-19 da Secretaria de Saúde de Ilhéus (Sesau). O de segunda-feira (15), por exemplo, não foi divulgado até as 18h desta terça (16) nas redes sociais da Prefeitura.
O da última sexta (12) também atrasou, conforme registramos na manhã de sábado (13), quando o boletim do dia anterior ainda não havia sido publicado. Depois, a Prefeitura publicou os dados no Facebook, editando o horário da publicação para as 22 horas de sexta-feira (12).
Na tarde de hoje (16), por volta das 17h50, o site tentou manter contato por telefone com o secretário de Saúde de Ilhéus, Geraldo Magela, em busca de esclarecimento sobre o motivo dos atrasos e da publicação com horário editado, mas não fomos atendidos. O espaço está aberto.
O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar (IBDAH) iniciou cadastramento para selecionar técnicos de enfermagem e fisioterapeuta para o Hospital Regional Costa do Cacau, que é administrado pela entidade.
Além de registro profissional ativo no conselho de classe – requisito para o assumir os cargos -, é desejável que os candidatos já tenham experiência na área, ressalta o instituto.
O IBDAH também abriu seleção para técnico de enfermagem com experiência em instrumentação cirúrgica em ortopedia. A função exige disponibilidade de 40 horas semanais. Há, ainda, vaga para motorista, cozinheiro e Pessoa com Deficiência (PCD).
PRIMEIRO EMPREGO
O Instituto também abriu vaga para primeiro emprego a profissionais formados em Enfermagem e técnico de Enfermagem. Para todas as vagas, o cadastramento deve ser feito neste link. Após o processo seletivo, o instituto vai entrar em contato com os profissionais selecionados.
A Prefeitura de Ilhéus suspendeu o funcionamento de academias de ginástica e a prática de esportes coletivos até o dia 22 de março, após recomendação do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA). Dessa forma, o município se alinhou às regras do Decreto Estadual nº 20.311, de 14 de março de 2021, que impôs medidas restritivas à circulação de pessoas e à execução de serviços para tentar conter o avanço da pandemia de Covid-19 no estado.
De acordo com a Prefeitura, a medida não retira a condição de atividade essencial das academias e estabelecimentos similares, que foi estabelecida por lei municipal. Trata-se de “restrição temporária, necessária nesse momento de pandemia, assim como ocorreu com o transporte público e vem ocorrendo com a educação, atividades também essenciais”, informa a nota divulgada pelo governo municipal no fim da manhã desta terça-feira (16).
A decisão da Prefeitura, segundo a nota, também levou em consideração relatório da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) sobre a taxa de ocupação dos leitos de UTI do SUS para tratamento da Covid-19 no estado, que chegou a 83% no último sábado (13).
O decreto estadual e a Prefeitura não proibiram cerimônias religiosas, desde que os espaços onde são realizadas tenham ocupação de, no máximo, 30% da sua capacidade.
A ponte Miguel Calmon, que liga o Conceição ao centro de Itabuna, será interditada a partir do meio-dia desta quarta (17), para a realização de reparos em parte da tubulação da linha de recalque da Estação Elevatória de Esgoto 5 (EEE) da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa). Por ser uma tubulação aérea, o trabalho requer cuidados redobrados, levando também em conta a estrutura quase centenária da ponte.
A chamada Ponte Velha serve apenas para passagem de pedestres e de ciclistas, já que é interditada ao tráfego de veículos há muitos anos. Para a execução do serviço, o Departamento Técnico da Emasa contará com o apoio da Secretaria de Transporte e Trânsito.
Além disso, vai dispor de uma estrutura que envolve caminhão munck e gaiola de segurança para os operários. “Foi realizado um estudo detalhado para que tudo seja realizado com a máxima segurança para todos os envolvidos na realização do serviço”, disse Bruno Mendonça, diretor técnico da Emasa.
A Prefeitura de Ilhéus pediu 15 dias à Câmara de Vereadores para analisar a viabilidade fiscal da criação de auxílio financeiro para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Na tarde desta segunda-feira (15), o secretário de Gestão e Tecnologia, Bento Lima, reuniu-se de forma remota com o presidente da Câmara, Jerbson Moraes (PSD), e os vereadores Fabrício Nascimento (PSB), Enilda Mendonça (PT), Éderjunior dos Anjos (PSL), Luca Lima (PSDB), Kaíque Souza (Podemos) e Ivo Evangelista (Republicanos).
O secretário informou aos parlamentares que o prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD), autorizou estudo técnico-financeiro para avaliar se o município pode assumir a despesa com o pagamento do auxílio.
De acordo com Bento Lima, a discussão está em fase “embrionária, sem definição de valor, de público-alvo e da quantidade de parcelas”.
CUIDADO COM A EXPECTATIVA
O presidente da Câmara de Vereadores, Jerbson Moraes, ressaltou que o tema é muito delicado, pois mexe com a situação das pessoas que vivem momento difícil e, portanto, não pode ser usado politicamente. “O intuito deste encontro é unir forças e criar condições neste momento de extrema incerteza”. Para Bento Lima, é necessário lembrar que é difícil, neste momento da crise, saber como as contas públicas deverão se comportar nos próximos meses. “É esta crise que afeta a arrecadação municipal”, lembrou.
Por isso, Bento pediu cautela quanto a este tema para não criar uma expectativa na população e, depois, não poder correspondê-la. “Precisamos estudar, saber de onde estes recursos poderão vir, dar segurança jurídica e orçamentária à iniciativa”, disse, elogiando a postura da Câmara em se unir à gestão municipal em busca de alternativa para minorar o sofrimento da população que mais precisa de ajuda.























