CÂMARA DE ITABUNA DEVERÁ ADIAR VOTAÇÃO DE EMPRÉSTIMO DE US$ 30 MILHÕES

ITABUNA: PRAZO PARA QUITAR IPTU COM ATÉ 20% DE DESCONTO É PRORROGADO

CONFIRA PROGRAMAÇÃO JUNINA DA CASA DE CULTURA JONAS E PILAR

BENEVIDES CHOCOLATES PARTICIPA DA MAIOR FEIRA DE PRODUTOS NATURAIS DA AMÉRICA LATINA

ITABUNA: TROCA DE REDE DE ESGOTO PÕE FIM A TRANSTORNOS NA MANGABINHA

RUI COSTA: “BOLSONARO QUEBROU O PAÍS E AGORA QUER QUEBRAR PREFEITURAS E ESTADOS”

JUSTIÇA SOLTA ACUSADO DE JOGAR GASOLINA E MATAR SOGRA QUEIMADA NO SUL DA BAHIA

EMPREGOS: CONFIRA MAIS DE 60 VAGAS EM ILHÉUS, CAMAMU E JEQUIÉ PARA ESTA QUARTA-FEIRA (8)

OPERAÇÃO SOSSEGO É LANÇADA PARA COMBATER A POLUIÇÃO SONORA EM ITABUNA

STF concede prisão domiciliar a Daniel Silveira || Foto Luís Macedo/Câmara dos Deputados
Tempo de leitura: 2 minutos

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou neste domingo (14) a substituição da prisão em flagrante do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) por prisão domiciliar com monitoramento eletrônico.

Silveira estava preso desde 17 de fevereiro depois de ter divulgado um vídeo no qual ofendia e ameaçava ministros do STF “em clara afronta aos princípios democráticos, republicanos e da separação de poderes”.

Conforme a decisão do ministro Alexandre de Moraes, o deputado poderá exercer o mandato na Câmara dos Deputados por meio do sistema remoto e deverá permanecer em residência indicada por ele ou pela defesa.

Além disso, não poderá receber visitas sem autorização judicial, não poderá acessar outros investigados nos inquéritos que apuram ofensas ao STF e atos antidemocráticos e nem frequentar redes sociais (Youtube, Facebook, Instagram e Twitter).

O ministro proibiu ainda o parlamentar de conceder entrevista sem prévia autorização judicial.“Destaco que o descumprimento injustificado de quaisquer dessas medidas ensejará, natural e imediatamente, o restabelecimento da ordem de prisão”, estabeleceu Alexandre de Moraes.

Leia Mais

Tempo de leitura: 2 minutos

É, meu amigo, quanta falta você vai fazer! Agora, só tomando aquele “elixir tombante” pra aguentar a saudade.

Ricardo Ribeiro

Solon Cerqueira era uma figura que não passava despercebida. Espirituoso, inteligente, inquieto, era o centro da roda, o contador de causos, provocador de boas risadas. Foi diretor de rádio, fez campanha política, montou uma fábrica de cosméticos, o cara inventava mil e umas.

Trabalhamos juntos lá pelos idos de 2005 e ele logo ganhou naquela época, por motivos óbvios, o apelido de Monteiro Lobato. Tinha histórias incríveis, como a de quando foi convidado para montar um receptivo na reserva ambiental de Una para ninguém menos que o Duque de Edimburgo, durante visita do membro da família real britânica ao Brasil.

A forma como contava essa e outras histórias, reais e imaginárias, era única e a risada era inevitável, daquelas de doer a barriga.

As missões que a vida nos apresenta afastaram-nos, mas sempre conversávamos por telefone. No ano passado, encontrei-o junto com o também amigo Robson Hamil. Almoçamos e relembramos os velhos tempos. Não sei por que, mas na ocasião o achei mais sério e preocupado que de costume.

Ele iria fazer um trabalho político na cidade onde moro atualmente, mas veio a pandemia e os planos mudaram. Depois disso, voltamos a nos falar algumas vezes por telefone, inclusive no mês de julho, quando eu e minha esposa contraímos Covid e ele ligava todos os dias para ter notícias.

Esse era Solon. Amigo, solidário, muito sincero e o mais engraçado da turma. Quando o nosso querido amigo Antônio Lopes, jornalista e escritor, assumiu uma cadeira na Academia de Letras de Ilhéus, Solon não teve dúvidas e passou a tratá-lo cerimoniosamente como “imorrível”.

Em fevereiro, soube que Solon estava com Covid e havia sido internado. Nem tive tempo de ligar, como ele fez tantas vezes quando eu estava com esse vírus maldito. Tinha muita fé que nosso Monteiro Lobato sairia dessa e cheguei a imaginar o dia em que sentaríamos diante de uma mesa para ouvi-lo contar sua batalha pela vida.

É, meu amigo, quanta falta você vai fazer! Agora, só tomando aquele “elixir tombante” pra aguentar a saudade. Aí no plano superior, bate aquele papo com o Pai e apela em favor dos seres inferiores que permanecem aqui na Terra. A coisa tá feia, meu parceiro!

Ricardo Ribeiro é delegado de polícia.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O atacante Gabigol, do Flamengo, e o funkeiro MC Gui foram flagrados na madrugada de hoje (14) em um cassino de luxo em São Paulo. Uma operação da Polícia Civil fechou o estabelecimento, que tinha mais de 200 pessoas jogando.

Além de ilegal — jogos de azar são proibidos no Brasil —, o cassino desrespeitava o decreto estadual que proíbe festas e aglomerações durante a pandemia do coronavírus. O país tem registrado recordes no número de mortes pela doença nos últimos dias.

Gabigol e MC Gui foram com todas as outras pessoas para a Delegacia de Crime contra a Saúde Pública, no Centro de São Paulo. Eles assinaram termo circunstanciado, comprometendo-se a prestar esclarecimentos depois, e foram liberadas. Com informações do Metro1.

Tempo de leitura: 2 minutos

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorizou uma mulher, que alegou abalo emocional e psicológico, a voltar a usar o sobrenome de solteira por não ter se adaptado ao nome de casada.

Embora não haja previsão legal para o procedimento, a relatora, ministra Nancy Andrighi, destacou que, nesse tipo de caso, “deve sobressair, a toda evidência, o direito ao nome enquanto atributo dos direitos da personalidade”.

A relatora destacou que a mudança de nome não necessariamente prejudica a identificação da pessoa, que pode ser feita pelos números de documentos como CPF e RG, por exemplo.

À Justiça, a mulher alegou que a adoção do nome do marido lhe gerou desconforto por ter ocorrido em detrimento ao sobrenome do pai, que se encontra em vias de sumir, pois os últimos familiares que o carregam estão em grave situação de saúde. Por esse motivo, ela desejava retomar o uso do nome de solteira, para que ele não deixe de existir.

A mulher conseguiu uma primeira decisão favorável, mas que depois foi revertida em segunda instância, motivo pelo ela qual recorreu ao STJ.

Conforme o voto da relatora, o STJ reconheceu que as justificativas para a mudança de nome não eram frívolas e que o tribunal tem cada vez mais flexibilizado as regras que disciplinam as trocas de nome, de modo a amoldá-las a uma nova realidade social.

A ministra Nancy Andrighi reconheceu que ainda é comum as mulheres abdicarem de parte significativa de seus direitos de personalidade para incorporar o sobrenome do marido, devido a motivos diversos, entre os quais a histórica dominação patriarcal e o desejo de usufruir do prestígio social do nome. A evolução da sociedade, contudo, tem reduzido a fenômeno, acrescentou ela.

A adoção do nome do marido ao se casar é facultativa no Brasil desde os anos 1960. A partir do Código Civil de 2002, o marido também pode acrescentar o sobrenome da mulher ao seu. A legislação prevê que o nome de solteira pode voltar a ser adotado em alguns casos específicos, entre os quais o divórcio e a condenação do cônjuge na esfera criminal.

Operários da Emasa conserta adutora no São Lourenço || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Depois de atuar por todo o dia de hoje (13) para consertar adutora de 300 milímetros que rompeu, no bairro São Lourenço, os operários da Emasa conseguiram solucionar o problema nas primeiras horas desta noite. A ruptura causou a interrupção no abastecimento de água para os bairros da zona leste da cidade, que já começa a ser normalizado.

O rompimento da adutora afetou o abastecimento de água dos bairros Santa Inês (parte alta), Novo Horizonte, conjuntos residenciais Itabuna Parque e Pedro Fontes, Parque São João, Antique, Pontalzinho (parte alta) e parte do Santo Antônio.

“Reiniciamos o abastecimento pelo Santa Inês e os conjuntos Itabuna Parque e Pedro Fontes. Gradativamente, todos os outros bairros que estavam na programação serão atendidos”, disse João Bitencourt, gerente técnico da Emasa.

O presidente da empresa Raymundo Mendes Filho, agradeceu o esforço da equipe que atuou para localizar o rompimento e concluir os serviços. “O comprometimento e os esforços do nosso pessoal de campo foi muito importante. Todos estão de parabéns”, comemorou Raymundo.

O gerente técnico da Emasa acredita que o sistema estará normalizado nas próximas 24 horas depois de retomada a distribuição, que foi iniciada logo depois da conclusão dos serviços.

Vitória derrota o Bahia pela Copa do Nordeste|| Foto Walmir Cirner/AGIF
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Vitória venceu o clássico contra o Bahia pela terceira rodada da Copa do Nordeste. Jogando na tarde deste sábado (13), no Estádio do Barradão, em Salvador, o Rubro-negro derrotou o adversário por 1 a 0 .

O que se viu no primeiro tempo foram dois times com propostas distintas. Enquanto o Bahia apostava nos contra-ataques, o Vitória controlava a posse de bola. Logo aos cinco minutos, o Tricolor assustou em cabeçada de Juninho defendida por Lucas Arcanjo.

Mas a melhor chance antes do intervalo foi do Leão. Depois de arremate de David, Douglas Friedrich deu rebote, mas antes de Samuel chegar para estufar as redes, Patrick apareceu para afastar o perigo, aos 34 minutos.

Depois do intervalo, o clássico ganhou em intensidade. Vico e Gabriel Santiago tentaram para o Vitória. Já do lado do Tricolor, Rossi teve grande oportunidade após cobrança de escanteio, mas não conseguiu aproveitar a sobra e mandou para fora. Na sequência, o Rubro-Negro voltou ao ataque e dessa vez não bobeou. Samuel recebeu na entrada da área e bateu colocado para abrir a contagem no Barradão, aos 12: 1 a 0.

Tentando o empate, o Bahia passou a ter mais a bola. Rodriguinho, aos 18, e Gilberto, aos 27, por pouco não marcaram o tricolor. Com o resultado, o Rubro-Negro chegou aos seis pontos e aparece momentaneamente na segunda colocação do Grupo B. Já o Tricolor ocupa o quarto lugar do Grupo A, com quatro pontos.

Solon Cerqueira deixa legião de amigos
Tempo de leitura: < 1 minuto

Solon Cerqueira era um homem apaixonado pela política e pela comunicação. Exercia bem a arte não apenas de se comunicar, mas de fazer e preservar amigos. Colecionou uma legião deles nos 58 anos de vida. 

No início da tarde deste sábado (13), Solon deu um até logo aos amigos. Partiu, após 24 dias internado da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Calixto Midlej Filho, da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, vítima da Covid-19.

Solon deixa esposa, Agna Calheira, e os filhos Miguel e João, da união com Ana Niela. E deixa uma legião de amigos e a todos órfãos de bom papo e de suas histórias bem contadas, com toda a teatralidade de quem conhecia a vida e sabia viver.  

Empresário da área de cacau e derivados, Solon fez história – e muitos amigos – na comunicação, dirigindo duas das principais emissoras de rádio do sul da Bahia – a Difusora AM, de Itabuna, e a Gabriela FM, de Ilhéus. Também participou de campanhas políticas vitoriosas em Ilhéus e em Itabuna, comandando a área do rádio.

O delegado Ricardo Ribeiro conheceu Solon Cerqueira no final de 2004, em Ilhéus, ambos atuando na área da comunicação. “Solon era a alegria, um cara espirituoso, amigo, uma pessoa fora de série, gente boa demais”, afirmou Ricardo. Ailton Silva, editor do PIMENTA, também lembra da alegria que Solon irradiava por onde passasse. “Era muito difícil encontrar com Solon e não ter resenhas e muitas gargalhadas”.

Pablo Barreto foi morto a tiros no centro de Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um segundo soldado da Polícia Militar suspeito de efetuar os 13 disparos que mataram o chefe do setor de Habilitação da Circunscrição Regional de Trânsito (5ª Ciretran) de Itabuna, Pablo Barreto, apresentou-se na Corregedoria Geral da Secretaria da Segurança Pública (Coger/SSP-BA), ontem (12). O policial, que seria lotado em Vitória da Conquista, é o segundo PM envolvido no crime e o terceiro preso.

Após cumprimento do mandado de prisão temporária, o soldado, que não teve o nome revelado, foi transferido para o Batalhão de Choque, em Lauro de Freitas.

Pablo Barreto foi morto a tiros no início da tarde do último dia 22 de fevereiro, quando transitava pelo Jardim do Ó, região central de Itabuna. Ele estava pilotando uma moto. Os atiradores se aproximaram e efetuaram 13 tiros contra a vítima.

JOGOS CLANDESTINOS

Conforme as investigações, Pablo teria sido morto por causa de uma dívida contraída com proprietários de máquinas caça-níqueis. Os nomes dos empresários ainda não foram revelados pela polícia.

Câmeras de vigilância contribuíram para a identificação dos suspeitos. Mais dois envolvidos estão presos – entre eles, outro policial militar, que também está no Batalhão de Choque. As investigações continuam para identificar envolvidos e também os mandantes, empresários ligados ao esquema dos jogos clandestinos.

Os policiais começaram a “cair” após a deflagração da Operação Circuito Fechado, em 5 de março, em Vitória da Conquista, e iniciadas pela regional de Itabuna da Polícia Civil. De acordo com informações, o soldado preso na quinta é de Itabuna, da região do São Caetano, enquanto o segundo é de Vitória da Conquista.

Brasil terá recorde na safra de grãos na safra 2023
Tempo de leitura: < 1 minuto

Impulsionada pela produção da soja e do milho, a Safra de Grãos 2020/2021 está estimado em 272,3 milhões de toneladas. O número é 15,4 milhões de toneladas superior ao obtido em 2019/2020, crescimento total de 6%, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Com relação a estimativa do mês passado, houve um aumento de 4 milhões de toneladas, graças principalmente ao crescimento de 6,7% na área de plantio do milho segunda safra. A pesquisa de campo foi feita na última semana de fevereiro.

A previsão para o cereal é de uma produção total recorde, com a possibilidade de superar em 5,4% a safra 2019/20 e atingir mais de 108 milhões de toneladas. O volume histórico se deve à participação assim distribuída: 23,5 milhões de toneladas na primeira safra, 82,8 milhões na segunda e 1,8 milhão na terceira safra.

No caso da soja, a cultura vem mantendo a tendência de crescimento na área cultivada. Nesta safra, há possibilidade de crescer 4,1% em relação ao ciclo passado, com uma área de 38,5 milhões de hectares e produção de 135,1 milhões de toneladas.

Lula recebe primeira dose da Coronavac || Foto Reprodução
Tempo de leitura: < 1 minuto

O ex-presidente Lula recebeu a primeira dose da vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan. A dose foi aplicada em um drive thru em São Bernardo do Campo (SP). A aplicação ocorreu na manhã deste sábado (13). Lula estava acompanhado pelo deputado federal Alexandre Padilha (PT), ex-ministro da Saúde.

“A vacina é imprescindível. Tudo que o povo quer é tomar uma vacina, para se ver livre desse monstro chamado coronavírus”. O ex-presidente da República também fez críticas ao presidente Jair Bolsonaro e ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, pela lentidão na aquisição de vacina contra a covid-19.

"Baba" de Vampeta gera aglomerações na Bahia
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um “baba” organizado pelo ex-jogador Vampeta foi encerrado, na manhã deste sábado (13), no município de Muniz Ferreira. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), equipes do 14° Batalhão da Polícia Militar (BPM/Santo Antônio de Jesus) flagraram cerca de 100 pessoas na partida de futebol.

Os militares receberam uma denúncia do jogo amador, no distrito de Onha, e foram apurar. No local, Vampeta e outros organizadores foram informados sobre a proibição de aglomerações e de imediato encerraram a atividade. No Brasil, o ex-jogador atuou por equipes como Vitória, Corinthians e Flamengo, além da Seleção.

“Estamos com todo o efetivo da região empenhado em não permitir aglomerações. Felizmente a situação foi resolvida rapidamente”, declarou o comandante de Policiamento na Região Leste, coronel Nílton Paixão.

Prefeito e secretários se reuniram com representantes das comunidades de Tesouras e Ribeirão do Capitão
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio (PT), reuniu-se nesta sexta-feira (12) com moradores de Tesouras e Ribeirão do Capitão, comunidades rurais que vão receber painéis de energia solar. Os dos locais não foram beneficiados pela Programa Luz para Todos, informa a Prefeitura, o que levou o governo municipal a buscar alternativas para fornecer eletricidade à população.

O encontro teve a presença dos vereadores Miguel da Matinha e Jionez Leandro, além dos secretários municipais de Administração, Marcos Vinícios, e Meio Ambiente, Marcos Luedy.

A Prefeitura também pretende levar internet para a região, a começar pelo colégio municipal.  No encontro, representantes das comunidades também solicitaram ações nas áreas de saúde, educação e meio ambiente. O prefeito solicitou empenho da sua equipe para atender as demandas.

Alimentos apreendidos encheram carroceria de veículo da Vigilância Sanitária
Tempo de leitura: < 1 minuto

Fiscais da Vigilância Sanitária de Itabuna apreenderam, na manhã deste sábado (13), grande quantidade de produtos alimentícios com prazo de validade vencido em um supermercado, no Centro Comercial da cidade. A Prefeitura não divulgou o nome do estabelecimento.

Ao vistoriar gôndolas, expositores e freezers do supermercado, os fiscais notaram que biscoitos, margarinas, salames e outros frios e alguns produtos estavam com a data de validade expirada, informa a Prefeitura. Além de lavrar a autuação, os fiscais da Vigilância Sanitária do departamento da Secretaria Municipal Saúde recolheram os alimentos, que serão incinerados.

A diretora do Departamento de Vigilância da Saúde, Maristella Antunes, enfatizou que é preciso que o consumidor esteja atento quando for adquirir produtos alimentícios em casas comerciais, supermercados e feiras livres. “Não se deve consumir produtos com data de validade expirada pelos riscos à saúde”, frisou.

Segundo ela, é importante que as pessoas denunciem casos como este para que a fiscalização atue firmemente. Também orientou os comerciantes e funcionários de estabelecimentos que comercializam alimentos a ficar atentos para a retirada destes produtos das gôndolas, freezers e expositores.

“A intoxicação alimentar pode ser grave em alguns pacientes, até com risco de morte”, advertiu Maristella, acrescentando que denúncias podem ser feitas à Vigilância Sanitária pelo telefone (73) 3617-9169.

Certame vai selecionar profissionais para a Secretaria de Desenvolvimento Social
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), vai realizar processo seletivo simplificado para contratação temporária de profissionais.

Na quinta-feira (11), o prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD), nomeou a comissão responsável pelo certame, que é formada pelos servidores efetivos Lina Jurema Cardoso, Welder Santos de Jesus e Robert Cardoso Lopes. O trio vai elaborar o edital e selecionar os candidatos inscritos.

Incêndio começou no início desta semana
Tempo de leitura: < 1 minuto

Quarenta e oito militares, entre bombeiros e policiais, combatem o incêndio que ocorre desde o início da semana na área de Mata Atlântica da Reserva Florestal da Aldeia Velha, em Arraial d’Ajuda, no município de Porto Seguro.

Quarenta bombeiros dos 4º, 5º, 6º e do 18º Grupamentos de Bombeiro Militar (GBMs/Itabuna, Ilhéus, Porto Seguro e Teixeira de Freitas) e oito policiais do Grupamento Aéreo (Graer) da PM tentam controlar as chamas. As equipes utilizam viaturas auto incêndio florestal (AIF), carros-pipas, um helicóptero e uma motobomba d’água Mini Striker, aparelho que leva água de lagos e rios para a região de incêndio.

O fogo, que já atingiu 200 hectares de uma área total de 2.100, também é debelado pelos bombeiros com abafadores, enxadas e mochilas costais. Indígenas que moram na região auxiliam as equipes a chegar nos locais de difícil acesso.

“Estamos unindo esforços para que esse fogo não se alastre ainda mais. Com o monitoramento diário e o apoio de todos conseguiremos debelar mais esse incêndio e preservar essa parte importante de Mata Atlântica do nosso estado”, explicou o comandante-geral do CBM, coronel Adson Marchesini.

Apoiam a operação equipes da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), dos Institutos do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), além do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Prefeitura Municipal de Porto Seguro.