O prefeito reeleito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão (MDB), apresentou piora do quadro de saúde, com maior comprometimento das funções vitais, de acordo com boletim da associação pessoal do mandatário do município do sudoeste baiano.
– Apesar de todas as medidas adotadas pela equipe médica pra conter o avanço das complicações, no momento, o quadro é instável e muito grande – informa boletim divulgado pela assessoria pessoal de Gusmão.
A família pede reforço nas orações pela vida do prefeito, que foi novamente intubado na semana passada.
Herzem Gusmão foi reeleito em novembro último e foi constatado com Covid-19 dias após um evento com mais de 100 pessoas no município, em dezembro. Desde então, acabou sendo internado. Na semana passada, o quadro de saúde voltou a se agravar em decorrência de complicações da doença e ele teve que retornar para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Desde 1º de janeiro, Conquista, terceiro maior município da Bahia, é comandado pela vice-prefeita, Sheila Lemos (DEM).
Um novo programa de apoio aos estudantes da Educação Básica com famílias em condição de vulnerabilidade socioeconômica será implantado pelo Governo do Estado como parte das ações desenvolvidas durante a pandemia na Bahia. Uma bolsa no valor de R$ 150 será oferecida a 292.987 alunos cadastrados no CadÚnico para fortalecer o vínculo com a escola e combater o abandono escolar.
A iniciativa, somada ao vale-alimentação e ao Mais Estudo, programa que garante R$ 100 de bolsa para estudantes que dão monitoria aos colegas em Língua Portuguesa, Matemática e Educação Científica, totaliza em mais de R$ 410 milhões que serão destinados para assistência estudantil em 2021.
O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa (PT), nesta terça-feira (16), em transmissão ao vivo pelas redes sociais. “É um suporte para famílias de baixa renda em função das dificuldades econômicas, da recessão e do desemprego que aumentaram por conta dos efeitos da pandemia, principalmente para profissionais autônomos e que fazem parte das categorias de renda mais baixas. A única condição exigida é que seus filhos mantenham a atividade escolar, nesse primeiro momento, através de atividades remotas, e, assim que as aulas retornarem em um formato híbrido, mantenham a frequência e desempenho escolar. Serão pagas parcelas mensalmente. Quero pedir o apoio das famílias, porque essa condição deve ser mantida de forma constante para o recebimento do benefício”, afirmou.
A expectativa é de que o programa dure seis meses. “Até sexta-feira, iremos enviar o projeto de lei para a Assembleia Legislativa e, assim que for aprovado, iremos dar início aos pagamentos. A medida faz parte do programa Estado Solidário, que tem como objetivo apoiar os setores da sociedade mais impactados pelo momento econômico. Os detalhes serão apresentados ao longo da semana, com o anúncio de novas ações para outras parcelas vulneráveis da população. Vamos ajudar o máximo possível, indo ao limite do possível dentro do equilíbrio fiscal do Estado”, concluiu o governador.
Os estudantes priorizados correspondem a aproximadamente 37% do total de matriculados em toda a rede estadual, beneficiando mais de 257 mil famílias. O investimento anual previsto é de mais de R$ 231 milhões. O objetivo do programa é a permanência dos jovens nas escolas fortalecendo habilidades e competências em uma formação integral por meio da elaboração de projetos de vida e profissionais, seguindo uma linha pedagógica multidisciplinar. Para as famílias e estudantes serão ofertados também cursos formativos por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT).
Os alunos serão acompanhados pedagogicamente pelo professor da unidade escolar, com o suporte mobilizador dos monitores do Programa Mais Estudo, Líderes de Classe e estudantes universitários voluntários. Para a manutenção das bolsas, as famílias devem garantir, no mínimo, 85% de frequência dos estudantes nas aulas e a participação ativa nas atividades e avaliações escolares, a exemplo dos encontros de mães, pais ou responsáveis. Ao final de cada ano serão avaliados a redução do abandono, a elevação da aprovação e a elevação da média final dos estudantes atendidos.
VALE-ALIMENTAÇÃO
Durante a transmissão, o governador também contou detalhes sobre a quinta parcela do Vale-alimentação estudantil, que será depositado a partir do dia 23 de março. Todos os estudantes regularmente matriculados na rede estadual em 2020 têm direito ao crédito de R$ 55. Ao todo, serão destinados mais R$ 44 milhões, que, junto aos recursos já creditados até agora, somam R$ 220 milhões de investimentos com recursos próprios do Estado.
O recurso será depositado no cartão Alelo, que os estudantes já têm acesso, e poderá ser usado em qualquer um dos 18 mil estabelecimentos que aceitem a bandeira nos 417 municípios, distritos e povoados da Bahia. O cartão vale-estudantil é destinado, exclusivamente, para a compra de gêneros alimentícios e a escolha do estabelecimento para a compra é de livre escolha do estudante.
Em caso de dúvida, o estudante deve entrar em contato com a escola onde está matriculado ou pelos canais da Ouvidoria (0800 284 0011 e e-mail ouvidoria@educacao.ba.gov).
MAIS ESTUDO
Nessa segunda-feira (15), a Secretaria da Educação do Estado abriu o processo de seleção dos estudantes para o programa Mais Estudo. Os selecionados vão dar monitoria de Língua Portuguesa, Matemática e Educação Científica da Educação Básica, contribuindo para a aprendizagem dos colegas durante o ano letivo 2020/21. Serão oferecidas duas vagas de monitores por turma em todas as unidades escolares da rede estadual. Os selecionados receberão bolsas de R$ 100, durante o período de vinculação ao programa.
A seleção seguirá até o dia 26 de março, conforme o edital. O estudante não precisará ir à escola. Serão selecionados os alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 1ª a 4ª séries do Ensino Médio e da Educação Profissional, que estejam regularmente matriculados, tendo obtido aproveitamento com média final igual ou maior a 8 no ano letivo ou no trimestre anterior ao início do processo seletivo.
Outros critérios são: ter Cadastro de Pessoa Física (CPF) devidamente regularizado; dispor de oito horas semanais, de acordo com o calendário definido pela equipe gestora e Coordenação Pedagógica da unidade escolar; e não estar atuando em outra monitoria.
Caberá à unidade escolar constituir comissão de seleção dos monitores e organizar a forma de distribuição dos grupos de estudo para cada turma, sob a responsabilidade do estudante monitor, considerando as diretrizes da SEC e as orientações pedagógicas do programa.
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) começa hoje (16) a segunda reunião do ano para definir a taxa básica de juros, a Selic. Amanhã (17), ao final do dia, após a segunda parte do encontro, o Copom anunciará a decisão.
Com a alta da inflação nos últimos meses, a previsão das instituições financeiras, é de que a Selic deve subir de 2% ao ano para 2,5% ao ano. A expectativa de alta está no boletim Focus, pesquisa divulgada toda semana pelo BC. Para o final de 2021, o mercado prevê que a taxa estará em 4,5% ao ano.
Atualmente, a Selic está no seu menor nível desde o início da série histórica do Banco Central, em 1986. A taxa básica de juros é usada nas negociações de títulos públicos emitidos pelo Tesouro Nacional no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve de referência para as demais taxas da economia.
Ela também é o principal instrumento do Banco Central para manter a inflação sob controle. O BC atua diariamente por meio de operações de mercado aberto – comprando e vendendo títulos públicos federais – para manter a taxa de juros próxima ao valor definido na reunião.
Quando o Copom aumenta a taxa básica de juros, a finalidade é conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Entretanto, os bancos consideram outros fatores na hora de definir os juros cobrados dos consumidores, como risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas.
Ao reduzir a Selic, a tendência é de que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle da inflação e estimulando a atividade econômica. Entretanto, as taxas de juros do crédito não caem na mesma proporção da Selic, pois a Selic é apenas uma parte do custo do crédito.
O médico e novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse há pouco, em Brasília, que foi convocado para continuar o trabalho executado pelo general Eduardo Pazuello na pasta. Queiroga se reúne com o ainda ministro para tratar da transição, mas deixou claro que a política a ser implementada será a da continuidade da política de governo.
“O governo está trabalhando. As políticas públicas estão sendo colocadas em prática. O ministro Pazuello anunciou todo o cronograma da vacinação. A política é do governo Bolsonaro, não é do ministro da Saúde. O ministro da Saúde executa a política do governo. Ministro Pazuello tem trabalhado arduamente para melhorar as condições sanitárias do Brasil e eu fui convocado pelo presidente Bolsonaro para dar continuidade a esse trabalho”, disse ele à imprensa na capital federal.
O nome do novo ministro da Saúde foi definido pelo presidente Jair Bolsonaro ao final da tarde de ontem (15), após sabatina com Queiroga e, antes, com a também cardiologista Ludhmila Hajjar, que recusou o convite ao perceber que, se assumisse, teria que manter a política até aqui implementada, a exemplo de tratamento precoce e não ao distanciamento social. A médica alegou “motivos técnicos” para recusar o convite. Queiroga será o quarto ministro da Saúde no atual governo.
Dos principais destinos do Nordeste, Itacaré decidiu investir em turismo de base comunitária (TBC). Segundo o governo municipal, o projeto envolverá não apenas a Secretaria de Turismo local, mas também as pastas de Meio Ambiente, Administração, Agricultura e Transporte. Inicialmente, as ações serão focadas em conservação das estradas vicinais, com visitas em comunidades rurais, dialogando e traçando metas para os primeiros projetos pilotos.
Já como parte desse trabalho os secretários municipais Jorge Ávila (Turismo), José Mato Grosso (Transportes) e Marcos Japu (Administração), acompanhados do vereador Renilson Ramos, visitaram neste domingo o meio rural, acompanhando as atividades de melhorias das estradas em execução pela Prefeitura.
O prefeito Antônio de Anízio diz que em vários países do mundo, inclusive no Brasil, o turismo comunitári0 tem sido uma tendência entre a preferência dos viajantes. Mais do que visitar comunidades, observa “Tonho”, o turismo comunitário valoriza a preservação ambiental, a história, os costumes, a cultura local, fortalecendo o sentimento de pertencimento e proporcionando trabalho e renda.
Para o secretário de Turismo, Jorge Ávila, viabilizar os acessos é de fundamental importância. “O compromisso do prefeito Antônio de Anízio com a população de Itacaré é constante. Ele nos orientou e avançaremos nessa proposta”, explicou. Antônio de Anízio adiantou ainda que a ideia desse conceito é promover um turismo mais justo, que coloque a população local no protagonismo em todas as etapas de planejamento, implementação, execução e monitoramento.
AGENDA
Na próxima quinta-feira (18), uma agenda dessa equipe está prevista para o Assentamento Pancada Grande, pela manhã, e as cachoeiras de Noré e da Usina em Taboquinhas, à tarde, na visita de campo para observar as potencialidades locais.
A Prefeitura de Canavieiras, no sul da Bahia, está com inscrições abertas para processo seletivo para a contratação de trabalhadores por tempo determinado. São 246 vagas para diversas funções na administração pública. Gratuitas, as inscrições serão encerradas nesta quarta-feira (17).
As vagas são para motorista (8), operador de máquinas (7), operador de roçadeira (15), vigilante (14), eletricista (4), carpina (19), pedreiro (17), pintor (8), servente (29), calceteiro (4), gari (50), coletor (18), coveiro (3), serviços gerais (20), auxiliar administrativo (18) e salva-vidas (12).
Além de 246 vagas para preenchimento imediato, há cadastro de reserva para eletricista, gari, serviços gerais, auxiliar administrativo e salva-vidas. A inscrição é presencial no Colégio Municipal Paulo Freire, na Avenida Otávio Mangabeira, no centro de Canavieiras, sempre das 8h às 12h30min e das 14 às 17h30min.
O processo seletivo consistirá de etapas classificatórias e eliminatórias, com análise de currículo e entrevista. Essas etapas estão previstas para os dias 29 e 30 deste mês. O resultado do processo será divulgado no dia 13 de abril, conforme previsto no edital. Veja todos os detalhes aqui.
Às vésperas de retomar o pagamento do auxílio emergencial, a Caixa Econômica Federal convida os usuários do aplicativo Caixa Tem a atualizar os dados cadastrais no aplicativo. Clientes nascidos em fevereiro podem fazer o procedimento a partir de hoje (16).
A atualização é feita inteiramente pelo celular, bastando o usuário seguir as instruções do aplicativo, usado para movimentar as contas poupança digitais. Segundo a Caixa, o procedimento pretende trazer mais segurança para o recebimento de benefícios e prevenir fraudes.
Ao entrar no aplicativo, o usuário deve acessar a conversa “Atualize seu cadastro”. Em seguida, é necessário enviar uma foto (selfie) e os documentos pessoais (identidade, CPF e comprovante de endereço).
O calendário de atualização seguirá um cronograma escalonado, conforme o mês de nascimento dos clientes. O cronograma começou no domingo (14) para os nascidos em janeiro e encerrará em 31 de março, para os nascidos em dezembro.
Confira o cronograma completo abaixo
| Mês de nascimento | Data de atualização |
| Janeiro | 14/3 (domingo) |
| Fevereiro | 16/3 (terça) |
| Março | 18/3 (quinta) |
| Abril | 20/3 (sábado) |
| Maio | 22/3 (segunda) |
| Junho | 23/3 (terça) |
| Julho | 24/3 (quarta) |
| Agosto | 25/3 (quinta) |
| Setembro | 26/3 (sexta) |
| Outubro | 29/3 (segunda) |
| Novembro | 30/3 (terça) |
| Dezembro | 31/3 (quarta) |
O líder do Governo Rui Costa na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputado Rosemberg Pinto (PT), defendeu, nesta segunda-feira (15), maior rapidez na tramitação do Projeto de Lei 24.104/21 que autoriza o Governo do Estado a contratar empréstimo de R$ 1,5 bilhão para investimentos em infraestrutura na Bahia.
Rosemberg defendeu que as bancadas de Governo e Oposição na Casa Legislativa devem permanecer unidas, assim como estiveram em decisões importantes tomadas anteriormente pelo Parlamento baiano no combate à pandemia.
– O empréstimo garantirá os investimentos necessários, que serão totalmente paralisados no estado, porque todo os recursos estão sendo redirecionados para salvar vidas, para combater a Covid-19 – explicou o líder governista.
O deputado diz que a maioria das obras privadas no país está paralisada e também na Bahia. “O Estado é capaz de motivar e garantir investimentos para gerar renda a uma população que depende dessas obras”, defendeu Rosemberg durante a sessão virtual.
Segundo ele, esse empréstimo repõe a área de investimentos em diversos setores, como a infraestrutura, com a Ponte Salvador-Itaparica. Os parlamentares voltam a se reunir na próxima quinta-feira (18), às 10h, para apreciar a proposição.
A Polícia Rodoviária Federal prendeu, na tarde desta segunda-feira (15), em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, uma mulher com 12,5 Kg de maconha e mais 1 Kg de crack que estavam em malas de viagem. Ela contou que recebeu as drogas em São Paulo (SP) e estava levando para Jequié.
A prisão ocorreu por volta das 16h, durante ações de combate ao crime no Km 830 da BR-116, em Vitória da Conquista. Durante a abordagem, os policiais rodoviários perceberam que uma passageira apresentou nervosismo. Ela foi questionada sobre o motivo da viagem e entrou em contradição.
Os tabletes de maconha e mais um pacote de crack acondicionados estavam em duas malas. A mulher de 25 anos acabou confessando que recebeu as drogas em Indaiatuba (SP) e que foi contratada para fazer o transporte da maconha e do crack até Jequié. Presa em flagrante, ela está na Delegacia da Polícia Civil de Vitoria da Conquista.
A Prefeitura de Porto Seguro, no extremo-sul da Bahia, encerra nesta terça-feira (16), inscrições para o processo seletivo com oferta de 1.406 vagas para preenchimento imediato e cadastro de reserva. Os salários variam de R$ 1.100 a R$ 10 mil, a depender do cargo.
Em um dos editais, as vagas são para profissionais como Monitor de Trânsito, Arquiteto, Assistente Social, Assistente Administrativo, Calceteiro, Encanador, Engenheiro Civil, Nutricionista, Zootecnista, Pedreiro, Psicólogo, Topógrafo e Técnico em Agrimensura, Técnico em Edificações e Coveiro. Os salários variam de R$ 1.100 a R$ 3.086,32.
No outro edital, as vagas são para Auxiliar de Classe, Interpretes de Libras Escolar/Português, Educação Física, além de professores de disciplinas como Matemática, Língua Portuguesa, História, Geografia, Inglês, Ciências da Educação Básica, Técnico em Informática, Turismólogo e Engenheiros de Alimentos. Os salários variam de R$ 1.333,00 a R$ 1.947,97.
No terceiro edital, na área de saúde, as oportunidades são para Auxiliar de Saúde Bucal, Assistente Social, Bioquímico, Educador Físico, Enfermeiro, Enfermeiro de Urgência e Emergência, Fisioterapeuta, Farmacêutico, Médico (especialista), Médico Psiquiatra, Médico Regulador, Médico de Urgência e Emergência, Médico Veterinário, Médico Esf, Nutricionista, Odontólogo, Técnico de Informática, Odontólogo, dentre outros cargos. Os salários variam de R$ 1.100 a R$ 10 mil. Acesse aqui a página e faça sua inscrição.
O presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Marcelo Queiroga, aceitou o convite do presidente Jair Bolsonaro para ocupar o Ministério da Saúde. Queiroga vai substituir Eduardo Pazuello, que vinha enfrentando um processo de fritura do governo.
A nomeação de Queiroga será publicada na edição desta terça-feira (16) do Diário Oficial da União. “Foi decidido agora à tarde a indicação do médico, doutor Marcelo Queiroga, para o Ministério da Saúde”, anunciou o presidente a apoiadores no início da noite depois de reunião com o futuro ministro.
Marcelo Queiroga será o quarto ministro da Saúde desde o começo da pandemia de Covid, há pouco mais de um ano. Ele foi convidado depois que a médica Ludhmila Hajjar rejeitou o cargo. Ela se reuniu com o presidente da República ontem e, logo depois, passou a ser atacada por radicais de direita.
“Recebi ataques, ameaças de morte que duraram a noite, tentativas de invasão em hotel que eu estava. Fui agredida, [enviaram] áudio e vídeo falsos com perfis, mas estou firme aqui e vou voltar para São Paulo para continuar minha missão, que é ser médica”, disse Hajjar, em entrevista CNN Brasil.
“Vou continuar atendendo pessoas de esquerda e de direita. Isso, talvez, para algumas pessoas muito radicais – e que estão defendendo o discurso da polarização – é algo que me diminui. Pelo contrário. Se eu fizesse isso, não seria médica, não estaria exercendo a profissão, negaria o juramento que fiz no dia que me formei na Universidade de Brasília”.
A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) inicia nesta terça-feira (16) as inscrições para o Auxílio de Inclusão Digital (AID), que vai beneficiar mil estudantes no primeiro trimestre letivo de 2021, sendo 950 dos cursos de graduação e 50 de pós-graduação. O prazo de inscrição seguirá até 16 de abril.
O auxílio é uma das ações voltadas para a Assistência Estudantil da Uesc, em caráter temporário, durante as aulas não presenciais, formato imposto pela pandemia de Covid-19. Com o recurso, o estudante vai poder contratar plano de internet para assistir as aulas. Serão cinco parcelas de R$ 75 cada.
Os estudantes que receberam o auxílio no trimestre passado devem verificar se tiveram o benefício renovado para o atual, que começou nesta segunda-feira (15). Se não foi renovado, podem se inscrever novamente. Veja mais informações no edital.
A Uesc informa que vai disponibilizar o formulário de inscrição no seu site nesta terça (16).
O oceanógrafo Lucio Figueiredo de Rezende, nesta entrevista ao PIMENTA, alerta para o risco de o São Miguel, bairro do litoral norte de Ilhéus, sumir do mapa, caso nada seja feito para conter a erosão marinha naquela área.
Professor do Departamento de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Lucio explica como a construção do Porto do Malhado, inaugurado em 1971, interferiu na dinâmica do litoral ilheense, com o acúmulo de areia na Praia da Avenida e os processos erosivos na orla norte. Também sugere o que pode ser feito para impedir que o mar ganhe mais terreno no São Miguel e no bairro vizinho, o São Domingos.
O docente, que é doutor em Oceanografia Física pela Universidade de Aveiro, de Portugal, defende que a estabilização da linha costeira seja acompanhada pela reurbanização da orla norte.
Os manguezais também podem sofrer com os impactos do avanço da mar na Barra de Taípe e o assoreamento na Baía do Pontal, observa Lucio, chamando a atenção para a importância do mangue como barreira contra a dispersão de poluentes no meio ambiente. Leia.
BLOG PIMENTA – Quais foram os principais impactos da construção do Porto do Malhado para as orlas do Centro e da Zona Norte de Ilhéus?
Lucio Figueiredo de Rezende – O impacto mais evidente da construção do Porto do Malhado foi o acúmulo de sedimentos que a gente vê na [Avenida] Soares Lopes. Isso era um processo litorâneo, que levava à distribuição de sedimentos ao longo da orla de Ilhéus. Esse sedimento acabou sendo aprisionado na Soares Lopes. Você vê o engordamento artificial daquela praia da Soares Lopes, que está levando também a um processo de assoreamento da Baía do Pontal, que está bem assoreada. No lado norte, há processos erosivos, principalmente em São Miguel. São Miguel, por suas próprias características, já seria um local erosivo. Entretanto, no passado, nós tínhamos um aporte frequente de sedimentos que equilibrava esses processos erosivos. Agora, depois de anos da construção do porto, você tem o bloqueio da carga sedimentar e processos erosivos intensos em São Miguel.
Esse bloqueio foi feito com o espigão do porto?
É uma consequência da construção do espigão, porque o transporte litorâneo não consegue transpor aquele espigão. Há uma retenção muito grande de carga sedimentar. Tem a ver com a parte de transporte de sedimentos, velocidade de fluxo, etc. Falando de uma maneira simples, é isso: uma incapacidade de transporte. Isso acontece muito. Quando você constrói barreiras no ambiente costeiro, isso gera problemas que vão se manifestar em outras regiões. Se você construir diversos espigões, você vai transferindo esses processos litorâneos para outras regiões. Você tem que tomar cuidado com isso. A zona litorânea é muito sensível, é parte de um sistema dinâmico, cuja resultante pode ser um processo erosivo em outra região.
O senhor explicou que os espigões construídos na orla norte poderiam ser um pouco maiores, mas não muito. Por quê?
Você deve agir sempre com parcimônia. Se você colocar espigões muito grandes, embora possa melhorar a deposição local, acaba gerando processos erosivos mais à frente. Por isso é necessário agir com muita parcimônia e responsabilidade no ambiente litorâneo. Eu acho que os espigões, da forma como estão ali, estão bons. Eles seguraram um pouco do transporte sedimentar. O que deveria ter sido feito – e não foi – era uma estabilização da linha de costa. É inconcebível perder ruas inteiras com o avanço do mar. Você estabiliza a linha de costa e dá uma tranquilidade para a população local.
A gente viu na Barra de Taípe, perto da Cabana da Sol, uma área bem estabilizada. O ideal seria fazer o mesmo tipo de estabilização, com aquela quantidade de pedras, ao longo da orla de São Domingos e São Miguel?
Sim, e, de preferência, cuidando com humanismo da região, estabilizando e fazendo, por exemplo, uma faixa litorânea, talvez com ciclovias, enfim, um lugar agradável. Assim você resgata a autoestima da comunidade e não perde área para o mar. O mar está avançando sempre. Todo ano ele avança um pouco. Se nada for feito, vai continuar avançando.
Existe mesmo a possibilidade de todo o São Miguel desaparecer?
Sim, o São Miguel está cada vez sofrendo mais processos erosivos. Sim, o mar pode romper aquela barra de São Miguel, se você não fizer nada. Existe a solução de curto prazo: estabilizar a linha de costa. Também é preciso olhar para uma solução de longo prazo para minorar o sedimento aprisionado no Porto do Malhado. Se você faz uma solução de curto prazo, estabilizando a linha de costa, isso vai dar tranquilidade à população litorânea. Nesse tempo, você tenta achar soluções junto com o Governo do Estado, o porto, para recompor um pouco do transporte litorâneo. Você não pode recompor totalmente, porque agora há uma outra dinâmica que depende do acúmulo de sedimentos na Soares Lopes. O primeiro passo é estabilizar a linha de costa. É o que deveria ter sido feito muito tempo atrás. Não é nada tão caro assim. Aproveita o verão para fazer as obras, porque, no inverno, os processos erosivos voltarão.
A Codeba anunciou que vai fazer nova dragagem, o que é importante para aumentar a capacidade de atração de navios para o Porto do Malhado. Isso pode agravar a erosão no norte?
Isso é normal. O que pode ser feito é a análise desse material; se ele não estiver contaminado por metais pesados, poderia ser levado para a praia do norte. Só é possível saber se há contaminação com análises laboratorias. A princípio, não há problema em fazer uma dragagem no porto.
Por que a erosão ocorre de forma sazonal?
A erosão ocorre ali [na orla norte]. No passado, você tinha um transporte sedimentar que equilibrava esse processo. Existe uma sazonalidade porque, no inverno, as ondas são mais energéticas. Você tem frentes frias e ondas de diversos quadrantes chegando. As ondas são formadas em altas latitudes, não são formações locais. Elas trazem energia de tempestades. No inverno, você tem mais tempestades, por isso as ondas são mais energéticas e fazem com que o transporte sedimentar seja em direção à plataforma. No verão e nos outros períodos do ano, as ondas são menos energéticas e as praias são mais gordas. Há um perfil construtivo das praias, um engordamento. Daqui a pouco, nós teremos processos erosivos e vamos ver todo o drama que se repete, todos os anos, naquela zona de Ilhéus. Há um estoque limitado de areia que transita na praia. Quando você não tem barreiras, ela transita livremente. Quando você faz uma barreira litorânea, muda esse fluxo de sedimentos.
O assoreamento na Baía do Pontal também é um impacto do Porto do Malhado ou já é da nova ponte?
A Baía do Pontal é um estuário, que tem a tendência natural de sofrer assoreamento. Nesse caso, também tem uma influência do engordamento da Praia da Avenida. Os sedimentos litorâneos estão entrando na Baía do Pontal. Ali é um reflexo de tudo isso que aconteceu em decorrência do porto e também do assoreamento natural do estuário. Daqui a pouco nós vamos ter que fazer alguma coisa na Baía do Pontal também, uma dragagem, para mantê-la estabilizada. É uma outra dinâmica, que também se conecta com a do litoral, mas é particular, porque ali você tem um estuário.
O senhor demonstrou preocupação com os impactos desse avanço do mar sobre os manguezais. O que está em risco nesse caso?
Os manguezais são barreiras biogeoquímicas. Eles retêm os poluentes. No manguezal, os poluentes estão complexados na estrutura do mangue, não causam problemas para a biota nem para os seres humanos. Quando você perturba o manguezal, pode tirar um pouco dessa estabilidade. Os manguezais são ambientes muito importantes, que devem ser preservados não só como berçários naturais, mas também como barreiras biogeoquímicas, segurando e estabilizando todas as nossas atividades, todos os poluentes que chegam na zona litorânea. Um ambiente sem mangue vai ser um ambiente muito mais contaminado. Atualizado às 13h16.
Augusto cobra agilidade para que hospital esteja pronto até o final do mês || Foto Divulgação
As obras de montagem do Hospital de Campanha para atendimento às vítimas da Covid-19 em Itabuna foram vistoriadas, nesta segunda (15), pelo prefeito Augusto Castro (PSD). A estrutura está sendo erguida em uma área de estacionamento do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (Hblem). A previsão inicial era de abertura do hospital no próximo dia 23.
O Hospital de Campanha terá estrutura para até 20 leitos clínicos e outros 20 leitos de Terapia Intensiva, conforme contrato com a empresa responsável pela instalação da estrutura. O prefeito vistoriou a obra acompanhado da secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes, e médicos, além de um diretor administrativo do Hospital de Base, o empresário Ronaldo Abude.
“Você não vai fazer lockdown no Nordeste para me foder e eu depois perder a eleição, né?”
Presidente Jair Bolsonaro ao sabatinar a médica Ludhmila Hajjar, então candidata a ministra da Saúde. A cardiologista e intensivista recusou o convite. A frase dita pelo presidente está em reportagem do site Poder360, especializado em bastidores da política em Brasília.






























